• Nenhum resultado encontrado

Rastreamento sorológico para hepatite B em profissionais de saúde na cidade de Goiânia - Goiás.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Rastreamento sorológico para hepatite B em profissionais de saúde na cidade de Goiânia - Goiás."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

R e v ista d a S o c ie d a d e B ra sile ir a de M edicina Tro pic al 2 7 (3 ):1 5 7 -1 6 2 ,ju l- s e t, 1994.

RASTREAMENTO SOROLÓGICO PARA HEPATITE B EM

PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA CIDADE DE GOIÂNIA -

GOIÁS

Marli S. Pereira de Azevedo, Divina das Dores P. Cardoso, Regina M aria Bringel M artins, Roberto Ruhman Daher. Sandra Cristina T. Cam arota e

Aristides J. Barbosa

P esquisou-se m arcado res p a ra o vírus da hepatite B em profission ais d e sa úd e, ligado s a três instituições na cidade de G oiânia-G oiás. A prevalênc ia d a infecção vira i encon trada f o i d e 23 ,4 % em relação aos diferentes m a rcadores (AgH Bs, anti-H Bs e anti-H B c). E ntre os ind ivíduos p o sitivo s, 2,3% eram po rta do re s do vírus e 21,1% dem on straram infecção p ré v ia . D estes, 9 ,8 % apresentaram com o m arcador, apena s o anti- H B s e 32,6% o anti-H Bc. D ezen o ve indivíduos relataram vacinação ao vírus, sen do que 8 soroconv erteram p a r a o anti-H B s e 6 apre sentaram tam bém o anti-H Bc, e os dem ais nã o ap resentaram qu alq u er m a rc a d o r virai. A m a io r pre v a lê n c ia f o i a p a r tir dos 30 anos de idade (p < 0 ,0 5 ). O sexo m asculino m o strou p e rc e n tu a l su p erio r ao fe m in in o , 29,5% e 21,1% respe ctivam ente (p < 0 ,0 5 ). Q uando co n sid era d a a p re v a lê n c ia virai em relação a contatos com sangu e e/ou p ac ie n te s, o p e rc e n tu a l d e po sitivid a d e p a r a c o n ta cta ntesfo i 25,9% (p < 0,05 ), e a m a ior p re va lê n cia do vírus oco rre u a p a rtir de 10 anos de trabalho (p < 0,05). A hem odiálise m ostrou-se com o se to r d e m a io r risco cujo p e rc e n tu a l f o i d e 77,0% (p < 0 ,0 5 ).

P alavras-cha ves: P rofissionais de saúde. H epatite B. Fatores d e risco.

O v íru s d a hep atite B (V H B ) oco rre em todos os c o n t i n e n t e s c o m p r e v a lê n c i a v a r iá v e l e , m undialm ente, estim a-se que existam 300 m ilhões d e p essoas p o rtad o ras do agente5 24.

E ste v íru s p o d e causar n u m organism o tanto infecção inaparente quanto sintom ática e pode evoluir d a c o n d ição de in fecção ag u d a p a ra crô n ica, p ersisten te o u ativ a, e em p io res condições, para cirro se e /o u cân cer p rim ário de fígado15 24 29. T odos estes aspectos levam a um a p erd a da produtividade e aum ento d e gastos públicos.

A dissem inação do agente n a natureza ocorre p o r v ia v ertical7 24, sex u al1718 27 e parenteral5, e em alguns países o ín d ice atinge cerca de 6 0 ,0 % , com a in fe c ç ã o p ro v a v e lm e n te a d q u irid a p o r v ia p erin atal22.

A tran sm issão do V H B p o r via parenteral está b em estabelecida, e condiciona a existência de

L aboratório de V irologia do Instituto de Patologia T ropical e Saúde Pública, U niversidade Federal de G oiás, G oiânia, GO . Suporte F inanceiro: C onselho de Ciência e T ecnologia do Estado de G oiás - C O N C IT E G .

