• Nenhum resultado encontrado

Socicana comemora 65 anos com a presença de associados, autoridades e representantes do setor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Socicana comemora 65 anos com a presença de associados, autoridades e representantes do setor"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano 1 • Nº 10 • Outubro 2016

Amendoim como alimento funcional

Produtores adquirem software para Gestão de Custos Coplana recebe integrantes do Aprendiz Cooperativo Página 4 Página 7 Página 3

Fundada no dia 15 de fevereiro de 1951, a Socicana co-memorou seus 65 anos, no dia 16 de setembro. O even-to coneven-tou com a presença de representantes do seeven-tor e personalidades como Roberto Rodrigues - embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Arnaldo Jardim - Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mô-nika Bergamaschi - superintendente da Abag/RP, Manoel Ortolan - presidente da Canaoeste, Eduardo Vasconcellos Romão - presidente da Orplana e da Associação de Jaú, Marcos Landell - diretor do Centro de Cana do IAC, as dire-torias da Coplana e Sicoob Coopecredi, ex-presidentes da Socicana homenageados e familiares, além do prefeito de Guariba - Francisco Mançano Junior.

O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Mar-tins, lembrou do papel da Associação desde seu início. “Era imprescindível a união da classe para fortalecer a pro-dução, aumentar a tecnologia e trabalhar para o desenvol-vimento econômico e social da nossa região. Muito traba-lho, estudos, discussões, parcerias nacionais e internacio-nais passaram por essa instituição. Isso é motivo de muito orgulho e nos faz sentir ainda mais motivados a continuar lutando pelos produtores e pela cana-de-açúcar.”

Socicana

comemora 65

anos com a

presença de

associados,

autoridades e

representantes

do setor

Roberto Rodrigues e familiares na homenagem a Antonio José Rodrigues Filho

(2)

Expediente • Coplana - Cooperativa Agroindustrial - Diretoria: pres. - José Antonio de Souza Rossato Junior, vice-pres. - Bruno Rangel G. Martins e secretário - Francisco A. de

Laurentiis Filho, superintendente - Mirela Gradim • Socicana - Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba - Diretoria: pres. - Bruno Rangel G. Martins, vice-pres. - Fran-cisco A. de Laurentiis Filho e secretário - Fernando Scaroupa Panobianco, superintendente - José Guilherme Nogueira • Comitê de Comunicação - Carlos Eduardo Mucci, César Gonzales, Cezar Cimatti, Cristiane de Simone, Elaine Maduro, Eduardo Pacífico, Francisco Politi, Helton Bueno, Igor Pizzo, José Marcelo Pacífico, Pablo Silva, Pedro Sgarbosa, Regiane Chianezi, Renata Montanari, Roberto Moraes, Valdeci da Silva, Amauri Frizzas, Guilherme Salis • Produção - Neomarc Comunicação - Regiane Alves (Jorn. Resp., MTb 20.084), Ewerton Alves, Daiana Scaldelai, Karlinhus Mozzambani) • Contatos: cemucci@socicana.com.br, pasgarbosa@coplana.com, regiane@neomarc.com.br

Na oportunidade, foi realizada a inauguração oficial do Auditório da Socicana, denominado “An-tonio José Rodrigues Filho”, uma homenagem ao fundador da Associação e seu primeiro presidente, no cargo de 1951 a 1966. Rodrigues Filho, pai de Roberto Rodrigues, trabalhou as bases da organi-zação de classe na região, o que foi responsável pe-los avanços da agricultura canavieira nas décadas seguintes.

O fundador da Socicana acumulou cargos es-tratégicos como secretário de Agricultura do Esta-do, vice-governador e também foi prefeito de Gua-riba. Trabalhou para a fundação da Coplana e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), as quais presidiu, e para a formação da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Outro ponto alto da comemoração foi a inaugu-ração da Galeria dos Presidentes, também home-nageando aqueles que dedicaram tempo e esfor-ços para trazer a Socicana aos dias de hoje.

