• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Estágio Profissionalizante

6º ano

2018/2019

Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Orientador: Prof. Doutor Joaquim Filipe Candeias de Sousa Gago

Faculdade de Ciências Médicas

António Leão | 2013116 | 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

(2)

Índice

I- Introdução ... 3

II- Objetivos ... 3

III- Atividades desenvolvidas ... 4

Estágio Parcelar de Medicina Interna (10/09/2018 – 02/11/2018) ... 4

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (05/11/2018 – 11/01/2019) ... 4

Estágio Parcelar de Pediatria (21/01/2018 – 15/02/2019) ... 5

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (18/02/2019 – 15/03/2019) ... 6

Estágio Parcelar de Saúde Mental (18/03/2019 – 12/04/2019) ... 7

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (22/04/2019 – 17/05/2019) ... 7

IV- Elementos Valorativos ... 8

V- Análise Crítica ... 9

VI- Anexos ... 11

Anexo I – Imed Conference ... 11

Anexo II – 7º CADU – Introdução à abordagem do trauma ... 12

Anexo III – 10º Curso de Antibioterapia ... 13

Anexo IV – 6ªs Jornadas do Departamento de Cirurgia ... 14

Anexo V – Curso Team ... 15

Anexo VI – Apresentação na escola sobre “Verão com Prevenção” ... 16

Siglas:

MIM – Mestrado Integrado em Medicina HSFX – Hospital de São Francisco Xavier HBA – Hospital Beatriz Ângelo

CHPL – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa SU – Serviço de Urgência

USF – Unidade de Saúde Familiar PNV – Programa Nacional de Vacinação UC – Unidade Curricular

(3)

I-

Introdução

O estágio profissionalizante do MIM da Nova Medical School tem como objetivo permitir a aquisição de competências, essencialmente práticas, para preparar o aluno do 6º ano para o início da prática médica autónoma que virá nos seguintes anos de formação e especialização, sendo este o culminar de todos os 6 anos de formação. Nos vários estágios parcelares realizados durante o 6º ano do MIM são abordadas as que são consideradas principais áreas da Medicina, sendo sempre facultada uma orientação tutelada, sendo elas: Medicina Interna; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia; Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. No presente relatório pretendo: estabelecer os objetivos gerais e específicos do estágio profissionalizante e dos estágios parcelares; explicar de forma sucinta as atividades desenvolvidas em cada um dos estágios, segundo a ordem de ocorrência; destacar os principais elementos valorativos da minha formação durante o ano letivo 2018/2019; realizar uma reflexão crítica sobre o estágio profissionalizante em geral, bem como uma autoavaliação tendo em conta o cumprimento dos objetivos citados.

II-

Objetivos

O estágio profissionalizante do 6º ano do MIM da Nova Medical School, como já referi anteriormente, tem como principal objetivo preparar o aluno para a continuação da formação em Medicina que, doravante, será de uma forma mais autónoma e especializada.

Existem documentos como por exemplo “O Licenciado Médico em Portugal” que se debruçam sobre quais os objetivos e competências que um aluno de medicina deve ter aquando da sua formação académica em Medicina. Baseando-me nestes documentos enumero os principais objetivos gerais que, a meu ver, são essenciais num estudante de Medicina pré-graduado: 1) Consolidar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos 6 anos do MIM na abordagem ao doente: colheita de anamnese, realização de exame objetivo e formulação de hipóteses diagnósticas com respetivo tratamento e/ou pedido de eventuais meios complementares de diagnóstico, de forma aperfeiçoar o raciocínio clínico e adquirir uma autonomia crescente na prática clínica; 2) Aperfeiçoar as técnicas de comunicação com os doentes, familiares e outros profissionais de saúde ou em contexto de exposição oral de um tema de Medicina pois esta é fundamental na transmissão de planos terapêuticos ao doente e no funcionamento em equipa num serviço de saúde; 3) Aperfeiçoar a abordagem holística ao doente procurando saber os seus problemas e preocupações e não focado apenas na doença em questão, permitindo uma melhor prestação de cuidados de saúde através, também, da prevenção e promoção de saúde; 4)Treino de procedimentos práticos básicos, supervisionados, seja em contexto de simulação ou em doentes, para que haja mais segurança na sua realização. 5) Procura de conhecimento e de manter atualizados os saberes práticos e teóricos de Medicina.

