• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - novembro - 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - novembro - 2005"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 2| número 16 | Novembro de 2005

Notícias

A Direito GV firmou convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Seu objetivo é : 1) promover pesquisa e estudos em comum; 2) colaborar para atualização e comple-mentação de conhecimentos e técnicas de trabalho na administração da justiça e prestação jurisdicional; 3) promover a divulgação de conhecimento e 4) desenvolver um programa de prestação de serviços à comunidade.

Visitaram a Direito GV no mês de outubro os Professores David Van Zandt, diretor da Escola de Direito da Universidade de Northwestern e Ellen Chapnick, diretora adjunta da Escola de Direito da Universidade de Columbia. Ambos vieram discutir possíveis linhas de cooperação com a DIREITO GV.

O professor Caio Mario da Silva Pereira Neto (DIREITO GV) participará da 2ª Jornada de Estudos Sobre Regulação, organizada pelo IPEA, entre os dias 10 e 11 de no-vembro no Rio de Janeiro. Será coordenador da mesa sobre “Entrada e Desempenho na Aviação Civil”.

Consulte o programa do evento: www.ipea.gov.br/defconc/seminario/progra-ma200502.pdf.

No dia 21 de outubro, o Professor Jean Paul C. Veiga da Rocha (DIREITO GV) proferiu a conferência “Os limites e possibilidades da função administrativa de intervenção do Estado na economia”, no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba-PR).

O Prof. José Reinaldo de Lima Lopes (DIREITO GV) participou da reunião do Grupo de Direitos Sexuais do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e Saúde da Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul.

O pesquisador Rafael Mafei Rabelo Queiroz defendeu com sucesso sua dissertação de mestrado no dia 03/10, FADUSP, Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, orientador José Reinaldo de Lima Lopes.

Pontes

Foi lançado o número 3 do periódico Pontes entre o comércio e o desenvolvimento sus-tentável, publicação da Direito GV em parceria com o ICTSD (International Centre for Trade and Sustainable Development). A publicação está disponível para download na seção ‘Publicações” do site www.edesp.edu.br.

Pontes é versão brasileira dos periódicos Bridges, Passerelles, Brücken e Puentes. Inclui traduções de artigos publicados nesses periódicos, além de conteúdo produzido no Brasil. Seu objetivo é abordar os temas em pauta nas negociações comerciais brasileiras, relevantes para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Leia no n. 3:

• Conclusão das negociações em Hong Kong: mais certo do que incerto?

• Rodada Doha corre o risco de virar rodada da “água”, por Marcos S. Jank

• Comércio sobre Serviços: estágio das negociações, por Umberto Celli Jr.

• Negociações de NAMA: o foco do enfoque, por Rafael T. J. Benke

• As negociações para a liberalização do comércio de serviços na OMC, por Fernanda M. Sayeg

• Medidas sanitárias e fitossanitárias e a questão do desenvolvimento, por Rodrigo C. A. Lima

• O TRIPs como instrumento de retaliação na OMC: o projeto de lei brasileiro, por Monica S. Guise

• OMPI e PI: a batalha entre acesso a conhecimento e apropriação, por Pedro Paranaguá Moniz e Bárbara Rosenberg

• Encontro da CASA em Brasília

• Promoção de empregos no Mercosul e a Cúpula das Américas 2005, por Tamira M. Fioravante

• Negociações do Acordo Birregional Mercosul-União Européia, por Clarisse Castro e Maureen Santos

Coordenadores do projeto na Direito GV: Michelle Ratton Sanchez (mratton@fgvsp.br), Elaini Cristina G. da Silva (elaini@fgvsp.br) e Priscila Spécie (priscilas@fgvsp.br).

Workshop de

pesquisadores

As reuniões ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h, Rua Rocha, 233, 6º andar. 09/11 (EXCEPCIONALMENTE ÀS 13h) - Jean Paul Veiga da Rocha (Professor Direito GV): “A análise sistemática de jurispru-dência constitucional no Brasil: limites e possibilidades”

23/11 - Conrado Hübner Mendes (Coord. de Metodologia Direito GV):

Processo Seletivo

Direito GV

A DIREITO GV realizará as provas da 1ª fase do processo seletivo do curso de graduação, nos dias 13 e 14 de novembro de 2005, na capital e no interior. Os locais de prova são: em São Paulo - Faculdade Radial; em Campinas - Colégio Coração de Jesus e em Ribeirão Preto - Colégio Marista. As matérias do exame de 1ª fase são: redação, língua portuguesa, inglês, geografia, história, artes visuais e litera-tura e raciocínio lógico-matemático. A 2ª fase consiste em um exame oral, que será realizada entre 12 e 19 de dezembro. O curso de graduação em Direito da GV teve, neste ano, 1092 candidatos inscri-tos para 50 vagas, com uma relação de 22 candidatos para cada vaga. O início do ano letivo está previsto para o mês de fevereiro de 2006.

