• Nenhum resultado encontrado

Universalidade e ortogonalidade em espaços de Hilbert de reprodução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Universalidade e ortogonalidade em espaços de Hilbert de reprodução"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

Universalidade e ortogonalidade em espaços de

Hilbert de reprodução

(2)
(3)

Universalidade e ortogonalidade em espaços de Hilbert

de reprodução

Victor Simões Barbosa

1

Orientador: Prof. Dr. Valdir Antonio Menegatto

Dissertação apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC-USP, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciências - Matemática . VERSÃO REVISADA

USP – São Carlos

Abril de 2013

1

O autor teve apoio financeiro da FAPESP, Processo nº 2010/13025-3.

Data de Depósito:

(4)

B228u

Barbosa, Victor

Universalidade e ortogonalidade em espaços de Hilbert de reprodução / Victor Barbosa; orientador Valdir Antonio Menegatto. -- São Carlos, 2013. 68 p.

Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Matemática) -- Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, 2013.

1. Núcleos positivos definidos. 2. Função layout. 3. Espaços de Hilbert de reprodução. 4.

(5)

Agrade¸co primeiramente a Deus, pois sem Ele todo este trabalho ainda estaria por ser feito.

Aos meus pais Hamilton e Gisele por serem as pessoas mais fant´asticas que conhe¸co e por nunca medirem esfor¸cos para possibilitar que eu atingisse meus objetivos.

`

A minha irm˜a Amanda e ao meu irm˜ao Jos´e Luiz por completarem esta fam´ılia maravilhosa a qual devo muito do que sou e tenho hoje.

Aos meus quase irm˜aos e grandes amigos Francys e Lucas pela companhia e todo o apoio que foram fundamentais para superar as dificuldades.

`

A minha namorada Patricia pela imensa paciˆencia e compreens˜ao, pelo enorme carinho e cuidado durante todo o per´ıodo de confec¸c˜ao do presente trabalho e por centenas de outros motivos que contribuiram de forma imprescindivel para que eu chegasse at´e aqui.

`

A Profa. Dra. Marta Cilene Gadotti pela ajuda de sempre.

Aos amigos do ICMC: Alina, Ariadne, Evandro, Gabriel, Gil, La´ıs, Noemi, Preta, Tha´ıs, dentre tantos outros com quem tive o prazer de dividir in´umeros momentos dando-me a certeza que nunca estive s´o nesta caminhada.

Aos funcion´arios do ICMC, em especial `as secret´arias Ana Carolina, Ana Paula, Glaucia e Lha´ıs por toda a aten¸c˜ao e competˆencia.

Expresso ainda minha sincera gratid˜ao ao meu orientador Prof. Dr. Valdir Antonio Menegatto pela dedica¸c˜ao, paciˆencia, amizade e principalmente por toda a confian¸ca depositada sobre mim.

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

Introdu¸c˜ao 13 1 Preliminares 15

1.1 N´ucleos positivos definidos e a fun¸c˜ao layout . . . 15

1.2 Existˆencia de fun¸c˜oes layout para um n´ucleo positivo definido . . . 17

1.3 Fun¸c˜oes layout e espa¸cos de Hilbert de reprodu¸c˜ao . . . 22

1.4 Espa¸cos de Hilbert de Reprodu¸c˜ao de dimens˜ao finita . . . 25

2 N´ucleos universais 29 2.1 O teorema de Riesz e a fun¸c˜ao layout . . . 29

2.2 A injetividade de jX . . . 32

2.3 A aplica¸c˜ao lX e o seu papel . . . 35

2.4 Universalidade . . . 37

2.5 Universalidade e a teoria de Mercer . . . 38

3 Exemplificando universalidade 43 3.1 Um n´ucleo de Mercer cl´assico . . . 43

3.2 N´ucleos definidos por s´eries de potˆencias . . . 44

3.3 N´ucleos PD sobre a esfera unit´aria . . . 46

3.4 N´ucleos invariantes por transla¸c˜ao sobre Rd . . . 47

3.5 N´ucleos radiais sobre Rd . . . . 52

4 Ortogonalidade a partir de suportes disjuntos 57 4.1 Conceitos preliminares e um exemplo . . . 57

4.2 Ortogonalidade via suportes disjuntos e a fun¸c˜ao layout . . . 58

4.3 Exemplificando . . . 60

(12)
(13)

Os n´ucleos positivos definidos aparecem em v´arios segmentos da Matem´atica, incluindo ´Algebra Linear, An´alise Funcional, Teoria da Aproxima¸c˜ao, etc.([8, 25]). Mais recentemente, eles tˆem sido usados com relativa frequˆencia na Teoria do Aprendizado ([9]), em problemas envolvendo a an´alise espectral fina de operadores integrais ([3, 10]) bem como em v´arias outras instˆancias em que espa¸cos de Hilbert de reprodu¸c˜ao e espa¸cos nativos aparecem nas formula¸c˜oes dos problemas ([4, 17, 25]).

A teoria dos n´ucleos positivos definidos ´e composta por uma gama consider´avel de objetos, dentre os quais podemos destacar as chamadas fun¸c˜oes layout (feature maps) atreladas a eles. Estas fun¸c˜oes tˆem papel fundamental nessa teoria j´a que elas transferem, via o n´ucleo, propriedades do conjunto dom´ınio do n´ucleo para um espa¸co com produto interno conveniente. O objetivo principal deste trabalho ´e discutir um pouco da teoria dos n´ucleos positivos definidos sobre um espa¸co topol´ogico, focando naquelas propriedades que envolvem diretamente as fun¸c˜oes layout. Assim sendo, tais fun¸c˜oes tem papel determinante nos principais resultados abordados nesta disserta¸c˜ao.

Inicialmente fazemos uma breve introdu¸c˜ao da teoria dos n´ucleos positivos definidos necess´aria para o entendimento do trabalho. Entre defini¸c˜oes, exemplos e resultados, exploramos diversas propriedades: a existˆencia e unicidade do espa¸co de Hilbert de re-produ¸c˜ao associado ao n´ucleo, a representa¸c˜ao do n´ucleo via fun¸c˜ao layout e a descri¸c˜ao do espa¸co de Hilbert de reprodu¸c˜ao via fun¸c˜ao layout. Neste ´ultimo ponto, analisamos a fundo a existˆencia de tal representa¸c˜ao e discutimos a sua n˜ao unicidade. Ademais, apresentamos duas formula¸c˜oes diferentes para explicitar o espa¸co de Hilbert de repro-du¸c˜ao em termos de uma fun¸c˜ao layout, dependendo da presen¸ca ou ausˆencia de uma propriedade de fundamentalidade.

Posteriormente, trabalhando t˜ao somente com n´ucleos positivos definidos cont´ınuos, definimos formalmente o que significa o n´ucleo possuir a propriedade universal da aproxima¸c˜ao (ou resumidamente ser um n´ucleo universal). Partindo desta defini¸c˜ao,

(14)

buscamos condi¸c˜oes para garantir a universalidade do n´ucleo, de maneira paralela ao estudo desenvolvido em [16]. Em um dos principais resultados do trabalho, encontramos uma condi¸c˜ao necessaria e suficiente sobre a fun¸c˜ao layout para que um n´ucleo seja universal. Frente as dificuldades existentes, vimo-nos na necessidade de definir diversos objetos, buscando formas de relacion´a-los, at´e obtermos o resultado desejado. Estas defini¸c˜oes e rela¸c˜oes exigiram conceitos nem sempre t˜ao b´asicos de integra¸c˜ao, teoria da medida, an´alise funcional cl´assica, entre outros.

Na sequˆencia, fixando o n´ucleo dentro de alguma categoria definida, exploramos diferentes condi¸c˜oes sobre os mesmos para garantir a propriedade universal da apro-xima¸c˜ao. Para um n´ucleo de Mercer cl´assico, apresentamos uma condi¸c˜ao para uni-versalidade envolvendo as aplica¸c˜oes que comp˜oem sua representa¸c˜ao. Amparados em resultados envolvendo multi-´ındices, justificamos a universalidade de n´ucleos definidos por s´eries de potˆencias em v´arias vari´aveis reais. An´alises similares foram implementa-das para determinar a universalidade de n´ucleos positivos definidos na esfera unit´aria mdimensional, de n´ucleos radiais sobreRne de n´ucleos sobreRn invariantes por trans-la¸c˜oes.

Por ´ultimo, examinamos os espa¸cos de Hilbert de reprodu¸c˜ao associados a n´ucleos positivos definidos cont´ınuos, tentando identificar hip´oteses adicionais para garantir a ortogonalidade a partir de suportes disjuntos no espa¸co. Tal propriedade reflete a ortogonalidade de quaisquer duas fun¸c˜oes do espa¸co, quando as mesmas tˆem supor-tes disjuntos. Nossa an´alise baseou-se na referˆencia [27] e tentou usar, tanto quanto poss´ıvel, as fun¸c˜oes layout previamente estudadas.

(15)

1

Preliminares

Neste cap´ıtulo, introduziremos os conceitos necess´arios ao desenvolvimento do tra-balho, exemplificando e apresentando os resultados b´asicos atrelados a eles. Isso ser´a feito de maneira econˆomica, ou seja, n˜ao exploraremos estes conceitos al´em daquilo que o trabalho exigir´a. Referˆencias que cont´em informa¸c˜oes adicionais ou mesmo resultados mais profundos envolvendo estes conceitos ser˜ao indicadas ao longo do texto.

1.1

ucleos positivos definidos e a fun¸

ao layout

A seguinte defini¸c˜ao contempla a defini¸c˜ao usual de n´ucleo positivo definido. Aqui E ´e um conjunto n˜ao vazio qualquer.

Defini¸c˜ao 1.1.1. Uma fun¸c˜ao K :E×E →C ´e um n´ucleo positivo definido sobre E (resumidamente, n´ucleo PD sobre E) se a matriz n×n com entradas K(xi, xj) ´e n˜ao

negativa definida para todo inteiro positivon e quaisquer n pontos x1, x2, . . . , xn de E.

Em outras palavras, a defini¸c˜ao acima exige que

n

X

j,k=1

cjckK(xj, xk)≥0,

para todo inteiro positivo n e quaisquer que sejam os pontos x1, x2, . . . , xn de E e os

n´umeros complexos c1, c2, . . . , cn.

