• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – 2Play+ (Viseu)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – 2Play+ (Viseu)"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)

IREI

folitécnico

daGuarda

Polytechnic of Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação Multimédia

Stéphane Cerveira Marques

dezembro

1

2018

.‘

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

STÉPHANE CERVEIRA MARQUES

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

(3)

I

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome do aluno:

Stéphane Cerveira Marques

Número do aluno: 5008631

Curso:

Comunicação Multimédia Docente orientador do estágio: Professor Guilherme Monteiro Nome da organização: 2Play+

Rua dos Loureiros, nº16, 1ºD, 3500-148 Viseu https://2playmore.pt/

Supervisor do estágio na organização: Diogo Seixas, Licenciado em Marketing Data de início do estágio:

10 de julho de 2018

Data de conclusão do estágio: 10 de Outubro de 2018

(4)

II

AGRADECIMENTOS

O estágio curricular é uma etapa muito importante para a conclusão dos três anos da licenciatura de Comunicação Multimédia e fez com que adquirisse importantes conhecimentos e técnicas desenvolvidas ao longo do percurso académico.

Em primeiro lugar agradeço em geral aos professores da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, principalmente aos que me lecionaram unidades curriculares pois tiveram uma enorme influência na minha formação académica.

Agradeço desde já ao Professor Guilherme Monteiro, por ter aceitado o meu convite para ser meu orientador de estágio, pelo apoio que me deu na elaboração e evolução do meu relatório e por tudo aquilo que me ensinou enquanto foi meu professor, inúmeros conselhos recebidos e muito conhecimento que me irá acompanhar ao longo da minha vida. Tenho a agradecer aos professores em geral, tal como a professora Fátima Gonçalves que me ensinou a importância do Design Gráfico na nossa área e também agradeço ao professor Carlos Canelas que me ajudou a desenvolver as técnicas de edição de áudio e vídeo, tendo sido uma das vertentes mais exploradas durante o período do meu estágio.

Tenho em especial atenção agradecer a todos os membros da 2Play+ por tudo que me ensinaram em relação ao mundo do trabalho, todos eles me ajudaram de alguma maneira e fizeram de mim uma pessoa mais focada e mais relevante naquilo que poderia dar à empresa tanto a nível de edição de fotografias, como edição de vídeo, como em trabalho de campo que foi sem dúvida a vertente que mais gostei ao longo deste estágio, visitando sítios que eu não tinha conhecimento e saber que estava a contribuir para um trabalho importante da empresa, posso dizer que foi incrível em todos os aspetos, fizeram-me sentir em casa, e a nível de profissionalismo é sem dúvida eficaz, recofizeram-mendo a toda a gente a 2play+.

(5)

III

Agradeço as palavras do Professor Carlos Brigas antes do início do meu estágio, acabou por me fazer perceber e preparar para enfrentar esta nova etapa da minha vida e também pela força que me transmitiu para enfrentar o futuro no mundo do trabalho.

Tenho a agradecer, não só pela paciência que foi demonstrada pelos professores mas também pela vontade que os integrantes da empresa 2play+ revelaram nos momentos que mais necessitei. Tudo isto foi um processo de crescimento e de evolução a todos os níveis, para finalizar realço também o esforço dos professores durante a minha licenciatura, todos eles contribuíram para tudo aquilo que precisei desenvolver no universo da comunicação multimédia.

Por último, aos meus familiares, sem eles nada seria possível, estiveram presentes durante estes três anos de curso, obrigado pelo apoio, pela paciência, pelos conselhos, por estarem sempre disponíveis e fazerem com que tudo acontecesse.

(6)

IV

RESUMO

O presente relatório foi elaborado para a conclusão do curso de Comunicação Multimédia, resume todo o trabalho feito ao longo dos três meses de estágio, a etapa final do percurso académico. O estágio foi realizado na 2playmore de 10 de julho a 10 de outubro. Durante o estágio, apliquei conhecimentos adquiridos ao longo do curso, as tarefas que realizei estavam relacionadas maioritariamente com a área de fotografia, edição de vídeos, editei vídeos para empresas como a Patinter e também fiz edição de vários vídeos para o clube de futebol de Tondela. Fiz também trabalho de campo, um dos trabalhos fi a realização de filmagens para ser feito um vídeo promocional da zona do Caramulo, aprendi inúmeras técnicas em relação a planos e formas de gravação, visitando sítios incríveis e desconhecidos..

Este relatório divide-se em dois capítulos, o primeiro direcionado à empresa, onde faço uma descrição geral. O segundo capítulo diz respeito a todo o trabalho realizado durante o estágio e a descrição do mesmo.

Para terminar, faço uma reflexão final, aponto as maiores dificuladades, os principais conhecimentos adquiridos e técnicas, e um balanço geral daquilo que foram os três meses de estágio.

(7)

V

ÍNDICE GERAL

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO ... I AGRADECIMENTOS ... II RESUMO ... IV ÍNDICE DE TABELAS ... VIII LISTA DE ACRÓNIMOS E SIGLAS ... IX

Introdução ... 1

Capítulo I – Caracterização da empresa 2PLAY+ ... 3

1.1 Empresa 2PlayMore ... 4

1.2 Estrutura organizacional ... 5

1.3 Identidade gráfica corporativa ... 9

1.3.1 Marca ... 9

1.3.2 Logótipo ... 10

1.3.3 Símbolo ... 10

1.4 Métodos utilizados ... 11

1.5 Análise SWOT ... 12

Capítulo II – Atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular ... 16

2.1 Objetivos ... 17 2.2 Softwares utilizados ... 17 2.3 Estratégias ... 18 2.4 Plano de Estágio ... 18 2.5 Cronogramas ... 19 2.6 Atividades realizadas ... 24

2.6.1 Simulação do Terramoto de 1755 em Arouca ... 24

2.6.2 Trabalho para chocolateria Delícia (Viseu) ... 25

2.6.3 Tradução em Inglês e Espanhol para site de peixaria ... 26

2.6.4 Vídeo “Histórias” da Patinter ... 27

2.6.5 Fotografia de Produtos “Vinhos” ... 29

(8)

VI

2.6.7 Segundo vídeo promocional da Patinter ... 32

2.6.8 Terceiro vídeo promocional da Patinter ... 33

2.6.9 Vídeo promocional-Formação Tondela ... 35

2.6.10 Vídeo do Futebol Clube de Tondela ... 36

2.6.11 Fotográfia de produtos-doces e outros produtos ... 37

2.6.12 Fotografia de produtos-Óculos de sol da Mood Optic (Viseu) ... 39

2.6.13 Vídeo promocional do Caramulo ... 41

2.6.14 Cartaz da formação do futebol clube de Tondela ... 45

2.6.15 Segundo cartaz da formação do futebol clube de Tondela ... 46

2.6.16 Cartaz Feira da Castanha em Sernancelhe ... 48

REFLEXÃO FINAL ... 50

BIBLIOGRAFIA ... 52 ANEXOS

(9)

VII

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 - Identidade gráfica da 2play+ ... 11

Figura 2 - Produtos da choclateria Delícia ... 26

Figura 3 - Edição do vídeo (Patinter) ... 28

Figura 4 - Edição final do vídeo ... 29

Figura 5 - Fotografia dos vinhos, efeito 360º ... 30

Figura 6 - Fotografia do Gin Cobalto 17, efeito 360º ... 31

Figura 7 - Vídeo editado "Histórias" da Patinter ... 32

Figura 8 - Processo da edição do vídeo promocional (Patinter) ... 33

Figura 9 - Construção do vídeo promocional ... 34

Figura 10 - Edição final formação Tondela ... 36

Figura 11 - Edição vídeo Tondela ... 37

Figura 12 - Fotografia de produtos: Doces e outros ... 38

Figura 13 - Fotos de produtos: Óculos ... 40

Figura 14 - Fotografia de escola primária do Caramulo ... 42

Figura 15 - Fotografia de floresta no Caramulo ... 43

Figura 16 - Fotografia da serra ... 44

Figura 17 - Cartaz final formação Tondela ... 46

Figura 18 - Segundo cartaz final de Tondela... 47

(10)

VIII

ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1 - Estrutura Organizacional da 2play+ ... 6

Tabela 2 - Departamentos da 2play+ ... 8

Tabela 3 - Análise SWOT ... 13

Tabela 4 - Cronograma de atividades Julho ... 20

Tabela 5 - Cronograma de atividades Agosto ... 21

Tabela 6 - Cronograma de atividades Setembro ... 22

(11)

IX

LISTA DE ACRÓNIMOS E SIGLAS

CS6 Creative Suite 6

JPEG Joint Photographic Experts Group PNG Portable Network Graphics PS Adobe Photoshop

(12)

1

INTRODUÇÃO

Este relatório é fundamental para a conclusão da Licenciatura do curso de Comunicação Multimédia, pertencente à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e tem como principal função descrever todas as tarefas que realizei durante o período do meu estágio na empresa 2Play+.

