• Nenhum resultado encontrado

ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA DE FRUTOS DA AMAZÔNIA: LICOR DE ARAÇÁ-BOI (Eugenia stiptata) McVAUGH.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA DE FRUTOS DA AMAZÔNIA: LICOR DE ARAÇÁ-BOI (Eugenia stiptata) McVAUGH."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA DE FRUTOS DA AMAZÔNIA: LICOR DE ARAÇÁ-BOI (Eugenia stiptata) McVAUGH

J e r u s a d e S. A N D R A D E1

, F r a n c i s c a C . F. R I B E I R O2

, C a r l o s G. A R A G Ã O3 , S i d n e y A . d o N. F E R R E I R A1

RESUMO — Para avaliar o potencial do araçá-boi para produção de licores, foi estudada a

composição química da polpa e o efeíto de alguns parâmetros do processamento, tais como, tipo de líquido extrator, tempo de maceração, proporção polpa/líquido extrator, proporção xarope/extrato c método de preparo do xarope. O araçá-boi apresentou boas características para o processamento de licor, como o pH ácido, altos teores de acidez titulável, sólidos solúveis e carotcnóides totais. Os parâmetros ideais para obtenção de licor de boa qualidade foram: cinco dias de maceração na proporção de 1:2 (p/v) de polpa:álcool de milho, relação de 1:0,5 (v/v) de xarope:cxtrato na formulação, utilizando-se xarope preparado com dissolução do açúcar sob aquecimento.

Palavras-chave: fruto tropical, Eugenia stipitata, composição química, obtenção de licor,

avaliação sensorial.

Suitability of Amazonian Fruit: Araçá-Boi (Eugenia stiptata McVaugh) for Liquor Production ABSTRACT — The potential of araçá-boi for liquor processing was studied through fruit pulp

composition and the effect of processing parameters, such as: extraction liquid type, maceration time, pulp/extraction liquid ratio, proportion of syrup/extract and syrup processing method. The araçá-boi presents good characteristics for liquor processing, such as, acidic pH, high titrable acidity, soluble solids and total carotenoids contents. For the araçá-boi liquor processing the op-timized parameters w e r e five days for maceration time; 1:2 (g/ml) of pulp/extraction liquid ra-tio at macerara-tion; the 1:0.5 (ml/ml) of syrup/extract rara-tio at the formulara-tion; preparara-tion of the syrup using heat; utilization of the corn alcohol. With this conditions, a good product is obtained.

Key-words: tropical fruit, Eugenia stipitata, fruit chemical composition, liquor processing,

sen-sory evaluation.

INTRODUÇÃO

Na Bacia Amazônica, há um grande número de espécies frutíferas, dentre as quais destaca-se o araçá-boi

(Eugenia stiptata McVaugh), consumido

na forma de sucos, sorvetes e cremes (CLEMENT & SILVA FILHO, 1994). O fruto tem alto rendimento em polpa e características ideais para industrialização (ANDRADE et ai, 1989).

O licor é classificado entre as "Bebidas Alcoólicas por Mistura" sendo definido como "bebida com a

graduação alcoólica de 18 a 54g

GL (graus Gay Lussac) obtida pela mistura ou redestilação do álcool etílico potável ou aguardente simples desodorizada, com substância de origem vegetal ou animal, adicionada de sacarose, glicose, mel ou xarope de glicose" (SOLER, 1993).

A fabricação artesanal de licores de frutos é normalmente realizada por dois métodos: a) aquecimento da polpa com açúcar e água, retirada das partículas sólidas e adição da substância alcoólica; b) maceração da polpa com substância alcoólica, retirada das partículas sólidas

1

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Caixa postal 478, 69011-970 - Manaus, Amazonas, Brasil.

2

PIBIC/CNPq/INPA 3

Pós-graduação FEA/UN1CAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.

(2)

e agregação de xarope. Em alguns casos, é necessário a clarificação (com carvão animal ou albumina) para retirada de substâncias coloidais responsáveis pela turvação do licor.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a potencialidade do araçá-boi para a fabricação de licores.