N´ucleos PD genuinamente complexos s˜ao automaticamente hermitianos. Se o n´ucleo ´e uma fun¸c˜ao a valores reais, e esta mesma propriedade ´e desej´avel, ent˜ao ela tem que

(16)

ser adicionada ao contexto. Uma teoria para tais n´ucleos pode ser encontrada em [3]. A referˆencia [21] traz n´ucleos positivos definidos em algoritmos para an´alise de padr˜ao (pattern analysis) e na teoria do aprendizado (learning theory), temas mais modernos onde os mesmos se apresentam.

Agora, ilustraremos a defini¸c˜ao acima com alguns poucos exemplos.

Exemplo 1.1.2. Se E ´e um espa¸co vetorial complexo com produto interno h·,·iE, ent˜ao a express˜ao

K(x, y) = hx, yiE, x, y ∈E, define um n´ucleo PD sobre E. De fato, basta notar que

n

X

i,j=1

cicjK(xi, xj) = n

X

i,j=1

cicjhxi, xjiE =

* n

X

i=1 cixi,

n

X

j=1 cjxj

+

E

≥0,

quaisquer que sejam os n´umeros complexoscj’s e os elementos xj’s de E.

Exemplo 1.1.3. Se f ´e uma fun¸c˜ao complexa com dom´ınioE, ent˜ao a express˜ao K(x, y) =f(x)f(y), x, y ∈X,

define um n´ucleo PD sobre E.

Exemplo 1.1.4. Sejad um inteiro positivo fixado e considere a esfera unit´aria Sd de

Rd+1. SejaPd

k,k ∈Z+, o polinˆomio de Legendre de grauk associado ao inteiro positivo d, como discutido em [12]. Este polinˆomio ´e um m´ultiplo do polinˆomio ultra-esf´erico Pk(d−1)/2 de grau k associado ao n´umero real (d−1)/2 como descrito em [22] e carrega a normaliza¸c˜ao Pd

k(1) = 1. A express˜ao

K(x, y) = ∞ X

k=0

akPkd(x·y), x, y ∈Sd,

onde “·” ´e o produto interno usual de Rd+1, cada ak ´e n˜ao negativo e P∞k=0ak < ∞,

define um n´ucleo PD cont´ınuo sobre Sd. Este resultado ´e uma parte da caracteriza¸c˜ao

dos n´ucleos PD cont´ınuos e bizonais fornecida por Schoenberg em [20]. Em particular, cada fun¸c˜ao (x, y)∈Sd×SdPd

k(x·y) ´e um n´ucleo PD sobre Sd.

A proposi¸c˜ao abaixo descreve uma generaliza¸c˜ao dos dois primeiros exemplos citados acima.

Proposi¸c˜ao 1.1.5. Seja W um espa¸co com produto interno h·,·iW. Se uma aplica¸c˜ao K :E×E →C satisfaz

K(x, y) =hΦ(x),Φ(y)iW, x, y ∈E,

(17)

Demonstra¸c˜ao: Se K ´e como na f´ormula do enunciado da proposi¸c˜ao, a forma qua-dr´atica da Defini¸c˜ao 1.1.1 ´e

n

X

j,k=1

cjckhΦ(xj),Φ(xk)i=

* n

X

j=1

cjΦ(xj), n

X

k=1

ckΦ(xk)

+

W ,

uma express˜ao sempre n˜ao negativa.

A proposi¸c˜ao acima motiva a seguinte defini¸c˜ao.

Defini¸c˜ao 1.1.6. Seja K um n´ucleo PD sobre E. Se existir um espa¸co de Hilbert W

munido do produto interno h·,·iW e uma aplica¸c˜ao Φ :E → W tal que

K(x, y) = hΦ(x),Φ(y)iW, x, y ∈E,

diremos que Φ ´e uma fun¸c˜ao layout para o n´ucleo K.

Usualmente, o espa¸co W da defini¸c˜ao acima ´e chamado de um espa¸co layout para K, mas esta terminologia n˜ao ser´a explorada nesta disserta¸c˜ao. Como a fun¸c˜ao Φ pode n˜ao ser sobrejetora e o espa¸co W ´e pass´ıvel de restri¸c˜oes ou extens˜oes m´etricas, ´e de se esperar que quando uma fun¸c˜ao layout para K existe, ela n˜ao ´e necessariamente ´

unica. Al´em disso, note que a condi¸c˜ao deW ser um espa¸co de Hilbert n˜ao ´e necess´aria para garantir que o n´ucleoK seja positivo definido, por´em a constru¸c˜ao que ser´a feita adiante nos fornece a garantia de que tal condi¸c˜ao pode ser incorporada `a Defini¸c˜ao 1.1.6, sem perda alguma de generalidade. A existˆencia e constru¸c˜ao de fun¸c˜oes layout para um n´ucleo positivo definido K ´e o tema da se¸c˜ao seguinte.

1.2

Existˆ

encia de fun¸

oes layout para um n´

ucleo

posi-tivo definido

Apresentaremos nesta se¸c˜ao dois m´etodos consideravelmente diferentes para se construir fun¸c˜oes layout para um n´ucleo PD sobre um conjunto n˜ao vazio. Em par-ticular, isto ratificar´a a n˜ao unicidade da fun¸c˜ao layout mencionada no final da se¸c˜ao anterior.

Come¸caremos recordando a defini¸c˜ao de completamento para um espa¸co com pro-duto interno.

Defini¸c˜ao 1.2.1. Seja E um espa¸co com produto interno h·,·iE. Diremos que um espa¸co de Hilbert( ˜E,h·,·iE˜)´e o completamento de (E,h·,·iE), se existir uma aplica¸c˜ao T :E →E˜ linear e injetora satisfazendo

(18)

Enunciaremos agora um importante resultado sobre a existˆencia do completamento de um espa¸co com produto interno. Sua demonstra¸c˜ao pode ser encontrada em [15, p.139].

Lema 1.2.2. Todo espa¸co com produto interno E admite um completamento E.˜ Ademais, este completamento ´e ´unico a menos de isomorfismos isom´etricos.

Dando sequˆencia, definiremos formalmenteespa¸co de Hilbert de reprodu¸c˜ao (EHR). Se K ´e um n´ucleo sobre um conjunto n˜ao vazio E e x ∈ E, denotaremos por Kx a

fun¸c˜ao y ∈E →K(x, y).

Defini¸c˜ao 1.2.3. Seja K um n´ucleo PD sobre um conjunto n˜ao vazio E. O espa¸co de Hilbert de reprodu¸c˜ao associado a K ´e um espa¸co de Hilbert(HK,h·,·i) (de fun¸c˜oes de

E em C) que satisfaz as seguintes propriedades: (i) Kx ∈ HK, x∈E;

(ii) (Propriedade de reprodu¸c˜ao) hf, Kxi=f(x), f ∈ HK, x∈E.

A teoria dos espa¸cos de Hilbert de reprodu¸c˜ao est´a bem fundamentada na literatura ([1, 19]). A existˆencia e unicidade do EHR associado a um n´ucleo K s˜ao justificadas abaixo. Antes, por´em, lembremos que se U ´e um subconjunto de um espa¸co de Hilbert

H, o complemento ortogonal U⊥ de U em H ´e o subespa¸co formado por todos os elementos de H que s˜ao ortogonais a cada elemento de U.

Teorema 1.2.4. SeK ´e um n´ucleo PD sobre um conjunto n˜ao vazioE, ent˜ao existe um espa¸co de Hilbert de reprodu¸c˜ao associado aK, o qual ´e ´unico a menos de isomorfismos isom´etricos.

Demonstra¸c˜ao: Consideremos o espa¸co de fun¸c˜oes

H0 = [{Ky :y∈E}].

Para duas fun¸c˜oes quaisquer em H0, digamos

f(·) =

m

X

i=1

αiK(·, xi) e g(·) = n

X

j=1

βjK(·, yj),

a f´ormula

hf, giH0 :=

m

X

i=1

n

X

j=1

αiβjK(yj, xi)

(19)

define uma semi-norma em H0. Agora, se hf, fiH0 = 0, podemos usar a desigualdade de Cauchy-Schwarz para deduzir que

|f(x)|=|hf, K(·, x)iH0| ≤ kfkH0kK(·, x)kH0 = 0, x∈E.

Em outras palavras, f = 0. Desta forma, H0,h·,·iH0

´e um espa¸co com produto interno. Como

hf, K(·, x)iH0 =

m

X

i=1

αiK(x, xi) =f(x), x∈E,

as propriedades (i) e (ii) da defini¸c˜ao de EHR j´a valem, mesmo H0,h·,·iH0

n˜ao sendo ainda um espa¸co de Hilbert. O completamento (H,k · kH) de (H0,k · kH0), conforme descrito no in´ıcio desta se¸c˜ao, ´e um EHR associado a K. Para mostramos que ele ´e ´

unico a menos de isomorfismos isom´etricos, suponhamos que (H1,h·,·iH1) seja outro EHR associado K. A defini¸c˜ao de H0 implica imediatamente que H0 ⊆ H1 e pela propriedade de reprodu¸c˜ao v´alida em H1, segue que

hf, giH0 =hf, giH1, f, g ∈ H0. (1.1)

Consideremos a aplica¸c˜ao inclus˜aoH0

i

−→ H1. ´E de conhecimento pr´evio quei´e linear e injetora. Al´em disso (1.1) nos garante que i satisfaz a condi¸c˜ao (i) na defini¸c˜ao de completamento. Por fim, mostremos quei(H0) =H1. Observemos que se esta igualdade n˜ao fosse verdadeira, ent˜ao a inclus˜ao i(H0) ⊆ H1 seria pr´opria, logo poder´ıamos selecionar uma fun¸c˜ao g n˜ao nula no complemento ortogonal de i(H0) em H1. No entanto, a propriedade de reprodu¸c˜ao em H1 implicaria que

g(x) =hg, KxiH1 = 0, x∈E,

uma contradi¸c˜ao. Assim, temos a igualdade sugerida e pelo Lema 1.2.2, conclu´ımos o resultado.

A existˆencia de um EHR (HK,h·,·iHK) associado a um n´ucleo positivo definido K sobreE permite a constru¸c˜ao imediata de uma fun¸c˜ao layout para K. De fato, como a constru¸c˜ao do EHR apresentada na prova do teorema anterior nos d´a

K(x, y) =hKx, KyiHK, x, y ∈E,

basta definirmosW :=HK e Φ(x) = Kx,x∈E.

(20)

Teorema 1.2.5. Seja E um conjunto n˜ao vazio e K um n´ucleo PD sobre E. Suponha que K admita uma representa¸c˜ao na forma

K(x, y) = ∞ X

j=0

λjφj(x)φj(y), (x, y)∈E×E,

onde cada λj ´e positivo, cada φj ´e uma fun¸c˜ao com dom´ınio E a valores complexos

e a s´erie converge para cada par (x, y) de E ×E. Ent˜ao, existe uma fun¸c˜ao layout Φ :E → W para K, onde o espa¸co de Hilbert W ´e separ´avel.

