• Nenhum resultado encontrado

As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

A s s u t i le z a s d a s f a c e s d a v i o lê n c ia n a s p r á t i c a s

e s c o la r e s d e a d o le s c e n t e s

Lu i za Mi ti ko Yshi gu ro Ca ma cho

Uni ver si da de Fe de ral do Espí ri to San to

R e s u m o

Est e ar t i go bus ca lan çar um olhar so bre a vida es co lar de ado les cen t es de clas ses mé di as e de seg men t os das eli t es, i n ci din -do, po rém, so bre a prá t i ca de vi o lên cia con t ra seus pa res em duas es co las da ci da de de Vi t ó ria ES, sen do uma pú bli ca e ou -t ra pri va da.

A pes qui sa cons t i t u iu se em um es t u do de na t u re za emi nen t e -men t e qua li t a t i va, que no en t an t o va leu- se t am bém de da dos quan t i t a t i vos. No t ra ba lho de cam po os da dos f o ram co lhi dos por meio das t éc ni cas da ob ser va ção, ques t i o ná rio e en t re vis t as in di vi du a is e em gru pos e, t am bém, por meio de de po i men t os e da con sul t a a do cu men t os.

O es t u do per mi t iu con s t a t ar que nas duas es co las in ves t i ga das as ações so ci a li za do ras in ci dem mu i t o mais so bre o as pec t o pe da gó gi co do que na pro pos t a edu ca t i va, que é de i xa da em se -gun do pla no. Onde se cons t a t a a au sên cia de uma am pla abran gên cia da so ci a li za ção, a es co la n ão f u n ci o na como re t ra -du t o ra dos va lo res so ci a is e t er mi na por per mi t ir que idéi as d e dis cri mi na ção e pre con ce i t o, por exem plo, in va dam e se es t a be le çam no es pa ço es co lar. A f al t a de al can ce da ação so ci a li za do -ra at é o am bi en t e re la ci o nal pro mo ve o apa re ci men t o d e bre chas que per mi t em aos alu nos a cons t ru ção de ex pe riên ci as es co la res, den t re elas, a ex pe riên cia da vi o lên cia.

Com t o dos os en con t ros e de sen con t ros en t re as es co las, ob ser -vou- se que o pon t o de ci si vo de con ver gên cia en t re am bas é a pre sen ça da prá t i ca da vi o lên cia, ain da que, em in t en si da de dis -t in -t a e com f a ces en vol vi das por su -t is es pe ci f i ci da des.

P a la v r a s - c h a v e

Vi o lên cia – Esco la – Ado les cen t es.

Cor res pon dên cia:

Lu i za Mi ti ko Yshi gu ro Ca ma cho Rua João Bap tis ta Ce les ti no, 210 - M ata da Pra ia

(2)

T h e s u b t le t ie s o f t h e f a c e s o f v io le n c e in t h e s c h o o l

p r a c t ic e s o f a d o le s c e n t s

Lu i za Mi ti ko Yshi gu ro Ca ma cho

Uni ver si da de Fe de ral do Espí ri to San to

A b s t r a c t

The proposal of this article is to cast a look upon the school

life of middle and upper class adolescents focusing, however,

on their practice of violence against their peers in two schools

– one public, one private – in Vitória, capital of Espírito

Santo, Brazil.

The investigation consisted of an qualitative study, but has

also used some quantitative data. In the fieldwork data was

gathered through observation, questionnaires, group and

individual interviews. Testimonies and written documents

were also taken into account.

The work has found that in both schools the socializing

actions relate much more to the pedagogical aspect than to the

educational proposal, which is left in a secondary position.

W henever a wide- ranging socialization is absent, the school

does not function as a re- translator of social values, and ends

up allowing ideas such as discrimination and prejudice to

invade and overtake the school space. The failure of the

socializing action in reaching the relational environment

creates gaps through which pupils build experiences such as

violence.

W ith all the similarities and differences between the two

schools studied here the decisive converging aspect between

them is the presence of violence, even if in different degrees

and with their faces veiled by subtle particularities.

K e y w o r d s

School - Violence - A dolescents.

Cor res pon dence:

Lu i za Mi ti ko Yshi gu ro Ca ma cho Rua João Bap tis ta Ce les ti no, 210 - Mata da Pra ia

(3)

A vi o lên cia é por na tu re za ins tru men tal; como

to dos os me i os, ela sem pre de pen de da ori en ta -ção e da jus ti fi ca -ção pelo fim que al me ja. E aqui lo que ne ces si ta de jus ti fi ca ção por ou tra co i sa não pode ser a es sên cia de nada.

Han nah Arendt , So bre a Vi o lên cia

A vi o lên cia aco me t e o mun do con t em po râ neo em t o das as suas ins t ân ci as e se ma ni f es -t a de va ri a das f or mas. Ela es-t á pre sen -t e em t oda so ci e da de e não se res t rin ge a de t er mi na -dos es pa ços, a de t er mi na das clas ses so ci a is, a de t er mi na das f a i xas et á ri as ou a de t er mi na das épo cas. É equi vo ca do pen sar que ela se vin cu la ape nas e di re t a men t e à po bre za, aos gran des cen t ros ur ba nos, aos adul t os e aos dias de hoje. Ve ri f i ca- se, por exem plo, o cres ci men t o das prá t i cas da vi o lên cia en t re os jo vens de clas ses mé di as e de seg men t os pri vi le gi a dos da so ci e -da de, nos seus di f e ren t es es pa ços de at u a ção: na f a mí lia, na es co la ou na rua.

As re f le xões aqui ex pos t as se ins pi ram numa pes qui sa que não in ves t i gou os ex clu í dos. Ela en vol veu os jo vens in se ri dos na es co la, com ho ras va gas de la zer e es por t e e t am bém com pos si bi li da des de at en der aos ape los/ pres sões do mun do do con su mo – t ão im por t an t e para ser ace i t o e “ per t en cer” a agru pa men t os de ca rá t er emi nen t e men t e ju ve nil. Esses su je i t os go zam do di re i t o ao con ví vio com a f a mí lia, à in ser ção n a es co la e de se rem li vres da pres são da res pon sa -bi li da de e da re pro du ção so ci al. Por ou t ro lado, es ses jo vens en con t ram- se à mar gem do cen t ro do po der, dos li mi t es das pos si bi li da des de es co -lha e ain da sub me t i dos à f a mí lia e à es co la por não se rem au t ô no mos f i nan ce i ra men t e e não es t a rem ap t os para o t ra ba lho.

Esse es t u do so bre a vi o lên cia pra t i ca da por jo vens nas es co las ca pi xa bas f oi re a li za do em Vi t ó ria, no es t a do do Espí ri t o San t o, uma ci -da de de ape nas 263.708 ha bi t an t es (-dado do IBGE, 1996), por que há in di ca ções de que exis -t em ra zões para -t an -t o. Dois -t ra ba lhos re a li za dos re cen t e men t e po dem au xi li ar na ela bo ra ção de um rá pi do re t ra t o da vi o lên cia nes se Est a do. O

pri me i ro se re f e re à se gu ran ça nas es co las pú -bli cas de t o dos os es t a dos bra si le i ros, re a li za do pelo La bo ra t ó rio de Psi co lo gia do Tra ba lho do Inst i t u t o de Psi co lo gia da Uni ver si da de de Bra sí lia en t re 1996 e 1997. Os re sul t a dos re f e ren t es ao Espí ri t o San t o são sur pre en den t es e ne ga t i vos. Essa uni da de f e de ra t i va ocu pa o quin -t o lu gar no

ran king

na ci o nal de ocor rên ci as de rou bo e van da lis mo, f i can do at rás de Per nam -bu co, Acre, Ser gi pe e Pará. Den t re os da re gião Su des t e, o Espí ri t o San t o ocu pa o in cô mo do pri me i ro lu gar, sen do se gui do de M i nas Ge ra is, São Pa u lo e Rio de Ja ne i ro (Codo, 1999).

O se gun do es t u do, re a li za do pela Unes co em 1998, f ez um le van t a men t o so bre a vi o lên -cia, en t re jo vens de 15 a 24 anos, nas ca pi t a is bra si le i ras.1

Vi t ó ria ocu pa o pri me i ro lu gar den -t re as ca pi -t a is bra si le i ras mais vi o len -t as, sen do se gui da por Re ci f e, Rio de Ja ne i ro, Ara ca ju e São Pa u lo. Os jo vens da ca pi t al ca pi xa ba, do Rio de Ja ne i ro e de Re ci f e t êm mais chan ces de mor rer as sas si na dos que os jo vens da Co lôm bia, pois lá a t axa de óbi t os f oi de 147,3 por 100 mil ha bi t an t es. Em Vi t ó ria, f oi de 164,6; no Rio de Ja ne i ro, de 159; e em Re ci f e, de 154,5.

Ape sar da gra vi da de e da ne ces si da de de re f le xões, são mu i t o pou cos os es t u dos exis t en t es a res pe i t o do t ema. Em um vas t o e apu ra do le van t a men t o, re a li za do por M a ri lia Pon t es Spo si t o (1998), da pro du ção di s cen t e nos cur sos de pós- graduação em Edu ca ção do Bra sil, abran gen do o pe río do de 1980 a 1995, f o ram en con t ra dos so men t e qua t ro es t u dos a res pe i t o da vi o lên cia que at in ge as es co las.2

1. Os dados que seguem sobre essa pesquisa realizada pela Unesco foram retirados dos jornais Folha de S. Paulo, de 09/12/1998, e A Gazeta, de 10/12/1998 e atualizados em 2000 com Waiselfisz, Julio Jacobo, Mapa da Violência II: Os jovens do Brasil. Brasília: UNESCO, 2000.

(4)

Esse es t u do, que ar t i cu la a vi o lên cia, a ju ven t u de e a es co la, vem se so mar a ou t ros en -con t ra dos no Bra sil .3

Esses t ra ba lhos re a li za dos so bre o t ema exa mi na ram es co las pú bli cas, clas ses po pu la res, vi o lên cia dos pró pri os alu nos con t ra o pa t ri mô nio, con t ra os adul t os e con t ra a pró pria ins t i t u i ção es co lar e ações vi o len t as vin das de f ora, par t in do de ex- alunos ou de

ga

-le ras

ou

gan gues

do ba ir ro. Ent re t an t o, ne -nhum de les al can çou as prá t i cas vi o len t as con t ra os pa res ocor ren do no es pa ço in t ra mu -ros es co la res, nem os alu nos de clas ses mé di as e nem as es co las pri va das. Ou t ro ele men t o que o di f e re dos de ma is t ra ba lhos é que est e des vin cu la a po bre za da vi o lên cia, uma vez que a ori -gem so ci al dos res pon sá ve is pe las ações é as clas ses mé di as e os seg men t os das eli t es.

