• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio

Mestrado Integrado em Medicina

Ano lectivo 2015/2016

Martim de Veloza Coelho Correia Pinto

Nº 2010344

(2)

Índice

INTRODUÇÃO ... 3 OBJECTIVOS ... 3 SÍNTESE DAS ACTIVIDADES ... 4 MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 4 PEDIATRIA ... 4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 5 SAÚDE MENTAL ... 5 MEDICINA INTERNA ... 6 CIRURGIA GERAL ... 7 OPCIONAL ... 7 POSICIONAMENTO CRÍTICO ... 8 ANEXOS ... 11

(3)

Introdução

O Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School encontra-se planificado em 6 estágios parcelares, designadamente: Medicina Interna e Cirurgia Geral (8 semanas de duração cada); Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar (4 semanas de duração cada). O 6º ano do MIM conta ainda com 2 semanas de um Estágio Opcional, em que realizei a escrita de um Caso Clínico-Patológico e com a Unidade Curricular Integradora, denominada Preparação para Práctica Clínica. A estrutura apresentada possibilita a passagem por várias especialidades que, ao proporcionar a experiência ao aluno, contribui para a sua formação médica.

Este relatório final, composto por três partes, irá descrever e analisar sucintamente as várias componentes do Estágio Profissionalizante. Numa primeira parte, elucidarei os meus principais objectivos, numa segunda parte, narrarei as actividades desenvolvidas em cada Estágio Parcelar e, por último, irei reflectir e realizar uma crítica global.

Objectivos

Os meus objectivos para este último ano do Mestrado Integrado em Medicina repartem-se em duas principais naturezas, como Médico e como Pessoa.

Como Médico, os meus objectivos passam por contactar com o maior número de doentes e patologias possível, sempre enfatizando interiormente os mecanismos fisiopatológicos subjacentes, proporcionando um raciocínio e discussão clínica com os meus tutores em cada estágio. Pois, só um posicionamento crítico em relação aos doentes por mim observados, me poderá levar à compreensão íntima da razão da realização das terapêuticas, intervenções ou meios complementares de diagnóstico, ao invés de confiar e concordar cegamente com os meus tutores, uma vez que desta forma não há interiorização e consolidação dos conteúdos apreendidos em anos anteriores. Por outro lado, o Estágio Profissionalizante é indispensável para, ao longo de cada estágio e gradualmente, ganhar autonomia de forma a minimizar o “fosso” existente entre os anos

(4)

anteriores e o Internato do Ano Comum.

Como Pessoa, o meu objectivo será usufruir deste contacto mais próximo e autónomo, para observar a delicadeza e sensibilidade da conduta dos meus vários tutores no seu relacionamento com os doentes, as suas famílias e seus colegas de equipa e começar a esculpir e a formar a minha Personalidade como Médico.

Síntese das Actividades

1. Medicina Geral e Familiar

O Estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) teve a duração de quatro semanas e foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Cidadela, em Cascais sob a tutela da Drª Maria Pereira Neto.

Aqui tive a oportunidade de presenciar e participar activamente nas consultas de saúde do adulto, consultas do dia, saúde infantil/juvenil, consultas de diabetes e de hipertensão, consulta de cessação tabágica, saúde materna e consultas de planeamento familiar. Embora com o suporte da minha tutora, ao longo do estágio, foi-me atribuída gradualmente, autonomia para dirigir as consultas, o que me proporcionou emancipação e me conduziu a actos independentes supervisionados, tais como, alteração de terapêutica, prescrição de exames complementares de diagnóstico e realização de exame objectivo. Acompanhei também durante dois dias o serviço de enfermagem ao domicilio prestado pela USF Cidadela, que me ocasionou experiências não expectáveis neste estágio mas que me enriqueceram . No final do estágio, realizei o “Diário de Exercício Orientado‟, que foi objecto de avaliação oral.

2. Pediatria

O estágio de Pediatria teve a duração de quatro semanas e tive o prazer de realizá-lo numa instituição de referência, o Hospital Dona Estefânia, no Serviço de Pediatria Médica, sob a tutela do Dr. Luís Ribeiro da Silva.