E n d e r e ç o p a r a c o r r e s p o n d ê n c ia : P ro P M arli S. P. Azevedo. Faculdade de Farm ácia/U FG . Pç a . Universitária s/n, Setor U niversitário. C aixa Postal 31 5 , 74605-020 G oiânia, GO . R ecebido para publicação em 13/10/93.

alguns gru p o s de risco pelo contato com sangue, p ro d u to s sanguíneos ou o u tro s fluidos co rp o rais, seja pela ocupação, doença o u h áb ito s p esso ais11. O s casos de hep atite nesta população são n a m aioria b r a n d o s o u s u b c lín ic o s 10, o q u e o s to r n a dissem inadores silenciosos do v íru s n a n atu reza e, desta form a, m edidas de prevenção são necessárias a fim de in terro m p er o elo de transm issão.

E studos realizados em n o ssa região m o stram percentuais variáveis de p revalência p a ra o v íru s em diferentes tipos p opulacionais3 16.

E m estudo conduzido em p ro fissio n ais d e saúde do R io de Jan eiro , C oelho e co ls en co n traram índices de 40% p ara ciru rg iõ es e 3 6 ,4 % para p rofissionais d e hem odiálise, e co n clu íram q u e a v a c in a ç ã o é in d ic a d a p a r a e s te s e g m e n to populacional9.

N este trab alh o , analisam os a prev alên cia do V H B em u m segm ento p o p u lacio n al lig ad o à saúde, o que nos p erm itiu av aliar e ev id en ciar fatores e se to re s d e m a io r ris c o p a ra e sta p o p u la ç ã o . P retendem os tam bém , fornecer inform ações à saúde pública, que som adas, p o d erão se rv ir d e subsídios a fu tu ra s, n e c e ssá ria s e eficazes m ed id as d e prevenção, en tre elas a v acinação.

(2)

A z e v e d o M S P , C a rd oso D D P , M a rtin s R M B , D a h e r R R , C am aro ta S C T , B a rb o sa A J . R a str e a m e n to so ro ló g ic o p a r a h e p a tite B em p r o fis s io n a is d e sa ú d e na cid a d e de G oiânia - G oiás. R e v ista d a S o c ie d a d e B ra sile ir a d e M e d ic in a T ro p ic a l 2 7 :1 5 7 -1 6 2 , ju l- s e t, 1994.

MATERIAL E MÉTODOS

Entre m aio/1989 e abril/1990, foram coletadas 625 amostras sanguíneas em trabalhadores de três instituições de saúde na cidade de Goiânia, GO, com a finalidade de detectar marcadores para o vírus de Hepatite B (VHB).

Não houve seleção de grupos nesta população que pudesse representar maior grau de exposição ao vírus, sendo aceito todo e qualquer indivíduo com participação voluntária.

D e cada pessoa, foram coletadas e anotadas informações, em formulário pertinente, desde dados pessoais a fatores de risco, como história anterior e familiar de hepatite, multiplicidade de parceiros, transfusão sanguínea, uso de acupuntura, tatuagem, d rogas in je tá v e is, doen ças sexualm ente transmissíveis, além de vacinação para o VHB.

Todas as amostras foram analisadas, visando detecção do AgHBs, anti-HBs eanti-HBc. Parte das amostras negativas (10 %) e todas as positivas foram enviadas ao Centro Nacional para Hepatites Virais (CNHV) - Fundação Oswaldo Cruz, coma finalidade de corroboração dos resultados. As amostras AgHBs e anti-HBc positivas foram, ainda, testadas para o anti-HBc-IgM, naquela instituição.

A metodologia utilizada para análise dos marcadores virais foi o ensaio imunoenzimático (ELISA), conforme preconizado por Voller e cols, 197825 e modificado de acordo com Camargo e cols, 19872.

Para a análise do AgHBs, anti-HBs, anti-HBc-IgM foram utilizados kits preparados e cedidos pelo Laboratório do CNHV do Departamento de Virologia da Fundação Oswaldo Cruz. Quanto ao anti-HBc, foi utilizado kit comercial da Organon Teknica-Hepanostika anti-HBc Microelisa System. A leitura das reações foi realizada visualmente e em leitor Microwell System-Reader 210 (Organon Teknika) com filtros de 450 ou 492nm.

A análise estatística foi realizada aplicando-se o teste do Qui-quadrado (X2) com intervalo de confiança de 95,0% .