Est a pes qui sa cons t i t u iu- se num es t u do de na t u re za emi nen t e men t e qua li t a t i va, ape sar de t er ut i li za do t am bém da dos quan t i t a t i vos. A co le t a dos da dos de cam po se deu ba si ca men t e por meio das t éc ni cas de pes qui sa: ob ser va ção, ques t i o ná rio, en t re vis t as, con sul t a à do cu men -t a ção e de po i men -t os.4

M es mo con si de ran do que o f e nô me no da vi o lên cia se ma ni f es t a n o co t i di a no es co lar, f a -mi li ar e nos gru pos de so ci a bi li da de, a pes qui sa pri vi le gi ou a es co la. O pa pel dos no vos mo de los de f a mí lia no pro ces so de so ci a li za ção e a in -f luên cia dos gru pos de so ci a bi li da de so bre os jo vens f o ram con si de ra dos, sim, mas numa abor da gem in di re t a.

A es co lha das es co las f un da men t ou- se nos cri t é ri os bá si cos: de at en di men t o a al u nos de clas ses mé di as e seg men t os da eli t e; de uma per t en cer à rede pú bli ca e a ou t ra à rede pri va -da; de si t u ar- se na ci da de de Vi t ó ria- ES; de não se rem con si de ra das vi o len t as; e de se rem re f e -rên ci as ou mo de los de boas es co las den t ro das suas ca t e go ri as de es co la pri va da ou de es co la pú bli ca. Assim, as u n i da des es co la res se le ci o na das f o ram: uma pú bli ca, mu ni ci pal, que re -ce be alu nos das clas ses mé di as; e ou t ra, par t i cu lar, t ra di ci o nal e man t i da por uma en t i da de re li gi o sa ca t ó li ca, que, f ic t í cia e res pec t i

-va men t e, f o ram de no mi na das de Esco la A e Co lé gio B.

Hou ve a de f i ni ção pe los alu nos de 5ª a 8ª sé ri es por que, se gun do os pro f es so res, é nes sas sé ri es que in ci dem os ma i o res pro ble -mas de in dis ci pli na e vi o lên cia. A pes qu i sa não se res t rin giu a in ves t i gar ape nas esse gru po iso la da men t e, por que o ob je t i vo era i n t er -pre t á- los em re la ção com seus pa res e com os adul t os. Ent ão, f o ram i n ves t i ga dos, di re t a ou in di re t a men t e, os alu nos, os pro f es so res e a equi pe t éc ni co- administ rat iva e os ins pe t o res de alu nos.

Os su je i t os sob aná li se são alu nos em ida de va ri an do de 12 a 15 anos, com ra ras ex -ce ções para mais ou para me n os, nos ca sos de alu nos at ra sa dos ou adi an t a dos para sua sé -rie. São ado les cen t es en t ran do na ju ven t u de.

Alber t o M e luc ci ex põe a su a com pre en são de ado les cên cia di zen do que ela é um pri -me i ro mo -men t o da ju ven t u de e que

não pode ser vis t a so men t e como f ase de t ran -si ção en t re a in f ân cia e a vida adul t a, como met a úl t i ma da ma t u ri da de, mas como um pe río do do ci clo vi t al no qual há pro ces sos es pe -cí f i cos de t rans f or ma ção que in ves t em as di men sões men t al e cor pó rea, as re la ções com os ou t ros e com o mun do. At ra vés des sas mu -dan ças se t or nam vi sí ve is uma or ga ni za ção da vida af e t i va, mo de los de pen sa men t o, f or m as de re la ções, que vêm em pri me i ro pla no, re n e gan do t em po ra ri a men t e ao f un do ou t ras par -t es da ex pe riên cia. (M e luc ci e Fab bri ni, 1992: p. 25)

3 . A violência, assim como a preocupação com ela, não é privilégio brasileiro. Esse problema está disseminado internacionalmente. Dos estudos realizados fora do Brasil, destacam-se os franceses como Éric Debarbieux (1990, 1997, 1998 e 1999), Bernard Charlot (1997), François Dubet (1998), Olivier Galland (1991) e Angelina Peralva (1997 e 1997a).

(5)

Para não per der de vis t a o ado les cen t e sob aná li se e não cair na ar ma di lha de dis cor rer so bre uma ado les cên cia abs t ra t a, ele deve ser si t u a do na sua clas se so ci al. Esses(as) alu -nos(as) ado les cen t es de clas ses mé di as em sua gran de ma i o ria, com ex ce ções de al guns das clas ses po pu la res e ou t ros das eli t es, so f rem f or t e pres são f a mi li ar para se rem bem su ce di -dos, num mo men t o em que se encont ram em uma f ase de

mo ra tó ria

.

A ca t e go ria

mo ra tó ria so ci al

me re ce des t a que por que ela ex pli ca, com mu i t a pro pri e da -de, ques t ões so ci a is da ju ven t u de das clas ses mé di as e da eli t e. Est u dos so ci o ló gi cos t êm mos t ra do que a ju ven t u de de pen de de di nhe i ro e de t em po – uma mo ra t ó ria so ci al – para vi ver um pe río do mais ou me nos pro lon ga do com re la t i va des pre o cu pa ção e isen ção de res pon sa bi -li da des. Esse t em po l e gí t i mo de per mis si vi da de e le gi t i mi da de, pro por ci o na do pela f a mí lia, é aque le de di ca do a es t u dar e a se ca pa ci t ar e du ran t e o qual a so ci e da de os brin da com uma es -pe ci al t o le rân cia. M as a mo ra t ó ria é pri vi lé gio, ge ral men t e, dos jo vens de clas ses mé di as, cu jas f a mí li as t êm a pos si bi li da de de lhes of e re cer es -t u dos pro lon ga dos e re -t ar dar seu in gres so nas res pon sa bi li da des da vida adul t a como o t ra ba -lho e o ca sa men t o (M ar gu lis, 1996).5

M ar gu lis abor da t am bém a

mo ra tó ria vi

-tal

, que se ria uma es pé cie de com ple men t o do con ce i t o de mo ra t ó ria so ci al. A mo ra t ó ria vi t al é cré di t o t em po ral, um algo a mais e que t em vin cu la ções com o as pec t o ener gé t i co do cor -po. Essa mo ra t ó ria se iden t i f i ca com a sen sa ção de imor t a li da de t ão pró pria dos jo vens. Essa sen sa ção e essa f or ma de se si t u ar no mun do se as so ci am com a f al t a de t e me ri da de de al guns at os gra t u i t os; com con du t as au t o des t ru t i vas, que co lo cam em ri s co a sa ú de que eles jul gam ines go t á vel; com a au dá cia e o lan çar- se em de sa f i os; e com a ex po si ção a aci den t es, e a ex ces sos de t odo t ipo. A esse res pe i t o cor re a mi -t o lo gia da cul -t u ra j u ve nil de va lo ri zar o mor rer jo vem, ou seja, mor rer jo vem para não en ve lhe -cer, para per ma ne cer sem pre jo vem e, por t an t o,

imor t al. Essa mo ra t ó ria é co mum aos jo vens de t o das as clas ses so ci a is e est á vin cu la da à idéia do ris co.

A clas se so ci al dos su je i t os sob aná li se deve ser con si de ra da por que ela, den t re ou -t ros f a -t o res, é, -t am bém, res pon sá vel pela cons t ru ção da iden t i da de, pe l as f or mas de so -ci a bi li da de e pe los mo de los que re gem suas vi das.

A clas se so ci al em an á li se é f re qüen t e -men t e anun ci a da no plu ral pela di ver si da de de agru pa men t os que ela abran ge.6 Fran cis co de Oli ve i ra (1988) se re f e re me t a f o ri ca men t e às clas ses mé di as como a ca be ça da M e du sa, por que, as sim como des t a nas cem mil ser pen t es, t am bém na so ci e da de sur gem clas ses mé -di as com f or mas, ex pres sões, ra mi f i ca ções e apa rên ci as m u l t i pli ca das e di f e ren ci a das. Ten t ar de f i nir o que são as clas ses mé di as é u m pro ble ma por que há uma im pre ci são de -cor ren t e do f at o de elas se rem he t e ro gê ne as.

Num es t u do como est e, que abor da ques t ões edu ca ci o na is, há que se re co nhe cer, como já in di cou Ange li na Pe ral va (1985), a im por t ân cia do es t u do clás si co de Wright M ills (1976), pois ele af ir ma que a mo der na di vi são de t ra ba lho exi ge uma es pe ci a li za ção de com pe t ên ci as. Com essa af ir ma ção, M ills est á in di can do que a es co la é a res pon sá vel por es sas di f e ren t es qua li f i ca ções e com pe -t ên ci as. A nova clas se mé di a ana li sa da por M ills se in se re no mer ca do de em pre go gra ças a uma pas sa gem mais ou me nos pro lon ga da pela es co la (Pe ral va, 1985). Os alu nos das clas ses mé di as, ci en t es di s so, f a zem da es co la um ins t ru men t o para con cre t i zar seu pro je t o. Esses alu nos t en dem a es t a be le cer uma re la -ção prag má t i ca com a es co la (Du bet , 1991).

(6)

M a ria Ali ce No gue i ra (1991 e 1998) t raz va li o sas con t ri bu i ções, com seus es t u dos so bre as es t ra t é gi as e com por t a men t os das f a mí li as per t en cen t es a di f e ren t es clas ses so ci a is em re -la ção à es co -la ri da de e ao des t i no pro f is si o nal de seus f i lhos. Se gun do a au t o ra, o com por t a men t o de es co lha da es co la ado t a do pe l as f a -mí li as va ria de um gru po so ci al para ou t ro. As eli t es op t am pela es co la pri va da e ut i li zam es -t ra -t é gi as “ de dis -t in ção” a f im de as se gu ra rem aos f i lhos a f re qüên cia em es t a be le ci men t os al t a men t e se le t i vos e pres t i gi o sos. As clas ses mé -di as, quan do po dem, op t am pel a es co la par t i cu lar, mas qu an do não, par t em para a es -co la pú bli ca es -co lhi da e ut i li zam as es t ra t é gi as “ de evi t a men t o” , ou seja, evi t am cer t as uni da -des es co la res si t u a das em ba ir ros po pu la res, com cli en t e la de ní vel so ci o e co nô mi co ba i xo e/ ou com en si no de má qua li da de. Essas duas si t u a ções de es co lhas das es co las f o ram ve rif icadas nas f a mí li as das duas es co las inves -t igadas.

