• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS

4.6 FATORES DE SUCESSO

4.6.1 VISÃO GERAL DOS FATORES DE SUCESSO

Quanto aos fatores de sucesso para a implementação do PNATRANS apontados pelas instituições em resposta às solicitações via LAI, não se observou uma concentração de respostas em uma categoria específica. Recursos e integração entre os atores foram apontados em maior frequência (n = 5), mesmo resultado obtido para as barreiras apontadas pelas instituições. Os resultados obtidos constam do Gráfico 18.

Gráfico 18 - Fatores de sucesso à implementação do PNATRANS

Fonte: elaborado pela autora

Na visão dos entrevistados, os fatores de sucesso à implementação do PNATRANS contemplam dois aspectos interessantes, primeiro quanto ao enaltecimento de fatores já existentes na política, segundo quanto aos fatores projetados para que sejam adotados em contribuição para o sucesso do Plano. A Tabela 13 indica a frequência de associação pelos entrevistados a esses fatores de sucesso. Nota-se que o apoio à política também foi apontado pelos entrevistados como uma importante barreira à implementação da política.

0 1 2 3 4 5 6

Recursos Integração atores Gestão do conhecimento Alinhamento do público alvo Comprometimento Liderança Atores não governamentais Características da política Contexto do estado Mudanças Resultados já obtidos Gestão de projetos

Fatores de Sucesso

Tabela 13 - Síntese dos fatores de sucesso apontados pelos entrevistados

FATORES DE SUCESSO

Categoria Subcategoria Entrevistados Total

Analítica Mudanças Características da política E3; E4; E6; E13 E1; E2; E4; E6; E9; E10; E12 4 7

Política Alinhamento do público alvo Apoio à politica E2; E6; E7; E9 E1; E3; E4; E5; E6; E10; E12; E13 4 8

Comprometimento E1; E2; E3; E4; E13 5

Operacional

Gestão de Projetos E2; E6 2

Liderança E1; E4; E5; E6; E8; E9 6

Gestão do conhecimento E4; E6; E9; E11; E12 5

Recursos E6; E7; E8; E12 4

Fonte: elaborado pela autora

A análise da amostra de respostas ao questionário eletrônico permitiu identificar os fatores de sucesso preponderantes sob a percepção dos implementadores. Para isso, os respondentes deveriam indicar, em ordem de prioridade, do mais importante para o menos importante, três principais fatores de sucesso. Os resultados indicaram que o fator mais escolhido na 1ª posição para a implementação do PNATRANS, com 12 escolhas, foi Capacitação adequada. Entre as três primeiras opções, esse FS também foi o mais escolhido pelos respondentes, totalizando 19 preferências.

Destacam-se os fatores de sucesso apoio à política pelo dirigente máximo e continuidade das ações independem das mudanças de dirigentes da instituição, ambos selecionados por 7 respondentes, como segunda opção mais escolhida ainda na 1ª posição.

O fator de sucesso que mais se repetiu na 2ª colocação foi a Adequada coordenação das metas. Enquanto na 3ª colocação o mais escolhido foi Recursos orçamentários e financeiros suficientes. A Tabela 14 apresenta os resultados obtidos para os fatores de sucesso.

Tabela 14 - Principais fatores de sucesso por ordem de prioridade à implementação do PNATRANS

Fatores de sucesso 1º 2º 3º Total

Alta prioridade da política. 3 1 1 5

Apoio à política pelo dirigente máximo. 7 2 1 10

Apoio à política nas instâncias superiores às da instituição. 4 4 1 9

Apoio da sociedade. 2 1 3 6

Participação na formulação. 3 3 2 8

Clareza de metas e objetivos. 4 3 2 9

Adequada coordenação das metas. 2 5 2 9

Continuidade das ações independem das mudanças de dirigentes da

Fatores de sucesso 1º 2º 3º Total

Recursos orçamentários e financeiros suficientes. 3 3 4 10

Pessoal em quantidade suficiente. 4 1 0 5

Capacitação adequada. 12 4 3 19

Recursos tecnológicos suficientes. 5 2 0 7

Total 56 31 21 108

Fonte: elaborado pela autora.

