• Nenhum resultado encontrado

Sylvio de Vasconcellos: um arquiteto para além da forma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Sylvio de Vasconcellos: um arquiteto para além da forma"

Copied!
605
0
0

Texto

(1)

SYLVIO DE VASCONCELLOS:

UM ARQUITETO PARA ALÉM DA FORMA

Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em História

Linha de Pesquisa: História Social da Cultura

Orientadora: Profa. Dra. Regina Helena Alves da Silva

(2)

Brasileiro, Vanessa Borges

B623s Sylvio de Vasconcellos: um arquiteto para além da forma / j Vanessa Borges Brasileiro. Belo Horizonte, 2007.

j 432f.: il. I

I

Orientadora: Prof®. Regina Helena Alves da Silva.

Tese {Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduaçâo em História.

Bibliografia.

1.Vasconcellos, Sylvio de, 1916-1979.2. Arquitetura. 3.

Arquitetura moderna. 4. História social. I. Silva, Regina Helena Alves da. II. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós- Graduaçâo em História. III. Título.

(3)

Profa. Dra. Regina Helena Alves da Silva

Orientadora - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Profa. Dra. Thaís Velloso Cougo Rimentel Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Profa. Dra. Celina Borges Lemos

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Profa. Dra. Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Prof. Dr. João Masao Kamita

(4)
(5)

Uma tese não é obra individual. Ainda que o mergulho solitário na escrita possa indicar, muitas são as pessoas e instituições a quem devo o reconhecimento do auxílio e, neste momento, agradecer.

Em primeiro lugar, agradeço às instituições que me acolheram como docente, e que acreditaram nesta oportunidade de capacitação como uma forma de ampliar o sentido estrito e estreito que tem sido dado à Arquitetura e Urbanismo. Devo mencionar, portanto, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas, e a Escola de Arquitetura da UFMG.

Ali, na "escola" - a de Sylvio de Vasconcellos - iniciou-se minha fomiação há quinze anos. Escolhi a profissão, como muitos, acreditando que fazer Arquitetura era construir ou decorar "belas" casas no bairro Mangabeíras. Muitos professores fizeram mudar meu olhar; Cacá Brandão, tutor e amigo. Fernando Gontijo Ramos, FIávio Carsalade - também como estagiária, onde encontrei o Prof. Antônio de Pádua Felga Fialho -, Gustavo Penna, Humberto Serpa, João (Juca) Nazário, José Eduardo Ferolla, Luiz Alberto do Prado Passaglia, Mário Berti, Roberto Luís Monte-mor, Rodrigo Fen-eira Andrade. Mais tarde, como professora substituta devo mencionar o apoio da direção, na pessoa da Profa. Maria Lúcia Malard. E, convidada a compor o quadro docente do curso de especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica, agradeço aos coordenadores Leonardo Barci Castriota e Marco Antônio Penido de Rezende.

Na FUMEC, a vitalidade, esforço e dedicação da Profa. Maria Carmen Gomes Lopes, na formação do curso de Arquitetura e Urbanismo, foram exemplo em acreditar em algo para se construir. Não poderia deixar de mencionar o apoio dado por esta instituição, na figura da coordenadora do curso, Profa. Andréa Vilella Arruda, e de seu diretor-geral, Prof. Luís de Lacerda Júnior.

(6)

No Departamento de Arquitetura e Urbanismo, são inúmeras as pessoas que, direta ou indiretamente, permitiram a construção deste trabalho; os coordenadores Prof. Cláudio Listher Marques Bahia - "companheiro Bahia", amigo "modemista" - e Profa. Jeanne Marie Ferreira Freitas, exemplo de seriedade e objetividade (e de como é possível ser mãe, profissional e ainda escrever uma tese); ao "pessoal" da secretaria, Rejane, Sílvia, Karla, Márcio, e os "meninos" Leo, Alysson, e agora, Marlon; aos colegas em geral.

Devo meus agradecimentos (e desculpas eventuais) aos alunos, vocês que me instigam a querer sempre investigar a Arquitetura e que não posso aqui enumerar em razão da infinitude e, reconheço, da memória que não ajuda, mas que arrisco em mencionar em relance: Adrienne Lessa, Alessandra Goulart, Alessandro Giraldi, Aline Teodoro, Arthur Prudente Nasciutti, Breno Marra, Brigida Rossi, Camilla Grenfell, Carolina Angrisano, Caroline Teixeira, Christiane Pimentel, Cláudia Couto e Silva, Cláudio Arroyo, Cori Castello Branco, Cynthia Fraga, Daniel Assis, Daniel (Zezé) Ribeiro, Danilo Botelho, Denise Bittencourt, Duílio de Calaes, Érica Vilasboas, Fernanda Fernandes, Gabriel Luiz, Gabriel Velloso, Geraldo Ribeiro, Gian Paolo Lorenzetti, Giovana Rocha, Gustavo Perdigão, Gustavo Wolff, Gustavo Ziviani, Igor San Martin Islã, Isabel Siman, Isabela Berg, Isabela Teixeira de Assis Coeilho, Juliana de Moura Rodrigues, Karina Morato, Lucas e Mateus Gouvêa, Lucas Lage, Luis Felipe de Farias, Luiza Romeiro, Mariana Falcão, Mariana Guerra, Mariana e Marcelo Palhares Santiago, Marina Bonfatti, Marina Pereira, Mário Felisberto, Maurício Lage, Monica Whyte, Nicolas Pecchio, Priscila Dornas, Priscila Musa, Rafael Mantuano, Rafael Zaramela, Ramilson Noronha, Rodrigo Belo, Rogério Tameirão, Sebastião Liparizi, Tarcísio Gontijo, Tarsila Passos, Tatiana Gruberger, Thiago Lage Moreira, Victoria Seidier, Vivian Vieira, Ward Lauar. E aos que ainda virão...

Importante foi, ainda, a concessão de bolsa pelo Instituto Cultural Amilcar Martins - ICAM. Fundamentalmente devo agradecer a um de seus diretores, Amilcar Vianna Martins Filho, também por ter feito chegar às mãos de Jota Dangelo uma cópia das memórias de Sylvio de Vasconcellos. Sem elas, muito do que aqui veremos não teria sido possível compor.

(7)

Murgel Starling, Maria Eliza Linhares Borges, não omitindo minha anterior "participação" no curso de Pós-Graduação em Literatura Comparada da UFMG, quando foram fundamentais as figuras dos professores Luís Alberto Brandão Santos e Wander Melo Miranda. Quis a História que ali não fosse meu lugar, mas não duvido de que o fomento à discussão sobre a modernidade ali se originou. Ainda no Departamento de História, menciono, em especial, o nome da Profa. Regina Horta Duarte, que foi incansável na regularização de minha documentação quando coordenadora do programa.

Não poderia jamais omitir, é claro, o nome de minha orientadora, Profa. Regina Helena Alves da Silva. Não supunha, durante o processo de seleção, que a pergunta simples e direta que me fez se repetiria: "O que importa, o substrato ou a idéia?" Foi, na verdade, a primeira orientação. Lena. Seguida de tantas e tantas outras, regadas a cafezinho, em que as discussões devaneiavam por outros assuntos - na verdade mais ligados à tese do que nunca... Emails perdi a conta. Livros, artigos e teses indo e vindo. Descobri o significado da palavra "orientação".

Agradeço aos membros da banca final que aceitaram em dividir comigo esta discussão, professores João Masao Kamita e Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira. Neste assunto, também devo agradecer à banca da qualificação. Os comentários e sugestões das professoras Thaís Velloso Cougo Pimentel e Celina Borges Lemos foram fundamentais para nortear o restante do trabalho. À Profa. Celina ainda não tive a oportunidade de agradecer por tantos outros apoios, vida afora, que vão para muito além do material sobre Sylvio de Vasconcellos prontamente cedido assim que iniciei a pesquisa.

Para a pesquisa, foi ainda importante o material desenvolvido pela Profa. Maria Lúcia Malard na pesquisa sobre o modernismo em Minas Gerais, da qual participamos de modo muito incipiente, justificado por minha atuação junto ao lEPHA/MG no ano de 2003 e pela viagem de estudos em 2004. Sem o conteúdo fornecido teria sido mpossivel elaborar a pesquisa junto à PUCMinas e, consequentemente, as discussões da tese teriam outro rumo.

(8)

O acervo documental baseou-se, além das memórias e dos projetos, nos textos e crônicas publicados em jornais e revistas, e nas cartas pessoais de Sylvio de Vasconcellos. Aqui devo, então, render minhas homenagens a dois homens que com ele conviveram; uma póstuma, a Décio Pereira de Vasconcellos, ou "seu" Décio da biblioteca, de bochechas rosadas e atenção inigualável. Não imaginava que um dia sua dedicação ao acervo da biblioteca da EAUFMG e à produção de seu primo Sylvio me seriam tão úteis. A outra, ainda muito em tempo, ao Prof. Pérides Silva, um dos correspondentes, amigo dos tempos da "Escola". Espero ter feito jus à memória de Sylvio.

Para além de instituições e pessoas que auxiliaram na pesquisa, devo desculpas e agradecimentos sinceros a meus amigos e familiares. Dani, Rita, Ró, Grillo, para além de colegas de profissão, colegas no esforço em construir a pesquisa no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUCMinas, companheiros no sufoco das defesas: "e aí, já defendeu?" ou "como vai Sylvio?" "bem obrigada, e Benjamin?". Chumbo trocado não dói... Modernistas de carteirinha, Bahia e Dedé, bailemos na casa de Niemeyer. Pessoal do Copo Sujo", Tido e Cris, Ana Amélia e Puga, Tonho e Cris, este ano tem samba! Vou pr Bichinho Ana, e vamos levar a Ju. Ou então, Fred e Márcia, que tal pegarmos uma praia em Trancoso, as meninas vão ficar moreninhas...

Minha família. Peço desculpas pelas brincadeiras perdidas entre Luiu, Suzana e Mariana, pelos almoços mais rápidos, pelos telefonemas nem sempre respondidos. Obrigada pela atenção que nunca poderei agradecer com igual justeza. Lilian, vamos para Paris?!

