• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Universidade NOVA de Lisboa

Mestrado Integrado em Medicina

R

ELATÓRIO

F

INAL

E

STÁGIO

P

ROFISSIONALIZANTE

Inês Marques de Sousa

2014232

Junho de 2020

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientadora: Dr.ª Rita Machado

(2)

ÍNDICE INTRODUÇÃOE OBJETIVOS // 2 ATIVIDADESDESENVOLVIDAS // 3 Cirurgia Geral // 3 Medicina Interna // 3 Ginecologia e Obstetrícia // 4 Saúde Mental // 5

Medicina Geral e Familiar // 6

Pediatria // 7

REFLEXÃOCRÍTICA // 8

(3)

INTRODUÇÃOE OBJETIVOS

A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista que constituiu o fundamento da prática médica e no aperfeiçoamento ao longo da vida das suas próprias capacidades de modo a promover a saúde e o bem-estar das comunidades que servem.

Coordenação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, O Licenciado médico em Portugal

O sexto e último ano do Mestrado Integrado em Medicina assume, na NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, particular importância no plano curricular: o exercício de atividade clínica de forma tutorada e com atribuição progressiva de autonomia e responsabilidades em seis especialidades fundamentais - a saber: Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Medicina Geral e Familiar e Pediatria - confere-lhe um caráter profissionalizante que, por sua vez, funciona como transição entre as condições pré- e pós-graduada.

Partilham, por isso, do mesmo objetivo: a consolidação, sistematização, integração e treino das componentes teóricas e práticas abordados nas Unidades Curriculares dos últimos cinco anos de curso e inerentes ao bom exercício da prática médica. Porém, defini ainda algumas metas, a atingir aquando da conclusão deste ano e etapa da minha formação, nos domínios clínico, interpessoal e pessoal. Como competências clínicas, saliento a triagem de informação e o estabelecimento de prioridades - por forma a sistematizar o raciocínio clínico, a orientar o exame objetivo (e, se necessário, exames complementares) e a definir diagnósticos diferenciais. A aprendizagem ininterrupta de competências comunicativas - tanto com doentes e respetivos familiares como em contexto multidisciplinar - destaca-se no domínio interpessoal. E, por último mas não menos importante, enfatizo, como competências pessoais, a adoção de uma postura profissional e progressivamente responsável, aliada à procura de formação e atualização científicas.

No presente documento, pretendo, assim, descrever as diversas atividades realizadas ao longo deste ano, nos locais e espaços respetivos [Anexo I], salientar as que contribuíram positivamente, ao longo do meu percurso académico, para o seu sucesso e analisar retrospetivamente a experiência dos últimos seis anos.

(4)

ATIVIDADESDESENVOLVIDAS CIRURGIA GERAL

Hospital Beatriz Ângelo, 9 de setembro a 31 de outubro de 2019

O último primeiro estágio como estudante pré-graduada: um início com sabor agridoce. Totalizou oito semanas, repartidas da seguinte forma: uma primeira semana de Sessões teóricas e teórico-práticas, quatro semanas de Cirurgia Geral, duas semanas de Serviço de Urgência e uma última de Opcional - no meu caso, Anestesiologia. Nas quatro semanas dedicadas à Cirurgia Geral, acompanhei vinte e dois doentes em contexto de Bloco Operatório e Enfermaria. Destes, destaco uma doente de 57 anos, sexo feminino, submetida a esplenectomia total por via laparoscópica motivada por um quisto no baço; a raridade desta patologia e a oportunidade de poder assistir a todo o processo serviram de base à elaboração do trabalho “O que é (qu)isto?” [Anexo II], apresentado no Minicongresso, a 25 de outubro de 2019. Na valência de Consulta Externa, acompanhei quarenta e nove doentes; saliento a oportunidade de aprendizagem do toque retal: ato médico de importância singular e que nunca tinha tido a oportunidade de praticar. As duas semanas dedicadas ao Serviço de Urgência foram a interseção com a especialidade de Medicina interna; porém, foi onde tive a oportunidade de relembrar e praticar técnicas cirúrgicas básicas (como anestesia local e sutura) aquando da minha participação nas atividades da Pequena Cirurgia. Na semana dedicada a Anestesiologia, pude observar o funcionamento das suas várias valências; destas, evidencio a Acupunctura pela surpresa em ver conjugadas as técnicas da Medicina tradicional chinesa com o conhecimento da Medicina baseada na evidência. Posto isto, concluo que as oito semanas foram frutíferas: para o melhoramento do raciocínio cirúrgico, comportamento e atitudes em ambiente de Bloco Operatório e revisão de técnicas cirúrgicas básicas; creio, ainda, que a primeira semana de introdução teórica foi fundamental para o seu sucesso - o que inclui a oportunidade de participação no Curso TEAM [Anexo III.B].

