• Nenhum resultado encontrado

VARIÁVEIS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS INVESTIGADAS Gênero: Masculino ou Feminino.

SUJEITOS E MÉTODOS

VARIÁVEIS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS INVESTIGADAS Gênero: Masculino ou Feminino.

Aparência Física: Grupo Étnico ao qual o paciente pertence, incluindo caucasiano, negro, asiático, indígena, pardo ou outro.

Antecedentes Étnicos: Ascendência Étnica, incluindo pais e avós.

Estado Conjugal: Se casado, “amigado”, separado, solteiro, viúvo ou outro. Possui Filhos: Variável binária, sim ou não, referente a presença de filhos. Número de Filhos: Variável ordinal do número filhos do paciente.

Habitação: Qualificação da habitação do paciente, se própria, alugada, cedida, morador de instituição, morador de rua ou outra.

Religião: Caracterização da religião do paciente, incluindo católico, evangélico, espírita, religiões orientais, judaica, africanas, outras ou se o paciente é ateu. Instrução: Nível de instrução (estudo) do paciente, incluindo sem escolaridade, ensino fundamental incompleto, ensino fundamental complete, ensino médio incompleto, ensino médio complete, ensino superior incompleto, ensino superior complete, pós-graduação.

Anos de Estudo Completos com Sucesso: variável numérica ordinal do número de anos de estudo completes com sucesso.

Repetência ou Abandono Escolar: Se o paciente tem história de repetência ou abandono escolar (Sim ou Não).

Trabalho: Status laboral do paciente, incluindo se nunca trabalhou, desempregado, trabalhos eventuais ou bicos, trabalho regular informal, trabalho formal, afastado do trabalho, aposentado, aposentado por invalidez, aposentado por problema de saúde ou outro.

Economicamente ativo: Se o paciente é economicamente ativo (sim ou não). Pacientes economicamente ativos incluem aqueles com trabalho formal ou informal.

59!

Renda Familiar: Renda Familiar do paciente (incluindo o próprio e demais pessoas com quem coabita), em reais.

Início dos Sintomas: Idade, em anos, na qual passou a manifestar sintomas do humor relacionados ao TAB.

Idade em Anos no início do Intervalo: Idade que o paciente apresentava, em anos, no início do intervalo eleito para o preenchimento da escala ALDA.

Tempo de Doença antes do Intervalo: Tempo de Doença, em anos, antes do Intervalo eleito para o preenchimento da escala ALDA, ou seja, o período que começa no início dos sintomas de humor e estende-se até o início do Intervalo escolhido para ALDA.

Número de Episódios Maníacos: Numero total de episódios maníacos documentados.

Idade do Primeiro Episódio Maníaco: Idade, em anos, na qual o paciente tinha na ocasião em que manifestou, pela primeira vez, sintomatologia maníaca (episódio maníaco).

Número de Episódios Hipomaníacos: Numero total de episódios Hipomaníacos documentados.

Idade do Primeiro Episódio Hipomaníaco: Idade, em anos, na qual o paciente manifestou, pela primeira vez, sintomatologia hipomaníaca (episódio hipomaníaco).

Número de Episódios Depressivos: Numero total de episódios depressivos documentados.

Idade do Primeiro Episódio Depressivo: Idade, em anos, na qual o paciente manifestou, pela primeira vez, sintomatologia depressiva (episódio depressivo). Número de Episódios Mistos: Numero total de episódios mistos do humor documentados.

Idade do Primeiro Episódio Misto: Idade, em anos, na qual paciente manifestou, pela primeira vez, sintomatologia mista (episódio misto)

documentados, incluindo maníacos, hipomaníacos, depressives e mistos. História de Tentativas de Suicídio: Paciente já realizou tentativa de suicídio (sim ou não).

Número de Tentativas de Suicídio: Número total de tentativas de suicídio documentadas.

Idade da Primeira Tentativa de Suicídio: Idade, em anos, na qual ocorreu a primeira (ou única) tentativa de suicídio.

Episódio de Humor nas Tentativas de Suicídio: Em que tipo de episódio do humor ocorreu a tentativa de suicídio (mania, depressão, misto ou hipomania). Consequências Clínicas da Tentativas de Suicídios: Houveram consequências clínicas decorrentes da tentativa de suicídio (necessidade de hospitalização, lavagem gastrointestinal, cirurgia, etc) (sim ou não)?

Sintomas Psicóticos: Paciente já manifestou sintomas psicóticos em sua história clínica (sim ou não)? Foram considerados sintomas psicóticos a presença de delírios, alucinações, ou desorganização grosseira do comportamento.

Episódio do Humor no qual houve Psicose: caso paciente tenha manifestado sintomas psicóticos, estes ocorreram na vigência de que tipo de episódio do humor (mania, depressão ou episódio misto)?

Congruência dos sintomas psicóticos com episódio afetivo: Os sintomas psicóticos manifestos pelo paciente eram congruentes com a modalidade de episódio de humor apresentada (mania, depressão ou episódio misto)?

Número de episódios do Humor com sintomas psicóticos: Na história clínica documentada, em quantos episódios do humor o paciente manifestou, de sintomas psicóticos?

Internação Psiquiátrica: O paciente teve que ser submetido a internação psiquiátrica (sim ou não)?

Outros Diagnósticos Psiquiátricos: variável nominal na qual enumera-se outros possíveis diagnósticos psiquiátricos que não TAB, na história clínica do

61!

paciente. Foram consideradas as hipóteses documentadas no prontuário, elaboradas no percurso do acompanhamento clinico.

Diagnósticos Clínicos: Variável nominal na qual enumera-se comorbidades clínicas documentadas no prontuário.

Uso de Tabaco: O paciente faz ou tem história prévia de uso de Tabaco (sim ou não)? Como o uso de Tabaco é sistematicamente investigado no ambulatório de psiquiatria do HC-UNICAMP, os pacientes com ausência de relato explícito de tabagismo foram considerados como não-fumantes na análise estatística.

Uso de Etanol: O paciente faz ou tem história prévia de uso abusivo ou síndrome de dependência ao etanol (álcool) (sim ou não)?

Outras Substâncias Psicoativas (SPAs): O paciente faz ou tem história de uso de Outras Substâncias psicoativas (“drogas”) que não o Etanol ou o Tabaco (sim ou não)? Os pacientes com ausência de relato de consumo de SPAs no prontuário foram escorados como “não”.

Antecedente Familiar de Transtorno do Humor: Paciente apresenta história familiar positiva para transtornos do Humor (sim ou não)?

Antecedente Familiar de Psicose: Paciente apresenta história familiar positive para transtornos psicóticos (sim ou não)?

Antecedente Familiar de Outros Transtornos mentais: Paciente apresenta história familiar positive para outros transtornos mentais (que não psicóticos ou de humor) (sim ou não)?

Eletroconvulsoterapia: Paciente possuí história de realização de Eletroconvulsoterapia (ECT) (sim ou não)?

APÊNDICE 2

Documentos relacionados