Demonstra¸c˜ao: E suficiente tomarmos´ W como sendo o espa¸co de Hilbertℓ2 usual e definirmos Φ : E →ℓ2 pela f´ormula Φ(x) = (x(j)),x∈E, onde

x(j) :=λ1j/2φj(x), x∈E, j = 0,1, . . . .

De fato, denotando o produto interno de ℓ2 por h·,·i2, temos que

hΦ(x),Φ(y)i2 =

∞ X

j=1

x(j)y(j) = ∞ X

j=1

λ1j/2φj(x)λj1/2φj(y) =K(x, y), x, y ∈E.

Isto finaliza a demonstra¸c˜ao do teorema.

A representa¸c˜ao para K usada como hip´otese no teorema anterior est´a em consonˆancia com a representa¸c˜ao para n´ucleos fornecida pelo teorema de Mercer. O teo-rema vale em v´arios contextos, com hip´oteses adequadas a cada um deles. A situa¸c˜ao mais comum ocorre quando E tem alguma topologia e K ´e no m´ınimo cont´ınuo. Por outro lado, o teorema de Mercer usualmente garante a convergˆencia uniforme e absoluta da s´erie que representa K e a sequˆencia de fun¸c˜oes na representa-¸c˜ao ´e usualmente formada por fun¸c˜oes cont´ınuas. Indicamos a referˆencia [10] e outras l´a citadas para informa¸c˜oes gerais sobre o teorema de Mercer e generaliza¸c˜oes.

O teorema anterior ´e perfeitamente adapt´avel para o caso em que a s´erie represen-tando K ´e uma soma finita. Uma formaliza¸c˜ao deste fato forma o conte´udo dos dois resultados a seguir. Usaremosu∗ para denotar o vetor obtido de uCdvia conjuga¸c˜ao

seguida por uma transposi¸c˜ao.

Teorema 1.2.6. Seja E um conjunto n˜ao vazio e K um n´ucleo PD sobre E. Ent˜ao,

HK tem dimens˜ao finita d se, e somente se, existem uma matriz A (que depende de

K) hermitiana e positiva definida de ordemd e um conjunto linearmente independente

{φ1, φ2, . . . , φd} de fun¸c˜oes complexas com dom´ınio E de modo que

K(x, y) =φ(x)Aφ(y)∗, x, y ∈E, (1.2)

(21)

Demonstra¸c˜ao: Suponha que HK tenha dimens˜ao d e fixe uma base ortogonal B =

{φ1, φ2, . . . , φd} de HK. ComoKx ∈ HK,x∈E, podemos escrever

Kx = d

X

j=1 αx

iφi, αx1, α2x, . . . , αxd ∈C, x∈E.

Por outro lado, a ortogonalidade de B nos d´a, para cada x∈E, que

hKx, φjiHK =

* d

X

i=1

αxiφi, φj

+ HK = d X i=1

αxihφi, φjiHK =α

x

jkφjk2HK, j = 1,2, . . . , d.

Como cadaφj n˜ao ´e identicamente nula, obtemos

Kx = d

X

j=1

hKx, φjiHK

kφjk2HK

φj, x∈E.

Pela propriedade de reprodu¸c˜ao emHK, podemos agora deduzir que

K(x, y) = hKx, KyiHK = d

X

i,j=1

φi(x)

kφik2HK

φj(y)

kφjk2HK

!

hφi, φjiHK, x, y ∈E.

Rearranjando,

K(x, y) =

d

X

i,j=1

hφi, φjiHK

kφik2HKkφjk

2 HK

φi(x)φj(y), x, y ∈E.

Esta ´e a f´ormula do enunciado comA= (aij), onde

aij =

hφi, φjiHK

kφik2HKkφjk

2 HK

, i, j = 1,2, . . . , d.

A rec´ıproca segue do Teorema 1.2.4 e observando-se que cada Kx pertence ao espa¸co

de dimens˜ao finita [{φ1, φ2, . . . , φd}].

Note que na primeira implica¸c˜ao da demonstra¸c˜ao acima podemos tomar, em par-ticular,B como sendo uma base ortonormal para HK. Neste caso, a matrizA torna-se

a matriz identidade de ordemdenquanto que a representa¸c˜ao para o n´ucleo K toma a forma simplificada

K(x, y) =

d

X

i=1

φi(x)φi(y), x, y ∈E.

(22)

Corol´ario 1.2.7. Nas condi¸c˜oes do teorema anterior, se W = Cd com seu produto interno usual h·,·iCd e B ´e uma ra´ız quadrada de A, ent˜ao Φ : E → Cd dada por Φ(x) =φ(x)B, x∈E, ´e uma fun¸c˜ao layout para K.

Finalizaremos esta se¸c˜ao, apresentando um resultado independente que atrela a continuidade do n´ucleo `a continuidade de qualquer fun¸c˜ao layout para ele.

Proposi¸c˜ao 1.2.8. Seja K um n´ucleo PD sobre um espa¸co topol´ogico E. Se Φ : E → W ´e uma fun¸c˜ao layout para K, ent˜ao K ´e cont´ınuo se, e somente se, Φ ´e cont´ınua.

Demonstra¸c˜ao: Seja Φ : E → W ´e uma fun¸c˜ao layout paraK e denote a norma em

W por k · k. ´E f´acil ver que

kΦ(x)−Φ(y)k2 = hΦ(x),Φ(x)iW+hΦ(y),Φ(y)iW− hΦ(x),Φ(y)iW− hΦ(y),Φ(x)iW

= K(x, x) +K(y, y)−K(x, y)−K(y, x).

Portanto, a continuidade de K implica na continuidade de Φ. Para a rec´ıproca, basta usar a desigualdade

|K(x, y)−K(z, w)| ≤ kΦ(x)−Φ(z)kkΦ(y)k+kΦ(z)kkΦ(y)−Φ(w)k, x, y, z, w ∈E.

Isto conclui a demonstra¸c˜ao.

1.3

Fun¸

oes layout e espa¸

cos de Hilbert de reprodu¸

ao

Nesta se¸c˜ao, descreveremos dois resultados que estabelecem rela¸c˜oes mais efetivas entre as fun¸c˜oes layout e os espa¸cos de Hilbert de reprodu¸c˜ao.

Vejamos uma motiva¸c˜ao para o primeiro deles. Seja Φ :E → W uma fun¸c˜ao layout para o n´ucleoKPD sobreE. Podemos extrair a seguinte f´ormula da defini¸c˜ao de fun¸c˜ao layout:

Ky(x) = K(x, y) =hΦ(x),Φ(y)iW, x, y ∈E.

Se para u∈ W fixo, colocarmos

Φu(x) :=hΦ(x), uiW, x∈E,

a f´ormula anterior se torna

Ky(x) = ΦΦ(y)(x), x∈E. (1.3)

Em particular, ela revela que

(23)

e, portanto, ´e razo´avel tentarmos descreverHK atrav´es das fun¸c˜oes Φu.

Lembramos uma terminologia comum que usaremos ao longo do trabalho.

Defini¸c˜ao 1.3.1. Um subconjunto n˜ao vazio A de um espa¸co vetorial normado V ´e fundamental em V se o subespa¸co gerado por A ´e denso em V. Dependendo do contexto, a palavra fundamental pode ser substitu´ıda pela palavra total.

Proposi¸c˜ao 1.3.2. Sejam K um n´ucleo PD sobre E e Φ : E → W uma fun¸c˜ao layout para K. Se Φ(E) ´e um subconjunto fundamental de W, ent˜ao (HK,h·,·iHK) ´e

isometricamente isomorfo a (HΦ,h·,·iHΦ), onde

HΦ={Φu :u∈ W}

e

hΦu,Φvi =hv, uiW, Φu,Φv ∈ HΦ. (1.4)

Demonstra¸c˜ao: O primeiro passo ser´a mostrar que o espa¸co HΦ ´e um espa¸co de Hilbert. Um c´alculo direto revela que

Φu+ Φv = Φu+v, u, v ∈ W,

e

λΦu = Φλu u, v ∈ W, λ∈C.

Logo, HΦ tem estrutura de espa¸co vetorial. Observemos ainda que, sendo h·,·iW pro-duto interno emW, a formah·,·i define um produto interno para o espa¸coHΦ, como pode ser facilmente verificado. Mostraremos agora que HΦ munido do produto (1.4) ´e um espa¸co de Hilbert. Para isso notemos que, se (Φun), un ∈ W, ´e uma sequˆencia de Cauchy neste espa¸co, ent˜ao

kΦun −Φumk

2

HΦ = hΦun,ΦuniHΦ− hΦun,ΦumiHΦ− hΦum,ΦuniHΦ +hΦum,ΦumiHΦ = hun, uniW − hum, uniW− hun, umiW +hum, umiW,

ou seja,

kΦun−Φumk

2

HΦ =kun−umk 2

W, m, n= 1,2, . . . .

Logo, (un) ´e uma sequˆencia de Cauchy em W. Como W ´e completo, existe ent˜aouem

W tal que

lim

n→∞kun−ukW = 0. Da igualdade

kΦun−Φuk

2

(24)

conclu´ımos que

lim

n→∞kΦun−ΦukHΦ = 0. Para finalizar a demonstra¸c˜ao, consideremos a aplica¸c˜ao

n

X

j=1

cjKyj ∈[{Ky :y∈E}]

ζ

−→

n

X

j=1

cjΦΦ(yj) ∈ HΦ.

Utilizando (1.3) e as duas f´ormulas citadas no in´ıcio da demonstra¸c˜ao, podemos verificar sem dificuldades que ζ ´e linear e injetora. Por outro lado,

hζ(Kx), ζ(Ky)i =

ΦΦ(x),ΦΦ(y)

HΦ =hΦ(y),Φ(x)iW =K(y, x), x, y ∈E,

ou seja,

hζ(Kx), ζ(Ky)i =hKx, KyiHK, x, y ∈E.

Da linearidade de ζ e do produto interno, conclu´ımos que

hζ(f), ζ(g)iHΦ =hf, giHK, f, g∈[{Ky :y ∈E}].

Por fim, sendo a imagem de Φ fundamental em W, segue que ζ([{Ky :y ∈E}]) ´e

denso em HΦ. Todos estes argumentos juntos implicam que HΦ ´e um completamento de [{Ky :y ∈E}]. Assim, pela unicidade do mesmo garantida pelo Lema 1.2.2, segue

que os espa¸cos de Hilbert HΦ eHK s˜ao isometricamente isomorfos.