(9)
(10)

Esta tese se propõe a discutir o sentido da Arquitetura e do Urbanismo para além de uma visão estrita e estreita, propagada constantemente, em que a forma é o objeto fundamental. Para tanto, verificaremos na obra do arquiteto mineiro Sylvio de Vasconcelios (1916-1979) - textos acadêmicos, cartas, memórias, crônicas e projetos de residência - os elementos denotadores de uma forma de pensamento que se expressa como narrativa onde se constrói um sentido integro para a Arquitetura, em que matéria e idéia interagem. A tese objetiva estabelecer um estudo da interpretação das relações conceituais constituintes do ideário proposto por Vasconcelios, e dos modos de composição de um quadro em que se projetam tais concepções, buscando compreender a construção da figura do arquiteto. Pretendemos analisar o diálogo das idéias de Sylvio com possiveis participantes de uma rede de saberes, conceito norteador da metodologia em que as fontes de informação são recolhidas e processadas pelo autor, de modo a compor um campo relacionai entre as idéias de origem e as próprias formulações. Em síntese, esta tese se propõe desvelar como Sylvio leu, interpretou, e construiu, por vezes revisando, uma visão particular de modernidade.

(11)

This thesis intends to discuss the meaning of Architecture and Urbanism beyond a strict and strait vision, constantly disseminated, in which form is the fundamental goal. In order to do so, we will verify in Sylvio de Vasconcellos' oeuvre - academic texts, letters, memories, joumal cronicles and projects a brazilian architect bom in 1916 and deceased in 1979, the expressing elements of a kind of thought that constructs a complete meaning for Architecture, in which substance and idea Interact. The thesis objectives to stablish a study of the interpretation of the conceptual relations that constitute the ideas proposed by Vasconcellos, and of the ways of composing a tableau in which this concepts are reflected, trying to understand the constmction of the architect's figure. We intend to analyse the dialog of ideas between Sylvio and the fortuitous participants of a knowledge web, concept the guides the methodology in which the information sources are joined and processed by the author, In order to compose a relational field among the original ideas and his own formulation. In synthesis, we intend to reveal how Sylvio has read, interpreted and constructed, sometimes redrawn, a particular understanding of modernity.

(12)

Figura 1 Jean-Jacques Lequeu, "Ilha do amor, prazer e pesca". Prancha do 36v "L'Architettura civile" (17??).

Fonte: BORSl, 1997, p.108.

Figura 2 Frank Lloyd Wright, Broadacre city (1934-1958). 36v Fonte: BORSl, 1997, p.l160.

Figura 3 Ron Herron (Grupo Archigram), Walking City (1964). 36v Fonte: http://www.fabiofeminofantascience.org/retrofuture/retrofuture13.html

Figura 4 Edificio-sede das Nações Unidas (1950) e Chrysler Building (1930), Nova 37v York. Vista a partir do rio Hudson.

Fonte: <http://www.flickr.com/photos/johnnyeye/306899141/> Acesso em: 17 dez. 2007.

Figura 5 Casa Cor® Minas Gerais 2006. Banner promocional. 37v Fonte: <http://www.casacor,com.br/minasgerais/banner.jpg> Acesso em: 26

maio 2007.

Figura 6 Sylvio de Vasconcellos (1963). Fotografia oficial da posse como diretor da 38v EAUFMG.

Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos

Figura 7 Sylvio de Vasconcellos em família (sd). 40v Fonte: SOUZA. 1995, p.130.

Figuras Belo Horizonte (1928). 40v Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.54.

Figura 9 Rodrigo Melo Franco de Andrade, fotografado por Marcel Gautherot (sd). 40v Fonte: ANDRADE. 1986, p.27.

Figura 10 Marcel Breuer (1926). 41v Fonte:

<ht1p://www,todoarquitectura.com/v2/media/nolicias/grandes/MB02web.jpg> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 11 Philip Johnson, Glass House (1949), New Canaan/Connecticut. 41v Fonte; <http://philipjohnsonglasshouse.org/history/bios/johnson/> Acesso

em: 19 dez. 2007.

Figura 12 Sylvio de Vasconcellos. edificio-sede do ICBEU (1966). Belo Horizonte. 42v Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 13 Shakespeare Gomes. Escola de Arquitetura da UFMG (1949). Belo 42v Horizonte.

Fonte; CASTRIOTA, 1998. p.216.

Figura 14 Sylvio de Vasconcellos, Washington. D.C (1975). Gravura a lápis. 42v Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 15 Guignard, ilustração para o artigo "Pintura em crise" (1967). 43v Fonte: VASCONCELLOS, Pintura em crise, 1967. p.1.

Figura 16 Giuiio Cario Argan(anos 40). Fórum romano. 46v Fonte: <http://argan,bianchibandinelli.it/> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 17 Aldo Rossi, monumento aos partisans (1965), Segrate/ltália. 46v Fonte:

<http://www.cisa palladio.org/cisa/mostra.php?sezione=5&valo=1_14&lingua =e> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 18 Sylvio de Vasconcellos, edifício Mape (1958), Belo Horizonte. Vista geral da 50v Praça da Liberdade a partir do edificio Niemeyer.

Fonte; Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 19 Sylvio de Vasconcellos, capela do Colégio Izabela Hendrix (1957), Belo 50v Horizonte.

Fonte; MALARD, 2005,

Figura 20 Sylvio de Vasconcellos, antiga sede do DCE da UFMG (1953). Belo 50v Horizonte.

Fonte: BAHIA, 2001, p,134.

(13)

Figura 23 Le Corbusier e o modulor. 60v Fonte:

<http://www.westlicht.eom/files/128762f5a40b095bec292d14fb78e6005bd4i. jpg> Acesso em: 26 maio 2007

Figura 24 Le Corbusier, "Vers une Architecture" {1923). Capa da primeira edição 60v francesa.

Fonte: <http://exhibits.slpl.org/scanned/pixel/ste00989.jpg> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 25 Lúcio Costa, fotografado por Ana Lúcia Arrazola (sd). 61v Fonte: <http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst06/lucio_costa-jpg>

Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 26 Lúcio Costa, Plano Piloto de Brasilia (1957). 61v Fonte: COSTA, 1995, p.295.

Figura 27 Lúcio Costa e equipe, edifício-sede do antigo Ministério da Educação e 61v Saúde (1937), Rio de Janeiro.

Fonte: COSTA, 1995, p.123.

Figura 28 José de Magalhães, sede da antiga Secretaria das Finanças (1897), Belo 62v Horizonte. Fotografia de 1905.

Fonte; Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

Figura 29 Caetano de Franco, residência neocolonial. Belo Horizonte. Fotografia Nino 62v Andrés.

Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.116.

Figura 30 Sebastiano Serlio, "Tutte I'opere d'architettura et prospettiva" (1619). 63v Gravura das cinco ordens de colunas e suas respectivas proporções.

Fonte: EVERS, 2003, p.83.

Figura 31 Diagrama de popularização da arquitetura moderna. 63v Fonte: LARA, 2005.

Figura 32 Philip Johnson, edifício-sede da AT&T (1984), Nova York. Maquete. 64v Fonte: <http://www.britannica.com/eb/art-84859> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 33 Armário Chippendale. 64v Fonte:

<http://www.riverforksimports.com/images/products/tnyLMR391_small-jpg> Acesso em; 19 dez. 2007.

Figura 34 Philip Johnson, edifício-sede da AT&T (1984), Nova York. 65v Fonte: CURTIS, 1997, p.599.

Figura 35 Edifício de Johnson e sugestão para um palacete D. João V. Ilustração para 65v o artigo "Arquitetura, um horror" (1978).

Fonte; VASCONCELLOS, Arquitetura, um hon-or, 1978, p.6.

Figura 36 Modem Museum of Art. Nova York, mostra "The International Style: 66v architecture since 1922" (1932).

Fonte:

<http://bp2.blogger.com/_X9uQOPu_oJ L)/Rw4ZBz8PwAI/AAAAAAAABJE/_ 10MZhaNE_w/s1600'h/MOMA-IS32-LCROOM-red.jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 37 Jean-Nicolas-Louis Durand. "Recueil et parallèle des édifices en tout genre' 66v (1801). Diferentes tipos de edifícios concebidos a partir de uma planta

quadrada.

Fonte: EVERS. 2003, p.335.

Figura 38 Le Corbusier. Ville Savoye (1929-1931). Poissy/França. Vista geral. 67v Fonte: <http://www.flickr.eom/photos/alejon_paris/509452706/> Acesso em:

22 dez. 2007.

Figura 39 Le Corbusier, Ville Savoye (1929-1931), Poissy/França. Esquema em grelha 68v da distribuição dos apoios.

Fonte: <http://architypes.net/image/villa-savoye-ground-floor-plan> Acesso em: 26 maio 2007.

(14)

edifício.

Fonte; <http;//www.flickr.com/photos/paolo_rosa/1349930904/> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 42 Le Corbusier. Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Painel envidraçado 68v junto ao ingresso.

Fonte: <http://www.flickr.com/photos/hzdedalus/1949652828/> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 43 Le Corbusier, Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Escada heücoidal e 68v rampa no hall de ingresso.

Fonte: CURTIS, 1997, p.277.

Figura 44 Le Corbusier. Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Sa!a de estar 68v integrada ao terraço-jardim.

Fonte: <http://www.flickr.com/photos/kenmccown/49535704/> Acesso em; 22 dez. 2007.

Figura 45 Le Corbusier. Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Terraço-jardim. 68v Fonte; <http://wvw.flickr.eom/photos/paolo_rosa/1349042015/> Acesso em:

22 dez, 2007.

Figura 46 Le Corbusier, Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Abertura para a 68v paisagem no terraço-jardim.

Fonte: <http://wvw.flickr.com/photos/paolo_rosa/1347417636/in/set- 72157601922034479/> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura47 Le Corbusier, Viile Savoye (1929-1931), Poissy/França. Esquema de 69v proporção baseado no retângulo áureo.

Fonte; <http://www.flickr.eom/photos/10452434@N07/896840827/> Acesso em: 22 dez. 2007.

igura 48 Le Corbusier, Villa Stein/de Monzie (1926-1928), Garches/França. Vista da 69v fachada principal a partir da guarita.

