• Nenhum resultado encontrado

Produção do conhecimento em enfermagem no Brasil: as temáticas de investigação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Produção do conhecimento em enfermagem no Brasil: as temáticas de investigação."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PESQ U I SA

PRODUçAO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM NO BASIL:

AS TEÁICAS DE INVElGAÇA01

TH E NU RSING KNOWLEDGE BUILDING IN BRAZIL: INVESTIGATION

TH E M ES

P RODUCCIÓN DEL CONOCI M I ENTO EN ENFERMERíA EN BRAS IL:

TEMAS DE INVESTIGACI ÓN

Mata L enise do Pradd Franine Lima GelbckJ

RESUMO: Trata o presente artigo da discussão das temáticas que tem orientado a produção de conhecimento em Enfermagem no Brasil . Os dados foram coletados , através de i nstrumento próprio , j u nto aos P rog ra m a s d e Pós-g ra d uação, escolas de g ra d u ação e Hospita i s U n iversitários e publicações indexados nas bases de dados Ll LACS E M EDLl N E , 1 990-1 999. As áreas e linha de pesquisa foram categorizadas a partir de documento gerado nos fóruns de d iscussão da categoria e apresentado por Carvalho (s.d). Os dados foram analisados através de abordagem quanti-qualitativa e apresentados sob a forma de gráficos. Os resultados apontaram para u m a re-orientação das áreas/li nhas de pesquisa, especialmente na produção i ndexada, demonstrando uma preocupação crescente com os referenciais metodológicos e os paradigmas que cercam o objeto do con hecimento em enfermage m .

Palavras-chave: E nfermagem, pesq uisa, linhas de pesquisa

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM

A E nfermagem, enq uanto ciência e arte, têm na prod ução do conhecimento, sua base de sustentação, quer através de investigação dos fatos do seu cotidiano profissional , de indagações teórico-fi losóficas ou de sua organ ização profissional .

O ato de conhecer, i nvestigar, prod uzir ciência , reconhecer, estar convencido de a lgo, são algu mas das definições a pontadas que expri mem o significado do conhecimento (Ferreira, 1 985). Aranha e Matins, citadas por S/Iva et a I . ( 1 996 , p . 1 90) definem conhecimento como "o pensamento que resu lta da relação que se esta belece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido ( .. . ), se refere ao prod uto , ao resu ltado do conteúdo dessa re lação , ou sej a , o saber a d q u i rido e acu mulado pelo homem". No entender d e Rocha, Scochi e Lima ( 1 993 ) , o "con heci mento é u m dos instru mentos pelo q u a l o homem apreende seu objeto de trabalho" .

Para conhecer, para constitu ir o saber, os profissionais se uti l izam das i nvestigações , das pesq uisas. Pesq u isa pode ser definida como "empregar meios para chegar ao conhecimento da verdade"(Ferreira, 1 985, p.365) ou ainda como "um momento parcial do processo mais geral

f Extraído do documento Produção do Conheimento em Enfermagem na Améica Latína:o estado da ate "apresentado no Seminário "Impacto de la Enfermeia en la Salud' Amérca Latina y el Caibe "/reaizado em Belo Hoizonte/MG, no peíodo de 27 de agosto a 01 de setembro de 2000.

2 Enfermeira. Doutora em Ilosoia da Enfermagem. Docente do Depatamento de Enfermagem e do Pograma de Pós-graduação em Enfermagem da UFS.

3 Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Depatamento de Enfermagem da UFSC e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFS.

(2)

de con hecer, descrever e exp licar a rea l idade e m s e u s fragmentos ou no s e u todo" (Alves; Santos, 1 998, p . 562).

No sentido de conhecer sua rea lidade, a E nfermagem enq u a nto uma prática histórica e social , i nserida n u m contexto mais a mplo, tem b u scado desenvolver seu arcabouço teórico­ fi losófico através do desenvolvimento de pesq uisas.

