• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular

2.1 Objetivos

2.6.13 Vídeo promocional do Caramulo

Este trabalho foi sem qualquer dúvida o mais importante e mais incrível que tive de realizar em todo o meu estágio, foi-me proposto pelo Bruno Ferreira e pelo Carlos Tavares e consistia em participar nas filmagens na serra do Caramulo e na zona toda que englobe o Caramulo com o intuito de se realizar um vídeo promocional da zona.

Realizei esta tarefa com enorme vontade e alegria, sendo este um trabalho fora da empresa em que eu ia poder explorar zonas desconhecidas por mim e poder também ajudar neste projeto que acabou por ter sido o projeto com maior importância durante a duração do estágio. A minha função durante as duas semanas de filmagens era a de assistente de câmara, mas também tinha a função de tirar fotografias, na maioria do tempo passado fui assistente de câmara e no último dia filmei alguns momentos de gravação.

Visitamos uma média de quarenta e cinco aldeias diferentes onde foram feitas filmagens das paisagens mas também do interior das aldeias e zonas do Caramulo, foi um trabalho bastante emotivo e com muita aprendizagem a todos os níveis.

Para este trabalho o Carlos Tavares fez um plano de trabalho com todos os sítios onde iríamos filmar e todos os horários que tínhamos de cumprir, pediu-me algumas opiniões sobre a programação do nosso trabalho e acabamos por fazer algumas alterações nalgumas rotas e localidades que iríamos filmar (Figura 14).

42

Figura 14 - Fotografia de escola primária do Caramulo Fonte: Estagiário

Todos os dias preparava o material todo para colocá-lo então na carrinha da empresa para podermos seguir para o nosso dia de trabalho. O material utilizado foi uma câmara com cinco lentes diferentes, um mono pé, um slider, dois refletores, um drone e um suporte para a câmara. Foram utilizadas as lentes 24/70 mm, uma lente 50 mm, uma 180 mm, uma lente olho de peixe de 14/24 mm e por fim uma 70/200 mm, os locais que iriam ser filmados tinham cada um a sua complexidade e peculariedade e requeria o uso de diferente estilos de lentes, devido a este factor foram utilizadas todas estas lentes para o processo de filmagem ao longo destas duas semanas.

Todos os dias a nossa viagem começava as 8h da manhã, demorávamos em média quarenta e cinco minutos a chegar à zona do caramulo, na grande parte dos dias o nosso trabalho prolongava-se até as 19h da tarde.

Este trabalho foi com toda a certeza um trabalho de equipa que uniu três pessoas que nunca tinham colaborado umas com as outras no passado, e tornou-nos mais profissionais, nos sítios que exploramos encontramos zonas com pormenores incríveis e completamente desconhecidas ao mundo, o que acabou por tornar esta viagem uma mais-

43

valia para a zona do Caramulo e dar novamente vida naquela zona belíssima do nosso país (Figura 15).

Considerado o ar mais puro da Europa, a Serra do Caramulo é uma verdadeira mala de tesouros naturais. Com uma paisagem muito montanhosa e coberta de florestas, rios, praias fluviais e aldeias típicas de granito. Conseguimos admirar a paisagem envolvente na sua plenitude, filmamos zonas conhecidas tais como o miradouro do Caramulinho e do Cabeço de Neve.

Nos primeiros dias filmamos uma capela e um miradouro mostrando a paisagem incrível da serra do Caramulo, filmamos utilizando o drone a zona do miradouro, nesta filmagem entrei como figurante devido a ter-me sido pedido pelo Carlos Tavares por naquela altura não haver figurantes para entrarem no vídeo.

Foi um trabalho duro devido aos quilómetros percorridos durante o tempo de filmagens, mas nada me impediu de tornar esta experiência de trabalho num acontecimento

Figura 15 - Fotografia de floresta no Caramulo Fonte: Estagiário

44

bastante marcante da minha vida, havia muitas zonas que faziam parte dos locais que tínhamos de filmar em que caminhamos distâncias bastante grandes

Subimos montes e descemos por caminhos muitas vezes sem estrada para podermos explorar e filmar os locais que nos foram pedidos para filmar, o que nos levou a uma experiência única, cheia de emoções, que me transmitiu uma paz e serenidade fora do normal, o facto de estar no meio da natureza onde em alguns sítios não existe literalmente mais nada a não ser vida animal e vegetal, lugares incríveis que depois de serem reveladas as filmagens feitas ao longo destas duas semanas conseguimos mostrar ao público realmente toda a grandeza desta região que acaba por ser desconhecida para grande parte das pessoas não só em Portugal mas também no Mundo.

Filmamos o ponto mais alto da Serra com 1.075 metros, onde se pode apreciar o mar e a Serra da Estrela em dias sem nebusidade (Figura 16).

Figura 16 - Fotografia da serra Fonte: Estagiário

45

Nesta fotografia tirada pelo Bruno Ferreira pode se avistar no meio das pedras uma pessoa, foi-me pedido para subir a serra com a máquina fotográfica para poder filmar o ponto mais alto deste local, na fotografia acima já estava a descer a serra visto já ter realizado a filmagem que me tinha sido pedida, filmei uma paisagem incrível, fazendo diferentes planos tanto de textura como de horizonte e rotação 360 graus, as filmagens acabaram por serem reveladas no vídeo promocional. O número de filmagens e de sítios que foram explorados, todas as aldeias, sítios históricos e paisagens tiveram uma duração curta de filmagem devido à duração do vídeo ser limitada.

É de salientar que tivemos algumas dificuldades nalguns dias devido a chuva, nevoeiro e outras condições climatéricas que nos atrasaram nalguns locais a realização das filmagens, mas foi uma viagem que toda a gente que ama a natureza e lugares com história deveria fazer, foi uma experiência que irei recordar toda a vida. Algumas das fotografias tiradas durante esta trabalhosa tarefa encontram-se na Apêndice I.

Documentos relacionados