• Nenhum resultado encontrado

Fonte: pacote de recursos do professor OpenMind 2

A Introdução é dividida de acordo com os seguintes tópicos (e ao lado de cada um, segue a paginação que consta no próprio LP) que serão analisados no próximo subitem desta dissertação (Anexo 04):

▪ Course philosophy (Filosofia do curso) – página IV;

144 Nossa tradução: As feiras realizadas por produtores são um dos tipos mais populares de comércio de comida e bebida orgânicas no Reino Unido.

▪ Methodology and unit structure (Metodologia e estruturas das unidades): (1) Approaches to teaching language (Abordagens para ensinar a língua) – em três partes: (a) Grammar (Gramática), (b) Vocabulary (Vocabulário) e (c) Pronunciation (Pronúncia) – páginas IV até VII.

(2) Approaches to teaching the four skills (Abordagens para ensinar as quatro habilidades), dividido em 1. Teaching subskills (Ensino de sub- habilidades) e 2. Integrating and practicing skills (Integrando e praticando habilidades) – páginas VII e VIII;

▪ The unit opener (A abertura da unidade) – página IX;

▪ Communicative Wrap-ups (Conclusão da Parte Comunicativa) – página X; ▪ Teaching life skills (Ensino de habilidades para a vida) – página XI; ▪ Language Wrap-up (Wrap-up da linguagem) – página XII;

▪ Teaching students at Level 2 (Ensino dos alunos no nível 2)145 – página XII;

▪ openMind Workbook (Livro de lição de casa) – páginas XIII e XIV; ▪ openMind Teacher’s Book (Livro do Professor openMind) – página XV; ▪ openMind Digital – página XVI.

Esses tópicos compreendem 15 páginas de instruções e explicações para os professores quanto ao pacote de recursos fornecidos para auxiliá-los, o que nos leva novamente a McGrath (2013, p. 12-13) quanto à necessidade de pacotes de recursos completos. Nesse tocante, a série openMind oferece duas versões de pacote: Premium

Pack (e Premium Plus Pack), que disponibiliza o aplicativo para exercícios on-line, com

a possibilidade de projetar o próprio livro do aluno durante a aula usando, por exemplo, equipamento Datashow, e workbook também na versão digital e a versão Pack, compreendendo dois livros para o aluno (livro didático e workbook), sem acesso à versão digital por parte do professor e do aluno.

A versão impressa apresenta, de um lado, a página idêntica ao livro do aluno (com o acréscimo de algumas respostas dos exercícios existentes) e, do outro, informações, instruções sugestões de procedimentos didáticos, notas culturais, transcrições das gravações e algumas respostas de exercícios.

Para o corpus deste estudo, utilizamos a versão Premium Plus Pack (segunda edição, 2016) por ser mais recente e de maior facilidade para trabalhar em sala de aula,

145 Esse tópico é referente apenas ao livro do nível 2; todos os outros tópicos são iguais para os outros livros da série.

pois com a versão on-line ou o aplicativo do livro, é possível projetar vídeos (Figuras 02 e 03), atividades de áudio (Figuras 04 e 05) e os próprios exercícios e textos que estão no livro do aluno, como vemos a seguir:

Figura 02: Introdução da unidade 1

Fonte: openMind Level 2 – livro digital, p. 9

Ao pressionar o ícone de uma câmera de filmagem, o professor acessa o vídeo:

Figura 03: Cena inicial do vídeo da unidade 1

Fonte: openMind 2 – livro digital, p. 9.

Figura 04: Atividades de áudio da unidade 1- A

Ao pressionar o ícone representado pela imagem de uma orelha (Figura 04), o professor acessa o áudio da atividade (Figura 05):

Figura 05: Atividade de áudio da unidade 1 - A

Fonte: openMind2 – livro digital, p. 10

O pacote digital dos recursos para o professor utiliza a plataforma LMS (abreviação do inglês Learning Management System)146 e o Sistema de Gestão de Aprendizagem, também conhecido como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente, Plataforma de Ensino a Distância (EAD). A mesma plataforma abriga o livro do aluno, possibilitando que ele utilize o material em qualquer lugar, a qualquer momento e de maneira orgânica em seu dia a dia, assim como pretende facilitar a utilização do professor, que pode utilizar o pacote de recursos a partir do computador

desktop, notebook, tablet ou mesmo celular.

Logo, por ser projetado para atender a diversas necessidades ou ambientes de sala de aula, o material pode ser utilizado sem conexão à internet, bastando que o professor faça o download do pacote em seu computador. Ele também pode utilizar os CDs que acompanham o LP, já que eles contêm os filmes e os áudios das unidades (situações nas quais não há acesso à internet ou em uma inesperada falta de energia elétrica, servindo, assim, de backup).

Para acessar o pacote de recursos, o professor deve entrar no site <http://www.macmillanmind.com/> e, após registrar-se e incluir o código fornecido em cada LP, poderá fazer o download de todo material disponível ou utilizá-lo no formato

on-line. Abaixo, Figuras 06 e 07, estão listados os materiais disponíveis para o LP nível

2:

146 Para mais detalhes, sugerimos a visita aos websites: <http://www.mobiliza.com.br/o-que-e-lms-e-para- que-serve/> e <https://www.easy-lms.com/knowledge-center/lms-knowledge-center/what-is-an- lms/item10182>.