No Brasil, o estado da arte da prod ução do con hecimento têm sido preocupação constante dos profissionais de E nfermage m , buscando s u a consol idaçã o , d issemi nação e apl icação . A pesq u is a , que orig inal mente começou j u nto aos progra mas d e pós-gradu ação, ampliou-se progressivamente, permitindo hoje um reflexo d e sua aplicabilidade na prática e no ensino de graduação em Enfermagem. Além d isto , deixa de ser uma atividade ind ivid u a l , passando a ser desenvolvida coletivamente , através da articulação de pesqu isadores nos gru pos e n úcleos de pesqu isa .

H á , portanto, uma busca constante no sentido de articular pesq uisa, ensino e assistência , bem como pela interd isciplinariedade, pois a Enfermagem é u ma profissão inserida n u m contexto histórico e socia l , e porta nto , não pode mais desenvolver-se desarticu lada das demais ciências. O presente artigo tem como objetivo apreender e analisar como se encontra o estado da arte da prod ução do conheci mento no Brasi l , em relação as á reas temáticas. Este recorte foi motivado pelas d i scussões acerca das áreas e l i n has de pesq uisa , as q u a i s vêm sendo reform uladas pela Enfermage m , em consonância com os órgãos brasileiros d e fomento (CAP ES e C N Pq)\ buscando-se, desta forma , contri buir neste processo de d iscussão.

APREENDENDO OS DADOS: O PERCURSO METODOLÓGICO

Este estudo caracteriza-se por ser exploratório-descritivo , no q u a l centrou-se o olhar sobre o estado da arte da produção do co nhecimento no Bras i l , no q u e se refere as áreas temáticas .

Os dados foram coletados .5 através de instru mento constru ído especialmente para esse estudo, o q u a l foi encamin hado aos Progra mas de Pós-gra d uação em Enfermagem ( 1 5) , aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública ( 1 3), aos Cursos de Graduação em Enfermagem (90), bem como institu ições de saúde como Hospitais U n iversitá rios , Hospitais de Referência nacional e/ou estad ual (29), Secretarias Estad uais d e Saúde ( 1 5) e Organizações Hospitalares (02), cujo acesso por correio eletrônico foi possíve l . A amostra foi composta pelos instru mentos respondidos, que variou significativa mente em relação aos Programas de Pós-graduação ( 1 0 ) , Cursos de Grad uação em Enfermagem ( 0 2 ) e H ospitais U n iversitários (04).

Para análise da produção científica , ta mbém foram utilizados como fonte as publicações de enfermagem i ndexadas nas bases de dados L l LACS e M E D L l N E , no período de 1 990 -1 999. Para a consu lta a estas bases de dados, usou-se "enfermagem" em descritor de assu nto e ano de publ icação.

Para a organização dos dados, foi elaborada a "Planilha Demonstrativa das Publ icações de Enfermagem - Período 1 990/1 999" , sendo q u e para o tratamento dos dados fez-se uso do sotware EPI-I N F O 6 .

A categorização d a s temáticas foi rea lizada d e acordo com o documento de Cavalho (s.d . ) acerca das l i n has de pesq u isa , conforme q u a d ro demonstrativo abaixo.

4 CAPES: Coordenadoia de Apefeiçoamento de Pessoal de Ensino Supeior/CNPq: Conselho

Naional de Pesquisa. .

5 Contamos, para o levantamento dos dados, com sócios das instituições de ensino que compõe a REPENSUL, a saber: Wilson Danlo Lunardi FIlho, da Fundação Universtária de Rio Grande; Celmira Lange, da UniversIdade Federal de Pelotas e Ana Krchof e Carmem Colomé Bec, da UniversIdade Federal de Santa Maia.

(3)

Prod ução do conhecimento . . .

As áreas e linhas d e pesq uisa , defi n idas e m 1 982, no 2° S E N P E (Seminário Nacional de Pesq uisa em Enfermagem), fora m re-estudadas a partir de 1 998 , em reu n iões específicas realizadas com os programas de pós-graduação , em oficinas de trabalho realizadas em eventos científicos como 0 1 0° S E N P E e o 5 1 ° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 0 1 0° Congresso Panamericano de Enfermería , real izados em 1 999, dando origem as áreas e respectivas linhas,

de acordo com CaValha [1 999?] .

