• Nenhum resultado encontrado

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

USE O PODER DA NUVEM.

VEJA COMO A NUVEM PODE

TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI de impulsionar os negócios. Ela pode ser defi nida como "o provisionamento just-in-time e o escalonamento de serviços em hardware compartilhado". Mas, na verdade, trata-se de uma oportunidade para transformar completamente a forma como sua empresa e sua equipe trabalham.

A nuvem possibilita:

• Escalabilidade rápida - vertical e horizontalmente.

• Implantação de serviços somente onde e quando eles forem necessários.

• Fornecimento de experiências ricas por meio do computador, telefone e navegador.

• Aumento de efi ciência e redução de custo pagando-se somente pelos serviços que são efetivamente usados.

Ao mudar para a nuvem, você pode implementar qualquer uma das combinações de modelos em nuvem. A nuvem "pública" geralmente descreve serviços completos oferecidos por provedores terceiros. Uma nuvem "privada" envolve organizações que capacitam seus próprios recursos de computação em nuvem no local ou por meio de hardware dedicado fornecido por um host terceirizado.

Existem três modelos básicos:

• Uma nuvem privada é um conjunto de recursos de computação dedicado a uma organização, geralmente na infraestrutura local.

• Uma nuvem privada hospedada tem uma infraestrutura dedicada que é hospedada por terceiros, mas inacessível aos outros clientes.

• Uma nuvem pública envolve recursos de computação em nuvem hospedados externamente, mas compartilhados com outras organizações, provisionados de forma dinâmica e faturados como utilitários, ou seja, paga-se somente por aquilo que é usado.

Nenhum desses modelos é totalmente abrangente. Parte do poder exclusivo da nuvem é a sua fl exibilidade. Os modelos de nuvem são projetados para funcionar em conjunto, para que você possa usar os modelos certos para sua organização, bem como para cargas de trabalho individuais.

6 MANEIRAS DE REDUZIR OS GASTOS DE TI COM A COMPUTAÇÃO

EM NUVEM

Um benefício comum da computação em nuvem é a redução de custos de TI em empresas de todos os tamanhos. Você pode se surpreender ao saber que este benefício pode ser aplicado, independente de você estar planejando uma infraestrutura de nuvem pública ou privada.

(2)

O modelo de nuvem pública costuma ter o potencial de proporcionar as economias mais radicais: • Pague somente por aquilo que você usar, à medida que usar. Esta talvez seja a mensagem de

valor mais atraente da nuvem. Ao migrar seus aplicativos e cargas de trabalho para uma plataforma de nuvem pública, sua equipe de TI pode ampliar ou minimizar seus recursos instantaneamente, dependendo das necessidades mais urgentes de determinada carga de trabalho. Alguns clientes de grande porte da Microsoft estimaram ser possível reduzir os gastos gerais de TI em 10 por cento, ao mesmo tempo em que ganham agilidade para reagir às novas demandas de negócios.1

• Controle a disseminação de servidores. Colocar cargas de trabalho na nuvem signifi ca que essas cargas não exigem investimentos de capital em servidores dedicados. Apesar de a nuvem não ser gratuita, a execução de aplicativos na nuvem possibilita reduzir ou mesmo zerar o número de servidores.

• Reduza custos de instalações de datacenter. Menos servidores signifi ca uma área de ocupação menor no datacenter. Isso se traduz em economia direta em imóveis, energia elétrica e ar

condicionado. Isso também se traduz em economia indireta para continuidade de negócios e manutenção de instalações. Mesmo que essa economia se estenda ao modelo de nuvem privada, o modelo de nuvem pública oferece às empresas de pequeno e médio porte a possibilidade de eliminar a necessidade de um datacenter.

