• Nenhum resultado encontrado

História da neurocirurgia no Rio de Janeiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "História da neurocirurgia no Rio de Janeiro."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

HISTÓRIA DA NEUROCIRURGIA NO RIO DE JANEIRO

Sebastião Silva Gusmão

1

RESUM O - Relat a-se a vida prof issional dos precursores e pioneiros que possibilit aram o nascim ent o da neurocirurgia no Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: neurocirurgia, hist ória.

History of neurosurgery in Rio de Janeiro

ABSTRACT - The professional life of the pioneers of neurological surgery in Rio de Janeiro is presented. KEY WORDS: neurosurgery, hist ory.

1Faculdade de M edicina da Universidade Federal de M inas Gerais (UFM G), Belo Horizont e M G, Brasil.

Recebido 6 Agost o 2001, recebido na forma final 12 Novembro 2001. Aceit o 20 Novembro 2001.

Dr. Sebastião Silva Gusmão - Rua Padre Rolim 921/21 - 30130-90 Belo Horizonte MG - Brasil.

As conquist as essenciais para o desenvolviment o da neurocirurgia m oderna f oram o avanço da cirur-gia geral, especialment e a anest esia (M ort on, 1846) e a antissepsia (Lister, 1867) e a teoria das localiza-ções cerebrais (Broca, 1861)1,2. Ela f oi est abelecida

nas duas últ im as décadas do século XIX e prim eiras décadas do século XX graças, principalm ent e, aos pioneiros Vict or Horsley (1857-1916) e Harvey Cu-shing (1864-1939)1-3.

No Brasil, o nascim ent o da neurocirurgia depen-deu t ambém do desenvolviment o prévio da cirurgia e da anest esia. O ensino of icial da neurologia f oi inaugurado no Brasil em 1912, quando da criação da Disciplina de Neurologia, dist int a da Psiquiat ria, na Faculdade de M edicina do Rio de Janeiro, sendo designado para regê-la Ant ônio Aust regésilo Rodri-gues Lim a (1876 - 1961), que chef iava o Serviço de Neurologia da Sant a Casa de M isericórdia do Rio de Janeiro4. A cirurgia m oderna no Brasil t eve início no

f inal do século XIX, especialm ent e no Rio de Janei-ro, com as obras de Cândido Borges M ont eiJanei-ro, Cha-pot -Prévost , Andrade Pert ence, Dom ingos de Góes e Vasconcelos, Paes Leme e August o Brandão Filho5.

Est e últ im o era denom inado o Príncipe da Cirurgia Brasileira e pode ser considerado o precursor da neurocirurgia brasileira, pois foi o primeiro cirurgião geral a ir além da cirurgia craniana do t raum a, t en-t ando a cirurgia dos en-t um ores cerebrais e da neural-gia do t rigêmeo e iniciando, em nosso meio, os exa-mes neurorradiológicos (vent riculografia e angiogra-f ia cerebral).

No f inal da t erceira década do século XX, a m

o-derna cirurgia e a neurologia est avam bem assent a-das em nosso m eio, especialm ent e no Rio de Janei-ro, propiciando as condições para o nascim ent o da neurocirurgia brasileira. O ano de 1928 pode ser con-siderado como a dat a crucial da neurocirurgia brasi-leira. Nest e ano, Brandão Filho encont rava-se no age de sua t ent at iva de t rat am ent o cirúrgico dos t u-m ores cerebrais e, enquant o realizava, sob a orien-tação de Egas M oniz (1874 – 1955), a primeira angio-grafia cerebral no país, Ant ônio Aust regésilo encon-t rava-se visiencon-t ando os serviços de neurocirurgia dos Est ados Unidos. De regresso, convoca Alfredo M on-t eiro e José Ribe Poron-t ugal para o início da neurocirur-gia brasileira com o especialidade6.