MATERIAL Ε MÉTODOS

Para a avaliação das características químicas, foram colhidos frutos na maturação comercial, procedentes de 14 plantas da área central, dentre as 48 cultivadas no campus V-8 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foram realizadas colheitas semanais durante os meses de agosto a dezembro. O número de frutos em cada colheita variou de 1 a 5 frutos/ planta, d e p e n d e n d o d o grau de maturação e produção.

Após a retirada das sementes, os frutos foram triturados em liqüidifi-cador formando uma amostra homo-gênea. As análises de umidade, pH, sólidos solúveis e acidez titulável fo-ram r e a l i z a d a s no m e s m o dia da c o l h e i t a . O r e s t a n t e da a m o s t r a triturada foi congelado e estocado em freezer para as demais avaliações.

As determinações de umidade (em estufa com circulação de ar, regulada a 65°C), matéria seca, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, pectina (como pcctalo dc cálcio) e ácido ascórbico (redução do 2,6-diclorofenolindofenol) seguiram metodolo-gias descritas por RANGANNA (1986). O teor de carotenóides totais foi obtido segundo HIGBY (1962). A extração dos compostos fenólicos foi feita com metanol 50% segundo GOLDSTEIN

& SWAIN (1963) e o doseamento pelo método de Folin-Denis descrito por S C H A N D E R L ( 1 9 7 0 ) . O e x t r a t o aquoso foi analisado quanto aos açúcares redutores e totais (após a hidrólise ácida) pelo método de Somogy Nelson, descrito por SOUTHGATE (1976). Os não redutores foram obtidos por diferença.

Para o p r o c e s s a m e n t o d o s licores, os frutos foram colhidos no e s t á d i o de m a t u r a ç ã o c o m e r c i a l , independente das plantas. Após a seleção, lavagem, secagem e retirada das sementes, foram triturados em liqüidificador. As polpas foram acondicio-nadas em sacos plásticos (capacidade de 1 Kg), congeladas e estocadas em freezer até a fabricação dos licores.

Nos experimentos foram testados o efeito do tipo de líquido extrator (aguardente, vodka, álcool de cana de a ç ú c a r e álcool de m i l h o ) , da proporção entre a quantidade de polpa e o líquido extrator (1:1, 1:2, e 1:3 g/ ml), do tempo de maceração (5, 10 e 15 dias) e da proporção entre o xarope e o extrato (1:0,5, 1:1 e 1:2 ml/ml) na confecção final dos licores. Foram estudados também dois processos de obtenção do xarope, isto é, xarope obtido por dissolução do açúcar com ou sem aquecimento. Foi utilizada a proporção de 2:1 ( a ç ú c a r : á g u a ) e filtragem i medi ala cm algodão. O aquecimento foi feito em banho-maria

a 90y

C por 10 minutos e a filtragem d e n t r o de estufa (para o x a r o p e preparado sob aquecimento). Através de um grupo de 25 provadores, foram o b s e r v a d a s as c a r a c t e r í s t i c a s de coloração, limpidez e "flavor". As melhores condições de processamento

(3)

e formulação foram adotadas para elaboração do licor que foi avaliado quanto a aceitabilidade pelo teste hedônico com escala de nove categorias, segundo WATTS et ai. (1989).

RESULTADOS Ε DISCUSSÃO

As análises da composição da polpa (Tab. 1) demonstraram ser o araçá-boi um fruto suculento com baixo conteúdo de matéria seca, o que indica sua adequação para produtos como sucos, néctares, geléias e licores. Apresenta baixo pH e acidez elevada. Λ relação Brix/acidez indica o baixo grau de doçura do fruto, o que limita seu consumo na forma "in natural porém, o sabor ácido é característica desejável na formulação de produtos como sucos e licores, pois, proporciona, respectivamente, fator de

diluição elevado e sabor acentuado. Os sólidos solúveis correspon-deram a 70,30% da concentração de sólidos totais. A concentração dos açúcares totais corresponde a apenas 49,42% dos sólidos solúveis, levemente superior a dos ácidos orgânicos, equivalente a 45,76%. Os açúcares não r e d u t o r e s foram majoritários em relação aos redutores, sendo ambos presentes em pequenas quantidades.