P R O F I S S IO N A L A S S ISTE N C IA L O R G A N IZA C IO N A L

1 . F u n d a m e n to s d o 2 . P ro c e s s o d e C u i d a r e m 1 . P o l ític a s e P rá ti c a s e m C u id a r n a E n fe rm a g e m ( c r i a n ç a , S a ú d e e E n fe rm a g e m E n fe r m a g e m a d o le s c e n te , m u l h e r, a d u lto ,

t

o n c e p ç õ e s Teó rico - 4 . i d o s o e C u id a r e m E n fe rm a g e m n o fa m íl i a ) 2 . P o l ític a s e P rá ti c a s d e

F i l o s ó fi c a s d e P ro c e s s o S a ú d e - D o e n ç a E d u c a ç ã o e E n fe r m a g e m E n fe rm age m

5 .

Te c n o lo g i a s d e 6 . D e te rm i n a n te s d e Q u a l id a d e 3 . P ro d u ç ã o e m S a ú d e e E n fe rm a g e m d e V id a e S a ú d e - D o e n ç a T ra b a l h o n a E n fe r m age m 7 . E ti c a n a S a ú d e e 4 . G e re n c ia m e n to d o s

E n fe rm a g e m S e rv i ç o s d e S a ú d e e d e

E n fe rm a g e m 8 . H is tó ria d a

1 5

.

I n fo rm a ç ã o/C o m u n ic a ç ã o

E n fe rm a g e m e E n fe rm a g e m

A análise dos dados foi realizada e m abordagem quanti-qualitativa , através d a comparação entre os dados das publicações indexadas e dos instru mentos , afim de compor um panorama do estado da a rte d a prod ução do conhecimento em enfermagem no Bras i l , no tocante as temáticas de investigação.

RECONH ECENDO OS CAMINHOS DA PRODUçAo DE CONHECIMENTO HOJ E: AS TEMÁTICAS DE INVESTIGAÇAO

A prod ução de con hecimento em Enfermagem , no Bras i l , têm guardado íntima relação com a especificidade de seu tra b a l ho , d i rigido à fi nalidade de prestar uma assistência de Enfermagem de q u a l idade e l ivre d e riscos . N este sentido, a tendência por temas ou á reas no desenvolvimento de pesq u isas vem acompanhando, ao longo do tempo, os movi mentos da própria profissão e do con hecimento científico de maneira gera l .

Como afi rma AlmeIda ( 1 995), constru i r u m corpo de conhecimento articu lado com a fi nalidade do tra balho d a E nfermagem e da saúde, tem sido u ma problemática central e contrad itória por se tratar mais d e u ma construção histórica e social e menos de u m a q u estão forma l e técnico-científica . Porta nto , este saber va i se delineando no próprio desenvolvimento do trabalho em saúde, dos d iversos trabalhadores e as transformações sociais req ueridas.

A construção do corpo de con hecimento em Enfermagem (e as temáticas em torno das quais se estrutura ) reflete as d iferenças e contrad ições do seu próprio processo h istórico. Tais contradições presentes na construção d a estrutura do corpo de con hecimentos na saúde e na Enfermagem têm contrib u ído com o desenvolvimento de uma gama variada de fundamentações teóricas e metodológicas para , da mesma forma , recortar d iversos objetos de i nvestigação. A Enfermagem brasileira vem tri l hando e construindo este desafio e este con hecimento tem sido buscado nas ciências sociais, mu ito mais que nas biológicas. I sto porq u e a Enfermagem vem ampliando a compreensão do seu objeto de trabalho, contemplando a doença e o ser hu mano no processo saúde-doença , os d iversos n íveis de atenção à saúde, desde a primária até a terciári a , a promoção d e saúde e prevenção e cura de doenças, a organ ização do trabalho d e Enfermagem e da s a ú d e , a integralidade da assistênci a , tomando sem pre as q uestões da

(4)

saúde, d a doença e do s e r h u mano como processos sociais e históricos (Almeida, 1 995). A prod ução científica da Enfermagem brasileira , a partir de u m olhar às suas publicações , na década de 90, aponta para uma forte concentração nas á reas Organizacional e Profissiona l . Já na área Assistencial fora m encontrados u m peq ueno número d e trabalhos ao longo de toda

a década (gráfico 1 ). .

