• Nenhum resultado encontrado

2.8 PRODUÇÃO ENXUTA

2.10.3 WBS Schendule Pro

Conforme Critical Tools, o WBS é um software de gerenciamento de projetos para Windows, que combina uma estrutura de trabalho com gráficos (WBS), gráfico de rede, folha de tarefas, além de inúmeras funcionalidades adicionais, com o objetivo de planejar e gerenciar projetos com eficiência.

Ele pode ser utilizado sozinho como uma ferramenta de planejamento de projeto e programação independente. A interface de usuário, conforme Figura 12, é intuitiva e a natureza visual dos gráficos usados para criar projetos minimiza a curva de aprendizado, necessária para usar o software de gerenciamento de projetos mais complicado. Ele é fácil de usar, com abundância de recursos avançados para efetivamente planejar e gerenciar até mesmo os projetos mais complexos. Também a possibilidade de utilizar o WBS sincronizado com outros programas que auxiliam no gerenciamento de obras.

Figura 12: Interface do WBS SCHENDULE PRO

3 MÉTODO DE PESQUISA

3.1 ESTRATÉGIA DE PESQUISA

O estudo de caso, é uma pesquisa amplamente utilizada, que consiste em estudar profundamente e exaustivamente um objetivo, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. É importante que fique claro que um bom estudo de caso é uma tarefa difícil de se realizar (GIL,2002).

É possível dividir o delineamento em dois grupos, no primeiro a pesquisa é realizada por meio de informações impressas, as chamadas fontes de “papel”, sejam elas livros, revistas, documentos impressos ou eletrônicos, sendo destacadas as pesquisas bibliográfica e documental. O segundo grupo se refere a pesquisas realizadas por meio de informações obtidas de pessoas ou experimentos, destacando- se a pesquisa experimental, o levantamento, o estudo de caso, a pesquisa ação e a pesquisa participante (GIL, 2002).

Os métodos gerais, fornecem as bases da investigação científica. Eles estão ligados ao plano geral do trabalho, ao processo racional adotado e baseiam-se em princípios lógicos, (ASSIS, 2009).

3.2 TÉCNICAS DA PESQUISA

De acordo com Gil (2002), qualquer pesquisa pode ser classificada com base em seus objetivos gerais, desta forma, é possível classificar a pesquisa em:

a) Exploratórias: tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando mais explícito ou construir uma hipótese. Pode-se dizer que esta pesquisa é o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuição. O seu planejamento é flexível, possibilitando a consideração de vários aspectos relativos ao fato estudado.

b) Descritiva: o objetivo principal é descrever as características de determinada população ou fenômeno. Podem ser classificados neste tipo de pesquisa a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática.

Esta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva. Em relação aos seus procedimentos se classifica como bibliográfica e estudo de caso, pois baseia-se em bibliografias e análise de dados obtidos em campo, que vão demonstrar se os resultados da aplicação de um planejamento e controle de produção são considerados satisfatórios para uma obra.

3.3 MÉTODOS DE APLICAÇÃO

Neste item serão abordados os métodos de obtenção dos dados que serão necessários para a elaboração desta pesquisa. Os dados a serem utilizados serão obtidos dos projetos da edificação residencial unifamiliar, a partir destes dados será possível elaborar o orçamento, fazer o planejamento e o cronograma das atividades a serem executadas para a construção da edificação. O delineamento da pesquisa irá ocorrer de acordo com a Figura 13.

Figura 13: Delineamento da pesquisa

Fonte: Elaborada pelo autor

Primeiramente foi identificada a obra em estudo como uma de pequeno porte, tornando possível colocar em prática todas as etapas apresentadas anteriormente no embasamento teórico deste projeto. Para iniciar os trabalhos foi feito a análise das etapas a partir dos projetos e definições das composições a serem utilizadas para montagem do orçamento.

Na segunda etapa, a elaboração do orçamento foi realizada com a ajuda do software PLEO, a qual é uma ferramenta orçamentária que dispõe de composições e índices, comparadas e atualizadas através do TCPO (tabela de composição de preços para orçamentos) e composições SINAPI (sistema nacional de pesquisa de custos e índices da construção civil). Após feito o levantamento dos quantitativos de cada composição, são lançados no software PLEO. Finalizando o orçamento é possível calcular a quantidade de recursos necessárias para cada etapa da obra, seguindo o embasamento teórico presente nesta pesquisa.

Será elaborada a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) da obra através do orçamento, a qual será montada com o auxílio do software WBS Schedule Pro, que é uma ferramenta de gerenciamento de projetos. E em seguida, o cronograma será elaborado com suas respectivas durações determinadas no QDR (Quadro de Duração e Recursos), esses dados serão inseridos no software Microsoft Project, ele mostrará a precedência das atividades, conforme embasamento teórico desta pesquisa.

Através do QDR é determinado a duração das atividades destacadas na EAP- Cronograma, informando os quantitativos e os índices de produtividade do orçamento. Se obtém o tempo de duração de cada atividade e o número de funcionários para que se possa controlar a produção, utilizando técnicas apresentadas no embasamento teórico.

Na última etapa, com o auxílio do orçamento gerado pelo Software Pleo, será analisado os insumos que geram os maiores custos em relação ao empreendimento, bem como analisar as atividades que geram os maiores custos e o prazo total da edificação. Desta forma, podendo chegar a uma conclusão sobre o presente projeto. 3.4 CARACTERIZAÇÃO

O projeto da edificação residencial unifamiliar será implantado na cidade de São Borja/RS. O projeto é de uma edificação residencial unifamiliar, localizada em um terreno com área total de 434,00 m² e com área construída de 157,18m², com a infraestrutura, composta de estaca broca em concreto armado e viga de baldrame moldada in loco. A supra estrutura da edificação é em concreto armado e lajes pré- moldadas in loco, o fechamento em alvenaria de tijolo furado (14x11,5x19), e a cobertura com telhas de concreto, as aberturas são em vidro temperado, as portas internas semi-oca e a porta externa em madeira maciça, a planta contempla os

seguintes ambientes, conforme Figura 14. No Anexo A, apresenta-se a planta baixa técnica em escala e os demais projetos utilizados para compor o presente trabalho.

Figura 14: Planta baixa técnica

Fonte: Fornecida pelo escritório de Arquitetura e Engenharia (2019)

A fachada frontal da respectiva obra em estudo, pode ser observada na Figura 15.

Figura 15: Maquete Fachada Frontal

4 RESULTADOS

Documentos relacionados