• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

   

Relatório  Final  

Mestrado  Integrado  em  Medicina  

6º  ano  –  Estágio  profissionalizante  

 

Tiago  João  Lemos  Machado  Abreu  

(2)

Índice  

Actividades Desenvolvidas  ...  2  

1.1   Saúde Mental  ...  2  

1.2   Medicina Geral e Familiar  ...  2  

1.3   Pediatria  ...  3  

1.4   Obstetrícia  e  Ginecologia  ...  3  

1.5   Cirurgia  ...  4  

1.6   Medicina  ...  5  

1.7   Estágio Clínico Opcional – Medicina Geral e Familiar  ...  6  

2.   REFLEXÃO  CRÍTICA  ...  6  

3.   Anexos  ...  9    

 

INTRODUÇÃO

Iniciei a minha formação em 2004 na Faculdade de Ciências Médicas, realizei os três primeiros anos de ensino, mas como a vida nem sempre corre da forma como a planeamos, tive que fazer uma interrupção na minha formação por alguns anos. Como esta profissão sempre foi um sonho de criança, regressei com toda a força e determinação em 2011 e posso agora dizer que realizei o meu sonho. Termino assim este percurso agora, marcado pelo símbolo desta faculdade onde grandes nomes da história médica também o fizeram, concluindo assim o Mestrado Integrado em Medicina. Foi uma longa, longa caminhada com muitos obstáculos, que teve como principais objectivos: desenvolver competências essenciais ao exercício da Medicina, atitudes e aptidões abrangendo diferentes áreas clínicas, desde a ética à comunicação, bem como, aprofundar competências de autonomia.

Este relatório está divido em Introdução, Actividades Desenvolvidas, onde irei descrever sucintamente as actividades realizadas em cada estágio, e Reflexão Crítica, onde irei referir os pontos positivos e negativos deste ano e onde farei

(3)

uma avaliação do cumprimento dos meus objectivos e do meu crescimento como aluno de Medicina, e finalmente os Anexos.

Actividades Desenvolvidas 1.1 Saúde Mental

Este estágio, decorrido entre 15 de Setembro e 10 de Outubro, com a duração de 4 semanas, foi realizado no Hospital Egas Moniz, pertencente ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier e sob a tutela do Dr. Ricardo Caetano.

Este estágio estava dividido em 2 componentes: uma componente teórico-prática, na forma de 2 seminários realizados na Faculdade nos dois primeiros dias de estágio, sobre as principais urgências psiquiátricas leccionadas pelo Prof. Doutor Miguel Xavier; e uma componente prática que consistiu em acompanhar o meu tutor nas suas actividades de enfermaria e no Serviço de Urgência, sendo este realizado no Hospital de São Francisco Xavier.

Durante este estágio realizei uma história clínica com posterior discussão com o Dr. Ricardo Caetano, apresentei um tema para o Journal Clube.

1.2 Medicina Geral e Familiar

Este estágio decorreu entre 13 de Outubro e 7 de Novembro, com a duração de 4 semanas, foi realizado na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Barcarena, sob a regência da Prof. Doutora Isabel Santos e sob a tutela da Dr.ª Helena Barros Costa. Este foi um estágio predominantemente observacional, em que assisti a consultas deSaúde de Adulto, Saúde Infantil, Saúde Materna e de e Planeamento Familiar, nestas últimas pude realizar algumas citologias. Além das consultas específicas também estive presente em consultas marcadas por

(4)

iniciativa dos utentes e em consultas de urgências. Este estágio foi particularmente útil, pois permitiu ter contacto com doentes numa fase não aguda da sua doença, bem como com pessoas saudáveis, sendo a prática clínica focada na prevenção e na educação das populações.

1.3 Pediatria  

Este estágio de 4 semanas decorreu entre 10 de Novembro e 5 de Dezembro, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas. O meu estágio foi feito no Hospital de Dona Estefânia, sob a tutela da Dr.ª Marta Conde. Sendo a Dr.ª Marta Conde subespecializada em Reumatologia, estive em contacto com vários tipos de patologias que não são comuns observar-se na prática de Pediatria Geral, quando comparadas com as patologias mais frequentes, senda esta falha colmatada com a frequência do Serviço de Urgência no Hospital de Dona Estefânia, e frequência da enfermaria de Pediatria Geral. Durante o estágio, foi-me permitido observar doentes, realizando o exafoi-me objectivo, bem como discussão dos doentes e decisões clínicas necessárias. No final do estágio, apresentei um trabalho sobre “Síncope nos Adolescentes”, com as minhas colegas Daniela Brito e Mafalda Grafino.