Antes de iniciar o estágio, juntamente com o meu tutor de estágio, Diogo Seixas, realizamos um plano de estágio (Anexo I), onde foi descrito o trabalho que seria realizado na empresa.

Inicialmente, as tarefas pedidas foram de edição fotográfica, captação de áudio, edição de vídeos, fazer montagens de diferentes filmagens e de planos escolhendo as partes mais relevantes para o vídeo final.

Houve diversos pequenos trabalhos que me foram pedidos mas a prioridade eram os trabalhos de fotografia de produtos e edição de vídeo. Adquiri inúmeras técnicas e apliquei conhecimentos adquiridos durante a licenciatura. Consegui integrar-me com facilidade na empresa tendo uma relação positiva com todos os colegas de trabalho, sempre pronto para ajudar, trabalhar e aprender mais.

Este relatório está dividido em duas partes. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da empresa no geral, a começar pela sua história, os diferentes departamentos e áreas de trabalho, desenvolvendo o tema da sua metodologia de trabalho e organização interna. No Segundo capítulo deste relatório desenvolvi uma descrição do estágio curricular feito na 2play+, podendo assim mencionar todas as atividades que realizei ao longo destes três meses, tal como as dificuldades encontradas, e também facilidades que tive através da aprendizagem.

Todas as tarefas que me foram propostas foram aceites e desenvolvidas tendo a liberdade de poder criar e inovar certos aspetos, acabando assim por ter a possibilidade de poder dar um toque mais pessoal e demonstrar a minha visão e expor diversas ideias. Algumas regras foram impostas mas nada que não me permitisse levar a minha imaginação além daquilo que eu achava ser capaz, confiança e responsabilidade são as duas palavras

(13)

2

que descrevem na perfeição o que significou esta experiência e este período de estágio para mim. As principais metodologias de trabalho que utilizei, para a recolha de informação foi através de pesquisas bibliográficas e pela internet, trocar ideias com os membros da empresa e principalmente, a observação participante.

Na última parte deste relatório, foi feita uma reflexão geral e final demonstrando a importância que teve no meu percurso a realização deste estágio e das vantagens que me poderá dar ao meu futuro profissional, sendo a primeira experiencia com uma empresa que engloba todas as áreas da Comunicação Multimédia.

(14)

Capítulo I – Caracterização da empresa

Caracterização da empresa 2PLAY+

2Play+

(15)

4

Neste capítulo faço uma descrição da empresa 2Play+, onde realizei o meu estágio curricular sendo uma das melhores experiências da minha vida. Faço uma apresentação da empresa e das suas atividades desenvolvidas, identidade visual, a sua estrutura organizacional, e a sua metodologia de trabalho.

No final será feita uma análise da empresa no seu conjunto e incorporados todos os aspetos e descrições necessárias.

1.1 Empresa 2PlayMore

Nos dias de hoje a imagem de uma empresa tem como maior intuito passar inúmeras mensagens, como também criar a necessidade de chamar a atenção ao cliente, ser apelativo para ser diferente nos aspetos mais importantes de todas as outras organizações, criando um estilo peculiar e único acabando por marcar a diferença de todas as outras empresas que desenvolvem o mesmo tipo de trabalho.

Sucedeu-se em 2008, dois amigos de longa data tomaram a decisão de realizar o que eles pensavam que só poderia ser um sonho. Ainda no mesmo ano fizeram a preparação adequada e a estruturação do que iria vir a ser a 2Play - Produções Audiovisuais (Cortez, 2018).

Para poder estruturar bem o contexto foi precisamente no dia 1 de maio de 2009 que acabaram por abrir as portas ao mercado Viseense abrindo assim os horizontes da empresa. Com uma certa rapidez e mais peculiaridade do que aquilo que era esperado para uma empresa, conquistaram com sucesso o seu próprio território no mercado nacional, deixando muito cedo a perceção que estavam aqui para ficar. No início começaram a ser reconhecidos pelas suas reportagens de eventos sociais tanto a nível distrital como a nível nacional.

Avançando pouco tempo no futuro, 70% das suas reportagens eram realizadas no mercado na zona de Lisboa e derivado a isso, no ano 2010, tomaram então a decisão de alugar um espaço comercial nessa zona, para poderem estar mais próximos dos seus clientes (Cortez, 2018). Um dos sócios-gerentes Márcio Cortez (2018) relembra que, no

(16)

5

ano 2011, tomaram a decisão de entrar mais no mercado institucional e aumentar os seus objetivos para então poder haver a tão procurada extensão e acabando então por dar-se o crescimento da empresa.

Abandonaram o espaço comercial que tinham adquirido em Lisboa, devido ao facto das reuniões e outros acontecimentos com os clientes das reportagens sociais terem a facilidade de poderem ser realizadas via web e foi então nessa altura que decidiram entrar para o mercado institucional.

Este mesmo sócio refere que em janeiro de 2013, a 2Play+-Produções Audiovisuais deu um salto enorme naquilo que eram as expetativas da empresa e passou então a chamar-se 2Play+. As diversas mudanças realizadas não tiveram só a ver com o facto da empresa mudar o seu nome, mas também nas inúmeras novidades desenvolvidas, tanto no crescimento de membros pertencentes à empresa, como também do novo espaço de trabalho que foi criado ao longo dos anos.

O acontecimento que se deu foi de uma expansão considerável nos diferentes departamentos de trabalho, um dos departamentos que já fazia parte desta empresa era a área dos Audiovisuais, com o tempo foram incorporados dois departamentos, um deles sendo o da Multimédia e o outro o de Design, que acabaram por ser dois importantes serviços propostos e prestados pela empresa que vieram revolucionar não só a imagem como a importância da empresa.

A empresa tem como localidade atual um edifício no centro histórico da cidade de Viseu, na Rua dos Loureiros, nº16, 1ºD. Para então estar sempre em contacto com clientes e possíveis futuros clientes, a empresa tem a sua página no Facebook (www.facebook.com/2playmore), o seu telefone com o número 232 449 392 e por fim e por sua vez o seu site em www.2playmore.pt.

1.2 Estrutura organizacional

Para o autor Oliveira (2006) a “estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades

(17)

e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance

das empresas.”

De acordo com a 2Play+

distinção pessoal de cada elemento, onde o trabalho feito por cada um, é dividido consoante as suas

serviços principalmente na área de comunicação devido ao mercado ter uma dimensão enorme atualmente e possuindo assim 3 departamentos distintos, sendo eles:

Audiovisual e Multimédia. No que diz respeito ao departamento de

analisadas diversas soluções baseadas na criatividade desta área. É composta em geral design de interfaces e também design gráfico

disponíveis neste departamento são: publicidade, outdoor, identidade corporativa constituída por mais elementos

departamento, na atualidade

localidade onde se encontra a empresa

Márcio Cortez

Tabela

e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos

2Play+, esta tem como estrutura organizacional de trabalho a pessoal de cada elemento, onde o trabalho feito por cada um, é

as suas áreas e especialidades. Nos dias de hoje a empresa

na área de comunicação devido ao mercado ter uma dimensão e possuindo assim 3 departamentos distintos, sendo eles:

Audiovisual e Multimédia. No que diz respeito ao departamento de

diversas soluções baseadas na criatividade desta área. É composta em geral e também design gráfico. Os serviços em questão que são por neste departamento são: design de sites, cartazes, flyers

, identidade corporativa, entre outros. Neste momento a empresa é elementos (Tabela 1), cada um com a sua especialidade e na atualidade a 2play+ conta com onze elementos na empresa

localidade onde se encontra a empresa.