Para mais informações sobre o vestibular acesse www.fgvsp.br/vestibulares.

Mandem seus

artigos:

(2)

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Publicações de Professores

e Pesquisadores

Lançada pelo IBBCRIM a obra “Sociedade do Risco e Direito Penal: uma análise de novas tendências político-criminais”, cuja au-tora é a pesquisadora Marta Rodriguez de Assis Machado (Direito GV). Lançada a segunda edição do livro Hemenêutica Plural, organizado pelos Professores José Rodrigo Rodriguez (DIREITO GV) e Carlos Eduardo de Abreu Boucault e editado pela Martins Fontes. O Professor Caio Mario da Silva Pereira Neto (DIREITO GV) publicou os seguintes artigos:

“Um projeto no caminho das agências reguladoras”, Revis-ta Conjuntura Econômica de outubro;

“Delegação de Funções para Agências Reguladoras In-dependentes: Mudanças Propostas Pelo Projeto de Lei 3.337/04”, na coletânea Agências Reguladoras e Democracia, or-ganizada pelo Prof. Gustavo Binenbojm e publicada pela Lumen Juris Editora.

O Professor de Direito Global Salem Hikmat Nasser (DIREITO GV) publi-cou o artigo “Seria a sharia a única fonte do direito nos países árabes?”, em uma coletânea organizada pelo IPRI - Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais intitulada Diálogo América do Sul - Países Árabes (In ARAÚJO, Heloisa Vilhena de. Diálogo América do Sul- Países Árabes. FUNAG, IPRI, Brasília, 2005). Os textos reunidos correspondem a palestras apresentadas ao longo de um Seminário realizado em São Paulo (14 e 15 de setembro de 2004), por iniciativa do mesmo órgão, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, com o intuito de fomentar uma compreen-são mais aprofundada da cultura árabe e promover uma aproximação entre as duas regiões do mundo.

No mês de Outubro foi publicado na Revista Dialética de Direito Tributário número 121, o artigo do Professor Eurico Marcos Diniz de Santi e do Pesquisador Daniel Monteiro Peixoto, ambos do núcleo de Direito Tributário e Finanças Públicas da DIREITO GV, com o título “PIS e Cofins na impor-tação, competência: entre regras e princípios”.

O Professor Marcelo Neves (DIREITO GV) publicou o artigo “Der De-mokratische Rechtsstaat in der heutigen komplexen Welt-gesellschaft: Begriffsmodell und empirische Bedingungen”, no periódico Zeitschrift für Philosophie und Sozialwissenschaften, número 1/2005, editora Universidade de Flensburg.

O pesquisador Rafael Francisco Alves (DIREITO GV) publicou o artigo: “O juiz e a atividade conciliatória”, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 99, 2004, pp. 949-977.

Pesquisadores

Pesquisadora Mônica Steffen Guise Rosina (mguise@fgvsp.br) Área de pesquisa: Direito Internacional; Direito da Propriedade Industrial.

Temas de interesse: Relações Internacionais; Direito Internacional Público; Direito do Comércio Internacional; Transformações do Direito Internacional;

Pesquisas e atividades em andamento:

Produção de material didático para a disciplina de Direito Global; O ordenamen-to jurídico internacional da Propriedade Intelectual: as patentes e os medica-mentos; Declaração de Doha sobre o Acordo TRIPs e Saúde Pública; O Brasil e a ordem multilateral do comércio: compatibilização entre a proteção de patentes e políticas nacionais de saúde pública.

Pesquisador Mario Gomes Schapiro (mschapiro@fgvsp.br)

Área de pesquisa: Metodologia de ensino.

Temas de interesse: Desenvolvimento Econômico; Direito da Concorrência; Di-reito do Estado; Finanças Públicas e Políticas Públicas; Política Urbana e DiDi-reito Urbanístico (Estatuto da Cidade, Operações Urbanas).

Pesquisas e atividades em andamento:

Organização da Casoteca de Direito e Política Pública.