A op ção, nes t e t ra ba lho, pelo t er mo “ clas ses mé di as” , n o plu ral7, de ve se às in di ca ções da pes qui sa em pí ri ca. As es co las pes qui sa das apre sen t am con t ex t os e su je i t os di f e ren ci a -dos; as f a mí li as são de seg men t os di ver sos; os alu nos se re co nhe cem como per t en cen t es às clas ses mé di as, mas com so ci a bi li da des, es t i los, con su mo e pro je t os dis t in t os. Ent re t an t o, é pre ci so es cla re cer que os alu nos não f or m am um gru po ho mo gê neo de clas ses mé di as. Pelo con t rá rio, a he t e ro ge ne i da de t rans pa re ceu, pois f o ram ve ri f i ca dos al guns alu nos pro ve ni -en t es das clas ses po pu la res na es co la pú bli ca e uma pe que na par ce la per t en cen t e às eli t es n o co lé gio pri va do.

De que vi o lên cia se f ala aqui? Ao ana li sar o f e nô me no da vi o lên cia, de pa ra mo- nos com uma sé rie de di f i cul da des. Uma de las se re f e re jus t a men t e a essa mul t i pli ci da de de com pre en -sões a seu res pe i t o. Essa di ver si da de evi den cia a f ra gi li da de das suas f ron t e i ras. A vi o lên cia se con f un de, se in t er pe ne t ra, se in t er- relaciona com a agres são de modo ge ral e/ ou com a in

dis ci pli na, quan do se ma ni f es t a n a es f e ra es -co lar.

A f ra gi li da de das f ron t e i ras en t re a in -dis ci pli na e a vi o lên cia mos t rou- se evi den t e na pes qui sa em pí ri ca, o que f ez com que os ru mos das pre o cu pa ções se alar gas sem: não era pos sí vel iso lar o f e nô me no da vi o lên cia do da in dis ci pli na. Des sa f or ma, as prá t i cas da in -dis ci pli na, cons t an t e men t e ci t a das, e mes mo con f un di das com con du t as de vi o lên cia pe l os su je i t os e pro t a go nis t as – os alu nos –, pas sa -ram a ser ob ser va das com at en ção.

Para com pre en der a ques t ão da dis ci pli -na no âm bi t o da so ci a li za ção vale re cor rer a Émi le Durk he im (1925). A cri an ça, aos seus olhos, é um ser mar ca do pela au sên cia por que lhe f al t am qua li da des mo ra is, con si de ra ção em re la ção aos in t e res ses dos ou t ros, ist o é, f al t am- lhe con du t as re co men da das para a con vi vên cia so ci al. Para su prir es sas ausên cias, os adul t os de vem lan çar mão da edu ca -ção, t rans f or man do essa cri an ça, por meio da so ci a li za ção, num ser so ci al e mo ral, com su a na t u re za ne u t ra li za da. O “ mal” ori gi ná rio d a na t u re za deve ser con t i do pela dis ci pli na que im po rá li mi t es mo ra is.

A no ção dada por Durk he im so bre dis ci pli na com por t a os me ca nis mos de re gu la ri da -de, au t o ri da -de, li mi t e, pe na li da -de, cul pa e re com pen sa. Por meio da re gu la ri da de e da au t o ri da de, os li mi t es são de f i ni dos para as cri an ças. E, para com ple t ar o pro ces so, as pu -ni ções e as re com pen sas ga ran t em o res pe i t o às re gras. A pu ni ção re pa ra a f al t a co me t i da, mas ser ve mais para dar uma sa t is f a ção ao obe di en t e do que para nor ma li zar o t rans gres sor. É por isso que a pu ni ção deve ser pú -bli ca. Já a re com pen sa é o con t ra pon t o do cas t i go, mas ela t em peso me n or que a pu ni ção.

(7)

E o es pa ço mais apro pri a do para t or nar a cri an ça um ser dis ci pli na do é a es co la, por que nela

Exis t e t odo um sis t e ma de re gras que de t er mi nam a con du t a da cri an ça. Ela deve se apre sen -t ar à clas se na hora f ixa, uni f or mi za da e numa at i t u de con ve ni en t e; na clas se ela não deve at ra pa lhar a or dem; ela deve apren der su as lições, f a zer seus de ve res, os deve f a zer com uma su f i ci en t e apli ca ção, et c... Há as sim uma mul t i pli ci da de de obri ga ções às qua is a cri an ça est á f or ça da a sub me t er se. Seu con jun t o cons -t i -t ui o que se cha ma dis ci pli na es co lar [gri f o meu]. Pela prá t i ca da dis ci pli na es co lar é pos sí -vel in cul car na cri an ça o es pí ri t o de dis ci pli na. (Durk he im, 1925, p. 169)

M as é sa bi do que a es co la, hoje, est á pas -san do por uma cri se re la ci o na da à so ci a li za ção, e ela t em en f ren t a do di f i cul da des na t rans mis são das nor mas e dos va lo res ge ra is da so ci e da -de. Além dis so, a es co la re gi da pelo mo de lo t ra di ci o nal, com o ma ne jo de clas se n as mãos ex clu si va men t e do pro f es sor e os alu nos em po si ção de obe diên cia e su bal t er ni da de, per -deu- se no t em po. A sala de aula onde vi go ram no vos mo de los de re la ções en t re pro f es so res e alu nos, onde t udo pode ser pas sí vel de dis cus -são, onde a hi e rar quia f ica me nos vi sí vel, onde os alu nos t êm o di re i t o de opi nar, é uma nova re a li da de. Esses no vos mo de los, com ca pa ci da de de ma i or elas t i ci da de de t o le rân cia, i m pli -cam no vas de f i ni ções de dis ci pli na.

Assim, mes mo re co nhe cen do o va lor e as con t ri bu i ções do le ga do de Du rk he im à edu ca -ção e, aci ma de t udo, que os ide a is da es co la t ra di ci o nal ain da es t ão f or t es e pre sen t es no co t i di a no de m u i t as es co las, é ne ces sá rio i r além e bus car no vos ca mi nhos para com pre en -der a in dis ci pli na n a es co la.

O t er m o in di s ci pl i n a n ão pode se res t ri n -gir ape n as à i n di ca ção de n e ga ção ou pri va ção da dis ci pli n a ou à com pre en são de de sor dem, de des con t ro l e, de f al t a de re gras. A in di s ci pl i

n a pode, t am bém , ser en t en di da com o re si s -t ên ci a, ou sa di a e in con f or m i s m o. Essa com pre en são de i n dis ci pli n a est á vi n cu l a da ao en t en di men t o do pro ces so edu ca t i vo en qu an t o pro ces so de con s t ru ção do co nhe ci -m en t o, n o qu al e-mer ge-m f a l as, -m o vi -m en t o, re bel di a, opo si ção, i n qu i e t a ção, bus ca de res pos t as por par t e dos al u nos e dos pro f es -so res. M as, m es mo n es se sen t i do po si t i vo, a i n di s ci pl i n a i n co mo da, por qu e a es co la n ão est á pre pa ra da, de f at o, para con vi ver com ce n as em que o pro f es sor n ão t em mai s o con t ro l e t o t al e em qu e cada al u no t em o seu qu e rer.

A ga ran t ia da m a nu t en ção da dis ci pli na n a es co la sem pre exi giu a pre sen ça das re la -ções de do mi na ção e su bor di na ção. Hou ve, en t re t an t o, uma mu dan ça na cor re la ção en t re as par t es. Os alu nos ad qui ri ram ma i or es pa ço de at u a ção e de de ci são, mais au t o no mia, e se f or t a le ce ram. Na mes ma pro por ção em qu e há mais igual da de, as si t u a ções de t en são se evi -den ci am, já que os alu nos t êm pos si bi li da des de se ex pri mir. As t en sões po dem ser ge ra das n as re la ções de obe diên cia às re gras im pos t as ou n o con f ron t o com as di f e ren ças cul t u ra is, so ci a is, eco nô mi cas e/ ou ge ra ci o na is.

Não exis t e ape n as um pon t o de vis t a ab so lu t o so bre de t er mi na do f e nô me no, mas há o pon t o de vis t a de ob ser va do res. O ou t ro est á si t u a do di f e ren t e men t e de mim e por isso t em ou t ros va lo res, ou ét i ca ou ex pe riên cia de mun do. Ao ana li sar- se a in dis ci pli na do pon t o de vis t a, por exem plo, ape n as do adul t o, t en -de- se a en qua drá- la no rol dos de li t os, da má ação, do que re quer pu ni ção. Em con t ra par t i da, se nos at i ver mos ape n as ao olhar do alu -no, isso pode sig ni f i car a isen ção da res pon sa bi li da de de seus at os, já que não agem in t en ci o nal men t e con t ra o ou t ro, mas ape nas bus cam a em o ção, o di ver t i men t o, as sen sa ções di f e ren t es ou o des ve la men t o d e no vos sen t i men t os.

(8)

de in dis ci pli na. M as, ao pen sar a in dis ci pli na, há que sem pre se lem brar do seu lado po si t i vo. M u i t as ve zes, ela se t or na ins t ru men t o de re sis -t ên cia à do mi na ção, à sub mis são, às i n jus -t i ças, às de si gual da des e às dis cri mi na ções em bus ca da iden t i da de e dos di re i t os (cf . Apple, 1989, Ca ma cho, 1990). Há de se con si de rar t am bém que a com pre en são da i n dis ci pli na acom pa nha as mu dan ças at ra vés dos t em pos e nos di f e ren -t es lu ga res. A el as -t i ci da de da per mis si vi da de no t em po e no es pa ço t or na as f ron t e i ras da in di s ci pli na ma leá ve is, f rá ge is e di f í ce is de se rem de -f i ni das. É por isso que mu i t as ve zes el a se con f un de com a vi o lên cia ou com a agres são.

