• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - outubro - 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - outubro - 2010"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06 : 07 : 08

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3799.3310 (11) 3799.3306

: INSTITUCIONAL P 01

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 02

: EVENTOS ACADÊMICOS P 04

: DIREITO GV NA MÍDIA P 05

: PUBLICAÇÕES P 07

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 07

: WORKING PAPERS P 08

: CADERNOS DIREITO GV P 08

: CASOTECA ABRE PROCESSO SELETIVO

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E SEMINÁRIOS

: EVENTOS ACADÊMICOSDIREITO GV

: DIREITO GV NA MÍDIA

: WORKING PAPERS

(2)

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

CADERNOS DIREITO GV

: LINKS DIREITO GV

: INSTITUCIONAL

: CASOTECA ABRE PROCESSO SELETIVO

A DIREITO GVabriu processo seletivo para seleção de pesquisadores, com o objetivo de produzir casos jurídi-cos, a partir 18 de outubro. Não há um número específi-co de casos a serem selecionados. “Tudo dependerá da qualidade dos casos apresentados”, explica Rafael Mafei Rabelo Queiroz(coordenador de pesquisas e metodolo-gia de ensino). Cada proposta selecionada receberá uma quantia de R$ 15 mil para financiar despesas referentes à produção dos casos e remunerar seus autores.

Os selecionados deverão realizar pesquisas e desenvol-ver casos didáticos, que consistam em narração de situa-ção-problema real e que tenham como objeto questões complexas relevantes para o direito brasileiro contempo-râneo. O prazo para envio dos casos encerra-se em 15 de dezembro.

Os casos a serem elaborados ficarão disponíveis ao públi-co no site da Casoteca (WWW.FGV.BR/DIREITOGV/CASOTECA) ou em publicações especiais da DIREITO GVsobre rela-tos de experiências didáticas e casos ou, ainda, em qual-quer outro meio de divulgação escolhido pela DIREITO GV.

A Casoteca é uma iniciativa da DIREITO GV, que nas-ceu com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de construir um acervo digital aberto de materiais didáticos que permi-tam o desenvolvimento de técnicas e métodos inovado-res e participativos para o ensino do direito. Seu acervo é constantemente ampliado e já conta com 16 casos,

que são gratuitamente acessíveis e abrangem temas das principais disciplinas jurídicas de forma problematizan-te e inproblematizan-terdisciplinar.

Os interessados podem acessar a chamada, onde há informações mais detalhadas sobre o concurso, em: WWW.FGV.BR/DIREITOGV/CASOTECA.

: GLOBAL LAW PROGRAM RECEBE PROFESSOR DAVID TRUBEK

O Global Law Program, idealizado pela professora Maria Lúcia Pádua Lima (coordenadora de relações internacionais da DIREITO GV), recebeu o professor David Trubek (Universidade de Winsconsin) para um curso de uma semana.

As aulas exploraram o papel do direito no desenvolvimen-to econômico no Brasil, começando com uma breve retrospectiva do tema e focando no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro entre 1965 e 1970.

Posteriormente, o programa contemplou o estudo de casos recentes da interação entre direito e desenvolvi-mento no Brasil, como preparativo para a conferência sobre o tema que ocorreu na DIREITO GVna primeira semana de novembro.

(3)

Participaram do encontro Ary Oswaldo Mattos Filho (dire-tor e professor da DIREITO GV); Viviane Müller Prado e Mario Schapiro(professores da DIREITO GV); Marcilio Marques Moreira (diplomata e ex-ministro da economia); e Otávio Yazbek (diretor da CVM). A mediação ficou sob responsabilidade de José Rodrigo Rodriguez (coorde-nador de Publicações da DIREITO GV).

: PARTCIPAÇÃO EM EVENTOS

: MARIO SCHAPIRO APRESENTA PAPERSOBRE BANCOS PÚBLICOS BRASILEIROS NOS EUA

O professor Mario Gomes Schapiro(DIREITO GV) viajou aos Estados Unidos, onde apresentou um papersobre o sistema financeiro público

brasileiro na Harvard-Stanford International Junior Faculty Forum, organizado pelas DUAS universidades, no campusda Universidade

de Stanford.