(4)

III- Atividades desenvolvidas

Estágio Parcelar de Medicina Interna (10/09/2018 – 02/11/2018)

Coordenador: Prof. Doutor Fernando Nolasco | Local: Hospital de Egas Moniz

O estágio de Medicina Interna teve a duração de 8 semanas tendo decorrido no serviço de Medicina IB do Hospital de Egas Moniz, sob a responsabilidade do Dr. João Delgado, juntamente com a sua equipa. Neste estágio estabeleci objetivos específicos a atingir dos quais destaco a integração e interligação entre conhecimentos das diversas áreas médicas, visto que, no internamento desta especialidade, muitas vezes estamos perante doentes com multimorbilidade e é necessário ter em conta os conhecimentos de várias áreas.

Grande parte do estágio decorreu na enfermaria de medicina onde tive a oportunidade de observar doentes de uma forma parcialmente autónoma, sendo-me atribuídos, em média, 2 doentes por dia. Durante estas 8 semanas realizei diários clínicos, notas de alta, pude seguir a evolução em internamento dos doentes bem como discutir com o assistente quais os meios complementares de diagnóstico mais pertinentes a realizar, hipóteses de diagnóstico e plano terapêutico a seguir. Pude também realizar procedimentos práticos como gasimetrias arteriais quase diariamente o que me permitiu maior segurança e melhor prática ao realizá-los, pude também observar a colocação de cateteres venosos centrais.

No serviço de medicina IB, à responsabilidade do Dr. João Delgado, também existe uma unidade de cuidados intermédios, pelo que tive a oportunidade de observar doentes com estado geral mais instável e com uma maior necessidade de monitorização e intervenção atempada, nesta parte do serviço pude observar monitorizações por linha arterial, observar a colocação das mesmas, ver os parâmetros e a colocação de ventilação invasiva e não invasiva. Tive ainda a oportunidade de permanecer no SU de medicina do HSFX, onde contactei com doentes com patologia aguda em que é necessário um raciocínio clínico bem estruturado e focado para poder diagnosticar e tratar da forma mais rápida possível.

Durante este estágio pude ainda assistir a várias sessões de formação como jornal clubs e aulas informais sobre variados temas relevantes para a PNA de 2019 lecionadas pelo Dr. João Delgado.

No final do estágio apresentei um trabalho sobre emergências oncológicas, tendo apresentado um caso de um doente em internamento que foi admitido no SU com hipercalcemia como síndrome paraneoplásico e abordei também outras emergências oncológicas relevantes como síndrome da veia cava superior, compressão medular e neutropenia febril.

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (05/11/2018 – 11/01/2019)

Coordenador: Prof. Doutor Rui Maio | Local: Hospital Beatriz Ângelo

O estágio parcelar de cirurgia geral teve a duração de 8 semanas (com uma interrupção de 2 semanas na altura do Natal) e estive no Hospital Beatriz Ângelo sob a tutela da Dra. Sílvia Silva. Este estágio dividiu-se

(5)

em: 1 semana de aulas teóricas e teórico-práticas e curso TEAM, 4 semanas de cirurgia geral, 1 semana de SU e 2 semanas de estágio opcional. Os objetivos específicos para este estágio que considero mais relevantes são: conhecer as principais síndromes da cirurgia geral e compreender a sua etiopatogenia e semiologia; conhecer as situações clínicas com indicação para cirurgia eletiva e com indicação para cirurgia urgente. A primeira semana de conteúdos teórico-práticos permitiu consolidar e adquirir conhecimentos gerais de Cirurgia Geral como preparação de doentes em pré-operatório, treinar procedimentos práticos de técnicas invasivas e ainda a realização do curso TEAM (em anexo).

Durante as 4 semanas de Cirurgia Geral do estágio pude assistir a consultas de pré e pós operatório, observar doentes em internamento e tive também a oportunidade de realizar diários clínicos, notas de alta e colher histórias clínicas com supervisão da tutora. Pude também observar cirurgias no bloco operatório, tendo tido oportunidade de observar várias cirurgias como 2º ajudante, o que me permitiu uma observação mais próxima dos procedimentos cirúrgicos.

Na semana de SU observei maioritariamente patologia do foro da Medicina Interna visto o HBA não ter balcões de urgência exclusivamente dedicados à Cirurgia Geral, pude também treinar procedimentos invasivos como suturar feridas e drenar abcessos no dia em que permaneci na pequena cirurgia.