Sócios-Gerentes

Sílvia

Magalhães Cabral Hugo

Tabela 1 - Estrutura Organizacional da 2play+ Fonte: Estagiário

6

e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos

tem como estrutura organizacional de trabalho a pessoal de cada elemento, onde o trabalho feito por cada um, é devidamente especialidades. Nos dias de hoje a empresa dá-nos na área de comunicação devido ao mercado ter uma dimensão e possuindo assim 3 departamentos distintos, sendo eles: Design, Audiovisual e Multimédia. No que diz respeito ao departamento de Design são feitas e diversas soluções baseadas na criatividade desta área. É composta em geral no em questão que são por sua vez flyers, campanhas de Neste momento a empresa é cada um com a sua especialidade e elementos na empresa operando na

Ivan Terra

(18)

Existem cinco principais departamentos na 2play+, entre estes, os audiovisuais, design, multimédia, produção e marketing.

Na divisão das diferentes áreas de trabalho

Magalhães, o Jõao Henriquez e o Vitor Ferreira são responsáveis pela área dos audiovisuais, por sua vez o Hugo Cabral e o Ricardo Sequeira são responsáveis pela área do design, o Ivan Terra, Bruno Ferreira

multimédia, o Carlos Tavares atua na área de produção de espetáculos e empresa, e por fim o Diogo Seixas

públicas. Rafael Ramalho

João Henriquez

Existem cinco principais departamentos na 2play+, entre estes, os audiovisuais, , multimédia, produção e marketing.

Na divisão das diferentes áreas de trabalho (Tabela 2), o Márc

, o Jõao Henriquez e o Vitor Ferreira são responsáveis pela área dos audiovisuais, por sua vez o Hugo Cabral e o Ricardo Sequeira são responsáveis pela área do Bruno Ferreira e o Rafael Ramalho são responsáveis pela área da Carlos Tavares atua na área de produção de espetáculos e

empresa, e por fim o Diogo Seixas que está envolvido na área de Marketing

Colaboradores

Carlos Tavares Diogo Seixas Bruno Ferreira Ricardo Sequeira 7

Existem cinco principais departamentos na 2play+, entre estes, os audiovisuais, , o Márcio Cortez, a Sílvia , o Jõao Henriquez e o Vitor Ferreira são responsáveis pela área dos audiovisuais, por sua vez o Hugo Cabral e o Ricardo Sequeira são responsáveis pela área do e o Rafael Ramalho são responsáveis pela área da Carlos Tavares atua na área de produção de espetáculos e é consultante da Marketing e relações

Vitor Ferreira

(19)

Audiovisuais

Design

Márcio Cortez SequeiraRicardo

Silvía Magalhães João Henriquez Vitor Perreira Hugo Cabral

A 2play+ tem vindo cada vez mais a expandir as áreas de trabalho, e assim sendo alarga também o quadro da empresa, estando este em constante mudança.

Design

Multimédia

Produção

Ivan Terra Carlos Tavares Rafael Ramalho Ricardo Sequeira Bruno Ferreira Hugo Cabral

A 2play+ tem vindo cada vez mais a expandir as áreas de trabalho, e assim sendo alarga também o quadro da empresa, estando este em constante mudança.

Tabela 2 - Departamentos da 2play+ Fonte: Estagiário

8

Marketing

Diogo Seixas

(20)

9

1.3 Identidade gráfica corporativa

Galvão (2008) defende que “a imagem visual corporativa é intangível e abstrata, é o produto de uma visão que o usuário tem sobre os serviços oferecidos. O termo imagem representa atitudes, impressões que uma pessoa ou grupo tem de um determinado objeto. As imagens guiam e formam comportamento.” Pedro Gonzalez (2006: 73) defende que “a identidade visual é responsável pela imagem gráfica da empresa, através da sua apresentação tipográfica, dos seus símbolos, das suas identificações cromáticas e por todo o desenvolvimento normativo.” O mesmo autor (Gonzalez, 2006: 77) afirma que “os componentes básicos da identidade visual são: a marca, o logótipo e o símbolo.”

1.3.1 Marca

Segundo os autores Kotler e Armstrong (2007,p.210) “as marcas são muito que meros nomes e símbolos- Elas são um elemento-chave nas relações da empresa com os consumidores. As marcas representam as percepções e os sentimentos dos consumidores com relação a um produto e seu desempenho, tudo o que o produto ou serviço significa para os consumidores.”

Para Peón (2003: 36) “compreender a importância da marca é necessário, antes de tudo, definir o que é marca. Porém, vale a pena salientar que este conceito é amplo, aborda que a marca acaba por ser apenas uma assinatura visual, que resulta da simples associação entre o símbolo e o logotipo.”

O primeiro nome escolhido para a empresa foi 2Play - Produções Audiovisuais e foi escolhido no passado pelos dois sócios que fundaram a empresa. A escolha feita do nome da empresa incluir o número “dois” foi decidido por no início serem apenas dois fundadores da empresa e por sua vez dois sócios, e “Play” foi escolhido por ser um dos passos fundamentais na área abrangente aos audiovisuais.

Em relação a Produções Audiovisuais, era para o cliente entender que este iria ser o departamento escolhido inicialmente em que a empresa iria trabalhar. Quando se deu o crescimento da empresa, em 2013, o seu nome foi modificado com um certo intuito.

(21)

10

Pode se dizer que é bastante arriscado alterar o nome de uma empresa devido a vários fatores, pode sem dúvida ter um efeito negativo nos clientes já existentes que podem não ter facilidade ou agrado na mudança. Foi principalmente a maior preocupação dos elementos da empresa a decisão de mudança de nome.

A empresa agora tem como nome 2Play+. Manteve-se o número dois devido ao início serem dois sócios e a palavra Play para cativar diversas variedades de clientes e sobretudo para chamar a atenção e as pessoas poderem trabalhar na empresa e conseguirem ter um balanço perfeito entre trabalho e diversão, a única modificação notou-se na incorporação do sinal mais.

O sinal vem mais uma vez dar uma perspectiva naquilo que foi o alargamento dos departamentos da empresa, existindo o departamento de Audiovisuais e incluído mais tarde os departamentos de Design e o de Multimédia.

1.3.2 Logótipo

Nas palavras do autor Strunck (2001: 70) “o logótipo é formado basicamente por nome, uma tipografia, podendo ter também um design que diferencie as letras dos demais logotipos.”Defende que “o logótipo é a particularização da escrita de um nome.”

1.3.3 Símbolo

Para Perez (2004: 157) “dentro do universo da marca, quando um signo tem a capacidade de representar ideias abstratas e arbitrárias, é chamado de símbolo. Símbolo ou signo é a imagem ou figura que representa ou expressa alguma idéia, na idéia do fogo ser representado por um símbolo de uma chama.”

Os elementos apelativos do logótipo criado da 2Play+ (Figura 1) têm como base criativa uma divisão concretizada por três pontos importantes: a nuvem de pensamento, o cérebro, e dentro deste cérebro o triângulo invertido criando o botão play. A ligação desses três elementos acabou por criar o símbolo da empresa. O facto de ter o aspeto surface 3D simboliza a diferenciação e qualidade digital da empresa.

(22)

No que diz respeito

número 2 e no símbolo +, transmite

cor azul que se encontra presente no contorno deste logó uma cor que tem um

tranquilidade, serenidade e transmite a limpeza e pureza 1.4 Métodos utilizados

A principal metodologia de trabalho da

necessidades da empresa e na elaboração de um plano de comunicação

personalização, com foco nas características específicas da mesma, sempre a poder sustentar a nível de tecnologia e com o

melhoramento na sua comunicação Numa parte inicial, a clientes desejam e as necessidades proposta com o devido orçamento

Se o trabalho entrar no processo de criação personalizado e entregue de

Figura 1 - Identidade gráfica da 2play+ Fonte: 2play+

to às cores, a cor cinza que esta realçada no fundo do logó mbolo +, transmite uma imagem de valoridade, grandeza e estabilidade.

presente no contorno deste logótipo e na bola de

uma cor que tem um enorme poder no que diz respeito harmonia. E, por último, a cor branca presente na palavra Play pureza.

