• Nenhum resultado encontrado

Influência do chá da caá-heê, Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni, sobre o peso dos órgãos sexuais isolados de camundongos jovens.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Influência do chá da caá-heê, Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni, sobre o peso dos órgãos sexuais isolados de camundongos jovens."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

I NFLUENCI A DO CHÂ DA CAÃ- HEÊ,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

STEVIA REBAUDIANA ( BERT. ) BERTONI , SOBRE O PESO DOS ÕRGÍ OS SEXUAI S I SOLADOS DE CAMUNDONGOS J OVENS. ( *)

Be a t r i z de A. Po r t e i l a Nu n e s ( **) Nu n o Al v a r e s Pe r e i r a ( ***)

RESUMO

0 chã deu, {jOlhcu, òe.cat> da Caã-hee. Kz.du.zAu. o peAO doà

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

ÕKQCI OI

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

. óe xuoc ó de. camundon -goi machoò e faêmeoA pnA.ncA.palme.nte.. Eòte efieÁto {,oi. maJj, nítido apÕi admimj,tnacão do

chá a I I pon. peXLodo de. 10 dicu,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

( H O Ó fimexu,) e. 60 dJxu, [teAtZcuZoi do* machoò). A in-&lu.(Lncía i.nib-LtÕtú.a da caã-hee vanÁou. com a doie. [concenüiação do chã) e c o m o tempo de àwxção do tAatamento.

INTRODUÇÃO

A c a á - h e ê , p l a n t a a r b u s t i v a n a t i v a do Pa r a g u a i , pos s ui u m g l i c o s f d e o d o c e , o e s t e vi os í de o, c o m pode r a d o ç a n t e 300 v e z e s s u p e r i o r a o da s a c a r o s e .

Os f ndi os p a r a g u a i o s u t i l i z a v a m s ua s f o l h a s e c a ul e s pa r a a doç a r be bi da s a s s i m como s ua s mu l h e r e s a p r e p a r a v a m c o m I g u a pa r a f i ns c o n t r a c e p t i v o s . Co m a d e s c o b e r t a da s Amé r i c a s , o e mp r e g o da c a á - h e ê f oi d i f u n d i d o , p a s s a n d o a i nt e gr a r o " r o l " da s pl a nt a s me di c i na i s d o Pa r a g u a i , s e n d o r e c o me n d a d a pe l os " mé di c os de e r v a s " por s ua s pr opr i e da de s a doç a nt e s , d i g e s t i v a s , t ôni c a s e ú t e i s a o s d i a b é t i c o s ( Sc h me l i n g , 1 9 6 7 ) .

At u a l me n t e , a s f o l h a s s e c a s o u o pó d a s me s ma s v ê m s e ndo c o me r c i a l i z a d a s e m v á -r i os pa í s e s c omo a d o ç a n t e n a t u -r a l .

De s de os p r i me i r o s e s t u d o s b o t â n i c o s ( Be r t o n i , 1905) a t é o s d i a s a t u a i s , mui t os t r abal hos t ê m s i do r e a l i z a d o s s obr e a s a p l i c a ç õ e s me d i c i n a i s da c a á - h e ê . A p r e o c u p a ç ã o c ons t a nt e é d e t e r mi n a r a i noc ui da de do e x t r a t o br ut o e do p r i n c í p i o doc e da c a á - h e ê ,

bem c omo a d e e s c l a r e c e r e s t a s p r o p r i e d a d e s a e l a a t r i b u í d a s ( Fe l l i p e ,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

19 79 ; Sa k a g u c h i , 1381) .

Qua nt o a o pode r c o n t r a c e p t i v o da p l a n t a , Do r f ma n e c o l s . , e m 1 9 6 0 , mo s t r a r a m que o es t evi ol e o d i h i d r o i s o s t e v i o l p o s s u í a m a t i v i d a d e a n t i - a n d r o g ê n i c a q u a n d o a dmi ni s t r a ^

dos a pi nt o r e c é m- n a s c i d o s t r a t a dos c o m t e s t o s t e r o n a .

(*) Tr a b a l h o r e a l i z a d o n o De p a r t a me n t o d e Fa r ma c o l o g i a e Te r a p ê u t i c a Expe r i me nt a l do I CB/ CCS/ UFRJ , c o mo p a r t e da Te s e de Me s t r a d o de Be a t r i z de A. P . Nune s

(**) Me s t r a n d a e m Fa r ma c o l o g i a - Bo l s i s t a d a Fu n d a ç ã o ABI F . (***) Pr o f e s s o r Ad j u n t o d o De p a r t a me n t o de Fa r ma c o l o g i a / UFRJ .