Q u a n d o maduro, o araçá-boi apresenta intensa coloração amarela. N o e n t a n t o , outros p i g m e n t o s a m a r e l o s , não e x t r a í d o s pela m e t o d o l o g i a e m p r e g a d a estão presentes no fruto e permaneceram retidos no resíduo da extração. Comparado com outros frutos, a concentração de compostos fenólicos é baixa. As

Tabela 1. Composição química média da polpa de araçá-boi (Eugenia .stiptata McVaugh) cm

estádio de maturação comercial.

Constituintes C o n c e n t r a ç ã o ' U m i d a d e2

9 1 , 4 8 Matéria s e c a2

8,52

pH 2,66

Acidez titulável e m á c i d o cítrico2

2 , 7 3 Sólidos solúveis (-Brix) 5,99 R e l a ç ã o Brix/acidez 2,10 A ç ú c a r e s r e d u t o r e s2

0,99 A ç ú c a r e s n ã o r e d u t o r e s2

1,97 A ç ú c a r e s t o t a i s2

2,96 P e c t a t o d e c á l c i o2

0,63 Ácido a s c ó r b i c o3

35,21 G a r o t e n ó i d e s t o t a i s3

0,48 C o m p o s t o s fenólicos3

130,21

Média d e 210 d e t e r m i n a ç õ e s c o r r e s p o n d e n t e s a 14 p l a n t a s a n a l i s a d a s s e m a n a l m e n t e , e m triplicata, d u r a n t e cinco m e s e s ( a g o s t o a d e z e m b r o )

2

- g . 1 0 0 g ' 3

(4)

substâncias pécticas não apresentaram concentração suficiente para exercer efeito negativo na limpidez do licor obtido com extrato de álcool de milho.

Foram observadas variações na composição química do araçá-boi em função da p l a n t a a n a l i s a d a . O s resultados de umidade, pH, pectato de cálcio, ácido ascórbico, carotenóides totais e compostos fenólicos foram inferiores e os de acidez, sólidos s o l ú v e i s , r e l a ç ã o B r i x / a c i d e z e açúcares superiores aos valores de composição química de araçá-boi p r o v e n i e n t e de p l a n t i o em outra localidade (ANDRADE et ai, 1989). Essas diferenças mostram a influência das condições ambientais, procedência das p l a n t a s e t r a t o s c u l t u r a i s na composição química do fruto.

O álcool de milho apresentou melhor capacidade de extração (Tab. 2), obtendo-se extrato de coloração amarelo canário

forte, límpido e com acentuado "flavor" do fruto. Os demais apresentaram esses parâmetros pouco acentuados, além da turbidez e do forte odor de álcool (extrato de álcool comum).

Não foram detectadas diferenças na aparência, coloração e "flavor" do fruto em função do t e m p o de maceração. Porém, como o menor tempo de processamento implica em redução de custos, o período de cinco dias pode ser indicado para a extração nas condições adotadas. A proporção ideal de polpa/álcool de milho foi de 1:2. A de 1:3 influenciou negativamente na coloração e a de 1:1 no rendimento do extrato (Tab. 3).

A d i s s o l u ç ã o do a ç ú c a r sob aquecimento foi o melhor processo de obtenção do xarope, o qual, além da rapidez na d i s s o l u ç ã o do açúcar, a p r e s e n t o u c o l o r a ç ã o a m a r e l a d a , devido ao processo de caramelização.

Tabela 2. Efeito do líquido extrator nas características dos extratos para formulação de licor de araçá-boi.

Extrator A p a r ê n c i a "Flavor"1

C o l o r a ç ã o Álcool c o m u m T u r v a F r a c o Amarelo claro A g u a r d e n t e Turva F r a c o A m a r e l o claro V o d k a Turva F r a c o Amarelo b e m claro Álcool d e milho Límpida A c e n t u a d o Amarelo forte 1

= "Flavor" do fruto detectado no extrato.

Tabela 3. Efeito da proporção polpa/líquido extrator na qualidade do licor de araçá-boi'

P a r â m e t r o s P r o p o r ç ã o polpa/liquido e x t r a t o (g/ml

1:1 1:2 1:3

"Flavor"do fruto Aparência C o l o r a ç ã o

A c e n t u a d o Límpida Amarelo forte

A c e n t u a d o Límpida Amarelo forte

A c e n t u a d o Límpida Amarelo claro 1

Licor obtido com álcool de milho, 5 dias de maceração e proporção de 1:2 (polpa/líquido extrator) e 1:0,5 (xarope/extrato)

(5)

Tabela 4. Resultado da análise sensorial do licor de araçá-boi1 .