A mes ma va ri a bi li da de de con cep ções en -con t ra da para in dis ci pli na t am bém é ve ri f i ca da para se con ce i t u ar o f e nô me no da vi o lên cia. Tal di ver si da de se jus t i f i ca por dois mo t i vos: pri me i ro por que o seu en t en di men t o não é o mes -mo nos di f e ren t es pe río dos da hu ma ni da de e, se gun do, por qu e cada pes soa in t e res sa da n o t ema pode se per mi t ir com pre en dê la con f or -me os seus va lo res e a sua ét i ca.

Et i mo lo gi ca men t e, vi o lên cia vem do la -t im

vis

, f or ça, e sig ni f i ca t odo at o de f or ça con -t ra a na -t u re za de al gum ser; de f or ça con -t ra a es pon t a ne i da de, a von t a de e a li ber da de de al -guém; de vi o la ção da na t u re za de al guém ou de al gu ma co i sa va lo ri za da po si t i va men t e por uma so ci e da de; de t rans gres são con t ra aque las co i sas e ações que al guém ou uma so ci e da de de f i ne como jus t as e como um di re i t o; con se qüen t e men t e, vi o lên cia é um at o de bru t a li da -de, se ví cia e abu so f í si co e/ ou psí qui co con t ra al guém e ca rac t e ri za re la ções in t er sub je t i vas e so ci a is de f i ni das pela opres são, in t i mi da ção, pelo medo e pelo t er ror (Cha ui, 1998 e 1999).

As le i t u ras que de ram su por t e para est e es t u do so bre a vi o lên cia es co lar f o ram prin ci -pal men t e de pes qui sa do res da Fran ça, como Ber nard Char lot (1997), Éric De bar bi e ux (1990, 1997, 1998, 1999) e Ange li na Pe ral va (1997,1997a), Fran ço is Du bet (1998) e Oli vi er Gal land (1991). Os t rês pri me i ros t êm t o ma do como re f e rên cia as idéi as de Nor bert Eli as

(1996) a res pe i t o do pro ces so ci vi li za dor, quan do de no mi nam as pe que nas vi o lên ci as ou as pe que nas agres sões do co t i di a no que se re pe t em sem pa rar, a f al t a de po li dez, a t rans -gres são dos có di gos das boas ma ne i ras ou da or dem es t a be le ci da, de in ci vi li da des, para ef e -i t o de d-is t -in ção das con du t as cr-i m-i no sas ou de lin qüen t es.

Char lot (1997), ao in ves t i gar a vi o lên cia nas es co las f ran ce sas, sin t e t i za a t ese de Eli as, af ir man do que a vi o lên cia se ria um con jun t o de in ci vi li da des, ou seja, de at en t a dos co t i di a nos ao di re i t o de cada um ver sua pes soa res -pe i t a da. Ele in di ca que o ho mem, por sua con di ção an t ro po ló gi ca, é obri ga do a apren -der a ser ho mem. Já que nas ce ima t u ro, ele só pode se ho mi ni zar se f or ca paz de se apro pri ar da qui lo qu e a es pé cie hu ma na cria no cur so de sua his t ó ria. Des de que ele apren de, se ho mi ni za, ele en t ra numa re la ção que est á sem -pre em mar cha com o mun do, com o ou t ro e con si go mes mo. As pes qui sas por ele co or de -na das in di ca ram que a t en são co t i di a -na t em au men t a do bem mais que a vi o lên cia en t en di da como agres são f í si ca. “ Essa t en são se man -t ém e exa cer ba a in ci vi li da de; e ex plo de sob a f or ma de cri ses – in jú ri as, ri xas, t u mul t os, pan ca das, et c.” (1997, p.20). Além de ser maior, essa t en são pro pa gou- se pe las es co las que, há al guns anos, eram con si de ra das se gu ras.

Est a pre mis sa de que a vi o lên cia de cor re da f al t a de con t ro le so bre as con du t as e da au sên cia da ci vi li da de i n cor po ra a idéia de f un do de que é a ci vi li za ção que ca na li za e es t a be le ce a con t en ção dos ins t in t os. Par t e des -sa pre mis -sa t am bém a idéia de que a es co la, res pon sá vel pela ho mi ni za ção, deve “ ci vi li -zar” os alu nos, de f or ma a le vá- los a con t ro lar suas con du t as, suas emo ções e seus im pul sos agres si vos.

(9)

cons t ru í do uma ex pe riên cia de vi o lên cia (Du -bet , 1991, 1994, 1995). Em ra zão des sa cri se, as prá t i cas de vi o lên cia t êm pi po ca do co t i di a na -men t e en t re os alu nos. Além dis so, acre di t o que es sas vi o lên ci as “ le ves” , não- f ísicas, ver ba is e com ou t ras f or mas de ma ni f es t a ção – como segrega ção, ex clu são, i n di f e ren ça –, não são as su mi das, f i can do dis f ar ça das ou mas ca ra das.

Para ex pli car a ce gue i ra a de t er mi na dos t i pos de vi o lên cia pra t i ca dos por de t er mi na dos se t o res (ge ral men t e dos do mi nan t es) con t ra ou t ros seg men t os (dos do mi na dos) são ut i li za -das as idéi as de M a ri le na Cha ui (1998 e 1999) so bre a di f i cul da de que há no Bra sil em com pre en der e at é em en xer gar a vi o lên cia real. Se -gun do ela, vi ve mos uma si t u a ção pa ra do xal, por que, de um lado, bra da- se con t ra a vi o lên cia e a f a vor de um “ re t or no à ét i ca” e, de ou t ro, são pro du zi das ima gens e ex pli ca ções para a violência que im pe dem a vi si bi li da de e a com -pre en são da vi o lên cia real. A vi o lên cia real é ocul t a da por me ca nis mos ou dis po si t i vos ide o -ló gi cos como os da ex clu são, da dis t in ção, do ju rí di co, do so ci o ló gi co e da in ver são do real.8

Os me ca nis mos apon t a dos por Cha u i po -dem au xi li ar no exa me das prá t i cas de vi o lên cia dos alu n os, bem como na com pre en são de de -t er mi na das re pre sen -t a ções cor ren -t es n as du as es co las in ves t i ga das. Ent re t an t o, aque l e que é mais sig ni f i ca t i vo é o da i n ver são do real, pois ele pode aju dar a com pre en der si t u a ções en -con t ra das nos am bi en t es es co la res, como, por exem plo, a ut i li za ção, por alu nos ou pro f es so res, de ar t i f í ci os para mas ca rar os at os vi o len -t os, ou en -t ão o f e nô me no da in ver são de po si ções de dis cri mi na dor em dis cri mi na do e de dis cri mi na do em dis cri mi na dor.

A s s u t i le z a s d a s f a c e s d a v i o lê n c ia

A ins t i t u i ção es co lar t em se res sen t i do dos li mi t es da so ci a li za ção por não es t ar con se -guin do at u ar nos dois mun dos – do pe da gó gi co e do re la ci o nal dos alu nos – que re si dem den t ro

dela. Essa cri se da so ci a li za ção gera um es pa ço no qual os alu nos cons t ro em u ma ex pe -riên cia sig ni f i ca t i va, mu i t as ve zes f ora da pró pria da es co la, ou con t ra ela, ou den t ro, mas a des pe i t o dela (Du bet , 1991, 1994 e Du -bet e M ar t uc cel li,1995).

Fi cou vi sí vel que as ações so ci a li za do ras das duas es co las i n ci dem mu i t o mais no ri go ro so as pec t o pe da gó gi co. Ambas, da pers pec -t i va do pro je -t o pe da gó gi co, po dem ser con si de ra das bem sucedidas por que, no ge ral, os ín di ces de apro va ção são al t os e as res -pos t as dos alu nos t êm sido sa t is f a t ó ri as. Cla ro que é ne ces sá rio con si de rar que, na Esco la A (pú bli ca), há mais di f i cul da des, mas mes mo as sim, ela é con si de ra da um bom es t a be le ci -men t o de en si no. No Co lé gio B (pri va do), há uma ef i cá cia ma i or do que na es co la pú bli ca, por que os pro f es so res con se guem t ran s mi t ir os con t e ú dos e os alu nos con se guem res pon der me lhor. Na Esco la A, o su ces so no t ra ba -lho pe da gó gi co é me n or por que há uma di ver si da de so ci al ma i or e o ca pi t al cul t u ral dos alu nos não se af i na t an t o com a in s t i t u i -ção es co lar, en t ão, eles res pon dem me nos, ape sar de os pro f es so res se rem mu i t o bons. A

8 . Os dispositivos ideológicos responsáveis pelo ocultamento da violência real apresentados por Chaui são:

• da exclusão – existe um mito de que o Brasil é uma nação não-violenta. “ O mecanismo da exclusão produz uma diferença entre um nós-brasileiros-não-violentos e um eles não-brasileiros violentos. Eles não fazem parte do nós.” (p. 36)

• da distinção – ocorre uma distinção entre o essencial e o acidental. Os brasileiros, por essência, não são violentos e por isso a violência é acidental, superficial, momentânea, uma crise, limitada temporal e espacialmente.

• jurídico – circunscreve a violência no campo da delinqüência e da criminalidade. Esse mecanismo permite determinar quem são os “ agentes violentos” (os pobres) e legitimar a ação da polícia contra os pobres, os negros, as crianças de ruas e outros.

• sociológico – considera a violência como um momento de anomia social no qual a perda das formas antigas de sociabilidade ainda não foram substituídas por novas. A violência, aqui, é considerada como um momento no qual os grupos sociais “ atrasados” ou “ arcaicos” entram em contato com os grupos sociais “ modernos” , e por estarem desadaptados, tornam-se violentos.

(10)

es co la não apre sen t a as mes mas con di ções apa re lha das do en si no do co lé gio pri va do.

Os dois es t a be le ci men t os de en si n o mos t ra ram se ins t i t u i ções f or t es n o as pec t o pe da -gó gi co, mas f ra cos n a es f e ra das re la ções dos alu nos, por que nas f i bras des sa con vi vên cia os jo vens das duas es co las vão t e cen do u ma ex pe -riên cia, que não nas ce, ne ces sa ri a men t e, do pro je t o da ins t i t u i ção, ou seja, eles vão cons t ru in do um modo de vi ver den t ro do es t a be le ci -men t o que in de pen de da ins t i t u i ção e que pode at é ne gar a vida da es co la. E esse t er ri t ó rio onde a ins t i t u i ção es co lar não est á agin do é o t er ri t ó rio das ex pe riên ci as (Du bet , 1994 e Du -bet e M ar t uc ce li, 1995).

