• Nenhum resultado encontrado

Em consonância com o capítulo anterior, este também é inteiramente dedicado a uma WebQuest, neste caso, a que foi concebida para a turma do 11º ano, com o tema título “Transportes”. Este integra vários pontos descritivos da conceção da ferramenta (WQ), nomeadamente: construção e descrição da WebQuest e a interface da mesma.

4.1.1 - Construção da WebQuest

Tal como sucedeu na WebQuest da “Revolução Francesa” a elaboração desta WebQuest processou-se também em três etapas: delineação, elaboração e a publicação. Foi um procedimento igualmente demorado, tendo em conta diversos os aspectos que a envolviam, designadamente, o grupo de alunos a quem se destinava, os seus interesses e motivações, as orientações propostas pelo Ministério de Educação, os princípios envolvidos na sua execução e os objetivos desta atividade.

Depois de definida a temática, decidiu-se planear as competências específicas a desenvolver pelos alunos na realização da WebQuest, de acordo com os conteúdos e temas programáticos definidos pelo Ministério da Educação para o 11º ano da disciplina de Geografia. Procurou-se assim, através desta atividade, desenvolver algumas competências consideradas relevantes, com o tratamento da temática “Transportes”. À medida que se ia elaborando o instrumento, iniciou-se a procura na web a fim de apurar e avaliar os sites encontrados sobre esta temática. A maioria da informação foi recolhida através do motor de busca Google e também no YouTube. Toda a informação foi devidamente filtrada pelo investigador, no sentido de obedecer a rigorosos critérios científicos, de modo a que funcionasse como material didáctico.

4.1.2 - Suporte

Para suporte da WebQuest resolveu-se optar, mais uma vez, pelo Google sites, por se tratar de uma ferramenta que o investigador já conhece e domina.

4.1.3 - Estrutura

De estrutura semelhante à anterior, começa com uma página de apresentação (Home) com duas páginas de acesso, uma à página do professor (infoprof) e outra sobre nós. Depois de clicar em “Entrar na WebQuest” acede-se ao menu principal, sendo que, a partir daí a estrutura da WebQuest funciona em rede, conforme Shneiderman (Carvalho, 2001),

exceção, mais uma vez, reside no acesso à página do professor e à página sobre nós, apenas acessíveis a partir da página de apresentação (home). No caso das páginas dos grupos chat o acesso também só é possível através da página dos recursos, tendo sempre presente o menu da WebQuest, conforme a Figura 14.

Tal como aconteceu na WebQuest “Revolução Francesa” na conceção desta WebQuest, optamos por uma estrutura simplificada.

Figura 14 – Estrutura em rede da WebQuest “Transportes” .

4.1.4 - Duração

A duração da WebQuest, “Os Transportes”, caracteriza-se por ser de curta duração, já que existia um constrangimento de tempo que a limitava, distribuindo-se em duas sessões, ambas de noventa minutos.

4.1.5 - Descrição

O procedimento foi semelhante ao utilizado para a turma do 8ºano, solicitando-se aos alunos a pesquisa e análise das diversas fontes disponíveis online, promovendo ao mesmo tempo uma reflexão e debate no seio do grupo, para depois executarem um trabalho em PowerPoint do meio de transporte escolhido, ou que utilizassem outro recurso que julgassem mais útil para apresentarem à turma. Isto, tendo em conta um outro grau de exigência, e de apresentação, relativamente ao trabalho executado, já que estávamos perante alunos de um nível mais avançado.

Esta WebQuest, segue a estrutura proposta por Bernie Dodge, sendo constituída pelos seguintes elementos: Introdução, Tarefa, Processo, Avaliação, Conclusão e Ajuda.

4.2.1 - Apresentação

Na página de entrada da WebQuest Figura 15, designada por página de apresentação (Home), fica desde logo explicitado o público alvo desta, isto é, os alunos que frequentam o 11º ano de escolaridade da disciplina de geografia. Existe ainda uma hiperligação para a página de ajuda ao professor a partir do infoprof, na eventualidade de algum professor pretender usar esta WebQuest, ficando com a possibilidade de aprofundar o conhecimento desta atividade. Outra hiperligação a partir de sobre nós, na qual se identifica o autor e a orientadora do estudo e quais são os objetivos pretendidos com esta atividade.