AUGUSTO BRANDÃO FILHO

(2)

abreugra-f ia7. Na angiograf ia cerebral f oi auxiliado pelo

pró-prio invent or do m ét odo, Egas M oniz8,9, que em

1928, encont rava-se em visit a ao Brasil (Figs 2,3). No livro Tumores do encéfalo: algumas

observa-ções comentadas10 relat a seis casos de int ervenção

sobre o crânio operados no período de 1927 a 1931 e a est es acrescent a um sét imo publicado em 19247.

Todos os casos f oram operados em f ase avançada de hipert ensão int racraniana e f aleceram . A

indica-Fig 1. Brandão Filho (1881 - 1957).

Fig 2. Egas Moniz na Academia Brasileira de Letras. “Recepção solene na Academia Brasileira de Letras, em 22 de agosto de 1928. Entre a assistência: Dr. Medeiros e Albuquerque, Prof. Miguel Couto, Prof. Fernando de Magalhães, Dr. Ataulfo de Paiva, Dr. Humberto de Campos, Dr. Gustavo Barroso, Dr. Olegário Mariano”8.

Fig 3. Imagem em perfil da primeira angiografia cerebral realiza-da no Brasil por Brandão Filho e Egas Moniz, em 6 de agosto de 1928.

ção cirúrgica baseava-se apenas no exam e neuroló-gico e no exame radiolóneuroló-gico simples do crânio. Ape-nas um caso f oi subm et ido à vent riculograf ia.

Brandão Filho f az com ent ários porm enorizados sobre as causas dos erros de localização e sobre o insucesso do t rat ament o, t endo como base os gran-des m est res da neurocirurgia do com eço do século XX. Em cinco dos casos expôs o quiasm a ópt ico e em dois, a f ossa post erior. Em dois casos de exposi-ção, do quiasm a ópt ico não f oi encont rado o t u-m or, o qual est ava sit uado eu-m out ra região, cou-m o f icou dem onst rado pela necropsia. A exploração da região do quiasm a baseava-se no déf icit visual e no exam e radiológico sim ples de crânio que m ost rava def orm ação da sela t urca. Brandão Filho, com base nos t rabalhos da lit erat ura, ident ifica a causa do erro com o sendo devida à não dif erenciação das alt era-ções da sela t urca por acom et im ent o prim ário de t um or hipof isário e por hipert ensão int racraniana. Um tumor da fossa posterior, possivelmente neurino-m a do acúst ico, não f oi ident if icado devido à não exposição do ângulo pont o-cerebelar. O sétimo caso, submet ido à vent riculografia, t rat ava-se de hidrocf alia e hidrocf oi subm et ido à craniect om ia da hidrocf ossa post e-rior. Além da cirurgia dos tumores cerebrais, Brandão Filho realizou t am bém o t rat am ent o cirúrgico da neuralgia do t rigêmeo. Relat a dois casos, um opera-do em 1922 e out ro em 1923 por meio da secção da raiz sensit iva do t rigêm eo11.

(3)

ALFREDO ALBERTO PEREIRA MONTEIRO

Alf redo Albert o Pereira M ont eiro (1891-1961) graduou-se pela Faculdade de M edicina do Rio de Janeiro em 1914, obt endo no mesmo ano, com ape-nas 23 anos, a Livre-docência de anat omia da referi-da f aculreferi-dade. Em 1928, Ant ônio Aust regésilo con-voca-o a iniciar a neurocirurgia no Brasil. No mesmo ano, junt am ent e com seu assist ent e José Ribe Por-t ugal, inicia esPor-t a especialidade, realizando os proce-dim ent os cirúrgicos na Sant a Casa do Rio de Janei-ro. Em 1932, é invest ido na recém criada Cát edra de Neurocirurgia da Faculdade Nacional de M edicina do Rio de Janeiro. Em 1935, abandona a especiali-dade e se t ransfere para a Cát edra de Técnica Opera-t ória e de Cirurgia ExperimenOpera-t al. Apesar de abando-nar a especialidade, Alfredo M ont eiro foi o primeiro professor de neurocirurgia no Brasil e deu impulso à especialidade, publicando vários t rabalhos sobre o assunt o. No seu t rat ado de Técnica Cirúrgica, em t rês volum es, deu im port ância dest acada às t écni-cas neurocirúrgiécni-cas. M erece, junt am ent e com Bran-dão Filho, o t ít ulo de precursor da neurocirurgia bra-sileira6.