Eventos

FOCOS III

No próximo dia 03 de novembro, ocorrerá o terceiro encontro FOCOS – Fórum Contexto Internacional e Sociedade Civil, iniciativa conjunta da Fundação Friedrich Ebert (FES), da Direito GV (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e do Centro Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável (ICTSD). Seu objetivo é promover o debate e ampliar o espaço de interlocução entre a sociedade civil e os atores das negociações internacionais relevantes para o Brasil.

Num debate plural e horizontal, o FOCOS III pretende desvendar alguns elementos do processo de tomada de decisão em negociações comerciais multilaterais. Para este fim foram escolhidos dois temas:

A primeira mesa discutirá “O processo de decisão no Brasil para a Rodada Doha”e a segunda, “Atual dinâmica das negociações na OMC e expectativas para Hong Kong”.

Em ambos os casos, serão identificados os procedimentos adotados e suas conseqüências para as negociações, bem como os principais atores e grupos de interesses envolvidos. Os mecanismos de participação acessíveis pela sociedade civil organizada e sua efetividade serão objeto de análise em ambas as mesas.

Coordenadores do projeto na Direito GV: Michelle Ratton Sanchez (mratton@fgvsp.br), Elaini Cristina G. da Silva (elaini@fgvsp.br) e Priscila Spécie (priscilas@fgvsp.br). A DIREITO GV e o Centro Universitário Ritter dos Reis realizarão nos dias 09, 10 e 11 de novembro em Porto Alegre, RS, o seminário “Método de caso e Ensino Jurídico – Encontro Região Sul”.

Os objetivos principais do seminário são: a) aprofundar o debate sobre a utilização do “método caso” como instrumento pedagógico de inovação da forma de ensinar direito, e b) ampliar o espectro desse debate permitindo sua descentralização geográfica.

A iniciativa de promover o encontro em Porto Alegre originou-se no Seminário “Técnicas para o ensino do Direito: a experiência do método do caso”, realizado pela DIREITO GV nos dias 13 e 14 de julho de 2005 que reuniu professores e pesquisadores de diversos estados do Brasil. Para mais informações: www.edesp.edu.br.

Grupos de Estudo

Grupo de Estudos e Leitura

Em novembro o grupo prossegue suas atividades, com o estudo da teoria geral do direito, em especial as leituras que abordam o tema das regras e dos princípios. As reuniões ocorrem em terças-feiras alternadas, das 12h às 14h, nas dependências da DIREITO GV. O livro de leitura é: “Las reglas em juego - Um examen filosófico de la toma de decisiones basada em reglas em el derecho y em la vida cotidiana”, do Autor Frederick Schauer. Em cada reunião, leremos um capítulo do livro, que será relatado por um dos nossos integrantes.

Grupo de Estudos de Direito Financeiro/Finanças Públicas

O grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas reune-se às terças-feiras (alternadamente com o grupo de estudos e leitura), das 12h às 14h, nas dependências da Direito GV. O livro utilizado nas leituras do grupo é: “Economia do Setor Público” dos Autores Ciro Biderman e Paulo Arvate, ambos professores da FGV/ EESP e EAESP.

Estruturas Societárias e a Tributação

Referências

Documentos relacionados

Pesquisadores da Direito GV iniciarão um grupo de estudos sobre Funcionalismo e Direito Penal, focado na leitura e discussão dos textos de Günther Jakobs e de Claus Roxin,

Prosseguindo na edificação de novos paradigmas para o estudo do direito financeiro, relacionando direito e economia na criação de me- canismos de controle do gasto público, o grupo

Temas de interesse: Teoria geral do direito penal; Teorias da pena e teorias dogmáticas do Direito penal (em especial o garantismo e o funcionalismo penal); “Direito penal

Maíra Rocha Machado (Di- reito GV); Pesquisa exploratória sobre a história do direito dos negócios no Brasil – legislação, jurisprudência e ensino jurídico (1820-1930).

“O Direito Liberal para além de si mesmo: Franz Neumann, o Direito e a Teria Crítica ” e no dia 23 de outubro, Maíra Machado e José Rodrigo falaram sobre “Pena e estrutura

: O Jornal Valor Econômico publicou em 25 de outubro a reportagem “União deixa de gastar 23,6% da CPMF, mostra estudo”, que comenta os resultados de pesquisa desenvolvido

O professor José Reinaldo de Lima Lopes ( DIREITO GV ), em parceria com a professora Andrea Slemian (IEB) e Paulo Macedo Garcia Neto (mestre em direito pela Faculdade de Direito

Do ponto de vista técnico, o grande ganho da Ministerial foi o parágrafo 24* da Declaração, que fala da preservação dos níveis de ambição da rodada e, mais do que isso, que