Para aceder à WebQuest existem duas formas, ambas através de hiperligações, uma clicando directamente na imagem, e outra a partir de “Entrar na WebQuest”, entrando o utilizador directamente no menu que integra as várias componentes que constituem a ferramenta. Na parte inferior está indicado o nome do investigador que criou o site, assim

Figura 15 – Página de Apresentação da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

4.2.2 - Introdução

Após a página de apresentação (home) surge a página da introdução, neste caso optou-se por não referir ou especificar demasiado a tarefa pretendida, procurando à partida despertar o interesse dos alunos para a temática a desenvolver, relevando a forma como as sociedades se organizam para a sua mobilidade e como se estruturam nesse sentido, tentando um trabalho mais participado, já que muitos destes transportes fazem parte do dia a dia ou do conhecimento dos próprios alunos.

Figura 16 – Página da Introdução da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

4.2.3 - Tarefa

Nesta página os alunos foram informados da tarefa principal a realizar, que neste caso específico passaria por, após a selecção e recolha de informação, enumerarem as vantagens e as desvantagens no tráfego de passageiros e mercadorias do modo de transporte que escolheram. Teriam também de esclarecer o modo de transporte que escolheram, se este seria habitualmente mais utilizado como transporte de passageiros ou mercadorias, e quais seriam os motivos que, segundo eles, estariam na base dessa maior utilização. Por último, os alunos teriam de fazer um breve comentário acerca do papel dos modos de transportes no desenvolvimento económico.

Figura 17 – Página da Tarefa da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

4.2.4 - Processo

Figura 18 – Página do Processo da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

A abordagem processual está dividida em cinco itens. O primeiro aspecto que quisemos realçar foi a indicação do tempo disponível para pesquisar e tratar as informações

recolhidas, e que consistia somente de um tempo letivo de noventa minutos. Sequencialmente, os alunos teriam de escolher, como já foi explicado, um modo de transporte que tivessem mais interesse em explorar, formando-se então um grupo de quatro elementos que tivessem selecionado o mesmo modo de transporte. Caso algum aluno não pudesse integrar-se no grupo da sua escolha por estar lotado, teria que escolher outro modo de transporte.

Para a realização desta atividade foi igualmente proposto aos alunos que pesquisassem e recolhessem informações sobre os diferentes transportes e respetivos subtemas, disponíveis no menu recursos. Posteriormente, os elementos do grupo deveriam analisar e debater a informação seleccionada, estruturando-a da melhor forma para se apresentarem à turma, deixando-se, igualmente, algumas sugestões, como o Microsoft Word, PowerPoint.

Por fim, deixavam-se indicações para que os alunos identificassem o trabalho com o seu nome, enviando-o posteriormente ao professor por email, até à data limite de dezanove de Março. Ficou ainda explícito o formato de apresentação do trabalho à turma, com a participação de todos os elementos, enquadrado num tempo limite de 15 minutos.

4.2.5 - Recursos

Nesta parte encontravam-se as respectivas informações disponíveis para os alunos escolherem. As fontes encontravam-se divididas em conformidade com as diferentes modalidades de transportes, de modo a que os alunos não perdessem muito tempo, uma vez que apenas dispúnhamos de uma aula de noventa minutos para esse efeito. Existiam igualmente informações complementares dentro de cada modalidade de transportes.

Todas estas fontes que se apresentam nesta parte da WebQuest, foram cuidadosamente selecionadas, relativamente ao seu rigor científico, qualidade e quantidade. Tal como na WebQuest da Revolução Francesa, considerou-se oportuno introduzir salas de chats (conversação), no qual cada grupo tinha a sua própria sala, com esta aplicação pretendia-se rentabilizar não apenas a comunicação entre os alunos, mas o tempo disponível

que continham salas de chat, havia sempre o menu disponível, tornando sempre possível qualquer navegação no site.