Nas semanas de estágio opcional escolhi Gastroenterologia pela sua relação próxima com a patologia observada em Cirurgia Geral, nestas duas semanas pude observar procedimentos invasivos como endoscopias digestivas altas, baixas e CPRE, observei consultas de proctologia, hepatologia e doença inflamatória intestinal.

No último dia de estágio participei no Mini-congresso de Cirurgia Geral em que apresentei 3 casos clínicos de hemoperitoneu com etiologias diferentes (rutura esplénica por trauma, outra rutura por hérnia esofágica extensa e um caso rutura de gravidez ectópica no grande epíplon) e uma breve revisão teórica sobre o tema. O título da apresentação foi “The X-Files – Uma série de casos de hemoperitoneu”.

Estágio Parcelar de Pediatria (21/01/2018 – 15/02/2019)

Coordenador: Prof. Doutor Luís Varandas | Local: Hospital Dona Estefânia

O estágio parcelar de pediatria durou 4 semanas e estive sob a tutela da Dra. Leonor Sassetti na Unidade de Adolescentes do Hospital Dona Estefânia. Como objetivos específicos do estágio assinalo: conhecer as principais patologias da criança e adolescente e o treino de competências na colheita de anamnese, realização de exame objetivo e abordagem da patologia da criança e adolescente pela sua especificidade em relação às restantes especialidades que lidam, maioritariamente, com adultos.

Durante este estágio permaneci na Unidade de Adolescentes, pelo que pude observar e acompanhar principalmente as patologias desta faixa etária que tem bastantes particularidades, sendo diferente da abordagem à criança e também da abordagem ao adulto. Na permanência no internamento geralmente

(6)

eram-me atribuídos 1 a 2 doentes por dia em que pude observar, colhendo anamnese e realizando exame objetivo, e realizar o diário clínico com posterior discussão com a tutora.

Tive também a oportunidade de observar consultas externas de adolescentes em que destaco a particularidade de estas serem divididas em 2 tempos, uma primeira parte em que o adolescente era observado juntamente com os pais ou acompanhante responsável e outra parte em que se observava o adolescente sem acompanhante. Durante o estágio procurei observar também outras vertentes da Pediatria e tive a oportunidade de observar consultas de Ortopedia Pediátrica e de imuno-alergologia.

Outra componente do estágio foi a permanência no SU em que observei doentes de todas as faixas etárias da pediatria e pude observar, colher anamnese e realizar exame objetivo orientado para a patologia aguda apresentada. Durante o estágio pude também assistir a sessões semanais de formação dedicadas a internos e alunos de pediatria e ainda um Workshop de urgências pediátricas com lugar para simulação e discussão de casos clínicos.

Na última semana de estágio realizou-se o seminário dos alunos de 6º ano em que pude apresentar um trabalho sobre “Catatonia na idade pediátrica”, sendo este um tema pouco conhecido por mim na altura e que surgiu perante a observação de uma adolescente em que havia a suspeita de catatonia.

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (18/02/2019 – 15/03/2019)

Coordenador: Prof. Doutora Teresinha Simões | Local: Hospital Beatriz Ângelo

Durante as 4 semanas do estágio de Ginecologia e Obstetrícia permaneci no HBA sob a tutela do Dr. Gustavo Mendinhos. Os objetivos específicos que destaco para este estágio são a identificação de situações em que é necessária a referenciação à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e a observação e conhecimento das várias vertentes da especialidade, tanto ginecologia como obstetrícia e, sendo esta uma especialidade médico-cirúrgica, ter contacto tanto com técnicas e consultas como com bloco operatório e enfermaria. Este estágio estava dividido essencialmente em 2 semanas de observação da componente de ginecologia e 2 semanas de obstetrícia, com uma permanência semanal no SU de 12 horas.

Nas semanas dedicadas à obstetrícia pude observar consultas de gravidez de risco nos 3 trimestres e patologia da gravidez como hipotiroidismo ou diabetes gestacional, observação de puérperas em internamento e observação de ecografias em que tive a oportunidade de treinar a utilização do ecógrafo para avaliar os principais parâmetros fetais (presença de batimentos cardíacos, membros e apresentação fetal). Nas 2 semanas de ginecologia pude observar consultas de ginecologia de doentes em pré e pós-operatório principalmente por patologia oncológica e consulta uro-ginecológica, observei procedimentos como ecografia ginecológica e histeroscopia e tive ainda a oportunidade de acompanhar o Dr. Gustavo Mendinhos no bloco operatório, tendo participado em cirurgias de oncologia ginecológica.