Galeria dos Presidentes

• Antonio José Rodrigues Filho - 1951 a 1966 • Plí-nio Botelho do Amaral - 1966 a 1969 • Francisco Carneiro D’Albuquerque - 1969 a 1993 • José de Laurentiz Junior - 1993 a 1996 • Roberto Cestari - 1996 a 2005 • Ismael Perina Junior - 2005 a 2011 • Delson Luiz Palazzo - 2011 a 2014.

Galeria dos Presidentes homenageia quem se dedicou à organização da classe

Comemoração do Aniversário valorizou a história e sinalizou estratégias futuras Fot os: E we rt onAlv es/Ne oma rc

O evento contou ainda com a palestra de Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro Consultoria sobre “Passado, Presente e Futuro da Cana-de--Açúcar”.

Arnaldo Jardim, em seu discurso, lembrou das parcerias e lutas que contribuíram para os avanços da Agricultura, tendo a Socicana como palco des-tas conquisdes-tas. “Há uma história de desafios bem sucedidos, de momentos importantes. E eu sou portador, em nome do governador, Geraldo Alkmin, do nosso reconhecimento à Socicana. Aplausos pela existência de 65 anos que marcaram toda a diferença e saudações a todos que tornaram essa trajetória realidade.”

Roberto Rodrigues lembrou grandes momentos da história e cumprimentou Bruno Rangel e a dire-toria, pela homenagem a Antonio José Rodrigues Filho. “Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai. E uma forma de saber de onde vem é homenagear seus heróis do passado.” Com isso, Roberto Rodrigues também fez referência a todos que ajudaram a escrever a história da Socicana.

Com uma atuação que se destaca no cenário nacional, a Socicana avança com a prestação de serviços especializados e a inserção do produtor em novas tecnologias, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da produção canavieira na região.

(3)

3

Setembro de 2016

Os líderes cooperativistas do passado e do pre-sente podem ensinar muitas lições para os profis-sionais do futuro. É o que alguns jovens do Progra-ma Aprendiz Cooperativo descobriram durante o mês de setembro, quando puderam participar de encontros com profissionais que são referência para o cooperativismo paulista e brasileiro.

Entre eles, o presidente do Sistema Ocesp, Edi-valdo Del Grande; o embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues; e o assessor especial da Ocesp, Américo Utumi. A programação também incluiu visita à Coplana, em Jaboticabal, onde um grupo de oito jovens foi recebido pelo presidente, José Antonio de Souza Rossato Junior. Houve também palestra com o ge-rente da Sicoob Credicitrus, Osvaldo de Carvalho.

Os encontros com os líderes foram realizados para celebrar o mês em que se comemora o Dia do Administrador (9 de setembro), uma vez que os aprendizes cooperativos são formados e certifica-dos pelo Sescoop/SP no curso de Auxiliar Adminis-trativo.

Gente como a gente

De acordo com o gerente de Formação Profis-sional do Sescoop/SP, Alexandre Ambrogi, o obje-tivo da ação era proporcionar contato com líderes, dentro do universo do cooperativismo, que

pos-Objetivo é inspirar os jovens com exemplos de lideranças do setor

Coplana recebe a visita

do Programa Aprendiz Cooperativo

sam ser referência para o crescimento profissional dos jovens. “Quisemos proporcionar um momento de identificação, em que os aprendizes pudessem se espelhar nesses líderes para alcançarem o su-cesso. No início da carreira, muitos desses profis-sionais tinham histórias de vida parecidas com as dos aprendizes”, explica.

É o que constatou o jovem aprendiz Lucas Es-tevam, que atua na Unimed Fesp. Segundo ele, “to-dos os líderes tiveram uma trajetória semelhante à dos aprendizes, o que é um incentivo para seguir em frente”.

Encontro de gerações

No dia 9 de setembro, 40 jovens participaram de palestra com o ex-ministro da Agricultura e em-baixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, acompanhado do assessor especial da Presidência da Ocesp, Américo Utumi. Os dois fizeram um resgate histórico sobre o sur-gimento do movimento cooperativista no Brasil, além de relatos sobre suas experiências na Alian-ça Cooperativa Internacional (ACI).