(5)

Durante este tempo, para além de acompanhar o meu tutor nas suas diversas actividades, tive a oportunidade de observar as actividades na enfermaria, consulta, reuniões de serviço, sessões clínicas, aulas teóricas e consulta de Imunoalergologia e participar nas actividades Médicas do serviço de urgência. Em termos formativos, em conjunto com três colegas, concretizei uma apresentação sobre o treino de natação em crianças e adolescentes com Asma, para o Seminário/Journal Club e também realizei a colheita e escrita de uma história clínica sobre um caso de Pneumonia num recém-nascido.

3. Ginecologia e Obstetrícia

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia teve a duração de quatro semanas e foi realizado no Hospital de São Francisco Xavier sob a tutela da Drª Paula Nunes na valência de Ginecologia e sob a tutela da Drª Paula Gonçalves na valência de Obstetrícia.

Estive presente em diversas áreas relevantes desta especialidade, tais como o serviço de urgência, a enfermaria de Ginecologia, a enfermaria de Obstetrícia e as consultas externas, nomeadamente de Medicina Materno-Fetal, de Ginecologia e de Planeamento Familiar. Dentro das consultas de Medicina Materno-Fetal, a minha aprendizagem focou-se sobretudo nas trombofilias, visto ser a área de interesse da Drª Paula Gonçalves. Por outro lado, observei ecografias obstétricas e Ginecológicas, tanto na consulta como no Serviço de Urgência, o qual frequentei 12h semanalmente. Esta práctica, permitiu consolidar conhecimentos semiológicos, conciliando uma correcta colheita de história clínica e execução de exame físico com a celeridade inerente. Também foi possível constatar, que uma grande parte das emergências médicas de toda a Medicina está a cargo desta especialidade. A minha presença e diligências no bloco operatório de Ginecologia, no bloco de partos e no bloco de cesarianas, ocasionaram um contributo activo e profícuo. Quanto às sessões de carácter formativo, apresentei em conjunto com a minha colega Mónica Spencer um paper sobre um ensaio clínico que comparava a aplicação de progesterona vaginal com placebo na prevenção de parto pré-termo em gravidezes gemelares.

(6)

4. Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental teve a duração de quatro semanas e foi realizado no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no serviço de Esquizofrenia, sob a tutela dos Médicos, Dr. Jaime Ribeiro e Drª Filipa Palhavã no internamento, Drª Maria João Carnot na consulta externa e nas consultas de urgência, no Hospital de São José, com a Drª Beatriz Lourenço.

No internamento, assisti à actividade de enfermaria, entrevistas clínicas, entrevistas familiares, reuniões clínicas e journal club. Uma vez que me situava no pavilhão 29, o meu principal foco nas consultas de internamento eram doentes com o diagnóstico de esquizofrenia e perturbações esquizoafectivas. Mas, por outro lado, na consulta externa e no serviço de urgência tive a oportunidade de contactar com um leque de patologias muito mais vasto. Uma vez que este estágio mais exíguo, não tive a ocasião de guiar nenhuma consulta. Assim sendo, a minha intervenção passou por discutir a patologia do doente antes e depois da consulta com o meu tutor. (Este estágio situou-me numa posição mais observacional, característica valorizada pela área, que contribuiu para a evolução de outras competências.)

Medicina Interna

O estágio parcelar de Medicina Interna, com a duração global de oito semanas, foi realizado no Hospital de São Francisco Xavier, onde fui incorporado na equipa do Dr. Vitor Batalha, no Serviço de Medicina IV. A maior parte deste decorreu na Enfermaria e na Unidade de Cuidados Intermédios, onde participei ativamente e com maior autonomia, resultado de práticas anteriores, na observação diária de dois a quatro doentes e realização de diário clínico, tendo aperfeiçoado a colheita de história clínica e realização de exame objetivo. Foi-me atribuída a responsabilidade total sobre os meus doentes, embora as decisões tenham sido tomadas em equipa. Também me foi proporcionada a oportunidade de, acompanhando o meu tutor e as internas da minha equipa,

(7)

frequentar as restantes áreas da especialidade como a Consulta Externa e Serviço de Urgência. No âmbito da Consulta Externa, pude participar em consultas específicas da especialidade, tais como de diabetes gestacional com o Dr. José Guia e consulta de doenças auto-imunes com a Drª Ana Lynce.