Desta forma, à luz do referencial teórico, os principais fatores de sucesso elencados pelos respondentes para a implementação do PNATRANS remetem aos recursos, especialmente aos recursos humanos, no que tange à capacitação adequada do quadro de pessoal nas instituições implementadoras, seguido de um cenário favorável de existência de recursos orçamentários e financeiros. Tendo em vista que os mesmos aspectos foram elencados como barreiras, é possível inferir que os respondentes interpretaram os fatores de sucesso como sendo aqueles essenciais ao sucesso da implementação, não necessariamente existentes na instituição em que trabalham. O apoio à política pelo dirigente máximo, a continuidade das ações não ser afetada pelas mudanças de dirigentes e a adequada coordenação das metas foram fatores de sucesso realçados pelos respondentes.

Nota-se que, similarmente aos resultados das barreiras, a percepção dos fatores de sucesso também está atrelada à atuação do público alvo envolvido na coleta de dados desta pesquisa. Atenção é dada para o comportamento dos aspectos elencados como fatores de sucesso, os quais tenderam a ser idênticos àqueles indicados como principais barreiras para o mesmo público alvo. A perspectiva de que os recursos podem se comportar tanto como fatores de sucesso ou como barreiras, a depender da sua presença ou ausência, é comprovada pelo resultado dos fatores de sucesso destacados pelas instituições.

O mesmo ocorre com a integração dos atores, que coincidentemente ocupou a segunda colocação de preferência das instituições tanto como barreira quanto fator de sucesso, espelhando uma expectativa dos implementadores da ponta. Os implementadores também reforçaram a expectativa de continuidade das ações independentemente da alternância de liderança, expressando uma realidade a nível local. O apoio à política, a liderança e as características da políticas foram abordados pelos entrevistados, reforçando a sua posição gerencial e estratégica. Um fator de sucesso interessante reforçado por essas entidades foi a gestão do conhecimento, no sentido de que experiências bem-sucedidas (internacionais ou nacionais) podem ser replicadas ou adaptadas para favorecer o sucesso da implementação do PNATRANS, demonstrando a visão gerencial das instituições implementadoras.

4.6.2 RECURSOS

Os recursos comportaram-se como fator de sucesso conforme relatado pelas instituições estaduais que conseguiram vencer as limitações orçamentárias e financeiras promovendo instrumentos de cooperação entre entidades para destinação de verbas com arrecadação de multas ou do licenciamento anual para potencializar as ações de segurança viária. É o caso relatado por três instituições, DETRAN/AM, DETRAN/GO e DETRAN/SP.

Quanto aos recursos humanos, para algumas instituições consistem em um fator de sucesso para a implementação do PNATRANS. É o caso do DER/DF que instituiu uma gratificação de fiscalização de trânsito aos agentes da autoridade de trânsito, para que possam se voluntariar para prestar serviço no período de descanso, um mecanismo para viabilizar as ações de fiscalização e minimizar os impactos do número de pessoal reduzido. Outros órgãos, como o DETRAN/RO e DETRAN/AL destacaram que possuem técnicos excelentes e parceiros que viabilizam a aplicação do plano no estado.

Quanto ao comportamento dos recursos como fatores de sucesso, notou-se que sua presença é um fator essencial para a implementação do PNATRANS, demonstrando a necessidade da ponta em contar com pessoal em quantidade suficiente e adequadamente capacitado para atender a demanda, bem como em contar com recurso tecnológico (RENAEST) como base de dados consolidada de acidentes de trânsito e dispor de recursos orçamentários e financeiros suficientes para as ações do PNATRANS. Aspectos orçamentários e financeiros que também foram barreiras foram apontados como fatores de sucesso pelas instituições que apontaram experiências positivas alternativas para driblar a insuficiência de recursos, como o estabelecimento de convênios entre estados e municípios para fomentar estratégias conjuntas de segurança no trânsito em pontos críticos e consórcios entre municípios, para que esses possam ter um atrativo a se integrar no SNT e instituir ações de melhoria de segurança no trânsito.

Embora essas iniciativas tenham surgido, percebe-se que não configuram a realidade comum das entidades, ficando como sugestão para sua disseminação a fim de minimizar os obstáculos correspondentes à insuficiência de recursos à implementação do PNATRANS.