• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – Projeto de Investigação: Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto

1. Wikis : Conceitos, características e potencialidades

Wiki é definido como "uma colecção livremente expansível de páginas web interligadas num sistema de hipertexto para armazenar e modificar informação - um banco de dados, onde cada página é facilmente editada por qualquer usuário com um browser” (Leuf & Cunningham, 2001 citados por Coutinho & Bottentuit Junior, 2008, p. 2). Num wiki uma única página é mencionada como "página", enquanto, o conjunto total de páginas interligadas é designado por wiki (Cruz, 2009).

O wiki foi criado por Ward Cunningham em 1995 que teve como ideia, criar uma página web que permitisse a sua edição de forma aberta e colaborativa (Martins, 2008), “utilizando um sistema cujas modificações efetuadas num determinado conteúdo não são sujeitas a qualquer revisão prévia antes de ser publicado” (wiki; s.d.).

Foi com o aparecimento da Wikipédia, software colaborativo baseado no software MediaWik, que o termo wiki ganhou popularidade. A sua estrutura lógica é muito semelhante à de um Blogue, mas com a funcionalidade acrescida de qualquer utilizador poder aceder para modificar, adicionar ou eliminar o conteúdo da página, ainda que este tenha sido criado por outros autores (Coutinho & Bottentuit Junior, 2007b), bastando para tal clicar em determinados botões para se escrever um determinado texto como se de um processador de texto se tratasse.

O seu conteúdo, é atualizado graça à coletividade, ao contributo de todos os utilizadores das mais diversas áreas (Moura, 2006), conduzindo ao crescimento do site sem que um webmaster o decida, mas simplesmente porque o utilizador o deseja (Moura, 2006). O que move um determinado indivíduo que domina uma determinada área do conhecimento a se organizar em torno da construção/edição de um wiki é a vontade de procurar aperfeiçoar e partilhar informação, sendo desta forma possível difundir o conhecimento por todos, em que cada um deles a qualquer momento pode, aceder, criar e alterar o seu conteúdo.

Pelo que podemos considerar que a tecnologia wiki é, segundo Corrêa, (2008, p.3).

 Aberta (qualquer um pode editar a página);

 Orgânica (na qual estrutura e conteúdos evoluem progressivamente);  Simples (com pequenas convenções para editar);

 Tolerante (acolhe interpretações e não erros);

 Observável (qualquer actividade fica registada) e, também;

85

Em suma o conceito wiki baseia-se na ideia central de que qualquer utilizador pode alterar, adicionar, ou eliminar informação de um texto, de modo a que novos conhecimentos sejam adicionados aos existentes, de uma forma hipertextual (Minhoto & Meirinhos, 2012), conduzindo a que as páginas de um wiki estejam em constante evolução.

Em contraponto, podem surgir problemas derivados desta liberdade de ação dos utilizadores, nomeadamente a existência de atos de vandalismo na web que, apesar de não ser muito comum, não pode ser ignorada (Cruz, 2009).

Uma das características mais importantes da tecnologia wiki senão a principal é precisamente, a facilidade com que as páginas são criadas e editadas de modo a que novos conhecimentos sejam adicionados aos já existentes em que geralmente não existe qualquer revisão antes das modificações serem aceites e publicadas. Quando se fala na possibilidade de editar referimo-nos à oportunidade de cada indivíduo acrescentar informação há já existente, corrigir erros e até mesmo adicionar informação nova sem qualquer tipo de restrição.

Outro aspeto importante é o facto de a maioria dos wikis serem abertos a todo o público, ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki, pois qualquer pessoa pode criar conteúdos na web ou proceder à sua edição livremente (Martins, 2008 & Wiki, s.d.). São precisamente as características supramencionadas que, distinguem a tecnologia wiki relativamente às outras páginas da internet.

A filosofia implícita aos wikis permite, segundo Villalta, (2007) citado por Minhoto & Meirinhos, (2012) que os colaboradores fiquem mais motivados, pois passam da posição de leitores e observadores para a de escritores, criador e autores de conteúdos.