MEDICINA INTERNA

CHLO - Hospital São Francisco Xavier, 4 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020 1 É por muitos apelidada de especialidade médica por excelência. A minha experiência assim o corrobora, pois reconheço a importância ímpar das oito semanas deste estágio para aquisição de

CHLO: Centro Hospitalar Lisboa Ocidental

(5)

autonomia e melhoria do raciocínio clínico - aliados à triagem de informação e prioritização de problemas. Foi o período do ano em que senti mais evidentemente uma evolução no meu desempenho. Participei ativamente nas atividades de Enfermaria e Serviço de Urgência; assisti, ainda, a Consultas e a diversas sessões clínicas. A Enfermaria foi a valência central do meu estágio. Responsabilizei-me por um total de vinte e um doentes (um a três por dia), cabendo-me a sua observação, comunicação com a equipa de enfermagem (e, se aplicável, com a Medicina Física e Reabilitação e Fisioterapia), redação do respetivo diário clínico (e, oportunamente, notas de alta) e, após discussão com a minha equipa, a requisição de exames complementares e alterações terapêuticas. Por isto, fui também desafiada a apresentá-los nas Visitas médicas - onde reconheço ter aprendido a sistematizar a epícrise de cada doente para a transmissão de informação clínica inter-pares. Para a aprendizagem desta competência foi também fundamental a minha participação semanal no Serviço de Urgência, onde a rapidez na hierarquização de prioridades num contexto clínico agudo é fundamental. Considerando ter sido requisitada nestas valências e as minhas restantes exigências académicas, não consegui assistir a muitas Consultas Externas. Por fim, mas não menos importante, as sessões clínicas (nas quais participei com a apresentação do trabalho “Sono e abordagem ao doente no internamento com alterações do sono” [Anexo II]), os Seminários teóricos (que decorriam na Faculdade) e os Seminários teórico-práticos (ministrados por membros do próprio Serviço) complementaram a atividade prática, abordando temas pertinentes; porém, a calendarização dos últimos (decorreram maioritariamente no fim do período de estágio) e a gestão burocrática dos penúltimos (que careciam de uma inscrição - justificada pelo Secretariado por questões burocráticas e elaboração de uma folha de presenças - e, mesmo inscrita, não constava o meu nome nas ditas folhas) não permitiram o seu máximo aproveitamento.

GINECOLOGIAE OBSTETRÍCIA

Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, 20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020

A saúde da mulher apresenta particularidades inerentes a cada etapa da vida. A par destas, as dimensões pessoal, cultural e sexual e as condições socioeconómicas entrelaçam-se, neste domínio, de um modo especialmente complexo. Dada a diversidade étnica e cultural dos doentes que recorrem ao Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, as quatro semanas deste estágio foram pautadas por uma intensidade marcante, enriquecedora do ponto de vista humano e pessoal, sem precedentes no meu percurso académico. O estágio foi repartido por Obstetrícia e Ginecologia em