A principal metodologia de trabalho da 2Play+ tem como objetivo a análise das necessidades da empresa e na elaboração de um plano de comunicação

personalização, com foco nas características específicas da mesma, sempre a poder sustentar a nível de tecnologia e com o grande e fulcral objetivo de poder

a sua comunicação tanto interna como externa (Cortez, 2018 , a 2Play+ analisa num conjunto tudo aquilo as necessidades obrigatórias das empresas. Depois proposta com o devido orçamento pedido.

entrar no processo de criação, será então também realizado

de uma amostra podendo dar-se a devida aprovação do cliente.

11

no fundo do logótipo, no grandeza e estabilidade. A na bola de pensamento é enorme poder no que diz respeito a . E, por último, a cor branca presente na palavra Play

tem como objetivo a análise das necessidades da empresa e na elaboração de um plano de comunicação feito com personalização, com foco nas características específicas da mesma, sempre a poder de poder haver um tanto interna como externa (Cortez, 2018).

aquilo que o cliente ou das empresas. Depois surge a parte da realizado um projeto aprovação do cliente.

(23)

12

Sendo então aprovado, é feita e analisada a criação final de todo o trabalho e no fim, é implementado.

1.5 Análise SWOT

Na conceção de Oliveira (2007: 37) define a análise SWOT da seguinte forma:

“1.Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa).

2. Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

3. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.

4.Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil.”

Desta forma, realizei uma análise SWOT da empresa onde refiro os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (Tabela 3).

(24)

O aspeto fulcral desta sua enorme competência

trabalhos que são realizados pela empresa e de qualidade acima da média

Devido a estes aspetos a empresa ac pontos mais fortes a familiarização existe satisfação da parte dos

Transmitindo assim para possiveís futuros clientes a existê assim a qualidade da empresa, que já é

No que diz respeito aos pontos frac dos custos para se manter atualizado no cada vez mais competitivo é preciso

Pontos Fortes: -Competência de trabalho -Familiarização Oportunidades: Internacionalizar a empresa

desta empresa e o seu ponto mais forte é sem sombra d de trabalho, a justificação para esta afirmação baseia

realizados pela empresa, todos eles trabalhos de grande profissionalismo média.

Devido a estes aspetos a empresa acaba por ser reconhecida o que

familiarização da empresa, este tem tendência a acontecer quando satisfação da parte dos clientes em relação aos trabalhos finais.

Transmitindo assim para possiveís futuros clientes a existência da empresa expandindo assim a qualidade da empresa, que já é reconhecida fora de Portugal.

No que diz respeito aos pontos fracos o maior será sem dúvida

para se manter atualizado no mercado, como o mercado é cada vez mais ativo e cada vez mais competitivo é preciso um investimento bastante amplo.

Análise

Swot

Pontos Fortes: Competência de trabalho Familiarização Pontos fracos: Aumentos dos Custos Oportunidades: Internacionalizar a empresa Ameaças: Diminuição dos orçamentos

Tabela 3 - Análise SWOT Fonte: Estagiário

13

empresa e o seu ponto mais forte é sem sombra de dúvidas a justificação para esta afirmação baseia-se nos todos eles trabalhos de grande profissionalismo aba por ser reconhecida o que torna um dos seus ência a acontecer quando ncia da empresa expandindo dúvida o facto do aumento ercado é cada vez mais ativo e

(25)

14

Cada vez é mais preciso inovar e mostrar a diferença em relação a outras empresas para cativar sempre novos clientes e para a empresa crescer e dar que falar no mundo da multimédia. Os equipamentos para este tipo de empresas são bastante elevados a nível de preço, uma das grandes ameaças é a diminuição dos orçamentos porque estando os serviços a aumentar no que diz respeito a concorrência os clientes investem nas empresas com os preços mais acessíveis e acaba por haver uma procura diminuída a nível de trabalho, menos investimento e por consequência menos serviços pedidos à empresa, acabando assim por acontecer uma diminuição dos orçamentos, que chegam abaixo da média pretendida.

Devido a este tipo de acontecimentos a 2Play+ quer estar sempre mais à frente e quebrar esta barreira de obstáculos, criando a possivel internacionalização da empresa.

(26)

Capítulo II – Atividades

estágio curricular

Atividades desenvolvidas no âmbito do

stágio curricular

(27)

17

No segundo capítulo do relatório de estágio faço uma apresentação dos cronogramas relativamente às atividades realizadas, algumas estratégias, metodologias, software utilizados, entre outras técnicas que foram adquiridas ao longo dos três meses de estágio, este segundo capítulo foca-se na descrição das atividades desenvolvidas na 2Play+.

O estágio realizado ao longo destes três meses foi decisivo para a minha vida futura e para o meu crescimento a nivel profissional, foi o primeiro contacto que tive com o mundo do trabalho e desenvolvimento a nível profissional, foi enriquecedor em todos os aspetos e agradeço mais uma vez a quem fez parte desta experiência que me abriu a mente no que respeita ao universo da multimédia.

2.1 Objetivos

Quando começei o estágio tinha uma ideia e uma noção daquilo que iria querer aprofundar e dominar, alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos na licenciatura de Comunicação Multimédia. A visão que tinha para este percurso e sucessivamente o objetivo que tinha em mente era a realização com sucesso daquilo que me iria ser proposto, como por exemplo a de fotos de produtos que ocupou uma grande parte do estágio, edição de imagem e de vídeo, trabalho de campo, entre outras tarefas que foram propostas por vários elementos da empresa.

Para concluir, queria conseguir trabalhar na área que mais gosto que acaba por ser uma das vertentes mais antigas do mundo da multimédia sendo esta a fotografia, para então adquirir uma maior experiência profissional e expandir os meus conhecimentos nesta área.

2.2 Softwares utilizados

Chapman & Chapman, (2000) “Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”

(28)

18

Desta forma, para a realização dos conteúdos multimedia foi necessária a utilização de software apropriado para cada tarefa:

Adobe Photoshop Lightroom, utilizado para corte de Fotografia. Adobe Photoshop, utilizado para edição de Fotografia e imagens.

Adobe Illustrator, utilizado para criação de cartazes.

Adobe Audition, utilizado para edição de áudio.

Adobe Premiere, utilizado para edição de vídeo. Audacity, utilizado para edição de audio.

Reaper, utilizado para captação de audio.

2.3 Estratégias

Para poder atingir os objetivos no estágio tive uma postura sempre profissional e sempre atento naquilo que me era dito e proposto, tentei sempre ter uma boa relação com os integrantes da empresa, criando amizades e podendo assim aprender mais em tudo aquilo que precisava aprofundar. Na empresa o ambiente e as relações entre os colegas eram muito positivas, deixando qualquer pessoa a sentir-se em casa, fez com que houvesse uma adaptação com facilidade e sem qualquer tipo de barreira. Aprendi bastante com os trabalhadores da 2play+, técnicas e conceitos que me vão ser utéis durante todo o percurso no futuro profissional.

2.4 Plano de Estágio

Numa primeira fase, contactei diretamente com aquele que mais tarde ficou como tutor de estágio, Diogo Seixes, e com a empresa, onde fui aceite pela 2Play+, foi então realizado o devido plano de estágio, com o objetivo de planificar e definir as tarefas que eu teria de realizar durante este período de estágio e também passou a ser uma motivação para

(29)

19

realizar tarefas às quais eu iria estar confortável mas também para desafios novos e com estes então poder abrir os meus horizontes e melhorar nas diversas áreas que o curso de comunicação multimédia engloba.

Foram escolhidas as seguintes tarefas: - Assistente de operador de imagem; - Operador de imagem;

- Edição fotográfica e edição de vídeo; - Fotografia

Ao longo do estágio tive como principal tarefa a fotografia de produtos e fotografia documental, mas também aconteceu ser-me pedido pelo Bruno Ferreira para ser nalguns trabalhos da empresa assistente de operador de imagem. Também tive outras atividades a realizar tal como, a edição de vídeo, edição de imagens e criação de cartazes. Acabei por não realizar com grande frequência algumas tarefas que eu queria mais desenvolver, tal como edição de vídeo pelo facto da empresa usufruir de muitos trabalhadores nesta área, acabei também por realizar tarefas que me deram bastante satisfação durante e depois do resultado final.

2.5 Cronogramas

Nas seguintes tabelas encontram-se as atividades realizadas, divididas por semanas, o meu supervisor Diogo Seixas deu-me duas opções diferentes a nível do horário que iria realizar, o primeiro das 9:00 horas às 18:00 horas e o segundo das 10:00 horas às 19:00 horas. Depois de uma troca de ideias com o Márcio Cortez optei então pelo segundo horário.

