• Nenhum resultado encontrado

Banheira inflável.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Banheira inflável."

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

BANHEIRA INFLÁVEL

*

Vera Heloísa Pileggi Vinha * *

RESUMO: A banheira inflável deve ser utilizada para ministrar banho no paciente em repouso no leito. Tem por objetivo ministrar ao cliente banho semelhante ao que ele toma diariamente.

É

fabricada com plástico lexível e tem as seguintes medidas: comp. 1,80m, larg. 0,85m e alt. O, 15m, bem como válvulas para drenagem da água. Deve ser colocada sobre o leito e retirada da mesma forma com que se troca de roupa de cama. O banho deve ser ministrado com água corrente obtida através de chuveiro ou água colocada em um recipiente. Seu uso sucessivo pelo autor e o parecer técnico de especialistas da área de Fundamentos de Enfermagem consideram-na adequada para o fim a que se propõe.

ABSTRACT: The inflatable bathtub is to be used when bathing patients that have to stay in bed. Its purpose is to give the patient a bath, similar to the ones he or she usually takes at home. It is made of flexible plastic and has the following measures: 5,90i (Iength) by 2,79 i (width) by 0,49 i (height). It also has a water draining valve. The inflatable bathtub should be placed on the bed and taken of the same way as bed sheets are changed. The bath can be applied with running water directly from a shower hose or from a water container. This product has been continuously used with satisfactory results by the author and Fundamentos de Enfermagem specialists.

1.

INTRODUÇÃO

A técnica radicional de bnho no leito não condiz com a maneira pela qual as pessoas tomam bnho. De modo geral, não ocasiona o bem estar esperado, prin­ cipalmente ao paciente que deve permanecer vários dias acamado recebendo-o sucessivamente.

Esta percepção ocorreu quando se ministrou dia­ riamente banho no leito de uma cliente, com 35 anos, que necessitou icar de repouso durante 30 dias. Du­ rante os mesmos, a cliente assim se referia: "sinto que não tomei banho", "tomei banho de gato", "banho para mim sempre foi outra coisa", "banho é sentir água no meu corpo", "será que vou aguentar isto durante 30 dias ou mais" ... Diante dessas colocações sucessivas, e com o objetivo de se propiciar ao cliente um momento agradável na hora do banho, é que surgiu a idéia de se criar a banheira inlável.

A primeira, embora improvisada, permitiu à cliente sentir "prazer" ao tomar banho referindo-se a

ele como o momento mais gratiicante do dia. Ouras pacientes acamadas, que colaboraram nos testes sub­ sequentes, referiram-se da mesma ma.

2.

OBJETIVOS

Ministrar ao paciente acamado um banho seme­ lhante ao que ele toma diariamente.

3.

MODELO

A banheira inlável é destinada a todo paciente que necessita fazer repouso no leito e é fabricada com plástico lexível, conforme esquema anexo.

4.

PARA UTILIAÇÃO DA BANHEIRA INFÁVEL

I) Colocar a banheira inlável sobre o leito, utili­

zando a técnica de arrumação de cama com paciente acamado.

2)

Insulr as bordas da banheira com r comprimido.

••

Prêmio Zaira Cintra Vidal - lo lugar - 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Brasília - DF. 4 a 9 de outubro de 1992.

Diretora e Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirào Preto da Universidade de Sào Paulo.

(2)

3) Utilizar água corrente, diretamente do chuveiro, ou de um recipiente

4)

Ministrar o banho conservando uma, duas ou mais saídas de água abertas.

5)

Fechar as saídas de água após o banho e manter o paciente em imersão caso ele o desejar.

6)

Esvaziar a banheira.

7)

Retirar o ar, esvaziando totalmente as bordas.

8)

Retirar a banheira inlável do leito, utilizando a técnica de arrumação de cama com paciente acamado.

9)

Efetuar a arrumação de cama e colocar paciente em posição confortável.

10) Efetuar limpeza conforme indicações abaixo:

10.1 uso individual:

- lavar a banheira, após o banho, com água e sabão líquido;

- enxaguar em água corrente e secar;

10.2 uso não individual

- desinfetar a banheira com solução aquosa à base de glutaraldeído a 2% deixar a banheira imersa na solução por 30 minutos; ou

- esterilizar com solução aquosa à base à 2%, deixar a banheira imersa em solução por 10 horas, ou oxidar com óxido de etileno.

5 -RESULTADOS

Além de ter sido utilizada várias vezes pelo autor, que foi aprimorando o modelo, a banheira inlável foi submetida a apreciação de uma docente da disciplina de introdução à Enfermagem da Escola de Enferma­ gem e de uma técnica especializada de nível superior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Uni­ versidade de São Paulo, que emitiram parecer favo­ rável.

(3)

ANEXO

Esq uema d a Ba n h e i ra I nflável

CORTES

A

--.

' , B

Elevação Frente

= �!- -- -(?�

1 ,80 -

---·----··-·--'I�

Cote Longitudinal

= B-B ..

Saída de

Água

� . Diâ metro

34

R. Bas. EnFerlll. Bras i l i a. 46 ( I ): 3 2-34, j a n Jll1ar. 1 993

F rente

Elevação

Planta

,� Saida de Água

'l--g:

2

. _ .

�="�-'-'-'1 )

t-·

- -.. - 0,85

--�

Referências

Documentos relacionados

Na elaboração do estudo bibliográfico, com o objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas como ferramentas de estratégia de comunicação política, e

Os profissionais matriciadores também entram em contato com membros das equipes de outros serviços especializados de SM do município (Centros de Atenção Psicossocial,

- apresentar referências tecnológicas para implementação de um Sistema Municipal de Saneamento capaz de fornecer um caráter contínuo e permanente das ações. Desta

Não constando do documento seu prazo de validade, será aceito documento emitido até 90 (noventa) dias imediatamente anteriores à data de sua apresentação. F.1)

Essa prática clínica consiste em uma assistência sistematizada de enfermagem, privativa do enfermeiro, opera- cionalizada nos diferentes níveis de complexidade, em espaços

dias após a semeadura, oriundas de sementes armazenadas em latas de alumínio (T1), papel kraft (T2), vagem (T3) e garrafas PET (T4), avaliadas em quatro tempos de

A principal responsável por esse incremento drástico nas causas externas são os homicídios que, representando algo em torno de 2,5% do total de mortes até os 11 anos de idade

Para o exemplo apresentado na Figura 5, o valor máximo usado como referência para o paciente seria de 490 L/min. PFE