• Nenhum resultado encontrado

A segunda regra fundamental: um comentário sobre o Ferenczi de Lacan.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A segunda regra fundamental: um comentário sobre o Ferenczi de Lacan."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RES UMO:Que o analista seja analisado é a segunda regra fundam en-tal da psicanálise, de acordo com Sándor Ferenczi. Este autor é louva-do por Lacan pelo questionam ento autêntico de sua responsabilidade de terapeuta. Faz-se aqui um breve com entário de algum as referên-cias de Lacan a Ferenczi, tendo-se por perspectiva o controverso de-bate sobre a form ação do analista.

Palavras - chave : Psicanálise, transferência, narcisism o, form ação do analista, ação analítica.

ABSTRACT: The second fundam ental rule: a note about Lacan’s Ferenczi. The analysis of the analyst is the second rule of psychoanalysis, fol-low ing Sándor Ferenczi. This author is considered by Lacan an au-thentic questioner of his responsibility as a psychotherapist. The reader w ill find here a brief note about som e of Lacan’s com m ents on Ferenczi. Our concern here is the training of the analyst.

Ke yw o rds : Psychoanalysis; transfer; narcissism ; analyst training; ana-lytical action.

D

e onde vêm os analistas? Os analistas vêm de suas análises. A questão é saber o que se espera da análise do analista. Essa foi a pergunta que se colocou para Jacques Lacan, durante todo o seu ensino, no lugar da discussão institucional da época sobre a form ação do analista. “Variantes do tratam ento padrão” ( 1955/ 1998) foi escrito em m eio à crise nos institutos de for-m ação da Associação Internacional de Psicanálise/ IPA e está m arcado por este debate.

Um a das questões desse tem po era relativa ao recrutam ento de candidatos e à dem anda de análise didática. Certam ente, a referência ao capítulo VII do texto de Freud “Análise term inável e interm inável” ( 1937/ 1973) feita por Lacan neste contexto diz respeito a este debate. Neste capítulo, Freud diz que, se não

Professora da Un iversid ad e Federal Flu m in en se/ UFF, m em bro aderente da Escola Brasileira de Psicanálise/ EBP-ECF, doutora em Teoria Psicanalítica IP/ UFRJ.

(2)

se pode exigir que os analistas sejam recrutados entre pessoas de alto grau de nor-m alidade e de retidão psíquica, a aptidão a exercer a psicanálise se adquire na análise. Lacan ( 1955/ 1998) refere-se ao “veredicto espantoso de Freud”, desta-cando a seguinte passagem do seu texto: “o analista não atinge em sua personali-dade o grau de norm alipersonali-dade a que gostaria de fazer seus pacientes chegarem ”.

Este capítulo de Freud é dedicado a discutir o fator pessoal do analista no tra-tam ento analítico, num a referência explícita à conferência de Sándor Ferenczi sobre “O problem a do fim da análise” ( 1927/ 1992) . Ferenczi foi o prim eiro a estabelecer um a associação intrínseca entre a form ação do analista e o fim da aná-lise. A necessidade de que o analista seja analisado constitui para ele a segunda regra fundam ental da psicanálise. Para Lacan, Ferenczi foi “o autor da prim eira geração a questionar com m ais pertinência o que se exige da pessoa do analista, sobretudo quanto ao fim do tratam ento”. ( 1955/ 1998, p. 342)

A conferência de Ferenczi, proferida em 1927, está com o pano de fundo deste im portante artigo de Freud sobre o im possível no fim da análise, escrito dez anos depois. Há um a discórdia, cujo ponto central diz respeito ao incurável no âm ago da experiência de análise, da qual Ferenczi não quis saber. Preferiu acreditar que num a análise totalm ente term inada o sujeito superaria, por assim dizer, o com ple-xo de castração, ali onde Freud encontra um rochedo.