1.4 Obstetrícia  e  Ginecologia  

Este estágio teve a duração de 4 semanas, sendo realizado entre 8 de Dezembro e 16 de Janeiro, sob a regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura . O meu estágio foi realizado na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, estando dividido em 2 semanas na Ginecologia e 2 semanas na Obstetrícia, sendo as primeiras 2 sob a tutela do Dr. Carlos Barros e as 2 últimas sob a tutela da Dr.ª

(5)

Vanessa Rosado. Esta divisão permitiu que tivesse um ensino mais direcionado a cada uma das áreas. Em Ginecologia, e como o Dr. Carlos Barros, faz consulta de Ginecologia Oncológica, além de puder assistir a consultas, participei como segundo ajudante em duas cirurgias, onde me foi possivel também algaliar os doentes. Realizei diversas citologias e pude também assistir a várias técnicas, como histeroscopias e colposcopias. Em Obstetrícia assisti a consultas de Alto Risco, consultas de referência por aproximação da data do parto e frequência da enfermaria. Durante todo o estágio estive presente no Serviço de Urgência, uma vez por semana, onde pude assistir a diversos partos eutócicos, assim como cesarianas, bem como patologia ginecologia e obstétrica nos gabinetes de consulta. Apresentei também um trabalho, sobre “Diabetes Prévia à Gravidez”.  

1.5 Cirurgia  

Este estágio de 8 semanas, decorreu entre 26 de Janeiro e 20 de Março, foi realizado no Hospital Beatriz Angelo (HBA), sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio e sob a tutela do Dr. Luís Féria. Este estágio teve 2 componentes: teórico prático, que consistiu na frequência de sessões realizadas no HBA durante a 1ª semana, e uma componente prática, que consistiu no acompanhamento do meu tutor na enfermaria, bloco operatório e consultas, assim como a passagem por outros serviços, o Serviço de Urgência e a opcional que eligi, os Cuidados intensivos.Pelo facto de sermos 3 alunos tutelados pelo Dr. Luís Féria além da interna sob a sua responsabilidade, devo dizer que não consegui aproveitar o estágio da forma que desejaria, uma vez que não me permitiu participar num

(6)

grande número de procedimentos, nomeadamente participar em cirurgias, quer em pequenas cirurgias.

No final do estágio, em conjunto com os meus colegas Paulo Mata e Pedro Palma apresentamos um trabalho casuístico sobre “Colecistite aguda-revisão de 2014”, no Mini-Congresso que se realizou no Hospital Beatriz Ângelo. Decidimos escolher este tema por sugestão do nosso tutor, e pelo interesse e utilidade deste trabalho para o serviço.

1.6 Medicina  

Este estágio com a duração de 8 semanas, decorrido entre 23 de Março e 22 de Maio, foi realizado no Hospital de São Francisco Xavier, pertencente ao Centro Hospitalar de Lisboa Oeste, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco e sob a tutelagem da Dr.ª Filipa Marques.

Neste estágio, foi-me dada bastante autonomia. Na enfermaria, tinha doentes ao meu encargo, em que os observava diariamente e escrevia os respectivos diários clínicos. Os problemas dos doentes eram depois discutidos com a Dr.ª Filipa que decidia as alterações terapêuticas e os exames complementares necessários. Os doentes ao meu encargo eram apresentados por mim, na visita clínica semanal, ao Dr. Luís Campos, directro de serviço. Realizei também notas de entrada e notas altas, com posterior correção da minha tutora. Frequentei semanalmente o Serviço de Urgência, no Hospital de São Francisco Xavier, acompanhando internos do Serviço de Medicina III.

Juntamente com os meus colegas, Ana Fernandes, Diogo Mendonça, Inês Borges da Costa, Inês Tavares, Nuno Bronze apresentei um trabalho sobre

(7)

“DPOC”, sendo este tema sugerido pelo Dr. Luís Campos, director de Serviço de Medicina do HSFX.

1.7 Estágio Clínico Opcional – Medicina Geral e Familiar

Para o estágio clínico opcional, decidi realizá-lo na USF Physis, em Vizela sob a tutelagem do Dr. Henrique Machado, por um período de 2 semanas que se realizou entre 25 Maio e 5 de Junho.

Escolhi este estágio como opcional, pois é uma área que me interessa, se localiza na minha área de residência, sendo esta uma forte especialidade a eleger para o meu futuro, queria me familiarizar com a comunidade que envolve a minha área de residência, e sendo esta uma Unidade com Acreditação de qualidade ACSA/DGS, penso que escolhi bem a Unidade para o fazer.

Durante estas duas semanas pude acompanhar o Dr. Henrique Machado nas consultas, desde Saúde de Adulto, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento Familiar, e também em duas visitas domiciliárias. Durante o estágio assisti a duas sessões formativas: “Infecções Urinárias” e “Doenças da Pele” apresentadas por dois internos do serviço.