O papertratou dos novos parâmetros assumidos pelos bancos públicos nacionais na condução da política industrial do governo e também dos problemas de controle desses agentes. “Ao mesmo tempo em que os bancos públicos adotam novos instrumentos de ação, ainda falta uma questão mal definida, que é como garantir

: SELMA FERREIRA LEMES PARTICIPA DE BANCA NA ESPANHA

A professora Selma Ferreira Lemes (coordenadora do curso de Arbitragem do GVlaw) viajou para a Espanha para participar de uma banca de doutorado sobre arbitragem na Universidade do País Basco, em San Sebastián em 8 de outubro.

A tese é sobre La Intervención Jurisdiccional en el Laudo Arbitral a traves de su anulación y ejecución forzosada candidata Ines M. Burlada

Echeveste, orientada pelo Prof. Dr. Antonio Maria Lorca Navarrete.

A banca de doutorado era formada por quatro professores doutores espanhóis. Selma Lemes será a única professora estrangeira a participar da banca.

: COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES DA DIREITO GV PARTICIPA DE EVENTOS

Em 15 de outubro, José Rodrigo Rodriguez (coordenador de Publicações da DIREITO GV) participou de seminário organizado pelo projeto Pensando o Direito, da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministerio da Justiça (SAL-MJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre ... continua >> mecanismos de controle satisfatórios para suas

atividades”, explica o professor.

Harvard-Stanford International Junior Faculty Forum é um dos mais exigentes fóruns

acadêmicos mundiais destinados a achar novos talentos em diversos países do mundo. Apenas dez papersforam aceitos para a edição de 2010, que ocorreu entre 7 e 9 de outubro.

: PROFESSORA LUCIANA GROSS CUNHA FALA SOBRE PODER JUDICIÁRIO E EDUCAÇÃO JURÍDICA

Luciana Gross Cunha (professora de instituições políticas da DIREITO GV) proferiu palestra no Instituto do Legislativo Paulista sobre o Poder Judiciário na Política Nacional, em 05 de outubro, em comemoração ao aniversário de 21 anos da Constituição Federal.

Entre 14 e 16 de outubro, a professora viajou aos Estados Unidos, onde participa de dois eventos: o FutureEd 2 legal education conference at Harvard Law School, em que apresentou e discutu um trabalho sobre educação jurídica e globalização nas economias emergentes, e um evento sobre direito e desenvolvimento no Brasil, em que apresentou o

(4)

<< volta... Controle de Constitucionalidade no Brasil, na Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

O seminário debateu os resultados das

pesquisas “Controle de constitucionalidade dos atos do poder executivo” e “Processo legislativo e controle de constitucionalidade: as fronteiras entre direito e política”. Além de José Rodrigo, também participou do encontro o professor Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV). Em 9 de outubro, Rodriguezfalou sobre argumento de autoridade e ensino jurídico no Brasil no “III Congresso Nacional da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Campinas”, como expositor no painel“Direitos humanos e educação”, na Faculdade

Policamp, em Campinas.

: PROFESSOR JOSÉ GHIRARDI PALESTRA SOBRE LITERATURA NA APESP

José Garcez Ghirardi(professor da disciplina Artes e Direito da DIREITO GV) participou de um ciclo de palestras durante outubro sobre o tema “O feminino na literatura vitoriana”, com abordagem das obras “Alice no país das maravilhas”, “Orgulho e preconceito” e “O amante de Lady Chatterley” na Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).

: PROFESSORA ÉRICA GORGA APRESENTA TRABALHO EM UNIVERSIDADES DOS EUA

A professora Érica Gorga(DIREITO GV) foi convidada para visitar a Vanderbilt Law School como Visiting Scholar durante o mês de outubro. Éricaapresentou o paperintitulado “Delaware’s good faith: a response from comparative law” no Law and Business Worshop em 13 de outubro e participou de conferência sobre Shareholder Litigation em 15 de outubro. Também apresentou o mesmo trabalho na University at Buffalo Law School (EUA) em 29 de setembro.

Além disso, a professora Érica publicou o artigo “The Corporate Governance of Privately Controlled Brazilian Firms”, em coautoria com Bernard S. Black e Antonio Gledson de Carvalho,na Revista

Brasileira de Finanças (vol. 7, n. 4). CLIQUE AQUI para ler o artigo.

: SALEM NASSER MINISTRA CURSO SOBRE ORIENTE MEDIO NO ITAMARATY

Salem Nasser(coordenador do núcleo de direito global da DIREITO GV) ministrou, no início de outubro, um módulo sobre Oriente Médio a aproximadamente 100 alunos do Instituto Rio Branco, responsável pela formação do corpo diplomático brasileiro.