JOSÉ RIBE PORTUGAL

Ant ônio Aust regésilo (1876 - 1960), além de pio-neiro da neurologia brasileira, indicou o caminho da

neurocirurgia a José Ribe Port ugal. Em 1928, visit a nos Est ados Unidos os serviços de Cushing e Frazier. Ficou vivament e impressionado com a neurocirurgia am ericana e com os m ét odos precisos de diagnóst i-co, que naquela época eram a vent riculograf ia e a pneum oencef alograf ia, idealizadas por Dandy em 1918. Im ediat am ent e após seu regresso, f az criar o Serviço de Neurocirurgia. Convoca Alf redo Albert o Pereira M ont eiro, brilhant e cirurgião-geral e cat edrá-t ico de anaedrá-t omia, o qual escolheu para seu assisedrá-t t e José Ribe Port ugal que part icipava como assist en-t e de sua disciplina de Técnica Operaen-t ória e Cirurgia Experiment al12,13.

José Ribe Port ugal (1901 - 1992) (Fig 4) graduou-se pela Faculdade de M edicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1927 e, no ano seguint e, com o prêm io à sua prof iciência, é nom eado Prof essor As-sist ent e da Cadeira de Anat om ia dest a m esm a Fa-culdade. Em 1928, inicia com Alf redo M ont eiro os prim eiros procedim ent os cirúrgicos na Sant a Casa de M isericórdia do Rio de Janeiro. Quando Alf redo M ont eiro abandona o encargo, Port ugal decide de-dicar-se com plet am ent e à neurocirurgia. Em 1929, Port ugal, aos 28 anos de idade, submet e-se aos exa-m es para Livre Docência de Técnica Operat ória e Ci-rurgia Experim ent al na Faculdade de M edicina do Rio de Janeiro, com tese intitulada Contribuição à neu-rot omia ret rogasseriana. O t rat ament o da neuralgia do t rigêm eo f oi seu alvo de preocupação durant e t oda a sua at ividade com o neurocirurgião (Fig 5). Em 1930, Port ugal f oi nom eado assist ent e ext ranu-m erário da Cadeira de M edicina Operat ória da Fa-culdade de M edicina do Rio de Janeiro. Em 1932, assum e a chef ia do recém -criado Serviço de Neuro-cirurgia do Hospit al da Ordem Terceira do Carm o, com cem leit os.

Fig 4. José Ribe Portugal (1901 – 1992).

(4)

No início, Port ugal f oi um aut odidat a. Sua prát i-ca era guiada pela lit erat ura neurocirúrgii-ca e pela correspondência com os grandes m est res da neu-rocirurgia da época: Cushing, Frazier e Adson. Per-sistiu no aprimoramento técnico, cercando-se de apa-relhagem e inst alações m odernas, educou um cor-po de auxiliares, ministrando cursos e proferindo con-ferências. Em 1930, Port ugal passou a freqüent ar o Serviço de M anuel Balado (1897 - 1942), em Buenos Aires, em rápidas visit as anuais. Em 1945, visit a os serviços de John Scarf f , Ingraham , M at son, Grant , Gross e Dandy. Após o Congresso M undial de Neuro-cirurgia em Paris, visit a os serviços de Olivecrona, Sjoqvist , Norman Dot t e Jefferson. Prosseguindo em sua brilhante carreira, Portugal passou a ocupar, mais t arde, a Cát edra de Neurocirurgia na Faculdade de Ciências M édicas do Rio de Janeiro. Em 1965, pas-sou a at uar no serviço do Hospit al de Clínicas, do qual se aposent ou em 1970. Em Bruxelas, Bélgica, durant e o Prim eiro Congresso Int ernacional de Ci-rurgia Neurológica, por iniciat iva de José Ribe Por-t ugal e José Geraldo Albernaz, f oi f undada, em 26 de julho de 1957, a Sociedade Brasileira de Neuro-cirurgia. O Prim eiro Congresso da Sociedade Brasi-leira de Neurocirurgia f oi realizado em Pet rópolis, no Hot el Quit andinha de 18 a 20 de julho de 1958 (Fig 6).