G RÁF I C O 1 - ÁREAS DE PESQ U I SA, SEG U N DO A PRODUÇÃO C I ENTíF I CA DA E N F E RMA­

G E M , B RAS I L , 1 990-99

IJ ASSISTENCIAL l ORGANIACIONAL � PROFISSIO NAL

Esta forte concentração nas áreas Organizacional e Profissional corrobora a aná lise feita por Arajo ( 1 994) q uando afirmava : "a década de 80 representou um i mporta nte momento de reflexão para a enfermagem brasileira . Pela pri meira vez sua prática começa a ser d iscutida como tra ba lho, ta nto na academia como a n ível do próprio movi mento social da enfermagem ,

q u e se reflete também na ABEn. Por outro lado , a década d e 80 caracterizou-se por uma

profunda crise econômica , e um intenso debate ideológico, que caracterizou a chamada transição democrática , e perpassou o movimento por eleições d iretas , o processo constituinte e as pol íticas de saúde do período, q uando se deli neou de forma mais n ítida , o projeto da Reforma Sanitária Brasileira . Esse quadro certamente teve reflexos na prod ução intelectual da enfermagem e nas matérias publ icadas na R E B E n . Nessa perspectiva é compreens ível q u e a Área Profissiona l , embora tenha u ma ma ior participação da linha d e Formação e Utilização de Recursos H u manos na Enfermagem, apresente u ma expressiva proporção de trabalhos na linha Enfermagem como Prática Soci a l , e que 50% dos a rtigos d a Área Assistencial pertencem à linha Determ ina ntes do Processo Saúde-Doença ."

De outro modo, os dados gerados a partir das i nformações col h idas j u nto as I ES e H U 's aponta m para uma predominância significativa da área Assistencial , d i rigida prioritariamente às q u estões gerais da assistênci a , seguida pelas q u estões re lativas à m u l her e à cria nça . A área

organizacional aparece em seg undo lugar, seguida da profissional (gráfico 2).

G RÁF I C O 2 -ÁREAS DE PESQUISA, SEG U N DO I ES E H U'S, 2000

!I As s iste ncial � Profiss ional ) Organ izacional

(5)

Prod ução do conhecimento . . .

Ta l d iferença pode estar relacionada a orientação dos Programas d e Pós-Graduação (maior número de informantes-chave) que, ainda , guardam forte relação com o modelo biomédico (obstetríci a , psiq u iatri a ) . A q u estão q u e se coloca é : por q u e , então, a produção científica aponta para outra direção?

Dentro da área Organizaciona l , o maior nú mero de trabalhos está na linha de "Pol íticas e Práticas de Ed ucação e Enfermagem" , seguida pela linha de "Prod ução em Saúde e Trabalho na Enfermagem" . Ta mbém , encontra mos ta l predominância nas informações colhidas j u nto às instituições/indivíduos. (gráfico 3)

G RÁF I CO 3 - PRODUÇÃO C I ENTíF I CA DE E N F ERMAG E M NA ÁREA ORGAN IZAC I ONAL , S EG U N DO L I N HAS , B RAS I L , 1 990-99

m O RG PLEDU O RG P RO DST . ORGPOLSAU E O RG G E R 11111 ORG I N F

O i ncremento de estudos l igados às q u estões d a s pol íticas e práticas de ed ucação e m Enfermagem apontam para u ma nova tendência de valorização dessas questões, diferentemente do encontrado por Souza ( 1 99 1 ) . Em seu estudo, ao d iscutir a prod ução do con hecimento na Enfermagem brasileira , a autora apontou que os grandes vazios de conhecimento da Enfermagem estavam centrados nos su bconj u ntos de materiais e tecnologia no temário relativo a clín ica (diagnóstico, trata mento e controle de risco). Na área de ad min istração e formação de recursos h u manos , a produção de trabal hos era limitad a , especia l mente , a gerência e controle de q u a l idade . Em relação a formação de recursos h u m a nos a tendência era semelha nte e os

