• Nenhum resultado encontrado

3. RESULTADOS

3.1. PRÁTICAS DIVULGADAS NA INTERNET PELAS MAIORES OPERADORAS

3.1.1.1.3. Vacinação

A vacinação é divulgada por 6 operadoras, tendo esse serviço sido caracterizado de maneiras distintas (Tabela 3.4.) Na maior parte das operadoras (4 operadoras, em 6), a vacinação destina-se às empresas clientes, e está disponível sob contratação, isto é, com custo adicional. Apenas nas outras duas operadoras, a vacinação está disponível a beneficiários de planos individuais, no entanto, sob condições específicas. Em uma delas, a vacinação é divulgada como um “benefício adicional”, que poderia ser comprado à parte, na forma de descontos para a aquisição de vacinas. Portanto, o serviço está disponível a qualquer beneficiário, mas com custo adicional. Na outra operadora, a vacinação é um serviço gratuito, destinado a beneficiários com mais de 65 anos. Portanto, ela está disponível gratuitamente

apenas em uma operadora, para beneficiários idosos. Essa mesma operadora também divulga realizar campanhas de vacinação para empresas contratantes de um plano coletivo “especial”, o qual pode ser contratado especificamente por empresas com mais de 1.000 funcionários.

Em relação à doença alvo da imunização, todas as 6 operadoras divulgam realizar campanhas de vacinação, principalmente contra a gripe. Outras doenças mencionadas, porém, com menos freqüência, são: pneumonia, hepatites A e B, meningite, tétano, hemófilus B e rubéola. Particularmente na operadora que divulga vacinar seus idosos gratuitamente, as doenças alvo são gripe e pneumonia. A vacinação de crianças não foi especificamente divulgada por nenhuma operadora.

Tabela 3.4. – Vacinação divulgada pelas maiores operadoras, por número de operadoras que as divulgaram, distribuídas por modalidade e público alvo

Nº de operadoras que divulgam vacinação por modalidade Público alvo

AUTOGESTÃO COOPERATIVA MEDICINA de GRUPO SEGURADORA

Total

Geral (sem custo adicional) 0 0 0 0 0

Geral (com custo adicional) 0 0 1 0 1

Idosos (sem custo adicional) e 0 1 0 0 1

Empresas (> 1.000 funcionários)

Empresas (com custo adicional) 0 0 2 2 4

Nº de operadoras que divulgam vacinação 0 1 3 2 6

Nota: n=25

3.1.1.1.4. Detecção precoce

A detecção precoce é divulgada por 7 operadoras (Tabela 3.1.). Observando o público a que se destina o serviço, verificou-se que está disponível basicamente a dois grupos: beneficiários com mais de 40 anos (incluindo os idosos) e empresas. . Na maior parte dessas operadoras (4 operadoras), a oferta desse serviço está vinculado à idade do beneficiário (idosos e clientes com idade superior a 40 anos). Nas outras 3 operadoras, ele está disponível somente às empresas cliente, sendo que, em duas delas, com custo adicional (Tabela 3.5.).

Em relação às doenças rastreadas, observou-se que, no primeiro grupo (idosos e clientes com idade superior a 40 anos), as ações destinam-se principalmente a diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia, através de exames preventivos, quais sejam: dosagem de glicemia, aferição da pressão arterial e dosagem de colesterol. No segundo grupo (empresas), as ações estão voltadas à identificação de fatores de risco (dentre os quais diabetes e hipertensão, que também são doenças), realizadas por meio de inquérito populacional.

Tabela 3.5. – Detecção precoce divulgada pelas maiores operadoras, por número de operadoras que as divulgaram, distribuídas por modalidade e público alvo

Nº de operadoras que divulgam detecção precoce por modalidade Público alvo

AUTOGESTÃO COOPERATIVA MEDICINA de GRUPO SEGURADORA

Total

Clientes com mais de 40 anos 0 1 0 0 1

Idosos 2 0 1 0 3

Empresas (sem custo adicional) 0 0 1 0 1

Empresas (com custo adicional) 0 0 1 1 2

Nº de operadoras que divulgam detecção precoce 2 1 3 1 7

Nota: n=25

3.1.1.2. Programas de medicina preventiva

Além de os programas destinados a empresas clientes serem divulgados por maior número de operadoras, em comparação aos outros dois programas de medicina preventiva, como mencionado anteriormente (Tabela 3.1.), observou-se que, na amostra estudada, 18 operadoras divulgam pelo menos 1 programa de medicina preventiva, isto é, pelo menos um dos três programas pesquisados (destinados a: beneficiários em geral, grupos específicos de beneficiários e empresas) é divulgado por 18 operadoras.

Considerando a quantidade de programas divulgados por operadora, verificou-se que três delas (2 medicinas de grupo e 1 cooperativa) divulgam oferecer os três tipos, seis (3 medicinas de grupo, 2 cooperativas e 1 autogestão) divulgam 2 programas e nove operadoras divulgam apenas 1.

No entanto, como já observado para as outras práticas, os programas de medicina preventiva também assumem configurações diversas, dependendo da operadora que os divulga. As ações que integram tais programas nem sempre são as mesmas, ou na mesma quantidade. Para evidenciar as diferenças, serão apresentadas a seguir as particularidades observadas para cada grupo de programas, quais sejam: programas de medicina preventiva para a população geral de beneficiários, programas de medicina preventiva para grupos específicos de beneficiários e programas de medicina preventiva para empresas clientes.

3.1.1.2.1. Programas de medicina preventiva para a população geral de beneficiários

Como visto, os programas de medicina preventiva para a população geral de beneficiários são divulgados por 7 operadoras (Tabela 3.1.). No entanto, tais programas estão

configurados de maneiras distintas, isto é, as ações que integram esses programas não são as mesmas em todas as operadoras. (Quadro 3.1.). Observa-se que, em 4 operadoras, eles são constituídos pelo conjunto de 4 ações: educação, detecção precoce, gerenciamento de doenças e gerenciamento de casos. Em uma delas, o programa está representado apenas por ações de educação. Nota-se que a vacinação não é divulgada como parte integrante desses programas.

Ações integrantes dos programas de medicina preventiva - GERAL

Programas de gerenciamento Nº de

operadoras Nº de ações integrantes

Educação Vacinação Detecção precoce

Doenças Casos

4 4

1 3

1 2

1 1

Quadro 3.1. – Programas de medicina preventiva para a população geral de beneficiários divulgados pelas maiores operadoras, por número de operadoras que os divulgaram, classificados de acordo com nº e tipo das ações integrantes

Nota 1: n=25

Nota 2: Nº de operadoras que divulgam programas de medicina preventiva para a pop. geral de beneficiários: 7

As ações educativas são divulgadas por todas as 7 operadoras, seguidas pelos programas de gerenciamento de doenças (6 operadoras), detecção precoce (5 operadoras) e gerenciamento de casos (4 operadoras), conforme tabela seguinte (Tabela 3.6.).

Tabela 3.6. – Ações integrantes dos programas de medicina preventiva para a população geral de beneficiários

Ações integrantes dos programas de

medicina preventiva - GERAL Total

Educação 7 Vacinação 0 Detecção precoce 5 Gerenciamento de casos 4 Gerenciamento de doenças 6 Nota 1: n=25

Nota 2: Nº de op. que divulgam programas de medicina preventiva para a pop. geral de benef.: 7

Entre as doenças rastreadas nas ações de detecção precoce divulgadas, destacaram-se diabetes e hipertensão arterial.