• Nenhum resultado encontrado

4. ABORDAR OS IMPACTOS DO SCRUM, VANTATENS E DESVANTAGENS

4.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SCRUM

Assim como tudo em relação a tecnologia, o Scrum possui suas notórias vantagens, contudo também conta com algumas desvantagens. Essas desvantagens estão relacionadas ao desafio de uso, pois se tratando de um “framework iterativo e incremental não denota compreensão sobre sua aplicabilidade em relação aos detalhamentos de seu funcionamento” (SABBAGH, 2014, p.17), mas sim uma compreensão ligada aos aspectos iterativos e incrementais facilitando o princípio de usabilidade, mas atrasando o uso de fato bem compreendido (SABBAGH, 2014).

A adoção do Scrum denota um lado positivo quanto à promoção de agilidade, mas traz perdas relativas ao que é necessário abrir mão pelo seu uso. Segundo Cruz (2015), o Scrum trata-se de um meio e não de um fim, ou seja, não é o método que deve ser utilizado de uma forma fixa, mas um meio para elevar a organização ao ponto de que não precise mais ser utilizado (CRUZ, 2015).

Dentre algumas desvantagens do Scrum estão: visão segmentada, onde na tentativa de ser ágil, a equipe pode perder a perspectiva do projeto, o que pode causar problemas na hora de concluir o programa; falhas na documentação, pois o fato de a gestão de projetos ser dividida no que podemos definir como caixas, acaba fazendo com que as etapas não sejam devidamente documentadas; problemas com prazos, por focar em qualidade em alguns casos, dependendo de como o Scrum está sendo implantado pode levar a atrasos, ocasionando desgaste nas negociações com os clientes; referências difíceis, por não ser a única metodologia ágil do mercado, pode ser difícil conseguir um bom Scrum Master, fazendo com que o Scum não seja tão efetivo para uma determinada empresa (CONTEZINI, 2017).

Por outro lado, faz-se necessário citar os aspectos em que o Scrum marca pontos para empresas que utilizam essa metodologia. “O Scrum baseia-se no princípio da objetividade, papéis bem definidos e facilidade de aprendizado” (DA SILVA, 2016, p. 2). E justamente por ter esses princípios que os Scrum é uma das

metodologias mais utilizadas. Suas equipes multidisciplinares, e papeis bem resolvidos trazem muitos benefícios para uma empresa, desde que seja aplicado de maneira correta assim como: (ASSIS, 2016).

 Aumento na satisfação dos clientes uma vez que as reclamações diminuem;

 Melhora na comunicação e a colaboração entre os envolvidos;  Aumento no retorno do investimento do projeto;

 Aumento na motivação do time;

 Melhora na qualidade do produto produzido;  Reduz os custos de produção (mão-de-obra);  Aumento na produtividade da equipe.

 Produto entregue com mais rapidez ao cliente, uma vez que o mesmo pode ser utilizado mesmo antes de ser finalizado (ASSIS, 2016).

 Diminuição dos riscos do projeto e as possibilidades de insucesso (ASSIS, 2016).

Constata-se que Scrum é altamente recomendável para empresas que tenham no seu ciclo de projetos, produtos dinâmicos e que possuam alta taxa de mudança de requisitos. Alguns projetos, tem características de evolução, onde após uma quantidade significativa de entregas, inicia-se um processo dinâmico de interações para ouvir opiniões dos clientes e, sempre que há uma alteração solicitada pelos clientes e/ou stakeholders, inicia-se um novo Sprint (SILVA; LOVATO, 2016)

Os Times tomam as próprias decisões durante a Sprint. O Scrum Master não dá instruções sobre o trabalho, mas suporte e assistência. É importante que o Time tome as decisões para se sentirem donos do que está sendo feito e assumam as responsabilidades do projeto, aumentando o engajamento. A duração da Sprint é fixa. Não muda. Se houve trabalho em excesso, uma pena; ele será transferido para a próxima Sprint. Se faltou trabalho, puxa pedaços do Backlog que pertenceriam a próxima Sprint. A Sprint sempre vai durar o que foi planejado para ela durar. Você só pode seguir para o próximo integrável uma vez que o anterior tenha sido aprovado. Feito significa “Feito.”. Para conseguir trabalhar com uma escala de tempo fixa, é imperativo que não haja retrabalho (ABREU, 2018).

Evidentemente o Scrum possui características fundamentais que faz com que os times consigam trabalhar com um padrão alto de desempenho, tais como clareza nos objetivos que serão alcançados, eliminando os desperdícios, como o de tempo por exemplo (GENARI; FERRARI 2015). O Scrum requer mudanças culturais na organização, pois modifica a rotina, mudanças de pessoas e na relação com os

38

clientes. “Ou seja, mudanças são oriundas de um processo dinâmico, do qual a pressão do mercado, cliente e concorrente encorajam a organização a buscar novas alternativas” (DA SILVA, 2016, p. 14).

Uma outra vantagem que pode ser citada sobre o Scrum, está na comunicação, tendo como o principal fator a Daily Scrum que auxilia na disseminação do conhecimento sobre o escopo do projeto diariamente, assim como também identificar impedimentos aos quais algum membro da equipe possa estar passando e rever a priorização das atividades que serão realizadas no dia que se inicia (SILVA; LOVATO, 2016). Contudo não é recomendado que a reunião diária seja utilizada com o propósito de resolver problemas, pois ela deve durar no máximo 15 minutos. O Scrum Master e o time de desenvolvimento que devem ser responsáveis por monitorar o progresso da Sprint, identificando os problemas e repassando para o time para que seja definido os responsáveis por resolve-los fora da reunião. (SILVA; LOVATO, 2016)

Adotar Scrum requer conhecimento das limitações e entendimento que os pilares básicos da transparência, inspeção e adaptação devem ser respeitados, pois assim se constrói softwares melhores. Sempre atentar-se aos princípios do manifesto ágil, pois ele é base de qualquer metodologia ágil. Manter as boas práticas de engenharia de software é o mesmo que construir um ambiente saudável e longe dos vícios que antigamente atormentavam os desenvolvedores de software. Sempre procurar a melhora no processo e adaptá-lo de forma a ser aceito e efetivo em sua organização (HONÓRIO, 2012). Por ser um framework, Scrum pode ser estendido, desde os devidos cuidados sejam tomados para não burocratizar o processo e torná-lo não produtivo.

Documentos relacionados