• Nenhum resultado encontrado

Visão Integrada dos Ativos ao longo do Ciclo de Vida

Manutenção em tempo de crise

3.9 Visão Integrada dos Ativos ao longo do Ciclo de Vida

O caminho para a visão integrada dos ativos, desde a conceção até ao abate, integrando as competências em cada uma das fases do ciclo de vida de um ativo, conduz ao aparecimento das normas ISO 5500X.

Segundo (ISO 55002, 2014), em 2002-2004 o IAM - Institute of Asset Management, em conjunto com a BSI - British Standards Institution, desenvolveu a PAS 55, a primeira

42 especificação disponível publicamente para a gestão otimizada de ativos físicos. Isto tornou- se um best-seller internacional, com a adoção generalizada em serviços públicos, transportes, mineração, processo e indústrias de fabricação em todo o mundo. A atualização de 2008 da PAS 55: 2008 foi desenvolvido por 50 organizações de 15 setores da indústria em 10 países. A Organização Internacional de Normalização (ISO), em seguida, aceita a PAS 55 como base para o desenvolvimento da nova norma ISO 55000 série de normas internacionais.

Segundo (ISO 55002, 2014), com as normas ISO 5500X, os sistemas de gestão empresarial terão de organizar o ciclo de vida dos ativos de uma forma coordenada para a perceção do seu valor. Um sistema de gestão de ativos é um conjunto de elementos correlacionados e interativos de uma organização, cuja função é estabelecer a política e os objetivos de gestão de ativos, bem como os processos necessários para atingir esses objetivos.

Na Figura 11 estabelece-se uma hierarquia dos sistemas de gestão de ativos.

Gestão da Organização

Gestão de ativos

Gestão: Sistemas de Ativos

Gestão de Ativos individuais e durante o seu ciclo de vida

Manter as partes interessadas contentes

Performance e concordâncias do Portfólio de investimentos

Performance do Sistema controlo de custos e riscos

Atividades eficientes e eficazes

Figura 11 - Hierarquia dos Sistemas e Ativos, “adaptação de referência” (APMI, 2014).

Assim os benefícios de um sistema de gestão de ativos serão, segundo (APMI, 2014):  Desempenho financeiro melhorado;

 Decisões apoiadas sobre investimentos em ativos;  Gestão do risco;

43  Demonstração de responsabilidade social;

 Demonstração de conformidade;  Reputação melhorada;

 Sustentabilidade organizacional melhorada;  Eficiências e eficácias melhoradas.

A relação entre um sistema de gestão de ativos e a gestão de ativos exemplifica-se na Figura 12, onde se pode constatar como e onde se deverá posicionar numa organização.

Gestão da organização Gestão de ativos Sistema de gestão de ativos Portfólio de ativos Atividade coordenada numa organização para

percecionar e produzir valor a partir dos ativos.

Conjunto de elementos correlacionados ou interativos que permite estabelecer uma política

de gestão de ativos, objetivos de gestão de ativos e processos para atingir esses objetivos.

Ativos que se inserem no âmbito do sistema de

gestão de ativos.

Figura 12 - Gestão do ciclo de vida de um ativo, “adaptação de referência” (APCER, 2014).

Assim veem-se como vantagens a adoção das normas ISO 55000, ISO 55001 e ISO 55002 habilitar uma organização em atingir os seus objetivos através da gestão eficaz e eficiente dos seus ativos. A aplicação de um sistema de gestão de ativos constitui uma garantia que esses objetivos poderão ser alcançados de forma consistente e sustentável ao longo do tempo, segundo (APCER, 2014).

O caminho para uma boa Gestão de Ativos deverá passar transversalmente por todos os intervenientes numa organização, com os princípios que se apresentam na Figura 13.

44 Estratégica Transversal Integrada Equilibrada Aplicada

Alinhada com a estratégia da organização.

Deve atravessar todos os departamentos e evitar a criação de silos.

Deve ser aplicada pelos acionistas, gestores e pessoas com responsabilidades de gestão delegada, quer internamente como externamente.

Equilíbrio entre custos, riscos e performance de curto e longo prazo.

A ativos tangíveis e intangíveis.

Figura 13 - Etapas integrantes da Gestão de Ativos, segundo (ISQ, 2014).

Os princípios fundamentais da Gestão de Ativos, segundo (ISQ, 2014), são os seguintes:  Valor - Os ativos existem para a perceção e produção de valor à organização e às partes interessadas;

 Alinhamento - A gestão de ativos traduz os objetivos de uma organização em decisões técnicas e financeiras, planos e atividades;

 Liderança - A liderança e a cultura empresariais são determinantes para a perceção e produção de valor;

 Garantia - A gestão de ativos constitui a garantia de que os ativos assegurarão a sua função requerida.

A evolução da Gestão de Ativos tem vindo a acontecer ao longo dos anos em que existem o desenvolvimento de técnicas de tornar as organizações cada vez mais eficientes. No entanto com estas normas ISO 5500X vêm sustentar a continuação da melhoria da fiabilidade das organizações com políticas e estratégias transversais, como se ilustra na Figura 14.

45 E Tempo Engenharia da Fiabilidade  Engenharia de Ativos

Gestão de Ativos

Manutenção Fiab ilid ad e

Manutenção + Operação + Engenharia + Políticas

Políticas e Estratégias Ciclo de Vida Funções Técnicas Intervenção Engenharia de  Manutenção

Figura 14 - A Evolução da Gestão de Ativos, “adaptação de referência” (APMI, 2014).

Segundo (APMI, 2014), a evolução da gestão da manutenção passou no passado por uma manutenção corretiva onde se intervia num ativo quando esta deixa de efetuar a sua função, para uma manutenção prescritiva, onde por métodos prescritivos, racionais, estruturados e sistemáticos para o desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional, obtendo-se soluções de problemas e resultados otimizados, como se mostra na ilustração da Figura 15. • Manutenção Corretiva depois dos incidentes ocorrerem • Manutenção depois da falha ocorrer. • Baseado em intervalos fixos e inspeções visuais • Manutenção baseada na condição atual. • Monitorização • Previsão de acordo a análise de padrões e tendências • Geração de propostas de soluções. • Apoio à decisão C o mpl e xi da de  Té cn ic a Tempo Manutenção  Reativa Manutenção  Preventiva Manutenção  Baseada  na Condição Manutenção  Preditiva Manutenção  Prescritiva RCM Gestão de Ativos

47

4 Introdução às normas ISO 5500X

4.1 Introdução

Breve apresentação sobre as três normas, que ainda não foram traduzidas para Português:  NP ISO 55000 Gestão de ativos – Visão geral, princípios e terminologia;

 NP ISO 55001 Gestão de ativos – Sistemas de gestão – Requisitos;

 NP ISO 55002 Gestão de ativos – Sistemas de gestão – Linhas de orientação para a aplicação da ISO 55001.

A norma ISO 55000 proporciona uma visão global da gestão de ativos e dos sistemas de gestão de ativos e especifica também o contexto para as normas ISO 5001 e ISO 55002.

A norma ISO 55001 especifica os requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão para a gestão de ativos, referido como um “sistema de gestão de ativos”. Esta norma pode ser utilizada por qualquer organização, sendo a organização que determina a quais dos seus ativos esta norma se aplica.

A norma ISO 55002 proporciona orientações para a aplicação de um sistema de gestão de ativos, de acordo com os requisitos da norma NP ISO 55001. Esta norma pode ser aplicada a todos os tipos de ativos e por todos os tipos de organizações, seja qual for a sua dimensão.

4.2 Ferramentas de melhoria da qualidade, eficácia e eficiência dos