Figura 06: Materiais para utilização do professor (parte 1)

Fonte: pacote de recursos do professor openMind 2 – conteúdo online Figura 07: Materiais para utilização do professor (parte 2)

Um dos recursos disponíveis é o Planner, criado para facilitar a preparação da aula, com o qual o professor pode utilizar um arquivo editável (com instruções de como proceder) que conta com as seguintes versões:

▪ Modelo de planejamento sem preenchimento (Figura 08) a ser preenchido da forma que melhor atenda às necessidades e escolhas do professor;

▪ Planejamento pronto (porém, também em formato editável), a ser usado pelo professor conforme ele mesmo determinar. Disponibiliza 4 versões: cursos que são oferecidos em 60 horas (Figura 09 – Unidade 1), 75 horas, 90 horas ou 120 horas, o que dependerá da grade de aulas do curso.

Figura 08: Modelo de planejamento de aula – sem preenchimento.

Figura 09: Sugestão de planejamento de aula da unidade 1

Fonte: pacote de recursos do professor – openMind 2

Logo após a Introdução do curso (analisada no subitem a seguir), o LP apresenta as estruturas criadas e desenvolvidas pelo psicólogo Dr. Spencer Kagan (Anexo 03). Por muitos anos, foi professor de psicologia da Universidade da Califórnia e, atualmente, é mais conhecido por sua pesquisa e contribuição na área da educação. Suas estruturas (que recebem seu nome – Kagan) são estratégias organizacionais para estimular a cooperação autêntica – ou a aprendizagem cooperativa – entre os alunos. Ele afirma que as situações (ou seja, o contexto no qual as pessoas vivem) são as variáveis que determinam o comportamento social e que a habilidade comunicativa advém segundo a prática em situações reais, contextos naturais. Segundo Kagan (1994, p. 12), existe uma forte relação entre o que os alunos fazem e o que os alunos aprendem, o que ocorre porque os alunos aprendem mais com o que fazem do que com o que lhes é dito.

As estruturas Kagan pregam a adoção de estruturas simples e flexíveis no início das atividades (ou das unidades dos livros didáticos), de forma que o professor teste a metodologia aplicada, aperfeiçoando o que for necessário, já que é imperativo que ele esteja confortável com a metodologia, técnicas e currículos que utilizará. Por conseguinte, Kagan segue os estudos de Robert Slavin (1999, p. 74-79) e Johnson e Johnson (1999, p. 67-73) sobre ensino cooperativo relacionado à autonomia. Assim, o professor deve desenvolver a autonomia de seus alunos ao executar as tarefas, indicando, para isso, o que

espera que os alunos produzam, o papel de cada um e sua importância na aprendizagem em grupo. A aprendizagem dependerá da troca de informações, havendo uma interdependência positiva pela qual cada membro do grupo compreende sua responsabilidade para com o outro.

3.3 Perspectivas de autonomia na Introdução do livro do professor da Série

openMind

Partindo do que abordamos no primeiro capítulo sobre os pressupostos do Pós- Método, o ensino de LE/LI deve ser significativo para os alunos, requerendo mudanças nos papéis tanto do professor quanto do próprio aluno. Isso inclui o diálogo de ambos com o material didático e, por isso, compreendemos a importância da adoção de um livro que seja compatível com as necessidades e a realidade do aluno, ao mesmo tempo em que permita o desenvolvimento e interação cabíveis ao professor. Nesse tocante, chegamos à análise de uma importante parte do material docente: o livro do professor.

A seguir, passamos ao estudo do corpus (conforme já referenciado), a Introdução do curso tal qual faz parte do LP openMind Level 2, visando a celebração e a possibilidade (ou suas negativas) da autonomia do professor. Isso porque o LP pode ser utilizado de forma adaptada, tornando-o mais adequado ao contexto particular em que se insere. De acordo com Richards (2001, p. 260-261), essa adaptação pode ter várias formas,que resumimos a seguir:

▪ Modificando o conteúdo (para adequá-lo à realidade ou necessidade do aluno);

▪ Adicionando ou excluindo conteúdos (o que pode significar excluir uma parte ou até mesmo uma unidade ao longo do livro);

▪ Reorganizando o conteúdo (modificando a sequência seja de um tópico ou de uma unidade);

▪ Explicando omissões (caso um texto/atividade omita algo que o professor considere importante, cabe a ele explicar ao aluno tal omissão, ao mesmo tempo em que deve adicionar informações para completar a atividade);

▪ Ampliando tarefas (quando a atividade do livro não é suficiente para o aprendizado do aluno).

De acordo com o exposto no primeiro subitem deste capítulo, os pacotes de recursos do LP são de extrema importância para desenvolver e preparar melhor as aulas, e um dos recursos que nos chama a atenção, por conta da autonomia que proporciona, é o openMind Level 2 Teacher's Resource Centre Grammar PowerPoints, que se refere ao centro de recursos de gramática: são apresentações no formato PowerPoint com explicações e exercícios gramaticais. Uma vez que esse é um material editável, permite a adaptação do professor, conforme estipula Richards nas formas supracitadas, como também instrui o professor sobre como utilizar o material e o tempo estimado da apresentação (conforme marcado entre setas na Figura 10).