Na permanência no SU pude observar diversas patologias e preocupações da mulher grávida e não grávida, nomeadamente corrimento vaginal anómalo, diminuição dos movimentos fetais e pude ainda assistir a

(7)

diversos partos eutócicos, distócicos e cesarianas. Na última semana do estágio apresentei um artigo do foro da ginecologia sobre histerectomia por via vaginal.

Estágio Parcelar de Saúde Mental (18/03/2019 – 12/04/2019)

Coordenador: Prof. Doutor Miguel Talina | Local: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

O estágio de Saúde Mental teve a duração de 4 semanas e decorreu no CHPL no serviço de internamento de agudos, clínica 6 sob a tutela do Dr. João Oliveira. Como objetivos específicos para este estágio destaco a capacidade de identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciação do funcionamento psicológico normal, desenvolver a capacidade de entrevista clínica do doente com patologia psiquiátrica e realização de exame do estado mental e desenvolver conhecimentos sobre as principais patologias psiquiátricas, nomeadamente no seu diagnóstico e intervenção.

Durante o estágio de Saúde Mental acompanhei o meu tutor em internamento de agudos, consulta externa e SU no Hospital de São José. No internamento pude contactar com doentes com patologia variada, nomeadamente doença bipolar e esquizofrenia, e pude assistir e intervir nas entrevistas clínicas e acompanhar a evolução dos doentes em internamento. Tive ainda a oportunidade de realizar uma entrevista e colheita de história clínica de um doente internado por alucinações auditivas, com perturbação delirante, sendo uma provável esquizofrenia. Com a colheita da história clínica e as observações em internamento pude treinar formas de abordar o doente com patologia do foro psiquiátrico e treinar os pontos principais da entrevista e exame do estado mental para o diagnóstico de doença mental.

Na consulta externa pude observar os doentes que estão medicados em ambulatório bem como assistir a terapia cognitivo-comportamental e os seus efeitos em doentes seguidos a longo prazo. No SU pude realizar entrevistas clínicas, comunicar com a equipa de enfermagem e verificar quais são os casos em que é necessário proceder ao internamento do doente.

Durante o estágio procurei observar outras vertentes e formas de intervenção na Psiquiatria e pude assistir, numa manhã, à realização de terapia eletroconvulsiva bem como discutir as suas indicações e resultados e observar uma consulta de psicologia com terapia cognitivo-comportamental.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (22/04/2019 – 17/05/2019)

Coordenador: Prof. Doutora Isabel Santos| Local: USF Marginal

O estágio de MGF teve a duração de 4 semanas e decorreu na USF Marginal com o tutor Dr. Luís Heitor. Como objetivos específicos assinalo a melhoria da abordagem ao doente de uma forma holística, nomeadamente com a abordagem não só à patologia do doente, mas também aos seus problemas e preocupações, bem como a aplicação de medidas de promoção de saúde e prevenção. Também, a consolidação de competências e estratégias na abordagem em contexto de consulta, com identificação dos principais assuntos a abordar e escolha dos principais motivos de consulta para que haja uma melhor gestão de tempo.

(8)

Durante o estágio acompanhei o tutor nas várias vertentes da MGF, em consulta de adultos, infantil e juvenil, saúde materna, planeamento familiar, intersubstituição (consulta aberta) e em domicílio. Nestas vertentes pude realizar exame objetivo e, por vezes, tive a oportunidade de conduzir a consulta, com o tutor presente no consultório, onde realizei os vários passos desde apurar os motivos de consulta, observação do doente e elaboração do plano terapêutico com a intervenção do tutor quando necessário.

Nas consultas de intersubstituição pude observar doentes com patologia aguda em que observei os doentes sem o tutor presente na sala e realizei toda a consulta, indo posteriormente discutir com o assistente o que observei e qual a minha sugestão de plano terapêutico. Nestes momentos em que me foi dada mais autonomia na avaliação dos doentes senti também alguma dificuldade e aumento da necessidade de rever conhecimentos e de me manter atualizado.