(2)

Pl a na s e Ku ê , e m 1968, d e mo n s t r a r a m q u e r a t a s f é r t e i s t r a t a d a s c o m c h á d a s f o l h a s s e c a s ( 5¾) do c a ã - h e ê a p r e s e n t a v a m r e d u ç ã o na f e r t i l i d a d e e m t or no d e 50 a 7 9 ¾, a p ô s 18 di a s de i nge s t ã o. Ap ô s 60 d i a s de c e s s a d o o t r a t a me n t o , c e r c a d e 50¾ d o s a n i ma i s a i n d a a p r e s e n t a v a m os e f e i t o s da p l a n t a .

Ma i s t a r d e , e s t udos de Aka s hi e col . ( 1975) e d o I n s t i t u t o de Pe s q u i s a s do J a pã o c o n t e s t a r a m os r e s u l t a d o s de Pl a na s e c o l s , , a o d e mo n s t r a r e m q u e r a t a s f é r t e i s t r a t a da s c om e x t r a t o da s f ol ha s s e c a s da c a ã - h e ê ( 2, 1 g/ kg de p e s o c o r p o r a l ) por p e r í o d o d e 60 d i a s , nã o a p r e s e n t a r a m q u a l q u e r r e d u ç ã o na s ua f e r t i l i d a d e .

As s i m, a d u v i d a p e r s i s t e a t é h o j e , A c a ã - h e ê pos s ui o u n ã o e f e i t o c o n t r a c e p t i v o ?

Nos s o e s t udo v i s a e s c l a r e c e r a i nf l uê nc i a da s f ol ha s s e c a s da c a ã - h e ê ,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

S t e v i a r e ba udi a na ( Be r t ) Be r t oni s o b r e p a r â me t r o s e n d ó c r i n o s , d e n t r e os q u a i s , o pe s o dos

or ga os s e xua i s i s ol a dos de c a mu n d o n g o s j o v e n s .

MAT ERIAL E MÉT ODO

Fo r a m u t i l i z a d o s c a mu n d o n g o s , Swi s s 6 0 , j o v e n s ( c e r c a de 20 d i a s de i da de ) de a mbos os s e x o s .

Os a n i ma i s f or a m s e p a r a d o s pe l o s e x o e s u b d i v i d i d o s e m k g r u p o s e x p e r i me n t a i s c a -d a , a os q u a i s s e a -d mi n i s t r o u á g u a , c h ã -d a s f ol ha s s e c a s n a s c o n c e n t r a ç õ e s a 1¾, 2¾ e

10¾, r e s p e c t i v a me n t e . No s a n i ma i s t r a t a d o s , a á g u a e r a s u b s t i t u í d a pe l o r e s p e c t i v o c h ã . 0 t r a t a me n t o f oi ma n t i d o por p e r í o d o de 15, 30 e 60 d i a s . Ap ô s o s e u t é r mi n o , os a ni ma i s e r a m p e s a d o s , s a c r i f i c a d o s , s e ndo i s ol a dos e p e s a d o s s e us ó r g ã o s s e x u a i s . Ao f i na l do t e s t e , os pe s os r e l a t i v o s ( mg de t e c i d o / l OOg de pe s o c o r p o r a l ) dos ó r g ã o s s e xua i s d o s ma c h o s ( va s a d e f e r e n t e , v e s í c u l a s e mi na l e t e s t í c u l o s ) e d a s f ê me a s ( ovã r i o e út e r o) f o r a m c a l c u l a d o s e c o mp a r a d o s c o m os r e s p e c t i v o s c o n t r o l e s . Os d a d o s f or a m a n a l i s a d o s e s t a t i s t i c a me n t e e pe l o t e s t e " A St u d e n t " .

RESULTADOS

Ba s e a do na Ta b e l a 1, n o t a - s e q u e o c h á , n a s c o n c e n t r a ç õ e s u t i l i z a d a s ( 1¾, 2¾ e 10¾) a l t e r o u o pe s o d o s ó r g ã o s s e x u a i s ( ovã r i o e út e r o) a p ó s u m mê s e a p ó s doi s me s e s

de t r a t a me n t o . 0 c h á a 2¾ t e ve u ma i nf l uê nc i a " i n v e r s a " d a q u e l a o b t i d a c o m o c h á a

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

1¾, s e ndo que na dos e 10 ve z e s ma i o r q u e e s t a , a i ni bi ç ã o s e t o r n o u e v i d e n t e .