(30)

Nas três primeiras semanas de estágio

diversificadas, todas propostas pelo Márcio Cortez e Bruno Ferreira, foi um início ba positivo por ter logo entrado num projeto importante na primeira semana envolvendo a captação de áudio. Desenvolvi também trabalhos de

segunda semana inicial, que me ajudaram a adquirir novos conhecimentos no que respeito a esta área, no que diz respeito a edição de vídeo tive alguns trabalhos que consistiam em escolha de imagens e planos, por outras palavras, o meu trabalho foi o primeiro passo para a edição dos vídeos.

Julho 2018 Captação Áudio Captação Vídeo Edição Áudio Edição Vídeo Edição Fotográfica Fotografia Design Gráfico Trabalho de Campo Outras Atividades

Nas três primeiras semanas de estágio (Tabela 4) as tarefas propostas foram diversificadas, todas propostas pelo Márcio Cortez e Bruno Ferreira, foi um início ba positivo por ter logo entrado num projeto importante na primeira semana envolvendo a captação de áudio. Desenvolvi também trabalhos de Design gráfico durante a primeira e segunda semana inicial, que me ajudaram a adquirir novos conhecimentos no que respeito a esta área, no que diz respeito a edição de vídeo tive alguns trabalhos que consistiam em escolha de imagens e planos, por outras palavras, o meu trabalho foi o primeiro passo para a edição dos vídeos.

Tabela 4 - Cronograma de atividades Julho Fonte: Estagiário Semana 1 (10 a 14) Semana 2 (16 a 20) 20

as tarefas propostas foram diversificadas, todas propostas pelo Márcio Cortez e Bruno Ferreira, foi um início bastante positivo por ter logo entrado num projeto importante na primeira semana envolvendo a gráfico durante a primeira e segunda semana inicial, que me ajudaram a adquirir novos conhecimentos no que diz respeito a esta área, no que diz respeito a edição de vídeo tive alguns trabalhos que consistiam em escolha de imagens e planos, por outras palavras, o meu trabalho foi o

Semana 3 (23 a 28)

(31)

No mês de Agosto a maioria dos trabalhos que me foram propostos foram de edição de vídeo e de fotografia de produtos, na vertente de edição de vídeo foram

da empresa Patinter e do Futebol clube

produtos (anexo 3) a minha tarefa foi fotografar vinhos e diversos produtos (Tabela 5).

Agosto 2018 Semana 4 (30 a 3) Captação Áudio Captação Vídeo Edição Áudio Edição Vídeo Edição Fotográfica Fotografia Design Gráfico Trabalho de Campo Outras Atividades

No mês de Agosto a maioria dos trabalhos que me foram propostos foram de edição de vídeo e de fotografia de produtos, na vertente de edição de vídeo foram

da empresa Patinter e do Futebol clube de Tondela (anexo 4), em relação às fotografias de produtos (anexo 3) a minha tarefa foi fotografar vinhos e diversos produtos (Tabela 5).

Tabela 5 - Cronograma de atividades Agosto Fonte: Estagiário Semana 4 (30 a 3) Semana 5 (6 a 10) Semana 6 (13 a 17) 21

No mês de Agosto a maioria dos trabalhos que me foram propostos foram de edição de vídeo e de fotografia de produtos, na vertente de edição de vídeo foram-me dados vídeos de Tondela (anexo 4), em relação às fotografias de produtos (anexo 3) a minha tarefa foi fotografar vinhos e diversos produtos (Tabela 5).

Cronograma de atividades Agosto

Semana 7 (20 a 24)

Semana 8 (27 a 31)

(32)

Da semana 9 até a semana 13 tive vários trabalhos nas diferentes áreas cima assinaladas, mas a fotografia acabou por ser a área mais trabalhada e des

que a 2play+ não tem propriamente um funcionário que seja exclusivamente fotógrafo de produtos, portanto a tarefa ficou da minha responsabilidade (Tabela 6).

Tabela Setembro 2018 Semana (3 a 7) Captação Áudio Captação Vídeo Edição Áudio Edição Vídeo Edição Fotográfica Fotografia Design Gráfico Trabalho de Campo Outras Atividades

Da semana 9 até a semana 13 tive vários trabalhos nas diferentes áreas cima assinaladas, mas a fotografia acabou por ser a área mais trabalhada e des

não tem propriamente um funcionário que seja exclusivamente fotógrafo de produtos, portanto a tarefa ficou da minha responsabilidade (Tabela 6).

Tabela 6 - Cronograma de atividades Setembro Fonte: Estagiário Semana 9 (3 a 7) Semana 10 (10 a 14) Semana 11 (10 a 14) Semana 12 (17 a 22) 22

Da semana 9 até a semana 13 tive vários trabalhos nas diferentes áreas cima assinaladas, mas a fotografia acabou por ser a área mais trabalhada e desenvolvida visto não tem propriamente um funcionário que seja exclusivamente fotógrafo de

Cronograma de atividades Setembro

Semana 12 (17 a 22)

Semana 13 (24 a 28)

(33)

Nas últimas duas semanas o meu trabalho concentrou

de design gráfico onde foram realizados inúmeros cartazes para o futebol clube de Tondela como também para eventos futuros. Também entrei nalguns trabalhos de campo da empresa nomeadamente com o Márcio Cortez. Acabando assim o estágio no dia 10 de Outubro (Tabela 7). Tabela Outubro 2018 Captação Áudio Captação Vídeo Edição Áudio Edição Vídeo Edição Fotográfica Fotografia Design Gráfico Trabalho de Campo Outras Atividades

Nas últimas duas semanas o meu trabalho concentrou-se mais na edição de vídeo e gráfico onde foram realizados inúmeros cartazes para o futebol clube de Tondela como também para eventos futuros. Também entrei nalguns trabalhos de campo da empresa nomeadamente com o Márcio Cortez. Acabando assim o estágio no dia 10 de Outubro

Tabela 7 - Cronograma de atividades Outubro Fonte: Estagiário Outubro 2018 Semana 14 (1 a 4) Semana 15 (8 a 10) Captação Áudio Captação Vídeo Edição Áudio Edição Vídeo Edição Fotográfica Fotografia Gráfico Trabalho de Campo Outras Atividades 23

se mais na edição de vídeo e gráfico onde foram realizados inúmeros cartazes para o futebol clube de Tondela como também para eventos futuros. Também entrei nalguns trabalhos de campo da empresa nomeadamente com o Márcio Cortez. Acabando assim o estágio no dia 10 de Outubro

(34)

24

2.6 Atividades realizadas

Durante o estágio a maioria dos trabalhos que realizei relacionaram-se com a fotografia de produtos. Também tive a tarefa de edição de vídeo, onde editei vídeos do Futebol Clube de Tondela e da empresa dos transportes Patinter. Por vezes surgia também a opção de criação de cartazes para o Futebol Clube de Tondela e também de Eventos tais como a Feira da Castanha. Durante duas semanas fotografei garrafas de vinho, uma média de 70 garrafas diferentes com o objetivo de serem utilizadas para um site, fazendo o efeito 360º, tirei também fotos a outros produtos tais como: Doces, Licores, Óculos, Gin e outros produtos.

Na parte de fotografia dos óculos foram fotografados uma média de 100 pares de óculos diferentes que acabariam por serem inseridos no site da empresa pretendida.

No que diz respeito à área da fotografia posso fazer uma breve descrição do processo e preparação que foi realizado, estive numa sala à parte com todo o equipamento necessário o que me deu sem dúvida mais margem de trabalho, tendo o que se pode chamar um atelier de trabalho quase perfeito, criando uma envolvência total neste trabalho que me foi pedido.

No que diz respeito ao trabalho de campo, fiz parte da equipa responsável pelas filmagens de um vídeo promocional da zona do Caramulo, trabalho este que me deu uma enorme satisfação e sendo este na minha opinião o trabalho mais valioso a todos os níveis. Ter a sorte de ser escolhido para desenvolver um projeto desta dimensão fez com que a minha auto-estima e confiança crescesse dia após dia tornando o estágio na empresa 2play+ a melhor experiência profissional na qual participei até a data.