GRÁFICO 4 -PRODUÇÃO C I ENTíFICA DE ENFERMAGEM NA ÁREA PROFISSIONAL, SEGUN­

DO L I N HAS , BRAS I L , 1 990-99

38

11111 PROFH IST li: PROFT EOR PROFT EC . PROFETIC j PROFM ET

(6)

temas d e ava liação educacio n a l , caracterização da pop u l ação estuda ntil e d e docente , seg u i mento d e estudantes e egressos e pol ítica ed ucaciona l em Enfermagem q uase não eram estudadas, confirmando-se uma tendência geral de declínio da pesq u isa na área de ed ucação na última décad a no país.

N a á re a Profi s s i on a l , d e stacam-se a s l i n h a s "Co ncepções teórico-fi losófi cas d a Enfermagem" e " H i stória da Enfermagem" . N a área Assistencial há u ma concentração na linha "Cuidar em Enfermagem no processo saúde-doença". Dentro dessa área , na linha "Processo de cuidar e m Enfermagem" não houve predominâ ncia de estudos e m q ua l q u er das clientelas específicas (adu lto, criança , adolescente , m u l her ou idoso) (gráfico 4 e 5). Comporta mento semelhante é observado j u nto às I ES , a partir dos respondentes dos q u estionários .

G RÁF I CO 5 - P RO D U ÇÃO C I E N Tí F I CA D E E N F E RMAG E M NA ÁREA ASS I STE N C IAL, S EG U N DO L I N HAS , B RAS I L , 1 990-99

, H ASSI STCRI 11111 ASSI STFAM

jj ASSI STAOL ASSISTADU

• ASSI STCUI D 1 ASSI STDT

ASSI STI O ASSI STMULH

Os dados acima apontam para uma tendência d istinta dos consta ntes em outros estudos ,

acerca dessa prod ução em décadas a nteriores . O estudo rea lizado por Souza ( 1 99 1 ) revelou

q u e os principais aspectos da prática estudados no período estão relacionados com o cuidado de Enfermagem seja no diagnóstico, tratamento ou controle de risco , referindo o ind ivíd uo como principal objeto de estudo no n ível terciário de atenção. Os aspectos relativos às ações organizativas de serviços de saúde foram pouco expressivos e, segundo o estudo, parecem não guardar u ma relação de pertinência com os estudos da área clínica , o que sem d úvida evidencia uma fragmentação d a compreensão da prática em Enfermagem e de sua inserção no processo de trabalho em saúde. O conhecimento de Enfermagem fu ndamentado mais nas ciências sociais e do comporta mento h u mano traz algu mas contradições ao se d ista nciar d a área biológica e méd ica . A vertente social da pesq u isa torna-se, em algu mas situações, u m problema d e recon heci mento biológico, o q ue, de certa forma , a d ista ncia e n ã o corresponde à expectativa que, principalmente , a profissão méd ica espera da mesma , q u e é pesq u isar sobre as q uestões técnico-científicas voltadas para o conhecimento clínico ind ivid u a l . Por outro lado, a tendência para uma nova percepção do homem no mundo, tem possibilitado u ma assistência mais integra l . Da mesma forma , a aproximação c o m as ciências sociais e metodologias q u a litativas tem

possibilitado à Enfermagem uma melhoria na qualidade de assistência prestada (Almeida, 1 995).