Fonte: CURTIS, 1997, p,177.

Ftgura 49 Sylvio de Vasconcellos, "Arquitetura dois estudos' (1983). Análise da Viile 70v Savoye.

Fonte: VASCONCELLOS, 1983, p.29.

Figura 50 Le Corbusier, "Vida com numerosos objetos" (1923). Acervo da Fondation 70v Le Corbusier.

Fonte; CURTIS, 1997, p.281.

Figura 51 Le Corbusier, sistema Dom-ino (1913), 70v Fonte; TZONIS, 2001, p,33.

Figura 52 François Blondel, "Cours d'Architecture" (1675-1683). Formas 71v arquitetônicas, "cabana primitiva" e ordem dórica.

Fonte: EVERS, 2003, p,261.

Figura 53 Claude Pen-ault, "Ordonnance des Cinque Espèces de Colonnes selon Ia 7iv Méthode des Anciens" (1683). Quadro sinóptico das cinco ordens.

Fonte: EVERS, 2003, p,255.

Figura 54 Christo e Jeanne-Claude, "Running fence" (1972-1976), Marin e 73v Sonoma/California.

Fonte; <http://www.uark,edu/depts/flaninfo/rebecca/njnning%20fence2,jpg> Acesso em: 22 dez, 2007.

Figura 55 Mary Kelly, "Post-Partum Document; Documentation I 73v restos fecais analisados e cartões de alimentação" (1974). Coleção Generali

Foundation.

Fonte: <http;//www.postmastersart.com/archive/MK/MK_PPD_window,html> Acesso em; 22 dez. 2007.

Figura 56 Dominique Ingres, "A banhista" (1808). Coleção Museu do Louvre. 74v Fonte: <http;//www,wga.hu/index1.html> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 57 Claude Monet, "Impressions soleil levant" (1873). Coleção Musée 74v Marmottan,

(15)

<http;//www,dmarcu cci.it/picture/artsA/incent_Van_GoghA/incent_Van_Gogh -Caffe_di_notte-Place_Lamartine-Arles-jpg> Acesso em; 22 dez. 2007.

Figura 59 Paul Gauguin. "VaTraumati tei oa (Seu nome é Vairaumati)", (1892). The 74v Pushkin Museum of Fine Art.

Fonte: <http;//wwvi/,museum-kunst-palast.de/mediabig/1520A_original-jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 60 Pablo Picasso, "Les demoiselles d'Avignon" (1907). Coleção MoMA. 75v Fonte: <http://www.oelbilder-

galerie.at/images/picasso_die_damen_von_avignon.jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 61 Roger Chastel, "Namorados no café" (1950-1951). Coleção Museu de Arte 75v Contemporânea da USP.

Fonte;

<http://www.macvirtual.usp-br/mac/templates_esp/exposicoes/Ciccillo/image m/RogerChastel.jpg> Acesso em; 22 dez. 2007.

Figura 62 Andy Wartio, "Marilyn portrait" (1967). Coleção MoMA. 75v Fonte;

<htlp://classes.design.ucla.edu/si05/desma2/week2/jenny/images/Warho!- Marilyn.jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 63 Victor Vasarely, "Veja-multi" (1976). 75v <http://static-blogo.it/artsblog/VictorVasarelyTriennalediMilano.JPG> Acesso

em: 22 dez. 2007.

Figura 64 José Pedrosa, "Duas figuras femininas" (1942-1945). Coleção particular. 76v Fonte;

<http://www.itaucultural.org,br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuse action=obra&cd_verbete=2327&cd_obra=15098> Acesso em; 22 dez. 2007.

igura 65 Augusto Rodrigues, "Sem título" (1988). Coleção Mamélia Dornelles. 76v Fonte: fotografia do autor, 2007,

rigura 66 Amilcar de Castro, "Sem título" (1950), Coleção Nadir Farah. 76v Fonte;

<http;//www,itaucultural,org,br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuse action=obra&cd_verbete=564&cd_obra=14824> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 67 Lygia Clark, "Unidades n.1 a 0,7" (1958), Fotografia da artista na 1 76v Exposição Neoconcreta, 1959.

Fonte;

<http;//www.mac.usp,br/projetos/seculoxx/modulo3/frente/clark/index-html#> Acesso em; 22 dez. 2007.

Figura 68 Petrônio Bax, "Sem título" (sd). 76v Fonte: <http://www.casadasartes.com.br/sala1/images/bax3,gift¥> Acesso

em; 22 dez. 2007.

Figura 69 Franz Weissmann, "Três cubos virtuais" (1957). 76v Fonte;

<http://www,itaucultural,org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index,cfm?fuse action=obra&cd_verbete=1841&cd_obra=14907> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 70 Guignard, "Ponte seca" (1949). Coleção particular, 77v Fonte;

<http;//wvvw1,cultura.mg,gov.br/index.php?acao=busca_obrasConsulta_lege nda&numObra=22#> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 71 pjet Mondrian, "Broadway boogie-woogie' (1943-1944). Coleção MoMA, 78v Fonte; <http;//www.cs,brandeis.edu/-magnus/broadway.jpg> Acesso em: 22

dez. 2007.

Figura 72 Gerrit Rietveld, residência Schrõder-Schrader (1924), Utrecht/Holanda. Vista 78v principal.

Fonte: <http;//www.flickr.com/photos/sputnik57/140073730/> Acesso em; 22 dez, 2007.

(16)

Rijksmuseum Krõller-Müller. Fonte;

<http://upioad.wikimedia.Org/wikipedia/commons/3/38/Vincent_WiHem_van_ Gogh_002.jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 75 Vincent van Gogh, "Par de botinas" (1886). Coleção Museu van Gogh. 79v Fonte:

<http;//w/ww3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=1576&collection=130 0&lang=en> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 76 Vincent van Gogh. "Quarto do artista" (1889). Coleção Chicago Art Institute. BOv Fonte:

<http;//upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/62/Vincent_Willem_van_ Gogh_135.jpg> Acesso em: 22 dez. 2007.

Figura 77 Sylvio de Vasconceilos, "Ma table" (1960), Paris. 80v Fonte: Revista Vão Livre, 1980.

Figura 78 Oskar Kokoschka, "Retrato de Adolf Loos" (1909), 81v Fonte:

<http://www.usc.edu/schools/annenberg/asc/projects/comm544/library/imag es/675.jpg> Acesso em: 26 maio 2007.

Ftgura 79 Adolf Loos, "Ornament und verbrechen" (1910). Capa da primeira edição 81 v austríaca.

Fonte;

<http://wviAfV,prachner.at/shop/prod_summary.asp?cat=1000&id=13566&ucat =40> Acesso em: 26 maio 2007.

rigura 80 Joseph Maria Olbrich, pavilhão da Künstierhaus (1898), Viena. 81v _. Fonte: fotografia do autor, 2004.

igura 81 Conde Étienne de Beaumont, fotografado pelo barão Adolph de Meyer 82v (1919).

Ponte: BAUDOT, 2002, p.57.

igura 82 Buick 1930. Modelo semelhante ao da família Vasconceilos. Fonte:

<http://wvw.autoshow.com.br/upload/noticias/desfile_20050126_06pq.jpg> Acesso em: 24 dez. 2007.

Figura 83 Philco Predicta (1958). Fabricação no Brasil. 85v Fonte:

<http://www.wired.eom/entertainment/hollywood/multimedia/2007/04/gailery_ tvhistory?slide=21&slideView=3> Acesso em: 24 dez. 2007.

Figura 84 Jacques Tati, "Meu tio" (1956). Fotograma da cena em que o casal Arpei 85v assiste televisão.

Fonte: Abalos. 2003.

Figura 85 F. B. Arthur, gabinete para televisão, rádio, aparelho de som e álbuns 85v (C.1950).

Fonte: FIELL, 2001a, p.124.

Figura 86 Companhia Elgin, máquina de costura. Publicidade da Revista Seleções 86v (1958).

Fonte: <http://vww1.fotolog,com/edubt/10201540> Acesso em: 24 dez 2007..

'gura 87 Refrigerador Consul. 86v Fonte:

<http://viww.consul.com.br/consul/control/cs/br/s3/campanhaPublicitaria7acti on=campanhasPublicitarias&DECADA=50&codigoRegistroCampanha=3110 40# > Acesso em: 26 maio 2007.

rigura 88 General Electric (anos 60). Publicidade da Revista O Cruzeiro. 86v Fonte: <http://www.memoriaviva.com.br/o cnjzeiro/propag.htm> Acesso em;

26 maio 2007.

Figura 89 Kalman Lengyel, folder publicitário de mobiliário standard (1928). Design de 86v Marcel Breuer.

Fonte; FIEDLER, 2006. p.331.

(17)

rer%20Rabbit.jpg> Acesso em: 24 dez. 2007.

Figura 91 Walter Gropius (1930), Berlim. 87v Fonte: <http://architettura.supereva.eom/files/20030704/02_c.jpg> Acesso

em: 24 dez. 2007.

Figura 92 Walter Gropius, currículo da Bauhaus (1922). 88v Fonte:

<http://www.arch,hku.hk/~tkvan/IJDC2003/bauhaus_curriculum_1937.gif> Acesso em: 26 maio 2007.

Figura 93 Otto Umbehr (Umbo), "O repórter hiperdinâmico" (1926). Fotomontagem. 88v Fonte: FIEDLER. 206, p.81.

Figura 94 Hannes Meyer, fotografado por Otto Umbehr (1924), 88v Fonle: FIEDLER, 206. p.187.

Figura 95 Marcel Breuer, cadeira Wassiiy (1926). Lis Beyer ou Ise Gropius com 88v máscara de palco de Oskar Schiemmer. fotografada por Erich Consemüller.

Fonte: FIEDLER, 206. p.325.

Figura 96 Joaquim Tenreiro, cadeira de três pés (1947). Coleção Miguel Froimtchuk 89v Fonte: <http://www.bndes.gov.br/cultura/espaco/images/mobilia/011.jpg>

Acesso em: 24 dez. 2007.

Figura 97 Oscar Niemeyer. residência Francisco Inácio Peixoto (1942). Mobiliário de 89v Joaquim Tenreiro.