RESULTADOS

Dos 625 profissionais de saúde participantes do

estudo, 146(23,4% ) apresentaram marcadores para

o VHB (Tãfaela 1). Observamos que 14 (2,3%)

eram portadores do vírus, sendo que 8 (1,3%)

apresentaram tambémantí-HBcIgM, e 132(21,1 %) mostraram apenas anticorpos ao vírus (anti-HBs/ anti-HBc). Desta população (625 indivíduos) 19 relataram vacinação para o VHB prévia e, destes, 8 apresentaram HBs apenas e 6 também anti-HBc-total.

Tabela 1 - C ondição soro ló g ica d e 62 5* p ro fissio n ais d e sa ú d e d e G oiânia, GO, conside ran do os diferentes m a rca dores p e sq uisa d o s.

Condições/marcadores N° positivos/

n° examinados %

Portadores do vírus (AgHBs e/ou anti-HBc-IgM

14/625 2,3

Infecção prévia (anti-HBs e/ou anti-HBc)

132/625 21,1

Total 146/625 23,4

* 19 destes indivíduos relataram vacinação prévia , sendo que 8 soroconverteram para anti-HBs e 6 apresentaram também anti-HBc.

A Tabela 2 apresenta a distribuição de positividade por faixa etária. Nota-se um aumento da prevalência virai a partir dos 30 anos de idade (p < 0 ,0 5 ).

O sexo masculino apresentou maior percentual de positividade (29,5 %) em relação ao feminino (21,1%) (p<0,05), o que pode ser visto na Tabela 3.

Quando considerado o aspecto contato com sangue e/ou pacientes (Tabela 4), os percentuais de positividade foram significativamente maiores

Tabela 2 - D istrib uição p e rc e n tu a l da po sitiv id a d e ao vírus da hepatite B (VHB) em p ro fissio na is de saú d e de G oiânia. GO, de a c o rd o co m a fa ix a etária.

Faixa etária anos

N° positivos/ n° examinados

%

1 5 -3 0 35/208 16,9

3 0 -4 5 75/295 25,5

4 5 -6 0 35/116 30,1

> 60 01/006 16,6

Total 146/625 23,4

(3)

A z e v e d o M S P , C a rd o so D D P , M a rtin s R M B , D a h e r R R , C a m aro ta S C T , B a rb o sa A J . R a str e a m e n to so ro ló g ic o p a r a h e p a tite B em p r o fis s io n a is d e sa ú d e n a cid a d e d e G o iân ia - G oiás. R e v ista d a S o c ie d a d e B ra sile ir a d e M e d ic in a T ro p ic a l 27 :1 5 7 -1 6 2 , ju l- s e t, 1994.

(p < 0 ,0 5 ) para os contactantes.

A Figura 1 mostra a positividade em relação ao tempo de trabalho na área de sadde. Observou-se que a maior prevalência do vírus ocorreu a partir de

10 anos de tempo de trabalho (p < 0 ,0 5 ).

A positividade em relação ao local de trabalho

& mostrada na Figura 2. A hemodiálise, o setor de

maior percentual (77,0% ), foi estatisticamente significante (p < 0 ,0 5 ).

Tabela 3 - Prevalência p a ra o vírus da hepatite B (VHB) em profissionais d e saúde de Goiânia, GO, considerando sexo.

Sexo N ° positivos/ %

n° examinados

Feminino 97/459 21,1

Masculino 49/166 29,5

Total 146/625 23,4

X2 = 4,83; p < 0 ,0 5

Tabela 4 - Presença d e marcadores pa ra o vírus da hepatite B (VHB) em profissionais de saúde de Goiânia, GO, considerando os fa to res de risco relacionados a contatos com sangue e! ou pacientes.

Profissiohais N ° positivos/ %

n° examinados

Contactantes 109/420 25,9

Não contactantes 37/205 18,0

Total 146/625 23,4

X2= 4 ,7 9 ;p < 0 ,0 5

anos

--- X2 - 11,03 p<0,05

F ig u r a i - Positividade p a ra VHB p o r anos de trabalho ligado à saúde.