Esse novo d i recionamento do i nteresse dos estudos em Enfermagem responde a recomendação emanada do documento "O estudo sobre Tendências da Pesquisa sobre a Prática

(7)

Prod ução do conhecimento . . .

d e E nfermagem n o Bras i l 1 983-1 98", q u e consid erou a s experiências acumu ladas no desenvolvimento de estudos de tendências no Brasil e o trabalho colaborativo com a Organização Pana mericana de Saúde - OPS e a Org a nização M u nd i a l de Saúde - O M S em pesq uisas comparadas na área de Enfermagem com outros pa íses latino-americanos, propondo a utilização de um marco metodológico q u e permitisse refletir sobre as q uestões concretas da prática de Enfermagem e a problemática do trabalho de pesq uisa. Recomendou , ainda, que se tomasse o processo de trabalho em saúde, em u m a pri meira aproxi mação, como campo concreto da prática de Enfermagem e buscasse o desenvolvimento d e u ma taxonomia para classificação temática das i nvestigações q u e refletisse este processo .

Esses dados mostram, também, a mudança de concepção da Enfermagem como prática social, dando i n ício a u ma nova fase da prod ução do con heci mento científico na Enfermagem , como afi rmam Egy e Sena (2000) . As autoras enfatizam q u e na ú ltima déca d a , a q u estão da prod ução do con hecimento na Enfermagem vem tomando u m ru mo basta nte interessante , expressando a preocupação acerca das referências conceituais-metodológicas e dos parad igmas q u e se acercam do objeto do con heci mento .

EM BUSCA DA SfNTESE: DESAFIOS NAAVENTURA DE INVESTIGAR.

Os dados que emerg iram neste estudo nos mostram u m panorama do estado da arte da prod ução do conhecimento , a pesar de suas l i mitações metodológica s . I sto porq u e , o tempo d ispon ível para a coleta das i nformações restringiu a abrangência da a mostra , já que o acesso aos i nformantes se proced eu , basicamente, por correio eletrônico .

A p a r d essas considerações i n icia is, é poss ível traçarmos l i n has gerais de análise q u e apontam perspectivas em torno d a s temáticas de i nvestigação q u e têm orientado a prod ução do con hecimento em Enfermagem no Bras i l .

Em 1 992, o Comitê Executivo de Enfermagem da Federación Panamerica de Enfermería

- FEPPEN , retomando os objetivos do acordo OPS-FEPPEN ( 1 992), aponta como req uerimento à sua execução; o impu lso à estudos de i nvestigação, a ela boração de projetos relacionados com as áreas de cooperação do referido acord o , a capacitação através de cursos , seminários e treina mento em serviço . Para o a lcance d esses objetivos indicam cinco l i nhas/áreas para o aprofundamento do conhecimento em Enfermagem , a saber:

1 -Enfermagem, desenvolvimento e investigação

2 - Modelos de atenção em saúde

3 - Relação saúde-trabalho

4 - Ética e bioética em Enfermagem

5 -Formação de recu rsos h u ma nos

A m issão dessas linhas do conheci mento é contri buir com a orientação fi losófica que facilite a rea lização de trabal hos orientados ao alcance da melhoria de q u a l idade dos serviços de saúde, com base nos princípios de cooperação , trabalho i nterprofissional e i ntersetoria l , através de anál ise conceitual q u e oriente a prática . (OPAS , F E P P E N , 1 992)

Os dados desse estudo, ind ica m q u e , de maneira gera l , a prod ução de conhecimento em enfermagem no Brasil , tem contemplado as d iferentes á reas/l inhas de pesq u isa , defi n idas pela OPAS-FEPPE N . Esta mesma orientação temática tem sido apontad a , também, por outros docu mentos e fóru ns. Desta forma , percebeu-se q u e a E nfermagem brasileira tem buscado a ampliação de seus estudos , demonstrando a capacidade i nvestigativa que tem tido a profissão , com u ma clara demonstração de que é u m a disci p l i n a em construção através de sua históri a , da produção de s e u corpo de conhecimento , do d iscurso epistemológ ico da busca de novas a bordagens metodológicas e da a rticulação com a prática assistencia l .