O professor fez uma retrospectiva sobre aspectos históricos, culturais, sociais e políticos da região. “O Brasil está cada vez mais

interessado em estreitar os laços com os países da região e tem se preocupado em aprofundar seus conhecimentos. Faz parte do papel mais protagonista que o país vem assumindo nas relações internacionais”, explica.

: COORDENADORA DO MESTRADO

PROFISSIONAL DA DIREITO GV PARTICIPOU DE ENCONTRO

Lie Uema do Carmo (coordenadora do mestrado profissional da DIREITO GV) participou, em 05 de outubro, do 2º Encontro de Coordenadores de Mestrados Profissionais.

O evento ocorreu no anfiteatro do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da USP e contou com a participação de

coordenadores de mestrados profissionais das mais variadas áreas e integrantes de diversas instituições particulares e públicas de ensino.

(5)

: OSCAR VILHENA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE DIREITO E DESENVOLVIMENTO NO JAPÃO

Oscar Vilhena Vieira(coordenador do mestrado em direito e desenvolvimento da DIREITO GV) viajou ao Japão, onde participou de encontro que debate a relação entre direito e desenvolvimento na Universidade de Nagoya.

O encontro foi promovido pelo Nagoya University Center of Asian Legal Exchange (CALE) e debateu sobre o diálogo entre Brasil e Japão no campo do direito e desenvolvimento na América do Sul.

Oscar Vilhena encontrou-se com Masanori Aikyo (deanda Universidade de Nagoya) e com os

professores Yuzuru Shimada, Takehiro Ohya, Hiroshi Matsuo e Hiroaki Kawabata.

: PROFESSORES DA DIREITO GV PARTICIPAM DO SEMINÁRIO “ECONOMIA BRASILEIRA EM PERSPECTIVA”, ORGANIZADO PELA FGV-EESP

Luciana Gross Cunhae Mario Schapiro (DIREITO GV) participaram do seminário “Economia brasileira em perspectiva - eficácia regulatória e revisão judicial”, organizado pela FGV-EESP em conjunto com o Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV (CPDE).

O tema do seminário é regulação e, durante o encontro, pesquisadores da FGV e da USP apresentaram dados preliminares sobre os efeitos da revisão judicial sobre a eficacia da regulação concorrencial e de serviços de utilizada pública.

: PROFESSORES DA DIREITO GV PARTICIPAM DE DEBATE SOBRE DIREITO E ECONOMIA EM MINAS GERAIS

Bruno Meyerhof Salamae Francisco Satiro (professores da DIREITO GV) participaram da III Conferência Anual da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), realizada entre 20 e 22 de outubro de 2010.

Satiroproferiu palestra sobre a “Crítica ao regime jurídico da empresa no Brasil” e o tema do professor Bruno Salama foi “Regulação financeira no Brasil: entre a governança legal e a governança administrativa”.

programas de pós-graduação em Direito de São Paulo para apresentarem seus principais trabalhos de pesqui-sa. Compareceram os coordenadores de programas da USP, Mackenzie, Unifieo, Unisantos, ITE, Unimes e Unitoledo para a abertura, que consistiu em uma apre-sentação de 15 minutos sobre cada programa. Ao final, houve um debate com Felipe Chiarello (membro do comi-tê de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes), ligado ao Ministério da Educação, e Vladmir de Oliveira da Silveira (presiden-te do Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduação em Direito – Conpedi), que tratou do tema “Desafios da pesquisa em direito”.

O restante da programação será dedicada à rápida expo-sição dos trabalhos selecionados. Pela DIREITO GV, falaram os alunos Ana Carolina Rodrigues, sobre o tema “A responsabilidade civil dos administradores de S.A e o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários brasileiro”; André Janjácomo Rosilho, sobre “O poder normativo do CNJ: um caminho para se pensar o expe-rimentalismo institucional”; e Dalton Tria Cusciano, “A real efetividade das oportunidades sociais: o acesso ao ensi-no superior gratuito.”