Fechando os argumentos da proposi¸c˜ao anterior, observe que o espa¸co de Hilbert constru´ıdo tem, de fato, a propriedade de reprodu¸c˜ao para K:

hΦu, KyiH=

Φu,ΦΦ(y)

H =hΦ(y), uiW = Φu(y), y∈E.

A pr´oxima proposi¸c˜ao explica com mais detalhes o efeito real da hip´otese de fun-damentalidade utilizada na proposi¸c˜ao anterior. Essencialmente, a proposi¸c˜ao descreve como tal hip´otese pode ser retirada e a qual pre¸co.

Lembremos que seF ´e um subespa¸co fechado de um espa¸co de Hilbert H, temos a decomposi¸c˜ao H =F ⊕F⊥ ([26, p.40]). Para o resultado a seguir, fixada uma fun¸c˜ao layout Φ : E → W para K, consideraremos a decomposi¸c˜ao W = [Φ(E)]⊕[Φ(E)]⊥ e a proje¸c˜ao ortogonal PΦ deW sobre [Φ(E)].

Proposi¸c˜ao 1.3.3. Seja Φ : E → W uma fun¸c˜ao layout para o n´ucleo K. Ent˜ao, (HK,h·,·iHK) ´e isometricamente isomorfo a (H,h·,·iH) onde

H=nΦu :u∈[Φ(E)]

o

e

(25)

Demonstra¸c˜ao: Como no teorema anterior, Htem estrutura de espa¸co vetorial. Para verificar que h·,·iH define um produto interno em H, ´e suficiente usar a linearidade do produto interno em W e a linearidade da proje¸c˜ao PΦ. Para a verifica¸c˜ao de que (H,h·,·iH) ´e um espa¸co de Hilbert, basta observar que se (Φun), un ∈ W, ´e uma sequˆencia de Cauchy em H, ent˜ao

kΦun−Φumk

2

H=kun−umk2W =kPΦ(un)−PΦ(um)k2W, m, n= 1,2, . . . , e repetir os argumentos da demonstra¸c˜ao anterior. Aqui estamos usando o fato da proje¸c˜ao ortogonal ser um operador de norma 1. Como na proposi¸c˜ao anterior, a aplica¸c˜ao

n

X

j=1

cjKyj ∈[{Ky :y∈E}]

ζ

−→

n

X

j=1

cjΦΦ(yj) ∈ H

´e linear e injetora. Uma vez que a imagem dePΦ ´e o conjunto dos pontos fixos de PΦ,

hζ(Kx), ζ(Ky)iH =

ΦΦ(x),ΦΦ(y)

H

= hPΦ(Φ(y)), PΦ(Φ(x))iW

= hΦ(y),Φ(x)iW =K(y, x), x, y ∈E.

Logo, como na prova da proposi¸c˜ao anterior, segue que

hζ(f), ζ(g)iH=hf, giHK, f, g∈[{Ky :y ∈E}].

Finalmente, como [Φ(E)] ´e um subespa¸co fechado do espa¸co de Hilbert W, ele pr´oprio ´e um espa¸co de Hilbert munido do produto interno induzido de W ([15, p.140]). Essa ´e a informa¸c˜ao primordial na justificativa de que a imagem de ζ ´e densa em H.

Observa¸c˜ao 1.3.4. Como consequˆencia da desigualdade de Cauchy-Schwarz temos que uma fun¸c˜ao layout paraK satisfaz

|Φu(x)−Φu(y)| = |hΦ(x)−Φ(y), uiW|

≤ kukWkΦ(x)−Φ(y)kW =kΦukHKkΦ(x)−Φ(y)kW, x, y ∈E.

Se Φ ´e cont´ınua (ou equivalentemente, K ´e cont´ınuo), ent˜ao cada Φu ´e cont´ınua. A

Proposi¸c˜ao 1.3.2 nos revela, ent˜ao, que todo elemento de HK ´e uma fun¸c˜ao cont´ınua,

ratificando de maneira alternativa metade do que foi justificado na Proposi¸c˜ao 1.2.7.

1.4

Espa¸

cos de Hilbert de Reprodu¸

ao de dimens˜

ao

fi-nita

(26)

Seja, ent˜ao, K um n´ucleo que possui a descri¸c˜ao (1.2) para alguma matriz A de ordem d e fun¸c˜oes φk, k = 1,2, . . . , d, nas condi¸c˜oes do teorema. A ideia principal ´e

tentar vizualizar o espa¸co (HK,h·,·iHK) atrav´es de A.

Inicialmente, definamos o produto interno

hz, wiA=zAw∗ =

d

X

i,j=1

ziwjaij, z, w∈Cd,

onde estamos escrevendoz = (z1, z2, . . . , zd) ew= (w1, w2, . . . , wd). ComoA´e positiva

definida e hermitiana, as propriedades que comprovam que tal aplica¸c˜ao ´e, de fato, um produto interno em Cd s˜ao facilmente verificadas. Definindo, ent˜ao, W := (Cd,h·,·iA), ´e f´acil ver que Φ :E → W dada por

Φ(x) := φ(x) = (φ1(x), φ2(x), . . . , φd(x)), x∈E,

´e uma fun¸c˜ao layout para K.

Para c ∈ [Φ(E)], escrevamos (Ac∗)

i para denotar a i-´esima componente do vetor

Ac∗.

Teorema 1.4.1. Seja K um n´ucleo conforme explicitado acima. Ent˜ao HK ´e

isome-tricamente isomorfo ao espa¸co

H =

( d

X

i=1

(Ac∗)iφi :c= (c1, c2, . . . , cd)∈[Φ(E)]

) .

munido do produto interno

* d

X

i=1

(Ab∗)iφi, d

X

j=1

(Ac∗)jφj

+

HA

=PΦ(c)A PΦ(b)∗, b, c∈Cd,

onde b = (b1, b2, . . . , bd) e c= (c1, c2, . . . , cd).

Demonstra¸c˜ao: Aplicando a Proposi¸c˜ao 1.3.3, temos queHK ´e uma c´opia isom´etrica

do espa¸co

H =nΦc :c= (c1, c2, . . . , cd)∈[Φ(E)]

o ,

onde Φc(x) = hΦ(x), ciA,x∈E. Com isso, pela f´ormula do produto interno em quest˜ao,

obtemos

H=

( d

X

i,j=1

aijcjφi :c= (c1, c2, . . . , cd)∈[Φ(E)]

) . Ou seja, H= ( d X i=1 d X j=1 aijcj

!

φi :c= (c1, c2, . . . , cd)∈[Φ(E)]

(27)

Simplificando um pouco mais chegamos a

H=

( d

X

i=1

(Ac∗)iφi :c= (c1, c2, . . . , cd)∈[Φ(E)]

) .

Para obtermos a f´ormula para o produto interno, fixemos dois elementos f =Pd

i=1(Ab∗)iφi eg =Pdj=1(Ac∗)jφj deH. Como

hf, giH=hΦb,ΦciH,

a Proposi¸c˜ao 1.3.3 implica que

hf, giH =hPΦ(c), PΦ(b)iW =PΦ(c)APΦ(b)∗,

e o resultado segue.

Pequenas modifica¸c˜oes nos argumentos utilizados na demonstra¸c˜ao do teorema acima produzem a seguinte formula¸c˜ao adicional. No que segue, AT denotar´a a

trans-posta da matriz A.

Corol´ario 1.4.2. Nas condi¸c˜oes do teorema anterior, se a imagem de Φ ´e um subconjunto fundamental de Cd, ent˜ao

HK =

( d

X

i=1

ψiwi :w= (w1, w2, . . . , wd)∈Cd

)

munido do produto interno

* d

X

i=1 ψizi,

d

X

j=1 ψjwj

+

HK

=Dz AT−1 , wE

Cd, w, z ∈C

d,

(28)
(29)

2

ucleos universais

Ao longo deste cap´ıtulo, E ser´a um espa¸co topol´ogico de Hausdorff e K um n´ucleo PD cont´ınuo sobreE. Se X ´e um subconjunto compacto n˜ao vazio deE, denotaremos por C(X) o espa¸co de todas as fun¸c˜oes cont´ınuas a valores complexos definidas em X, munido de sua topologia da convergˆencia uniforme emX. A norma em C(X) ser´a denotada por k · k∞. Isto feito, diremos que K ´e um n´ucleo universal se para cada subconjunto compacto X deE, o conjunto {K(·, y) :y ∈X} formado pelas restri¸c˜oes das aplica¸c˜oes Ky a X ´e fundamental em C(X). Equivalentemente, K ´e universal se,

e somente se, fixados o compacto X, uma fun¸c˜ao cont´ınua f :X → C e ε >0, existe uma fun¸c˜ao g no fecho de [{K(·, y) :y∈X}] em C(X), de modo que

kf−gk∞ := max

x∈X |f(x)−g(x)|< ε.

Neste cap´ıtulo, estudaremos detalhadamente a universalidade de um n´ucleo cont´ınuoK em conex˜ao com uma fun¸c˜ao layout paraKfixada. J´a que existe uma forte liga¸c˜ao entre o n´ucleo PD e qualquer uma de suas fun¸c˜oes layout, determinaremos que propriedade a fun¸c˜ao layout deve possuir para que tenhamos garantida a universalidade do n´ucleo e vice e versa. O processo para se chegar a resultados desta natureza ´e longo e t´ecnico, raz˜ao pela qual dividiremos este cap´ıtulo em v´arias se¸c˜oes.

2.1

O teorema de Riesz e a fun¸

ao layout

Fixada uma fun¸c˜ao layout Φ :E → W, estudaremos nesta se¸c˜ao algumas transfor-ma¸c˜oes integrais especiais definidas atrav´es de Φ. Os resultados s˜ao puramente t´ecnicos

(30)

e entram nas justificativas dos resultados principais do trabalho apresentados `a frente. A menos de especifica¸c˜ao em contr´ario, o s´ımboloXindicar´a um subconjunto compacto arbitr´ario e n˜ao vazio de E.

Escreveremos M(X) para denotar o espa¸co de todas as medidas de Radon complexas sobre X. Para cadaµ em M(X), podemos construir naturalmente um ele-mento do dual C(X)∗ de C(X) atrav´es da f´ormula

Iµ(f) =

Z

X

f dµ, f ∈C(X).

