• Nenhum resultado encontrado

VANTAGENS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

4 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

4.3 VANTAGENS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

O modelo de aprendizado à distância possui diversos benefícios para os alunos, para instituições de ensino e também para as empresas que adotam esta modalidade de ensino para transmitir conhecimento aos funcionários. De acordo com Silva (2006) as instituições que elaboram os cursos podem utilizar os recursos do ambiente virtual para qualificar as aulas. Uma das vantagens é a criação de um ambiente de debate que pode ser criado com a utilização de fóruns e chats. Este modelo pode ser utilizado para criar um ambiente rico em debates, troca de informações e de conhecimento.

Nesse sentido, a utilização de uma ferramenta de tecnologia é o grande diferencial que propicia o desenvolvimento destas atividades de ensino e aprendizagem. Este modelo de ensino pode ser utilizado no ambiente acadêmico e também na realização de cursos voltados

para á área de educação profissional. O quadro 10 apresenta as principais vantagens da utilização da tecnologia para a educação profissional.

Quadro 10 - Vantagens do Uso da Tecnologia

Vantagens da Utilização de Tecnologia

Custos Menores A disseminação das informações através de meios tecnológicos podem ter custos mais efetivos, em virtude do tempo em que o aprendizado pode ser realizado. Estima-se que se economize cerca de 20% a 50% do tempo em relação ao meio presencial.

Aprendizado Controlado As tecnologias permitem uma autoridade individual em relação ao ambiente de aprendizado, seja ele ministrado em sala de aula, trabalho ou em casa.

Interatividade Os avanços das tecnologias fizeram com que fossem desenvolvidos ambientes de aprendizagem interativos. Estes ambientes começaram a renovar o interesse do aluno em relação ao processo de capacitação, visto que o contato torna-se mais ativo.

Uniformidade de Conteúdo A informação desenvolvida pode ser construída e transmitida de forma mais consistente para todos os usuários, reduzindo a possibilidade de várias interpretações.

Atualização Rápida de Conteúdo Conteúdos podem ser atualizados em tempo real. Fonte: Adaptado pelo autor com base em Silva (2006).

A superação de limitações impostas pela distância geográfica entre alunos, professores e instituições de ensino é um dos principais fatores identificados pelos autores para justificar o emprego dos modelos de aprendizagem à distância. De acordo com Kima, Kwona e Chob, 2011) é cada vez mais perceptível que a aprendizagem à distância pode ocorrer qualquer local e a qualquer momento. Para isso, basta que o aluno possua os equipamentos necessários para receber a informação. Dessa forma, o aprendizado pode ocorrer em ambientes que não sejam as tradicionais salas de aula.

Além disso, o outro benefício identificado pelo autor é a possibilidade de realizar o aprendizado no horário que seja mais conveniente para o aluno. O resultado destes fatores é que no modelo de educação a distância o aluno torna-se mais autônomo e passa a ser participante ativo no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com uma das primeiras contribuições sobre o tema, Pea e Gomez (1992) já indicavam que a chegada da internet estava trazendo contribuições para o processo de ensino. De acordo com autores, os alunos foram beneficiados com a possibilidade de acesso ilimitado e irrestrito à internet. A seguir, são apresentados os principais benefícios para inserção do acesso à internet como ferramenta de aprendizagem:

b) Professores e alunos criarem material para disponibilizar no meio virtual; c) Facilidade de realização de ligações telefônicas através do computador; d) Universidade aberta;

e) Criação de comunidades intelectuais eletronicamente unidas.

Posteriormente, novos benefícios foram identificados para a inclusão da internet como ferramenta para beneficiar a educação a distância. A redução de custos é benefício identificado na modalidade de aprendizado à distância. De acordo com Joly, Silva e Almeida (2012) esta forma de ensino pode ser utilizada por alunos que estejam distantes geograficamente das instituições de ensino. Assim, é possível obter uma redução nos custos, uma vez, que não são necessários os descolamentos até os grandes centros. As instituições também são beneficiadas na medida em não é necessária a criação de uma estrutura com uma sala de aula com capacidade para todos os alunos, infraestrutura, conciliação de agendas de horários de professores e demais investimentos necessários para manter uma instituição de ensino tradicional.

A ampla possibilidade e compartilhar é um item apontado por Paiva (2010) para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. Conforme a descrição apresentada pelo autor, os ambientes virtuais de aprendizagem são plataforma nas quais os aprendizes têm o grande benefício de reunir, compartilhar, colaborar e aprender juntos.

As definições anteriores contribuem para que seja possível compreender o que é a aprendizagem à distância e como ela pode contribuir para a transmissão de conhecimento. Porém, apesar das vantagens identificadas nesta modalidade de ensino, um dos maiores desafios para a evolução da educação a distância a é necessidade de adaptação dos alunos para esta nova forma de realizar algumas disciplinas do currículo acadêmico (TORI, 2009). O resultado é que os estudos sobre o tema indicam que a aceitação da ferramenta tecnológica é um fator fundamental para a obtenção de sucesso neste modelo de ensino. Assim, aumenta a relevância em estudar os aspectos que influenciam o usuários para adoção de tecnologia.

Conforme identificado por Venkatesh et al. (2003) o modelo UTAUT apresenta quatro determinantes que influenciam diretamente no comportamento de uso para adoção de novas tecnologias. Assim, a expectativa de desempenho, a expectativa de esforço, a influência social e as condições facilitadoras são determinantes para que a ferramenta seja amplamente aceita pelos alunos. A constatação é de que a escolha da ferramenta adequada utilizada contribuirá para que os alunos adotem ou rejeitem o ambiente de aprendizagem à distância.