• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - novembro - 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - novembro - 2007"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: RESULTADOS DA PESQUISA: TRIBUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE FISCAL E DESENVOLVIMENTO:

UMA ANÁLISE SOBRE A DESTINAÇÃO DA CPMF E CIDE COMBUSTÍVEIS.

: SEMINÁRIO DE INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO

:NOVOS PROFESSORES SENIORESDA DIREITO GV

:TONI FINENA DIREITO GV

:NOVO CURSO CORPORATIVOEGRUPO DE ESTUDOS

DO GVlaw

:PROFESSORA ERICA GORGARECEBE PRÊMIO DA DIREITO GV POR PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

: PUBLICADOS NOVOS NÚMEROS DO PONTES QUINZENAL

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306

: WORKSHOPS

: METODOLOGIA

: NOTÍCIAS

: ACONTECEU

: DIREITO GV NA MÍDIA

: PUBLICAÇÕES

(2)

: WORKSHOPS DE PESQUISA

ANO

4

O WORKSHOP DEPESQUISA É A REUNIÃO MENSAL PARA DEBATE DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DADIREITOGV. NELE SE DISCUTE,

PREFERENCIALMENTE,TEXTOS EM FASE DE ELABORAÇÃO DE AUTORIA DOSPROFESSORES EPESQUISADORES DAESCOLA COM O FIM DE CRIAR UM AMBIENTE DE CRÍTICA E COOPERAÇÃO INTELECTUAL EM NOME DA QUALIDADE DE NOSSO TRABALHO ACADÊMICO. AREUNIÃO É ABERTA A ALUNOS, PROFESSORES E CONVIDADOS.

AS REUNIÕES OCORREM UMA VEZ POR MÊS,SEMPRE ÀS QUARTAS-FEIRAS,DAS14H30 ÀS17H45, NO10º ANDAR DADIREITOGV.

CALENDÁRIO DO2º SEMESTRE

: 12/09

1A PARTE [14H30/16H]

textoTransformações na advocacia e ensino do Direito: reflexões para um projeto pedagógico de prática jurídica

FREDERICO DE ALMEIDA (DIREITOGV) 2A PARTE [16H15/17H45]

DEBATE

RELATORRAFAEL FRANCISCO ALVES (DIREITOGV) textoa definir

: 10/10

1A PARTE [14H30/16H]

textoThe Punitive Function of Civil Responsibility in Brazilian Law: Proposal for an Empirical Investigation

FLÁVIA PORTELLA PÜSCHEL (DIREITOGV)

2A PARTE [16H15/17H45]

textoInequality and the Subversion of the Rule of Law

OSCAR VILHENA VIEIRA (DIREITOGV)

: 14/11

1APARTE [14H30-16H]

textoEstrategias de enfrentamiento a las causas de conflictos violentos: Estudio de caso sobre el Primer Comando de la Capital (PCC) MAÍRA ROCHA MACHADO

EMARTA RODRIGUEZ ASSIS MACHADO (DIREITOGV)

2A.PARTE [16H15/17H45] PROJETO DEPESQUISAGVlaw

textoa definir

: METODOLOGIA

As reuniões de trabalho de metodologia de ensino ocorrem às 14h30, na sala de reuniões do 10º andar.

Veja a programação do semestre:

24/10

[14h30-15h30]

Seminário: “Ensino do direito e treinamento ideológico”

expositor a definir(20 min);debate aberto(40 min)

textos: KENNEDY, Duncan. “Legal education and the reproduction of hierarchy”. In: Journal of Legal Education, 32, 1982 / MACHADO, Ana Mara França; PÜSCHEL, Flávia Portela; LUZ, Yuri Corrêa. “Três reações a um panfleto de Duncan Kennedy”. In: Revista DIREITO GV, 4, 2006.

[15h30-17h]

Oficina: “Distribuição do aprendizado de competências em ciclos”

21/11 [14h30-15h30]

Seminário: “Filosofia da Educação”

expositor a definir(20 min);debate aberto(40 min)

textos: ARENDT, Hannah, “A crise na educação”. In: POMBO, Olga (Org.). Quatro textos excêntricos - Filosofia da educação. Lisboa: Relógio d’Água, 2000 / ORTEGA Y GASSET, “Sobre o estudar e o estudante (Primeira lição de um curso)”. In: POMBO, Olga (Org.). Quatro textos excêntricos - Filosofia da educação. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.