Local de trabalho

fZ3 X2 = 31,8 p< 0,05

1. administração 6. emergência 10. raio-X 2. ambulatório 7. enfermarias 11. sala de aula 3. banco de sangue 8. hemodiálise 12. serviços gerais 4. centro de material 9. laboratório 13. UTI

5. clínica cirúrgica

F i g u r a 2 - P o s i t i v i d a d e p a r a VHB e m p r o f i s s i o n a i s d e s a ú d e c o n s i d e r a n d o l o c a l d e tr a b a l h o .

DISCUSSÃO

A prevalência do vírus da hepatite B (VHB), pelos marcadores (AgHBs, anti-HBs e anti-HBc) em nosso estudo, foi de 23,4% , contrastando com os de outras populações por nós estudadas, como 12,9% para primodoadores de sangue16 e 6,1% para população feminina urbana3.

Entre os indivíduos positivos, 2,3% eram portadores do vírus, demonstrável pela presença de anti-HBc IgM, isoladamente ou em associação com AgHBs, e 21 % mostraram uma condição de infecção prévia pela presença de anti-HBc e/ou anti-HBs (Tabela 1). Esta condição, embora considerada satisfatória em termos de seguimento clínico/ laboratorial, à luz dos conhecimentos atuais, é discutível, pois tem-se visto que indivíduos anti-HBs/anti-HBc positivos, ou mesmo na ausência de qualquer marcador, quando analisados por técnicas metodológicas moleculares, podem mostrar o D N A virai4 8. Assim sendo, para que esta prevalência não seja subestimada, poder-se-ia usar técnicas mais sensíveis como Hibridização e Reação em Cadeia de Polimerase(PCR). Noentanto, por suas dificuldades e alto custo, estas técnicas dificilmente podem vir a fazer parte da rotina de rastreamento21. Destes indivíduos (132), 13 apresentaram como marcador apenas anti-HBs, e 43 anti-HBc. Existe o consenso de que a presença isolada do anti-HBs indica exposição a baixas doses do AgHBs11 ou, ainda,

(4)

A z e v e d o M S P , C a rd oso D D P , M a rtin s R M B , D ah er R R , C am aro ta SC T, B a rb o sa A J. R a str e a m e n to so ro ló g ic o p a r a h e p a tite B em p ro fissio n a is d e sa ú d e n a cid a d e de G oiânia - G oiás. R e v is ta d a S o c ie d a d e B ra sile ira d e M e d ic in a T ro p ic a l 2 7 :1 5 7 -1 6 2 , ju l- s e t, 1994.

u m a situação d e falsos p o sitiv o s28. Já a ocorrência apenas d o anti-H B c é explicada p elo fato de que este, talv ez p erm aneça em n íveis detectáveis p o r m ais tem po e, assim , v em sendo considerado com o m elh o r m arcad o r d a in ten sid ad e de exposição ao san g u e11, em b o ra n ão exclua a necessidade de vacinação, p o is a im u n id ad e p ro teto ra parece ser co n ferid a p elo anti-H B s28.

H o u v e 19 in d iv íd u o s q u e relataram vacinação ao v íru s, sendo que 8 soroconverteram p ara anti- H B s e 6 ap resen taram tam bém anti-H B c e os dem ais n ão ap resen taram q u aisq u er m arcadores, o que p o d e re fle tir u m a infecção p rév ia, obviam ente não tríad a, o u ain d a u m a falha vacinai.

A análise e m relação à faixa etária m ostra u m percen tu al d e p o sitiv id ad e m ais elevado a p a rtir de 30 anos. E ste fato p o d e ser correlacionado a um a m aior atividade sexual, além d a condição de definição p ro fissio n al, o que tem com o conseqüência, um m aio r tem po de contato ao am biente de risco, o que p o d e ser co m provado p elo fato desta população m o strar m aio r p rev alên cia de infecção a p a rtir de 10 anos de atuação (F ig u ra 1).

