• Nenhum resultado encontrado

O presente estudo selecionou variáveis que pudessem guardar relações entre a experiência da IC em relação às publicações científicas e o ingresso dos bolsistas em ingressos de mestrado. Atribuiu-se a cada participante informações a respeito de idade, tipo vínculo – com bolsas ou voluntário, tempo em que obteve vigência da bolsa, valor total de remuneração, sexo, ingresso em curso de mestrado, bem como publicações divididas entre artigos em periódicos com Qualis e produções científicas não estratificadas que também estão presentes dentro da plataforma Lattes.

Todas as variáveis utilizadas, bem como seus objetivos e natureza encontram-se em dois quadros. O Quadro 4 a seguir, expõe as variáveis relativas ao bolsista e sua participação dentro da IC.

QUADRO 4 – VARIÁVEIS RELACIONADAS AO ALUNO

continua Variável O que se pretende aferir Natureza

Idade Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas a idade dos bolsistas

Escalar, representando o número correspondente à idade do bolsista em anos.

Sexo Verificar se as publicações

científicas encontram-se associadas ao sexo dos bolsistas.

Nominal com as opções “Masculino” e

“Feminino”.

Setor Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas a determinado setor.

Nominal com as opções “Ciências Agrárias”, “Ciências Biológicas”, “Ciências da Terra”, “Ciências Jurídicas”, “Ciências Humanas”, “Ciências Exatas”, “Ciências Sociais Aplicadas”, “Ciências da Saúde”,

“Educação Profissional e Tecnológica”,

“Educação”, “Litoral”, “Palotina”,

“Tecnologia”, “Artes, Comunicação e Design”.

Participação Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas a determinada bolsa/agência de fomento ou participação voluntária.

Nominal, com as opções "CNPq - Fundação Araucária - Voluntária", "CNPq - Fundação Araucária", "CNPq - UFPR/TN - Fundação Araucária - Voluntária", "CNPq - UFPR/TN - Fundação Araucária", "CNPq - UFPR/TN - Voluntária", "CNPq - UFPR/TN", "CNPq - Voluntária", "CNPq", "Fundação Araucária - Voluntária", "Fundação Araucária",

"UFPR/TN - Fundação Araucária - Voluntária", "UFPR/TN - Fundação Araucária", "UFPR/TN - Voluntária",

"UFPR/TN", "Voluntária"

Tempo IC Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas ao número de meses que o aluno se manteve em IC.

Escalar, representando o número de meses que o aluno se manteve em IC.

Carga Horária

Semanal Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas a carga horária semanal que o bolsista dedicou ao projeto.

Escalar, representando o número de horas semanais estipuladas para o desenvolvimento do projeto.

Carga Horária

Total Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas a carga horária total que o bolsista dedicou ao projeto.

Escalar, representando o número total de horas estipuladas para o desenvolvimento do projeto.

Valor Bolsa Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas ao valor mensal da bolsa.

Escalar, representando o valor mensal em reais da bolsa recebida pelo discente.

Total recebido Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas ao valor financeiro recebido enquanto manteve-se em IC.

Escalar, representando o montante financeiro recebido enquanto manteve-se em IC.

Número de

Participações Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas ao número de bolsas recebidas pelo aluno em IC.

Escalar, representando o número de participações em editais do discente dentro da atividade de IC.

Número de

Orientadores Verificar se as publicações científicas encontram-se associadas ao número de orientadores que o aluno possuiu ao longo de suas

Escalar, representando o número de orientadores que o discente teve ao longo de sua participação em IC.

participações em IC.

FONTE: o autor (2018).

Conforme exibido, as variáveis pessoais associadas ao bolsista são:

idade, sexo, curso e setor. As variáveis responsáveis por categorizar e quantificar a participação do aluno são: orientador, tempo em IC, carga horária semanal, carga horária total, valor de bolsa, total recebido, número de bolsas recebidas e número de orientadores.

É importante destacar que apesar de gerar discussões a respeito de sua utilização, o sexo – dentro do contexto da pesquisa – é importante variável a ser considerada dentro de novas descobertas. Apesar de estudos como o de Bridi (2004), Aragón, Martins e Velloso (1999) e Silva Junior (2014) mostrarem uma maior participação de mulheres na atividade de IC, os estágios posteriores dentro da academia evidenciam índices opostos (GARCIA e DUARTE, 2017).

Ainda que até 2015 as mulheres constituíram 55% da população de matriculados e titulados da pós-graduação brasileira, a taxa se mostra muito inferior quando comparada aos números de bolsa produtividade – vinculada a pesquisadores mais produtivos – cedidas, onde da quantidade total, apenas 35% eram destinadas à mulheres (CARVALHO , COELI e LIMA, 2018). Logo, há de se descobrir como se dá o desempenho de homens e mulheres na primeira experiência e relação com a ciência, de modo a entender se as diferenças apresentadas em etapas posteriores são encontradas nos primeiros contatos dos estudantes com a pesquisa.

O Quadro 5, apresenta as variáveis relacionadas ao desempenho científico – publicações e informações de ingresso em mestrado – coletadas do Currículo Lattes:

QUADRO 5 – VARIÁVEIS RELACIONADAS AO DESEMPENHO CIENTÍFICO continua Variável Natureza

Publicações A1 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis A1.

Publicações A2 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis A2.

Publicações B1 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis B1.

Publicações B2 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis B2.

Publicações B3 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis B3.

Publicações B4 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis B4.

Publicações B5 Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis B5.

Publicações C Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas de qualis C.

Publicações de artigos não indexados

Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em revistas sem qualis atribuído ou indexado.

Total de Artigos em

Periódicos Escalar, representando o somatório de publicações do bolsista como autor ou coautor em periódico.

Apresentação de trabalhos

Escalar, representando o somatório apresentações de trabalhos realizadas pelo bolsista.

Livro Escalar, representando o somatório de artigos em jornais ou revistas publicadas pelo bolsista.

Artigo em Jornal ou

Revista Escalar, representando o somatório de relatórios de pesquisa desenvolvidos pelo bolsista.

Trabalhos em Anais Escalar, representando o somatório de trabalhos apresentados em anais pelos discentes.

Total de Publicações Escalar, representando o somatório de todas as categorias de publicações utilizados na pesquisa.

Instituição de

Mestrado Nominal com as opções “UFPR”, “Federal”,

“Estadual”, “Privada” e “Internacional”

Tempo para Ingresso

no Mestrado Escalar, representando o tempo em anos que o aluno levou para ingressar no mestrado após o fim da graduação.

FONTE: o autor (2018).

Todas as variáveis de publicações do quadro são utilizadas como variáveis de desempenho científico, a fim de aferir se existem padrões associadas entre elas e as variáveis exibidas no Quadro 4. A variável

“Ingressou no Mestrado” tem por objetivo investigar se há diferenças entre o

número de publicações entre alunos que partiram para um curso de mestrado com aqueles que não o fizeram. Desse modo, para a população de bolsistas que entraram em um curso de mestrado, foram utilizadas as variáveis

“Instituição de Mestrado” e “Tempo para Ingresso no Mestrado” para realizar comparações entre grupos dos discentes através do tipo da instituição, bem com verificar se o tempo para o ingresso no mestrado encontra relação com o número de publicações científicas, ou se difere entre os grupos da população.

A partir da definição das variáveis, prosseguiu-se para a próxima etapa compreendida como a coleta de dados, onde foram aproveitadas e coletadas as informações contidas nas bases do Sistema de Iniciação Científica (SICT/UFPR) e a Plataforma Currículo Lattes do CNPq.