: DIREITO GV RECEBEU EVENTO SOBRE

OPORTUNIDADES DE PESQUISA BRASIL-ALEMANHA

A DIREITO GVorganizou, em 26 de outubro, um ciclo de encontros com agências de fomento à ... continua >>

: EVENTOS ACADÊMICOS

: DIREITO GV ORGANIZOU COLÓQUIO SOBRE PESQUISA ACADÊMICA

(6)

<< volta... pesquisa da Alemanha para debater oportuni-dades de pesquisas em diversas disciplinas das ciências humanas e sociais.

O encontro teve apoio do Instituto de Estudos Americanos, da Freie Universität Berlin, do Instituto de Desarrollo Económico Social (Ides), da Universidad Sarmiento, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da DIREITO GV.

Segundo Marta Machado (professora da DIREITO GV responsável pela organização do evento), as recentes transformações institucionais e sociais que atingem o mundo abrem novas possibilidades de pesquisa que serão analisadas neste evento por meio de uma perspec-tiva interdisciplinar e observando os diferentes níveis do debate nos países da região.

: COLOQUIO SOBRE DIREITOS HUMANOS NA DIREITO GV

A DIREITO GV recebeu entre 13 e 15 de outubro quaren-ta ativisquaren-tas de direitos humanos de vários países da Amé-rica Latina, Ásia e ÁfAmé-rica parao X Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela ONG Conectas.

Neste ano, o colóquio destacou o desafio da inclusão da sociedade civil nos sistemas regional e internacional de proteção aos direitos humanos, com palestrantes do Peru, México, Quênia, Coreia, Camboja, Angola, Myammar, Coreia do Sul e outros países. Além desse quadro geral, os painéis do colóquio abordaram direitos específicos,

como os de portadores de deficiência, de minorias sexuais e também sobre o impacto das mudanças climáticas na proteção de direitos essenciais.

Houve uma mesa especial para discutir o impacto de novas tecnologias entre os ativistas de direitos humanos, com especial destaque para como as novas mídias sociais podem fazer a diferença no momento de comba-te a ditaduras, relatos sobre denúncias de direitos bási-cos e outros temas.

Para Oscar Vilhena Vieira(coordenador do programa de direito e desenvolvimento da DIREITO GV), é muito importante a participação do Brasil em um encontro dessa natureza. “O combate à repressão e à violação dos direitos humanos deve ser mais estratégico e visto por quem os acompanha de perto. Esses encontros servem para trocar experiências e informações para que esse tra-balho seja bem mais eficaz”, explica.

: DIREITO GV NA MÍDIA

: Em outubro, a DIREITO GVcossediou o X Colóquio Internacional de Direitos Humanos em parceria com o Itaú Cultural, entre 10 e 16 de outubro, em caráter de cessão de espaço. O encontro resultou nas seguintes aparições na mídia que citam a DIREITO GV:

• Nota na coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de São Paulo. CLIQUE AQUIpara ler a nota.

• Entrevista na Rádio Nacional em 11 de outubro

• Três inserções na TV Futura, no quadro “De olho na educação”

: O lançamento do Prêmio Mendes Junior de Monografia Jurídica foi objeto de nota dos seguintes veículos: Migalhas, Brasil Econômico, Conjur.

: A abertura do processo de seleção para novo diretor foi objeto de nota da edição de outubro da revista Você S.A. CLIQUE AQUIpara ler a nota.

: O professor Anthony Rosemberg(DIREITO GV) foi entrevistado pela revista Você S.A para falar do crescimento do mercado de traduções.

: Notas sobre o vestibular e o processo seletivo para o mestrado foram divulgados nos seguintes veículos: Migalhas, IG notícias, BOL Notícias, UOL.

02 DE OUTUBRO

(7)

<< volta... sob a bandeira da coleção Direito, Desenvolvimento, Justiça, foi objeto de nota na coluna de Walter Ceneviva, da Folha de São Paulo. CLIQUE AQUIpara ler a nota.

03 DE OUTUBRO

: O caderno Aliás (Estado de São Paulo) publicou artigo do professor Oscar Vilhena Vieira (DIREITO GV) que analisa o papel do Judiciário e do STF nas eleições de 2010. CLIQUE AQUI para ler o artigo.

04 DE OUTUBRO

: Entrevista concedida pela professora Luciana Gross Cunha(DIREITO GV) analisando o coeficiente eleitoral foi divulgada no SPTV Primeira Edição e no Em Cima da Hora

(Globonews). CLIQUE AQUIpara ver a entrevista.