Entretanto, a despeito do otim ism o terapêutico exagerado de Ferenczi, este analista nos deixou com o legado um questionam ento autêntico e vívido sobre a ação do analista. Em sua nota “Em m em ória de Ferenczi”, Freud escreveu que al-guns de seus textos fizeram de todos os analistas seus alunos (1933/ 1973, p. 3.238). Ainda hoje a leitura de seus textos sobre a técnica pode nos ensinar m uito, sobre-tudo por tocar de form a m uito sagaz em alguns im passes clínicos sem exim ir o analista de sua parte na transferência. Lacan se refere a ele com o “o m ais autêntico interrogador de sua responsabilidade de terapeuta” ( 1966/ 1998, p. 232) . É den-tro desta perspectiva que faz-se valiosa a atualização de algum as das form ulações de Ferenczi, à luz dos com entários de Lacan.

Referindo-se a Ferenczi, é em term os de apagam ento do Eu que Lacan aborda em 1955 a destituição subjetiva exigida do analista em seu ato. Sob o título “Do Eu na análise e do seu fim no analista” ( 1955/ 1998) , Lacan com enta extensam ente um outro artigo de Ferenczi de 1927, “A elasticidade da técnica analítica”, do qual extrai um a preciosa indicação para formular o que o analista deve vencer em sua análise. A atividade do analista proposta por Ferenczi requer que com sua análise o analista tenha aprendido a não “dar livre curso a seu narcisism o”.

(3)

prática da psicanálise, perm item o estabelecim ento de um certo núm ero de m edi-das e táticas com uns na prática da psicanálise que a retiram de um terreno que se poderia dizer absolutam ente pessoal, intuitivo e intransm issível. Entretanto, longe de um ideal asséptico da técnica, a psicanálise opera com um “rem anescente da equação pessoal”, nos term os de Ferenczi. Isto faz com que m uito da técnica seja, segundo ele, um a questão de “tato”. Os conselhos de Freud teriam ido no sentido do que não se deve fazer, todo o resto tendo sido relegado ao “tato”, explorado clínica e teoricam ente por Ferenczi ( 1927b/ 1992, p.35) .

Desde seus prim eiros escritos sobre a técnica dita ativa, bem acolhida aliás inicialm ente por Freud, Ferenczi já introduz um certo desacordo quanto à dita “neutralidade” do analista.1 Com o outros dessa geração, Ferenczi se deparou com

a im potência da interpretação para lidar com o que se apresenta na transferência. As m odificações técnicas que introduz inicialm ente vão no sentido de reduzir o gozo na transferência e reconduzir o paciente ao trabalho. Instaura, assim , o que Freud ( 1918/ 1973) resum e com o princípio de abstinência. Sua intervenção visa, por um lado, provocar a atualização da fantasia na transferência e, por outro lado, m antê-la insatisfeita com o condição de trabalho na regra da associação livre.

Mais do que treinam ento para a capacidade de escutar e interpretar o sentido inconsciente, a form ação do analista o coloca diante da dificuldade do m anejo da transferência. É justam ente por se dar no terreno da transferência que a ação do analista requer que ele próprio seja analisado. Na ausência de um a técnica que prescinda do fator pessoal do analista, “a única base confiável para um a boa técni-ca analítitécni-ca é a análise term inada do analista” ( 1927b/ 1992, p. 36) .

Neste artigo de 1927 com entado por Lacan, Ferenczi se propõe portanto a definir tato, num a tentativa de incluí-lo no terreno do transm issível, retirando-lhe seu caráter m ístico. O tato, diz ele, im plica num a capacidade de “sentir com ” (Einfühlung) , traduzida por Lacan por “conivência”. Entretanto, receoso de que se veja aí um a exacerbação do subjetivo e intuitivo no trabalho do analista, Ferenczi insiste que esse Einfühlung deve aliar-se a um a apreciação consciente da situação, ditada pela experiência analítica. Lacan sublinha aí em prim eiro lugar a diferença entre essa posição e a dos teóricos da contratransferência quando se referem à dita “com unicação de inconscientes”. Em seguida, com o já foi dito, aponta o apaga-m ento do Eu do analista coapaga-m o exigência da posição analítica definida por Ferenczi neste escrito.