Port ugal é aut or de várias publicações neurocirúr-gicas, dist inguindo-se as que se ref erem à neuralgia do t rigêm eo e aos m eningiom as. Foi cirurgião exí-m io, possuidor de t écnica priexí-m orosa14,6.

Com o m est re de didát ica insuperável, f orm ou uma plêiade de discípulos que se t ransformaram em grandes m est res: Renat o Tavares Barbosa, Pedro

Sam paio, Ot oide Pinheiro, Feliciano Pint o, Gianni M aurélio Tem poni e M ário Brock.

Renat o Tavares Barbosa t reinou com Leksell, na Suécia, e iniciou a cirurgia est ereot áxica no Brasil. Foi um dos f undadores da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, sendo seu president e no biênio 1971 – 1972. Dirigiu o Serviço de Neurocirurgia do Hospi-t al Lagoa do Rio de Janeiro, duranHospi-t e 27 anos.

Pedro Sampaio foi t it ular da Cát edra de Neuroci-rurgia da Faculdade de M edicina do Rio de Janeiro. Organizou o Serviço de Neurocirurgia do Hospit al Pedro Ernest o, onde f orm ou vários discípulos.

Feliciano Pint o dirigiu-se, em 1952, para Colô-nia, onde complementa sua formação neurocirúrgica com Wilhelm Tonnis. Em 1953, cria o Serviço de Neurologia do Inst it ut o Nacional de Câncer do M i-nist ério da Saúde e, em 1959, o Serviço de Neuroci-rurgia do Hospit al Advent ist a Silvest re no Rio de Ja-neiro, onde formou vários neurocirurgiões. Foi presi-dent e da Academ ia Brasileira de Neurocirurgia em 1982 e é secret ário geral dest a Academ ia desde 1979.

Gianni M aurélio Temponi, a part ir de 1972, t or-na-se Professor Tit ular de Neurocirurgia da Universi-dade Federal do Rio de Janeiro e chef ia o Serviço de Neurocirurgia do Inst it ut o de Neurologia dest a mes-ma Universidade.

Ot oíde Pinheiro é Prof essor Adjunt o e Livre Do-cent e em Anat omia e Neurocirurgia da Escola de M e-dicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. A part ir de 1976 assumiu a chefia do Serviço de Neurocirurgia do Hos-pit al da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penit ência. Foi President e da Academia Brasileira de Neurocirurgia no biênio 1992-1993.

(5)

M ário Brock, após realizar sua formação neuroci-rúrgica com Feliciano Pint o e José Ribe Port ugal, di-rigiu-se, em 1964, para a Alem anha, t rabalhando nas Universidades de Colônia, M ogúcia e Hannover. Torna-se, em 1978, prof essor t it ular e chef e do Ser-viço de Neurocirurgia da Universidade de Berlim (Uni-versit at sklinikum St eglit z).

Depois de José Ribe Port ugal, out ro pioneiro da neurocirurgia no Rio de Janeiro f oi Paulo Niem eyer, t ambém um aut odidat a. Em 1939 passa a t rabalhar no Pront o Socorro, quando se dedica especialm

en-Fig 7. Colóquio Internacional de Eletrocorticografia realizado no Rio de Janeiro, em 1955, vendo-se da esquerda para a direita: Abraham Mosovich (Argentina), Henri Gastaut (França), Aristides Leão (Brasil) Earl Walker (Estados Unidos), Bartolomé Fuster (Uru-guai), Paulo Niemeyer (Brasil) e Carlos Vilavicencio (Chile).

t e à neurocirurgia do t raum a. Em 1942 assum e o set or de neurocirurgia da Sant a Casa. Em 1945 cria o Serviço de Neurocirurgia do Pront o Socorro, dedi-cado essencialm ent e ao neurot raum a.

Henri Gastaut (1915 – 1995), epileptologista fran-cês, cujos t rabalhos m ost raram que a am ígdala, o hipocampo e o giro parahipocampal são os subst ra-t os anara-t ôm icos das crises ra-t em porais, esra-t eve no Bra-sil na década de 1950. Suas conf erências sobre as bases anat om opat ológicas da epilepsia t em poral e elet rocort icograf ia inspiraram Niem eyer a idealizar a amigdalo-hipocampect omia t ransvent ricular para o t rat am ent o dest as crises15 (Fig 7). Foi um dos f

un-dadores da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

REFERÊNCIAS

1. Ballance SC. A glimpse into the history of the surgery of the brain. Lancet 1922;22:111-116;165-172.

2. Horrax G. Neurosurgery: an historical sketch. Springfield: Charles C. Thomas, 1952:10-15.

3. Greenblatt SH. A history of neurosurgery. Park Ridge: American Association of Neurological Surgeons, 1997:3-9.

4. Ribeiro L. Medicina no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1940 53-59.

5. Salles P. História da medicina no Brasil. Belo Horizonte: Ed. G. Holman, 1971:160-161.

6. Gusmão SS, Souza JG. História da neurocirurgia no Brasil. Joinville: Letra d’Agua, 2000:120-128.

7. Brandão A Filho. Quisto da hipófise; ventriculografia e intervenção cirúrgica por via frontal. Jornal dos Clínicos 1924;16:224-251. 8. Egas Moniz. Confidências de um investigador científico. Lisboa:

Edi-ções Ática, 1949:129-136.

9. Brandão A Filho. Primeira encefalografia arterial no Brasil. In Brandão A Filho. Clínica cirúrgica. Rio de Janeiro: Editora Scientífica, 1930:271-293.

10. Brandão A Filho. Tumores do encéfalo: algumas observações comen-tadas. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1931:1-77.

11. Brandão A Filho. Tique doloroso da face; secção da raiz sensitiva do trigêmeo. In Brandão A Filho. Clínica cirúrgica. Rio de Janeiro: Editora Scientífica, 1923:251-314.

12. Gomes MM. Marcos históricos da neurologia. Rio de Janeiro: Editora Científica Nacional, 1997:61-65.

13. Reimão R. História da neurologia no Brasil. São Paulo: Lemos-Editori-al, 1999:43-51.

14. Brock M. José Ribeiro Portugal: pai da neurocirurgia brasileira. Arq Neuropsiquiatr 1994;52:118-122.

Referências

Documentos relacionados

envio das informações sobre óbitos e nascidos vivos para os Sistemas de Informações em Saúde sob gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde.” Portaria

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

ajuizada pelo Ministério Público Federal em favor de FRANCISCO ELDER PINHEIRO, ERINALDO DE VASCONCELOS SILVA, WILLIAN GOMES DE MIRANDA e JOSÉ ALBERTO DE

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

Os documentos arquivísticos são considerados registros e testemunhos que evocam o passado. Constituem-se como arsenais da administração, do di- reito, da história e da memória.

96, as unidades de saúde no Distrito Federal foram gradativamente transferidas para municipalidade du- rante o Estado Novo, por conta disso, a partir de 1939 a prefeitura incorporou