2.6.1 Simulação do Terramoto de 1755 em Arouca

O primeiro trabalho que realizei na empresa 2play+ foi um trabalho proposto pelo Carlos Tavares e consistia em fazer uma captação de áudio para um evento que iria decorrer que se baseia na recriação do terramoto de 1755 em Arouca, o espetáculo fundamentou-se na artilculação de diversos efeitos especiais nomeadamente, iluminação, pirotécnia, efeitos especiais, sonógrafia e sonóplastia.

(35)

25

A parte deste evento na qual entrei foi a sonoplastia, fiquei encarregue nos 3 primeiros dias de estágio de fazer uma captação de áudio de vozes usando o programa Reaper, foi bastante intuitivo trabalhar com o programa visto já ter feito um trabalho realizado com esta ferramenta. Fazendo a captação de áudio de vários textos que depois iriam ser revelados no dia do evento, fizeram-se quatro textos diferentes, todos eles mais ou menos com a mesma duração, aproximadamente de três minutos.

Durante este processo o meu trabalho era atingir a captação de áudio perfeita para o enquadramento do evento. Foram realizados uma média de 50 gravações para cada texto, prolongando então esta tarefa em 3 dias. No final correu tudo como previsto e o evento acabou por ser um sucesso para a equipa técnica mas também para o público que foi assitir a esta recriação de um dos eventos mais trágicos que Portugal conheceu até à data de hoje.

2.6.2 Trabalho para chocolateria Delícia (Viseu)

O segundo trabalho proposto pela 2Play+ foi um trabalho de imagens de produtos para um site de chocolates e outros tipos de doces. A minha função inicial consistiu em fazer o download de 120 produtos diferentes numa plataforma, que iriam fazer parte do site em questão e depois trabalhar uma imagem de cada vez recortando o fundo para as imagens ficarem convertidas em PNG.

Este foi um trabalho que me ocupou cinco dias de estágio visto que no início do estágio estava a ter uma formação geral sobre tudo aquilo que eu iria realizar a nível de tarefas, no início encontrei alguma dificuldade em trabalhar no Photoshop visto que foi uma vertente que eu não desenvolvi muito durante a licenciatura, mas com a prática e empenho, imagem após imagem, foi-se tornando mais fluente e acabei por fazer o trabalho antes do prazo que me tinha sido pedido. Recortei 120 imagens de produtos que estavam no formato JPEG , depois de todo o trabalho ser devidamente feito foram alteradas para o formato PNG. Foi um trabalho bastante intuitivo, não precisei de grande ajuda para o realizar e para começar o estágio foi uma boa introdução desenvolvendo os meus conhecimentos de Design e podendo assim obter uma maior facilidade para outros trabalhos que me iriam ser propostos no futuro (Figura 2).

(36)

26

Figura 2 - Produtos da choclateria Delícia Fonte: Estagiário

Quando o trabalho das imagens ficou concluído o próximo passo foi submeter as imagens no site que tem como nome chocolateria delícia, tive que carregar as imagens na parte dos produtos do site que está incorporado na categoria catálogos do mesmo. Depois deste passo, dei-lhes o devido nome na descrição de cada um, organizando assim todos os produtos com a respetiva ordem pedida.

Este trabalho foi bem realizado e acabei por fortalecer a minha sabedoria e o meu conhecimento em relação à criação e organização de sites de vendas, portanto no geral, gostei de desenvolver esta tarefa que me foi proposta pelo co-fundador da empresa 2play+, Ivan Terra.

2.6.3 Tradução em Inglês e Espanhol para site de peixaria

Na segunda tarefa que me foi pedida tratou-se da tradução de dezenas de nomes de peixes, também foi uma função feita para um site de vendas que ainda estava em criação pelos funcionários da 2play+, a minha função foi então utilizar os nomes dos peixes em português no que dizia respeito o nome, nome em latim, família de peixes, zona onde é

(37)

27

pescado entre outros fatores e traduzir estas características todas para espanhol e inglês devido ao site ser para uma empresa internacionalizada.

Foi um trabalho que me ocupou um dia, foi realizado com algum cuidado devido a não poder haver erros nas traduções porque o site iria ser lançado no dia seguinte pelos encarregados da multimédia sendo estes Rafael Ramalho e Ivan Terra, portanto a minha função assumiu bastante responsabilidade, e assim aconteceu, depois de fazer a tradução de dezenas de produtos diferentes a função seguinte consistiu na submissão destes dados modificados para o site para então finalizar a minha tarefa e então poder dar-se o lançamento do site pretendido.

2.6.4 Vídeo “Histórias” da Patinter

De seguida foi-me pedido a edição de um video no Adobe Premiere, como foi uma área que eu desenvolvi bastante com as unidades curriculares de Captação e Edição de Áudio e Vídeo I e II, ao longo da licenciatura esta foi a vertente em que me sentia mais confortável e foi o que mais gostei de realizar na empresa a nível de trabalho de montagem de imagens.

Foram-me dados vídeos de filmagens feitas a um condutor da patinter que tinha como objetivo falar da empresa e promover a empresa Patinter. Foram escolhidos os planos e imagens adequadas para a realização deste vídeo, 30 vídeos de 2 minutos para poder elaborar o vídeo, entre os vídeos todos selecionei o mais importante e aquilo que eu achava que ia ser relevante e que criasse mais impacto no cliente (Figura 3). Foi um trabalho que me deu liberdade de escolher aquilo que eu achava ser o mais importante e de todas as filmagens que me foram dadas tive de escolher vários vídeos que no final acabaram por concretizar o que era pedido, sendo isto um vídeo de 1 minuto e 30 segundos.

(38)

28

Figura 3 - Edição do vídeo (Patinter) Fonte: Estagiário

Como se pode ver na imagem estava a trabalhar com dois monitores em simultâneo para ter melhor visibilidade e poder trabalhar com mais amplitude, este vídeo veio depois a ser utilizado pela empresa Patinter para então promover a qualidade de trabalho e mostrar aos clientes como realmente funciona esta empresa mundialmente conhecida.

Utilizei todas as técnicas que me foram ensinadas na disciplina de Captação e Edição de Áudio e Vídeo, como primeiro trabalho na área de vídeo o resultado foi bastante positivo e os encarregados da parte de vídeo na empresa ficaram bastante satisfeitos (Figura 4). Foi uma grande responsabilidade para mim ter que editar um vídeo que poderá trazer novos clientes a esta empresa, todos nós procuramos a inovação ou seja temos a capacidade de poder ver e experênciar coisas novas sobretudo no mundo da multimédia e foi exatamente isso que me foi ensinado na 2play+.

(39)

29

Figura 4 - Edição de vídeo Fonte: Estagiário

Resumindo, foi um trabalho que me foi dado que acabou por me ajudar a desenvolver a minha visão sobre como convencer e como escolher as melhores partes num vídeo e planos mais desejados para aquilo que era pretendido.

2.6.5 Fotografia de Produtos “Vinhos”

De seguida foi-me pedido pelo co-fundador e chefe de empresa Márcio Cortez para que fossem tiradas fotos a uns produtos para mais uma vez serem expostos no website de vinhos. Esta tarefa foi a que me ocupou mais tempo por ser um processo lento e muito cuidadoso, tentei ser o mais perfecionista possível e num período de 2 semanas tirei fotos a mais de 80 garrafas de vinho, tendo como objetivo promover os novos vinhos da zona de Vila Real e outras localidades vizinhas.

Para serem expostas no site tive que tirar um total de 8 fotos a cada garrafa e ir rodando as garrafas manualmente consoante ia tirando as fotos para dar um efeito de rotação às garrafas, criando assim o chamado efeito 360º (Figura 5).

(40)

30

Foi um trabalho demoroso mas do qual retirei muita sabedoria e acabei por adquirir muita experiência. O cuidado com a iluminação, tentar obter a luz perfeita para retirar a melhor cor das garrafas que iriam estar a ser fotografadas, as posições eram realizadas com um cuidado e precisão máxima para depois das fotos estarem tiradas ser mais fácil a parte da edição.

Depois de fotografar todas as garrafas, conferir se as fotografias tinham sido todas bem-sucedidas, tive que rever todas as fotos, 680 fotos foram tiradas para a realização deste projeto e depois de conferir passei para a parte da edição das fotografias.