Essa capacid ade investigativa da E nfermagem tem sido demostrada pelas estratég ias de organização da i nvestigação, haja vista que a pesq uisa, que originalmente começou j u nto

(8)

aos progra mas de pós-grad uação, ampliou-se progressivamente, permiti ndo hoje u m reflexo d e sua aplica b i l idade na prática , no e n s i n o de grad u ação em E nfermagem e na assistência à saúde, de forma mais ampliada. Além d isso, deixa de ser uma atividade ind ividu a l , passa ndo a ser desenvolvida coletiva mente, através da articu lação de pesq u isadores nos gru pos e núcleos de pesq u isa .

H á , portanto, u ma busca constante no sentido de articu lar pesq u isa, ensino e assistência , bem como pela interdisciplinariedade, pois a Enfermagem é u m a profissão inserida n u m contexto histórico e socia l .

A criação e consolid ação de fóruns específicos da categoria , de abra ngência nacional , como os Seminários N acionais de Pesq u isa em E nfermagem, os Congressos Brasileiros d e Enfermagem, b e m como o s fóruns específicos de ensino de graduação e pós-graduação, têm se constitu ído em espaços im porta ntes de articulação, i ntegração e disseminação da prod ução do con hecimento em Enfermage m .

Apesar do impu lso na produção de con hecimento em Enfermagem n a s ú ltimas décadas, vários são os desafios q u e se vis l u mbra m . Destaca mos , por acred ita r ser u ma i m portante estratég ia para a su peração dos mesmos, o req ueri mento de fortalecimento de lidera nças, q u e contri buam para a muda nça de valores , atitudes e comportamentos , criando espaços para lograr o crescimento humano, q u e possibil ite u ma re-significação, recon heci mento e valoração ao cuidado. Esta l iderança se forma com conhecimento e capacitação, criando hábitos e atitudes para potencial izar e rea l izar as tra nsformações efetivas e necessárias, como afi rma Noreía ( 1 999).

Enfi m , reafirma mos o apontado por Campos ( 1 999) em relação aos desafios na arte de investigar, q u a l sej a , que os enfermeiros comprometa m-se com a aventu ra de i nvestigar, reconhecendo q u e esta é uma das coisas q u e só se aprende fazendo.

ABSTACT: The present aticle discusses the themes that have orientated knowledge building i n nursing in Brazil. T h e data was coliected i n post-graduation programs, graduation schools, university hos pita is and indexed publ ications in L l LACS and M E D L l N E's database ( 1 990- 1 999 ) . Cardoso categorized the lines and areas of research according to a document created in nursing forums of d iscussion . The data was analyzed through a qualitative and q uantitative approach , and presented i n the form o f g raphics. Results indicate a shift on t h e lines/areas of research, especially in t h e case of researches that a re indexed . It also demonstrates a special attention of this professional area to methodological references and paradigms that relate to the object of knowledge in nursing .

KEWORDS: nursing, research, l ines of research

RESUMEN: Trata el presente artícu lo de discutir las temáticas que han estado orientando la producción dei conocim iento en Enfermería en Brasil. Los datos se han recogido mediante instrumental propio, j u nto a los P rog ra m a s d e P o s g ra d o , e s c u e l a s d e F o r m a c i ó n y H o s p i t a l e s U n iversitarios y publicaciones indexadas en las bases de datos de L l LACS y M E D L l N E , 1 990-1 999. Las áreas y l ínea de investigación se han categorizado a partir de un documento creado en los foros de discusión de la categoría y presentado por Carvalho. EI análisis de los datos se realizó de forma cuantitativa y calitativa , a través de g ráficos. Los datos fi nales indican que la producción dei saber presenta -en Brasil- una nueva orientación en los temas y campos de investigación , especialmente en la producción i n dexada y d e m u estra n u n a creci e nte p reocu pación con los refe re n c i a l e s m etod o l ó g i cos y paradigmáticos que orientan el objeto dei conocimiento en Enfermería.

PALABAS CLAVE: Enfermería , investigación , líneas de investigación

(9)

Prod ução do con heci mento . . .