2 REFLEXÃO  CRÍTICA  

Considero que os objectivos a que me propus desde a minha entrada na faculdade foram maioritariamente atingidos, quer a nível de formação académica, nomeadamente atitudes e aptidões, quer a nível psicossocial, quer ético. Sei que TUDO isto é apenas o Início, há uma longa caminhada a percorrer. Tentei contribuir e tentarei sempre trabalhar no sentido da minha formação e actualização. Durante estes sete estágios procurei sedimentar os conhecimentos necessários e condutas indispensáveis à boa prática médica, e,

(8)

nesta perspectiva, penso que todos foram organizados de forma cuidadosa, pensada e orientada. Assim, revi, consolidei e adquiri aptidões essencialmente diagnósticas e terapêuticas, e fui treinado a usar o raciocínio clínico como base de actuação. Aprendi a tomar decisões de acordo com evidências científicas e realidade biopsicossocial do doente, e a gerir recursos, de forma coordenada e eficiente. Consciencializei a necessidade de estabelecer boas relações médico-doente, verificando que, em todo o processo diagnóstico, terapêutico e preventivo, a empatia e a confiança estão altamente implicadas no sucesso da prática médica, e aprendi também que a decisão médica é, em simultâneo, uma decisão do doente. Dialoguei com as famílias, comecei a aprender a lidar com a ansiedade de algumas delas e a dar más notícias. Lidei ainda com questões éticas como o sigilo médico e o consentimento informado. Apercebi-me da importância do trabalho em equipa para a assistência e tratamento adequados, bem como para o desenvolvimento de competências que permitam aos doentes um futuro mais funcional, do ponto de vista pessoal, profissional e social. Realço também a importância dos vários seminários/sessões clínicas a que assisti, pela pertinência e actualidade dos temas, a metodologia dinâmica que incentiva a participação dos alunos, de forma a suscitar uma maior motivação e interesse dos ouvintes e promover uma “construção conjunta” do conhecimento. Procurei converter a minha motivação numa entrega a todas as propostas e desafios que através dos meus tutores fui recebendo. Agradeço desde já a todos os serviços que me receberam tão bem, oferecendo-me condições favoráveis de aprendizagem, decorrente da relação tutor-aluno na maioria dos estágios.

(9)

Considero como principal ponto negativo deste 6o ano, as diferenças existentes no que toca a carga horária e métodos de avaliação, entre os diferentes locais de estágio, dentro de uma mesma especialidade. Proponho, assim, que sejam reunidos esforços para que tal estruturação e critérios sejam uniformemente aplicados, não obstante o local de estágio.

Avalio o estágio prático do 6º ano com autonomia tutelada como muito positivo, tanto no que diz respeito ao ensino que me foi tutorado, como no que ao meu desempenho e objectivos alcançados. Reconheço que as aprendizagens efectuadas durante este ano são uma importante ferramenta para a minha vida profissional.

Em conclusão, penso que tanto os objectivo principais de cada estágio como os referentes ao 6º ano foram atingidos na sua quase totalidade, de forma a dar resposta às necessidades do doente de um modo abrangente, nas mais diversas áreas, desde a promoção da saúde e prevenção da doença, até ao diagnóstico, tratamento e prognóstico de situações no âmbito da doença crónica, aguda e emergente. Termino, mostrando o meu apreço a todos os Professores, Assistentes, tutores e colegas que me permitiram através desta Escola a minha formação, como médico de Amanhã, não só pela transmissão de conhecimentos como também interferiram em atitudes de compromisso, reponsabilidade e tolerância.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” (José de Alencar)

(10)

3. Anexos

1º CURSO DE

Gastroenterologia

Oncológica

CERTIFICADO

Certifica-se que

participou no 1º Curso de Gastroenterologia Oncológica, organizado pelos Serviços de Gastrenterologia do Grupo Hospitalar Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, realizado no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa , no dia 08 de Maio de 2015. Lisboa, 08 de Maio de 2015

Director do Serviço de Gastroenterologia do IPO de Lisboa

Dr. António Dias Pereira

(11)

Referências

Documentos relacionados

Coghlan Liz Mater Misericordiae University Hospital Ireland Collyer Thomas Harrogate District Hospital United Kingdom Copotoiu Sanda Maria University Emergency County Hospital

integrom o universo deste estudo de caso centro-se no gestão da mobilidode internacional. Tendo como ponto de partida a questão de investigação, designadamente: Como é

Como oportunidade de reestruturação do departamento e inclusão de um processo mais robusto e que atingisse os níveis desejáveis de tempo de preenchimento de vaga de um novo

Assim, pretende-se uma maior compreensão do conceito, das causas e consequências da institucionalização, sendo que de acordo com Zimmerman (2000), as instituições da

Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso possibilitou o estudo de alguns desafios regularmente presentes na literatura e cotidiano de empresas do segmento

«A Razão Experimental» acentua e reforça o perigo cousificador do afastamento do real e da intuição emergente e assinala, nessa ordem de ideias, como o caminho da Filosofia, depois

Após o ensaio da resistência à compressão realizado para o projeto do heat shield, é possível concluir que a tensão de compressão máxima que se pode aplicar aos aglomerados