O s e x o m a s c u lin o m o s tro u p re v a lê n c ia significativam ente m aio r em relação ao fem inino (T ab ela 3), o q u e p o d e ser devido, p elo m enos em p arte, a u m a m aio r m obilidade sexual m asculina. A lém disso, alguns au to res aventam um a m aior p red isp o sição d o sexo m ascu lin o 13 ao VHB e até m esm o à cro n icid ad e d a doença, j á que a expressão v irai d e alguns genes parece estar sob controle de h o rm ô n io s esteróides24.

A prev alên cia virai em relação a contatos com sangue e /o u pacientes (T abela 4) evidencia um a m aio r p ro b ab ilid ad e de infecção p elo vírus. Q uando analisam os a circulação v irai em relação a local de trab alh o , observam os q u e o seto r de hem odiálise foi o d e m aio r prev alên cia (F ig u ra 2), m uito em bora o p essoal ligado ao seto r d e lim peza e o u tro s serviços congêneres, tam bém , m ostrasse índices im portantes d e p o sitiv id ad e. A creditam os que, entre outros fato res, u m a p ossível explanação seja, além do risco in eren te ao sangue, a falta de conhecim entos b ásico s em relação ao risco da infecção pelo v írus, p rin cip alm en te en tre o pessoal ligado ao serviço geral daquelas instituições.

A dm ite-se que precauções a fim d e p rev en ir fe rim e n to s , u so d e b a r r e ira s p ro te to ra s e a conscientização do po ten cial infeccioso do sangue e fluidos corporais sejam estratégias q u e, aliadas à vacinação, podem alterar a atual condição dos pro fissio n ais de saúde5, u m a v e z que a h ep atite B constitui doença de difícil co n tro le, ju stific a d o pela existência de g rupos que não são atin g id o s p o r program as de im unização, com o h o m ossexuais, viciados em drogas e pessoas expostas a contatos heterossexuais6 19.

A detecção d o s p o rta d o re s d o V H B tem im p lic a ç õ e s d i a g n o s t i c a s , te r a p ê u t i c a s e epidem iológicas28, a lé m d o risc o , não b em definido, que o p ro fissio n al de saúde p o rta d o r rep resen ta p a ra seus p acientes1 20 27,

E m vista dos resultados ob serv ad o s, to m a-se evidente que m edidas de proteção para esta população fazem -se necessárias e a vacinação sistem ática, com triagem prév ia dos m arcadores n o serviço d e saúde, deve ser recom endada12 14 23 28.

S U M M A R Y

M a rkers f o r hepatitis B virus in health care w orkers w ere an alyse d in 6 25 em ployees o f three institutions in G oiânia city. The virus p re v a le n c e w as 2 3 .4 % rela ted to different m arkers (AgH Bs, anit-H B s a n d anti-HBc). A m on g the p o sitiv e individuals, 1.3% p re se n te d acute infection, 1 .0% w e re virus ca rriers a n d 2 1 .1 % p re se n te d only anti-H B s a n d 3 2 .6 % only anti-H B c as m arkers. There w ere 1 9 rep orts o f virus vaccination. E ig h t o f them se ro c o n v e rte d fo r anti-H B s and 6 w ere p o sitiv e f o r both anti-H B c a n d anti-H Bs. H ig he r p re v a le n c e rate s w ere fo u n d ab ove 3 0 y e a r o f age (p < 0 .0 5 ). The m ale an d fe m a le prevalence rates w ere 2 9 .5 % and 21 .1% (p < 0 .0 5 ) respectively. The virus p re v a le n c e rates am o ng b lo o d a n d p a tie n t contacts w ere 2 5 .9 % (p < 0 .0 5 ) an d the h ig he st p revalenc e w as fo u n d in p e rso n s fo llo w e d up f o r at least te n y e a rs fp < 0 .0 5 ). The g re a te st risk sectio n h a s show n to be hem odialysis u n itp erson ne lw ith a p e rc e n tu a l o f 77% (p < 0 .0 5 ).

Key-words: H ealth care w orkers. H epatitis B. R isk fa c to rs.