Fonte:

<http://www.tratosculturais.com.br/Zona%20da%20Mata/UniVlerCidades/mo dernismo/mobiliario/thumbO11 .htm> Acesso em: 24 dez. 2007.

Figura 98 Marcus Poilion Vitruvius, "De architectura libri decem". Edição Franciscum 92v Senensem e loan. Crugher (1567), Veneza.

Fonte: <http://www,unav.es/biblioteca/imagenes/hufa-vitrubio.jpg> Acesso em: 24 dez. 2007.

'gura 99 Luiz Olivieri, Estação Ferroviária (1922), Belo Horizonte. Fotografia Heloísa 94v Coutinho.

Fonte: <http;//www.helo-isa.blogger.com.br/estacao.jpg> Acesso em; 24 dez. 2007.

Figura 100 José de Magalhães, Palácio da Liberdade (1895). Belo Horizonte, Escadaria 94v nobre.

Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 101 Exposição Universal de 1889, Paris, Vista geral. 95v Fonte: <http://lauhic.club.fr/expo_universelle_1900.jpg> Acesso em; 25 dez.

2007.

Figura 102 Exposição Universal de 1889, Paris. Portal de entrada. 95v Fonte; <http://silemaker.umich.edu/parisexpo/files/Paris%20entry.jpg>

Acesso em: 25 dez. 2007.

Figura 103 Victor Contamin e Charles Louis Ferdinand Dutert. Exposição Universal de 95v 1889, Paris. Interior.

Fonte: <http://www.isl.uni-

kar1sruhe.de/vr1/staedtebau 1/IMAGES_Damals3/Galerie_Des_Machines.gif> Acesso em: 25 dez. 2007,

Figura 104 Victor Contamin e Charles Louis Ferdinand Dutert, Exposição Universal de 95v 1889, Paris. Interior.

Fonte: <http://img255.imageshack.us/img255/9123/sdmvu4.jpg> Acesso em: 25 dez. 2007.

Figura 105 Auguste Perret, garage Citroen (1905), Paris. 95v Fonte: CURTIS, 1997, p.79.

Figura 106 Luiz Nunes, caixa d'água (1937), Olinda. Fotografia de Kidder Smith 96v publicada na revista The Architectural Review, em março de 1944.

Fonte: ANDREOLI & FOTY, 2004. p.62.

Figura 107 Álvaro Vital Brazil e Adhemar Marinho, edifício Esther (1935-1938), São 96v Paulo.

(18)

dez, 2007.

Figura 109 Residência setecentista, distrito de Monsenhor Horta, Mariana, Minas 97v Gerais, Evidência para o conjunto em "gaiola", com dominância dos esteios.

Fonte: fotografia do autor, 2004,

Figura 110 Residência setecentista, distrito de Monsenhor Horta, Mariana, Minas 97v Gerais. Evidência para o frechal.

Fonte; fotografia do autor, 2004.

Figura 111 Residência setecentista, distrito de Monsenhor Horta, Mariana, Minas 97v Gerais. Detalhe do encaixe entre paus-a-pique, esteio e frechal.

Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 112 Residência setecentista, distrito de Monsenhor Horta, Mariana, Minas 97v Gerais. Pau-a-pique.

Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 113 Marc-Antoine Laugier, "Essai sur I'architecture" (1753). Alegoria da cabana 98v primitiva.

Fonte: <http;//www.usc.edu/dept/architecture/slide/ghirardo/CD2/073- CD2.jpg> Acesso em: 25 dez. 2007..

Figura 114 Ludwig Mies van der Rohe, residência Edith Farnsworth (1946), Plano, 98v Illinois, Estados Unidos. Vista gerai.

Fonte: <http://wviw.flickr.com/photos/greg_robbins/282855905/> Acesso em- 25 dez. 2007.

Figura 115 Ludwig Mies van der Rohe, residência Edith Farnsworth (1946), Plano, 99v Illinois, Estados Unidos. Organização da planta.

Fonte:

<http://www,edilbase,com/public/archivio/Farnsworth%20House%20pianta,jp g/> Acesso em: 25 dez. 2007.

igura 116 Ludwig Mies van der Rohe, residência Edith Farnsworth (1946), Plano, 99v Illinois, Estados Unidos, Transparência,

Fonte; <http;//wvw.fllckr.com/pholos/fueledbycoffee/63079785//> Acesso em: 25 dez. 2007.

Ftgura 117 Ludwig Mies van der Rohe, residência Edith Farnsworth (1946), Plano, 99v Illinois, Estados Unidos, Detalhamento.

Fonte:

<http;//vww.columbia.edu/cu/gsapp/BT/GATEWAY/FARNSWTH/secccfl.jpg > Acesso em; 25 dez. 2007.

Figura 118 Bruno Taut, Pavilhão de Vidro (1914), Colônia. Interior. lOOv Fonte; CURTIS, 1997, p.99.

Figura 119 Le Corbusier e Amedée Ozenfant, revista L'Esprit nouveau, n.2 (1921). iQlv Fonte:

<http://www.fondationlecorbusier.asso.fr/images/reperebio/L'Esprit%20Nouv eau%20numero%202,jpg> Acesso em: 22 dez, 2007.

Figura 120 Sylvio de Vasconcellos, residência não identificada. 101v Fonte; MALARD, 2005.

Figura 121 Sylvio de Vasconcellos, residência não identificada. lOlv Fonte; MALARD, 2005.

Figura 122 Sylvio de Vasconcellos, residência Caio Benjamin Dias (1954). Pátio 101v posterior.

Fonte; MALARD. 2005.

Figura 123 Sylvio de Vasconcellos, residência Caio Benjamin Dias (1954). lOIv Fonte; MALARD. 2005.

Figura 124 Sylvio de Vasconcellos. residência não identificada. 102v Fonte: MALARD, 2005.

Figura 125 Sylvio de Vasconcellos, residência do arquiteto (sd). Jardim privativo. 102v Fonte; MALARD. 2005.

Figura 126 Sylvio de Vasconcellos, residência Caio Benjamin Dias (1954). Pátio 102v posterior.

(19)

de São José.

Fonte: MINDLIN. 1999, p.127.

Figura 129 Oscar Niemeyer. capela de São Francisco de Assis (1940), Belo Horizonte. 106v Vista a partir da represa da Pampulha.

Fonte: ANDREOLI & FOTY, 2004. p.24.

Figura 130 Le Corbusier, sistema de proporções modulor (1950). 106v Fonte: <http://www.geocities.jp/yossy_the_rat/modulor.jpg> Acesso em: 25

dez. 2007.

Figura 131 Robert Mailiard (1872-1940), ponte sobre o Reno (1927), Tavanasa, Suíça. 106v Fonte: <http://www.nbq.ch/daniel/STS/STS.html> Acesso em; 25 dez. 2007.

Figura 132 Oscar Niemeyer, cassino da Pampulha, atual Museu de Arte da Pampulha 107v (1940-1942), Belo Horizonte.

Fonte:

<http://salu.cesar.org.br/arqbr/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.Servlet DeNoticia?codigoDaNoticia=7235&dataDoJornal=atual#> Acesso em: 25 dez. 2007.

Figura 133 Le Corbusier, residência La Roche-Jeanneret (1923), Paris. 107v Fonte: <http://farm1.static.flickr.eom/171/393084056_0cf65b5904.jpg#>

Acesso em: 25 dez. 2007.

Figura 134 Oscar Niemeyer, edifício JK (1953), Belo Horizonte. 107v Fonte: <http://img232.imageshack.us/img232/4562/jk4av.jpg> Acesso em:

25 dez. 2007.

Figura 135 Le Corbusier, Unité d'habitation (1956), Marselha, França. 107v Fonte: < http://www.flickr.com/photos/funkstunn/996173634/ > Acesso em:

25 dez, 2007.

Figura 136 Aarão Reis, plano de Belo Horizonte (1895) 113v Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.48.

rigura 137 Johnson and Ward, mapa intitulado "Johnson's Georgetown and the city of 113v Washington: the capital of the United States of America" (c.1862). Coleção

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Fonte:

<http://www.rootsweb.eom/-usgenweb/maps/districtofcolumbia/georgetown.j pg> Acesso em; 26 maio 2007.

Figura138 Pedro Benoit, plano de La Plata (1882). 113v Fonte: <http://www.ing,unlp.edu,ar/sepcyt/laplata/plano.htm> Acesso em: 26

maio 2007.

Figura 139 Exemplo de modelo tipológico da Comissão Construtora da Nova Capital 114v para as residências funcionais (sd). Belo Horizonte.

Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 140 Exemplo de varanda em residência-modelo da Comissão Construtora da 114v Nova Capital (sd). Belo Horizonte,

Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 141 Exemplo de escadaria e varanda em residência eclética (sd). Belo 115v Horizonte.

Fonte; Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

Figura 142 Sylvio de Vasconcellos, residência Von Smigay (sd). Belo Horizonte. 115v Detalhe de elemento de proteção na varanda.

Fonte: MALARD, 2005.

Figura 143 Sylvio de Vasconcellos, residência Amilcar Martins (1949), Belo Horizonte. 115v Detalhe de elemento de proteção na varanda.

Fonte: MALARD, 2005,

Figura 144 Lúcio Costa, casa Saavedra (1942), em Petrópolis. 116v Fonte; WISNIK, 2001, p.71.

Figura 145 Palácio de Alhambra (século XIV), Granada, Espanha. Detalhe de portal 116v treliçado.

(20)

Figura 147 Casa de Chica da Silva {século XVIII), Diamantina, Minas Gerais. 117v Fonte: MONTEZUMA, 2002, p.133.

Figura 148 Sylvio de Vasconcellos, residência não Identificada, Composição em fita das 117v aberturas do segundo pavimento.

Fonte: MALARD, 2005.

Figura 149 Sylvio de Vasconcellos, residência Gilberto Faria (1964), Belo Horizonte. 117v Uso de venezianas como elemento plástico na fachada.

Fonte: MALARD. 2005,

Figura 150 Sylvio de Vasconcellos. residência Murilo Gianetti (1956), Belo Horizonte. 117v Uso do cobogó como elemento plástico na fachada.