05 DE OUTUBRO

: O professor licenciado Conrado Hübner Mendes(DIREITO GV) publicou artigo na Folha de São Paulo a respeito da liturgia do STF. CLIQUE AQUIpara ler o artigo.

06 DE OUTUBRO

: O jornal Valor Econômico publica matéria sobre

intenção da Receita Federal em publicar normas antielisão, com participação do professor Eurico de Santi (DIREITO GV).

08 DE OUTUBRO

: A participação do professor Mario Schapiro (DIREITO GV) em evento da Universidade de Stanford/Harvard foi objeto de nota na coluna de Guilherme Barros (IG). CLIQUE AQUIpara ler a nota.

: Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) participou de matéria do jornal Brasil Econômico analisando o papel da Anatel frente ao fortalecimento da Telebrás. A reportagem marcou a comemoração de um ano do jornal.CLIQUE AQUIpara ler a nota.

10 DE OUTUBRO

: Artigo escrito por Rafael Mafei Rabelo Queiróz(coordenador de Pesquisa e Metodologia da DIREITO GV) analisando a questão do aborto no debate eleitoral foi publicado no caderno Aliás (O Estado de São Paulo). CLIQUE AQUIpara ler o artigo.

19 DE OUTUBRO

: O professor Rafael Mafei Rabelo Queiroz (DIREITO GV) participou do programa MTV em

Debate em que o tema foi a regulamentação do aborto. CLIQUE AQUIpara ver o programa.

22 DE OUTUBRO

: Roberta Nioac Prado(DIREITO GV) contribuiu para matéria do Valor Econômico analisando, sob o ponto da governança corporativa, a intromissão da diretoria da Petrobrás em negócios pertinentes à empresa. CLIQUE AQUIpara ler a matéria.

: No mesmo dia, o jornal Brasil Econômico publicou declarações da professora Viviane Müller Prado(DIREITO GV) a respeito da entrada da ALL e da Anhanguera ao Novo Mercado. CLIQUE AQUIpara ler a matéria.

: O encontro para divulgação de oportunidades de estudos na Alemanha, organizado pela DIREITO GV, foi tema de nota na Agência Estado. CLIQUE AQUIpara ler a nota.

25 DE OUTUBRO

(8)

: Na mesma data, o jornal Brasil Econômico trouxe matéria de capa sobre o papel dos conselheiros nas empresas, com entrevista de Roberta Nioac Prado. CLIQUE AQUIpara ler a matéria.

26 DE OUTUBRO

: O caderno Pontoedu (O Estado de São Paulo) publicou reportagem a respeito da diversidade dos processos de vestibular, dando um dos exemplos o vestibular da DIREITO GV. CLIQUE AQUIpara ler a reportagem.

27 DE OUTUBRO

: A Folha de São Paulo publica reportagem sobre a falta de propostas consistentes pelos

candidatos em relação à segurança pública. CLIQUE AQUIpara ler a reportagem.

28 DE OUTUBRO

: A Folha de São Paulo publicou pesquisa apontando que brasileiro vê maior influencia política em estatal, com comentário do professor Mario Engler(DIREITO GV). Clique aqui para ler a pesquisa: LINK1e LINK 2

29 DE OUTUBRO

: O jornal Brasil Econômico publicou matéria a

respeito de solicitação de arbitragem pela Previc, com participação da professora Selma Ferreira Lemes(DIREITO GV). CLIQUE AQUIpara ler a matéria.

31 DE OUTUBRO

: A coluna Direto da Fonte (O Estado de São Paulo) publicou nota sobre o Prêmio de Monografia Jurídica Mendes Júnior. CLIQUE AQUI para ler a matéria.

: No mesmo dia, o jornal, no caderno Aliás, publica artigo do professor Garcez(DIREITO GV), analisando a disputa eleitoral em analogia com os protagonistas da peça Romeu e Julieta, de Shakespeare. CLIQUE AQUIpara ler a matéria.

: O professor Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV) comentou na rádio Bandnews sobre os desafios do próximo governo em relação à reforma tributária. CLIQUE AQUIpara ouvir o comentário.