REFER�NCIAS BIBLIOGÁFICAS

ALM E I DA, Maria Cecília Puntel de. Considerações finais. I n : S E M I NÁRIO NACIONAL DE PSQU ISA EM E N FERMAG E M , 8., Ribeirão Preto, 1 995. Anais . . . Ribeirão Preto: ABEn, 1 995.

ALVES , Delvair de Brito; SANTOS , Lindete Amorim . A real idade da pesquisa no D E N/U FS. . Bras. Enferm. Brasília, v. 5 1 , n . 4, p . 561 -570, out./dez. 1 998.

ARAÚJ O , Maria Jenny Silva . A contribuição da Revista Brasileira de Enfermagem . I n : S E M I NÁRIO NACIONAL DE PESQU I SA EM E N FERMAG E M , 7 . , 1 994. Fortaleza . Anais. .. Fortaleza : ABEn, 1 994.

CAM POS, Maria Cecília S . Investigaión en Enfermeía: cómo y qué? I n : X C U RSO AN UAL DE M E D I C I NA I NTENSIVA, U rgencias y Reanimación - Programa de Enfermería , 09, 1 999: Fundación Fideco, [1 999] . 1 2 p .

CARVALHO, Vilma d e . Linhas de pesquisa e pioidades de Enfermagem - proposta com distinção g noseológica para o agrupamento da produção científica de pós-graduação em Enfermagem. [1 999?]. Texto digitado.

EGRY, Emiko Yohikawa ; SENA, Roseni Rosângela. O desafio do Conhecimento na Enfermagem, I n : SE N A , Roseni Rosângela. Educaión de enfermeria en Amérca Latina. Bogotá: REAL, U niversidad Naciona l , 2000.

FERRE I RA, Aurélio Buarque de Holanda . Mini-dcionáioAurélio. 1 . ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira,

1 985.

N O R E NA, Dora Lucia Gaviri a . U n a nueva m i rada a la estructura organ izativa y operacional en enfermería . Investigaclon y Educación en Enfermeía, Medellin, v. XVI I , n . 2 , p . 95-1 07, 1 999.

O PAS - O rg a n ización P a n a m e ricana de l a S a l u d ; F E P P E N - F e d e ración P a n a mericana de Profisionales de Enfermería. Marco de referencia para el desao/o de la práctica de enfermeía en los seviios de salud Versión preliminar. Guatemala: OPAS, 1 992. 53p.

ROCHA, Semiramis Melani Melo, SCOCH I , Carmem Gracinda Silvan e LI MA, Regina Aparecida Garcia de. O con h ecimento em enfermagem pediátrica : l ivros editados no B rasil de 1 91 6 a 1 988. Re. latino-am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v. 2, n . 1 , p. 77-91 , j u l . 1 993.

S I LVA, Denise Maria Guerreiro da et aI. A produção de conhecimento em Enfermagem nos grupos de pesquisa da U FSC. exto Contexto Enfer., Florianópolis, v. 5, p . 1 89-2 1 4 , 1 996. N úmero especial.

SOUZA, Alina Maria de Almeida. Pesquisa em Enfermagem : i mpactos e perspectiva. In: S E M I NÁRIO NACIONAL DE PESQU ISA EM ENFERMAG E M , 6., 1 991 , Rio de Janeiro . AnaIS .. . Rio de Janeiro: ABEn,

1 99 1 . p . 35-40.

42

RecebIdo em novembro de 2000 Aprovado em maio de 200 1

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

O projeto VIGISUS foi concebido como uma estratégia para a criação de infra-estrutura para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, que

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

A educação permanente visa mudanças de forma permanente sendo um processo de qualificação dos profissionais e aprimoramento dos serviços prestados, sendo

Esta organização de trabalho pode ser usada como ferramenta de terapia (como em pacientes idosos, diabéticos) como de fato é feito em muitos programas

Após essa divisão, por convenção, os subgrupos foram classificados de acordo com o seu grau (Fisher I, Fisher II, Fisher III, Fisher IV) e quando necessária, foi realizada análise