Durante este estágio colaborei igualmente em atividades de caráter mais pedagógico, como reuniões de serviço, sessões clínicas, Journal Club e seminários destinados aos alunos.

Nas últimas duas semanas, foram apresentados pelos alunos de Medicina do 6º ano, casos clínicos publicados no “New England Journal of Medicine”, tendo eu exposto um sobre o défice de glicose-6-fosfato desidrogenase.

5. Cirurgia Geral

O meu último estágio, cirurgia geral, com a duração de oito semanas, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, compõem-se de três momentos: 5 semanas de cirurgia geral, 1 semana no serviço de urgência e 2 semanas de anestesiologia.

O estágio de cirurgia geral, tutelado pelo Dr. João Sousa Ramos, destacou-se dos anteriores pela minha intervenção em diversas cirurgias como 2º ajudante. Esta experiência permitiu uma observação mais detalhada e íntima da práctica cirúrgica.

Na semana de urgência estive presente nas várias valências da mesma: azuis e verdes, amarelos e laranjas, sala de reanimação, S.O. e trauma e pequena cirurgia. Contudo, destaco apenas como mais valia, a minha passagem pelo trauma e pequena cirurgia, apesar da curta estadia e posição meramente observacional.

Em anestesiologia, sob tutela da Drª Claudia Castanheira, pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade, com a concretização de diversos procedimentos, como entubações oro-traqueais, introdução de dispositivo intra-glótico e introdução de sonda nasogástrica. Afortunadamente, a Dra. Claudia deu primazia às minhas especialidades de eleição, sendo que, a maior parte das cirurgias a que eu assisti eram das especialidades de ortopedia e cirurgia vascular. No final do estágio de cirurgia geral teve lugar um mini-congresso de cirurgia

(8)

geral onde foram apresentados diversos casos clínicos. Aqui, o meu grupo de estágio apresentou um trabalho intitulado “Desafiando a Lei de Murphy”, sobre um doente com um adenocarcinoma sigmoideu.

6. Opcional – Escrita de caso Clínico-Patológico

Nas duas últimas semanas, tive a oportunidade de, sob a supervisão da tutora Drª Maria Manuela Cruz Martins, no serviço de Anatomia Patológica do Hospital de São José, escrever um case report de um carcinoma medular do rim, o qual intenciono publicar no “British Medical Journal Case Reports” ou, em alternativa, na “Acta Urológica Portuguesa”, sendo que são ambas revistas indexadas e escritas em Inglês. Este estágio foi passado na sua maioria a examinar a literatura, anteriormente publicada, sobre o tema e no Sistema de Apoio ao Médico (SAM) a colher a informação disponível sobre o doente.

Posicionamento Crítico

Ao contrário do que se prevê em anos anteriores, foi um ano bastante envolvente, tanto quanto gratificante, prevalecendo a responsabilidade, a autonomia e o compromisso, que preparam/posicionam o aluno para a sua futura vida activa como Médico. Durante cada estágio parcelar a minha autonomia foi crescente e conquistada pelo meu desempenho e o atrevimento que me proporcionou a realização de certas tarefas, tornou-se motivante e recompensador.

É evidente que não posso considerar que cumpri os meus objectivos na totalidade, visto que, ainda tenho muitas competências a adquirir, numa área que está em constante evolução. Tenho a referir que, ao longo do meu crescimento como aprendiz de Médico, a competência que marcou maior desenvolvimento foi o relacionamento com os doentes pautado por momentos exclusivos desta profissão, destacando-se através da transmissão de prognósticos reservados, e por vezes, comunicando com doentes de culturas e vivências dispares. Exemplificando, no estágio de Medicina Interna, foi possível um contacto mais próximo e diário com os doentes que me

(9)

doentes que me permitiram desenvolver uma atitude mais paciente e respeitosa por se encontrarem numa situação frágil. Neste estágio tive o privilégio de discutir várias situações clínicas com o meu tutor, Dr. Vitor Batalha, que foram muito proveitosas para o meu conhecimento/crescimento. Quero acrescentar ainda, que atitudes igualmente importantes como a leveza, felicidade, delicadeza e descontração reveladas pelo Dr. Batalha ao dirigir a sua equipa, não só contagiavam os seus doentes, tal como os seus aprendizes. Estes valores que absorvi, espero também um dia poder transmiti-los.