Figura 10: Centro de recursos de gramática da unidade 1

Fonte: pacote de recursos do professor openMind 2

Isso posto, iniciamos o estudo e a discussão específicos do conteúdo da Introdução do LP, conforme os 11 tópicos relacionados na página 95 deste capítulo, que enumeramos a seguir:

1 Course philosophy (Filosofia do curso)

O primeiro parágrafo apresenta uma das principais características promovidas pela editora Macmillan e que é consonante com a proposta do Pós-Método, já que “[...] a linguagem é uma habilidade da vida e se conecta com as outras [habilidades] em nossas

vidas diárias.”147 (página IV), ela cria possibilidade de constante expansão de nosso

potencial diante do cotidiano e de diversos contextos, sejam eles sociais, culturais ou econômicos. Além disso, o próprio nome da série, openMind (em português, literalmente: mente aberta), reflete essa filosofia do curso. Nesse tópico, não há menção quanto à utilização do professor.

2 Methodology and unit structure (Metodologia e estruturas das unidades)

O tópico seguinte, Metodologia e estruturas das unidades, é divido em duas seções, conforme detalhamos e analisamos abaixo. As unidades (Anexo 05: página do conteúdo e Anexo 06: Escopo e sequência do livro do aluno), que são 12 no total, tratam de tópicos distintos, não havendo continuação de uma unidade para a outra, o que facilita a atitude autônoma do professor, podendo alterar a sequência das unidades ou mesmo omitir uma unidade inteira se assim considerar melhor para determinada turma de alunos.

Na primeira seção, encontramos o item Approaches to teaching language (Abordagens para ensinar a língua), dividido em 3 partes:

(A) Grammar (Gramática); (B) Vocabulary (Vocabulário);

(C) Pronunciation (Pronúncia).

(A) Abordagens para ensinar a língua – Gramática (páginas IV e V) Primeiramente, o conteúdo gramatical em foco é apresentado dentro de contextos, com a finalidade de mostrar a estrutura em uso. Os estágios apresentados representam a estrutura de atividade APP (Apresentação, Prática e Produção), tal qual mencionamos no capítulo 1). Conforme apresenta Spratt, Pulverness e Williams, o aprendizado é obtido inicialmente ao apresentar “a nova língua em um contexto que mostra o seu significado, praticando-a em condições controladas e guiadas, usando-a, depois, em condições mais livres [...]” (2014, p. 84). São cinco estágios:

(1) Language in contexto (Língua em contexto): introduz o tópico gramatical a ser estudado. É a “Apresentação”, porém, dentro de um contexto (que abrange situações que podem ocorrer na vida cotidiana) para que o aluno tenha uma ideia geral. Não é esperado, nesse momento, que o aluno consiga reproduzir a língua-alvo. O professor pode exercer sua autonomia, por exemplo, ao instruir os alunos a fechar o livro e somente ouvir a conversa (como uma atividade de áudio, utilizando a gravação – ícone com a imagem de uma orelha circulado abaixo). Pode, também, omitir a parte do áudio e trabalhar apenas com a leitura, ou seguir completamente a instrução do exercício, como aparece na Figura 11:

Figura 11: Atividade com áudio da unidade 7

Fonte: openMind 2 – livro digital, p. 71

(2) Notice! (Observe!): ainda referindo-se à “Apresentação” (o que também é o caso dos estágios Análise e Atenção!), esse estágio, sempre no formato de um retângulo na cor rosa (ou salmão), trata de questionamentos (um ou dois) com a finalidade de chamar a atenção do aluno para determinada forma ou função referente ao tópico estudado, conforme as Figuras 12 e 13:

Figura 12: Notice! Unidade 7 Figura 13: Notice! Unidade 2

148 149

Fonte: openMind 2 – livro digital, p. 71 Fonte: openMind 2 – livro digital, p. 20

(3) Analyse (Análise): por meio de uma apresentação guiada em duas partes (Forma e Função150), induz o aluno a pesquisar, no texto ou áudio introduzido no primeiro estágio, como utilizar a nova estrutura e, quando for o caso, chegar à regra envolvida.

Watch out! (Atenção!): É um destaque, sempre no formato retangular na cor

bege, que aparece após o estágio 3 (Análise). Embora sempre presente entre os 5 estágios, não é apresentado como propriamente um estágio no LP. Seu propósito é despertar o aluno para possíveis erros usuais relacionados à nova estrutura ensinada. Na Figura 14, o ícone de checagem “ ” aponta a forma correta, já o ícone “x” aponta a forma errada:

148 Observe! Veja as frases sublinhadas. Jeff quer que o frango fique mais quente ou mais frio?

149Observe! Sublinhe as frases na conversa com ‘as...as’ [tão... quanto]. Que palavra vem entre o primeiro

e o segundo ‘as’?

Figura 14: Watch out! Unidade 7

Documentos relacionados