• Nenhum resultado encontrado

VERIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS DA PESQUISA

No documento Download/Open (páginas 117-119)

Conforme proposto, a pesquisa apresenta como objetivo geral a identificação, classificação e exposição das principais bases de dados abertos, no intuito de implementar as prerrogativas legais estabelecidas na LAI, o fomento da transparência ativa de dados abertos na UFRPE, tendo como recorte investigativo as Instituições Federais de Ensino Superior. Convergindo neste caminho, após essa propositura, os objetivos específicos contribuíram no alcance deste objetivo primário.

Na primeira parte foram identificadas, no Portal Brasileiro de Dados Abertos e no Painel de Monitoramento de Dados Abertos da CGU, quais bases de dados foram disponibilizadas à sociedade. A investigação foi realizada com o aporte teórico da legislação existente e a bibliografia direcionada ao tema de pesquisa. Como resultado do levantamento de dados e pesquisa nos sítios eletrônicos mencionados, obtivemos as respostas presentes nos quadro 6, 7 e 8, que demonstraram, respectivamente, as organizações que disponibilizam os dados abertos, os grupos temáticos e as Instituições que tratam do tema “educação”, haja vista ter relação direta com o lócus desta pesquisa.

Também foi identificado no Portal Brasileiro de Dados Abertos a disponibilização de 6.690 conjuntos de dados, conforme observado na figura 10, com a apresentação por instituição, grupo temático e formato dos dados disponibilizados, destacado na figura 11. No Painel de Monitoramento de Dados Abertos foram identificados que há previsão de 3.658 bases de dados, sendo que 16%, correspondendo a 602 bases, estão em atraso; 11%, correspondendo a 407 bases, estão num processo de abertura, mas não estão disponíveis; e 72 % constam já abertas, correspondendo a 2.649 bases de dados, conforme figura 12.

O Painel de Monitoramento de Dados abertos da CGU leva em consideração a existência do PDA de cada organização e os dados priorizados à abertura nesse Plano de Dados, para asseverar em que fase está cada base de dados mencionada. Assim, conforme observado na figura 13, o Painel destaca que 137 organizações possuem o PDA, 88 estão em fase de elaboração e apenas 5 não possuem o Plano de Dados Abertos, conforme aponta figura 13.

Na segunda etapa da pesquisa foi possível identificar, nas páginas das 63 IFES, as atuais ofertas de dados abertos, corroboradas com os dados constantes no Portal Brasileiro de Dados Abertos e Painel de Monitoramento de Dados Abertos da CGU. A partir dessa análise, identificou-se, na figura 15, a representação de disponibilidade do PDA das IFES. Tem-se que 35 IFES, correspondendo a 56%, possuem PDA; 23 IFES, correspondendo a 36%, estão com o PDA em construção e 5 IFES, que corresponde a 8%, não possuem o Plano de Dados.

O quadro 15 aponta a porcentagem de abertura das bases de dados das IFES, porém, somente a partir da investigação de cada IFES, nos seus portais eletrônicos, é que podemos verificar como estão apresentadas essas bases de dados. Assim, foram analisadas 38 IFES, conforme disposto no quadro 18 e observados que as bases de dados estão dispostas em grupos e conjuntos de dados abertos, vide figura 22.

Na terceira etapa da pesquisa foi realizada a segunda rodada de coleta e a análise dos dados, no intuito de estruturar e propor um modelo para a disponibilização dos dados abertos da UFRPE, conforme ordem de prioridade estabelecida no PDA dessa instituição. Conforme destacado nesta pesquisa, o Plano de Dados Abertos da UFRPE encontra-se em fase de elaboração e desenvolvimento pelo Comitê de Transparência de Dados Abertos e a proposta desta pesquisa, possivelmente, servirá para estabelecimento dessa ordem de prioridade descrita. A partir da segunda rodada de coleta de dados realizada, o processo de AC foi possível. As 38 IFES investigadas foram codificadas, conforme quadro 18, e foram identificadas as 16 bases de dados mais frequentes nessas IFES. Foram gerados 16 códigos, a priori, e direcionados às bases de dados, as quais citamos: administrativo, assistência estudantil, biblioteca, comunicados, concursos, contratos e convênios, despesas e orçamentos, documentos, ensino, extensão, institucional, ouvidoria, patrimônio, pesquisa e pós-graduação, pessoas e processos. Essas bases estão destacadas na figura 26, que menciona o processo de AC realizado com suporte da ferramenta Atlas.ti.

De acordo com o que fora demonstrado na figura 28, nuvem de palavras, observou-se que as bases de dados mais frequentes e presentes nos sites das IFES investigadas corroboram com o princípio indissociável de uma Instituição de Ensino Superior, a saber destacam-se: ensino, pesquisa e extensão, além de assistência estudantil e pessoas, bases mais frequentes e apresentadas nas figuras 29 a 44 e nos quadros 19 a 34.

Diante da AC realizada e das respostas obtidas mediante as apresentações das bases de dados pelas IFES, foi possível construir, nesta etapa, uma estrutura e catalogação das bases de dados que as IFES, dentre elas a UFRPE, poderá utilizar na abertura dos seus dados institucionais. Conforme observado no quadro 35, a propositura desta pesquisa estruturou 16 grupos de dados, 39 conjuntos de dados e 117 elementos vinculados, que consubstanciaram a proposição, discussão e análise no grupo focal, última etapa desta pesquisa.

Por fim, buscando-se a validação dessa etapa, a partir dos dados investigados, o grupo focal debruçou-se na discussão da pertinência de cada base de dados existente nos sítios eletrônicos investigados; a ordem em que essas bases deveriam se manter na proposta; inclusão,

exclusão ou permanência dos grupos e conjuntos de dados presentes em cada código investigado; e a organização dos conjuntos de dados dentro de cada grupo de dados apresentado.

A partir da aplicação do grupo focal obtivemos a validação da proposição apresentada de forma integral. Pontua-se que o grupo focal foi de extrema importância para a consecução dos objetivos deste estudo, tendo em vista que o grupo está composto por especialistas e pesquisadores na linha desta pesquisa.

Adiante serão demonstradas algumas limitações, que foram observadas no curso de investigação desta pesquisa.

No documento Download/Open (páginas 117-119)