• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.2 A ELETRIFICAÇÃO FOTOVOLTAICA EM FOLES E CAMBRIÚ

5.2.4 Utilização dos sistemas fotovoltaicos nas comunidades

Nesta etapa a pesquisa levantou dados a respeito da utilização dos sistemas fotovoltaicos, foram verificadas questões associadas a atividades estimuladas com a introdução da energia FV nas comunidades, utilização de eletrodomésticos, entre outros.

A Tabela 3.10 apresentada no Apêndice 3 informa dados coletados em campo sobre alguns fatores relacionados ao uso da energia fornecida pelos painéis. Os moradores foram questionados a respeito da obtenção de eletrodomésticos após a instalação dos sistemas fornecedores de energia em suas casas.

Desta maneira 100 % dos entrevistados informaram possuírem eletrodomésticos, porém a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos comporta apenas a utilização de alguns eletrodomésticos conforme informações fornecidas pela concessionária responsável, apresentado na Tabela 22.

Tabela 22 - Cargas máximas do sistema segundo cartilha da concessionária. Equipamento Descrição Quantidade Horas Uso/dia

Lâmpada Lâmpada

Fluorescente de 11W

3 3 horas por dia

Radio Radio de 20W 1 3 horas por dia

TV TV de 16

polegadas e 65W

1 3 horas por dia

Parabólica Receptor

parabólico de 15W

1 3 horas por dia

Carregador de celular

Carregador de celular de 10W

1 1 hora por dia Fonte: Elektro [2008].

Nesta parte do material informativo foram passados conceitos básicos de utilização aos usuários como especifica a Tabela 22, que apresenta os equipamentos permitidos para utilização com descrição de potência, quantidades e horas disponíveis por dia.

Assim através de uma fácil demonstração o usuário foi informado que só poderia utilizar três lâmpadas, uma televisão, um rádio, um receptor parabólico, um carregador de celular com as respectivas quantidades de horas por dia de utilização.

Os entrevistados foram questionados se podiam obter quantos aparelhos domésticos quisessem, já que a energia disponível era limitada apenas a uma quantidade predeterminada, como especifica a Tabela 22, a maioria respondeu que não, de acordo com a Tabela 3.10.

De acordo com dados coletados em campo constatou-se que 93,75 % dos moradores de Foles e Cambriú possuíam fogão a gás, 81,25 % possuíam rádio, 37,5 % televisores, 6,25 % ventiladores, 6,25 % tanque de lavar roupas, 6,25 % centrífuga, 18,75 % celular e nenhuma família possui chuveiro elétrico de acordo com a Tabela 3.10 do Apêndice 3. A Figura 55 apresenta o gráfico destas percentagens de eletrodomésticos.

Figura 55 - Percentual para os tipos de eletrodomésticos usados por famílias nas comunidades. Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Apesar de 93,75 % das famílias possuírem fogões, foi constatado que a maioria deles utilizavam fósforos para acendimento e não eletricidade.

Dos rádios observados, todos poderiam usar pilhas ou eletricidade, porém constatou-se que a maioria estava conectada as tomadas indicando utilização de eletricidade gerada pelo sistema FV. Uma das famílias da comunidade de Foles possuía em sua residência um tanque de lavar roupas e uma centrífuga, porém estes dois eletrodomésticos só podiam ser utilizados separadamente e em condições de bastante sol, ou seja, com baterias bem carregadas, devido ao alto consumo (entretanto dentro dos limites de potência do inversor usado pela concessionária responsável).

A questão do uso de celulares caracteriza-se como entrave aos moradores das comunidades pesquisadas, pois apesar de alguns moradores possuírem os aparelhos, havia poucos locais na ilha onde estes captavam os sinais de frequência. Assim, a possibilidade de estabelecer comunicação nestas áreas tornava-se limitada, apenas há sinais em pontos altos ou em cima das casas, segundo informações de moradores. A Figura 56 apresenta imagens de alguns eletrodomésticos utilizados pelos moradores das comunidades.

Figura 56 - Eletrodomésticos utilizados por moradores de Foles e Cambriú. Fonte: Dados da pesquisa (2014).

Os moradores foram também questionados se achavam suficiente a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos, 100 % dos entrevistados de Cambriú e 85,71 % de Foles, declararam ser suficiente a energia fornecida pelos sistemas, de acordo com a Tabela 3.10 do apêndice 3. Um morador de Foles respondeu que gostaria que o sistema fosse mais potente para poder utilizar freezer ou geladeira, principalmente para conservar os peixes obtidos com a pesca.

Outros dados coletados em campo informaram de acordo com a Tabela 23 tópicos referentes a quantidades de pontos de iluminação, tomadas e horas de iluminação presentes nas residências, conforme declaração dos entrevistados.

Tabela 23 - Utilização do sistema FV.

Fonte: Dados da pesquisa (2014).

A média de utilização diária dos sistemas era de 3 a 4 horas, dependendo do dia e das horas de insolação diária. Neste caso o bom tempo determina o bom funcionamento, que em dias ensolarados e sem nuvens possuem um bom desempenho.

Os entrevistados foram também questionados a respeito da eficiência da iluminação proporcionada pelos painéis. Assim conforme a Tabela 23 certificou-se que 62,5 % dos entrevistados das comunidades pesquisadas declararam que a iluminação fornecida pelos painéis era suficiente, um morador de Foles respondeu que apesar desta iluminação ser boa, ela poderia ser ainda melhor, outro declarou achar ótima a iluminação.

F Quantos pontos de Luz na residência? Quantas tomadas tem na residência? Quantas horas de iluminação diária? Acha a iluminação suficiente? C1 4 4 4 Sim

C2 2 2 2 Sim, é boa, é ótima

C3 3 3 4 a 5 horas Sim C4 3 2 3 ou 4 horas Sim C5 2 2 2 horas Sim C6 3 2 - - C7 3 2 - Sim C8 4 3 3 horas no máximo Sim C9 3 2 - - F1 6 1 3 a 4 horas Sim F2 6 1 3 a 4 horas Sim F3 6 usam 2 2 (1 p o celular, 1 para TV) 2 horas por dia com bom

tempo

Sim, mas podia ser melhor

F4 2 2 - -

F5 3 2 - -

F6 3 2 - -

Esta iluminação devia ser realizada conforme especificações por lâmpadas fluorescentes de menor potência, mas com alta eficiência. Entretanto devido ao seu custo mais elevado, muitos moradores optavam por utilizar lâmpadas incandescentes que apresentam uma potência maior e menor rendimento ocasionando um maior consumo.

De um modo geral observou-se nesta etapa da pesquisa que há uma satisfação por parte dos usuários destes sistemas com referência a energia fornecida pelos painéis fotovoltaicos. Bens como televisão, celulares, iluminação entre outros foram possíveis de serem adquiridos. Estes que já são uma realidade presente na vida de uma grande parte da população urbana, atualmente também são uma realidade na vida dos moradores destas comunidades.

A energia neste caso abriu a possibilidade de obtenção de bens que antes não era possível, gerou-se então a partir desta contribuição às comunidades uma acessibilidade que vai além do valor de bens adquiridos

Atualmente é possível obter acesso à informação, comunicação e também a confortabilidade, ingredientes estes, que certamente contribuem para uma melhor qualidade de vida destas populações, além da possibilidade real de amenizar as distancias e o isolamento destes locais.