P r o p o r ç ã o x a r o p e : e x t r a t o (v/v) C a t e g o r i a s 1:0,5 1:1 1:2

G o s t e i e x t r e m a m e n t e 7 2 16 2 4 G o s t e i muito 24 40 24 G o s t e i m o d e r a d a m e n t e 0 20 2 4 G o s t e i l i g e i r a m e n t e 4 20 0

Indiferente 0 0 0

D e s g o s t e i ligeiramente 0 4 2 8

D e s g o s t e i m o d e r a d a m e n t e 0 0 0

D e s g o s t e i muito 0 0 0 D e s g o s t e i e x t r e m e m e n t e 0 0 0 1

Licor obtido c o m álcool d e milho, 5 d i a s d e m a c e r a ç ã o e p r o p o r ç ã o d e 1:2 (polpa/líquido extrator)

A análise sensorial mostrou que o licor de araça-boi é saboroso, de coloração atraente e odor característico do fruto. O licor formulado com a proporção de 1 de xarope para 0,5 de extrato obteve 100% de aceitação. Observa-se que a formulação de 1:1 obteve 96% de aceitação, porém, com resultados dispersos entre as categorias da faixa de aceitação. A proporção de 1:2 foi caracterizada como muito forte, apesar da boa aceitação pelos provadores (Tab. 4).

CONCLUSÕES

O araçá-boi apresentou boas características para o processamento de licor, como o pH ácido e altos teores de acidez, sólidos solúveis e carotenóídes totais. A análise sensorial indicou como de melhor qualidade, o licor formulado através da extração com álcool de milho na proporção de 1:2 (polpa:líquido extrator) macerado por 5 dias e o uso de xarope preparado por aquecimento na proporção dc 1:0,5 (xaropc:extrato).

Bibliografaia Citada

ANDRADE, J.S.; ARAGÃO, C.G.; CHAAR, J.S.; LEÃO, I.M.S. 1989. Caracterização d o a r a ç á - b o i (Eugenia stiptata McVaugh, subsp. sororia). In: CON-GRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA Ε TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 12., Rio de Janeiro, Resumos, SBCTA, p. 87.

CLEMENT, C R ; SILVA FILHO, D.F. 1994. Ama-z o n i a n small fruits with commercial poten-tial. Fruit Varieties Journal, 48(3):152-158 G O L D S T E I N , J . L . ; SWAIN, T. 1 9 6 3 .

Changes in tannins in ripening fruits. Phytochemistty, 2:371-383.

HIGBY, W.K. 1962. A simplified method for determination of some aspects of the carotenoid distribution in natural and carotene-fortified orange juice. Journal of Food Science, 27(1):42-49.

R A N G A N N A , S. 1986. Analysis and qual-ity control for fruits and vegetable products. New Delhi, Tata Mc

Graw-Hill Publishing, 1112 p.

SCHANDERL, S.H. 1970. Tannins and related phcnolics. In: J O S L Y N , M.A. ( e d ) . Methods in food analysis. New York, Academic Press, p. 701-725.

SOLER, P.M. 1993. Como fazer licor. Brasília, IBICT, 23 p.

(6)

food carbohydrates. London, Applied Science Publishing, 178 p.

WATTS, B . M . ; Y L I M A K I , G.L.; JEFFERY, L.E.; ELIAS, L.G. 1989. Basic sensory methods for food evaluation. Ottawa, 1DRC, p. 66-79.

Aceito para publicação em 06.08.97

Imagem

Tabela 3. Efeito da proporção polpa/líquido extrator na qualidade do licor de araçá-boi'
Tabela 4. Resultado da análise sensorial do licor de araçá-boi 1 .  P r o p o r ç ã o  x a r o p e : e x t r a t o (v/v)  C a t e g o r i a s  1:0,5  1:1  1:2  G o s t e i  e x t r e m a m e n t e  7 2  16  2 4  G o s t e i muito  24  40  24  G o s t e i

Referências

Documentos relacionados

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

No entanto, o teste de separabilidade para as variáveis equipamentos e terra indicou que aqueles fatores são separáveis do fator insumos, mas as mudanças relativas da demanda