Onde ocor re a au sên cia de pro pos t a edu ca t i va, a es co la não f un ci o na como uma re t ra -du t o ra dos va lo res so ci a is e t er mi na por per mi t ir que os va lo res so ci a is pre do mi nan t es in va dam o seu am bi en t e sem ne nhum f il t ro edu ca t i vo. Com isso, mar cas como a dos pre -con ce i t os, por exem plo, aca bam se alo jan do no in t e ri or do es pa ço es co lar. A f al t a de al can ce da ação so ci a li za do ra at é o am bi en t e re la ci o nal pro mo ve bre chas que per mi t em aos alu nos a cons t ru ção de ex pe riên ci as es co la res, en t re elas, a ex pe riên cia da vi o lên cia.

Os t er ri t ó ri os da ex pe riên cia da vi o lên cia são di f e ren t es nas duas es co las, o que não sig ni f i ca que ela não se cons t rua em qual qu er es -pa ço, even t u al men t e. No Co lé gio B, ela sur g e pre do mi nan t e men t e nas sa l as de aula, di an t e dos pro f es so res, en quan t o que na Esco la A os epi só di os mais f re qüen t es ocor rem nos pá t i os, nos cor re do res, na cal ça da em f ren t e ao pré dio. Como na es co la re li gi o sa as prá t i cas da vi o lên -cia são t e ci das com a pre sen ça dos pro f es so res, elas ga nham dis f ar ces, o que não é ne ces sá rio na ou t ra es co la, onde não há adul t os por per t o. Assim, há duas f or mas pre do mi nan t es de prá t i ca des se at o: a da vi o lên cia mas ca ra da/ im plí ci -t a e a da vi o lên cia não- mascarada/ ex plí ci -t a. É ne ces sá rio que se f aça um aler t a en f á t i co para o f at o de es ses t er ri t ó ri os e es sas f or mas ocor re -rem

pre do mi nan te men te

, o que sig ni f i ca que,

even t u al men t e, pode ha ver mu dan ça de es pa -ços, de f a ces e de es co la.

A par t ir de um cer t o mo men t o da pes -qui sa, a gran de in da ga ção pas sou a ser: quem pra t i ca a vi o lên cia con t ra quem e por quê? A in ves t i ga ção f oi mos t ran do duas si t u a ções: uma, mais co mum na Esco la A, em que os agres so res eram os di f e ren t es; e ou t ra, mais f re qüen t e n o Co lé gio B, em que os agre di dos, ex clu í dos e re je i t a dos apre sen t a vam um pon -t o em co mum – -t o dos -t ra zi am al gu ma mar ca que os di f e ren ci a va da ma i o ria –, f os sem elas mar cas que os dis t in gui am cul t u ral men t e ou pelo cor po. Sur giu a in di ca ção, t am bém, de que os agres so res aos di f e ren t es per t en ci am, no ge ral, aos gru pos dos por t a do res de ca rac t e rís t i cas so ci al men t e exi gi das ou dos “ ca pa -ci t a dos” a at en der aos cri t é ri os im pos t os pe los do mi nan t es. É ne ces sá rio que se des t a que o f at o de que as duas es co las apre sen t a -ram es ses dois t i pos de epi só di os. No en t an t o, na es co la pú bli ca é mais mar can t e a vi o lên cia sen do

pra ti ca da

pe los di f e ren t es, e, na reli -giosa, sen do

di ri gi da

aos di f e ren t es.

(11)

A re a li da de que se apre sen t a nas duas es co las, mas com ma i or ên f a se na uni da de pri va -da, no que se re f e re ao t ra t a men t o dado à di f e ren ça, pos sui duas f a ces: de um lado, há as ra zões so ci a is da di f e ren ça, que ge ram i n t o le -rân cia, pre con ce i t o, dis cri mi na ção, ra cis mo e vi o lên cia por que, nes se caso, a di f e ren ça é con -si de ra da de -si gual da de e não di ver -si da de. De ou t ro lado, há a di f i cul da de t í pi ca do mo men t o da ida de (ado les cên cia) de se li dar com as di f e -ren ças. Esses alu nos, por es t a rem num pro ces so de bus ca de af ir ma ção da iden t i da de, t en dem a re je i t ar aque les que não per t en cem ao seu gru -po e que apre sen t am ca rac t e rís t i cas di f e ren t es das suas (Erik son , 1987).

Nas duas es co las exis t em va ri a dos mo -men t os e di f e ren t es f or mas de prá t i cas vi o len t as dos alu nos: as prá t i cas da vi o lên cia mas ca ra da e as prá t i cas da vi o lên cia não mascarada ou ex plí ci t a. Esse mas ca ra men t o, como já f oi dit o an t e -ri or men t e, pode ser ex pli ca do por meio dos me ca nis mos ide o ló gi cos que per mi t em a ocul t a -ção da vi o lên cia real apon t a dos por M a ri le na Cha ui (1998 e 1999). A ocul t a ção da vi o lên cia f oi ve ri f i ca da, com mais f or ça, no Co lé gio B o que não sig ni f i ca que não se pos sa, even t u al -men t e, en con t rar o mas ca ra -men t o na pú bli ca e o não- mascarament o na re li gi o sa.

A vi o lên cia, na sua f or ma ex plí ci t a de ma ni f es t a ção nas es co las, é com ba t i da, cri t i ca da e con t ro la da por meio de pu ni ções. Ent re -t an -t o, a vi o lên cia mas ca ra da pas sa im pu ne, ou por que não é per ce bi da como t al e é con f un di -da com a i n dis ci pli na, ou por que é con si de ra -da pou co gra ve, isen t a de con se qüên ci as re le van -t es, ou, f i nal men -t e, por qu e não é vis -t a.

As me di das de re pres são da vi o lên cia ado t a das pe l as es co las são, mu i t as ve zes, dri -bla das pe l os alu nos. A pes qui sa re ve lou pelo me nos duas ma ne i ras en con t ra das pe los alu nos para se des ven ci lhar das pu ni ções des t i na das à con t en ção da vi o lên cia vi sí vel. A pri me i ra de las, bem an t i ga e ut i li za da pe l os alu nos há mu i t o t em po, se dá com a t rans f e rên cia do con f ron t o para um es pa ço li vre de re pres são. Expli can do:

as de sa ven ças que se ini ci am n as dependên cias da es co la f i cam, nor mal men t e, cir cuns -cri t as a ame a ças e agres sões ver ba is. O que não se re sol ve com pa la vras é le va do para f ora dos mu ros es co la res, onde os alu nos f a zem os acer t os de con t as com agres sões f í si cas. A se -gun da ma ne i ra en con t ra da pe los alu nos para bur lar o con t ro le da vi o lên cia é, jus t a men t e, o mas ca ra men t o da ação.

Por ser vi sí vel, a vi o lên cia ex plí ci t a é, na ma i o ria das ve zes, as su mi da, com ba t i da, pu -n i da e evi t a da, mas há as ex ce ções, como, por exem plo, as de pre da ções na Esco la A, que, de t ão ba na li za das, já não são mais per ce bi das. A vi o lên cia mas ca ra da, por ou t ro lado, pas sa, qua se sem pre, a ser con f un di da com in dis ci pli na ou com brin ca de i ra. É con si de ra da me -nos gra ve, por que não t raz con se qüên ci as vi sí ve is ou de ef e i t o ime di a t o, por que não ma chu ca o cor po, não f az ver t er o san gue. Os da -nos, mu i t as ve zes i n de lé ve is, são, ge ral men t e, de or dem psi co ló gi ca e/ ou mo ral.

Essa vi o lên cia pode se t or nar pe ri go sa por que não é con t ro la da por nin guém, não pos sui re gras ou f re i os e por qu e pas sa a ocor -rer cons t an t e men t e no co t i di a no es co lar. De t an t o acon t e cer, ela pas sa a ser ba na li za da e t er mi na por ser con si de ra da “ n a t u ra li za da” , como se f os se algo “ nor mal” , pró prio da ado -les cên cia. A ba na li za ção da vi o lên cia pro vo ca a in sen si bi li da de ao so f ri men t o, o des res pe i t o e a in va são do cam po do ou t ro.

A ide o lo gia dos t em pos cont emporâ -neos, que pre ga o in di vi du a lis mo exa cer ba do, que nega e at é com ba t e as ini ci a t i vas co le t i vas, f az com que o su je i t o não en xer gue o ou t ro. O ou t ro é o di f e ren t e, é o es t ra nho, é o nada. O que t em va lor é o “ eu” e aque les com os qua is o “ eu” se iden t i f i ca. O ou t ro não despert a a so -li da ri e da de, o res pe i t o, o bem- querer, e pode, por qual quer mo t i vo ba nal, ser des t ru í do, eli -mi na do, se gre ga do e ex clu í do.

(12)

di re ção de at os de i m po si ção pela f or ça, d e agres são e de des t ru i ção, por que, pri me i ro, eles des co nhe cem os li mi t es do at é onde po dem ir e quan do de vem pa rar; de po is, es t ão con ven ci dos de que f i ca rão im pu nes, já que não são res -pon sá ve is pe los at os que pra t i cam, por qu e es t ão sem pre “ brin can do” e nun ca t êm a in t en ção real de ma chu car, que i mar ou ma t ar, e, f i -nal men t e, o ou t ro é di f e ren t e e não apre sen t a sig ni f i ca do.