Exemplo de sucesso

Em 14/9, oito aprendizes que participam do programa do Sescoop/SP embarcaram em uma viagem até Jaboticabal, onde conheceram as ins-talações da Coplana. O presidente da cooperativa, Rossato Junior, que foi aluno de um programa de formação de jovens lideranças do Sescoop/SP, conversou com o grupo e apresentou a unidade de beneficiamento de amendoim. Outros 13 aprendi-zes, que integram o programa de aprendizagem da cooperativa, também participaram da atividade.

Fot o: E wAlv es/Ne omar c

(4)

4

No começo deste semestre, a Socicana apre-sentava a seus associados um novo modelo para gerenciamento de custos, com sistema informati-zado e a partir de um programa desenvolvido es-pecificamente para a propriedade rural, algo nada comum no mercado.

Depois de uma ampla pesquisa e de uma análi-se técnica exaustiva, a Associação fechou parceria com a empresa CHB, que tem 29 anos de mercado e 500 propriedades geridas.

José Guilherme Nogueira, superintendente da Socicana, comentou, à época, que a gestão era um dos pilares na propriedade. “Ter processos profis-sionalizados é importante, porque Gestão é um fa-tor fundamental para o sucesso do produfa-tor rural”, afirmou.

Naquele momento, foi feito o convite aos pro-dutores para quem quisesse conhecer o software. Depois disso, seguiram-se oficinas de Gestão de Custos, que também iriam contribuir com as ques-tões financeiras da propriedade.

Gley Barbosa Camillo, gerente comercial da CHB, comentou que o sistema trabalha a gestão da fazenda como empresa agrícola. “A gente enca-ra a fazenda como uma empresa tenca-radicional, que precisa administrar todo o financeiro, seus esto-ques e custos de máquinas para culminar com o conhecimento de seu custo agrícola”, afirmou.

A implantação da ferramenta se dá de forma gradativa, com treinamento na Socicana e poste-rior acompanhamento na propriedade. É neces-sário investir no software e também contratar um colaborador que fique responsável por lançar as in-formações do dia a dia neste programa. O sistema contempla 4 módulos: parte Financeira, Estoque, Frota e Agrícola.

Programa de computador para

gerenciar custos já é realidade entre

associados da Socicana

E foi nos dias 5, 6 e 8 de setembro que os primei-ros produtores associados iniciaram o treinamen-to diretamente no software. O objetivo de aplicar o treinamento conjunto foi o de reduzir custos para a aquisição. Nestes três dias, puderam abastecer o programa com os dados reais que compõem a gestão de suas propriedades, como informações referentes a máquinas e equipamentos, insumos, mão de obra e lançamento de notas fiscais. Assim, foi possível também implantar o programa. Cesar Gonzales, gerente Técnico da Socicana, avalia os benefícios do sistema. “É muito positivo, e a Soci-cana aglutina interesses e segmentos de produto-res para reduzir os custos desse tipo de tecnolo-gia”, conclui. Mais informações: (16) 3251-9270.

Associados treinam como alimentar programa com dados da propriedade

José Guilherme Nogueira,

superintendente da Socicana Gley Barbosa Camillo, Gerente Comercial da CHB

Fot o: Socicana /Divulga ção Fot os: E wAlv es/Neoma rc

(5)

5

Setembro de 2016

(6)

6

Difundir conhecimento é uma das funções da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). Para isso, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) iniciou, em agosto, reuniões voltadas a usinas e fornecedores de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre os encontros, o realizado na Socicana, dia 13/9, e que atendeu à região. “Discutimos o manejo de variedades RB, apresentamos o censo varietal 2014 e verificamos a intenção de variedades a serem plantadas no próximo ciclo”, afirma Hermann Hoffman, coordenador do PMGCA da RIDESA UFSCar. Também foram discutidas ações de controle do carvão e da ferrugem alaranjada, por conta da ameaça que estas doenças representam à produtividade.