Em contexto de sala de aula, as abordagens colaborativas, contrariamente aos modelos baseados na transmissão e disponibilização de conteúdos, reforçam a importância dos processos educativos no desenvolvimento de competências que conduzem à inovação, criação e envolvimento nas atividades (Dias, 2008). Ao conduzir os alunos a utilizarem as ferramentas existentes disponíveis web, nas quais se incluem os wikis, estamos a contribuir para o desenvolvimento e preparação de cidadãos mais competentes para a sociedade da informação e do conhecimento. Estamos assim a possibilitar condições para que os alunos aprendam com a tecnologia (Carvalho, 2007).

86

A inclusão dos wikis no processo educacional através da sua utilização em sala de aula, é deste modo um caminho natural para que o aluno de hoje, profissional e cidadão de amanhã, tenha oportunidade de aprender de acordo com os modelos de aprendizagem que caracterizam a sociedade do conhecimento e que importa estudar.

Neste sentido, importa salientar que Coutinho (2008) procurou caracterizar os estudos e investigações realizadas em Portugal acerca da utilização das ferramentas da web 2.0 em contexto educativo, desenvolvidos entre 2004 e 2008. Mediante a análise que a autora efetuou aos estudos e investigações realizadas até então, concluiu que, as tecnologias wiki, podem constituir veículos para o desenvolvimento de diversas aprendizagens, competências essenciais a todo o cidadão informado do séc. XXI, nomeadamente: ser interveniente, produzir conteúdos, ter capacidade crítica, comunicar na rede, trabalhar em colaboração, participar em comunidades.

A partir do que já foi enunciado, rapidamente podemos adivinhar que esta tecnologia tem potenciais pedagógicos podendo tornar-se numa poderosa ferramenta para o ensino- aprendizagem. A simplicidade e a facilidade de utilização dos wikis fazem deles uma ferramenta apetecível para a sala de aula, dado que permitem o trabalho colaborativo, estimulam a reflexão e a negociação entre alunos, etc (Cruz, 2009, p. 127).

A mesma linha de pensamento é partilhada por (Martins 2008) ao referir que os wikis têm vindo cada vez mais a ser utilizados como recursos escolares e educacionais pois, a sua fácil e simples utilização fazem deles uma ferramenta desejável aos olhos dos professores porque estão orientados para o trabalho colaborativo, na medida em que o discente aprende através da interação com os restantes membros de um determinado grupo, o que estimula a reflexão, a negociação entre alunos, etc. Estes promovem igualmente a aprendizagem significativa, pois o discente relaciona os conhecimentos de que é detentor com os novos conhecimentos alcançados; possibilitam a comunicação e partilha de informação; promovem o trabalho colaborativo, favorecem a aprendizagem colaborativa e a construção partilhada do conhecimento (Matias, 2013).

Segundo Minhoto & Meirinhos, (2012) no ambiente colaborativo proporcionado pela tecnologia wiki, a interação dos alunos com o professor e com os outros alunos, produz condições para o estabelecimento da Zona de Desenvolvimento Proximal preconizada em Vygotsky. Segundo este autor, é nesta zona que a aprendizagem ocorre, devendo o professor atuar como orientador, promovendo

87

atividades que permitam relacionar os conhecimentos prévios e os novos e criando ambientes de aprendizagem que favoreçam uma atitude ativa do aluno.

Santamaria & Abraira (2006) defendem que em contexto de sala de aula, os wikis podem ser usados com o intuito de alcançar os mais variados fins, sendo que a utilização mais difundida desta tecnologia é designada na literatura por wikis interclase e consistem na criação de uma base de conhecimento colaborativa desenvolvida por um grupo de estudantes que frequentam uma mesma disciplina ou curso. De acordo com estes autores, os wikis apresentam como potencialidades educativas: interação e colaboração ativa com os alunos; troca de opiniões; apresentação de linhas de trabalho de acordo com os objetivos que se pretende alcançar; criação de aplicações; criação de calendários de trabalho e desenvolver projetos; produção ou recriação de glossários, dicionários, livros, manuais, repositórios de aula, etc.; visualização de todas as modificações através histórico, possibilitando ao professor avaliar a desenvolvimento realizado; conceber sistemas de conhecimento partilhado e colaborativo que facilitam a criação de comunidades de aprendizagem. O estímulo à reflexão, o respeito pelo trabalho do outro e a negociação entre alunos são outras das grandes potencialidades educativas das ferramentas wiki.

1.1. Tipos de wikis

De acordo com Coutinho & Bottentuit Junior, (2008) existem dois tipos de categorias de wikis, sendo estas, do tipo comercial e código aberto (open source).

No que a softwares open source diz respeito para criação de wikis gratuitos, referimos como exemplos: MediaWiki; Twiki; Wikispaces; Wikia; pbWiki, sendo que, o

MediaWiki e Twiki, apesar de gratuitos, é necessário proceder à sua instalação num servidor da internet, enquanto pbWiki e Wikia disponíveis online, não é necessário instalar nada, os websites são editados diretamente, a partir de um navegador em que, apenas, é necessário a criação de uma conta, sendo extremamente fáceis de editar. Como exemplo de software baseado no Mediawiki temos o site wikipédia. De ressaltar que algumas das aplicações wiki online, disponibilizam versões para a educação tais como: Wikispaces for Educators; PBwiki for Classrooms.

Relativamente a softwares comerciais os mais difundidos são: Confluence Enterprise Wiki SocialText. A maioria das empresas prefere trabalhar com softwares comerciais, por uma questão de segurança dos dados da empresa, pois este é instalado

88

num servidor em ambiente intranet e apenas os utilizadores registados podem aceder ao seu conteúdo.

1.2. Contextos de utilização de wikis

Os wikis são ferramentas com imenso potencial que podem ser aplicadas em diversas situações e contexto (Matias, 2013, p. 10).

Para além da área da educação, outros wikis têm vindo a ser geridos por comunidades que partilham interesses análogos Wiktionary, Wikibooks e Wikinews são alguns desses exemplos. Os wikis também têm vindo a ser utilizados “nos negócios, para partilha do saber entre colaboradores, na engenharia e ainda na administração como ferramenta de gestão de projetos, entre outras” (Coutinho & Alves, 2010, p. 338).

Estes são igualmente utilizados para a criação de sites pessoais. Como exemplo de aplicabilidade, mencionamos o wiki usado como site pessoal do professor Paulo Marques, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (Portugal). Neste wiki é possível consultar os dados pessoais do professor, as suas habilitações, experiência profissional, publicações, projetos e informações acerca das temáticas/disciplinas que leciona.

Em ambiente educacional, os wikis podem ser utilizados no estímulo à escrita sendo esta uma capacidade muito valorizada nas diferentes áreas e níveis de ensino, pois permitem que os discentes partilhem ideias/conhecimentos com os colegas do grupo ao qual pertencem, turma ou escola, assim como a construção de conhecimento para uso pessoal; na criação e desenvolvimento de portfólios, na medida em que possibilitam a organização dos conteúdos digitais; para a coordenação e colaboração em investigação, dado que permitem que pessoas em diferentes locais, construam o mais diverso conhecimento de forma colaborativa; na coordenação de eventos via web e gestão de tempos e projetos, pois muitas instituições já utilizam atualmente wikis na organização de reuniões e congressos; na criação de bases de dados de conhecimento, aspeto este que iremos aprofundar mais adiante através da apresentação de alguns estudos neste sentido (Coutinho & Bottentuit Junior, 2008).

Em contexto educativo as potencialidades desta tecnologia podem igualmente ser exploradas no ensino E-learning7 ou B-learning8. Ainda, no que à área da

89

educação diz respeito, existem projetos cujo intento é incitarem ao trabalho colaborativo tanto em professores como em alunos. Wikiversity e GleduWiki são dois desses exemplos.

Em suma, os wikis são ferramentas relevantes para a aprendizagem colaborativa online, para o empenho e autonomia dos alunos no sistema educativo através da preparação conjunta de textos e da realização de trabalhos e projetos, potencia a troca e a construção de informações e de conhecimento entre os elementos pertencentes a uma determinada unidade educativa. Assim, são cada vez mais os profissionais da educação que aderem à tecnologia wiki, admitindo assim o seu potencial em contexto de sala de aula.