Nos ma c h o s , Ta b e l a 2 , a i nf l uê nc i a da c a ã - h e ê f oi ma i s r e s t r i t a q u a n d o c o mp a r a d a c om a s f ê me a s .

(3)

d o b r a n d o a c o n c e n t r a ç ã o do c h ã ( pa r a 2 %) , o e f e i t o o b s e r v a d o f oi o p o s t o a o p r o d u z i d o a £ t e r i o r me n t e „ Ne n h u ma mo d i f i c a ç ã o n o s pe s os f oi o b s e r v a d a a p ó s 30 d i a s de i nge s t ã o do c h ã .

Em o u t r o s t e s t e s r e a l i z a d o s , nos q u a i s s e a d mi n i s t r o u o c h ã ( a

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

1¾ e 5%) c o n t i n u a -me n t e por 50 d i a s a c a mu n d o n g o s ma c h o s e f ê me a s , n e n h u ma a l t e r a ç ã o s i g n i f i c a t i v a f oi

o b s e r v a d a q u a n t o a o pe s o c or por a l d o s a n i ma i s ( Po r t e i l a Nu n e s , 1

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

980 - da dos nã o publ i c a _ d o s ) .

DI SCUSSÃO

Os r e s u l t a d o s a p r e s e n t a d o s mo s t r a r a m u m c e r t o e f e i t o i ni bi t õr i o d a s f ol ha s s e c a s !da c a ã h e ê , St e v i a r e b a u d i a n a ( Be r t ) Be r t oní s obr e os ó r g ã o s e xua i s d e c a mu n d o n g o s ma -c h o s e f ê me a s .

Es t a i n f l u ê n c i a , n o e n t a n t o , v a r i o u c o m a d o s e ( c o n c e n t r a ç ã o do c hã ) e c o m o t e m-po d e d u r a ç ã o d o t r a t a me n t o , i s t o é , a u me n t a n d o a d o s e e o p e r í o d o de i nge s t ã o do c h ã , pode s e i nve r t e r o e f e i t o i n i c i a l me n t e o b s e r v a d o * Co mo pode s e r n o t a d o , e s t a s a l t e r a -ç oe s f o r a m ma i s e v i d e n t e s nos c a mu n d o n g o s f ê me a s e a p ó s u m mê s de i n g e s t ã o .

Nos ma c h o s a i n f l u ê n c i a d o c h á f oi ma i s d i s c r e t a , s e n d o , no e n t a n t o , ma i s ma r c a n -t e nos -t e s -t í c u l o s a p ó s 60 d i a s de i n g e s t ã o .

0 c h ã d a s f o l h a s da c a ã - h e ê na c o n c e n t r a ç ã o a 10¾ s e mo s t r o u t óxi c a pa r a os a n i -ma i s , d e v i d o à o c o r r ê n c i a de mo r t e s c o m a s ua a d mi n i s t r a ç ã o . Es t e e f e i t o -ma l é f i c o n ã o

oc or r e u n a s d e ma i s c o n c e n t r a ç õ e s ( 1¾ e

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

2%). Ou t r o s e s t u d o s e x p e r i me n t a i s s ã o n e c e s s ã r í o s p a r a q u e s e p o s s a d e f i n i r c o m ma i or

c l a r e z a a i n f l u e n c i a i ni bi t ór i a a p r e s e n t a d a p e l a s f ol ha s da c a ã - h e è , ne s t e e s t u d o .

CONCLUSÕES

As f o l h a s s e c a s da c a ã - h e ê , St e v i a r e b a u d i a n a ( Be r t ) Be r t o n i , s ob a f or ma de i nf us a c ( chá) p r o d u z e m i n i b i ç ã o no pe s o d o s ó r g ã o s s e x u a i s de c a mu n d o n g o s ma c h o s e f ê me a s j o v e n s .