Mas à medida que surge um novo paradigma para a computação em nuvem, você verá que a combinação dos modelos de nuvem pública e privada será a implementação mais popular. Esta combinação oferece a mais fl exível infraestrutura de TI e proporciona economias como:

• Redução nos custos de gerenciamento de TI por meio da virtualização. Escalabilidade da infraestrutura para atender às demandas de carga de trabalho, manutenção da segurança física e implantação e atualização de software são apenas alguns exemplos de tarefas de gerenciamento de TI que uma infraestrutura virtualizada permite reduzir signifi cativamente.

• Redução no gerenciamento de TI por meio do modelo de TI como um Serviço. Com nuvens privadas ou privadas e hospedadas, seus usuários poderão provisionar sozinhos muitos serviços de TI por meio de portais de autosserviço que agem diretamente sobre a infraestrutura virtualizada. Isso pode signifi car economia considerável em chamadas de suporte técnico e outras tarefas de gerenciamento de TI como confi guração de servidores e compras. Membros especializados da equipe fi cam livres para colocar seus talentos a serviço de tarefas específi cas para a empresa, em vez de se concentrarem em problemas técnicos em geral.

• Simplifi cação nos modelos de cobrança de TI. Como a computação em nuvem privada permite à sua empresa direcionar recursos de TI virtualizados a partir de um pool centralizado, os modelos onerosos de cobrança em silos que muitas corporações usam podem certamente evoluir. Os CIOs poderão alocar recursos virtualizados em diversas cargas de trabalho, dependendo da demanda imediata, sem a necessidade de provisionamento ou compra em silos.

A capacidade de economia na nuvem não se limita à redução de gastos de TI. Ela pode se estender para agilizar suas operações comerciais, tornando-as mais confi áveis, aumentando a competitividade de sua empresa, o que ajuda você a aumentar sua receita. Usando a nuvem, você pode implantar software e produtos mais rapidamente e reagir a oportunidades de mercado em escala global em uma fração do tempo que levaria atualmente.

Introdução. A previsão precisa do potencial de economia gerado

pela computação em nuvem implica em uma contabilidade cuidadosa de seus gastos atuais de TI aliada ao planejamento

detalhado de capacidades para seus gastos imediatos no futuro. Então, trabalhe com a sua equipe e o seu provedor da nuvem para determinar a melhor estratégia de implantação e

(3)

AUMENTE SUA VANTAGEM COMPETITIVA COM APLICATIVOS DE

LINHA DE NEGÓCIOS NA NUVEM

Se você está estudando a migração de seus aplicativos LOB para a nuvem, parabéns! Você já

percebeu o poder da nuvem como um caminho para alcançar maior vantagem competitiva para o seu departamento de TI, bem como para a sua empresa.

Os aplicativos LOB e a forma como eles são implantados, gerenciados e usados representam o cerne da sua vantagem competitiva de TI. CIOs que já conhecem o potencial da nuvem perceberam que o novo paradigma da computação em nuvem representa uma oportunidade de ouro para seu departamento de TI e para a sua empresa continuar avançando à frente dos concorrentes. Independente dos aplicativos LOB que você usa, a nuvem pode ajudar a:

• Aumentar sua capacidade de reagir rapidamente às novas necessidades de negócios, ao mesmo tempo em que reduz os seus custos de TI. A natureza virtualizada da nuvem signifi ca que o seu portfólio LOB pode se ajustar o desempenho rapidamente com base nos requisitos imediatos dar carga de trabalho, reduzindo o seu TCO. Suas cargas de trabalho podem reagir imediatamente a "picos" repentinos de demanda e você só irá pagar pelos recursos usados à medida que eles forem necessários. E natureza global da nuvem signifi ca acesso mais fácil e confi ável aos seus ativos LOB para funcionários móveis, remotos ou mesmo temporários. Isso proporciona aos gerentes a fl exibilidade que precisam para atender às novas necessidades de negócios e explorar novas oportunidades de negócios.