: O professor Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) foi aos estúdios da Veja Digital falar sobre o futuro das estatais e das agências reguladoras no novo governo. Clique aqui para assistir o programa: LINK1e LINK2

: RONALDO MACEDO PUBLICA ARTIGO EM LIVRO COMEMORATIVO SOBRE 25 ANOS DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA

O professor Ronaldo Porto Macedo Jr.(DIREITO GV) publicou o artigo “Desenvolvimento ambiental e/ou apli-cação seletiva da lei? Desafios a partir de um caso con-creto” no livro Ação Civil Pública - 25 anos, com

coordenação de Ediur Milaré e lançado pela editora Revista dos Tribunais.

No artigo, o professor faz um pequeno balanço da utili-zação da ação civil pública na garantia de direitos relacio-nados ao meio ambiente e como a jurisprudência pode se tornar instrumento para formulação de políticas públicas.

“O uso da ação civil pública enquanto instrumento para imposição ou implementação de políticas públicas consis-te numa das mais inconsis-teressanconsis-tes e tormentosas questões relacionadas à tutela dos interesses difusos e coletivos”, explica o professor em trecho da obra.

: PUBLICAÇÕES

: Arte e atos institucionais Paula Veermersch

(9)

<< volta... sugere que o crescimento da tensão polí-tica durante a década de 1960 com a sucessão de atos institucionais, que culminou com a edição do AI-5, teve impacto sobre os artistas, cuja pro-dução pictórica, em certos casos, mudou de fei-ção para figurar a sensafei-ção de horror e sem saída que se instalava no Brasil.

: Escassez de recursos, custos dos direitos Daniel Wei Liang Wang

Este artigo analisa os temas da escassez de recursos, custos dos direitos e cláusula de reser-va do possível na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal brasileiro. Por meio do estudo dessas decisões, procuro, primeiramente, des-cobrir em que tipo de matéria esses temas são comumente debatidos nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Em um segundo momento, procuro entender a forma como o tri-bunal trata esses temas em sua jurisprudência e os critérios utilizados em suas análises. Por fim, busco examinar se a análise jurídica dos minis-tros leva em consideração preocupações relati-vas às conseqüências econômicas e distributirelati-vas das decisões. A pesquisa de acórdãos foi feita com base nestes três temas: direito à saúde, direito à educação e intervenção federal por não

pagamento de precatórios. Em uma primeira fase, analiso o tratamento dado aos custos dos direitos, à reserva do possível e à escassez de recursos dentro de cada um desses temas. E, em um segundo momento, cruzo os resultados obtidos em cada tema para mostrar as diferen-ças de tratamento.

: Working paper 61

HOMOLOGAÇÃODESENTENÇAARBITRALESTRANGEIRA

DIREITO GV e CBAr

: Caderno DIREITO GV 33

PESQUISAEMDEBATE: AAPLICAÇÃODALEIDE CRIMESCONTRAOSISTEMAFINANCEIROPELOS

TRIBUNAISBRASILEIROS

Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena – DIREITO GV

: Caderno DIREITO GV 34

PARAONDEVAIAARBITRAGEMNO BRASIL?

Camila Villard Duran (coord.)

: CADERNOS DIREITO GV

: WORKING PAPERS

: Working paper 57

EMANCIPAÇÃOHUMANAEDIREITO: FRANZ NEUMANN

José Rodrigo Rodriguez

: Working paper 58

RUMOAUMATEORIZAÇÃOJURÍDICADAINOVAÇÃO FINANCEIRA: OSNEGÓCIOSBANCÁRIOSINDIRETOS

Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 59

OPERAÇÕESDECRÉDITODENTRODEGRUPOSFINANCEIROS: GOVERNANÇACORPORATIVACOMOCOMPLEMENTOÀ

REGULAÇÃOBANCÁRIA

Bruno Meyerhof Salama e Viviane Muller Prado

: Working paper 60

VALIDADE, EFICÁCIAEEXISTÊNCIADACONVENÇÃOARBITRAL

DIREITO GV e CBAr

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO REDAÇÃO E EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Atualmente, a situação ainda é precária para a maioria da população, não só pela diminuição dos recursos naturais, mas também pelo crescimento populacional, o que tem feito

O primeiro dos aspectos destacados como dimensões conservadoras da assistência social no Brasil elencado na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) é o eixo

Situada no campo da Educação Musical, a pesquisa teve como objetivo principal compreender como o gosto é construído a partir das relações entre jovens e a música, sob a

Olinda Beja (1946), escritora são- tomense, lançou Pé-de-perfume em 2005, seu primeiro livro de contos, depois de uma incursão mais consistente na poe- sia, modo de expressão

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,