A in ves t i ga ção mos t rou qu e o f u n da men -t o bá si co da f or ma de ex pres são mas ca ra da da vi o lên cia con t ra os di f e ren t es é a dis cri mi na ção, nas suas va ri a das mo da li da des. Fo ram ob -ser va das prá t i cas de i n t o le rân cia em f ace dos di f e ren t es, con cre t i za das nas f or mas de di s cri mi na ção so ci al (aos po bres ou ri cos de ma is), ra -ci al (aos ne gros), de gê ne ro (aos ho mos se xu a is) e aos que se dis t an ci am dos pa drões co lo ca dos (aos bons alu nos, aos maus alu nos e aos no va -t os na es co la, aos gor dos, aos f e i os9

e ou t ros). A dis cri mi na ção so ci al f oi per ce bi da nas duas es co las, mas com va ri a ções quan t o à in -t en si da de. No es -t a be le ci men -t o pri va do, ela é ge ne ra li za da, acen t u a da, cons t an t e e at in ge, não ape nas os alu n os, mas t am bém pro f es so res e f un ci o ná ri os. Os pro f es so res, por exem plo, no t am o t ra t a men t o di f e ren ci a do dos alu nos con f or me suas pos ses: se apre sen t am in dí ci os de ri que za como jói as e rou pas de

grif fe

, ou f re qüen t am lo ca is re ser va dos à eli t e, como de -t er mi na dos clu bes, por exem pl o, são -t ra -t a dos pe los pais e alu nos como igua is. Caso con t rá -rio, são des pre za dos e con si de ra dos i n f e ri o res. Na es co la pú bli ca, esse t ipo de dis cri mi na ção é mais bran do, res t rin ge se a ape nas al guns pra -t i can -t es e é, por -t an -t o, mais di f u so.

No Co lé gio B, a ex pres são da vi o lên cia aos et ni ca men t e di f e ren t es é mais f re qüen t e que na Esco la A, da mes ma f or ma como ocor r e com a dis cri mi na ção so ci al. No en t an t o, a demonst ração crua e di re t a do ra cis mo, nes sa uni da de pri va da de en si no, não é prá t i ca ge ne -ra li za da. Há aque les que a es con dem por t rás da “ brin ca de i ra” . Os adul t os re co nhe cem qu e

esse t ipo de prá t i ca de dis cri mi na ção se apre -sen t a mas ca ra da na f or ma de brin ca de i ra.

Na Esco la A, as prá t i cas da dis cri mi na ção ra ci al são ve la das. Elas at in gem prin ci pal -men t e os alu nos de ori gem ne gra, mas os pou cos de ori gem asiá t i ca t am bém não são pou pa dos. Aqui, t am bém, os que a pra t i cam t en dem a ca rac t e ri zar os at os como brin ca de i ra. Aque les que pra t i cam esse t ipo de dis cri -mi na ção apre sen t am duas f or mas de con du t a: ou a ne gam ou a ad mi t em. Aque les que a ne -gam o f a zem sem con vic ção, de mons t ran do des con f or t o, como se a ne ga ção si g ni f i cas se a real au sên cia da dis cri mi na ção. Ent re os que a ad mi t em, in clu em se aque les que, con t ra di -t o ri a men -t e, di zem que é dis cri mi na ção, m as que é, t am bém, sim ples brin ca de i ra.

O pre con ce i t o em re la ção aos ho mos se xu a is, que em ba sa as ex pres sões de dis cri mi -na ção, se f az pre sen t e -na so ci e da de em ge ral. As es co las, ins t i t u i ções so ci a is que são, não f o gem des se qua dro e apre sen t am, igual men t e, esse pre con ce i t o. Ele se ex t e ri o ri za na f or -ma -mais di re t a e -mais cons t an t e men t e n a Esco la A. No co lé gio pri va do, ele exis t e mas é so bre pu ja do pe l as dis cri mi na ções so ci a is e ra ci a is, co lo can do se, des sa ma ne i ra, num se -gun do pla n o.

Os alu nos que f o gem dos pa drões mé dios de apro ve i t a men t o – t an t o para mais, sen -do bons alu nos, como para me nos, sen -do maus alu nos – não são ace i t os pe los seus pa res nas duas es co las. M as são alvo de ações dis cri mi -na do ras t am bém aque les com com por t a men t o ade qua do de ma is às nor mas dis ci pli na res.

Em va ri a das cir cuns t ân ci as e n as du as es co las ve ri f i cou se que o alu no pode ser in dis ci pli na do, dis pli cen t e nos es t u dos e vi o len -t o sem que isso o des me re ça di an -t e dos

(13)

co le gas, pelo con t rá rio, isso at é o va lo ri za. O inad mis sí vel é que ele seja re pro va do. Est á aí um dos mo t i vos que le vam os alu nos das duas es co las a t e mer a re pro va ção que t raz – além das con se qüên ci as já co nhe ci das como a re pe -t ên cia da sé rie e a f rus -t ra ção da f a mí lia – a rejeição do seu gru po de pa res.

Há a t en dên cia, en t re os alu nos, de re la ci o nar bom ren di men t o es co lar com ho mos se -xu a li da de. Ser es t u di o so e dis ci pli na do é ser ho mos se xu al. A “ ma che za” est á di re t a men t e li -ga da à co ra gem de t rans gre dir, de agre dir e de não es t u dar, mas t en do a com pe t ên cia de ser apro va do, mes mo que seja ut i li zan do se de ou t ros sub t er f ú gi os que não a de di ca ção ao es t u -do. Essa ide o lo gia é plan t a da por aque les que im põem seu po der na base da f or ça, da ame a ça e da agres são. Os que apre sen t am apro ve i t a -men t o in f e ri or, a pon t o de in cor rer na re t en ção na mes m a sé rie, são pas sí ve is de re cu sa do pró prio gru po. E, para agra var, es ses alu nos so -f rem, t am bém, a re je i ção dos pro -f es so res. Os com por t a men t os de re je i ção aos bons alu n os são an t i gos e nem po dem ser con si de ra dos gra -ves. Ent re t an t o, es sas ve lhas at i t u des ga nham, at u al men t e, no vos t ons. O es pe cí f i co de hoje são os li mi t es t ê nu es para es sas con du t as, em que pe que nas di s cri mi na ções, que sem pre exis t i ram, des cam bam, ra pi da men t e, para uma si -t u a ção ex plo si va. Qu an do os con -t ro les do sis t e ma so bre a dis ci pli na e as re gras são mais f ra cos e os es pa ços de mo crá t i cos não são ut i li za dos de ma ne i ra ade qua da, es sas prá t i cas an -t i gas e co muns ga nham co lo ra ções e, f re qüen t e men t e, pas sam f á cil e ra pi da men t e para o t er ri t ó rio da vi o lên cia.

Os gru pos já f or ma dos nas duas es co las mos t ra ram- se t en den t es a re je i t ar os no va t os mo vi dos pelo pen sa men t o de que “ eu e meu gru po nos iden t i f i ca mos en t re nós, mas o novo é di f e ren t e de mim e de nós” . A pre sen ça do no va t o pode, ain da, f a zer af lo rar aqui lo que se as -se me lha à de f e sa do t er ri t ó rio, ou -seja, como -se os já se di a dos de se jas sem mos t rar quem são os do nos do pe da ço. Há que se re co nhe cer que a

de f e sa do t er ri t ó rio é ine ren t e à so ci a bi li da de ju ve nil. Ent re t an t o, as con du t as que ul t ra pas sam a nor ma li da de ga nham gra vi da de quan -do a isso se jun t am si t u a ções am plas d e pre con ce i t o, dis cri mi na ção e re cu sa do novo di f e ren t e.

As duas es co las mos t ra ram n u an ças n o que con cer ne a essa f or ma de dis cri mi na ção. Na Esco la A, as ações vi o len t as são mais ex plí -ci t as, ra di ca is e se con cre t i zam na f or ma d e in t i mi da ções, su r ras e ex t or sões. No Co lé gio B, as ma ni f es t a ções ocor rem de ma ne i ra mais su t il e mais dis si mu la da nas f or mas de se gre -ga ção, de des me re ci men t o e de des res pe i t o, mas, ape sar di s so, são per ce bi das pe los alu nos.

Os ado les cen t es pre ci sam da f or ma para po de rem se en t en der como pes so as. Por es t a -rem en vol vi dos no pro ces so de cons t ru ção da iden t i da de, a f or ma é mu i t o im por t an t e e pas -sa a ser es sen ci al. A apa rên cia f í si ca pode def inir uma sé rie de co i sas, como ser va lo ri za do/ des va lo ri za do/ ri di cu la ri za do, ace i t o/ re je i -t a do, ama do/ des pre za do, per se gui do/ ba ju-lado, ou seja, pode de f i nir se ocor re rá uma dis cri mi na ção po si t i va ou n e ga t i va.

A ado les cên cia é uma et a pa da vida na qual ocor rem gran des t rans f or ma ções de con -du t as, cog ni t i vas, emo ci o na is e f i si o ló gi cas e, con se qüen t e men t e, é um pe río do no qual a ima gem do cor po t am bém se en con t ra em ple n a mu dan ça. O jo vem é por t a dor de um cor po em cons t an t e t rans f or ma ção e a ace i t a bi li da de des se cor po de pen de, em gran de par -t e, dos cri -t é ri os l e gi -t i ma dos pelo seu gru po de per t en ci men t o. A au t o cons ciên cia do ado les -cen t e se t ra duz numa au t o- observação e num cons t an t e exa me de suas qua li da des f í si cas (Va li en t e, 1996).

(14)

mar cas como t a t u a gens ou

pi er cings

, et c. (Zi -mer man, 1999). Há aque les com por t a men t os, va lo res e idéi as que são pró pri os da ado les cên cia e, por isso, con si de ra dos n or ma is e es pe ra -dos. Ent re t an t o, há aque les que o so ci al re f or ça e que t ra zem mu i t o mais so f ri men t o hoje do que t em pos at rás. Um exem plo do so ci al re f or -çan do essa t en dên cia pró pria dos jo vens é o f at o de a so ci e da de con t em po râ nea pri vi le gi ar o cul t o ao cor po ma gro e sa u dá vel e com isso aca bar es t i mu lan do o de sen vol vi men t o de con -du t as cujo eixo cen t ral é o pró prio cor po.

A obe si da de, a ba i xa es t a t u ra, a cor da pele mais es cu ra, e t an t os ou t ros des vi os dos pa drões ace i t os so ci al men t e são mo t i vos d e dis cri mi na ção, de ex clu são, de au t o iso la men t o, de sen t i men t o de re je i ção, de ba i xa au -t o- es-t ima, en f im, de m u i -t o so f ri men -t o para os ado les cen t es. Isso se o pro ble ma f or ob ser va do do pon t o de vis t a do “ de sen qua dra do” dos pa -drões. M as ob ser van do- se da pers pec t i va dos de vi da men t e “ per t en cen t es” e ace i t os pelo gru -po de igua is, cons t a t a- se a dis cri mi na ção e a re je i ção aos que são di f e ren t es e que não se iden t i f i cam com os pa drões pro pos t os.