Cesar Gonzalez avalia o modelo como

produti-Ridesa promove encontro na

Socicana e apresenta resultados

das variedades RB

Segurança e vigilância da propriedade rural

A cada dia aumenta, na área rural, a preocupação com a seguran-ça, devido, principalmente, às ocorrências de furtos e roubos na re-gião. Dessa forma, a Socicana decidiu trazer o tema para uma discus-são com seus associados, promovendo uma palestra, no dia 29/08, com o Grupo GP, especializado em segurança patrimonial, pessoal e monitoramento eletrônico.

O objetivo é orientar o produtor sobre medidas práticas em sua propriedade e também mapear as necessidades específicas, visto que a segurança no meio rural tem características diferenciadas.

Com este diálogo com o mercado, a Socicana pretende também otimizar recursos, servindo como guia para o produtor que deseja contratar este tipo de serviço. Mais informações: (16) 3251-9270.

vo. “A Ridesa faz reuniões anuais para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, e isso se torna uma espécie de prestação de contas das atividades. Este é um programa que tem obtido os melhores resultados”, afirma.

(7)

7

Setembro de 2016

O amendoim Coplana, consumido pela indús-tria nacional e do exterior, é um produto altamente selecionado. A marca Coplana Brazilian Premium Peanuts promoveu a rotação de culturas, a gera-ção de empregos e a distribuigera-ção de renda. Com investimentos no campo, pós-colheita e em pro-gramas de qualidade, a Cooperativa substituiu as importações do produto e, em seguida, passou a exportá-lo para exigentes mercados mundiais.

Presente em doces, sorvetes e snacks, o amen-doim está na mesa e, principalmente, nos momen-tos de lazer dos brasileiros. Em outros países, é frequente no café da manhã, como pasta, e nas principais refeições, no preparo de pratos salga-dos. Em relação à pasta, seu uso já começa no mercado fitness brasileiro, devido ao seu alto po-der energético. No artigo a seguir, de Andrezza Bo-telho, vamos conhecer outras propriedades.

Amendoim

Rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas e mi-nerais, o amendoim é um importante aliado de uma alimentação saudável, bem como da manutenção da beleza e estética corporal.

Pode ser consumido diariamente, no entanto, de forma moderada, pois todo alimento em excesso pode trazer prejuízos à saúde. Uma dica é sempre tentar consumi-lo sem adição de sal, açúcar ou algum tipo de gordura, ou seja, na sua forma torrada e sem adição de outros ingredientes, pois esses aditivos já estão bem presentes em outros alimentos da dieta, assim, o ideal é evitá-los sempre que pudermos.

Dentre seus diversos benefícios à saúde e à

estéti-Amendoim - preferência

durante o lazer é

também um rico

alimento funcional

ca, podem-se citar os efeitos positivos sobre a pele e os cabelos.

Na pele, os nutrientes do amendoim, como o ôme-ga-3, o zinco, o selênio e a vitamina E, atuam de diver-sas formas benéficas. Como por exemplo, diminuindo processos inflamatórios, melhorando a capacidade das barreiras celulares, dificultando a penetração de micro-organismos e substâncias pró-inflamatórias que causam a acne, acelerando cicatrização, evitan-do dermatites, foto proteção contra raios UV e como antioxidantes. Essas ações evitam morte e envelheci-mento celular, garantindo uma boa aparência e manu-tenção da pele.

Já em relação ao bom estado dos cabelos pode-se citar como contribuintes a vitamina E, vitaminas do complexo B, o zinco, o ferro, o magnésio e o selênio presentes no amendoim. Dentre as principais funções desses nutrientes relacionadas ao cabelo tem-se que eles minimizam processos oxidativos que causam a alopecia difusa (queda acentuada de cabelo), manu-tenção das células capilares, velocidade de cresci-mento e renovação capilar.

Além da parte estética, o amendoim também con-tribui bastante para a manutenção dos processos fisiológicos, previne diversas doenças metabólicas e infecciosas, é uma boa fonte energética, atua na mo-dulação do humor, apetite, funções cognitivas, e mui-tas outras.