Lacan encontra neste texto de Ferenczi “a ordem de subjetividade que o analis-ta deve ter realizado em si” ( 1955/ 1998, p. 343) . Ferenczi define um a série de aspectos associados à posição do analista. Lacan os resum e: “redução da equação

1 Rem eto o leitor aos escritos técnicos que se encontram nos volum es II e III das Obras com pletas

(4)

pessoal; lugar segundo do saber; bondade sem com placência; influência que saiba não insistir; ( ...) em todas estas indicações, não é o eu que se apaga para dar lugar ao não-sujeito da interpretação?” ( p. 343) .

Vale lem brar que este com entário de Lacan data de um período no qual a ques-tão central que articula seu ensino é relativa ao desconhecim ento da função im agi-nária do eu e as conseqüências desse desconhecim ento no m anejo da transferência pautado no eixo “eu–outro”. Questão datada, m as nem por isso ultrapassada na form ação dos analistas.

O interesse por Ferenczi neste contexto é m ais do que com preensível. A respos-ta deste autor aos im passes que se colocaram aos analisrespos-tas de sua geração, na se-gunda década da psicanálise, foi absolutam ente original e se distingue do que veio a se constituir com o um a corrente, sobretudo a partir de Reich, que tom ou a via im aginária da análise da resistência.

Este com entário de Lacan vem , portanto, no bojo de sua crítica a um a visão dualista da relação analítica. Parte da literatura m encionada por Lacan situa a iden-tificação ao analista no horizonte do fim da análise, sem distinguir real, sim bólico e im aginário na transferência. Com um a capciosa pergunta sobre o que deve ser o Eu do analista, Lacan situa um a problem ática que insiste em seu ensino e que diz respeito à falta-a-ser do analista.

Em outro m om ento, num capítulo de “Direção do tratam ento e os princípios de seu poder” ( 1958/ 1998) intitulado “Com o agir com seu ser”, Lacan volta a evocar Ferenczi com o aquele que introduziu a questão do ser do analista. Não por acaso, diz Lacan, essa questão foi colocada por aquele “m ais atorm entado pelo problem a da ação analítica” ( 1958/ 1998, p. 218-19) . Lado a lado, esses dois es-critos de Lacan têm na referência a Ferenczi algo em com um : interrogam , um e outro, sobre o Eu do analista e o ser do analista, respectivam ente, para concluir, no prim eiro, que ao analista é exigido o apagam ento do Eu e, no segundo, que no coração da experiência analítica está a falta-a-ser, único ser do analista. Lacan, de um m odo ou de outro, sem pre colocou em tensão, com o se vê aqui, o que é da ordem do ser e o que é da ordem da função do analista.

Ferenczi serve de guia na m edida em que concebe a parte do analista na trans-ferência para além da de suporte das reedições do analisante. A despeito da crítica lacaniana à intersubjetividade im plícita na concepção da transferência com o introjeção do analista na econom ia subjetiva, o que m erece destaque no artigo “Transferência e introjeção” ( 1909/ 1991) , citado por Lacan ( 1958/ 1998) , diz respeito ao que m ais tarde este definirá com o “presença do analista”. Em 1958, é nestes term os que Lacan dá a chave deste artigo de Ferenczi sobre a transferência: “a absorção no sujeito daquilo que o analista presentifica no duo com o hic et nunc de um a problem ática encarnada” ( 1958/ 1998, p. 619) .