Fonte: MALARD, 2005.

Figura 151 Sylvio de Vasconcellos. residência Abílio Machado (1957), Belo Horizonte, 117v Uso de placas de compensado como elemento plástico na fachada.

Fonte: MALARD, 2005.

Figura 152 Residência setecentista, conhecida como "casa mais antiga", São João dei 118v Rei.

Fonte: VIEGAS, 1942, p.22d.

Figura 153 Fazenda das Minhocas (século XVIII), Jaboticatubas, Minas Gerais. 118v Fonte: fotografia do autor. 2005.

Figura 154 Jean Baptiste Debret. "Passatempo dos ricos". Prancha do "Viagem 118v pitoresca e histórica ao Brasil" (1834).

Fonte: <http://wwwi.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=688> Acesso em: 26 dez. 2007.

Figura 155 Loggia, Veneza. 118v Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 156 Johann Moritz Rugendas, "Moulin à sucre", gravura do "Viagem pitoresca 119v através do Brasil" (1835). Divisão 4, prancha n.9.

Fonte: RUGENDAS. sd.

Figura 157 Filippo Brunelleschi? Luca Fancelli?, Palazzo Pitti (1457), Florença. 119v Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 158 Pedro José Pézérat, residência da Marquesa de Santos (c.1825), Rio de 119v Janeiro.

Fonte: CZAJKOWSKI, 2000, p.35.

Figura 159 MacFarlane's Cast-iron Manufactures, catálogo (1863), Glasgow, Escócia. 120v Fonte: COSTA, 1994, P.79.

Figura 160 Sylvio de Vasconcellos, residência do arquiteto (sd). Jardim privativo. I22v Fonte: MALARD. 2005.

Figura 161 Casa pompeiana (século 1 aC). Impluvium como elemento polarizador do 122v pátio interno.

Fonte: fotografia do autor. 2004.

Figura 162 Domus Áurea {c.64-69 dC), Monte Palatino, Roma. 122v Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 163 Palácio de Alhambra (século XIV), Granada, Espanha. Pátio dos Arrayanes. 122v Fonte: <http://www.flickr.com/photos/jadame/1930629689/> Acesso em: 26

dez. 2007.

Figura 164 Jean-Baptiste Debret, "Pequena moenda de cana portátil". Prancha do 124v "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil" (1834).

Fonte: STRAUMANN, 2001, p.77.

Figura 165 Jean-Baptiste Debret. "Uma senhora brasileira em seu lar". Prancha do 124v "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil" (1834).

Fonte; STRAUMANN, 2001, p.61.

Figura 166 Jean-Baptiste Debret, "O jantar no Brasil". Prancha do "Viagem pitoresca e 124v histórica ao Brasil" (1834).

Fonte: STRAUMANN, 2001, p.106.

Figura 167 Jean-Baptiste Debret, "Planta e elevação de uma pequena casa brasileira, 125v de cidade'. Prancha do "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil" (1834).

(21)

Figura 169 Jane Drew, "Package kitchen". Projetada para o British Gas Council e 126v executada pela Centrup Ltd., com equipamentos essenciais para a cocção.

Fonte: FIELL, 2000, p,383.

Figura 170 Cooke & Partners, interior da residência Leonard Griffin. 126v Fonte; FIELL. 2001a, p.65.

Figura 171 Harwell Hamilton Harris, cozinha projetada para a residência Weston Haven. 127v Fonte: FIELL, 2000, p.383.

Figura 172 The Crane Company - Kitchen and Bathroom Planning Division. "Meal 127v Kitchen".

Fonte; FIELL. 2000, p.356.

Figura 173 Sylvio de Vasconcellos, residência Caio Benjamin Dias (1954), Belo 127v Horizonte.

Fonte: arquivo do autor, 2007.

Figura 174 Bruno Taut, Glass Pavilion (1914), Exposição da Werkbund, Colônia. 129v Alemanha.

Fonte: < http://germanhistorydocs.ghi-

dc.org/images/glass%20house%203%20copy.jpg> Acesso em 11 jan. 2008.

Figura 175 Bruno Taut, residência do arquiteto (1926), Berlim-Dahiewitz. 130 Fonte: CORNOLDI, 1999, p.277.

Figura 176 Philip L. Goodw/in, "Brazil builds" (1943). Capa da publicação norte- 132v americana.

Fonte; ANDREOLI & FORTY, 2004, p.14,

Figura 177 Casa-cor Estocolmo, "Boudoir da ex-mulher" (2007), Estocolmo, suécia. 133v Exemplo de decoração em excesso.

Fonte: <http;//blog.wired.com/photos/uncategorized/2007/10/12/sf_123.jpg> Acesso em 11 jan. 2008.

Figura 178 Alvar Aalto, Pavilhão finlandês (1939), Exposição Universal de Nova York. 134v Fonte;

*=http://www.morehousegallery.com/images/inventoíy/600/stoller%20e%200 0014.jpg> Acesso em 11 jan. 2008.

Figura 179 Le Corbusier, desenho dos Propileus, em Atenas. 135v Fonte: TZONIS, 2001, p,25.

Figura 180 Pantheon (c.125), Roma. Vão interno da cúpula. 135v Fonte; fotografia do autor, 2004.

Figura 181 Filippo Brunelleschi, igreja de Santa Maria dei Fiore (1420-1436), Florença. 135v Vão interno da cúpula.

Fonte; fotografia do autor, 2004.

Figura 182 Louis Kahn, Kimbell Art Museum (1972), Fort Worth, Texas, Estados 139v Unidos.

Fonte; <http://www.kimbellart.org/Museumlnfo/Architecture/Tour- Building.aspx> Acesso em 11 jan. 2008.

Figura 183 Martin Heidegger na Floresta Negra. 142v Fonte;

<http://www.brown.edu/Departments/JoukowskyJnstitute/Harmansah/image s/heidegger.jpg> Acesso em 11 jan. 2008.

Figura 184 Martin Heidegger e sua esposa na cabana, em Todtnauberg, na Floresta 143v Negra.

Fonte; ÁBALOS. 2003. p,43.

Figura 185 Grupo do CIAM, fotografia oficial (1928), Castelo de Ia Sarraz, Lausanne. 146v Suíça.

Fonte;<http;//www.kunsthaus.ch/ausstellungen/1999/mandrot/mandrol_fram e.html> Acesso em; 11 jan. 2008.

Figura 186 Le Corbusier, Plan Voisin (1925). Maquete, 147v Fonte; TZONIS, 2001, p.81.

Figura 187 lldefons Cerdà, Plan de Ensanche (1860), Barcelona. 148v Fonte; <

(22)

pari000126.jpg> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 189 Barão Georges-Eugène Haussmann, Place d'Étoile, 149v Fonte:

<http://upload.wikimedia.Org/wikipedia/commons/5/52/Paris_Arc_de_Triomp he_3b40740.jpg> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 190 Avenida Afonso Pena {c.1940), Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 149v Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.176.

Figura 191 Praça Raul Soares e Avenida Bias Fortes (1940), Belo Horizonte. Editor 149v Casa da Lente.

Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.182.

Figura 192 Viaduto Santa Tereza (1946), Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 149v Perspectiva em direção aos edifícios Sulacap e Sul-Amèrica.

Fonte: BELLO Horizonte. 1997, p.186.

Figura 193 Le Corbusier, Ville contemporaine pour 3 millions d'habitants (1922). 150v Axonométrica.

Fonte: < http://home.worldonline.dk/jgkjelds/radieuse3-jpg> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 194 Lúcio Costa, Plano Piloto (1958), Brasília. Vista das superquadras em 1960. 150v Fonte: WISNIK, 2001, p.ioa.

Figura 195 François-Marie-Charles Fourier, Falanstério (1832). Perspectiva geral. 151v Fonte: <http;//web.tiscali.it/ícaria/urbanistica/fourier/fourier.htm> Acesso em:

11 jan. 2008.

Figura 196 Jean-Baptiste André Godin, Familistério (1859) Guise, França. Fotografia de 151v Hugues Fontaine (2002).

Fonte: <http://www.familistere.eom/site/images/fonds/1024x768/fond_ecran- 02.jpg> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 197 Edgar Nascentes Coelho, igreja São José (1904), Belo Horizonte. Editor 154v Casa da Lente,

Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p,176.

Figura 198 Viaduto da Floresta (1940), Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 154v Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.190.

Figura 199 Abrigo de bondes na Avenida Afonso Pena (c.1925), Belo Horizonte. Editor 155v Pare Royal.

Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.127.

Figura 200 Camillo Sitte, Der stãdtebau nach seinen künstierischen gnjndsãtzen (1889). 156v Ilustração da organização do espaço da cidade medieval.

Fonte:

<http://areavasta.provincia.salerno.it/av_2005n10e1l/images/fig_3_pag305. gif> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 201 Viena (1858). Ring ainda desocupado antes da intervenção urbanística. 156v Fonte:

<http://www.oostenrijkvakantieland.nl/images/kaart_wenen_1858.jpg> Acesso em: 11 jan. 2008.

Figura 202 Le Corbusier, Maison Citrohan (1922). 157v Fonte: TZONIS, 2001, p,43.

Figura 203 Le Corbusier, Cité de Refuge (1932), Paris. 157v Fonte; TZONIS, 2001, p,97.

Figura 204 Le Corbusier, Pavilhão Suíço (1930-1932), Cidade Universitária, Paris. 157v Fonte: TZONIS, 2001, p.93.

Figura 205 Jacques Tati, Trafic (1971). Fotograma. 159v Fonte:

<http://www.dvdbeaver.com/film/DVDReviews16/trafic_dvd_review.htm> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 206 Jacques Tati, Trafic (1971). Fotograma. 159v Fonte:

(23)

Figura 208 Ebenezer Howard, Garden City (1898). Vista aérea de Lechtworth, 163v Inglaterra.

Fonte:

<http://cache.viewimages.com/xc/3280049.jpg?v=1&c=Viewlmages&k=2&d= 4F84C7EF07395AB69E09440915FD7B7AA55A1E4F32AD3138> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 209 Tony Gamier, Cité Industrielle (1917). 163v Fonte: <http://www.kosmograph.com/urbanism/urbana/img/Gamier_2.jpg>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 210 Minas Tênis Clube (1941), Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 165v Fonte: BELLO Horizonte. 1997, p,178.

Figura 211 Oscar Niemeyer, late Clube (1942), Belo Horizonte. 165v Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.165.

Figura 212 Praça Sete de Setembro (c.1943), Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 167v Fonte: BELLO Horizonte. 1997, p.171.

Figura 213 Avenida Afonso Pena (c.1940). Belo Horizonte. Editor Casa da Lente. 168v Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.189.

Figura 214 Le Corbusier. Ville contemporaine pour 3 millions d'habitants (1922). 168v Fonte: TZONIS. 2001, p.73.

Figura 215 Piccadilly Circus, Londres. 168v Fonte; <http;/Awww.mapseeing.com/wp-content/uploads/2007/07/map-

c7bd9d4c299b.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 216 Times Square, Nova York. Fotografia de Spencer Tunick (1997). 168v Fonte: <http://viww.essential-architecture.com/tunick/NYC-

Times%20Square1997.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

igura217 Avenue des Champs Elysées, Paris. 168v Fonte: <http://www.wt-group.com/stpics/Paris/Champs_Elysees_2.jpg>

Acesso em: 09 jan. 2008.

rigura 218 Ângelo Murgel, edifício do Cine Brasil (1932), Belo Horizonte. Editor Oliveira. 170v Costa & Cia.

Fonte: BELLO Horizonte. 1997, p.153.

Figura 219 Ângelo Murgel, Edifício Ibaté (1935), Belo Horizonte. 170v Fonte: CASTRIOTA,1998, p.143.

Figura 220 Oscar Niemeyer, residência Juscelino Kubitschek (1943), Belo Horizonte. 172v Fonte: fotografia do autor, 2007.

Figura 221 Museu Histórico Abilio Barreto, antiga Fazenda do Leitão. 173v Fonte: fotografia do autor, 2007.

Figura 222 Bain-o Cidade Jardim e malha regular do Plano Aarão Reis, vista aérea. 173v Fonte: GoogleEarth, 2008.

Figura 223 Bairro Cidade Jardim, vista aérea. 173v Fonte: GoogleEarth, 2008.

Figura 224 Sylvio de Vasconcellos, residência Célio Andrade (1954), bairro Cidade 173v Jardim, Belo Horizonte.

Fonte: MALARD, 2005.

Figura 225 Claude Monet, Gare St.Lazare (1876). Coleção National Gallery, Londres. 177v Fonte: < http;//www,ibiblio.org/wm/paint/auth/monet/paris/monet.st-

lazare.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 226 Ford, modelo T (1908). 177v Fonte; <

http://upload.wikimedia.Org/wikipedia/commons/2/2f/TModelJaunch_Geelon g.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 227 Jogo de pião. 179v Fonte; < http://www.mangacurta.com/img/piao_carica.jpg> Acesso em; 09

jan. 2008.

Figura 228 Gramofone, Coleção Museu da Imagem e do Som do Paraná. Fotografia de 180v Alberto Meinechucky.

(24)

Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 230 Edgar Nascentes Coelho, Teatro Municipal (1910, demolido). Belo 182v Horizonte. Editor Casa Abílio.

Fonte: BELLO Horizonte, 1997, p.94.

Figura 231 Érico de Paula, Cine Metrópole (1942, demolido), Belo Horizonte. 182v Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.158.

Figura 232 Edifício dos Correios e Telégrafos (início do século XIX, demolido). Belo 182v Horizonte.

Fonte: CASTRIOTA. 1998, p.18.

Figura 233 "Tom Mix in the riding avenger" (1936), afiche. 183v Fonte:

<http://www.biglittlebooks-Com/images/Dell%20Tom%20Mix%20Riding%20h ardcvr.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 234 Charles Frederick Gebhart como 'Buck Jones" (anos 30). 183v Fonte: <http://www.whenmoviesweremovies.com/Jones/Jones01 .jpg>

Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 235 Harold Lloyd, "O homem mosca" (1923). Fotograma. Título original "Safety 1B3v last!".

Fonte:

<http://blogs.crealiveloafing.eom/theclog/files/2007/06/mattlloyd0606.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 236 Charles Chaplin como "Carlitos" em "Tempos modernos" (1936), fotograma. 183v Fonte: < http://vmw.festivaldetorroella,com/2007/alta/fot-1-11769326671-

Concert-9.-Temps-modems.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

igura 237 Charles Chaplin e Jackie Coogan em "O garoto" (1921). Fotograma. 183v Forjte: <http://www.kadokawa-pictures.co.jp/photo/01290/chaplin_index.jpg>

_. Acesso em: 09 jan. 2008.

igura 238 Ramon Novan-o em 'Ben Hur" (1925). Fotograma. 183v Fonte:<

http;//vww.doctormacro.info/lmages/Novarro,%20Ramon/Annex/Annex%20- %20Novarro,%20Ramon%20(Ben-

Hur,%20A%20Tale%20of%20the%20Christ)_01 .jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 239 John Gilbert e Renée Adorée em "The big parade" (1925). 183v Fonte: <http;//wrtvw.personal.dundee.ac.uk/~mhjarron/PARADE.JPG>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 240 Rodolfo Valentino. 183v Fonte:

<http://encinematheque.free.fr/Acteurs/muet/Valentino%20Rudolph/Valentin o%20Rudolph.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 241 Mary Pickford. 183v Fonte:

<http://www.doctormacro.info/lmages/Pickford,%20Mary/Annex/Annex%20- %20Pickford,%20Mary_02.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 242 Bartara La Marr. 183v Fonte: <http;//silentladies.com/LaMarr/LaMarr12.jpg> Acesso em; 09 jan.

2008.

Figura 243 Lia de Putti. 183v Fonte; <http://cgi.ebay.com.sg/Semi-Nude-LIA-DE-PUTTI-Great-MOVIE-

Star-Vintage-

PHOTO_W0QQitemZ320205796901QQcmdZViewltem#ebayphotohosting> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 244 Marcel Camus, "Orfeu negro" (1959). Afiche. 184v Fonte; <hKp;//ec1.images-

amazon.com/images/P/B00000IOUX.01._SCLZZZZZZZ_V46854835_AA240 _.gif> Acesso em: 09 jan. 2008.

(25)

Fonte: <http;//www.adorocinemabrasileiro-com.br/filmes/joana- francesa/joana-francesa04.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 247 Arnaldo Jabor, "Toda nudez será castigada" (1973). Fotograma. 184v Fonte: <http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/toda-nudez-sera-

castigada/toda-nudez-sera-castigadaOI .jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 248 Han^ Conway "Bud" Fisher. "Mutt & JefT (1960). 185v Fonte:

<http://mysite.verizon.net/mnm0711/comic_mutt&jeffjune_1960_vol_1_no1 18.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008-

Figura 249 Dave e Max Fleischer, Koko o palhaço e Betty Boop. Fotograma de 'Out of 185v the inkwell" (1915).

Fonte: <http://www.vegalleries.com/old_site/fleischer/26boopltd01.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 250 Elzie Crisler Segar, Popeye o marinheiro. 185v Fonte: <http://www-biglittlebooks.com/graphic-sounds/popeye.jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 251 Walt Disney, Mickey e Minnie Mouse. 185v Fonte: <http://wviW.geocities.com/Heartland/Stream/2787/mickey.html>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 252 Walt Disney, Pato Donald. 185v Fonte: <http://www.fumettomania2000.com/Donal%20Duck%20.jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 253 Walt Disney, "Branca de Neve e os sete anões" (1937). Fotograma. 185v Fonte: <http://students.ou.edU/L/Wing.S.Lee-1/Snowwhite.jpg> Acesso em:

09 jan. 2008.

igura 254 Willian Hanna e Joseph Barbera, Tom e Jerry. 185v Fonte:

<http://www.suowe.com/wallpaper/pic/cartoon/Cartoon_Tom%20and%20Jer ry_015.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Ftgura 255 Willian Hanna e Joseph Barbera, "Os Flinstones". Publicidade para cigarros 185v Wilson (anos 60).

Fonte; <http://www.armageddononline.org/image/flintstones4x4,jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 256 Willian Hanna e Joseph Barbera, "Os Jetsons". 185v Fonte;

<http://newsimg.bbc.co.Uk/media/images/42369000/jpg/_42369477_jetsons.j pg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 257 Ralph Bakshi, 'Fritz, o gato" (1972). Afiche. 185v Fonte: <htlp://www.cinemotions.net/data/films/0297/94/1/affiche-Fritz-the-

Cat-1972-1.ipg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 258 Ralph Bakshi. "Tráfego pesado" (1973). Afiche. 185v Fonte: <http://www.ralphbakshi.com/films-php?film=heavytraffic> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 259 René Laloux, "Planeta Selvagem" (1973). Fotograma. 185v Fonte: <http://vi/ww.cinextenso.com/zoom/dossiers/Laloux1/10b.jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 260 Estação Ferroviária, Sâo João del Rei. 186v Fonte: fotografia do autor, 1996.

Figura 261 Edvard Munch, "O Grito" (1893). Coleção Galeria Nacional de Oslo. 188v Fonte: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/munch/munch,scream-jpg>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 262 Praça Sete de Setembro, Belo Horizonte. Campanhas eleitorais junto ao 193v "Pirulito".

Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.59.

Figura 263 Cigarros Liberty. Afiche. 194v Fonte; <http://www,patternspatch.com/public/viewimage.cfm?lmglD=84>

(26)

Fonte: BAUDOT. 2002, p.35.

Figura 266 Les Trois Passages, Passage des Panoramas. Paris. 196v Fonte; FORTIER, 1989, p.163.

Figura 267 Henri Toulouse-Lautrec, "Moulin Rouge: la goulue" (1891). 196v Fonte:.

http://upload.wikimedia.Org/wikipedia/commons/1/17/Lautrec_moulin_rouge %2CJa_goulue_%28poster%29_1891 .jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 268 Casa Sloper. Publicidade. 196v Fonte: <http://fotolog.terra-com.br/reclames_antigos;167> Acesso em; 09

jan. 2008.

Figura 269 Edifício Pare Royal. 196v Fonte: <http://img59.imageshack.us/img59/4614/dsc0951 Oyri .jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Ftgura 270 Massimiliano Fuksas, Europark (1994-1997), Salzburg.Âustria. 197v Fonte;

<http://www.europark.at/eu ropark/cms.nsf/panorama?OpenView&E1=Sen/ic e&END> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 271 Rue des Boulangers. Paris. 200v Fonte; <http://photo.net/philg/digiphotos/200101-d30-paris/rue-cler-

boulanger.half.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 272 Place des Vosges. Paris. 200v Fonte: <http;//www.flickr.com/photos/alexydiary/319482515/> Acesso em- 09

jan. 2008.

'gura 273 Ribeira do rio Sena, Paris. 201 v Fonte; <http;//www.flickr.com/photos/djof/218085294/> Acesso em; 09 ian.

2008.

igura274 Mouraria. Lisboa. 201v Fonte; fotografia do autor, 2004.

igura 275 Sunset street fair, Los Angeles, Califórnia. 201v Fonte; <http://www.flickr.com/photos/carradine65/226492186/> Acesso em-

09 jan. 2008.

Figura 276 Veneza, Itália. 202v Fonte; fotografia do autor, 2004.

Figura 277 Versalhes. França. 202v Fonte; >http://www.flickr.com/photos/ppym1/303456275/> Acesso em: 09

jan. 2008.

Figura 278 Any Manetta, "La clase de tango en Caminito, La Boca" (2006). Buenos 202v Aires, Argentina.

Fonte; <http;//www.flickr.com/photos/anymanetta/314919867/in/set- 72157594164809218/> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 279 Macchu Picchu. Peru. Trilha inca. 202v Fonte; <http;//www.flickr.com/pholos/mawa/146530622/> Acesso em- 09 jan

2008.

Figura 280 Exemplo de generic-city. Modelagem por computador. 203v Fonte;

<htlp;//richsunproductions.info/vsfi<705/modelingsuite/DemoCityHiRes.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 281 5ih avenue, Nova York. 203v Fonte: <http;//www.flickr.com/photos/68226666@N00/143836506/> Acesso

em; 09 jan. 2008.

Figura 282 Minoru Yamasaki, Pnjitt-lgoe (1956), St. Louis, Missouri. 204v Fonte; <http;//www.defensiblespace.com/book/illustrations.htm> Acesso em:

09 jan. 2008.

Figura 283 Minonj Yamasaki, Pnjitt-lgoe (1956), St. Louis, Missouri. 204v Fonte; < http://www.pbase.com/jivecity/image/48137716.jpg> Acesso em: 09

(27)

Figura 285 Le Corbusier, Unité d'habitation (1947-1953), Marselha, França. Esquema 204v de comparação com um transatlântico.

Fonte: TZONIS, 2001, p.160.

Figura 286 Le Corbusier, Unité d'habitation (1947-1953), Marselha, França. 205v Fonte: <http://www.flickr.eom/photos/cameronnordholm/28079050/> Acesso

em: 09jan. 2008.

Figura 287 Le Corbusier, Unité d'habitation (1947-1953), Marselha, França. 205v Fonte: <http://www.flickr.com/photos/funkstunn/1964212629/> Acesso em:

09]an.2008.

Figura 288 De Soto-Carr, St. Louis. Missouri. 205v Fonte: <http://www.flickr.com/photos/bk/138835185/> Acesso em: 09 jan.

2008.

Figura 289 Minoru Yamasaki, Pruitt-lgoe (1956), St. Louis, Missouri. 205v Fonte: <http://www.defensiblespace.com/book/illustrations.htm> Acesso em:

09 jan. 2008.

Figura 290 Minoru Yamasaki, Pruitt-lgoe (1956), St. Louis, Missouri. Fotograma de 205v "Koyaanisqatsi" (1983). de Godfrey Reggio.

Fonte: <http://digitalretrograde.com/Photos/koyaq_2.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 291 Minoru Yamasaki. World Trade Center (1960), Nova York. Ataques em 11 206v de setembro de 2001.

Fonte: <http://www.flickr.com/photos/hiro_oshima/127765125/> Acesso em: 09 jan. 2008.

igura 292 Edifícios Baberton, Barassie e Carnousti, (2007). Implosão. 206v Fonte: <http://www.implosionworld.com/recent.htm> Acesso em; 09 jan.

2008.

'gura 293 Chichy-sous-Bois (2005), Paris. Dia seguinte aos embates nas periferias. 206v Fonle:

<http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2005/11/fixing_french_h.html> Acesso em; 09 jan. 2008.

rigura 294 Turismo na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 208v Fonte; <http://www.overmundo.com.br/overblog/o-venhevai-do-turismo-e-o-

sobidesce-da-favela> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 295 Elisha Otis, patente para elevadores (1853). 209v Fonte; ,http://www.weitzlux.com/images/elevator/elevatorpatentotis1861 .jpg>

Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 296 Rockfeller Center (1932), Nova York. 209v Fonte: <http://estertort.blogspot.eom/2007/04/charles-c-ebbets.html> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 297 Westwood village-estates (1957), Phoenix, Arizona. Publicidade para venda 210v de casas de classe média.

Fonte: <http://westwoodvillage-estates.com/azrep052354.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 298 Site, antigo Best-products shopping center (1970), Houston, Texas. 210v Fonte;

<http://www,texaschapbookpress.com/magellanslog54/indeterminatefacade. htm> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 299 Washington, D.C., vista aérea. 21 Ov Fonte: GoogleEarth, 2008.

Figura 300 Miami, Flórida. Auto-estradas de acesso ao centro. 211v Fonte: <http://picasaweb.google.com/lh/photo/> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 301 Jacques-Henri Labourdette, plano de Sarcelles (1955-1975), França. 215v Fotografia dos anos 60.

Fonte: <http://www.flickr.eom/photos/bat22/1050670091/> Acesso em; 09 jan. 2008.

(28)

Fonte:

<http://users.compaqnet.be/architectuur20/nadeoor/02nadeoorgrooi.jpg> Acesso em: 09jan. 2008.

Figura 305 Irmãos M.M.M. Roberto e equipe, Plano Piloto (1957), Brasília. 217v Fonte: WISNIK, 2001, p.23.

Figura 306 Lúcio Costa. Piano Piloto (1957), Brasilia. 217v Fonte:WISNIK,2001,p.101.

Figura 307 Le Corbusier, Plano de Chandigarh (1951), Índia. 218v Fonte: WISNIK, 2001, p.24.

Figura 308 Taguatinga, Distrito Federal. 218v Fonte: <http://www.flickr.eom/photos/xepa/233700086/> Acesso em: 09 jan,

2008.

Figura 309 Lúcio Costa, Plataforma rodoviária (1957); Athos Bulcão, Conjunto Nacional 219v (1971), Brasília. Fotografia de Augusto Areai (1998).

Fonte: <http://wvi/w.geocities.com/thetropics/3416/old_cnb_1988-jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 310 Alberto da Veiga Guignard, "Fantasia de Minas" (sd). Coleção particular. 227v Fonte:

<hltp://www.itaucultu ral.org.br/aplicexternas/enciclopediaJc/index.cfm ?fu se action=obra&cd_verbete=898&cd_obra=2946> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 311 Michelangelo Buonarotti, "David" (1504), Piazza delia Sígnoria, Florença. 227v Fonte: fotografia do autor, 2004.

Figura 312 Robert Mills, "Washington monument" (1848-1884), Washington, District of 230v Columbia.

Fonte: <http://www.flickr.com/photos/zachstem/223436682/> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 313 Grupo Escolar Delfim Moreira, Belo Horizonte. Foto O. Belém (1910). 238v Fonte:

<http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Literaturalnfantil/lmagens%201 nfantis/infantil2.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 314 Grupo Escola Afonso Pena, Belo Horizonte. 238v Fonte: <http://www.arqbh.com.br/search/label/Uso%3A%20Escola> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 315 Colégio Arnaldo, Belo Horizonte. 241v Fonte: fotografia do autor, 2007.

Figura 316 Ginásio Mineiro, atual sede da Escola Preparatória da Cadetes do Ar 243v (EPCAR), Barbacena, Minas Gerais.

Fonte: <http;//www.net-rosas.com.br/-epcar/índex.html> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 317 Edmund Cartwright, tear mecânico em fábrica (final do século XIX), Court 248v Mills, Trowbridge. Wiltshire.

http://eshop.wiltshire.gov.uk/gallery/eshop/photographs/P415.jpg

Figura 318 Joseph Paxton, "The Great Stove" (1836-1840, demolido), Chatsworth. 248v Fonte: <http;//www.victorianweb.org/art/architecture/iron/21 b.jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 319 Benjamin Franklin, experimento em eletricidade com pipas (1752). 248v Fonte: <http://www.thebakken.org/electricity/images-static/Franklin-kite-

exp.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 320 Ginásio Santo Antônio (década de 30), São João dei Rei, Minas Gerais. 251v Preparação para parada de 7 de setembro.

Fonte: acervo André Dangelo.

Figura 321 Colégio Diocesano Dom Silvério, atual Fundação Educacional Monsenhor 252v Messias. Sete Lagoas, Minas Gerais.

Fonte:

<http://wvw.desvendar.com/imagens/cidades/Sete%20Lagoas/colegiodomsi lverio.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

(29)

Fonte: <http://www.cieniskitchen.com/docs/bios/bio.cast.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 324 Harold R. Foster, "Príncipe Valente" (1937), 255v Fonte: <http://img285.imageshack.us/img285/5171/scan00010uj.jpg>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 325 Alex Raymond, "Flash Gordon" (1934). 256v Fonte: <http://www.thecomicisland.com/images/c-flashgordon1.gif> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 326 Marjorie Henserdon Buell (Marge), "Luluzinha" (1935). Capa da edição 256v brasileira da revista n.2 (fev.1957).

Fonte:

<hltp://www.gibihouse.xpg.com.br/cruzeiro/marge/luluzinha/Luluzinha5702.j pg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 327 Carl Barks {Estúdios Disney). "Tio Patinhas" (1947). Sátira da tela de 256v Quentin Massys, "O prestamista e sua mulher" (1514),

Fonte:

<htlp://viww,worth1000,com/contest,asp?contestjd=14079&display=photos hop&page=2#entries> Acesso em: 09 jan, 2008.

Figura 328 Maurice Leblanc, "Arsène Lupin, o ladrão de casaca" (1905), 258v Fonte:

<htlp://www,thebest3d,com/dogwaffle/dotm/Cybersign/Arsene_Lupin21- 760w.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

rigura 329 Antiga sede da Escola de Arquitetura da UMG (década de 40). 261v Fonte: Serviço de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

i-igura330 Écoie Polytéchnique (1794), Paris. 261v Fonte: <http://www.arikah.net/encyclopedie-

_. f'"ancaise/images/6/6f/Fronton_Polytechnique.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

igura 331 École Nationale Supérieure des Beaux Arts (1648), Paris. 261v Fonte: <http://fr,wikipedia,org/wiki/lmage:Ensba_paris_2_artlibreJnl,jpg>

Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 332 Luiz Signorelli, residência do doutor Eduardo Borges da Costa (1923-1924), 262v Belo Horizonte, atual sede da Academia Mineira de Letras.

Fonte:

<http://www.arqbh.com,br/search/label/Arq%3A%20Luiz%20Signorelli> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 333 Luiz Signorelli, Secretária de Estado da Justiça (1926-1930), Belo Horizonte. 262v Fonte:

<http://www.arqbh.com.br/search/labet/Arq%3A%20Luiz%20Signorelli> Acesso em: 09 jan. 2008,

Figura 334 Luiz Signorelli e Raffaello Berti, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte 262v (1935),

Fonte; <http://www.ajs.com.br/images/berti/prefeitura.JPG> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 335 Filippo Tommaso Marinetti e Giacomo Baila, '11 vestito antineutrale. 263v Manifesto futurista" (Milão, 11 settembre 1914).

Fonte; <http://www.arslibri,com/016-m.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 336 Antonio Sant'Elia, estação de trens e aeroporto (1913-1914), Croquis. 263v Fonte; <http;//urbandesignlab.googlepages.com/santelia_1914.jpg> Acesso

em; 09 jan. 2008.

Figura 337 "Vitória de Samotrácia" (século III aC). Coleção Musée du Louvre, Paris. 263v Fonte;

<http://spd.fotologs,net/photo/29/52/79/umdiaumafoto/1171464891_f,jpg> Acesso em; 09 jan, 2008.

Figura 338 Giuseppe Terragni, Casa dei Fascio (1932-1936), Como, Itália. 263v Fonte; CURTIS, 2005, p.365.

(30)

Fonte: CASTRIOTA, 1998, p.241.

Figura 341 Eduardo Mendes Guimarães, Reitoria da UFMG (1958), Belo Horizonte. 264v Fonte; CASTRIOTA, 1998, p.219.

Figura 342 Movimento estudantil (maio 1968), Place de Ia Rébublique, Paris. Fotografia 271v de Michel Baron.

Fonte; <http;//baron.phpnet.us/mai1968/204.htm?size=1&exif=> Acesso em; 09jan. 2008.

Figura 343 João Vilanova Artigas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP 271v (1961-1969), São Paulo. Movimento estudantil em assembléia no Salão

Caracol.

Fonte: <http://farm1.static.flickr.eom/157/367271899_c007ecdd8f.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 344 Marc Ferrez, "Vendedor de tecidos" (1896). 274v Fonte; FERREZ. 1984. p.97.

Figura 345 Thomas Ender, "Villa Rica" (1817-1818). Coleção Kupferstichkabinett der 274v Akademie der bildenden Künste Wien

Fonte;

<http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopediaJc/index.cfm7fuse action=obra&cd_verbete=3412&cd_obra=60929> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 346 Arnaud Julien Pallière, "Vila Rica" (c.1820). Coleção Museu da 274v Inconfidência, Ouro Preto. Fotografia de Lew Parella.

Fonte:

<http;//www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?{use action=obra&cd_verbete=1164&cd_obra=3085> Acesso em; 09 jan. 2008.

igura 347 Esquema de organização dos partidos arquitetônicos dos "ranchos". 275v Fonte; VASCONCELLOS, Arquitetura particular em Vila Rica, 1954, p.125.

'gura 348 Esquema de organização dos frontíspícios de algumas matrizes mineiras. 276v _. Fonte; VASCONCELLOS, Constantes variáveis.... 1957, p.6.

igura 349 Leon Battista Alberti, Palazzo Ruccellai (1446), Florença. 292v Fonte: fotografia do autor. 2004.

•"igura 350 Brasão familiar em palazzo florentino. 292v Fonte: fotografia do autor. 2004.

Figura 351 Antoni Gaudi, Casa Milà (1905-1907), Barcelona, Espanha. 294v Fonte; <http;//wvirw.f!ickr.com/photos/fhong/1378399768/> Acesso em; 09

jan. 2008.

Figura 352 Filippo Brunelleschi, cúpula de Santa Maria dei Flori (1418-1434), Florença, 304v Itália.

Fonte; fotografia do autor. 2004.

Figura 353 Ambroggio Lorenzetti, afrescos da Sala dei Nove (1338-1340), Palazzo 315v Comunale, Siena.

Fonte; <http://www.wga.hu/index1 .html> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 354 Ambroggio Lorenzetti, "Alegoria do Bom Governo" (1338-1340), Palazzo 315v Comunale, Siena.

Fonte; < http;//www,ricardocosta.com/pub/lorenzetli.htm> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 355 Ambroggio Lorenzetti, "A vida na cidade. Efeitos do Bom Governo" (1338- 315v 1340), Palazzo Comunale, Siena.

Fonte;

<http://upload.wikimedia.Org/wikipedia/commons/6/69/Ambrogio_Lorenzetti_ Allegory_oí_Good_Govt.jpg> Acesso em; 09 jan. 2008.

Figura 356 Ambroggio Lorenzetti, "Efeitos do Bom Governo no campo' (1338-1340), 316v Palazzo Comunale, Siena.

Fonte:.

http://upload.wikimedia.Org/wikipedia/commons/2/2b/Ambrogio_Lorenzetti_0 11 .jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

(31)

Figura 359 Exploração sexual. Anúncio de casa de massagens nos Estados Unidos. 327v Fonte: VASCONCELLOS, Estamos oferecendo mulheres lindas..., 1973,

P-l-

Figura 360 Exploração sexual. Anúncio de casa de massagens nos Estados Unidos. 327v Fonte: VASCONCELLOS, Estamos oferecendo mulheres lindas..., 1973,

P-l-

Figura 361 Exploração sexual. Dançarinas de cabaré na Place Pigalle, Paris. Fotografia 328v de Kurt Hutton (1949).

Fonte: <

http://cache.viewimages.com/xc/2636496.jpg?v=1&c=Viewlmages&k=2&d= B43C13524355E928578A03667A1D752FA55A1 E4F32AD3138> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 362 Milton Nascimento, "MiNas" (1975). 334v Fonte: < http://under.moo.jp/singstyro/archives/Milton_Minas.jpg> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 363 Instituto de Educação, antiga Escola Normal, Belo Horizonte. 336v Fonte:

<http://www.iepha.mg.gov.br/index.php?option=com_ponygaliery&ltemid=50 &func=detail&id=437> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 364 AIbrecht Dürer, "Melancolia" (1514). Coleção Kupferstichkabinett, Staatliche 340v Kunsthalle, Karlsruhe, Alemanha.

Fonte: <http://www.maa.org/editorial/mathgames/melencholia.gif> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 365 Serra do Curral, Belo Horizonte. 340v Fonte; fotografia do autor, 2007.

Figura 366 Igreja de Nossa Senhora do Pilar (1733) e casario. Ouro Preto, Minas 345v Gerais.

Fonte: fotografia do autor, 2003.

Figura 367 Milão (1946), Itália. Reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial. 345v Fonte:

<http://metarchivi.istoreto.it/foto.asp?image=c:\data\clip\fotografico\LungaLib erazione\Publifoto\12394.jpg> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 368 Palazzo delia Ragione (1218-1306), Pádua, Itália. 346v Fonte: <http://www.flickr.eom/photos/11773894@N06/1324109112I> Acesso

em: 09 jan. 2008.

Figura 369 Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (c.1730) e casario, 350v Ouro Preto, Minas Gerais.

Fonte: fotografia do autor, 2003.

Figura 370 Isabel Mendes da Cunha, "Noiva" (sd), Santana do Araçuaí, Ponto dos 352v Volantes, Minas Gerais.

Fonte:

<http://wftvw.ceramicanorio.com/artepopular/valedojequitinhonha/isabelcunh a.htm> Acesso em: 09 jan. 2008.

Figura 371 Aleijadinho, 'Profetas: Joel, Jonas, Jeremias" (1800-1805), Congonhas do 358v Campo, Minas Gerais.

Fonte: MEYER, 1984, p.97.

Figura 372 Gravuras medievais retratando profetas. 358v Fonte: DAVENPORT, 1972, p.11.

Figura 373 Matriz de Nossa Senhora da Conceição (c.1710), Sabará, Minas Gerais. 359v Fonte: fotografia do autor, 2005.

Figura 374 Aleijadinho, igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (1772), 359v Ouro Preto. Minas Gerais. Detalhe do brasão da portada, exemplo de

composição heráldica.

Fonte: fotografia do autor, 2005.

Figura 375 Aleijadinho. igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (1769), 359v Sabará, Minas Gerais. Detalhe do anjo da portada.

Imagem

Foto oficial tomada quando da nomeação de Sytvio de VasconcAiíAc

Referências

Documentos relacionados

Já com novas descobertas de outros cientistas sobre o desenvolvimento infantil como “o construtivismo de Constance Kamii, os trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita

I) Tratamento clínico ou cirúrgico com finalidade estética ou não e períodos de convalescença a eles relacionados, exceto os que forem restauradores (após acidente

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

A Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, no uso de suas

Portanto, tendo em vista que sofrimentos necessários para o amadurecimento do sujeito humano começaram a ser encarados como patologia e medicados, faz-se necessária uma

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a