(6)

períodos de duas semanas; durante a primeira semana, decorreu ainda, no Auditório da Maternidade Alfredo da Costa, o workshop “The Woman” que serviu de revisão teórica. O período dedicado a Obstetrícia teve, como valência central, a Consulta Externa - onde pude assistir à consulta de vinte e oito grávidas; os motivos enquadravam-se em seguimento trimestral, gravidezes de risco (motivadas por antecedentes pessoais e/ou familiares, Diabetes gestacional, Hipertensão gestacional, idade materna avançada) e rastreio combinado de 1.º trimestre; aprendi, neste contexto, a auscultação do foco fetal e a recolher amostras vaginal e ano-retal, com zaragatoa, para pesquisa de Steptococcus B. Por vezes, proporcionou-se o acompanhamento das grávidas à Ecografia - constituindo uma oportunidade de observação da técnica e de interpretação das estruturas. Na valência de Enfermaria, observei nove grávidas - das quais particularizo o caso de uma mulher de 36 anos, grávida de 26 semanas e 6 dias, cujo internamento se devia a uma restrição de crescimento fetal ainda sob investigação e sobre a qual se colocava como principal hipótese de diagnóstico Síndrome de VACTERL; por se tratar de uma entidade raríssima (e sobre a qual a sociedade científica ainda se debate), optei por aprofundar o tema e apresentá-lo, em trabalho com o mesmo nome [Anexo II], no final do estágio. Já no período dedicado a Ginecologia, o tempo foi igualmente dividido entre a Consulta Externa e o Bloco Operatório. Na primeira, tive a oportunidade de treinar o exame ginecológico (observação com espéculo e palpação uterina bimanual) e de recolher amostras cérvico-vaginal para exame citológico. No Bloco Operatório, deparei-me com a importância da interdisciplinaridade com Anatomia Patológica na decisão cirúrgica, dependente do resultado dos exames extemporâneos; esta valência complementou-se com a de Enfermaria, visto que pude observar algumas das doentes em período pós-operatório. O Serviço de Urgência foi a valência comum aos dois momentos do estágio, na qual participei semanalmente; a sua exclusividade favorece a aprendizagem da clínica aguda abordada pela especialidade - pelo que exerceu um papel fundamental na minha formação.

SAÚDE MENTAL

CHLO - Hospital Egas Moniz, 17 de fevereiro a 13 de março de 2020

O meu primeiro contacto com a Psiquiatria ocorreu na Universidad de Buenos Aires - Argentina, integrado no Programa Acordos de Mobilidade. Baseado num ensino exclusivamente teórico, iniciei este estágio com uma lacuna formativa - pelo que as quatro semanas assumiram importância singular. Independentemente da especialidade futuramente escolhida, a patologia psiquiátrica

(7)

poderá estar presente e acarretar comorbilidades físicas e mentais que comprometam o tratamento e prognóstico de outras condições médico-cirúrgicas. A Unidade de Saúde Mental Comunitária - Dafundo foi o espaço central durante este período. Por se tratar da valência da Psiquiatria onde por excelência se pretende a proximidade e acessibilidade à comunidade, o trabalho interdisciplinar torna-se particularmente relevante - envolvendo Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem e Assistência social na abordagem holística de cada indivíduo por forma a maximizar a sua funcionalidade e capacidade social. Assisti à consulta de onze doentes, cujas patologias se dividiam em Perturbações afetivas (com destaque para Perturbação depressiva) e Perturbações neuróticas. No âmbito desta valência, pude acompanhar uma visita domiciliária destinada à prestação de cuidados a um doente com o diagnóstico conhecido de Síndrome de Diogenes e cuja perturbação comportamental representava uma ameaça à saúde pública. Destaco também a visita à Casa de Saúde Mental do Telhal, oportunidade única e proveitosa para o meu conhecimento - e desmitificação dos estigmas a que são sujeitas - sobre este tipo de instituições, o seu funcionamento e articulação com outras instituições. Semanalmente, acompanhei as atividades no Serviço de Urgência - onde me foi possível observar a clínica aguda das patologias psiquiátricas; participei na entrevista de dezasseis doentes. A minha presença no Internamento não foi significativa; contudo, assisti à entrevista a uma familiar de uma doente internada e à entrevista de um doente recém-internado. Por fim, saliento a importância das sessões teórico-práticas - ministradas na Faculdade nos dois primeiros dias de estágio, na revisão de conteúdos previamente lecionados e discussão de temáticas atuais - e das sessões clínicas (particularmente, as Aulas de Internato) que decorriam todas as sextas-feiras no hospital.

