• Nenhum resultado encontrado

9. ANÁLISE DAS VIOLÊNCIAS SEXUAL E POR ARMA DE FOGO: COMETIDAS E SOFRIDAS

9.3. Violências sofridas envolvendo armas de fogo

Nesta seção, será analisado mais especificamente o fenômeno da violência descrito nos jornais envolvendo armas de fogo. Foram captadas 26 (vinte e seis) notícias referentes à violência sofrida por armas de fogo. Ao final, faz-se breve resumo do tópico.

A primeira notícia informa na manchete que em Salinas das Margaridas, no Recôncavo da Bahia “Dupla é morta a tiros e assassinos fogem de canoa” completando na notícia que “o adolescente de 17 anos de idade, foi atingido por cinco tiros” e esta quantidade de tiros (cinco) evidencia a periculosidade do morto. Mais adiante a notícia acrescenta que segundo a polícia, ele “tinha passagem por furto e tráfico de drogas”.

As duas notícias descritas a seguir, descrevem de forma curta, a pessoa, o fato e o local e seguem uma regra editorial e de reportagem. Elas foram descritas na manchete “B. O”. A notícia revela que “Adolescente, 17 anos, foi assassinado ontem à noite em um ponto de ônibus”. Esta notícia faz referência a mais um adolescente na estatística criminal, assassinado em “um ponto de ônibus” (em local não identificado de Salvador). A outra: “Dois adolescentes de 12 e 15 anos, também foram baleados”.

Dentre as notícias que fazem referência à execução de adolescentes, destacam-se: a) “Chacinas na Bahia em 2014”, na cidade de Camaçari, um garoto de 12 anos; b) Polícia encontra corpos de três rapazes executados na BR 324; c) Feira de Santana. Adolescente de 17 anos é morto em frente de escola; d) Confundida por traficante, criança de 13 anos leva tiro na cabeça; e) Matador da Mata Escura (Bairro

de Salvador) matou adolescente, 17; f) Lobato (subúrbio de Salvador). Durante troca de tiros, um adolescente foi morto a tiros; g) Adolescente, 17 anos, foi encontrado amarrado e amordaçado, jogado em um lixão; h) Adolescente, 15 anos de idade, sequestrado, é o quinto desaparecido em menos de 48 horas; i) Sábado, outro adolescente foi morto em Coutos (subúrbio de Salvador) atingido por arma de fogo; j) No Curuzu (bairro de Salvador), um adolescente de 17 anos foi morto com 29 tiros; k) Adolescente de 12 anos de idade foi uma das vítimas e segundo a Delegada, era usuário de droga; l) No Engenho Velho de Brotas (bairro de Salvador) moradores pedem o fim da violência e retratam a execução de mais um adolescente de 15 anos de idade; m) Alto de Coutos (subúrbio de Salvador), o adolescente, 16 anos, foi morto ontem à tarde em frente a uma escola, quando dois homens ainda não identificados chegaram já atirando; n) Adolescente, 17, morto dentro da Faculdade Área 1, na terça feira, durante tentativa de assalto.

As notícias analisadas a seguir seguem a mesma diretriz da violência sofrida por arma de fogo. Elas informam sobre modalidade diferentes de violência sofrida: a) Adolescente, 16 anos, foi morto durante troca de tiros com a PM na Federação; b) Em um espaço de duas horas, três tiroteios. O primeiro confronto, um adolescente de 17 anos foi baleado. Segundo policiais da 19ª50; c) A manchete descreve que Natal tem 17 homicídios na capital e RMS, contra 14 no ano passado. Na notícia, um adolescente de 13 anos de idade, também foi assassinado na Rua Direta do Alto do Coqueirinho (bairro de Salvador). Segundo a CENTEL51, ele foi baleado na cabeça e nos pés. E esta é marca de matança: “baleado na cabeça e nos pés” o que significa que o matador deixa a sua marca, seu registro, sua mensagem; d) Dois adolescentes mortos a tiros: um na praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital, e outro no município de Itabaiana (Sergipe); e) Em Itabaiana (Sergipe), o primeiro registro de homicídio do mês é de um adolescente, 17 anos de idade que morreu na calçada de uma mercearia; f) 90% dos adolescentes infratores são mortos após ganhar liberdade, segundo o Sindicato dos Agentes de Segurança de Unidade de Medida Socioeducativa de Sergipe. A notícia refere ainda que entre dezembro a

5019ª CIPM – Paripe. End.: Rua do Carioca, s/nº, Paripe, SSA/Ba - CEP: 40.800-030 E-

mail: cipm19.cmd@pm.ba.gov.br. Website:

http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2371&Itemid=540 51Atualmente os dados são informados através do site: http://stelecom.ba.gov.br/sic/.

abril, 22 adolescentes que deixaram as unidades foram assassinados. Esta notícia é refletida em Sergipe e na Bahia (Feira de Santana), onde adolescentes foram resgatados pelo crime, assim que saíram da internação; g) Três morrem em confronto com policiais - Jovens eram acusados de praticar vários assaltos e cometer homicídio em Estância e Itaporanga D’Ajuda, no Estado de Sergipe.

As representações sociais das violências sofridas por armas de fogo contra adolescentes revelam a associação da violência com a presença do tráfico de drogas e do tráfico de armas no tecido social. É cediço que o Brasil faz parte da rota internacional, as armas chegam a todos os Estados da Federação e nos municípios mais distantes, e geralmente, elas estão associadas ao tráfico de drogas.

As notícias analisadas envolvendo armas de fogo e adolescentes retratam cenários e personagens os mais diversos: ponto de ônibus, ambulância, chacinados, executados, mortos a tiros, atingidos por arma de fogo, encontrado no lixão, sequestrado, carbonizado. As expressões utilizadas revelam o sensacionalismo a exemplo da notícia: “o adolescente foi morto com 29 tiros”. Nessas notícias, o retrato de matanças, mortes anunciadas, confrontos com a polícia e marcas representativas da violência: “baleado na cabeça e nos pés”. E, dentre elas, seleciona-se para o comentário final: Adolescente ‘A’ é morto em abordagem policial e Adolescente ‘B’ (testemunha) é executado e carbonizado. Analisando a manchete, “Corpo atribuído a “adolescente” será submetido a exame DNA. Cadáver do adolescente é encontrado carbonizado e com marcas de disparos”, a mesma revela o sensacionalismo, satisfaz a retórica de emoções, interessa ser divulgada, terá (teve) leitores ávidos. A notícia informa sobre testemunhas, entrevista com radialista e Deputado Estadual, em Rádio FM, revela dados da execução do adolescente cujo corpo foi encontrado carbonizado e com marcas de disparos de arma de fogo, em uma estrada deserta no Município de Nossa Senhora do Socorro (SE).

A notícia revela ainda que o adolescente ‘B’ seria testemunha do crime cometido contra o adolescente ‘A’ pois estavam juntos em uma motocicleta no dia do crime. A notícia fornece um modelo claro para a representação social dos adolescentes: o adolescente ‘B’ já tinha passagem pela Unidade Socioeducativa de Internação Provisória [USIP], em Aracaju, onde ficou internado durante três meses por ter praticado roubo, dá pormenores dos dados da vítima, satisfaz ao quanto interessa do tratamento da informação que será transmitida ao público leitor da notícia.