A express˜ao

kµk= sup{|Iµ(g)|:g ∈C(X) :kgk∞≤1},

´e usualmente conhecida por varia¸c˜ao total de µ e define uma norma em M(X). Isto pode ser ratificado em [11, p.94] ou no Cap´ıtulo 5 de [13]. Mais do que isso, segundo o Teorema de Representa¸c˜ao de Riesz ([11, p.223]), a aplica¸c˜ao

µ∈ M(X)−→ι Iµ∈C(X)∗ (2.1)

´e um isomorfismo isom´etrico. Por outro lado, se χY denota a fun¸c˜ao caracter´ıstica de

Y, a f´ormula

|µ|(Y) = sup{|Iµ(gχY)|:g ∈C(X) :kgk∞ ≤1}, Y ⊆X,

define uma medida sobreX, amedida de varia¸c˜ao total deµ. Sua rela¸c˜ao com a varia¸c˜ao total de µ´e descrita pela f´ormula kµk=|µ|(X).

Lema 2.1.1. Sejam µum elemento de M(X) e K um n´ucleo PD e cont´ınuo sobre E. Suponha que Φ :E → W seja uma fun¸c˜ao layout para K. Ent˜ao, a f´ormula

L(u) := Z

X

Φu(x)dµ(x), u∈ W,

define um elemento de C(W)∗. Ainda, existe um ´unico w0 ∈ W de modo que

L(u) = hw0, uiW, u∈ W. (2.2)

Demonstra¸c˜ao: E f´acil ver que´ L ´e uma aplica¸c˜ao linear. Para verificarmos a sua continuidade, primeiro note que

|L(u)| ≤

Z X

Φu(x)dµ(x)

≤ Z X

|hΦ(x), uiW|d|µ|(x), u∈ W.

Usando a desigualdade de Cauchy-Schwarz, conclu´ımos que

|L(u)| ≤

Z

X

(31)

Como Φ ´e cont´ınua,

|L(u)| ≤sup

x∈X

kΦ(x)kW

Z

X

kukWd|µ|(x), u∈ W.

Como medidas de Radon complexas s˜ao regulares, segue que

kLk ≤ sup

x∈X

kΦ(x)kWkµk<∞.

A afirma¸c˜ao do lema ´e, ent˜ao, uma consequˆencia do Teorema da Representa¸c˜ao de Riesz usual.

O elementow0 fornecido pelo lema anterior depende deX, Φ (portanto, deK) eµ. Logo, se um destes dados est´a devidamente fixado, esta dependˆencia, apesar de ainda existir, poderia ser omitida nas nota¸c˜oes. Sempre omitiremos a dependˆencia de X, j´a que o contexto deixar´a isto bem claro.

Nas condi¸c˜oes do lema anterior, denotaremos por wµΦ o ´unico elemento w0 l´a descrito. Em outras palavras, wµΦ ´e o ´unico elemento de W que satisfaz

hwµΦ, uiW =

Z

X

Φu(x)dµ(x), u∈ W. (2.3)

A seguinte consequˆencia da f´ormula acima ser´a utilizada `a frente.

Corol´ario 2.1.2. Seja µ um elemento de M(X). Suponha que Φ :E → W seja uma fun¸c˜ao layout para K. Ent˜ao,

hwΦµ,Φ(y)iW =

Z

X

K(x, y)dµ(x), y∈X. (2.4)

Demonstra¸c˜ao: E suficiente observar que a imagem de Φ ´e um subconjunto de´ W e utilizar a f´ormula da defini¸c˜ao anterior comu= Φ(y), y∈X.

Na proposi¸c˜ao abaixo computaremos a norma de wµΦ em W, quando µ e Φ est˜ao fixados. O s´ımboloµ indicar´a a medida conjugada da medida µde M(X).

Proposi¸c˜ao 2.1.3. Seja µum elemento de M(X). Suponha que Φ :E → W seja uma fun¸c˜ao layout para K. Ent˜ao,

kwΦµk2W =

Z

X

Z

X

K(x, y)dµ(y)

dµ(x). (2.5)

Demonstra¸c˜ao: Conjugando a equa¸c˜ao (2.4) e usando o fato de K ser hermitiano, vemos que

hwµΦ,Φ(y)iW =

Z

X

(32)

Integrando membro a membro em rela¸c˜ao a µ e utilizando (1.3) e (2.3) vem que

Z

X

Z

X

K(y, x)dµ(x)

dµ(y) = Z

X

hΦ(y), wµΦiWdµ(y) =hwµΦ, wΦµiW =kwµΦk2

W.

Isto completa a demonstra¸c˜ao.

No ´ultimo resultado desta se¸c˜ao registraremos duas propriedades da aplica¸c˜ao jX :M(X)→ W dada por

jX(µ) =wµΦ, µ∈ M(X).

Proposi¸c˜ao 2.1.4. Seja µum elemento de M(X). Suponha queΦ :E → W seja uma fun¸c˜ao layout para K. Ent˜ao, a aplica¸c˜ao jX ´e linear e cont´ınua.

Demonstra¸c˜ao: A linearidade segue de (2.3) e da unicidade de wµΦ. Para obtermos a limita¸c˜ao da aplica¸c˜ao note que, usando a ´ultima igualdade na demonstra¸c˜ao da proposi¸c˜ao anterior, deduzimos que

kwµΦk2W

Z

X

Z

X

|K(x, y)|d|µ|(y)d|µ|(x).

Portanto,

kwΦµk2W ≤ max

x,y∈X|K(x, y)|(|µ|(X))

2 = max

x,y∈X|K(x, y)|kµk

2,

ou seja, jX ´e limitada e sua norma n˜ao excede max

x,y∈X|K(x, y)|.

Observa¸c˜ao 2.1.5. A elimina¸c˜ao dos parˆenteses na primeira desigualdade da demons-tra¸c˜ao acima ´e justificada pelo Teorema de Fubini-Tonelli ([11, p.67]).

2.2

A injetividade de

j

X

Nesta se¸c˜ao, X ainda ser´a um subconjunto compacto n˜ao vazio de E. Coletaremos v´arios resultados envolvendo as aplica¸c˜oes ι e jX definidas anteriormente. Estaremos

particularmente interessados em poss´ıveis rela¸c˜oes entre elas e uma caracteriza¸c˜ao para a injetividade de jX.

Se U ´e um subconjunto de um espa¸co de Hilbert, a linearidade e continuidade do produto interno do espa¸co fornecem a igualdade [U]⊥ =U⊥. Escreveremos U⊥⊥ para denotar o subespa¸co (U⊥). Se U ´e um subespa¸co fechado do espa¸co de Hilbert, ent˜ao ´e sabido queU⊥⊥ =U ([26, p.41]).

No primeiro resultado da se¸c˜ao descreveremos o fecho da imagem de jX em W.

Proposi¸c˜ao 2.2.1. Se Φ : E → W ´e uma fun¸c˜ao layout para K, ent˜ao os fe-chos da imagem de jX e do gerado pela imagem de Φ em W coincidem, isto ´e,

(33)

Demonstra¸c˜ao: Fixemos uma fun¸c˜ao layout Φ : E → W para K. A demonstra-¸c˜ao consiste em justificar que jX(M(X))⊥ = Φ(X)⊥ e, ent˜ao, usar as propriedades

mencionadas no par´agrafo que antecede a proposi¸c˜ao. Se u∈Φ(X)⊥, podemos usar a equa¸c˜ao (2.3) para obter

hjX(µ), uiW =hwµΦ, uiW =

Z

X

Φu(x)dµ(x) = 0, µ∈ M(X),

e concluir queu∈jX(M(X))⊥. Reciprocamente, sev ∈jX(M(X))⊥, um procedimento

an´alogo nos permite concluir que

Z

X

Φv(x)dµ(x) = 0, µ∈ M(X).

Agora, para cada x ∈ X, a medida de Dirac δx ´e um elemento de M(X). Usando

a igualdade acima para cada δx, conclu´ımos que hΦ(x), viW = Φv(x) = 0, x ∈ X.

Portanto, v ∈Φ(X)⊥. Tendo provado a igualdade inicial, podemos agora escrever

jX(M(X))

=jX(M(X))⊥ = Φ(X)⊥= [Φ(X)]

⊥ .

Tomando-se o ortogonal em ambos os membros da igualdade acima, temos que

jX(M(X)) =jX(M(X))

⊥⊥

= [Φ(X)]⊥⊥= [Φ(X)].

Isto completa a demonstra¸c˜ao.

A seguir, lidaremos formalmente com os anuladores de alguns subconjuntos deC(X) e tamb´em com suas imagens inversas pelo isomorfismo ι. Se A ´e um subconjunto de C(X), o anulador de A´e o subespa¸co Ao de C(X)dado por

Ao :={F ∈C(X)∗ :F(f) = 0, f ∈A}.

Consequentemente,

ι−1(Ao) ={µ∈ M(X) :ι(µ)∈Ao}=

µ∈ M(X) : Z

X

f(x)dµ(x) = 0, f ∈A

.

Os dois lemas a seguir descrevem propriedades t´ecnicas que at´e extrapolam o con-texto no qual estamos trabalhando. A primeira delas ´e usada implicitamente em algu-mas passagens `a frente.

Lema 2.2.2. Se A ´e um subconjunto de C(X), ent˜ao ι−1(Ao) =ι−1([A]o).

(34)

Lema 2.2.3. Sejam A e B subconjuntos de C(X). Ent˜ao, ι−1(Ao) = ι−1(Bo) se, e

somente se, [A] = [B].

Demonstra¸c˜ao: Se [A] = [B], ent˜ao uma aplica¸c˜ao direta do lema anterior implica que ι−1(Ao) = ι−1(Bo). Reciprocamente, suponha que ι−1(Ao) = ι−1(Bo), mas que

[A] 6= [B]. Sem perda de generalidade, assumiremos que [A] [A]∪[B]. Como [A] ´e fechado em [A]∪[B], por uma das consequˆencias do Teorema de Hahn-Banach ([11, p.159]) existe F ∈ C([A]∪[B])∗ que anula [A] mas n˜ao anula [A][B]\[A]. Logo, F anula [A] mas n˜ao anula [B]\[A]. Usando o Teorema de Hahn-Banach e o fato de [A]∪[B] ser fechado emC(X), podemos obter uma extens˜ao (conveniente) ˜F deF em C(X)∗. Escrevamos, via (2.1), ˜F = I

µ, para alguma µ ∈ M(X). Ent˜ao, µ ∈ ι−1(Ao)

mas µ6∈ι−1(Bo). Isto contradiz nossa suposi¸c˜ao inicial.