Den t re t an t as ocor rên ci as in t e res san t es ob ser va das, a prá t i ca da dis cri mi na ção sen do de f i ni da pela apa rên cia das pes soa se des t a ca. Os bo ni t os são ba ju la dos e os f e i os, gor dos, de -sa je i t a dos são re je i t a dos na es co la pri va da. Na es co la pú bli ca, os f or t es e obe sos são t e mi dos. Na es co la pri va da, o do mí nio é exer ci do pe los be los e, na pú bli ca, pe los f or t es e cor pu len t os. O po der dos be los se as sen t a na se du ção, na os -t en -t a ção, na ar ro gân cia da cons ciên cia de sua con di ção pri vi le gi a da e eles são, na ma i o ria das ve zes, os agres so res. Já o po der dos f or t es se an co ra na f or ça, na im po si ção por meio da ameaça e da ef e t i va agres são, ge ral men t e, f í si ca. Vale um aler t a: não se est á, aqui, af ir man do que um alu no seja vi o len t o por que é bo ni t o, mas sim que a sua be le za acres ci da de ri que za lhe con ce -de ca ci f e su f i ci en t e para so bre por- se aos demais. Um pon t o em co mum evi den ci ou- se ent re as duas es co las: os f e i os são re je i t a dos.

A in t o le rân cia ao di f e ren t e é uma das f a ces do pro ces so que dá ori gem à vi o lên cia. Do ou t ro lado pode sur gir u m ou t ro t ipo de con du t a: os di f e ren t es, iso la da men t e ou em gru po (no qual se iden t i f i cam na di f e ren ça), res pon dem com agres são àque les que os dis cri mi nam.

A re a li da de mos t rou- se di ver sa nas duas es co las. Enquan t o no Co lé gio B a ex pe riên cia da vi o lên cia nas ce, ba si ca men t e, da in t o le rân cia ao di f e ren t e, na Esco la A, os dis cri mi -na dos pela di f e ren ça re a gem pra t i can do a vi o lên cia.

(15)

pró prio de mo vi men t ar o cor po, de se ves t ir, de f a lar e, prin ci pal men t e, de se com por t ar.

As prá t i cas da vi o lên cia nas es co las não acon t e cem de uma f or ma só e não se guem sem pre os mes mos ri t u a is. Elas apre sen t am f a ces, t em pos e par t i cu la ri da des su t i s, e t udo de -pen den do do ce ná rio onde se apre sen t am.

Obser vou se que no Co lé gio B há um ce ná rio mais pro pí cio para as prá t i cas su t is e es -con di das da vi o lên cia que ne ces si t am de más ca ras, e que, na Esco la A, o ce ná rio per mi t e a ex pres são mais de cla ra da da vi o lên cia. M as, com ou sem más ca ras, as prá t i cas da vi o lên cia nun ca de i xam de se ma ni f es t ar nas duas ins t i t u i ções.

É co mum a idéia de se equa ci o nar a vi o -lên cia com o mal. Para f u gir de um jul ga men t o, o at or, ao pra t i cá- la, se ser ve de dis f ar ces que t or nam pos sí ve is sua dis si mu la ção. Trans por -t an do essa si -t u a ção para as es co las, ve ri f i cou- se que, na ver da de, o ar t i f í cio do mas ca ra men t o não é pri vi lé gio ape nas dos pro t a go nis t as. Expli -ci t an do: os alu nos se ut i li zam da más ca ra para que os adul t os não per ce bam. Ent re t an t o, esse ar t i f í cio não vale para os pa res, pelo con t rá rio, já que um dos pos sí ve is ob je t i vos do at o vi o len t o é jus t a men t e o de se exi bir para con se guir a ad mi -ra ção e a ace i t a ção de seu gru po de iden t i da de. Nem sem pre a más ca ra ga ran t e a não per cep ção dos pro f es so res. Há mo men t os em que é pos sí vel per ce ber que o adul t o t em a per cep ção de que a prá t i ca da vi o lên cia est á se ef e t u an do, mas f in ge que não est á ven do. Se esse jogo de f az- de- cont a es t i ver re al men t e acon t e cen do, en t ão, há uma nova más ca ra em ação e, nes se caso, ela f oi co lo ca da no at o pra t i ca do pelo pró prio pro f es sor. E o alu no en t ra no ar dil e t am -bém f az de con t a que est á acre di t an do que o adul t o não est á ven do. Obser va- se que há um t e a t ro com f in gi men t os de am bas as par t es.

Às ve zes, a vi o lên cia acon t e ce de f or ma sú bi t a, sem pre lú di os. Em ou t ras oca siões, an t es de acon t e cer, ela se alo ca em es pa ços ou est á -gios pré vi os, como se f os sem

an te-salas

. A

an

-te-sala

pode, ou não, of e re cer um am bi en t e pro pí cio. Qu an do as con di ções se apre sen t am

f a vo rá ve is, o at o que ain da não era vi o lên cia ga nha no vas con f or ma ções e pas sa para a

sala

, onde já pode se ma ni f es t ar com f e i ções de vi o -lên cia. Na

an te- sala

se es t a be le cem at os como a in dis ci pli na ou as brin ca de i ras de mau gos t o. As f ron t e i ras en t re a an t e- sala e a sala ou os es pa ços t í pi cos da vi o lên cia são t ê nu es e o t rân si t o des sa pas sa gem nem sem pre são per ce bi dos. Não exis t e uma pas sa gem t ão cla -ra que per mi t a que se de f i n a que ist o ou at é aqu i é vi o lên cia e que at é lá ou aqui lo não é vi o lên cia. O que ocor re é que os sig ni f i ca dos vão se mis t u ran do na prá t i ca e, como o pro ces so evo lui ra pi da men t e, nem sem pre é pos -sí vel de f i nir o m o men t o que a vi o lên cia ex plo diu. Um epi só dio ba nal pode se t rans f or mar e aca bar ge ran do uma si t u a ção com pli ca -da e cons t ran ge do ra.

Um exem plo que cla ri f i ca a com pre en -são: a at ri bu i ção de ape li dos é en ca ra da como brin ca de i ra por quem o at ri bui, mas nem sem -pre por quem o re ce be.1 0

No iní ci o, t u do é

brin ca de i ra

de quem quer se di ver t ir pro vo -can do e ir ri t an do o co le ga, e f ica res t ri t a à

an

-te- sala

. No mo men t o se guin t e, ao vir a res pos t a do alu no vi sa do, com pon t a pés e at ra ca men t o de cor pos, ocor re a t rans f e rên cia para a

sala da vi o lên cia

.

Esse caso dos ape li dos ilus t ra as an -t e- salas das brin ca de i ras de mau gos -t o qu e po dem se en cer rar ne las mes mas, mas que po -dem cul mi nar num dano in t er no gran de o u num de sen la ce de agres são f í si ca.

(16)

To dos os es t u di o sos re co nhe cem que bri -gas cor po ra is e at i vi da des lú di cas exis t em e que sem pre f i ze ram par t e da vida das cri an ças e ado les cen t es. A di f e ren ça que deve ser re co nhe ci da en t re o pas sa do e o pre sen t e é a ra pi -dez do t rân si t o para um de sen la ce gra ve.

C o n s i d e r a ç õ e s f i n a is

Os me ca nis mos da so ci a li za ção at u an t es, hoje, no am bi en t e es co lar es t ão per mi t in do a en t ra da das di f i cul da des da vida co le t i va do país e do mun do, as qua is ge ram pre con ce i t os e dis cri mi na ções por que a pró pria ins t i t u i ção não est á con se guin do i m pri mir u m ou t ro pa drão. Na ver da de, ela est á sim ples men t e as si mi -lan do, sem f il t ro, o pa drão da vida so ci al co le t i va. A con se qüên cia des se es t a do de co i sas é a f or ma ção de jo vens alu nos que se mos t ram pes so as des pro vi das da idéia de al t e ri da de, do es pa ço de mo crá t i co, do diá lo go, do con ven ci -men t o ou da per su a são. E, como num cír cu lo vi ci o so, o re sul t a do di s so é a ma nu t en ção e at é o f or t a le ci m en t o de uma so ci e da de mu i t o pou -co de mo crá t i ca.

Se o que se de se ja é uma po lí t i ca de edu ca ção com mais de mo cra cia, en t ão é pre ci so re -pen sar a es co la, ana li sar o seu cur rí cu lo e re di re ci o nar as suas ações para que seja su pe ra -da essa cri se -da so ci a li za ção. O pri me i ro pas so em di re ção a uma mu dan ça de con du t a no co t i -di a no é a cons ci en t i za ção e a com pre en são des sas di f i cul da des da vida co le t i va. Nes t e sen -t i do, se ria i m por -t an -t e es -t en der a ên f a se dos con ce i t os sim ples men t e pe da gó gi cos at é os

(pré)con ce i t os que f o men t am as prá t i cas do co t i di a no. Essa ma i or abran gên cia sig ni f i ca o t rans por t e da vida do mun do re la ci o nal at é o mun do pe da gó gi co, ou seja, a in clu são, no cur rí cu lo, da re f le xão, da dis cus são e do en -t en di men -t o de con ce i -t os como iden -t i da de (cul t u ral e so ci al), al t e ri da de, di f e ren ça, mul -t i cul -t u ra lis mo, gê ne ro, e-t nia, se xu a li da de, int olerância, pre con ce i t o, dis cri mi na ção, vi o -lên cia, den t re t an t os ou t ros.

Tal dis cus são re me t e à pro ble má t i ca do modo como o pro f es sor de ve ria at u ar na sala de aula, às di f i cul da des, ao des pre pa ro e à f al t a de f or ma ção ini ci al e con t i nu a da. Essas de -f i ciên ci as, que não são do pro -f es sor, mas dos pró pri os me ca nis mos ins t i t u ci o na is, se mos -t ram na pró pria f or ma de -t ra ba lho es co lar ou no modo como a pró pria cul t u ra es co lar est á or ga ni za da. Os cur sos de Pe da go gia e Licen ciat ura ig no ram e ra ra men t e di s cu t em ques -t ões do dia- a- dia das es co las, como a in dis ci pli na, a vi o lên cia, os pre con ce i t os, as dis cri mi na ções ou as re la ções que irão cons t ru ir com os alu nos, pois as pre o cu pa ções es -t ão vol -t a das para o es -t ri -t a men -t e pe da gó gi co, como os pla ne ja men t os, ou para as t e o ri as d a edu ca ção ou da psi co lo gia. A f a lha de f or ma ção pro pi cia aos pro f is si o na is, em sua ma i o -ria, o des co nhe ci men t o de qua is ca mi nhos per cor rer e com o l i dar com essa pro ble má t i ca. Essa si t u a ção pede a su ges t ão de mu dan ça de cur rí cu lo que não deve se res t rin gir ape n as às es co las t er mi na is da ca de ia edu ca ci o nal. El a deve, ist o sim, se ini ci ar nos cur sos f or ma do -res de pro f is si o na is da edu ca ção.