Numa primeira parte adicionei as fotos a um programa chamado Photoshop Light Room para recortá-las no tamanho ideal e pretendido pelas medidas que me foram solicitadas. Depois então tive que recortar o fundo de todas as fotos dos vinhos para que estas se convertessem para PNG, esta parte foi a que demorou mais, sendo por vezes impossível recortar as imagens com a ferramenta Magicwand que acaba por fazer o

Figura 5 - Fotografia dos vinhos, efeito 360º Fonte: Estagiário

(41)

31

contorno de objetos mas na maioria dos casos as fotografias tiveram que ser recortadas com a ferramenta de recortar manualmente, tornando também o trabalho mais especial, o resultado final foi valorizado tanto pelo Márcio Cortez como com os integrantes da empresa que viram o trabalho que foi realizado por mim.

Tirei também fotografias a uma marca nova de Gin portuguesa chamada Cobalto 17, que deixo aqui exposto, com uma imagem bastante limpa, garrafa de vidro transparente de formato curvado e misturando o azul e branco da garrafa com muito sucesso (Figura 6).

Algumas garrafas e outros produtos que foram fotografados serão expostos na parte da Apêndice II no final deste relatório para poder mostrar um pouco mais do trabalho.

2.6.6 Vídeo Promocional “Histórias” da Patinter

A próxima tarefa que me foi proposta pela videógrafo Bruno Ferreira consistia na elaboração de um vídeo sobre um condutor da Patinter que já trabalhava na empresa há 10 anos. Mais uma vez tive de escolher os melhores planos, de 30 vídeos filmados cada um com a sua diferenciação que tinham aproximadamente dois minutos cada, podendo então assim construir um vídeo adequado para aquilo que me era pretendido fazer.

Figura 6 - Fotografia do Gin Cobalto 17, efeito 360º Fonte: Estagiário

(42)

32

Usando as ferramentas indicadas de corte e utilizando alguns conselhos que me foram dados ao longo do estágio, o vídeo correspondeu de uma forma positiva às espectativas inicialmente desejadas (Figura 7).

Figura 7 - Vídeo editado "Histórias" da Patinter Fonte: Estagiário

Tratou-se de um vídeo promocional para celebrar os 30 anos da empresa Patinter, este vídeo foi feito em dois dias de trabalho onde tive liberdade para compor o vídeo à minha imagem sem qualquer tipo de intervenção por parte dos colegas de trabalho.

Usando efeitos de câmara lenta nalguns planos e utilizando as ferramentas básicas do programa Adobe Premiere, consegui no geral aquilo que eu pretendia com este vídeo promocional.

2.6.7 Segundo vídeo promocional da Patinter

A tarefa seguinte foi novamente a edição de um vídeo promocional para a empresa de transportes Patinter, devido haver muito trabalho na empresa as pessoas que supostamente editam os vídeos na empresa 2play+ estavam ocupados com outros trabalhos fora da empresa, e devido a este facto a edição deste vídeo foi da minha responsabilidade.

(43)

33

Consistiu em promover os 30 anos da Patinter, editando um vídeo para mostrar todas as qualidades mas também todas as restrições e regras que a empresa envolve (Figura 8).

N

Neste vídeo em particular corrigi o som devido a este estar ligeiramente danificado por causa de problemas técnicos, editei o som no programa Audacity utilizando os conhecimentos e técnicas adquiridas na cadeira de Captação e Edição de Áudio e Vídeo. Depois deste processo deu-se a escolha de planos e das partes vocais mais importantes para a realização deste vídeo.

2.6.8 Terceiro vídeo promocional da Patinter

Logo depois de ter acabado a edição do vídeo anterior proposeram-me a realização de mais um vídeo promocional envolvendo a empresa Patinter.

Este vídeo foi muito enriquecedor porque desenvolvi novos conhecimentos que adquiri ao longo do estágio, tais como a sensibilidade de escolha dos planos, o temperamento perfeito que tem de ser estabelecido na concessão de um vídeo deste género como também o poder da imagem de marca.

Figura 8 - Processo da edição do vídeo promocional (Patinter) Fonte: Estagiário

(44)

34

Realizando um vídeo promocional o mais importante é não fugir à imagem de marca, realçando a cada vídeo o motivo da empresa ser reconhecida. Foi então aquilo que foi feito neste vídeo, escolhi com muito cuidado e sensibilidade os planos e partes dos vídeos que iria utilizar por este ser um dos vídeos principais (Figura 9).

Figura 9 - Construção do vídeo promocional Fonte: Estagiário

Com a duração de 3 dias de trabalho e dando-se o encerramento da edição dos vídeos para a empresa Patinter. Mais uma vez utilizei as ferramentas que já tinha utilizado nos vídeos anteriores e acabou por ser também usado o efeito de repetição num dos planos deste vídeo. Foram dadas algumas observações em relação a este trabalho por parte do Co-fundador Márcio Cortez que me ensinou uma das principais regras da elaboração de um vídeo deste género.

Ajudou-me a tornar o vídeo mais simples, fazendo-me perceber que o figurante tem de aparecer no vídeo mas na grande parte das secções do vídeo o que acaba por ser mais utilizado é a voz deste, usando então a parte vocal e por trás disso planos devidamente escolhidos, o grande objetivo destes vídeos realizados tinham como base dar a conhecer a empresa Patinter às pessoas, e sabendo que a empresa tem agora 30 anos de existência

(45)

35

conseguir mostrar a evolução e qualidade de trabalho que existe na empresa tal como as suas vantagens e desvantagens.

Foi bastante enriquecedor a realização deste vídeo e ajudou-me a por em prática as técnicas que fui adquirindo ao longo das aulas de Captação e Edição de Áudio e Vídeo.

Adquiri uma noção completamente diferente de vídeos promocionais e passei a dar mais importância à simplicidade nas imagens e planos filmados, a parte de edição de vídeo foi sem dúvida das atividades em que me senti mais desafiado por ter tido a responsabilidade de editar vídeos que são de grande importância para a imagem da empresa 2playmore.

Só tenho a agradecer a confiança que me foi depositada, no trabalho e o empenho que os colegas tiveram quando eu precisava de alguma ajuda. Criar um vídeo de um minuto e trinta segundos utlizando inúmeros vídeos diferentes e ainda usar os planos adequados para cada parte do vídeo em si é uma tarefa bastante delicada e artística de certa forma, e foi uma satisfação poder ter alcançado os objetivos propostos.

2.6.9 Vídeo promocional-Formação Tondela

A tarefa seguinte foi a edição de um vídeo promocional para o futebol clube de Tondela, este vídeo tinha como objetivo mostrar a formação do clube ou seja a focalização na formação das camadas jovens do clube.

Neste caso particular os vídeos filmados eram mais numerosos, uma média de 35 vídeos diferentes e uma dezena de planos como material para a realização do trabalho. Utilizei os vídeos mais adequados para este trabalho, realçando o facto deste de ter sido um dos trabalhos que acabou por ser o mais fluente e mais fácil durante o meu estágio.

Visto que as filmagens estavam muito bem realizadas, ao longo do processo de criação do vídeo foram-me dados alguns conselhos pelo vídeográfo Bruno Ferreira que me permitiu abrir os horizontes com novas técnicas e visões sobre a edição deste vídeo em questão (Figura 10).

(46)

36

Figura 10 - Edição final formação Tondela Fonte: Estagiário

Devido a este não ser o primeiro vídeo que editei o processo foi muito mais natural e senti mesmo que estava a ajudar a empresa com o meu bom trabalho e eficácia naquilo que me era pretendido, este trabalho teve a duração de dois dias devido ao facto de ter feito algumas mudanças para que este vídeo ficasse realmente à imagem da empresa, imagem de prestígio e de profissionalismo. Acabado o vídeo, foi analisado por diferentes membros da empresa sendo um trabalho realizado com enorme sucesso.

2.6.10 Vídeo do Futebol Clube de Tondela

Foi feito um trabalho de edição de video no programa Adobe Premiere teve como objetivo criar um vídeo sobre um jogo e os momentos antes do jogo, estes foram filmados no fim-de-semana anterior ao jogo.

Quando o vídeo chegou ao seu final, foi exposto nas redes sociais do futebol clube de Tondela para promover a equipa e dar a conhecer os jogadores da equipa, tanto como a equipa técnica, revelando a preparação pré-jogo tal como o jogo em si.