(5)

assim dizer, entre os diferentes rum os tom ados pela clínica de Ferenczi e a de Lacan. Esta questão diz respeito à concepção do fim da análise. Em sua já m encionada discordância de Ferenczi, Freud ( 1937/ 1973) m ostra que um a análise é sem pre lim itada, pois esbarra num im possível de ultrapassar. Esse im possível — da ordem do real, com o m ostrou Lacan — é o que o analista deve encarnar para que o traba-lho do analisante não seja infinito. Esse é um dos sentidos assinalados por Alain Merlet ( 1985) para o aforism o lacaniano “a resistência é sem pre a do analista”. Feren czi n ão obser vou isto e a parte do an alista n a tran sferên cia, por ele problem atizada de form a pioneira, foi em alguns m om entos confundida com o im plicação do sujeito do analista.2 Por outro lado, com o foi dito, Ferenczi sinali-zou a resistência do analista no sentido daquilo de que este tem que se desfazer, a saber: a função im aginária do eu. Sua contribuição prim eira à m anobra da transfe-rência é um testem unho, im portante para todos os analistas em form ação, do despojam ento narcísico necessário ao analista.

Em bora Ferenczi não tenha observado a “parte real que o analista deve encar-nar com o sem blant de objeto para que o tratam ento não gire em círculos” ( MERLET, 1985 p. 93) , de algum m odo, ele inclui o analista em função de causa do trabalho analisante. A m etáfora do analista com o “catalisador” da transferência ( FERENCZI, 1909/ 1992, p. 80) sendo exem plar desta função.

Não por acaso, na m esm a parte de “A direção do tratam ento”, em que Lacan aborda o ato pelo viés do ( des) ser do analista, a referência a Ferenczi introduz a sua form ulação segundo a qual a questão do desejo do analista orienta a ética da psicanálise. De m odo que, se em “Variantes do tratam ento padrão” o acento de Lacan foi naquilo de que o analista tem que se desfazer, em “A direção do trata-m ento” a questão se volta para aquilo que, na outra face desta perda, deve surgir na análise do analista: um desejo inédito.

Assim sendo, para concluir, se retom arm os os term os da questão sobre o que é exigido da pessoa do analista, pode-se dizer: é que ela não se confunda com o

lugar do analista, “ o qual se define com o o que ele deve oferecer vago ao desejo

do paciente para que se realize com o desejo do Outro”. ( LACAN, 1960-61/ 1991, p. 128)

Recebido em 17/ 12/ 2001. Aprovado em 14/ 5/ 2002.

2 A este respeito, envio o leitor a textos m ais tardios de Ferenczi, com o “Confusão de língua

(6)

REFERÊNCIAS

FERENCZI, S. ( 1909/ 1991) “Transferência e introjeção”, in Psicanálise I, São Paulo, Martins Fontes.

. ( 1992) Psicanálise II, São Paulo, Martins Fontes. . ( 1993) Psicanálise III, São Paulo, Martins Fontes.

. ( 1927a/ 1992) “O problem a do fim da análise”, in Psicanálise IV, São Paulo, Martins Fontes.

. ( 1927b/ 1992) “ Elasticidade da técnica psicanalítica” , in

Psi-canálise IV, São Paulo, Martins Fontes.

. ( 1927/ 1992) “Confusão de língua entre os adultos e a crian-ça”, in: Psicanálise IV, São Paulo, Martins Fontes.

FREUD, S. ( 1973) Obras com pletas de Sigm und Freud, Madri, Biblioteca Nueva. ( 1918) “Los cam inos de la terapia psicoanalítica”, Tom o III. ( 1933) “En m em oria de Sándor Ferenczi”, Tom o III. ( 1937) “Analisis term inable e interm inable”, Tom o III.

LACAN, J. ( 1955/ 1998) “Var iantes do tratam ento padrão” , in Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

. ( 1958/ 1998) “A direção do tratam ento e os princípios de seu poder”, in Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

.( 1960-61/ 1991) Le sém inaire: livre VIII, Paris, Seuil.

MERLET, A. ( 1985) “Ferenczi jugé par Freud et par Lacan”, Ornicar? Revue du Cham p Freudien, n.35, p.91-96.

SOLER, C. ( 1985) “ L’acte m anqué de Ferenczi” , Ornicar? Revue du Cham p

Freudien, n.35, p.81-90.

Angela Cavalcanti Bernardes

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem