• Nenhum resultado encontrado

5 PREPARAÇÃO E GESTÃO DA OBRA

5.4 Preparação de Obra

5.8.5 Verificações/Inspeções

É fundamental que, durante o fabrico do material para a obra, este seja inspecionado, evitando assim, perdas de tempo em obras, com reparações e todos os custos associados a um trabalho não previsto (Santos & Simões da Silva, 2011).

Todas as verificações e inspeções são realizadas de acordo com o Plano de Inspeções e Ensaios (PIE) e como está definido na norma EN 1090-2, compondo o dossier de qualidade da obra.

Já em obra são executados ensaios às soldaduras realizadas em obra e relatórios dos momentos de aperto dos parafusos.

Ensaios às soldaduras

Na inspeção das soldaduras, para além da inspeção visual realizada segunda a EN 970 (CEN, 1997), realiza-se o ensaio de Partículas Magnéticas (CEN,1998). O ensaio de Partículas Magnéticas possibilita a deteção de fissuras superficiais e é utilizado em soldaduras de topo e canto. É um ensaio económico (Santos & Simões da Silva, 2011).

No Anexo I apresenta-se um exemplo de um ensaio às soldaduras realizado na obra em estudo.

Conceção e execução de estruturas metálicas – um caso de estudo

Andreia Margarida Sousa Santos 113

Relatórios dos momentos de aperto dos parafusos

As medições dos momentos de aperto dos parafusos realizam-se manualmente com um torquímetro, que consiste numa escala que mede a carga sobre uma mola ou num instrumento ativado por um transdutor eletrónico (Atlas Copco, 2003).

O método mais comum de verificação do momento de aperto é um torquímetro de estalo equipado com uma embreagem que pode ser pré-ajustada a um torque específico. Se o torque for maior do que o valor de torque pré-estabelecido, a embreagem irá soltar-se com um estalo. Se o torque for menor, o aumento do torque final é possível até que a embreagem estale. No entanto, um aperto excessivo não pode ser detetado com o torquímetro de estalo (Atlas Copco, 2003).

5.8.6 Qualidade

O controlo de qualidade procura garantir que a obra é desenvolvida conforme o programa estabelecido, implicando o imprescindível acompanhamento do processo construtivo durante todas as suas fases de conceção e execução da obra. Atualmente, os materiais utilizados são na sua maioria certificados, no entanto ainda se testarem os materiais através de ensaios (Semedo, 2009).

As empresas que fornecem os materiais têm que corresponder às obrigações legais para os produtos de construção, a certificação tem de ser garantida de acordo com as normas aplicáveis, assim a manutenção das características evidenciadas.

Cada obra está sujeita ao seu plano de qualidade, já que não há duas obras iguais, existindo diferenças em inúmeros aspetos, nomeadamente, o cliente, o projeto, os intervenientes na execução, o prazo, o preço, os processos construtivos e as condicionantes ambientais, etc. No plano de qualidade são definidos vários pressupostos, particularmente a organização e os meios afetos à obra; a autoridade; a responsabilidade e a relação recíproca entre todos intervenientes; os procedimentos e os requisitos da qualidade específicos da obra; planificações das atividades da qualidade; entre outros. Para cada fase do processo construtivo descrevem-se de forma ordenada as ações a desenvolver em cada uma delas, bem como os respetivos intervenientes. (Semedo, 2009)

Conceção e execução de estruturas metálicas – um caso de estudo

114 Andreia Margarida Sousa Santos

5.8.7 Segurança

A construção civil é um dos sectores com maiores taxas de sinistralidade, sobretudo com maior taxa de sinistralidade mortal. Deste modo, Portugal decidiu criar regulamentação, tendo deste há vários anos lançado diplomas nesse sentido.

Como tal, houve necessidade de conceber várias medidas que visam a prevenção e a avaliação de riscos, durante a conceção e a execução da obra, desde o projeto à fase de utilização (Semedo, 2009).

O Plano de Segurança e Saúde é obrigatório e aponta as medidas necessárias à prevenção e minimização de todos os riscos para segurança, higiene e saúde dos trabalhadores e de terceiros, durante a execução da obra. Este plano é dividido em duas partes, o Plano de Segurança e Saúde em fase de projeto e o Plano de Segurança e Saúde em fase de execução da obra. O primeiro é elaborado em fase de projeto para que futuramente seja garantida a segurança e a saúde de todos os intervenientes no estaleiro. O segundo visa evitar problemas de segurança e saúde durante a montagem da obra.

Um diretor de obra deve conhecedor a legislação em vigor acerca de segurança e saúde, ou seja, a regulamentação, a sinalização, os equipamentos de proteção individual e coletiva, emissão de ruído, utilização de substâncias perigosas, riscos elétricos, etc.

O objetivo em obra passa por gerir todos os recursos com o menor risco possível, isto é, diminuir a eventual ocorrência de uma situação desagradável ou inconveniente, associada a perigo, de onde poderá originar ocorrência de acidentes. Conforme a probabilidade de ocorrência, estima-se o risco (Semedo, 2009).

5.8.8 Ambiente

O sector da construção civil é um dos que produz maior quantidade de resíduos e que tem mais impacte ambiental. Deste modo, é fundamental ter políticas direcionadas para a preservação do Meio Ambiente (Semedo, 2009).

Atualmente, começa a ser prática comum a conceção e implementação de um Plano de Gestão Ambiental, que englobe formação e sensibilização, acompanhamento ambiental e

Conceção e execução de estruturas metálicas – um caso de estudo

Andreia Margarida Sousa Santos 115

a gestão dos resíduos. A formação e sensibilização devem ser específicas para os diretores de obra, encarregados e os restantes trabalhadores.

Em obra é essencial estimular todos os trabalhadores a reduzirem o impacte ambiental das atividades que executam, minimizando os desperdícios e colaborando para a eficaz reutilização e reciclagem dos resíduos. Sendo bastante relevante que a separação dos resíduos seja oportunamente pensada pelo diretor de obra. A adequada triagem de resíduos e o correto acondicionamento nos estaleiros e frentes de trabalho é de enorme importância (Semedo, 2009).

Documentos relacionados