0 e f e i t o i n i b i t õ r i o s obr e a s f ê me a s f oi ma i s n í t i d o c o m o c h ã na c o n c e n t r a ç ã o a 1¾, a d mi n i s t r a d o por p e r í o d o d e 30 d i a s . Nos ma c h o s a i nf l uê nc i a f oi ma i s d i s c r e t a , 1J_ mi t a ndo- s e a u ma r e d u ç ã o no pe s o dos t e s t í c u l o s a p ó s 6 0 d i a s d e i nge s t ã o d o c hã a 1¾. Es t es e f e i t o s v a r i a r a m c o m o a u me n t o da dos e e d o p e r í o d o de i nge s t ã o do c h ã .

SU) *JARY

Tf ie.

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Á.n{,uAÃ.on o& tkt dftLed caá-hte ZzaveA tie.duc.zd the mate. and Remate mouie òexual

OKgan weigkt Itíie lateAt pfU.ncA.paty). AfiteA. theadminÁAtnation o{, the. •in^inion at 1% fai •çexlod oi 30 dayò Ifion. (,emate^\ and 60 dayò [mate tzòticZeÁ) ihlò e^ect wa& mote

(4)

ev-ídznt. The -inhJ.bAXonzyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA. Lj infaluence o{, the dnÃ.ed caã-heê leaveò ahanged wttk the doie

(ConcentAcution

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

orf the In^inlon) and uitth the duAatlon o(, the t/ ieatment.

Ta b e l a 1 - I nf l uê nc i a do c h á de e s t é v i a s o b r e o pe s o d o s ó r g ã o s s e x u a i s de f ê me a s

j ove ns a p ó s 1 5 ,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

30 e 60 d i a s de i n g e s t ã o . ( 0 + U : o v ã r i o e ú t e r o ) .

G R U P 0 0

15

+ U ( mg/ l OOg)

30 60

Co n t r o l e 60 , 2

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

ÍÍ í 7, 1. 6 3 1 2 , 1 5 - 26, 5** 2 4 0, 23

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

t

1, 07

( 10) ( 8) ( 9)

I * 6 1 , 2 8 - 8, 87 ( 6)

96, 0

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

* 4 ± 7 , 9 5 * ( 5)

3 0 7, 0 5 r

20, 01 ( 6)

2% 50, 2 2 - 3, 58

( 7)

5 1 9 , 4 6 - 1 6 , 7 1 *

( 7)

+ . ** 161, 10 - 20, 14

( 7)

10 | 7 5 , 7 8 í 8, 63 ( 6)

+ ***

186, 81 - 3 2, 8 1

(*)

, + * * * 70, 34 - 15, 20

( 4)

Os v a í o r e s s ã o e x p r e s s o s e m mg de t e c i d o por l OOg de pe s o c o r p o r a l . ( M - EP)

Os n ú me r o s e n t r e p a r ê n t e s e s e x p r e s s a m o n ú me r o d e a n i ma i s e m c a d a gr upo

Si g n i f i c a t i v a me n t e d i f e r e n t e s q u a n d o c o mp a r a d o s c o m o c o n t r o l e ( "t St u d e n t " ) :

(5)

T a b e l a 2 , I n f l u ê n c i a d o ch ã de e st ê v i a so b r e o p e so d o s ó r gã o s se x u a i s d o s m achos j o v e n s a p ô s 1 5 ,

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

3 0 e 6 1 d i a s de i n ge st ã o . ( V+ V: v a sa d e f e r e n t e e v e sí c u l a se m i n a l ; T : t e s t í c u l o s ) .

Pe so dos ó r gã o s se x u a i s ( m g/ l QOg)

G R U P O 15 30 6 0

V + V T V + V T V + V T

Co n t r o l e 2 0 1, 8 5 I

10, 7 7 6 7 2 , 7 8 1 18 , 3 1 58 0 , 6 5

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

t

3 3 , 8 5 7 2 9 , 0 2 - 2 5 , 8 7 5 4 5 , 0 0 1 2 7 , 3 3 7 8 3 , 6 8 * 2 7 . 3 5

( 10 ) ( 1 4 ) ( 1 1 )

I * 2 5 6 , 5 3

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

- 26 , 6 0 70 2 , 7 6 - 5 0 . 8 7 ' • 53 , 0 7 1

6 9 , 8 7 7 3 9 , 4 2 1 i 19 , 9 6 7 8 0 , 6 0 1 5 4 , 8 2 5 4 6 5 5 , 8 7 1 3 4 , 4 6 *

( 6 ) ( 4 ) ( 6 )