Figura 19 – Página dos Recursos da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria. 4.2.6 – Avaliação

Na página de avaliação optou-se por fazer uma avaliação qualitativa, na qual os alunos teriam que preencher um inquérito disponibilizado nesta página, no final da última sessão. (anexo 7)

4.2.7 - Conclusão

Com a conclusão pretendeu-se enfatizar a forma como as sociedades se organizam nos espaços que ocupam, fator apenas possível através da capacidade e das inúmeras possibilidades dos vários sistemas de transporte existentes, que contribuem assim direta e indiretamente para a evolução e crescimento dos meios que integram, sejam estes cidades, regiões ou países, em suma, um espaço cada vez mais globalizado. Noutro sentido, queríamos igualmente salientar a importância dos transportes tanto na economia como na vida quotidiana das pessoas, contribuindo para um melhor conhecimento e compreensão dos diferentes modos de transporte por parte dos alunos.

Figura 21 – Página da Conclusão da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

4.2.8 - Ajuda ao aluno

A hiperligação Ajuda ao aluno encontra-se sempre presente no menu (Carvalho, 2004). Nesta página, à imagem da WebQuest anterior, esclarece-se, genericamente, o que é uma WebQuest.

Figura 22 – Página da Ajuda ao Aluno da WebQuest “Transportes” .

Fonte: Elaboração própria.

4.2.9 - Ajuda ao professor

Como na WebQuest anterior, a Ajuda ao professor encontra-se disponível na página de apresentação (home), através da hiperligação “infoprof”, com o objetivo fundamental de ajudar outros professores que tencionem utilizar esta ferramenta e desconheçam o seu funcionamento e potencial.

4.2.10 - Sobre Nós

Como na WebQuest anterior, trata-se de uma página de informação genérica disponibilizando alguns elementos sobre o responsável pela sua criação, o nome do autor e da orientadora do estudo, os objetivos previstos a as atividades propostas.

Figura 24 – Página Sobre Nós da WebQuest “Transportes”.

Fonte: Elaboração própria.

4.3 - Descrição da Interface

Neste projecto, mais uma vez, procurou-se essencialmente potenciar a sua usabilidade (Carvalho, 2002), criando uma perceção acessível e total do instrumento, utilizando uma linguagem simples e direta, familiar aos utilizadores, tendo sempre em conta o público alvo a quem era destinado. Graficamente também se teve em conta a sua usabilidade, mas também uma imagem atrativa e estimulante adaptada à faixa etária destes alunos, facultando uma fácil navegação, potenciando assim as competências e os objetivos finais do trabalho.

4.3.1 - Layout da página

O layout da página é constituído por duas frames, a uma das frames está particamente oculta correspondendo à do menu que se encontra acessível na vertical do lado

mesmas cores, de cor preta, e também pela ocultação dos limites das frames. Em cinco situações é necessário utilizar o scrolling vertical, devido à exposição do conteúdo.

4.3.2 - Fundo

Nesta WebQuest “Transportes” optou-se por um fundo preto para todas as páginas, contrastante com letras de cor clara, branco para a exposição do conteúdo e o vermelho nos elementos do menu e destaques, com uma grande preocupação de legibilidade, contribuindo para a usabilidade e atratividade pretendida.

4.3.3 - Tipo e Tamanho de Letra

O tipo de letra selecionada para área do conteúdo, título e menu, foi a Arial, uma vez que este tipo de letra é conhecido pelos alunos e de agradável visualização. O tamanho da letra oscila entre 16 a 24. O menu, está com tamanho 16, de cor vermelha.

4.3.4 - Espaçamento Entre Linhas e Parágrafos

Na construção do texto para esta WebQuest, procurou-se, igualmente, potenciar a sua clareza, tendo sempre em conta o tipo de contexto em que se insere. Nesse sentido, as frases são normalmente curtas, embora por vezes com alguns parágrafos mais longos, estávamos num nível escolar superior à WebQuest anterior, mas tentando-se sempre criar uma envolvente atrativa e motivacional. O espaçamento entre linhas é 1,5 com espaço maiores entre parágrafos, para uma boa leitura.

4.3.5 - Cores

As cores usadas, são as da paleta de cores fornecidas pelo Google sites, seleccionando-se a cor vermelha para o menu e igualmente para destacar alguns pontos importantes, e a cor branca para o texto informativo.

4.3.6 - Imagens

Mais uma vez, todas as imagens utilizadas foram retiradas da web, através do motor de pesquisa Google.

! !

Documentos relacionados