Ao longo de todos estes estágios, as aprendizagens foram múltiplas e variadas, quer pela positiva, quer pela negativa. Apesar de toda a minha dedicação, nem todos os momentos foram proveitosos, porque existem sempre factores externos que impedem o sucesso das mesmas. Estas experiências, proporcionaram-me a descoberta do caminho a seguir.

Neste caminho, descobri que as competências médicas não estão exclusivamente ligadas à Ciência, mas também às relações humanas, que nos definem. O doente não vê no médico apenas a solução da sua doença, ele também procura conforto e compreensão. Na vertente de MGF, o médico tem o privilégio de conhecer, vigiar e tratar famílias ao longo de gerações, o que leva à formação de relações muito próximas e com muita empatia, tendo assim um impacto grande no sucesso das terapêuticas propostas pelo Médico, que vão para além da farmacologia.

O facto de ter tomado contacto com diversos tipos de doentes e patologias, suscitou-me dúvidas essenciais a novas aprendizagens e consolidação dos conhecimentos adquiridos nos anos clínicos e pré-clínicos.

Aproveito também para referir a importância da cadeira opcional da escrita de um case report como uma experiência bastante proveitosa e enriquecedora para o meu currículo, uma vez que tracei como objectivo a realização da especialidade de Ortopedia nos Estados Unidos da América. E por esta mesma razão, realizei o curso de iniciação à investigação clínica, cujo diploma de participação se encontra em anexo. Além disso, encontro-me a estudar a estudar para os exames Americanos de acesso à especialidade, caminho ainda longo por percorrer.

(10)

Fazendo agora um balanço completo do estágio profissionalizante, apesar dos seus pontos mais e menos fortes expostos, este cumpriu com distinção o seu principal objectivo de me “profissionalizar”. Cada estágio do seu modo, permitiu que eu desenvolvesse a componente humana da Medicina, que não que não está configurada nos livros de texto. Aprendi a valorizar as expectativas, receios e vontades dos doentes e familiares. Fui gradualmente integrando e compreendendo mais profundamente as relações entre médicos, enfermeiros e auxiliares e também toda a logística e articulação entre os vários serviços.

Ao longo deste ano cruzei-me com vários tipos de médicos, em que cada um me marcou à sua maneira, uns surpreenderam-me mais do ponto de vista clínico, outros do ponto de vista Humano. E cada um teve sempre algo importante a me transmitir.

Depois deste ano, já me sinto apto a vestir a bata de Médico e finalmente iniciar a minha vida profissional, mantendo a minha postura, para que sempre surjam dúvidas e para que estas me levem a ser um Médico melhor.

(11)
(12)

Anexo II – Certificado de participação nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM

(13)

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à minha família por me apoiar e incentivar a frequentar o ensino superior. Sem eles nada seria possível e não poderia estar onde

O trabalho está sendo realizado em paralelo ao projeto de Lean Seis Sigma que está em andamento no Complexo de Café da empresa em estudo, o qual está embasado na

talvez desejável de iuri condendo, pelas razões apresentadas pelo autor, não pode retirar-se, sem mais, por simples interpretação do conceito de órgão. De facto, muito embora

Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento

Investigadora integrada do IHC-FCSH-UNL – Polo da Universidade de Évora, onde tem trabalhado no Grupo de Investigação CEHFCi a fotografia como prática científica e cultural

Dai-me somente um moço que me guie e conduza onde está minha família, pois com ela este velho pobre e cego os dias passará que ‘inda lhe restam da miserável vida tao

Este era um trabalho realizado sobretudo tendo em conta os objectivos a alcançar, pelo que não tínhamos horários rígidos a cumprir – aliás, confesso que