Co n t r o l e 4 0 2 , 9 5 1 6 7 , 6 0 6 8 0 , 2 2 - 4 7 , 8 6

( 4 )

2% 5 4 2 , 7 7 * 6 3 , 0 0 7 4 5 , 1 8 - 3 3 , 2 6 5 9 5 , 17 - 5 0 , 4 6 8 32 , 2 2 - 5 7 , 0 9 5 7 6 , 8 6 - 3 0 , 4 7 9 1 2 , 9 2 - 2 8 ,0 4 *

( 8 ) ( 5 ) ( 9 )

10 * 6 4 6 , 3 2 1 5 4 , 3 1 * 8 5 8 , 6 6 1 2 1 , 1 45

4 3 8, 6 6 1 7 4 , 4 3 8 0 1, 1 5 1 3 1 , 7 5 4 0 7 , 9 8 1 7 6 , 4 0 8 0 7, 3 3 1 3 0 , 4 5

( 6 ) ( 6 ) ( 4 )

Os v a l o r e s sã o e x p r e sso s em mg de t e c i d o por lOQg de p e so c o r p o r a l (M 1 E P ) .

V a l o r e s e n t r e p a r ê n t e se s: númer o de a n i m a i s p or gr u p o .

Si gn i f i c a t i v a m e n t e d i f e r e n t e s qu an do com p a r a d os com o c o n t r o l e : * P < 0 , 0 4 ; * * P < 0 , 0 2 ; § P < 0 , O I ; §ÇP< 0 , 0 0 2 .

Referências bibliográficas

Be r t oni , M. S. - 1905 „ Le Ka á - h ê - I „ Sa n a t u r e e t s e s p r o p r i é t é s . An . Ci . Paraguayos, 1: 1- 14.

Dor f ma n, R. I . - 1 9 6 0 . An t i - a n d r o g e n i c of Di h y d r o i s o s t e v i o l . Endocrinology, 6 7 : 2 8 2 - 2 8 5 . Fe l i ppe , G. M. - 1 9 7 7 . Stevia rebaudiana Be r t : u ma r e v i s ã o . Ciência e Cultura, 29 (. 11)

1 2 4 0 - 1 2 4 8 .

Pl a na s , G. M. & Ku é , . . . - 1 9 6 8 . Co n t r a c e p t i v e p r o p r i e t i e s of Stevia rebaudiana. Science, 1 6 2 : 1 0 0 7 .

Por t e l l a Nu n e s , B. A. - 1 9 8 0 . Te s e de Me s t r a d o ( i n é d i t a ) .

Sa ka guc hi , M. & Ka n , T. - 1 9 8 2 . As p e s q u i s a s j a p o n e s a s c o m Stevia rebaudiana ( Be r t ) Be r t oni e o Es t e v i o s í d e o . Ciência e Cultura, 3 4 : 2 .

Shme l i ng, G. A. & Vo n - 1 9 6 7 . Ca á - h e e : e d u l c o r a n t e n a t u r a l n ã o c a l ó r i c o (Stevia rebaudiana Be r t . ) . Boi. Savat. S. Luv, 2 9 : 6 7 - 7 8 .

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, os objetivos específicos são: (a) analisar os paratextos (epitextos e peritextos) da obra O retrato de Dorian Gray, dentro do período abarcado, com o intuito de

E essas afirmações não são supérfluas para uma reflexão filosófica sobre os direitos humanos porque, em última instância, eles terão como base racional o

Contudo, apenas o mandato legal de um sistema de aprendizagem contínua para desenvolver competências dos servidores públicos parece insuficiente para garantir que

Figure 2 - Leaf morphology of Stevia rebaudiana (Asteraceae). a-e ) Morphology observed by scanning electron microscopy. f ) Anatomical aspects in light microscopy. a ) Leaf

Recomendações da literatura quanto à qualidade superficial que foram confirmadas neste estudo da usinabilidade das ligas de alumínio tratáveis termicamente para o processo

Comparison of broth microdilution, Etest, and agar disk diffusion methods for antimicrobial suscepti- bility testing of Lactobacillus acidophilus group members

To test whether Rpn4 is indeed underlying the increased expression of proteasome genes detected in some of our ump mutants, we deleted the RPN4 gene in wild-type and ump

Minha pesquisa está voltada para algumas questões como: quem são os autores que discursam sobre as competências necessárias ao professor do século XXI, bem como sua relação com