• Nenhum resultado encontrado

Viagem de Enki a Nippur

No documento tabuletas sumérias (páginas 131-133)

1-8. Naqueles tempos remotos, quando os destinos foram determinados, quando Anu trouxe abundância, e as pessoas romperam a terra como as plantas verdes - então o senhor do Abzu, o rei Enki, Enki, o senhor que determina o destino, construiu o seu templo inteiramente de prata e lápis- lazúli. Sua prata e lápis-lazúli eram a luz do sol brilhando. Dentro do santuário do Abzu trouxe ale- gria.

9-17. Anu fez artisticamente um castelo brilhante sair do Abzu, foi erguido para o Senhor Nudim- mud. Ele construiu o templo de metais preciosos, decorou-o com o lápis-lazúli, e cobriu-o com ouro em abundância. Em Eridug, ele construiu a casa ao banco. Sua alvenaria faz afirmações e dá conse- lhos. Seu rugido berra como um touro,é o templo de Enki. Durante a noite, o templo elogia seu se- nhor, e oferece o seu melhor para ele.

18-25. Antes do Senhor Enki, Isimud, o ministro, elogia o templo, ele vai ao templo e fala com ele. Ele vai para o prédio de tijolos e aborda-lo: "Templo, construído a partir de metais preciosos e lápis- lazúli, cujo os pinos da fundação são empurrados para o Abzu, o que tem sido cuidado pelo príncipe no Abzu! como o Tigre e o Eufrates, isso é poderoso e inspirador (?). Alegrou-se ao ter sido posto com Enki no Abzu. "

26-32. " Sua fechadura não tem rival. O parafuso é um leão medroso. As vigas do telhado são o tou- ro do céu, um arnês feito artisticamente com brilho. Suas esteiras de junco são como o lápis-lazúli, decorando o telhado. Seu cofre é um touro { {} (algumas linhas em falta:). touro selvagem} eleva seus chifres Sua porta é um leão que se apodera de um homem {} {. (1 algumas linhas em falta:.) é inspiradora} Sua escada é um leão caindo em um homem. "

33-43. "Abzu, o local puro, que cumpre seu propósito! E-engura! O senhor já dirigiu seus passos para você. Enki, Senhor do Abzu, embelezou a sua fundação com estacas cornalina. Ele tem adorna- do com ... ... e (?) Lapis lazuli. O templo de Enki é abastecido com a cera santa (?), é um touro obediente a seu mestre, rugindo por si mesmo e dando conselhos ao mesmo tempo.E-engura, ao qual Enki protegeu com cercado de cana santa! Em seu interior um trono alto é erguido, o batente da porta é uma trava santa do céu. "

44-48. "Abzu, o local puro, lugar onde o destino está determinado - o Senhor da Sabedoria, o Se- nhor Enki, {(1. linha em falta:) o Senhor que determina o destino,} Nudimmud, o senhor de Eridug, ninguém pode ver o seu interior. Seus sacerdotes Abgal deixam seu cabelo abaixo das costas. " 49-61. "Eridug amado por Enki, E-engura, cujo interior está cheio de abundância! Abzu, a vida da Terra, amado por Enki! Templo, construído na orla, condizente com os astutos poderes divinos! Eri- dug, sua sombra se estende sobre o meio do mar!O mar eleva-se sem nenhum rival;! poderoso rio inspirador que aterroriza a Terra.E- engura, alta cidadela (?) firmando-se na terra! Templo na borda do Engur, um leão no meio do Abzu: templo grandioso de Enki, que dá sabedoria sobre a Terra, seu grito, como a de um poderoso rio elevando-se, alcança (?) o rei Enki".