[15h30-17h]

(3)

: NOTÍCIAS

:Os professores Ary Oswaldo Mattos Filho

ePaulo Clarindo Goldschmidt receberam o título de professores seniores da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. A despeito do longo envolvimento na construção da Direito GV, os professores permaneceram vinculados funcionalmente à Escola de Administração de Empresas de São Paulo por um período de 38 anos.

:A Professora Érica Gorga(Direito GV) foi convidada a apresentar o paper "Changing the paradigm of stock ownership: from concentrated towards dispersed ownership? Evidence from Brazil”, no workshop dos Professores Ronald Gilson e Curtis Milhaupt na Columbia Law School, em 6 de novembro. Em 29 de outubro, a Professora apresentou o mesmo paper no The University of Tennessee College of Law Faculty Forum.

: José Rodrigo Rodriguez(Direito GV) foi o comentador da mesa Questões de justiça

e normatividadedo 1º Simpósio Nacional

de Pesquisa na Graduação em Relações

Internacionais que aconteceu de 30/10 a 01/11 deste ano na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA–USP). A mesa ocorreu dia 30 de outubro às 15h . O simpósio foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Relações Internacionais (NERI), departamento autônomo do Centro Acadêmico Guimarães Rosa de Relações Interacionais da Universidade de São Paulo (USP) com o apoio do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP).

: NOVO CURSO CORPORATIVO GVlaw

O GVlaw iniciou mais um curso corporativo: O programa de educação continuada em Economia Aplicada ao Direito foi contratado pela empresa KPMG.

: GRUPO DE ESTUDOS GVlaw

O primeiro Grupo de Estudos do GVlaw começa no dia 08 de novembro, das 17h às 18h30. O texto a ser estudado é “A Árvore do Conhecimento - as bases biológicas

da compreensão humana” de Humberto

Maturana e Francisco J. Varela. O ponto

de partida do texto é simples: a vida é um processo de conhecimento; assim, se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo. Eis o que os autores chamam de biologia da cognição. Este e outros textos de Maturana e Varela tiveram profundos impactos sobre outros campos do saber, tais como ciências sociais, administração, antropologia, epistemologia e ética. Com justiça, o livro de Maturana e Varela vem sendo citado em várias das relações que destacam as obras mais importantes do século 20. O evento está aberto a todos os interessados, e está focado na obra de autores importantes no campo do ensino-aprendizagem.

: COACH GVlaw

A atividade de coaché um espaço para instrumentação, planejamento e reflexão sobre as atividades do cotidiano docente. O objetivo das reuniões (pré-agendadas) é orientar os docentes sobre métodos de ensino-aprendizagem e uso de recursos técnicos em sua aula.

(4)

: ACONTECEU NA DIREITO GV

: DIREITO GV NA MÍDIA

:Tributação, Responsabilidade Fiscal

e Desenvolvimento: Uma análise sobre a destinação da CPMF e CIDE Combustíveis

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina-ção de recursos da CPMF e da CIDE Combustíveis no perío-do de 2001 a 2006. A pesquisa foi motivada pela intuição de que as receitas provenientes da arrecadação da CPMF e CIDE não têm sido aplicadas às finalidades estatais específi-cas, pois, empiricamente, não se têm verificado significativas melhoras na Saúde (CPMF) ou na conservação de rodovias (CIDE). Diante disso, colocou-se a questão: os recursos arre-cadados com a CPMF e a CIDE Combustíveis, de fato, estão sendo utilizados nas destinações previstas no texto constitu-cional? Com base em pesquisa empírica no orçamento da União, no período de 2001 a 2006, o Núcleo de Tributação e Finanças Públicas pretende apresentar respostas a essa indagação, além de debater a importância do Tribunal de Contas da União no controle das contas públicas. Participaram do evento os palestrantes Eurico Marcos Diniz de Santi(Direito GV), Eduardo Capobianco(Transparência Brasil) e Marcelo Eira(Tribunal de Contas da União).

