• Nenhum resultado encontrado

Criação e instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Criação e instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ROSANA CHAMI GENTIL

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SERVIÇO DE CAPELANIA EVANGÉLICA HOSPITALAR DO INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMÍLIO RIBAS

(1992 - 2004)

Tese apresentada à Escola de Enfermagem Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências

(2)

ROSANA CHAMI GENTIL

Criação e Instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

(1992 - 2004)

Tese apresentada à Escola de Enfermagem Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências

Área de concentração: Enfermagem, Cuidado e Saúde

Linha de pesquisa: Gestão, Gerenciamento e Educação em Enfermagem e Saúde

Orientadora: Dra Maria Cristina Sanna

(3)

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte. Catalogação da Publicação ...

Gentil, Rosana Chami

Criação e Instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas:

1992-2004. / Rosana Chami Gentil. -- São Paulo, 2011. xii, f.

Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Título em inglês: Creation and Implementation of the Evangelical Hospital Chaplaincy Services at the Emílio Ribas Institute of Infectology:(1992 – 2004)

(4)

Gentil,R.C. Criação e Instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas:1992-2004. Tese apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências

Banca Examinadora

Membros:

Dra. Maria Cristina Sanna

Orientadora credenciada junto à Universidade Federal de São Paulo Instituição: Universidade Federal de São Paulo

Julgamento: _____________________________

Profa. Dra. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Professora Livre Docente - Escola de Enfermagem Instituição: Universidade Federal de São Paulo Julgamento: _____________________________

Dra. Ana Maria Passarella Brêtas

Professora Adjunta - Escola de Enfermagem Instituição: Universidade Federal de São Paulo Julgamento: _____________________________

Dr. Genival Fernandes de Freitas

Professor Doutor da Escola de Enfermagem Instituição: Universidade São Paulo

Julgamento: _____________________________

Dr. Osnir Claudiano da Silva Junior

(5)

Suplentes:

Dra. Divanice Contim

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro

(6)

DEDICATÓRIA

A Deus pela sabedoria, pela fé em Cristo Jesus, por poder servi-lo, pela vocação e dom de consolação e, por possibilitar ver refletido nas pessoas, Sua maravilhosa graça.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação!

É ele quem nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

(7)

DEDICATÓRIA

Dedico esse estudo a Capelã Eleny Vassão de Paula Aitken, expressão do amor de Deus.

...mas, ainda que queiramos ignorar a morte, ela não deixará de existir. Ela é real e inevitável, pois faz parte da vida. Precisamos ter coragem de não tentar fugir dela, mas encará-la e enfrentá-la. Ao agirmos dessa forma, descobriremos que passamos a valorizar cada detalhe da nossa vida. Percebemos que o valor da vida não é medido pela qualidade de dias que vivemos ou pelos bens que possuímos, mas pela qualidade da nossa existência. Não é pelo que temos, mas é pelo que somos. Quando vivemos a vida tendo a morte à nossa frente, consciente de nossa finitude, cada dia é vivido intensamente, como se fosse o último, retirando de cada experiência nova o ingrediente para o crescimento espiritual, gozando o privilégio de se dar de compartilhar a maravilha de viver.

(8)

DEDICATÓRIA

Aos meus queridos,

Adriano Gentil, meu marido, eterno companheiro.

Marcela Chami Gentil e Ivan Chami Gentil, meus filhos, parte de mim e herança de Deus.

A pequena Beatriz Helena Gentil de Almeida, minha neta querida, presente de Deus.

Ester Alves Bonilha e Persio Bonilha, meus pais, porto seguro da graça de Deus.

Marcia Chami de la Torre, Sonia Chami Carotini e Alberto Chami de la Torre, meus irmãos, escola sem fim de crescimento pessoal.

(9)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Dra Maria Cristina Sanna, minha orientadora, pela difícil tarefa, de em quatro anos, orientar uma tese de doutorado para que fosse apresentada e defendida, e durante esse percurso provocar em mim, uma transformação pessoal, no preparo intelectual, lógico, afetivo e profissional, para ser doutor.

Fazendo capelania com pacientes em cuidados paliativos aprendi a exata dimensão do quanto a vida é efêmera. E, portanto, da urgência em não deixar para outra ocasião aquilo que se sente e quer falar. Assim pensei em compartilhar com todos os meus agradecimentos especiais - e esses são para você.

Pensei em lê-los para você, mas, também estou escrevendo para que fique na tese, pois quero que estejam registradas nos agradecimento, para que sejam eternizadas

e “passem para além dos atores sociais” que somos.

Obrigada pelas infindáveis reuniões, que tivemos com conversas, reflexões, pela paciência, que comparo com a paciência de Jó, ator social do Velho Testamento, da Bíblia, que é considerado como exemplo de extrema paciência, enquanto aprendia os insondáveis caminhos de Deus.