MEDICINA GERALE FAMILIAR

16 de março a 17 de abril de 2020

A evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal obrigou à suspensão das atividades letivas presenciais a 9 de março de 2020. O estágio, que decorreria na Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja, converteu-se em ensino à distância durante as quatro semanas calendarizadas para a especialidade. Na primeira semana, foi-nos pedida a realização de cursos online, no site da Organização Mundial de Saúde, subordinados aos temas Antibioterapia, Gripe, Higiene básica,

Vírus respiratórios (incluindo COVID-19) e Prevenção e controlo de infeções (incluindo COVID-19). Seguiu-se a atribuição de um Caso clínico representativo da atividade da especialidade

(8)

para resolução individual e que incidia sobre a anamnese, exame objetivo, identificação de problemas (ativos, passivos e antecedentes pessoais) e a elaboração de um plano terapêutico dirigidos aos problemas e contexto. Coube-me o tema “Gota”, abordado no contexto de um doente de 52 anos do sexo masculino. Apesar de se tratar de uma patologia já previamente abordada em Unidades curriculares anteriores, nunca surgiu a oportunidade de contactar com um caso prático - pelo que esta atividade constituiu um verdadeiro desafio. Resolvi, ainda, a Análise de situação subordinada aos Exames complementares de diagnóstico a solicitar neste contexto hipotético. Para complementar a simulação do estágio presencial, foi-nos proposta a análise de consultas videogravadas - nomeadamente a adequação do modelo de consulta e a sua representatividade no perfil de mobilidade de Medicina Geral e Familiar, refletindo sobre os ganhos formativos de cada uma das situações. Todas estas atividades foram compiladas num Portefólio - substituto em função e avaliação do Diário do Exercício Orientado (DEO). Para conclusão deste etapa, realizou-se, a 16 e 17 de abril e via plataforma Zoom, o Minicongresso - onde pude apresentar o trabalho “Disseram-me que na minha idade devia tomar um “Disseram-medica“Disseram-mento para a Osteoporose” [Anexo II], integrado no tema geral de Saúde do idoso.

PEDIATRIA

20 de abril a 15 de maio de 2020

A situação epidemiológica portuguesa, marcada pela pandemia da COVID-19, impediu igualmente a realização de atividades presenciais nas quatro semanas destinadas ao estágio de Pediatria, com

decurso previsto no CHULC - Hospital Dona Estefânia: o último estágio como estudante pré-2

graduada foi, assim, adaptado para ensino à distância. Foi-nos proposta a elaboração de um Artigo de revisão, com limite de 1500 a 2000 palavras e recorrendo a um limite de 15 a 20 fontes bibliográficas; sendo o tema de livre opção, elegi abordar o Luto pela infrequência do seu debate na população pediátrica - “Como abordar o luto em Pediatria?” [Anexo II]. No último dia deste período, decorreu, via Zoom, o Seminário - onde pude apresentar o trabalho “Meningite” [Anexo II]. A convite do regente, Prof. Doutor Luís Varandas, realizaram-se, ainda, sessões clínicas, via

Zoom, que incidiram sobre os seguintes temas: Adolescentes, Hematologia pediátrica, Exantemas, Pneumologia, Nefrologia, Pediatria geral e Gastrenterologia.

CHULC: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central

(9)

REFLEXÃOCRÍTICA

Na mocidade somos dois: há em nós a coexistência da nossa inteligência própria, que pode ser grande, e a da estupidez da nossa inexperiência, que forma uma segunda inteligência inferior. Só quando chegamos a outra idade se dá em nós a unificação. Bernardo Soares (pseudo-heterónimo de Fernando Pessoa), Livro do Desassossego

Decidi, numa das primeiras noites desse longínquo primeiro ano de Medicina em que o estudo estava azarado, que seria este o livro companheiro da jornada que então iniciava. Li-o em tantos anos quantos aqueles em que fui estudante universitária - e, por isso, sete, contando com o ano de ensaio médico na Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade da Beira Interior.