:The Supreme Court of the United States:

A Court in Transition

No dia 18 de outubro a Direito GV e o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais promoveram palestra sobre o tema “The Supreme Court of the United States:

A Court in Transition”, com a professora Toni Fine. A professora Toni Fine é Assistant Dean for International and Non-JD Programs na Fordham University Law School. Após a palestra, houve uma mesa de debates sobre o tema “análise comparada da atuação recente da Suprema Corte Americana e do Supremo Tribunal Federal”.

:Seminário de Incentivos Fiscais à Inovação

A Direito GV realizou em 17 de outubro o seminário “Lei de Inovação Tecnológica: Alcance, Incentivos Fiscais e Experiências Práticas”. Esse seminário destinou-se a demonstrar a empresários, pesquisadores, juristas e estu-dantes de direito a importância da chamada Lei de Inovação, cujo objetivo é criar um ambiente econômico-jurídico apto a possibilitar ao Brasil produzir inovação tec-nológica em produtos ou em processos de produção. A inovação tecnológica é apontada por estudiosos como a principal diferença entre países desenvolvidos e subde-senvolvidos, entre empresas de ponta e retardatárias. Evidências dessa importância, assim como a evolução dessa legislação no Brasil sobre o assunto, os benefícios fiscais existentes e a vivência de casos práticos foram alguns dos pontos abordados no seminário.

Participaram do seminário os palestrantes Alessandro Octaviani(Direito GV), Oswaldo Massambani(Diretor da Agência USP de Inovação e professor do IAG-USP), José Rubens Sharlack (Sócio do Rodante e Sharlack

Advogados), Luis Fernando Massonetto (Chefe de

Gabinete do Ministério da Educação).

:

O Jornal Valor Econômico publicou

em 25 de outubro a reportagem

“União deixa de gastar 23,6%

da CPMF, mostra estudo”, que

comenta os resultados de pesquisa

desenvolvido pelo núcleo de tributação

e finanças públicas da Direito GV,

“Tributação, Responsabilidade Fiscal

e Desenvolvimento: Uma análise

sobre a destinação da CPMF e

CIDE Combustíveis”.

:

O pesquisador Leonardo Arquimimo

de Carvalho

(Direito GV) concedeu

(5)

:A professora Erica Gorga (Direito GV) foi premiada na faixa de maior fator de impacto para revistas do mundo anglo-saxão, conforme a política de incentivo a publica-ções da Escola de Direito de São Paulo da FGV, que tam-bém premia publicações internacionais em revistas de outras partes do mundo, conforme outros critérios. O artigo “Knowledge Inputs, Legal Institutions and Firm Structure: Towards a Knowledge-Based Theory of the Firm”, publicado na Northwestern University Law Review, vol. 101, n. 3, Spring 2007, se enquadra na categoria das revistas com fator de impacto igual ou maior que 2,0, de acordo com o Journal of Citation Reports (JCR). Este fator

de impacto refere-se às revistas relevantes para o mundo anglo-saxão e é dos mais altos atingidos por uma revista de Direito desta parte do mundo.

:A Professora Viviane Muller Prado (Direito GV) publicou os seguintes artigos:

PRADO, VIVIANEMULLER.GRUPPI DI SOCIETÀ: ANALISI DEL MODELLO BRASILIANO,RIVISTA DELDIRITTO COMMERCIALE E DELDIRITTOGENERALE DELLE

OBBLIGAZIONI, 2007, N. 105 (1-3)

ROSSI, MARIACECÍLIA; PRADO, VIVIANEMULLER;

SILVEIRA, ALEXANDREDIMICELI DA; MARTINS, LEANDRO;

PEREIRA, THOMAZHENRIQUEJUNQUEIRA DEANDRADE.

DECISÕES DACVM EM MATÉRIA SOCIETÁRIA NO PERÍODO

DE2000 A2006,REVISTA DEDIREITOBANCÁRIO E DO MERCADO DECAPITAIS, 2007, N. 37.

:A revista Conjuntura Econômica (edição de julho de 2007, vol. 61, n. 07), publicou o artigo de autoria do Coordenador José Rodrigo Rodriguez (Direito GV),

“Segurança jurídica e mercados”.