A seguinte proposi¸c˜ao ´e agora evidente.

Proposi¸c˜ao 2.2.4. Sejam A e B subespa¸cos fechados de C(X). Ent˜ao, A =B se, e somente se, ι−1(Ao) =ι−1(Bo).

O resultado a seguir ´e uma consequˆencia direta do Teorema de Hahn-Banach.

Lema 2.2.5. Seja A um subconjunto de C(X). Ent˜ao [A] = C(X) se, e somente se, ι−1(Ao) = {0}.

Demonstra¸c˜ao: O Teorema de Hahn-Banach garante que [A] =C(X) se, e somente se, Ao ={0}. A equivalˆencia entre esta ´ultima igualdade e ι−1(Ao) ={0}´e imediata.

Tendo estabelecido os resultados t´ecnicos necess´arios, concluiremos a se¸c˜ao com um resultado que descreve uma equivalˆencia para a injetividade dejX. Antes disso, por´em,

introduziremos nota¸c˜oes adicionais. Escreveremos GK(X) para indicar o espa¸co de

todas as fun¸c˜oes em C(X) que s˜ao limites uniformes (de restri¸c˜oes a X) de fun¸c˜oes da forma

n

X

k=1

ckK(·, xk), x1, x2, . . . , xn ∈X, n= 1,2, . . . .

Em outras palavras,

GK(X) = [{Ky :y∈X}], (2.6)

onde o fecho acima ´e tomado em C(X).

Teorema 2.2.6. Seja Φ :E → W uma fun¸c˜ao layout para K. Ent˜ao kerjX ={µ∈ M(X) :ι(µ)∈GK(X)o}=ι−1(GK(X)o).

(35)

Demonstra¸c˜ao: Seµ∈i−1(G

K(X)o)

Lema 2.2.2

= ι−1({K

y :y∈X}o), ent˜ao

0 = Z

X

Ky(x)dµ(x) =

Z

X

K(x, y)dµ(x), y∈X.

Neste ponto entramos com a fun¸c˜ao layout para K. Lembrando a Proposi¸c˜ao 2.1.3, a defini¸c˜ao da aplica¸c˜ao jX e usando o Teorema de Fubini para inverter a ordem de

integra¸c˜ao, obtemos

kjX(µ)k2W =kwµΦk

2 W = Z X Z X

K(x, y)dµ(x)

dµ(y) = Z

X

0dµ(y) = 0,

ou seja, µ ∈ ker jX. Isto mostra que ι−1(GK(X)o) ⊂ kerjX. Reciprocamente, se

ν∈ M(X) e jX(ν) = 0, podemos usar a f´ormula (2.4) para deduzir que

Z

X

K(x, y)dν(x) =hjX(ν),Φ(y)iW = 0, y∈X,

ou seja,

Z

X

Ky(x)dν(x) = 0, y ∈X.

Logo, ν ∈ ι−1({K

y : y ∈ X}o) = ι−1(GK(X)o) e, portanto, kerjX ⊂ ι−1(GK(X)o).

Para justificarmos a ´ultima parte do enunciado do teorema, note que a injetividade de jX ´e agora equivalente `a igualdade i−1(GK(X)o) = {0}. No entanto, pelo Lema 2.2.5,

ela torna-se equivalente `a igualdadeC(X) = [GK(X)]. ComoGK(X) j´a ´e fechado em

C(X), esta igualdade ´e, de fato, C(X) =GK(X).

2.3

A aplica¸

ao

l

X

e o seu papel

Nesta se¸c˜ao, ainda manteremos um compacto n˜ao vazioXdeE fixo e a continuidade do n´ucleoK.

Fixada uma fun¸c˜ao layout Φ : E → W, estudaremos o papel da transforma¸c˜ao conjugada linear lX :W →C(X) dada por

lX(u) = Φu, u∈ W.

A express˜ao que definelX ´e exatamente aquela que aparece no integrando da f´ormula

(2.3) que estabelece a defini¸c˜ao do elemento wu

Φ oriundo da aplica¸c˜ao layout Φ. Ela ´e ´

util principalmente em descri¸c˜oes alternativas para o conjuntoGK(X).

Note que para tal aplica¸c˜ao verifica-se a igualdade

hjX(µ), uiW =

Z

X

lX(u)(x)dµ(x) =Iµ(lX(u)), µ∈M(X), u∈ W. (2.7)

(36)

Teorema 2.3.1. Se Φ :E → W ´e uma fun¸c˜ao layout para K, ent˜ao GK(X) coincide

com o fecho da imagem de lX em C(X), isto ´e, GK(X) =lX(W).

Demonstra¸c˜ao: Seja Φ : E → W uma fun¸c˜ao layout para K. Ambos os espa-¸cos da igualdade do enunciado do teorema s˜ao fechados em C(X). Logo, devido a Proposi¸c˜ao 2.2.4, o teorema estar´a demonstrado t˜ao logo provemos que a igualdade ι−1(G

K(X)o) = ι−1(lX(W) o

) vale. Pelo Teorema 2.2.6, j´a temos que ι−1(G

K(X)o) =

kerjX, enquanto que o Lema 2.2.2 nos d´a que ι−1(lX(W) o

) =ι−1(l

X(W)o). Portanto,

a demonstra¸c˜ao resume-se a mostrar que ker jX = ι−1(lX(W)o). Mas, usando (2.7),

vemos imediatamente que para µ ∈ M(X) fixada, a condi¸c˜ao jX(µ) = 0 equivale a

ι(µ)(lX(u)) = 0, u ∈ W, ou seja, equivale a ι(µ) ∈ lX(W)o. A demonstra¸c˜ao est´a

completa.

Corol´ario 2.3.2. Seja Φ :E → W uma fun¸c˜ao layout para K. SeU ´e um subconjunto fundamental deW, lX(U)´e fundamental em GK(X). Em outras palavras, se [U] =W,

ent˜ao GK(X) = [lX(U)].

Demonstra¸c˜ao: Seja U ⊂ W tal que [U] =W. Pelo teorema anterior temos que GK(X) = lX([U]) = lX([U]) = [lX(U)] = [lX(U)],

e o resultado segue.

A ´ultima caracteriza¸c˜ao para GK(X) que apresentaremos, depender´a de uma base

ortonormal para o espa¸co de Hilbert W que aparece na defini¸c˜ao de fun¸c˜ao layout. Como W pode n˜ao ser separ´avel, lembramos dois aspectos fundamentais de uma base ortonormal B para W: fixado u∈ W, o conjunto

{v ∈ B:hu, viW 6= 0}

´e enumer´avel. Al´em disso, vale a decomposi¸c˜ao

u=X

v∈B

hu, viv,

com convergˆencia da s´erie, qualquer que seja a ordena¸c˜ao em B. Tais resultados podem ser ratificados em [2, p.144].

Se Φ :E → W´e uma fun¸c˜ao layout paraK e uma base ortonormalBest´a dispon´ıvel para W, podemos definir o conjunto

ΦX(B) := [{Φv|X :v ∈ B}].

Observa¸c˜ao 2.3.3. A similaridade entre as nota¸c˜oes Φ(X) e ΦX(B) n˜ao deve gerar

confus˜ao, uma vez que Φ(X) ´e um subconjunto de W e ΦX(B) ´e um subconjunto de

(37)

Estamos prontos para uma terceira caracteriza¸c˜ao para GK(X).

Teorema 2.3.4. Seja Φ : E → W uma fun¸c˜ao layout para K. Se B ´e uma base ortonormal para W, ent˜ao GK(X) = ΦX(B).

Demonstra¸c˜ao: Como [B] =W, o Corol´ario 2.3.2 implica que GK(X) = [lX(B)] = [{Φv|X :v ∈ B}] = ΦX(B),

a igualdade do enunciado.

2.4

Universalidade

Nesta se¸c˜ao, apresentaremos os resultados principais do trabalho. Essencialmente, descreveremos resultados que fornecem equivalˆencias para que um n´ucleo K PD e cont´ınuo sobre E tenha a propriedade universal da aproxima¸c˜ao.

Iniciaremos com a formaliza¸c˜ao do conceito de universalidade.

Defini¸c˜ao 2.4.1. Um n´ucleo cont´ınuo K :E×E →C possui a propriedade universal da aproxima¸c˜ao (ou resumidamente que ´e K ´e um n´ucleo universal) se para cada sub-conjunto compacto e n˜ao vazio X de E, qualquer ε > 0 e qualquer fun¸c˜ao f ∈ C(X), existeg ∈GK(X) tal que

kf −gk≤ε.

Observamos que, devido `a defini¸c˜ao de GK(X) em (2.6), a universalidade K ´e

equivalente `a fundamentalidade de {Ky : y∈ X} em C(X), qualquer que seja o

com-pacto n˜ao vazio X do espa¸co topol´ogicoE. Notemos ainda que, conforme indicado no in´ıcio do cap´ıtulo, o conjunto mencionado acima ´e composto das restri¸c˜oes das fun¸c˜oes Ky a X. Outra maneira de expressar a propriedade de universalidade para um n´ucleo

K ´e exigir que GK(X) = C(X), qualquer que seja o compacto n˜ao vazio X deE.

De maneira an´aloga, introduziremos universalidade para uma fun¸c˜ao layout Φ de K, via o conjunto ΦX(B) introduzido na se¸c˜ao anterior.

Defini¸c˜ao 2.4.2. Sejam Φ :E → W uma fun¸c˜ao layout para um n´ucleo K PD sobre E e B uma base ortonormal para o espa¸co de Hilbert W. A fun¸c˜ao Φ ´e universal se para cada subconjunto compacto e n˜ao vazio X de E, qualquer ε >0 e qualquer fun¸c˜ao f ∈C(X), existe g ∈ΦX(B) tal que

(38)

Observamos que a universalidade de Φ ´e ent˜ao equivalente `a fundamentalidade do conjunto{Φv|X :v ∈ B}em C(X), qualquer que seja o subconjunto compacto n˜ao vazio

X deE. Equivalentemente, ΦX(B) =C(X), qualquer que seja o subconjunto compacto

n˜ao vazio X deE.

Uma primeira caracteriza¸c˜ao para universalidade do n´ucleoK est´a, ent˜ao, impl´ıcita no Teorema 2.3.4.

Teorema 2.4.3. SejamΦ :E → W uma fun¸c˜ao layout para o n´ucleoK PD e cont´ınuo sobre E e B uma base ortonormal para o espa¸co de Hilbert W. Ent˜ao, K ´e universal se, e somente se, Φ ´e universal.