Mas nem só de desassossegos vive o estudante. A participação na vida académica extra-curricular proporcionou-me vivências e aprendizagens únicas que me farão recordar este capítulo da minha história com saudade. Em todas reconheço a importante lição de saber trabalhar em equipa - atentando às particularidades e opiniões de cada membro na concretização de um projeto - e de organizar o meu tempo. Colaborar na organização do iMed Conference 10.0 como membro do Departamento científico e coordenadora de Research Competition [Anexo V.C] possibilitou-me a elaboração de um dos painéis de palestras - no meu caso, subordinado à Oncologia: The Dark Side

Of The Cell - exigindo-me, por isso, o contacto e a comunicação com médicos, investigadores e

demais oradores nacionais e internacionais; saliento a minha participação como um marco fundamental na melhoria das minhas competências comunicativas e interpessoais. O Hospital da Bonecada é dos projetos mais acarinhados pela comunidade estudantil - e para mim não é exceção: dediquei-me à conceção do espaço e decoração onde decorreu a XV Edição [Anexo V.B], desafiando a minha criatividade na recriação equilibrada de um hospital - conseguido pela colaboração de estudantes de outros cursos da área da Saúde e Educação - e onde ainda assim fosse possível brincar aos médicos e desmistificar o medo da bata branca. Por fim, uma menção especial à Tuna Médica de Lisboa, carinhosa e corretamente descrita pelos seus membros como uma família

disfuncionalmente funcional. Qualquer atuação é o resultado de horas de ensaios individuais, em

naipe e em tuna. Qualquer falha é, por isso, sentida como uma frustração e qualquer conquista como meritória. Os resultados nem sempre são proporcionais à dedicação, mas desistir não será a resolução - creio ser este o maior ensinamento que levo da minha vida tunante. Pude também estudar além-fronteiras, ao abrigo de dois programas distintos. A primeira experiência, SCOPE Professional Exchange promovida pela IFMSA, teve lugar na cidade romena de Cluj-Napoca, em

(10)

agosto de 2016 [Anexo IV.A]: a falta de orientadores impossibilitou a realização do estágio científico para o qual havia concorrido, mas permitiu-me estagiar num serviço de Pediatria; comecei aí a minha prática clínica. Uns anos mais tarde, optei por cursar o 2.º semestre do meu 5.º ano na Universidad de Buenos Aires (Argentina), ao abrigo do programa Acordos de Cooperação. À luz do seu tempo e espaço, cada uma delas constituiu uma oportunidade única de enriquecimento pessoal, cultural e profissional com estudantes e profissionais dos quatro cantos do mundo. Tratando-se de países onde as carências e as necessidades diferem das portuguesas e os recursos não abundam, aprendi outras formas de praticar Medicina. Contudo, não desvalorizo o que aprendi cá e com os nossos - em período letivo e fora dele, como é exemplo o estágio voluntário no Serviço de Oncologia do Hospital Beatriz Ângelo [Anexo III.A] que me deu a certeza da especialidade a escolher futuramente. Dos quatro anos clínicos, o sexto e último ano destaca-se pela sua importância na transição entre as fases pré- e pós-graduada, na qual cada estágio parcelar contribuiu de forma singular e que gostaria de destacar doravante. As oito semanas de Cirurgia Geral destacam-se pela oportunidade de melhoria do raciocínio cirúrgico e revisão de técnicas cirúrgicas básicas. O estágio de Medicina Interna foi, indubitavelmente, o tempo e local em que notei mais evidentemente a evolução no meu desempenho, responsabilização e autonomia; posso descrevê-lo como o estágio mais marcante deste ano. Experienciar a Ginecologia e Obstetrícia na realidade suburbana dos concelhos de Sintra e Amadora, tão étnica e culturalmente diversa, foi um desafio deveras enriquecedor - não só como futura médica como também enquanto pessoa e cidadã. Por não descurar da Saúde Mental na abordagem holística em qualquer especialidade, as quatro semanas vividas na Unidade comunitária permitiram-me adquirir uma visão menos clássica e mais concreta (diria até mais palpável) da função da Psiquiatria. A interrupção das atividades letivas presenciais, a 9 de março de 2020, impossibilitou os estágios presenciais de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria; não obstante, parabenizo o sucesso da adaptação a ensino à distância pela qualidade pedagógica proporcionada. Além disso, abriu caminho a novas oportunidades, como o Voluntariado no Hospital CUF Sintra [Anexos V.D e V.E], onde conheci a plataforma SINAVE e fui convidada a colaborar num artigo para a Gazeta Médica [Anexos II e V.E].