Andrezza Botelho é graduada em Nutrição

(Univ. Fed. Rio de Janeiro); especialista em trans-tornos alimentares (Unifesp).

(8)

8

Variação do Etanol Hidratado CEPEA Circular Consecana Variação do Açúcar VHP CEPEA Circular Consecana Variação do ATR Acumulado Circular Consecana Números do Setor SAFRA 15/16 SAFRA 16/17 ABR 1,26 1,40 2,00 1,90 1,80 1,60 1,40 1,20 1,00 0,80 0,60 0,40 0,20 -R$/LITRO MAI 1,23 1,39 JUN 1,22 1,50 JUL 1,20 1,50 AGO 1,18 1,56 SET 1,27 1,67 OUT

1,53 NOV1,71 DEZ1,70 1,82JAN 1,92FEV MAR1,91 MESES DA SAFRA 1,40 1,39 1,50 1,50 1,56 1,67 1,26 1,23 1,22 1,20 1,18 1,27 1,53 1,71 1,70 1,82 1,92 1,91 SAFRA 15/16 SAFRA 16/17 ABR 42,89 51,70 70,00 60,00 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 -R$/SC

MESES DA SAFRA MAI

40,30 51,87 JUN 39,65 55,24 JUL 39,95 56,84 AGO 42,27 58,73 SET 44,85 64,51 OUT

42,68 43,57NOV 48,78DEZ 54,99JAN 55,78FEV 54,19MAR 42,89 51,70 51,87 55,24 56,84 58,73 64,51 40,30 39,65 39,95 42,27 44,85 42,68 43,57 48,78 54,99 55,78 54,19 SAFRA 15/16 SAFRA 16/17 ABR 42,89 51,70 70,00 60,00 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 -R$/SC

MESES DA SAFRA MAI

40,30 51,87 JUN 39,65 55,24 JUL 39,95 56,84 AGO 42,27 58,73 SET 44,85 64,51 OUT

42,68 43,57NOV 48,78DEZ 54,99JAN 55,78FEV 54,19MAR 42,89 51,70 51,87 55,24 56,84 58,73 64,51 40,30 39,65 39,95 42,27 44,85 42,68 43,57 48,78 54,99 55,78 54,19 170 160 150 140 130 120 110 100 90 ATR SÃO MARTINHO 15/16 BONFIM 15/16 STA. ADÉLIA 15/16 ATR SÃO MARTINHO 16/17 BONFIM 16/17 STA. ADÉLIA 16/17 1ª Q ABR 96,49 108,76 103,82 114,88 121,07 119,78 2ª Q ABR 102,96 115,90 113,39 118,25 123,00 125,19 1ª Q MAI 112,73 119,09 120,15 125,59 126,63 124,80 2ª Q MAI 115,26 126,36 119,98 123,10 125,42 126,85 1ª Q JUN 118,84 129,81 127,14 119,54 130,89 127,63 2ª Q JUN 124,73 132,78 131,19 124,27 132,75 134,29 1ª Q JUL 128,79 136,18 127,72 124,07 135,12 133,42 2ª Q JUL 133,22 135,71 134,86 130,14 135,35 134,67 1ª Q AGO 138,72 139,37 141,61 135,44 141,77 137,66 2ª Q AGO 141,90 140,06 146,34 132,85 140,78 143,93 1ª Q SET 142,09 143,05 145,95 138,64 142,46 146,74 114,88 118,25 125,59 123,10 119,54 124,27 124,07 130,14 135,44 132,85 138,64 2ª Q SET 139,01 139,21 141,14 1ª Q OUT 134,96 137,63 139,40 2ª Q OUT 131,39 137,09 136,21 1ª Q NOV 118,75 126,44 127,73 2ª Q NOV 111,70 115,21 112,86

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No experimento de sequeiro também em Londrina, assim como em Ponta Grossa, o destaque de biomassa foi da BRS Gralha- azul, seguida pela BRS Tangará e por último pela BRS

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

[r]

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,