2.5

Universalidade e a teoria de Mercer

A teoria de Mercer pode ser intepretada como aquela que engloba resultados envolvendo simultaneamente um n´ucleo positivo definido e o operador integral gerado por ele. Nesta se¸c˜ao, analisaremos os conceitos de universalidade introduzidos na se¸c˜ao anterior, envolvendo um pouco da teoria de Mercer nos resultados.

Em toda a se¸c˜ao, K ser´a um n´ucleo PD cont´ınuo sobre o espa¸co topol´ogico E. Se X ´e um subconjunto compacto e n˜ao vazio de E e µ ´e uma medida de Borel sobre X, ent˜ao a f´ormula

K(g)(x) :=

Z

X

K(x, y)g(y)dµ(y) (2.8)

define um operador integral K : L2(X, µ) L2(X, µ). A an´alise funcional cl´assica garante, ent˜ao, que a restri¸c˜ao de K a X×X ´e represent´avel por uma s´erie absoluta e uniformemente convergente da forma

K(x, y) = ∞ X

n=1

λnφn(x)φn(y), x, y ∈X,

onde{φn}´e um conjuntoL2(X, µ)-ortonormal formado por fun¸c˜oes cont´ınuas,φn´e uma

auto-fun¸c˜ao do operador integral K associada ao autovalor λn ≥0, respectivamente, e

0 ´e o ´unico ponto de acumula¸c˜ao de {λn}. Por simplicidade, assumiremos que λn > 0

para todo n.

At´e o fnal desta se¸c˜ao, exceto se mencionado o contr´ario, assumiremos o con-texto descrito acima. Consequentemente, sempre consideraremos uma fun¸c˜ao layout Φ :E → W(=ℓ2) paraK da forma Φ(x) = (x(j)),x∈E, onde

(39)

como adiantado no Teorema 1.2.5.

Um primeiro resultado que pode gerar uma equivalˆencia para a universalidade de K no ˆambito da teoria de Mercer est´a descrito abaixo.

Teorema 2.5.1. Se K ´e um n´ucleo PD e cont´ınuo como descrito no in´ıcio da se¸c˜ao, ent˜ao, GK(X) =C(X) se, e somente se, [{φn:n = 1,2, . . .}] =C(X).

Demonstra¸c˜ao: Fixado X, a ideia da demonstra¸c˜ao ´e aproveitar tanto quanto poss´ı-vel, o Teorema 2.3.4. Para tanto, comecemos notando que

Φv(x) =

∞ X

j=1

v(j)λ1j/2φj(x), x∈X,

onde estamos escrevendov = (v(j))∈ B(base ortonormal deℓ2). A f´ormula acima im-plica

imediatamente que cada Φv|X ´e um elemento de [{φj :j = 1,2, . . .}] e,

consequente-mente,

ΦX(B)⊆[{φj :j = 1,2, . . .}].

Para demonstrarmos a inclus˜ao reversa, tomemos um elemento gen´erico

ξ=

n

X

i=1 αiφi

em [{φj :j = 1,2, . . .}]. A f´ormula

w:=α1λ−11 /2, α2λ2−1/2, . . . , αnλ−1n /2,0,0, . . .

define um elemento deℓ2 que satisfaz

hΦ(x), wi2 =

n

X

j=1

λ1j/2φj(x)αjλ−1j /2 = n

X

j=1

αjφj(x) =ξ(x), x∈X.

Como ℓ2 ´e separ´avel, podemos, sem perda de generalidade, escrever B ={v1, v2, . . .}. Decompondow com rela¸c˜ao a esta base, digamos,

w= ∞ X

j=1

γjvj, γj ∈C,

obtemos, via continuidade do produto interno,

ξ(x) = *

Φ(x), ∞ X

j=1 γjvj

+ 2 = ∞ X j=1

γjhΦ(x), vji2 =

∞ X

j=1

(40)

Segue que ξ ∈ [{Φv|X :v ∈ B}] = ΦX(B) e, consequentemente, [{φj :j = 1,2, . . .}]⊆

ΦX(B). Assim, [{φj :j = 1,2, . . .}] = ΦX(B) e o Teorema 2.3.4 nos d´a que

[{φj :j = 1,2, . . .}] =GK(X).

O resultado segue.

Ainda buscando uma associa¸c˜ao entre o operador integral K e a universalidade do n´ucleo PD K, temos o pr´oximo resultado, que diz respeito `a imagem de K.

Teorema 2.5.2. Se X ´e um subconjunto compacto e n˜ao vazio de E, ent˜ao GK(X)

coincide com o fecho da imagem de K em C(X), isto ´e, GK(X) =K(L2(X, µ)).

Demonstra¸c˜ao: Fixado X, o Lema 2.2.3 garante que a demonstra¸c˜ao resume-se a justificar que

ι−1({Ky :y∈X}o) = ι−1 K L2(X, µ)

o .

Se µ∈ι−1({K

y :y ∈X}o), temos imediatamente que

Z

X

K(x, y)dµ(x) = 0, y∈X.

Por outro lado, se integramos ambos os lados de (2.8) obtemos

Z

X

K(g)(x)dµ(x) =

Z

X

Z

X

K(x, y)g(y)dµ(y)dµ(x), g ∈L2(X, µ).

Da´ı, pelo Teorema de Fubini, segue que

Z

X

K(g)(x)dµ(x) =

Z

X

g(y) Z

X

K(x, y)dµ(x)

dµ(y) = 0, g ∈L2(X, µ).

Em outras palavras, µ∈ι−1(K(L2(X, µ))). Reciprocamente, se

Z

X

K(g)(x)dµ(x) = 0, g ∈L2(X, µ),

ent˜ao procedendo como na parte anterior, podemos deduzir que

Z

X

g(y) Z

X

K(x, y)dµ(x)

dµ(y) = 0, g ∈L2(X, µ).

Em particular, como a fun¸c˜ao

gµ:=

Z

X

K(x,·)dµ(x)

´e um elemento de L2(X, µ), segue que

Z

X

|gµ(y)|2dµ(y) =

Z X Z X

K(x, y)dµ(x) 2

(41)

Da continuidade de gµ e da igualdade acima, segue que gµ ´e identicamente nula. Em

outras palavras,

Z

X

K(x, y)dµ(x) = 0, y∈X.

Portanto, µ∈ι−1({K

y :y ∈X}o).

O corol´ario abaixo n˜ao necessita justificativa.

Corol´ario 2.5.3. Seja X um subconjunto compacto e n˜ao vazio de E. Ent˜ao, GK(X) =C(X) se, e somente se, K(L2(X, µ)) =C(X).

Finalizamos a se¸c˜ao registrando um resultado de universalidade envolvendo os re-sultados que acabamos de demonstrar.

(42)
(43)

3

Exemplificando universalidade

Neste cap´ıtulo analisaremos alguns exemplos concretos, onde os resultados das se-¸c˜oes anteriores s˜ao aplic´aveis. Descreveremos a universalidade do n´ucleo atrav´es de propriedades t˜ao expl´ıcitas quanto poss´ıveis.

3.1

Um n´

ucleo de Mercer cl´

assico

Neste exemplo, consideraremos um n´ucleo de Mercer cl´assico sobre um espa¸co topol´ogico E, ou seja, um n´ucleo K :E×E →C da forma

K(x, y) := ∞ X

j=1

φj(x)φj(y), (x, y)∈E×E,

onde cada fun¸c˜aoφj ´e cont´ınua emE. Assumiremos que a s´erie acima ´e uniformemente

convergente em cada conjuntoX×X, ondeX ´e um subconjunto compacto e n˜ao vazio deE. ´E imediato verificar queK ´e positivo definido (e cont´ınuo).

Demonstraremos o seguinte resultado.

Teorema 3.1.1. O n´ucleo K descrito acima ´e universal se, e somente se, para cada subconjunto compacto e n˜ao vazio X de E, o conjunto {φj|X : j = 1,2, . . .} ´e

funda-mental em C(X).

Demonstra¸c˜ao: Considerando o espa¸co de Hilbert ℓ2 munido de seu produto interno canˆonico, uma fun¸c˜ao layout para K ´e Φ :E →ℓ2 dada por

Φ(x) = (φ1(x), φ2(x), . . .), x∈E.

(44)

Assim sendo, usaremos o Teorema 2.4.3 para justificar o resultado, determinando uma condi¸c˜ao para a universalidade de Φ. Fixando a base canˆonicaB0deℓ2, a universalidade de Φ exige que ΦX(B0) = C(X), qualquer que seja o compacto n˜ao vazio X de E. ´E f´acil ver que se v(j) = ei(j) ∈ B

0, onde ei ´e o vetor constituido por um na i−´esima entrada e zero nas demais, ent˜ao

Φv(x) = hΦ(x), viℓ2 = ∞ X

j=1

ei(j)φ

j(x) =φi(x), x∈X.

Logo,

ΦX (B0) = [{Φv :v ∈ B0}] = [{φj :j = 1,2, . . .}],

e a universalidade de Φ corresponde, ent˜ao, `a condi¸c˜ao do enunciado.

Observa¸c˜ao 3.1.2. O resultado acima continua v´alido se na representa¸c˜ao de K ti-vermos uma soma finita. Basta trocar o espa¸co ℓ2 por um espa¸co de dimens˜ao finita. Detalhes ser˜ao omitidos.

3.2

ucleos definidos por s´

eries de potˆ

encias

No exemplo desta se¸c˜ao, abordaremos um n´ucleo positivo definido e cont´ınuo sobre

Rd da forma

K(x, y) := ∞ X

n=0

an(x·y)n, x, y ∈Rd, (3.1)

onde cada coeficiente an ´e positivo. O n´ucleo K acima ´e, de fato, PD em Rd por ser

um limite pontual de n´ucleos deste tipo. Por outro lado, as contas abaixo evidenciar˜ao isso diretamente.

No lema abaixo deduziremos uma express˜ao alternativa paraK. Empregaremos um pouco de nota¸c˜ao multinomial usual. Para um multi-´ındice α = (α1, α2, . . . , αd)∈Zd+, escreveremos

˜ α :=

|α|

α

= |α|! α1!α2!· · ·αd!

.

Lema 3.2.1. O n´ucleo K em (3.1) pode ser escrito na forma K(x, y) = X

α∈Zd

+

φα(x)φα(y), x, y ∈Rd,

onde

φα(x) := ˜αa|α| 1/2

(45)

Demonstra¸c˜ao: Escrevendo x = (x1, x2, . . . , xd) e y = (y1, y2, . . . , yd) e usando o

teorema multinomial ([5, p.56]) em (x·y)n obtemos

K(x, y) = ∞ X

n=0 an

X

α1+α2+...+αd=n

n! α1!α2!. . . αd!