Apresentei um trabalho sobre o tétano, fazendo uma breve revisão sobre a doença e sobre a vacinação em que abordei as razões da alteração recente do PNV (com aumento do intervalo de re-vacinação após a idade adulta) e a importância da vacinação nos doentes idosos.

IV- Elementos Valorativos

Durante o ano letivo 2018/2019 procurei aprofundar e adquirir conhecimentos de áreas relacionadas com os estágios profissionalizantes, bem como, áreas do meu interesse pessoal, assistindo a ações formativas extra-curriculares. Os certificados dos elementos valorativos encontram-se em anexo.

Tive um momento de formação durante o estágio de pediatria que foram as Jornadas de Formação da UCF que consistiu em apresentação de temas considerados “desafios” na educação e na saúde da criança e adolescente, entre os quais houve uma discussão sobre a excessiva ocupação das crianças com atividades extra-curriculares, quando e como elogiar os comportamentos das crianças, a diversificação da alimentação das crianças e, no final, houve um debate sobre o tema disforia de género, com profissionais de saúde e testemunhos. Descrevo esta formação aqui pois não me foi enviado o certificado ainda.

Participei ainda numa outra atividade que considero relevante durante o estágio opcional que realizei na USF Extremoz, em Estremoz. Durante o estágio fui convidado por uma professora da escola secundária Rainha Santa Isabel a dar uma formação aos alunos do 8º ao 11º ano (cerca de 120 alunos) sobre prevenção de cancro de pele e quais os cuidados a ter em relação à exposição solar, tendo sido uma excelente oportunidade de melhorar a apresentação oral, neste caso, a uma plateia sem conhecimento médico e, também, de realizar uma ação de prevenção na comunidade em relação aos riscos da exposição solar desprotegida, de forma a reduzir a ocorrência de melanoma, um carcinoma da pele com elevada incidência e mortalidade e relacionado diretamente com a exposição solar e queimaduras solares. Em anexo encontra-se um excerto do jornal da escola Secundária Rainha Santa Isabel sobre esta apreencontra-sentação.

(9)

V-

Análise Crítica

O estágio profissionalizante do 6º ano do MIM apresenta-se como o final da formação académica do curso de Medicina da Nova Medical School tendo como objetivo permitir aprimorar conhecimentos adquiridos ao longo dos 6 anos através da aplicação essencialmente prática desses saberes. Outro dos objetivos do estágio profissionalizante é permitir um ganho de autonomia e segurança por parte do aluno para que haja uma melhor preparação para os anos vindouros de formação graduada, porém é importante notar que um aluno de 6º ano não consegue ser completamente autónomo na profissão médica no final do MIM, não sendo esse o objetivo deste estágio. Irei agora destacar os pontos principais e os objetivos específicos de cada estágio, no entanto, é importante referir que os objetivos gerais que mencionei inicialmente são essenciais para a formação médica e guiaram-me durante todos os estágios parcelares.

O estágio de Medicina Interna foi, sem dúvida, um dos pilares do 6º ano do MIM que mais permitiu, em relação a objetivos gerais, consolidar e aplicar os conhecimentos, adquiridos ao longo dos anos, na abordagem ao doente. Foi um desafio muitas vezes quanto à tomada de decisões em relação a terapêutica ou diagnóstico, sendo assim um estágio que fomentou a procura de mais conhecimento. Por outro lado, este estágio também permitiu, pela necessidade de funcionamento em equipa, a comunicação com outros profissionais de saúde, nomeadamente quando foi necessário pedir apoio de outras especialidades. A estrutura em geral do estágio foi bastante positiva pois permitiu-me integrar uma equipa hospitalar, apesar das limitações de conhecimento prático e autonomia inerentes a um aluno de 6º ano e, assim, pude ter melhor noção do funcionamento de um serviço de Medicina Interna e das competências tão abrangentes da profissão médica desta especialidade.

O estágio de Cirurgia Geral permitiu adquirir conhecimentos gerais da área cirúrgica e, também, saber quais as situações de risco para o doente em que é necessária uma intervenção urgente, um conhecimento essencial para um aluno pré-graduado. A estrutura deste estágio também foi um aspeto positivo pois houve a oportunidade de ter apresentações práticas com lugar para simulações que, na minha opinião, são essenciais na formação médica onde se pode praticar sem risco de lesar o doente, penso que este é um aspeto que se poderia introduzir em mais estágios e UC do MIM.