:Publicado na Revista de Arbitragem e Mediação (ano 4, n. 14, jul-set 2007) o artigo “Participação da Direito GV na segunda edição da competição de mediação comercial internacional da CCI” de Michelle Ratton Sanchez (Direito GV) e Rafael Francisco Alves (Direito GV).

Nos dias 8 e 22 de outubro, foram publicados os números 13 e 14 do Volume 2 do Pontes Quinzenal.Confira, neste último número as seguintes notícias:

Notícias multilaterais:

* AGRICULTURA: TÍMIDOS PROGRESSOS E GRANDES DIVERGÊNCIAS

* EUA NOTIFICAM À OMC SEUS GASTOS COM SUBSÍDIOS ENTRE 2002 E 2005

Notícias regionais:

* BRASIL PEDE LIBERALIZAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E CONTURBA NEGOCIAÇÕES DE BENS AMBIENTAIS

* BANCO DO SUL AVANÇA EM SEU PROCESSO CONSTITUTIVO

Breves multilaterais:

* OMC: EUA NÃO CUMPREM DECISÃO SOBRE DISPUTA DO ALGODÃO COM O BRASIL

* FMI PREV MENOR CRESCIMENTO MUNDIAL EM 2008, MAS AFIRMA QUE O COMÉRCIO PODE REDUZIR DESIGUALDADES

Breves regionais:

* APROVADAS NOVAS MEDIDAS ANTIDUMPING ÀS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS

* ARGENTINA E BRASIL ELABORAM PROPOSTA SOBRE TED NAS NEGOCIAÇÕES SOBRE SUBSÍDIOS À PESCA Professora

Erica Gorga

(6)

Também foi publicado no início de outubro o número 5 do volume 3 do Pontes Bimestral,

com os seguintes artigos:

* AS COALIZÕES E A CONSTRUÇÃO DE CONSENSO NA OMC

* RODADA DOHA: A COALISÃO ESPERADA

* A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA MULTILATERAL DE COMÉRCIO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO

* A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO: AS NEGOCIAÇÕES SOBRE O COMÉRCIO DE SERVIÇOS NA OMC

* PLANO DE AÇÃO DA OMS INCENTIVA PESQUISA PARA DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

* ACORDOS COMERCIAIS COM A UE: OPORTUNIDADES OU ARMADILHAS PARA PEDS E PMDRS?

* A SECRETARIA DO MERCOSUL NO CONTEXTO DE REFORMA INSTITUCIONAL DO BLOCO

* ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO DO MÉXICO: QUAL A PRÓXIMA PARADA?

* PROPRIEDADE INTELECTUAL NOS TRATADOS DE LIVRE COMÉRCIO DOS EUA: UMA MUDANÇA DE POLÍTICA?

* ARBITRAGEM INVESTIDOR-ESTADO E REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA MEXICANA

* O MERCADO INTERNACIONAL DE ETANOL: QUE PAPEL CABE AO BRASIL?

O próximo número do Pontes Quinzenal será publicado no dia 5 de novembro. Os interessados

em receber as publicações Pontesgratuitamente devem enviar mensagem eletrônica para o endereço pontes@ictsd.ch, com a indicação do periódico que desejam assinar, nome completo e profissão. Para maiores informações sobre o projeto, enviar mensagem para

cecilia.oliverio@fgv.brou manuela.viana@fgv.br.

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ

COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

ANA MARA MACHADO

REDAÇÃO E EDIÇÃO

ULTRAVIOLETA DESIGN

Referências

Documentos relacionados

um procedimento que permite verificar se os objetivos educacionais estão sendo atingidos pelo programa de ensino e tem por finalidade fornecer informações quanto ao desempenho

A inclusão da Escola Estadual Ananias Alves na lista das escolas contempladas com a implementação do Profamilia despertou o interesse em pesquisar as ações

Esta dissertação teve como objetivo descrever e analisar os principais desafios da Coordenadoria Regional e dos gestores das escolas estaduais de Careiro da

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Para debater o que realmente está em jogo nas constantes controvérsias sobre o positivismo, como as formas de aplicação do direito são influenciadas pela teoria do direito que

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site