(47)

37

O vídeo é dividido em duas partes, numa parte inicial a preparação e na segunda parte o jogo decorrido, mais uma vez as filmagens realizadas pelo vídeográfo Bruno, o que acabou por facilitar o trabalho de uma maneira notável (Figura 11).

Figura 11 - Edição vídeo Tondela Fonte: Estagiário

Este vídeo tem uma abordagem bastante diferente dos outros que realizei por ser um vídeo desportivo, logo teria de ser mais cativante na perspetiva do adepto e possível visualizador. Tem uma abordagem diferente dos outros vídeos propostos e ajudou-me a abrir os meus horizontes em relação a visão da edição em vídeos de todos os géneros.

Depois de analisado pelo Márcio Cortez o vídeo foi aprovado para então depois poder ser revelado ao público.

Outras edições de vídeos também foram pedidas e realizadas, encomtram-se na Apêndice III.

2.6.11 Fotográfia de produtos-doces e outros produtos

Umas das tarefas foi a de fotografar produtos, nesta fase foram-me dados uma média de quarenta doces diferentes como também outros produtos como licores, e diversos outros objetos, que me ocuparam uma semana de trabalho (Figura 12).

(48)

38

Fotografei os produtos em posições diferentes para poder proporcionar depois no site um efeito de rotação conhecido como efeito 360 graus. Este trabalho foi mais prolongado devido ao facto de todos os dias ter a tarefa de manhã de preparar o estúdio sendo que era uma sala de reuniões da empresa.

De manhã a tarefa de preparar todo o equipamento e cenário para ter as melhores condições possíveis e poder trabalhar num ambiente mais profissional, de seguida passei então à tarefa de edição das fotografias, numa primeira fase tive de recortar as fotografias para estarem no tamanho pretendido pelo cliente, usei então o programa Light Room para recortar as fotos e de seguida passei à edição das fotos no programa Photoshop.

Eliminando o fundo das fotos para depois converter as fotos tiradas de JPEG para PNG e podendo assim o trabalho ser analisado e concluído. Recebi vários comentários positivos em relação ao trabalho realizado, tanto pelo Márcio Cortez como pelo Bruno Ferreira. Este trabalho mais uma vez tornou-se fulcral para os meus desenvolvimentos a

Figura 12 - Fotografia de produtos: Doces e outros Fonte: Estagiário

(49)

39

nível fotográfico, tornando-se uma rotina a realização deste tipo de trabalho, por ser intuitivo e de fácil realização.

Em todos os produtos fotografados tive alguns cuidados, nomeadamente a limpeza dos produtos, como pó ou marcas que estes poderiam ter devido aos produtos já estarem na empresa há algum tempo, o que tornou a realização do projeto mais lenta. Comparando aos trabalhso anteriores este foi o mais fluente, porque já tinha tido a experiência adquirida com as outras fotografias que tirei anteriormente dos vinhos e dos outros produtos que me foram dados.

2.6.12 Fotografia de produtos-Óculos de sol da Mood Optic (Viseu)

O trabalho seguinte que me propuseram para realizar foi o meu último trabalho de fotografia, teve a duração de cinco dias porque continuei a trabalhar na sala de reuniões onde já tinha feito trabalhos recentemente, e por isso, houve algumas pausas durante a semana que me levaram a pôr este trabalho em espera, foi bastante diferente de tudo aquilo que tinha feito anteriormente devido a ser um produto não alimentar, foram-me dados setenta e dois pares de óculos, e neste caso encontrei mais dificuldades do que nos trabalhos anteriores devido à cor de alguns óculos.

Tive em muitas situações que mudar a iluminação tanto na câmara como com o material que estava a utilizar, para a luz que estava a ser exposta para a fotografia dos produtos, ao todo eram três iluminadores grandes e um pequeno colocado mesmo acima do produto. Neste caso a técnica de fotografia foi diferente, não fotografei os produtos em 8 posições diferentes para criar o efeito 360 graus como fiz nos anteriores, foi-me pedido para tirar fotos dos óculos em três posições diferentes (Figura 13).

(50)

40

Figura 13 - Fotos de produtos: Óculos Fonte: Estagiário

Numa primeira fase a fotografia frontal que me foi explicada na fase inicial pelo Bruno Ferreira, que acaba por ser a fotografia mais importante por ser a primeira a ser exposta quando o cliente começa a visualização do produto, de seguida passei então para uma fotografia ligeiramente lateral para então poder mostrar as curvas e aspetos dos óculos que não irão ser expostos na primeira fotografia, e por fim a fotografia com os óculos completamente de lado, para o cliente poder então ver todos os ângulos e todas as características dos produtos.

Na fase seguinte o processo foi idêntico aos anteriores, mais uma vez recortei as imagens no programa Light Room para depois então retirar o fundo de todas as fotos tiradas e convertê-las de JPEG para PNG.

No processo de rotação e mudança de posicionamento do produto torna completamente nítido para o cliente ter a possibilidade de compra por via Internet ou mesmo deslocar-se à loja tendo já uma ideia daquilo que pretende na sua compra.

O trabalho foi então revisto pela pessoa que me encarregou desta tarefa sendo este o Márcio Cortez, analisou todas as fotos com a devida atenção visto ser um trabalho que não

(51)

41

poderia ter qualquer tipo de defeito, deu-me comentários bastante positivos, e durante o processo de fotografia foi-me dando alguns apontamentos visto ele trabalhar no mundo da fotografia há muitos anos tendo assim conhecimentos que me transmitiu ao longo dos meus trabalhos realizados na área da fotografia de produtos.

2.6.13 Vídeo promocional do Caramulo

Este trabalho foi sem qualquer dúvida o mais importante e mais incrível que tive de realizar em todo o meu estágio, foi-me proposto pelo Bruno Ferreira e pelo Carlos Tavares e consistia em participar nas filmagens na serra do Caramulo e na zona toda que englobe o Caramulo com o intuito de se realizar um vídeo promocional da zona.

Realizei esta tarefa com enorme vontade e alegria, sendo este um trabalho fora da empresa em que eu ia poder explorar zonas desconhecidas por mim e poder também ajudar neste projeto que acabou por ter sido o projeto com maior importância durante a duração do estágio. A minha função durante as duas semanas de filmagens era a de assistente de câmara, mas também tinha a função de tirar fotografias, na maioria do tempo passado fui assistente de câmara e no último dia filmei alguns momentos de gravação.

Visitamos uma média de quarenta e cinco aldeias diferentes onde foram feitas filmagens das paisagens mas também do interior das aldeias e zonas do Caramulo, foi um trabalho bastante emotivo e com muita aprendizagem a todos os níveis.

Para este trabalho o Carlos Tavares fez um plano de trabalho com todos os sítios onde iríamos filmar e todos os horários que tínhamos de cumprir, pediu-me algumas opiniões sobre a programação do nosso trabalho e acabamos por fazer algumas alterações nalgumas rotas e localidades que iríamos filmar (Figura 14).

Referências

Documentos relacionados

Para isso tentei utilizar algumas ferramentas do Photoshop, como a varinha mágica (magic wand tool), que serve para selecionar as áreas coloridas semelhantes (por

Quando acontecem acidentes de trabalho com colaboradores da Adecco, a empresa cliente onde o colaborador trabalha comunica de imediato o sucedido à Adecco, para

- Melhor imagem da Instituição; - Maior visibilidade interna e externa; - Relação mais próxima com os utentes; - Meios de Comunicação Social, sendo uma mais-valia para a

Com base nesta premissa, a PsicoSoma assume a especialização nas áreas da Saúde, Educação, Marketing, Gestão, Qualidade e Psicologia, através de uma oferta formativa

O presente relatório de estágio, referente ao estágio curricular, inserido no plano de estudos da Licenciatura em Comunicação Multimédia, ministrada na Escola Superior de

A secção número um é constituída por um slider interativo de imagens, todas estas imagens têm uma dimensão de mil novecentos e vinte pixéis por setecentos e

Os valores que traduzem todo o ambiente e trabalho desenvolvidos na Volupio são: qualidade - é uma empresa que pretende desenvolver um serviço de qualidade ao longo dos

Já no segundo capítulo será abordado o plano de estágio, o cronograma das atividades desenvolvidas, o software e equipamento utilizado para poder desempenhar as tarefas e ainda