Findo este ciclo com orgulho e sentimento de dever cumprido. Resta-me, assim, agradecer a todos os profissionais e doentes com quem me cruzei e que talharam com o seu exemplo, dedicação e compreensão a minha unificação. Uma palavra especial à minha família, irmão e amigos pelo apoio nas horas mais difíceis e os festejos de cada vitória.

(11)

ANEXOS

I. Cronograma das atividades desenvolvidas

II. Trabalhos realizados

III. Atividades formativas e Conferências

A. Estágio voluntário no Serviço de Oncologia médica - Hospital Beatriz Ângelo [2017] B. Curso Trauma Evaluation and Management [2019]

C. iMed Conference 11.0 [2019]

D. 16.º Congresso Nacional de Oncologia [2019]

IV. Programas de mobilidade

A. IFMSA SCOPE Professional Exchange [Cluj-Napoca, Roménia. 2016]

B. Acordos de Cooperação - Universidad de Buenos Aires [Buenos Aires, Argentina. 2019]

V. Atividades associativas

A. Membro da Tuna Médica de Lisboa [desde 2015]

B. Comissão organizadora do XV Hospital da Bonecada [2015-2016] C. Comissão organizadora do iMed Conference 10.0 [2018]

D. Voluntariado Hospital CUF Sintra [abril de 2020]

E. Co-autoria do artigo Projeto de notificação e seguimento da COVID-19 no Hospital CUF

(12)

Anexo I.

Estágio

parcelar Regente Período Local Tutor

Cirurgia Geral

Prof. Doutor Rui Maio 9 de setembro a 31 de outubro de 2019 Hospital Beatriz Ângelo Dr. João Sousa Ramos Medicina Interna Prof. Doutor Fernando Nolasco 4 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020

CHLO - Hospital São

Francisco Xavier Dr.ª Alice Sousa

Ginecologia e Obstetrícia Prof.ª Doutora Teresinha Simões 20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020

Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca Dr.ª Laura Reis Dr.ª Teresa Costa Saúde Mental Prof. Doutor Miguel Talina 17 de fevereiro a 13 de março de 2020 CHLO - Hospital Egas Moniz Dr.ª Catarina Melo Santos Medicina Geral e Familiar Prof.ª Doutora Isabel Santos 16 de março a 17 de abril de 2020 -

-Pediatria Prof. Doutor Luís

Varandas

20 de abril a 15 de

(13)

-Anexo II.

Estágio parcelar Título / Tema Restantes autores

Cirurgia geral

O que é (qu)isto?

Caso clínico e revisão teórica sobre quistos do baço

Maria Vitorino Batista, João Gabriel Santos

Medicina interna

Sono e abordagem do doente no internamento com alterações do sono

Revisão teórica

Carolina Maia, Laura Santos, Rita Coutinho

Ginecologia e Obstetrícia

Síndrome de VACTERL

Caso clínico e revisão teórica

-Medicina geral e familiar

Disseram-me que, na minha idade, devia tomar um medicamento para a osteoporose

Caso clínico e revisão teórica

-Pediatria

Meningite

Revisão teórica

Carolina Fernandes, Joana Guincho, João Gabriel Santos

Como preparar o luto em Pediatria

Artigo de revisão

-Voluntariado no Hospital CUF Sintra

Projeto de notificação e seguimento da COVID-19 no Hospital CUF Sintra

Artigo de perspectiva (Gazeta Médica)

Autor correspondente: Dr.ª Patrícia Mora Autores:

André Gaspar Guerreiro, Carolina Vasconcelos Baltazar, Catarina Pohle, Diogo Carvalho, Filipe Modesto, Francisco Faustino, Gonçalo Perry da Câmara, Matilde Lima Lagoa, Patrícia Salvador, Sandra Fernandes e Sofia Ramalho

(14)
(15)

Anexo III.B

Anexo III.C

MedSim

NOVA Medical Simulation Centre • fInghs

mrL1ma

EV al u a. -t ci n cl

M an ageme n

Certificado

Pelo presente se certifica que Tvl\) ct-?

Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2019.

0 Curso "TEAM" esta integrado no curriculo do 62 Ano do Mestrado Integrado de Medicina da NOVA Medical School lFaculdade de Ciencias Medicas da Universidade Nova de Lisboa. E organizado pelo ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, segundo

o formato educativo proposto pelo American College of Surgeons para estudantes de Medicina.

assistiu e participou ativamente no

Professor Doutor Rui Maio

Regente U.C. Cirurgia Estagio

Diretor do Curso TEAM

Dr. Jose Luis Ferreira

Coordenador do TEAM/NMS I FCM-UNL

www.atIsportugaLorg, Programa ATLS/Sociedade Portuguesa de Cirurgia, atIsportugal@gmail.com 0 "TEAM" é uma denominacao original do American College of Surgeons

iMed Conference® 11.0 Lisbon 2019

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Inês Marques de Sousa

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13639274

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5d00676a676fd

Evento

iMed Conference® 11.0 Lisbon 2019 16-10-2019 13:30 → 20-10-2019 14:00

The iMed Conference® 11.0 | Lisbon 2019 will take place between the 16th and 20th of October at Teatro Camões and NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

Prepare for groundbreaking lectures, practical workshops, challenging competitions and an immersive social programme.

aefcm.up.events Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(16)

Anexo III.D

(17)

Anexo IV.A

onal/Local

fficer

sak- cAorratv

IFMSA

SCOPE

International Federation of

Medical Students' Associations Professional Exchange

This is to certify that the medical student

M ARO OE S DE 50054

full name

from PORMrAL

count,

has successfully completed his/her professional exchange program. The student worked in the department of

Pt: DI A T R I C

department

at the 0-ti LE Hsr i 7A L — CLUJ, -' c A A

name of hospital

RuMNi\liA during the period

country

J• OE. 2Cia 31.08 2.01‘ under the supervision of

period

A SS(A--- • Po-c C i , trY-).0 AeV11) -

name of supervisor

The student has fulfilled the requirements for a professional exchange according to the vegulations of the Standing Committee on Professional Exchange of the International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). The IFMSA Exchange Programs are endorsed by the World Federation for Medical Education, who agrees that they are very professionally organised, with good academic outcomes.

SeAEFCM

0

h

Officer

(18)
(19)

Anexo V.A

(20)

Anexo V.C

CERTIFICATE

Integrated the iMed Conference 10.0 ® | Lisbon 2018 Organising

Comittee as Scientific and Research Competition Coordinator. This

grand project by the Student’s Union of NOVA Medical School (AEFCM) took place at Teatro Camões and at NOVA Medical School

| Faculdade de Ciências Médicas from 3rd of October to 7th of

Octo-ber.

The iMed Conference® is an annual event organised by the Stu-dent’s Union of NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médi-cas (AEFCM), aiming to bring the most recent scientific and medical innovations to the next generation of Life Science’s students.

Its 10th edition, under the motto ‘Beholding the Future’, presented a

Keynote Lectures by Professor Bertil Hille (Lasker Award), and Scientific Sessions dedicated to Neuroscience, Technology, Onco-logy and Emergency Medicine, along with the inspiring Humanita-rian Lectures and iMed Sessions

It is hereby certified that

Ricardo Carvalheiro

AEFCM | President Organising Committee | PresidentJosé Sobral Abrantes

(21)

Anexo V.D

(22)

Referências

Documentos relacionados

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

So when D1 receptors are blocked (Fig. 6c), DA transmission is disrupted and DA signal either fails to occur or becomes too weak, ultimately leading the cleaner wrasse to not

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

Sem, no entanto, haver correlação, na nossa amostra, entre a presença dessa demora e o agravamento da condição materna, uma vez que não houve aumento substancial da porcentagem

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as

Este era um trabalho realizado sobretudo tendo em conta os objectivos a alcançar, pelo que não tínhamos horários rígidos a cumprir – aliás, confesso que