(x1y1)α1(x2y2)α2. . .(xdyd)αd

!

, x, y ∈Rd.

Um pequeno ajuste transforma a f´ormula acima em

K(x, y) = ∞ X n=0   X

|α|=n

a|α|α˜(x1y1)α1(x2y2)α2. . .(xdyd)αd

, x, y ∈Rd,

ou seja,

K(x, y) = X

α∈Zd

+

a|α|α˜(x1y1)α1(x2y2)α2. . .(xdyd)αd, x, y ∈Rd.

Podemos condensar ´ındices nesta ´ultima express˜ao e chegar em

K(x, y) = X

α∈Zd

+

a|α|αx˜ αyα, x, y ∈Rd,

e esta ´e a express˜ao do enunciado do lema.

Podemos agora enunciar e provar o teorema principal desta se¸c˜ao.

Teorema 3.2.2. O n´ucleo K em (3.1) ´e universal.

Demonstra¸c˜ao: O lema anterior revela que o n´ucleo se encaixa na descri¸c˜ao do Teorema 3.1.1 comE =Rd e

φα(x) := ˜αa|α| 1/2

xα, α∈Zd+, x∈Rd,

onde agora o conjunto de ´ındices ´eZd+ (ainda enumer´avel). Assim sendo, para provar-mos o teorema basta fixarprovar-mos um compacto n˜ao vazio X de Rd e verificarmos que o conjunto A := {φα|X : α ∈ Zd+} ´e fundamental em C(X). Pelo Teorema de Stone-Weierstrass ([23, 24]), ´e suficiente verificarmos que A ´e uma sub-´algebra que separa pontos emC(X). Tomando-se α = 0, verificamos queA cont´em as fun¸c˜oes constantes. ´

E relativamente simples verificar que se f, g ∈ A, ent˜ao f g ∈ A. Ainda, se r1, r2 ∈ R, tamb´em temos que r1f +r2g ∈ A. Resta, ent˜ao, verificarmos que A separa pontos. Sejam x = (x1, x2, . . . , xd) e y = (y1, y2, . . . , yd) dois pontos distintos de X (se X for

unit´ario, n˜ao h´a nada para ser demonstrado). Existe, ent˜ao, pelo menos um par de n´umeros, xk e yk, com xk 6= yk. Tomemos o multi-´ındice α = (α1, α2, . . . , αk, . . . , αd)

deZd+ com αk= 1 e αj = 0 para j 6=k. Ent˜ao,

(46)

Assim, o Teorema de Stone-Weierstrass implica que o fecho de A em C(X) ´e o pr´oprio C(X). Isto completa a prova.

O teorema anterior pode ser generalizado para o contexto complexo. Para isto, o n´ucleo K :Cd×Cd→C tem que ser da forma

K(z, w) := ∞ X

m,n=0

am,n(z·w)m(z·w)n, z, w ∈Cd,

onde “·” ´e o produto escalar usual em Cd e os coeficientes am,n s˜ao todos positivos. A

representa¸c˜ao para K do lema toma a forma

K(z, w) = X

α,β∈Zd

+

φα,β(z)φα,β(w), z, w ∈Cd,

onde

φα,β(z) := (˜αβa˜ |α|,|β|)1/2zαzβ, α, β ∈Zd+, z ∈Rd.

Na demonstra¸c˜ao da vers˜ao complexa do Teorema 3.2.2 ´e necess´ario utilizar a vers˜ao complexa do teorema de Stone-Weierstrass. Os detalhes ser˜ao omitidos.

3.3

ucleos PD sobre a esfera unit´

aria

Nesta se¸c˜ao consideraremos o n´ucleo cont´ınuo e PD K sobre a esfera unit´aria Sd

introduzido no Exemplo 1.1.4:

K(x, y) = ∞ X

k=0

akPkd(x·y), x, y ∈Sd.

O resultado que descreve uma equivalˆencia para a universalidade de K ´e como segue.

Teorema 3.3.1. O n´ucleo K acima ´e universal se, e somente se, cada coeficiente ak

´e positivo.

Demonstra¸c˜ao: Primeiramente h´a de se notar que na verifica¸c˜ao da defini¸c˜ao de universalidade neste caso, basta considerar o caso X = Sd, uma vez que a pr´opria

Sd j´a ´e compacta. Como no exemplo anterior, a ideia aqui ´e reescrever a express˜ao

que define K, colocando-a no formato de um n´ucleo PD cl´assico. Para tanto, seja

{Ykj : j = 1,2, . . . , N(k, d)} uma base ortonormal (com rela¸c˜ao ao produto interno de

L2(Sd) usual) do espa¸co de todos os harmˆonicos esf´ericos de grau k em d+ 1 vari´aveis.

O teorema da adi¸c˜ao para harmˆonicos esf´ericos ([12]) nos informa que para cada k,

Pkd(x·y) =

σd

N(k, d)

N(k,d) X

j=1

(47)

ondeσd ´e a ´area de superf´ıcie de Sd. Logo, a representa¸c˜ao deK toma a forma

K(x, y) = σd

∞ X

k=0 ak

N(k, d)

N(k,d) X

j=1

Ykj(x)Ykj(y), x, y ∈Sd.

Em outras palavras, definindo I :={(k, l) :k ∈Z+, l = 1,2, . . . , N(k, d)}, temos que

K(x, y) = X (k,l)∈I

φkl(x)φkl(y), x, y ∈Sd,

onde

φkl(x) :=σ1d/2

ak

N(k, d) 1/2

Ykl(x), x∈Sd, (k, l)∈ I.

Um resultado cl´assico da an´alise na esfera garante que{φkl : (k, l)∈ I}´e fundamental

em C(Sd), enquanto que a fundamentalidade se perde quando qualquer par (k, l) ´e

omitido na indexa¸c˜ao do conjunto. Assim, lembrando o Teorema 3.1.1, deduzimos que K ´e universal se, e somente se, cada coeficiente ak ´e positivo.

Observamos que existe uma vers˜ao similar do teorema acima para n´ucleos PD sobre a esfera unit´aria deCq. N˜ao incluiremos os detalhes aqui, preferindo analisar casos que n˜ao tem tanta semelhan¸ca com o anterior.

3.4

ucleos invariantes por transla¸

ao sobre

R

d

Nesta se¸c˜ao consideraremos n´ucleos K :Rd×Rd→C da forma

K(x, y) =κ(x−y), x, y ∈Rd, (3.2)

ondeκ :Rd →C´e uma fun¸c˜ao cont´ınua conveniente. N´ucleos deste tipo n˜ao se alteram quando ambas as vari´aveis x ey s˜ao transladadas por um mesmo vetor de Rd.

O seguinte resultado cl´assico de Bochner ([6]) descreve com exatid˜ao quais fun¸c˜oes κ produzem um n´ucleo K PD sobre Rd via (3.2).

Proposi¸c˜ao 3.4.1. A aplica¸c˜ao K definida em (3.2) ´e um n´ucleo PD e cont´ınuo se, e somente se, existe uma ´unica medida de Borel finita e n˜ao negativa µ sobre Rd tal que

κ(x) = Z

Rd

ei(x·y)dµ(y), x∈Rd.

Se um n´ucleo K como em (3.2) ´e PD sobre Rd, escreveremos K =Kµ para indicar

qual ´e a medidaµda proposi¸c˜ao que est´a atrelada `a representa¸c˜ao da fun¸c˜aoκ corres-pondente. O objetivo principal nesta se¸c˜ao ´e ent˜ao descrever a universalidade de Kµ

(48)

No primeiro resultado descreveremos a fun¸c˜ao layout para K. Lembramos que o suporte supp (µ) de uma medida de Borel µ ´e o conjunto de todos os pontos x de Rd

para os quais qualquer bola aberta de Rd centrada em x tem medida positiva. Em outras palavras,

supp (µ) =Rd\ ∪{O :O ´e aberto emRd eµ(O) = 0}. (3.3)

O suporte de µ´e um subconjunto fechado deRd e µ(Rd\supp (µ)) = 0. Este conceito

e as propriedades listadas acima s˜ao discutidos em [13, p.122] e tamb´em em [8, p.88].

Proposi¸c˜ao 3.4.2. Seja µ uma medida de Borel finita e n˜ao negativa sobre Rd. Se

W ´e o espa¸co de Hilbert L2(supp(µ), µ) usual, ent˜ao uma fun¸c˜ao layout para K

µ ´e

Φ :Rd→ W dada por

Φ(x)(y) := ei(x·y), x∈Rd, y∈supp(µ).

Demonstra¸c˜ao: Escrevamosh·,·iW para indicar o produto interno deW definido por

hf, giW :=

Z

supp(µ)

f(x)g(x)dµ(x), f, g∈ W.

Como µ(Rd\supp (µ)) = 0,

hΦ(x),Φ(y)iW =

Z

supp(µ)

ei[(x−y)·w]dµ(w)

= Z

supp(µ)

ei[(x−y)·w]dµ(w) + Z

Rd\supp(µ)

ei[(x−y)·w]dµ(w), x, y ∈Rd.

Logo,

hΦ(x),Φ(y)iW =

Z

Rd

ei[(x−y)·w]dµ(w) =κ(x−y) =Kµ(x, y), x, y ∈Rd,

como quer´ıamos.

Antes de prosseguir, notemos que a imagem de Φ cont´em t˜ao somente fun¸c˜oes cont´ınuas.

Lema 3.4.3. Sejamµuma medida de Borel finita e n˜ao negativa sobreRdeΦa fun¸c˜ao layout para Kµ definida na proposi¸c˜ao anterior. Se X ´e um subconjunto compacto e

n˜ao vazio de Rd, ent˜ao kerjX coincide com a imagem inversa por ι do anulador do

conjunto

exp(µ) := {Φ(x)∈C(X) :x∈supp(µ)}

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Mediante uma visão crítica, passaremos a analisar a aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro do Projeto de lei nº 882/2019, denominado “projeto

Coover assinala que &#34;geralmente estes estudos servem como estímulo para o administrador, no sentido que os mesmos podem fornecer cer­ tas conclusões para seu trabalho (. .)

39.9 O Teorema Espectral para Operadores Limitados Autoadjuntos em Espa¸cos de Hilbert.. As

At the Federal University of Paraná (UFPR), electricity represents an annual cost of over BRL 13 million, which is the third largest operating expense of the university. In addition,

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na