(5)

A ze v e d o M S P , C a rd o so D D F , M a rtins R M B , D a h e r R R , C am a rota SC T, B a rb o sa A J. R a str e a m e n to so ro ló g ic o p a r a h e p a tite B em p ro fissio n a is d e sa ú d e na cid a d e de G oiânia - G oiás. R e v ista da S o c ie d a d e B ra sile ira d e M e d ic in a T ro p ic a l 2 7 :15 7 -1 6 2 , ju l- s e t, 1994.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Alter HJ, Chalmers TC, Freeman BM, Lunceford JL, Lewis TL, Holland PV, Pizzo PA, M eyer III WJ. Health care workers positive for Hepatitis B surface antigen, are their contacts at risk? New England Journal of Medicine 292:454-457, 1975. 2. C am argo IF , G aspar A M C , Y oshida CFT.

Comparative ELISA reagents for detection of Hepatitis B surface antigen (HBsAg). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 82:181-187, 1987. 3. Cardoso DDP, Azevedo MSP, Martins RMB,

Barbosa AJ, Camarota SCT. Soroprevalência para infecção pelo vírus da Hepatite B pelos marcadores AgHBs e anti-HBs em população feminina de área urbanadeGoiânia-GO. Revista de Patologia Tropical 19:135-141, 1990.

4. Carloni G, Defini C, CollocaS, Alfani E, TalianeG, De Bac C. Incidence of Hepatitis B virus DNA- Polymerase in sera o f Italian asymptomatic carriers with serological markers of HBV. Archives of Virology 87:1-2,1986.

5. Centers For Disease Control. Update: Universal Precaution for prevention of transmission of Human Immunodeficiency Virus, Hepatitis B, and other bloodbom e pathogens in health-care setting. Leds from theM M W Rvol37 n 2 4 1988. Journal American Medical Association 260:462-465, 1988.

6. Centers For Disease Control. Changing patterns of groups at high risk for Hepatitis B in the United States. Leds from the MMWR v o l3 7 n 2 6 ,28 1988. Journal American Medical Association 260:761- 770, 1988.

7. Centers For Disease Control. Preventionofperinatal transmission o f Hepatitis B virus. Prenatal screening of all pregnat women for Hepatitis B surface antigen. Morbidity and Mortality Weekly Report 37:341- 351, 1988.

8. Chemin I, Banginski I, Petit M A , Zoulim F , Pichoud C, Capei F, Hantz O, Trepo C. Correlation between HBV DN A detectionby polymerase Chain Reaction and P re-S i antigenem ia in symptomatic and asymptomatic Hepatitis B virus infections. Journal of Medicine Virology 33:51-57, 1991.

9. Coelho HSM , A rtem enko SRT, M artin CN, Carvalho DM , Valente J, Rodrigues EC, Alves LS, Martins MLM. Prevalência da infecção pelo vírus B na comunidade hospitalar. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 23:71-76, 1990. 10. Denes AE, Smith JT, Maynard JE. Hepatitis B

infection in physicians. Results os nationwide

seroepidem iologic survey. Journal A m erican Medical Association 239:210-212, 1978.

11. Diestang JL, Ryan DM. Occupational exposure to Hepatitis B virus in hospital personnel: Infection or imunization? American Journal of Epidemiology

115:26-39, 1982.

12. F o llet E A C , Sym ington IS, C am eron M G. Experience with Hepatitis B vaccination in nurses in a hospital for mentally handicapped. Lancet II 8561:728-732, 1987.

13. Gok HT, Chan YW, Wong LYM, Kong KH, Oon CJ, Guan R. The prevalence o f Hepatitis B virus m arkers in dental p erso n n el in S ingapore. Transactions o f the Royal Society o f Tropical Medicine and Hygiene 82:908-910, 1988. 14. Jonsson JB. Cost-benefit analysis of Hepatitis B

vaccination. Postgraduate Medical Journal 63(supl 2):27-32, 1987.

15. Leite AMPS, Mendes TF. Vírus B e carcinoma hepatocelular. Moderna Hepatologia 1:22-23,1987. 16. Martelli CMT, Andrade ALSS, Cardoso DDP,

Sousa LCS, Silva SA, Souza M A, Zicker F. Soroprevalência e fatores de risco para a infecção pelo vírus da Hepatite B pelos marcadores AgHBs e anti-HBs em prisioneiros eprimodoares de sangue. Revista de Saúde Pública de São Paulo 24:270-276, 1990.