Esperar assim, pelo meu amadurecimento, como uma planta que se planta a semente, e não se vê nada a princípio, mas você que planta tem a visão daquilo que pode vir a ser, e investe, crê, estimula, aguarda, provoca, cobra comprometimento, e aí a planta, vai nascendo, crescendo com raízes firmes, sendo fortalecida, estimulada, acompanhada, observada pelo seu olhar, que a tudo está atenta, em todos os aspectos, que sabe, certamente interferem e influenciam na vida de seus orientandos e, portanto na quantidade e qualidade da pesquisa.

Não foram poucos os “obstáculos” superados como, a mudança do tema da tese, a escolha de um tema novo, compartilhar comigo a maravilhosa experiência de ser avó, aguardando que, com todas essas variáveis, ciente da singularidade do ser humano e lidando com o imponderável, que Weber constata nos seus pressupostos, e que não se pode controlar, a tese foi sendo paulatinamente construída.

(10)

habilmente e maestrinamente, conduzir-me pelos caminhos difíceis que levam a construção de uma tese para defendê-la no doutorado.

Como Lutero acreditava, eu diria que o seu trabalho como orientadora é uma vocação, um chamado de Deus. E como você mesmo fala - que não faz nada que não seja o melhor possível - seus valores, estão imbuídos de toda a ética protestante, em que o trabalho é para servir a Deus e, portanto deve ser realizado da melhor forma possível.

Querida amiga, mestra e pesquisadora “outsider”, como Weber, não sabemos se você vai ficar na academia por muito tempo ainda, e como você também sempre fala - se fizesse previsões futura e tivesse uma bola de cristal estaria rica - espero que outras pessoas possam desfrutar da sua forma de orientar, tão competente e carinhosa.

Hoje é um dia de celebração, muito especial para mim e, sei que também é para você. Ser orientada por você foi um presente que Deus me deu.

Meu agradecimento especial

LECHAIM1

1 Lechaim- L'Chaim (li-KHAY-eem) Yiddish/Hebraico. Literalmente, a vida. A saudação que você realiza antes de beber vinho ou

(11)

AGRADECIMENTOS

A Eleny Vassão de Paula Aitken pela confiança, interesse e viabilização para que a pesquisa fosse realizada na Capelania Evangélica Hospitalar no IIER.

Ao Pastor João Batista Garcia pelo estímulo constante, pelas sugestões, e orientação de cunho religioso, e por cuidar de mim como meu pastor.

A Marcia Ribeiro Viana pelas preciosas orientações nos caminhos difíceis, para o entendimento das teorias do sociólogo Max Weber.

Ao meu marido Adriano Gentil, que não mediu esforços para me auxiliar em tudo que fosse possível nesses quatro anos.

A minha filha Marcela Chami Gentil, pelo auxílio na tradução dos textos em ingles e formatação da tese.

A Maria Cristina Kowal Olm Cunha, que me acompanha há tantos anos, pelo incentivo em fazer o doutorado.

A Devanice Contim pelo arquivo de estudos referentes ao referencial teórico Max Weber.

Aos colegas e amigos do GEPAG, celeiro de conhecimento, pelo acompanhamento, sugestões, e por possibilitar o amadurecimento como pesquisador no grupo.

A Sonia de Almeida Prado Coordenadora da Unisa – Universidade Santo Amaro, pelo estímulo constante, e auxílio para que eu pudesse ministrar as aulas e realizar o doutorado ao mesmo tempo.

(12)

(13)

Gentil RC. Criação e Implantação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas: (1992 - 2004) [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2010.

RESUMO

O presente estudo objetivou conhecer as circunstâncias sócio-históricas de criação e implantação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar (SCEH) de um hospital público especializado modelo referência – o Instituto de Infectologia Emilio Ribas, ocorridas na década de 1990. Essa escolha se deu, entre outras razões, por ser este o local de atuação da pesquisadora como visitadora da capelania citada e pelo reconhecimento de que esse hospital tem se ocupado principalmente do paciente com AIDS, cuja assistência inclui o atendimento das dores física e espiritual. Considerou-se que a estruturação de um serviço que desse provimento à assistência espiritual tornava-se imperiosa nestornava-se contexto, e o entendimento de que a capelania em foco estava assim posicionada apontou a relevância de tomar sua organização como objeto de estudo. Para realizá-lo empregou-se a investigação histórica, implementada por meio de análise de documentos escritos e história oral obtida em entrevistas realizadas com pessoas chaves para a compreensão do tema. Max Weber foi escolhido como referencial teórico de análise porque é adequado para o entendimento de estruturas organizacionais complexas e pela vinculação existente entre os escritos desse autor, o pensamento cristão protestante e a organização do trabalho. Os resultados foram construídos a partir da análise dos discursos e da crítica das fontes escritas e foram organizados em quatro categorias de descrição: Antecedentes Históricos e Primeiros Movimentos de Implantação do SCEH, Recursos para Instalação e Funcionamento do SCEH, Atividades desenvolvidas pelo SCEH e Relacionamentos Internos e Externos do SCEH. Concluiu-se que a criação e implantação da Capelania Evangélica em foco constituíram uma ação social porque foi implementada por atores que agiram intencionalmente nessa direção. Essa ação foi desenvolvida sob a orientação do ideário protestante, que coloca o trabalho como instrumento de sua realização e, por isso, o organiza formalmente, o que resultou na estruturação administrativa desse serviço. Isso não se deu sem resistência, mas, porque a iniciativa atendeu a necessidade social relevante, foi reconhecida e de certa forma legitimada, concorrendo também, para isso, sua vinculação a uma figura jurídica – a Associação de Capelania Evangélica Hospitalar.

(14)

Gentil RC. Creation and Implementation of the Evangelical Hospital Chaplaincy Services at the Emílio Ribas Institute of Infectology: (1992 - 2004) [thesis]. São Paulo: Federal University of São Paulo; 2010.

ABSTRACT

(15)

Keywords: Pastoral Care, Organization and Administration, Humanization of

Assistance, Spirituality.

Gentil RC. Creación e Implementación del Servicio de Capellanía Evangélica Hospitalaria del Instituto de Infectología Emílio Ribas: (1992 - 2004) [tesis]. São Paulo: Universidad Federal de São Paulo; 2010.

RESUMEN

(16)

ese servicio. Eso no se dio sin encontrar resistencia, pero, como la iniciativa satisfizo una necesidad social significativa, fue reconocida y de cierta forma legitimada, a lo cual también contribuyó su vinculación con una figura jurídica – la Asociación de Capellanía Evangélica Hospitalaria.

Palabras Clave: Cuidado Pastoral, Organización y Administración, Humanización de

(17)

LISTA DE ABREVIATURAS

AACN – American Association of Colleges of Nurses

ABCEH - Associação Beneficente de Capelania Evangélica Hospitalar ACEH - Associação Capelania Evangélica Hospitalar

ACPE - Associação for Clinical Pastoral Education AMA - Associação Médica Mundial

APHA - American Protestant Hospital Association and College of Chaplains CAPPE - Canadian Association of Pastoral Practice and Education Certification CCIH - Comitê de Controle Infecção Hospitalar

CHP - Catholic Healthcare Partners

CONAIDS - Conselho de AIDS do Estado de São Paulo COAS - Centro de Orientação e Apoio Sorológico CPE - Clinical Pastoral Education

CREMESP - Conselho Regional de Medicina de São Paulo CRTA - Centro de Referencia e Treinamento em AIDS CTL - Curso de Treinamento de Líderes

CVA - Central de Vagas de AIDS

ENHCC - Europeam Network of Health Care FEB - Força Expedicionária Brasileira

GAPA - Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS GEPRO - Grupo Especial de Programação

(18)

IAMSPE - Hospital do Servidor Público Estadual IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil

ICNP - Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem IIER - Instituto de Infectologia Emilio Ribas

IURD - Igreja Universal do Reino de Deus

JCAHO - Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organization NACC - National Association of Católic Chaplain

NANDA - North American Nursing Diagnosis Association NIC - Nursing Interventions Classification

NOC - Nursing Outcomes Classification NHS - National Health Service

OMS - Organização Mundial de Saúde ONU - Organização das Nações Unidas

PNAH - Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar do Ministério da Saúde

PRO-AIM – Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo

RCP – Ressuscitação cardiopulmonar

SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem SESSP - Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo SUDS - Sistema Único Descentralizado de Saúde SUS - Sistema Único de Saúde

UTI - Unidade de Terapia Intensiva

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Neste trabalho buscamos operar numa perspectiva empírica sobre fontes, as capas e contracapas dos fascículos Projeto Minerva, no período do Curso Preparatório – Fase II

O objetivo foi aplicar a termografia por infravermelho para monitoramento da readaptação fisiológica de diferentes protocolos terapêuticos para DTM muscular, como a

O primeiro e segundo livro, “Aritmética para meninos” (1879) e “Aritmética prática” (1888) são mais antigos que o último livro e no geral são muito parecidos, tanto

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O piso salarial de ingresso do trabalhador motorista no posto revendedor, para 220 horas de trabalho mensal, é de R$ 1.048,03, para motoristas de jamanta, carreta, semi-reboque

O solo misturado com um teor de 40% de Cinza Volante piorou o seu comportamento mecânico em relação ao solo puro, com o conseqüente aumento da espessura de camada,