• Facilitar o seu gerenciamento. Se uma nova oportunidade surgir em outro país, por exemplo, a presença da sua empresa nesse novo mercado com a arquitetura tradicional de TI exigiria a compra de um datacenter ou pelo menos de algum espaço em um datacenter localizado naquele país. O aporte de capital seria imediatamente seguido de despesas operacionais quando seu novo portfólio de ativos LOB tiver que ser manualmente migrados e mantidos por sua equipe de TI - uma tarefa de gerenciamento complexa, que muitas vezes implica em semanas ou meses de horas de trabalho. Mas se a sua empresa explorar uma arquitetura de nuvem privada hospedada ou pública, além da sua nuvem privada no local, é possível utilizar servidores virtuais para o novo local e completar seu portfólio de ativos LOB já confi gurados para comunicação com os servidores existentes. Esta opção não só é mais rápida e mais barata que uma implantação tradicional, como também muito mais simples de ser planejada e executada por sua equipe de TI.

• Acelerar e padronizar o desenvolvimento de aplicativos. E se o seu portfólio de ativos LOB estiver parcialmente ou totalmente baseado em aplicativos personalizados criados internamente, a nuvem representa uma ótima oportunidade para padronizar seus aplicativos em uma pilha poderosa baseada na nuvem. A construção de aplicativos em uma estrutura padronizada faz parte da defi nição da nuvem, e a mudança dos seus aplicativos para uma estrutura como essa é benéfi co para todos os modelos de infraestrutura de nuvem. Assim que os seus aplicativos personalizados passam a ser baseados na nuvem, eles poderão fazer melhor uso da implantação inerente da nuvem e das vantagens do TCO ao mesmo tempo em que oferece aos desenvolvedores de aplicativos um caminho claro para personalização e desenvolvimentos futuros.

Migrar seu portfólio LOB para uma arquitetura na nuvem é certamente uma forma de pensamento avançado, mas não se esqueça dos demais requisitos de gerenciamento e aplicativos. A nuvem permite uma mudança fundamental na forma como os datacenters e a infraestrutura de TI são gerenciados. Os CIOs mais dinâmicos estão usando a nuvem para executar uma infraestrutura física (Infraestrutura como um

Serviço), o gerenciamento e as plataformas de servidor (Plataformas como um Serviço), e cargas de trabalho

completas de software (Software como um Serviço). Coletivamente, esses modelos podem ser considerados como TI como um Serviço (ITaaS). Com o ITaaS, sua organização pode reduzir consideravelmente o TCO do datacenter ao mesmo tempo em que capacita seus usuários e equipe de TI com novas capacidades através de serviços mais responsivos e confi áveis. A adição de aplicativos de colaboração e mensagem à nuvem tira vantagem de uma infraestrutura de nuvem global que aumenta a produtividade dos usuários ao mesmo tempo em que reduz o TCO. Uma auditoria cuidadosa dos aplicativos e algumas sessões de planejamento detalhado entre sua equipe de TI e o seu provedor de serviços em nuvem podem determinar o modelo mais adequado de migração para a nuvem para a sua organização.

(4)

Introdução. O planejamento da migração de ativos LOB para

a nuvem requer diligência. Você terá que se reunir não só com a sua equipe de TI e o seu provedor na nuvem, mas também

com os gerentes e funcionários. O planejamento envolve a comunicação da estrutura de migração, a compreensão do processo que envolve esses aplicativos e o mapeamento das

direções que esses aplicativos precisam tomar no futuro.

VOCÊ PODE FORTALECER A SEGURANÇA COM A NUVEM

Os CIOs que não estão familiarizados com a computação em nuvem se preocupam em como manter a segurança de TI, uma vez que a infraestrutura não está no local. O acesso físico a servidores que executam a infraestrutura virtualizada, múltiplas formas de segurança de dados e a capacidade de passar por uma série de auditorias de conformidade regulamentar são preocupações justifi cáveis com as quais as empresas precisam lidar antes que elas adotem a computação em nuvem. Felizmente, os provedores de serviços de computação em nuvem podem oferecer soluções que lidam com todos esses problemas. Não use um provedor a não ser que ele ofereça, no mínimo, o mesmo nível de segurança física e de dados que o seu datacenter atual oferece, preferencialmente superando esses níveis. Comece escolhendo provedores de nuvem pública com:

• Segurança física comprovada. Um provedor competitivo deve ser capaz de demonstrar que seus datacenters são fi sicamente seguros – preferencialmente com auditorias regulares para verifi car a conformidade com padrões ISO 27001. Os pontos de presença de um provedor competitivo devem ser as instalações de datacenters de última geração, com as mais recentes tecnologias em controle de acesso e proteção de dados. Sua equipe de TI deve fazer uma lista dos requisitos de segurança física e de proteção de dados, e o seu provedor de serviços em nuvem deve estar capacitado para cumpri-los. • Experiência comprovada em segurança de TI. Experiência longa e comprovada em segurança de

dados e TI é fundamental, e essa experiência deve ir além da segurança de hardware no local do provedor, se estendendo para a segurança de software e incluindo criptografi a de dados completa, controle granular de acesso a dados e servidores e logs de auditoria detalhados. Você deve proteger os dados para evitar que qualquer pessoa, incluindo a equipe técnica do seu provedor, tenha acesso a eles. E, fi nalmente, qualquer provedor de serviços em nuvem de nível corporativo deve se certifi car de que os seus dados não serão acessados pela equipe de TI na nuvem ou minados por outras empresas para fi ns comerciais.

Aqueles que estiverem construindo infraestruturas de nuvem privada têm menos preocupações com a segurança, já que a infraestrutura ainda está no local. Mas as nuvens privadas envolvem outras questões que também devem ser estudadas:

• Gerenciamento de identidade. Esta provavelmente é a principal preocupação com a segurança na nuvem privada. Oferecer aos usuários a habilidade de acessar recursos de TI diretamente por meio de portais de autosserviço torna o gerenciamento de identidades ainda mais importante. Sua infraestrutura de TI deve implementar uma solução de gerenciamento de identidade que seja compatível com o seu portal de autosserviço e com a plataforma de gerenciamento de identidade do provedor se você quiser alavancar um modelo de computação em nuvem pública.

• Auditorias regulatórias. Apesar de as nuvens privadas serem mantidas na infraestrutura local, trata-se de um novo modelo de computação corporativa. Certifi que-se de que os seus requisitos regulamentares sejam cumpridos neste modelo executando uma série de auditorias de teste - se o seu objetivo for um modelo de nuvem privada hospedada ou pública, seu provedor de nuvem pública pode ser um excelente recurso aqui. Na maioria dos casos, seu provedor terá experiência em lidar com seus requisitos específi cos de auditoria.

(5)

Outra questão relacionada à segurança que preocupa muitos CIOs é a perda de controle das operações de TI - o gerenciamento do dia a dia, o controle físico e o domínio dos dados são alguns exemplos. Mas uma solução competitiva de computação em nuvem deve aprimorar essas facetas de sua operação de TI, e não prejudicá-las. As ferramentas atuais de gerenciamento de TI englobam elementos de computação em nuvem no local ou fora dele, gerenciando todos eles de forma coesa e aumentando o tempo de resposta e o desempenho dos aplicativos. Os provedores de computação em nuvem devem oferecer pelo menos o mesmo nível de segurança física e de dados que o seu datacenter atual e, na maioria dos casos, exceder esses níveis. Inicie hoje a conversa com o seu provedor de computação em nuvem e tire suas dúvidas sobre essas questões. Use essas informações para criar o plano mais adequado de migração para a nuvem para a sua organização.