No estágio de Pediatria penso ter cumprido os objetivos específicos propostos, tendo sido um estágio que disponibilizou o contacto com variadas patologias da idade pediátrica. Neste estágio fiquei alocado a um serviço de adolescentes que, de certa forma, limita a abrangência da especialidade, ainda assim permitiu-me conhecer melhor as especificidades dos doentes desta faixa etária, sendo diferente tanto das crianças como dos adultos. Ainda assim procurei permanecer no SU do HDE e observar consultas de outras vertentes da Pediatria o que me permitiu colmatar a limitação de estar maioritariamente em contacto com doentes adolescentes.

(10)

Em relação ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia penso ter cumprido os objetivos específicos propostos. O cumprimento dos objetivos foi facilitado pelo sistema de rotação do estágio, pois permitiu ter contacto com as várias vertentes da especialidade, tanto a nível de técnicas e consulta como de bloco operatório e internamento, sendo este um aspeto muito positivo em relação ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia do 4º ano do MIM.

No estágio de Saúde Mental procurei ficar num hospital de psiquiatria de adultos tendo escolhido o CHPL visto que, no 5º ano do MIM, tive estágio de Pedopsiquiatria e, assim, procurei ter uma formação prática mais completa em relação a Saúde Mental. Quanto aos objetivos específicos penso ter conseguido cumpri-los de forma satisfatória, foi me permitido realizar entrevista clínica a doentes com variadas patologias do foro psicológico tendo assim conseguido treinar os aspetos práticos no apuramento do diagnóstico de sintomas e perturbações psiquiátricas. O contacto com doentes no SU do HSJ também foi positivo pois tive a oportunidade de observar os sintomas das descompensações agudas da doença mental bem como saber identificar quais as situações que necessitam de internamento ou em que é possível tratar em ambulatório e em consulta externa.

O estágio de Medicina Geral e Familiar possibilitou-me verificar a importância de observar o doente em si e não focar apenas na doença, o contacto com doentes em consulta e, mais próximo, através de domicílios permite entender todo o contexto social e cultural da pessoa e da família em questão e assim verificar quais os seus problemas e preocupações, a forma como lidam com a doença e com as vivências do dia-a-dia. Também verifiquei a importância e o impacto que as medidas preventivas e de promoção de saúde podem ter, sendo que um aspeto que tentarei manter presente na minha abordagem clínica, independentemente da especialidade médica que seguir. Como estágio opcional também escolhi fazer MGF, numa região rural, o que me permitiu verificar as grandes diferenças do acesso aos cuidados de saúde e dos meios disponíveis em todo o país, sendo esta uma realidade com a qual não nos deparamos em outros estágios feitos em hospitais centrais ou com mais meios disponíveis na região de Lisboa.

De uma forma geral penso ter atingido os objetivos que mencionei inicialmente neste relatório, tanto os gerais como os específicos. De uma maneira global penso que em todos os estágios houve um ganho progressivo de autonomia da minha parte, com todas as dificuldades que isso acarreta e fiquei com a noção de que ainda há um longo caminho a percorrer até à prática médica totalmente autónoma. Quero apenas referir que a forma de avaliação, que é transversal a quase todos os estágios, através da exposição oral de um tema ou de um caso clínico é de extrema importância tanto para a preparação de um aluno pré-graduado para permitir adquirir e consolidar conhecimentos bem como para treinar a comunicação a outros profissionais, colegas e docentes, sendo, na minha opinião, mais útil que um exame escrito nesta fase final da formação académica. Para finalizar resta-me apenas agradecer à Nova Medical School, aos profissionais e professores que me acompanharam e me ensinaram nestes 6 anos e aos meus amigos e família.

(11)

VI- Anexos

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Os principais desafios na execução deste plano de ação são a colaboração de todo corpo gerencial em levantar ideias, riscos e oportunidades para o setor em estudo, a

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as

Tabela 29: Níveis descritivos obtidos no estudo de associação entre as variáveis laboratoriais e as variáveis ‘Intubação ao nascimento’ e ‘Resultado neonatal’, na

Este era um trabalho realizado sobretudo tendo em conta os objectivos a alcançar, pelo que não tínhamos horários rígidos a cumprir – aliás, confesso que

O procedimento do aluno requer algumas considerações: (i) o aluno não demonstrou dificuldades em implementar a sua primeira estratégia ao contrário do que