62-67. "Ele fez { a lira, o instrumento Algar, o tambor balag e as baquetas.} {(Algumas linhas fal- tando:). A Lira, o instrumento Algar, o tambor balag dos seus sacerdotes: ) a sua lira, instrumento

Algar, o tambor balague com as baquetas} {(1 linha faltando:). lira, instrumento Algar, o tambor ba- lag e até mesmo a palheta (?)}, o Harhar, o sabitum, e os ... ... instrumentos miritum oferecem o seu melhor para o seu santo templo. O ... ... ressoou por si só com um som doce. O santo instrumen- to de Enki tocou para ele e sete cantores cantavam {} {(algumas linhas faltando:). Os tambores tigi ressoaram.} "

68-70. "O que Enki diz é irrefutável; ... ... está bem estabelecido (?)." Isto é o que Isimud falou com o prédio de tijolos, ele elogiou o E-engura {com doces canções} 1 linha faltando) Devidamente.} 71-82. Como ele foi construído, como foi construído, como Enki levantou Eridug acima, é uma montanha artisticamente construída que flutua sobre a água. Seu santuário (?) se espalha (?) nos ca- naviais; cria pássaros {(1. linha faltando:) à noite} em seus pomares carregados de frutos verdes. A carpa Suhur brinca entre as ervas-de-mel, e a carpa eštub lança-se entre os pequenos juncos Gizi. Quando Enki sobe, os peixes sobem antes dele como ondas. Ele tem o grande Abzu como uma ma- ravilha, porque traz alegria para Engur.

83-92. Como o mar, ele é imponente, como um rio poderoso, ele incute medo. O Eufrates surge di- ante dele antes do vento forte do sul. O polo do seu barco é {} {Nirah (algumas linhas faltando:). Imdudu}; seus remos são as palhetas pequenas. Quando Enki embarca, o ano será cheio de abundância. O navio zarpa por vontade própria, com cabo de reboque feito (?) Por si só. Quando ele sai do templo de Eridug, o rio gurgles (?) para seu senhor: Seu som é o mugido de um bezerro, o mugido de uma boa vaca.

93-95. Enki abateu bois ali, e ofereceu ovelhas generosamente. Onde não havia tambores ala, ele colocou alguns em seus lugares, onde não havia tambores de bronze, ele colocou alguns em seus lu- gares.

96-103. Ele dirigiu os seus passos por conta própria para Nippur e entrou no terraço do templo, o santuário de Nippur. Enki pegou (?) A cerveja, ele pegou (?) O licor. Ele despejou licor em grandes recipientes de bronze, e tinha emmer- cerveja e trigo triturado (?). Em recipientes kukuru que fazem a boa cerveja ele preparou a mistura. Ao adicionar o xarope ao seu gosto (?), Ele fez forte. Ele ... ... o seu farelo misturado.

104-116. No santuário de Nippur, Enki forneceu uma refeição para Enlil, seu pai. Sentou Anu na ca- beceira da mesa e sentou ao lado de Anu, Enlil. Sentou Nintur no lugar de honra e sentados os deu- ses Anuna nos locais adjacentes (?). Todos eles estavam bebendo e curtindo a cerveja e licor. Eles encheram os vasos de bronze aga até a borda e começou uma competição, bebiam nos vasos de bronze de Uras. Eles fizeram os navios tilimda brilhar como barcas sagradas. Depois de cerveja e bebidas alcoólicas ficaram embriagados e divertiram-se, e depois ... ... da casa, Enlil estava feliz em Nippur.

117-129. Enlil abordou os Anuna deuses! "Grandes deuses Anuna que estão aqui, que se alinharam na unkena Ubšu-Meu filho, o rei Enki construiu o templo! Ele fez Eridug {subir (?)} {( 1 linha fal- tando:) sair do chão como uma montanha. Ele construiu-o num local agradável, em Eridug, o lugar puro, onde ninguém pode entrar - um templo construído com prata e decorado com lapis lazuli, uma casa que sintoniza os sete tambores tigi corretamente, e fornece encantamentos, onde todas as can- ções sagradas fazem da casa um lugar lindo - o santuário do Abzu, o bom destino de Enki, con- dizente com os astutos poderes divinos ; o templo de Eridug, construído com a prata: por tudo isso, Pai Enki seja louvado!

46. Viagem de Pabilsag a Nippur

No documento tabuletas sumérias (páginas 131-133)