17. Mendes T F, Cruz PRS, Pitella MM, Mexas PPF, Podkamen N, Herbet B. Transmissão sexual do vírus da Hepatite B. Moderna Hepatologia 3:1-6, 1982.

18. Papaevangelou G, Roumeliotou A, Tassopoulos N, Kolaitis N, Stathopoulou P. Source o f infection due to Hepatitis B in Greece. The Journal o f Infections Diseases 147:987-989, 1983.

19. Recommendations o f the Immunization Practices A dvisory Commitee. U pdate on H epatitis B prevention. Annals o f Internal Medicine 107:353- 357, 1987.

20. Sherlock S. The natural history o f Hepatitis B. Postgraduate Medical Journal 63:7-11, 1987. 21. ShinLN , Sheu JC, W angJT, Huang GT, Yang PM,

Lee HS, Sung JL, W ang TH, Chen DS. Serum Hepatitis B virus DNA in health HBsAg-negative Chinese adults evaluated by Polymerase Chain Reaction. Journal o f Medical Virology 32:257-260, 1990.

22. SnydmanDR. Hepatitis in pregnancy. New England Journal of Medicine 312:1398-1401, 1985. 23. Steketee RW, Ziam ik M E, Davis JP. Sororesponse

to Hepatitis B vaccine in patients and staff o f renal

(6)

A z e v e d o M S P , C a r d o s o D D P , M a r t i n s R M B , D a h e r R R , C a m a r o t a S C T , B a r b o s a A J . R a s t r e a m e n t o s o r o l ó g i c o

p a r a h e p a t i t e B e m p r o f i s s i o n a i s d e s a ú d e n a c i d a d e d e G o i â n i a - G o i á s . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e

M e d i c i n a T r o p i c a l 2 7 : 1 5 7 - 1 6 2 , j u l - s e t , 1 9 9 4 .

dialysis centers, Wisconsin. American Journal of Epidemiology 127:772-782, 1988.

24. Tiollais P, Buendia MA. Hepatitis B virus. Scientific American 4:48-54, 1991.

25. V oller A, B artlett A , Bidwell DE. Enzym e immunoassays with special reference to ELISA techniques. Journal o f Clinical Pathology 31:507- 520, 1978.

26. W est DJ. T he Hepatitis B infection among health profissionais in the United States: A review. The American Journal o f Medical Sciences 287:26-33, 1984.

27. Wilkinson R. Hepatitis B as a sexually transmitted

disease in a black south African population. South African Medical Journal 65:954-955, 1984. 28. Zanalda BC, Manterola AC, Lestrem M D, Frider

JB, Zocchi GA, Fainboim H, Clua GI, Amor E. Prevalencia del anticuerpo contra el virus de la Hepatitis B (anti-HBc) en personal hospitalario de Buenos Aires. Boletin de la Oficina Sanitaria Panamericana 108:16-25, 1990.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, eles absorviam e passavam nessas atividades, ou lá fora ou mesmo aqui quando queriam estar mais uns com os outros, eles passavam isso, eles, que

Ainda que não seja possível nesse trabalho analisar pormenorizadamente todas as influências históricas que esse processo desdobre, pretendo levar em consideração esses elementos

Assim, foi apresentado: (1) uma revisão sistemática da literatura escrita em inglês em relação ao ensino e aprendizagem nos cursos de introdução à programação

[3] proves the existence of solutions for second order dynamic inclusions in time scales with boundary conditions.. The work [4] proves the existence of solutions for first

A retirada dessas variáveis manifestas do modelo de mensuração se deu pelo mesmo motivo que foram retiradas as variáveis (V19) e (V23), como justificou-se anteriormente. Quanto

Resumo Com o objetivo de determinar a soroprevalência de tripanossomíase americana, sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite B, hepatite C e infecção pelo vírus da

Podemos observar que há maior prevalência de infecção passada pelo vírus B da hepatite entre profissionais de saúde em relação a controles do nosso hospital, e que entre

No presente estudo são apresentados resultados de prevalência de infecção pelo VHB em primo- doadores de sangue, no Município de Goiânia, GO, e discutidas as