Introdução. Converse com os seus especialistas em segurança de TI

e peça para que eles elaborem uma lista detalhada dos requisitos. Faça uma auditoria do seu sistema de gerenciamento de identidade e certifi que-se de que ele supre suas necessidades tanto em um modelo

de computação na nuvem privada hospedada quanto na nuvem pública. Trabalhe com o seu provedor para desenvolver uma política

de segurança detalhada que esteja depois presente no seu SLA.

MICROSOFT: É O PODER DA NUVEM

A esta altura, todo mundo já está falando da nuvem. Mas não se trata de uma palavra "da moda" - e não se trata de uma novidade. A Microsoft liderou essa evolução nos últimos 15 anos, construindo e hospedando alguns dos maiores serviços em nuvem do mundo. Somos o único fornecedor atualmente capaz de oferecer todo o poder da computação em nuvem com uma oferta abrangente de Infraestrutura como um Serviço, Plataforma como um Serviço e Software como um Serviço.

Estamos capacitando clientes e parceiros hospedados para eles construam seus próprios ambientes de computação em nuvem, e também para que possam implementar serviços em nuvem.

Com a Microsoft, você pode construir, estender ou migrar para a nuvem da forma que preferir. Os ISVs e os desenvolvedores internos poderão adaptar facilmente as aplicações existentes no seu ambiente, já que fornecemos um conjunto de ferramentas de desenvolvimento, identidade e gerenciamento que funcionam em servidores tradicionais e em ambientes em nuvem.

Potencializamos nossas soluções em nuvem com a experiência que adquirimos. Como executamos há mais de 15 anos alguns dos maiores serviços em nuvem, conhecemos os requisitos de serviços de missão crítica. Nossos serviços em nuvem são executados em uma rede global de datacenters de nível corporativo que oferecem 99,9% de tempo de disponibilidade e suporte total ao cliente 24/7, além de segurança física de missão crítica e datacenter com certifi cação ISO 27001:2005 com atestados SAS 70 I e II. Sua equipe de TI e usuários fi nais modem migrar facilmente para a nuvem e fora dela usando os investimentos e os conjuntos de habilidades já existentes. Garantimos uma experiência consistente e familiar ao projetar produtos baseados na nuvem com funcionalidade equivalente e aparência similar aos nossos produtos tradicionais, executados no local.

(6)

microsoft.com/cloud

Há uma nuvem no horizonte de sua empresa, independente do tamanho, foco ou vertical. A computação em nuvem oferece uma mudança no paradigma em termos de economia, agilidade, escalabilidade e alcance global que é simplesmente muito poderosa para ser ignorada por qualquer corporação. Independentemente de você estar estudando a migração para a nuvem ou simplesmente investigando este novo modelo para o futuro, inicie aquela conversa com um provedor de computação em nuvem totalmente comprometido com os serviços em nuvem existentes e com a inovação na nuvem no futuro. Ao trazer o poder da nuvem e oferecer a fl exibilidade e o controle para dominar esse poder, a Microsoft permite que você use a computação em nuvem para transformar sua empresa da forma que preferir. Agora que você já começou a explorar as possibilidades do poder da nuvem, entre em contato com o parceiro Microsoft da sua região para saber mais e começar a transformar sua empresa.

Notas de rodapé

1. Estudo de Caso da Microsoft, Siemens Expande Serviço de Fornecimento de Software e Reduz Signifi cativamente o

TCO, http://www.microsoft.com/casestudies/Case_Study_Detail.aspx?CaseStudyID=4000005945

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

A HP não representa nem presta qualquer tipo de garantia para qualquer suporte de impressão no Programa, incluindo, entre outros, a disponibilidade, qualidade e desempenho dos

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Já no século XVII, Gregório de Matos exibia sua vasta galeria de tipos humanos que contribuíram para construir sua maior e principal personagem – a cidade da

No presente caso, a opção pela sutura com pontos simples separados com poliglactina 910 de diâ- metro 8-0 mostrou-se adequada a espessura corneana, pois permitiu aposição do enxerto