R e f e r ê n c i a s b i b li o g r á f i c a s

ABRAMOVAY, Mi ri am et al.. Gan gues, ga le ras, che ga dos e rap pers: ju ven tu de e ci da da nia nas ci da des da pe ri fe ria de Bra sí lia. Rio de Ja ne i ro: Ga ra mond, 1999.

APPLE, Mi cha el. Edu ca ção e po der. Por to Ale gre: Artes Mé di cas, 1989.

(17)

CAMACHO, Thi mo teo. Edu ca ção e po der de Mi cha el Apple. Re vis ta da Fa cul da de de Edu ca ção, São Pa u lo, v.16, n. 1 e 2, p. 169- 178, jan/dez. 1990.

CANDAU, Vera Ma ria et al. Esco la e vi o lên cia. Rio de Ja ne i ro: DP&A., 1999.

CHARLOT, Ber nard. e ÉMIM Je an- Claude (Co ord.). Vi o len ces à l’école: état des sa vo irs. Pa ris: Armand Co lin, 1997.

CHAUI, Ma ri le na. Éti ca e vi o lên cia. Te o ria & De ba te, São Pa u lo, Fun da ção Per seu Abra mo, n. 39, p 32- 41, out/nov/dez. de 1998.

________. Uma ide o lo gia per ver sa. Fo lha de S. Pa u lo, São Pa u lo, 14.03.1999.

CODO, Wan der ley (co ord.). Edu ca ção: ca ri nho e tra ba lho. Bur nout, a sín dro me da de sis tên cia do edu ca dor, que pode le var à fa lên cia da edu ca ção. Pe tró po lis: Vo zes, 1999.

DEBARBIEUX, Éric. La vi o len ce dans la clas se. Pa ris: ESF, 1990.

________. La vi o len ce en mi li eu sco la i re: État des li e ux (1). Pa ris: ESF,1997.

________. Le pro fes se ur et le sa u va ge on: vi o len ce à l’école, in ci vi li té et post mor der ni té. Re vue Fran ça i se de Pé da go gie. La vi o len ce à l’école; ap pro ches eu ro pée nes. Pa ris: Insti tut Na ti o nal de Re cher che Pé da go gi que, n. 123, p. 7-19, avril/mai/juin, 1998.

________. GARNIER, Alix; MONTOYA, Yves e TICHIT, La u ren ce. La vi o len ce en mi li eu sco la i re: Le dé sor dre des cho ses (2). Pa ris: ESF, 1999. 190p.

DUBET, Fran ço is. Les lycéens. Pa ris: Se u il, 1991.

________. So ci o lo gie de l’expérience. Pa ris: Se u il, 1994.

________. e MARTUCCELLI, Da ni lo. A l’école: So ci o lo gie de l’expérience. Pa ris: Se u il – CADIS, 1995.

________. Les fi gu res de la vi o len ce à l’école. Re vue Fran ça i se de Pé da go gie. La vi o len ce à l’école: ap pro ches eu ro pée nes.. Pa ris: Insti tut Na ti o nal de Re cher che Pé da go gi que, n. 123, p. 35-45, avril/mai/juin. 1998.

________. e MARTUCCELLI, Da ni lo. A so ci a li za ção e a for ma ção es co lar. Lua nova. São Pa u lo, CEDEC, v. 40 e 41, p. 241-266, 1997.

DURKHEIM, Émi le. L’éducation mo ra le. Pa ris: Li bra i rie Fé lix Alcan, 1925.

ELIAS, Nor bert. O pro ces so ci vi li za dor: a for ma ção do Esta do e ci vi li za ção, vol. 2, Rio de Ja ne i ro: Jor ge Za har, 1996.

ERIKSON, Erik H. Iden ti da de: ju ven tu de e cri se. Rio de Ja ne i ro: Gu a na ba ra, 1987.

GALLAND, Oli vi er. Les je u nes et la vi o len ce. Les Ca hi ers de la sé cu ri té, Pa ris, IHESE, n. 5, p. 13- 25, mai/ju il let 1991.

GUIMARÃES, Áu rea M.. Esco la e vi o lên cia: re la ções en tre vi gi lân cia, pu ni ção e de pre da ção es co lar. Cam pi nas; 1984. Dis ser ta ção (Mes tra do) – PUC.

________. A de pre da ção es co lar e a di nâ mi ca da vi o lên cia. Cam pi nas; 1990. Tese (Dou to ra do) – UNICAMP.

GUIMARÃES, Ma ria Elo i sa. Esco la, ga le ras e nar co trá fi co. Rio de Ja ne i ro; 1995. 205p. Tese (Dou to ra do) – De par ta men to de Edu ca ção da PUC.

MARGULIS, Ma rio e URRESTI, Mar ce lo. La ju ven tud es más que una pa la bra. In: MARGULIS, M. (Org.). La ju ven tud es más que una pa la bra. Bu e nos Ai res: Bi blos, 1996.

(18)

MELUCCI, Alber to e FABBRINI, Anna. L’etá dell’oro: ado les cen ti tra sog no ed es pe ri en za. Mi la no: Fel tri nel li, 1992.

MINAYO, Ma ria Ce cí lia de Sou za et al. Fala, ga le ra: ju ven tu de, vi o lên cia e ci da da nia. Rio de Ja ne i ro: Ga ra mond, 1999.

NOGUEIRA, Ma ria Ali ce. Tra je tó ri as es co la res, es tra té gi as cul tu ra is e clas ses so ci a is: no tas em vis ta da cons tru ção do ob je to de pes qui sa. Te o ria & Edu ca ção, Por to Ale gre: Pan no ni ca, n º 3 , 1991.

________. A es co lha do es ta be le ci men to de en si no pe las fa mí li as: a ação dis cre ta da ri que za cul tu ral. Re vis ta Bra si le i ra de Edu ca ção; São Pa u lo, ANPEd., n. 7, p. 42- 56, jan/fev/mar/abril, 1998.

OLIVEIRA, Fran cis co de. Me du sa ou as clas ses mé di as e a con so li da ção de mo crá ti ca. In: O’DONNELL, G e REIS, F.W. (Orgs.). Di le mas e pers pec ti vas da de mo cra cia no Bra sil. São Pa u lo: Vér ti ce, 1988.

OLIVEIRA, Cláu dia Re gi na. O fe nô me no da vi o lên cia em duas es co las: um es tu do de caso.Por to Ale gre; 1995. Dis ser ta ção (Mes tra do) – UFRGS.

PERALVA, Ange li na Te i xe i ra. A clas se mé dia re dis cu ti da – uma his tó ria de lu tas so ci a is no Bra sil. Pa ris; 1985. 134p. Tese (Dou to ra do) – Insti tut d’Etude du Dé ve lop pe ment Eco no mi que et So ci al da Uni ver si té de Pa ris I – Sor bon ne.

________. Esco la e vi o lên cia nas pe ri fe ri as ur ba nas fran ce sas. Con tem po ra ne i da de e Edu ca ção, Rio de Ja ne i ro, Insti tu to de Estu dos da Cul tu ra e Edu ca ção Con ti nu a da, n. 2, p. 7-25, set. 1997.

________. L’incivilite, la re vol te et le cri me: vi o len ces ju ve ni les dans la so ci e té de ris que. Pa ris, 1997, 434p. Dos siê (Ha bi li ta ção para di ri gir Pes qui sas So ci o ló gi cas) – Éco le des Ha u tes Etu des en Sci en ces So ci a les.

PIERUCCI, Antô nio Flá vio. Ci la das da di fe ren ça. São Pa u lo: Cur so de Pós- Graduação em So ci o lo gia da Uni ver si da de de São Pa u lo/34, 210p.,1999.

SPOSITO, Ma ri lia Pon tes. A ins ti tu i ção es co lar e a vi o lên cia. Ca der nos de pes qui sa, São Pa u lo: Fun da ção Car los Cha gas/Cor tez, n. 104, 1998.

TOURAINE, Ala in. Pro duc ti on de la so cié té. Pa ris: Se u il, 1973.

VALIENTE, Enri que. Ano re xia y bu li mia: el cor sé de la au to dis ci pli na. In: MARGULIS, Ma rio. La ju ven tud es más que una pa la bra. Bu e nos Ai res: Bi blos, 1996.

WAISELFISZ, Ju lio Ja cob (co ord.). Ju ven tu de, vi o lên cia e ci da da nia: os jo vens de Bra sí lia. São Pa u lo: Cor tez, 1998.

________. Mapa da Vi o lên cia II: os jo vens do Bra sil. Bra sí lia: Unesco, 2000.

WRIGHT MILLS, C.. A nova clas se mé dia. Rio de Ja ne i ro: Za har, 1976.

ZIMERMAN, Da vid E. Gru pos es pon tâ ne os: as tur mas e gan gues de ado les cen tes. In: ZIMERMAN, D. E. e OSORIO, L.C. e co la bo ra do res. Como tra ba lha mos com gru pos. Por to Ale gre: Artes Mé di cas, 1997.

Re ce bi do em 12.07.01 Apro va do em 04.09.01

Luiza Mitiko Y. Camacho é Professora do Departamento de Didática e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação

Referências

Documentos relacionados

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

Visando mitigar riscos e oferecer a pronta- resposta adequada em caso de incidentes ou acidentes na Reserva do Paiva, foram implantadas pela AGRP, com a coordenação da Consultoria

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Para a líquida lateral /l/, as seguintes variáveis foram selecionadas como significativas com seus respectivos fatores favoráveis: nível de aquisição adquirido; gravidade desvio

“ Todos pela Educação ” e sobre a Resolução CNE/CEB 07/2010 que fixou Diretrizes Curriculares Nacionais para o EF de nove anos e o Pacto para Alfabetização na

x No âmbito da rega de espaços verdes deverá haver uma cooperação entre o arquitecto paisagista e o responsável pela rega, não só na fase inicial do processo de

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk