• Nenhum resultado encontrado

XIII A vitamina certa na hora certa

No documento 265_Earl Mindell - Guia Das Vitaminas (páginas 184-198)

160 - Suplementos para ocasiões especiais

As necessidades vitamínicas de seu organismo não são sempre as mesmas, e determinadas circunstâncias exigem regimes alimentares e suplementos especiais. Relacionei algumas dessas circunstâncias (em geral temporárias) e os suplementos recomendados. Quanto aos alimentos que contêm determinadas vitaminas e minerais, veja as

Seções 26 a 67. Novamente quero alertar que essas informações não

são prescritivas (ver Seção 128 quanto ao PMV). 161 - Acne

Flagelo dos jovens, a acne tem sido tratada de várias maneiras — desde raios X até tetraciclina — com sucesso apenas relativo. Venho recomendando tratamentos mais naturais, com resultados muito satisfatórios.

Multivitamínico com sais minerais, mas com baixo teor de iodo (o iodo pode agravar a acne), 1 ao dia Vitamina E (seca) — 400 UI (EUA) uma a duas vezes ao dia

Vitamina A — 25 000 UI (solúvel em água) uma a duas vezes ao dia, cinco dias por semana Zinco quelado — 50 mg (EUA), 1 comprimido três vezes ao dia, com as refeições

Lactobacilos — 1 a 2 colheres de sopa ou 3 a 6 cápsulas, três vezes ao dia

(Evite os alimentos processados. Geralmente têm alto teor de sal iodado.)

162 - Pé-de-atleta

afetada, parece combater o fungo dessa infecção. Mantenha os pés secos e fique descalço o máximo de tempo possível, até que a infecção ceda.

163 - Mau-hálito

Além da higiene habitual, experimente: PMV (ver Seção 128)

Clorofila — 1 comprimido ou cápsula, uma a três vezes ao dia Lactobacilos — 3 cápsulas ou 1 a 2 colheres de sopa, três vezes ao dia

Zinco — 50 mg (EUA), uma a três vezes ao dia 164 - Calvície ou queda de cabelo

Não há garantia, mas muitas pessoas afirmam que a queda de cabelo diminui com o seguinte regime:

Complexo B contra esgotamento (EUA), duas vezes ao dia Colina e inositol — 1 000 mg (EUA) de cada, diariamente

Massagem diária com óleo de jojoba e shampoo Uma fórmula multimineral com 1 000 mg de cálcio e 500 mg de magnésio, uma vez ao dia Cisteína — 1 000 mg (EUA) ao dia Vitamina C — 1 000 mg, três vezes ao dia

165 - Ferroadas de abelhas

A melhor coisa que se pode fazer contra ferroadas é evitá-las. Verificou-se que a vitamina B1 (tiamina) é um repelente de insetos bastante eficiente: 100 mg de vitamina B1 tomados três vezes ao dia produzem na pele um cheiro que os insetos detestam. Se você não tomou essa precaução e levou ferroadas, 1 000 mg de vitamina C poderão ajudar a combater as reações alérgicas.

166 - Sangramento de gengivas

A terapia vitamínica mais eficiente para gengivas que sangram é tomar três vezes ao dia 1 000 mg de complexo de vitamina C com bioflavonóides, rutina e hesperidina (EUA).

167 - Fratura de ossos

Se você já sofreu alguma fratura, então sabe como a recuperação é aborrecida. Mas a cura poderá ser acelerada se você aumentar o consumo de cálcio e vitamina D. Doses diárias de 1 000 mg a 1 500 mg de cálcio e 400 UI a 500 UI de vitaminas D farão bem.

168 - Contusões

Complexo de 1 000 mg de vitamina C com bioflavonóides, rutina e hesperidina (EUA), tomados três vezes ao dia, ajudarão a evitar as manchas arroxeadas que aparecem quando se rompem, debaixo da pele, minúsculos vasos sangüíneos.

169 - Queimaduras

O mais importante a fazer no caso de queimaduras é aplicar imediatamente água fria. Para apressar a cicatrização das feridas, vale a pena experimentar 50 mg de zinco diariamente. Recomenda-se 1 000 mg de complexo de vitamina C com bioflavonóides, tomados de manhã e à noite, para evitar infecções. Vitamina E — 1 000 UI por via oral e tópica — pode ajudar a evitar cicatrizes.

170 - Pés frios

Se você se sente embaraçado por usar meias na cama o tempo todo, poderia experimentar um bom suplemento multimineral com iodo duas vezes ao dia, junto com comprimidos de algas. Seus pés podem

estar frios porque sua glândula tireóide não produz suficiente tiroxina. A niacina e a vitamina E também melhoram a circulação.

171 - Herpes labial e herpes simples

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto o herpes. O melhor remédio que descobri é o seguinte suplemento:

Complexo de vitamina C — 1 000 mg, com bioflavonóides (EUA), de manhã e à tarde

Lactobacilos — 3 cápsulas, três vezes ao dia Vitamina E (oleosa) — 28000 UI, aplicada diretamente na região afetada

Lisina — 3g (3000 mg) (EUA) três vezes ao dia (em doses divididas) entre as refeições (com água ou suco de frutas, sem proteína)

Como preventivo: lisina — 500 mg (EUA) por dia (com água ou suco de frutas, sem proteína)

Vitamina C — 1 000 mg de manhã e à tarde 172 - Prisão de ventre

Todo mundo sofre de prisão de ventre, uma vez ou outra. Isso geralmente é causado pela falta de material fibroso no regime alimentar, ou pelo uso de medicamentos como, por exemplo, a codeína. Laxantes fortes podem roubar nutrientes do organismo, bem como causar dependência. Portanto, os remédios naturais devem ser preferidos.

Farelo de trigo — 2 colheres de sopa, uma a três vezes ao dia, ou 3 a 9 comprimidos de farelo três vezes ao dia

Lactobacilos — 1 colher de sopa, três vezes ao dia Um laxante vegetal e um emoliente sem açúcar, por pouco tempo, se necessário

Água — 8 a 10 copos por dia (e um pouco de exercício não fará mal!)

Complexo de vitamina C — 1 000 mg com bioflavonóides (EUA), duas vezes ao dia, junto com 50 mg de zinco e 1 000 UI de vitamina E.

174 - Pele seca

A vitamina E oleosa — assim como óleos ricos em vitaminas A e D — produz verdadeiros milagres quando aplicada em peles secas. Por outro lado, se você não come batata-doce, cenouras, fígado e tomates em quantidade suficiente, experimente 25000 UI de vitamina A por dia durante duas semanas, depois reduza a dose para 10000 UI. Se você eliminou todas as gorduras de sua dieta, use óleo polinsaturado (2 colheres de sopa diariamente em sua salada) ou então experimente 3 a 6 cápsulas de lecitina três vezes ao dia, junto com PMV. Outra alternativa é 1 colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau (aromatizado) com leite ou suco de frutas, antes do café da manhã.

175 - Ressacas

Para evitá-las, tome 100 mg de complexo B antes de começar a beber, 100 mg enquanto você está bebendo e outra dose pouco antes de deitar (o álcool destrói o complexo B); 500 mg de cisteína (EUA) com 1500 mg de vitamina C também poderão ajudar.

146 - Febre do feno

O cansaço pode agravar as crises de febre do feno. Se você sofre desse tipo de alergia, poderá encontrar alívio com 1 complexo B contra esgotamento (EUA) duas vezes ao dia, 1000 mg de ácido pantotênico (EUA) três vezes ao dia, e a mesma dose de vitamina C, que já comprovou ter bons efeitos anti-histamínicos.

Um regime de vitaminas e minerais surpreendentemente eficaz para dores de cabeça é o seguinte:

Niacina — 100 mg (EUA), três vezes ao dia

Complexo B contra esgotamento (liberação gradual) — 100 mg (EUA), duas vezes ao dia

Cálcio e magnésio (a proporção adequada é duas partes de cálcio para uma de magnésio), que são os tranqüilizantes da natureza

178 - Azia

Vários antiácidos disponíveis no mercado contêm alumínio, que prejudica o metabolismo do cálcio e do fósforo. Será preferível tomar 5 comprimidos de farinha de ossos diariamente (com as refeições), e mais enzimas digestivas múltiplas — uma a três vezes ao dia —, papaia mastigável e beber líquidos antes ou após as refeições, nunca durante.

179 - Hemorróides

Cerca de metade das pessoas com mais de 50 anos sofre de hemorróides. Regimes inadequados, falta de exercício e o esforço ao evacuar são fatores que contribuem (café, chocolate e bebidas à base de cola aumentam o desconforto provocando irritação anal). Se você é vítima de hemorróides, encontrará alívio com 1 colher de sopa de farelo de trigo três vezes ao dia, 1 000 mg de complexo C duas vezes ao dia e 3 cápsulas de lactobacilos três vezes ao dia (ou 1 a 2 colheres de sopa de lactobacilos líquido, uma a três vezes ao dia). Vitamina E oleosa — 28 000 UI em cada 28 g — pode ser aplicada topicamente com gase.

180 - Insônia

Os barbitúricos, cuja fórmula contém fenobarbital, secobarbital, pentobarbital e butabarbital, são sedativos e hipnóticos fortes,

receitados para insônia com demasiada freqüência. Além de causarem dependência e de serem perigosos quando misturados com outras drogas, eles podem também provocar a queda do teor de cálcio. Por outro lado, o triptofano, aminoácido natural indispensável ao organismo, pode ajudar a induzir ao sono.

Um remédio eficaz contra a insônia é o seguinte:

Triptofano — 500 mg a 667 mg (EUA), 3 comprimidos meia hora antes de deitar, com água ou suco de frutas

Cálcio e magnésio quelados — 1 comprimido (EUA) três vezes ao dia, e 3 comprimidos meia hora antes de deitar

Vitamina B6 e niacinamida — 100 mg de cada (EUA). Elas atuam

em conjunto para produzir a substância química cerebral serotonina, indispensável para um sono repousante.

O leite, como você sabe, é uma ótima fonte natural de cálcio, e o peru é uma boa fonte de triptofano. Um sanduíche de carne de peru e um copo de leite morno antes de deitar podem ser seu remédio contra insônia.

(Se você costuma acordar no meio da noite, tome 500 mg a 667 mg de triptofano (EUA), uma hora e meia antes de deitar.)

181 - Coceiras

Dois comprimidos de 1 000 mg de vitamina C (liberação gradual) (EUA) de manhã e à noite, com as refeições, poderão ser úteis como anti-histamínico. Também recomendo um complexo B contra esgotamento (EUA) no café da manhã e no jantar, 1 000 mg de ácido pantotênico (EUA) uma a três vezes ao dia, e a aplicação tópica de creme de vitamina E (25 000 UI por cada 28 g), três vezes ao dia.

182 - Fuso horário

Seu avião chega da Europa às 8 horas da manhã e você tem uma reunião às 10 horas. Tudo bem — exceto que, para seu organismo, ainda é madrugada e você deveria estar dormindo. Nesses casos, o melhor a fazer é dar ao seu corpo as vitaminas de que ele necessita, para se ajustar ao novo horário.

Complexo B contra esgotamento (liberação gradual), de manhã e à tarde. Comece durante a viagem (EUA)

PMV com as refeições, duas vezes durante vôos de mais de cinco horas

Vitamina E — 400 UI, duas vezes ao dia.

Quando você sentir desânimo, além de cansaço, tome também uma dose adicional de vitamina C.

183 - Dores nas pernas

Aumente seu teor de cálcio. Experimente um comprimido de cálcio e magnésio quelados (EUA) com o café da manhã e o jantar, junto com multiminerais quelados. A vitamina E tem-se mostrado útil em casos de distensão muscular. Para isso as doses comumente usadas vão de 400 UI a 1000 UI (forma seca) uma a três vezes ao dia.

184 - Menopausa

Por causa dos riscos — recentemente revelados — a respeito da utilização dos estrógenos, muitas mulheres vêm procurando outros meios para aliviar o desconforto da menopausa. Verificou-se que 400 UI de vitamina E (tocoferóis mistos) uma a três vezes ao dia aliviam efetivamente as ondas de calor. Se você está nessa fase da vida, PMV e um complexo B contra esgotamento (600 mg), duas vezes ao dia, também parecem ajudar. Gin-seng (500 mg) e damiana, tomados uma a três vezes ao dia antes das refeições, também deram bons resultados.

185 - Menstruação

Para muitas mulheres a menstruação é um sofrimento. Mas esse mal-estar pode ser reduzido consideravelmente.

Vitamina B6 — 150 mg, três vezes ao dia (é mais eficaz como diurético natural)

Complexo B — 100 mg (liberação gradual) (EUA), de manhã e à tarde PMV

Óleo de prímula-da-noite — 500 mg (EUA), três vezes ao dia. 186 - Enjôo em viagem

Este é um dos casos em que os remédios são mais eficazes quando tomados com antecedência. As vitaminas Bi e B6 são nutrientes por excelência (aliás, muitos preparados contra a náusea pré-natal contêm vitamina B6): 100 mg de complexo B, à noite e de manhã, antes da viagem, mostrou-se eficaz para muita gente. Cápsulas de raiz de gengibre, tomadas três vezes ao dia, também funcionam!

187 - Dor nos músculos

Verifiquei que 400 UI a 1000 UI de vitamina E, de uma a três vezes ao dia, aliviam não só a sensação dolorida que se espalha pelo corpo após o exercício, como também dores generalizadas nos músculos. Um multimineral quelado (EUA), de manhã e à noite, também ajuda.

188 - Pílula anticoncepcional

Se você toma anticoncepcional oral, está mais sujeita do que outras mulheres a coágulos, hemorragia cerebral, ataque cardíaco e deficiências de zinco, ácido fólico, vitaminas C, B6 e B12 (uma freqüente causa do nervosismo e da depressão de quem toma pílulas anticoncepcionais).

Os suplementos são importantes: PMV

Zinco quelado — 50 mg (EUA), 1 a 3 comprimidos por dia Ácido fólico — 800 mcg (EUA), uma a três vezes ao dia

Vitamina B12 — 2 000 mcg (liberação gradual ou sublingual) (EUA), de manhã

189 - Erupção causada por contato com erva venenosa

Vitamina E oleosa ou gelatina de Aloe vera, aplicados externamente, podem auxiliar a cura. Dois comprimidos de 1 000 mg de complexo de vitamina C (liberação gradual) (EUA) tomados, de manhã e à tarde, junto com 400 UI a 1 000 UI de vitamina E devem aliviar a coceira.

190 - Pólipos

Eles podem constituir risco de câncer, sendo indispensável consultar um médico — na maioria dos casos é necessária a remoção cirúrgica. Mas, com relação a suplementos, o dr. Jerome J. DeCosse (professor e diretor do Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina de Wisconsin, nos Estados Unidos) usou 3000 mg de vitaminas C (liberação gradual) diariamente em pacientes com pólipos e conseguiu resultados notáveis.

191 - Convalescença pós-cirúrgica

Após a cirurgia, o organismo precisa de todo o apoio nutritivo que puder obter. Vitamina E (seca) — 400 UI (EUA), três vezes ao dia Dois complexos de vitamina C de 1 000 mg com bioflavonóides, hesperidina e rutina (EUA), de manhã e à tarde

Multivitamínico concentrado com minerais quelados (EUA), de manhã e à tarde

Vitamina A — 10 000 UI a 25 000 UI, três vezes ao dia (tomar cinco dias, parar dois)

Zinco quelado — 15 mg a 50 mg (EUA) por dia 192 - Brotoeja

Assim como a coceira, parece que a brotoeja cede às propriedades anti-histamínicas da vitamina C (ver Seção 181 quanto ao regime).

193 - Problemas da próstata

Verificou-se que a prostatite crônica cede ao tratamento com zinco (a glândula prostática normalmente contém cerca de dez vezes mais zinco que qualquer outro órgão do organismo). Em muitos casos, os sintomas desaparecem completamente quando se usa o seguinte regime:

PMV

Zinco quelado — 50 mg (EUA), três vezes ao dia

Vitamina F ou lecitina (1 200 mg) — 3 cápsulas, três vezes ao dia 194 - Psoríase

Não se descobriu tratamento totalmente eficaz, mas o seguinte tem dado bons resultados: PMV

Vitamina A (solúvel na água) — 10 000 UI, três vezes ao dia durante cinco dias da semana

Complexo B — 100 mg (liberação gradual) (EUA) de manhã e à tarde

Vitamina C (adicional) de frutos da roseira — 1000 mg (EUA), de manhã e à tarde

Vitamina E (seca) — 400 UI (EUA), três vezes ao dia

Vitamina F ou lecitina — 3 cápsulas três vezes ao dia Aumentar a proteína (preferivelmente de origem animal)

195 - Parar de fumar

Não é fácil parar de fumar e seu organismo sabe disso. Os sintomas da abstinência são reais. Contra a irritabilidade tem-se obtido resultados com um comprimido de triptofano (550 mg a 667 mg) (EUA), três vezes ao dia, entre as refeições. Deve-se tomar também 100 mg de complexo B (liberação gradual) com o jantar, e 100 mg de cisteína (EUA) com 300 mg de vitamina C por dia. E não se esqueça do PMV.

196 - Queimaduras de sol

Deve-se usar um bom preparado contendo filtro solar antes de se expor aos raios ultravioletas do sol, mesmo que seja por pouco tempo. A maioria das pessoas não sabe que o sol queima realmente a pele, e queimaduras graves podem romper a pele, deixando-a vulnerável a infecções.

Porém, se já for tarde demais para se prevenir, experimente o seguinte:

Gelatina de Aloe vera aplicada três a quatro vezes ao dia

Um creme contendo PABA (EUA) ou vitamina E (20000 UI), também aplicado três a quatro vezes ao dia

PMV

Vitamina C (adicional) — 1 000 mg, de manhã e à tarde até que as queimaduras sarem.

197 - Ranger de dentes

As pessoas geralmente não percebem que estão rangendo os dentes. Mais do que com adultos, isso acontece com crianças, e mais freqüentemente durante o sono. PMV, 100 mg de complexo B de manhã e à tarde e alguns comprimidos de farinha de ossos à noite, antes de dormir, poderão ajudar.

198 - Veias varicosas

Idade, falta de exercícios e prisão de ventre crônica são fatores que contribuem para o aparecimento de varizes. Cuidados com o regime alimentar e exercícios regulares ajudarão muito a evitá-las. Aconselha- se também PMV, adicionado de 1 000 mg de complexo de vitamina C, junto com 400 UI a 800 UI de vitamina E duas vezes ao dia.

Os homens vasectomisados são mais suscetíveis às infecções e farão bem em tomar 1 000 mg adicionais de vitamina C diariamente, junto com a suplementação regular de PMV. Uma suplementação de 15 mg a 50 mg de zinco (EUA) por dia também é uma boa idéia.

200 - Verrugas

Aparentemente desaparecem quando tratadas com vitamina E oleosa. Parece que o tratamento mais eficaz é 28 000 UI de vitamina E aplicada externamente, uma ou duas vezes ao dia, e ingerir 400 UI de vitamina E seca (EUA), três vezes ao dia. Um complexo de vitamina C (1 000 mg a 2 000 mg por dia) pode ajudar a imunizar o organismo e talvez evitar o aparecimento das verrugas.

201 - Alguma pergunta sobre o capítulo XIII?

Você mencionou que as enzimas digestivas são úteis contra a azia. O que são essas enzimas e como atuam?

As enzimas, que podem ser compradas como suplementos, auxiliam o sistema digestivo a assimilar os alimentos. A bromelina, por exemplo, é uma enzima digestiva encontrada no abacaxi. A

celulase ajuda a digerir matéria vegetal e decompor as fibras. O ácido clorídrico (HCl) atua no estômago sobre alimentos rijos, tais como

carnes fibrosas, vegetais e galinha (a melhor forma encontrada no comércio é como cloridato de betaína). A lipase ajuda a digerir as gorduras e a amilase dissolve milhares de vezes seu próprio peso de amidos, para que estes se tornem mais facilmente assimiláveis. A

papaína é uma enzima que digere proteínas (da papaia) e a prolase é

uma enzima digestora da proteína derivada da papaína (ver Seção

178).

Existe alguma razão especial para que você recomende gin-seng no tratamento da menopausa?

Certamente. Desde que, na década de 60, foi iniciado o tratamento com estrógeno, verificou-se uma correlação entre ele e o aumento de 35% nos casos de câncer uterino. Gin-seng contém estriol, uma variante anti-cancerígena (que combate o câncer) do estrógeno.

No documento 265_Earl Mindell - Guia Das Vitaminas (páginas 184-198)