• Nenhum resultado encontrado

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO GRUPO RECRUTAMENTO / 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO GRUPO RECRUTAMENTO / 2020"

Copied!
105
0
0

Texto

(1)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO

GRUPO RECRUTAMENTO 110

2019 / 2020

 Em cada período letivo, o docente recolhe informação que permita avaliar em cada um dos domínios.

 A informação deve ser recolhida através de instrumentos e procedimentos diversificados e adequados à especificidade do que se pretende avaliar.

 A duração, a quantidade e o recurso aos Instrumentos de Avaliação podem ser ajustados, tendo em conta o perfil de cada turma e as competências visadas.

 Os Testes Escritos Parciais (Questões-aula (QA); Fichas de Verificação de Conhecimentos (FVC)) têm como objetivo, após a lecionação de determinados conteúdos, aferir a aquisição de conhecimentos e capacidades dos alunos sobre temas recentes, regular o processo ensino aprendizagem e promover o sucesso escolar.

 As Tarefas em Equipa (Desafios Matemáticos; Pesquisas / Projetos; Composições / Demonstrações) aplicam-se tanto em sala de aula como fora desta, tendo como finalidade possibilitar a troca de conhecimento, a formação de ideias, juntar esforços para alcançar metas e objetivos, transpor obstáculos, vencer dificuldades e atingir resultados positivos.

 As percentagens ou os níveis em cada um dos domínios correspondem a um determinado perfil de aprendizagem, tendo esses perfis sido definidos a partir das Aprendizagens Essenciais.

 O cálculo da classificação final será obtido usando os valores, em percentagem, dos diferentes domínios.

 A classificação atribuída em cada período, nos diferentes domínios, será o resultado obtido nos vários instrumentos de avaliação, desde o início do ano letivo até ao momento da avaliação, tendo em conta a progressão da aprendizagem e o perfil globaldo aluno (avaliação contínua).

 Para efeitos de juízo global sobre as aprendizagens do aluno, conducente à formalização da avaliação sumativa, deve o docente analisar o desempenho de cada aluno e enquadrá-lo num dos perfis de aprendizagens em cada um dos domínios.

 Os desempenhos do aluno são descritos e registados, sendo convertidos, sempre que apropriado, na escala mais adequada ao instrumento de avaliação utilizado: percentagem, menção ou nível.

Menção Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom

Classificação 0% – 49% 50% – 69% 70% – 89% 90% – 100%

A avaliação será:

 Global (nos vários domínios);

 Clara (clarifica o significado dos símbolos e termos utilizados);

Transparente (para todos os intervenientes – alunos, professores, encarregados de

educação e responsáveis escolares);

 Partilhada (participação de todos os intervenientes no processo de avaliação, com a responsabilização dos alunos pela sua autoavaliação e autorregulação ao longo do processo).

(2)

Perfis de Aprendizagem – Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Desempenho muito bom relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho bom relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho suficiente relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho insuficiente relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Valores 5 4 3 2

PORTUGUÊS 1º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Comunicador (A, B, D, E, H) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F) Criativo (A, C, D, J) ORALIDAD E

O aluno deve ficar capaz de: Compreensão:

Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente,

reproduzir pequenas mensagens, cumprir

instruções, responder a questões);

Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos;

Expressão:

Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos;

Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras;

Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos. Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade

Tarefas individuais/ equipa Participação ora Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 30%

(3)

ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 1º. ANO

Descritores do Perfil dos

Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Questionador (A, F, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) L E IT UR A E E S CR IT A

O aluno deve ficar capaz de:

Leitura:

Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra. Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra. Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto. Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada. Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas). Escrita:

Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra. Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e

extensão silábica, aplicando regras de

correspondência fonema – grafema. Identificar

especificidades gráficas do texto escrito

(direcionalidade da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira de palavra). Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto final, vírgula, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Planificar, redigir e rever textos curtos com a colaboração do professor. Elaborar respostas escritas a questionários e a instruções, escrever legivelmente com correção (orto)gráfica e com uma gestão correta do espaço da página. Testes escritos Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 30% (15%+15%)

(4)

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o

pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

(5)

PORTUGUÊS 1º. ANO

Descritores do Perfil dos

Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de Avaliação Questionador (A, F, G, I, J) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Sistematizador/ organizador(A, B, C, I, J) E DU CA ÇÃ O L IT E RIA

O aluno deve ficar capaz de:

Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular.

Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.

Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos. Antecipar o(s) tema(s) com base em noções

elementares de género (contos de fada,

lengalengas, poemas,etc.), em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações).

Compreender textos narrativos (sequência de

acontecimentos, intenções e emoções de

personagens, tema e assunto; mudança de espaço) e poemas.

Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens;

Distinguir ficção de não ficção. (Re)contar histórias.

Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos

Testes escritos Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(6)

direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 1º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos

de Avaliação Questionador (A, F, G, I, J) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) GRAM ÁTICA

O aluno deve ficar capaz de:

Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.

Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome e do adjetivo.

Reconhecer o nome próprio.

Fazer concordar o adjetivo com o nome em género.

Descobrir e compreender o significado de palavras pelas múltiplas relações que podem estabelecer entre si.

Descobrir o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto verbal e não-verbal.

Usar, com intencionalidade, conectores de tempo, de causa, de maior frequência na formação de frases complexas.

Conhecer regras de correspondência fonema-grafema e de utilização dos sinais de pontuação (frase simples).

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações. Testes escritos Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(7)

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 2º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos

de Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) ORALIDAD E

O aluno deve ficar capaz de: Compreensão:

• Identificar intenções comunicativas de textos orais, designadamente perguntas, afirmações, exclamações apreciativas, ordens, pedidos.

• Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.

Expressão:

• Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.

• Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral, com respeito pelos princípios de cooperação e cortesia. • Variar adequadamente a prosódia e o ritmo discursivo em função da finalidade comunicativa. • Formular perguntas, pedidos e respostas a questões considerando a situação e o interlocutor. • Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos.

• Recontar histórias e narrar situações vividas e imaginadas.

• Representar diferentes papéis comunicativos em jogos de simulação e dramatizações

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter

Tarefas individuais/ equipa Participação ora Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 30%

(8)

sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 2º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação (A, F, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) L E IT UR A

O aluno deve ficar capaz de:

Leitura:

• Associar a cada letra do alfabeto as respetivas formas maiúscula e minúscula.

• Compreender o sentido de textos com características narrativas e descritivas, associados a finalidades diferentes (lúdicas, estéticas, informativas).

• Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto. Identificar informação explícita no texto. • • Identificar e referir o essencial de textos lidos. • Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos. • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho 15%

(9)

sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta

PORTUGUÊS 2º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Questionador (A, F, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) E S CR IT A

O aluno deve ficar capaz de:

Escrita:

• Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra.

• Indicar as possibilidades de representar na escrita as relações fonema–grafema e grafema– fonema mais frequentes.

• Escrever corretamente palavras com todos os tipos de sílabas, com utilização correta dos acentos gráficos e do til.

• Escrever textos curtos com diversas finalidades (narrar, informar, explicar).

• Redigir textos coerentes e coesos com recurso a

elementos como a concordância entre

constituintes, a correlação de tempos verbais, a sinonímia e a pronominalização.

• Articular segmentos do texto através do emprego de elementos gramaticais que marcam relações de tempo e causa.

• Utilizar o ponto final na delimitação de frases e a vírgula em enumerações e em mecanismos de coordenação.

• Proceder à revisão de texto, individualmente ou em grupo após discussão de diferentes pontos de vista. Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho 15%

(10)

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Comunicador E DU CA ÇÃ O L IT E RIA

O aluno deve ficar capaz de:

• Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.

• Ler narrativas e poemas adequados à idade, por iniciativa própria ou de outrem.

• Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas,etc.) em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações). • Compreender narrativas literárias (temas, experiências e valores).

• Explicitar o sentido dos poemas escutados ou lidos.

(Re)contar histórias.

• Valorizar a diversidade cultural dos textos (ouvidos ou lidos).

• Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas,

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados

(11)

(A, B, D, E, H) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) 20%

lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.

• Manifestar preferências, de entre textos lidos, e explicar as reações derivadas da leitura.

• Selecionar livros para leitura pessoal, apresentando as razões das suas escolhas. Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta

(12)

PORTUGUÊS 2º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Questionador (A, F, G, I, J) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) GRAM ÁTICA

O aluno deve ficar capaz de:

• Classificar as palavras quanto ao número de sílabas (palavra escrita).

• Identificar e distinguir sílaba tónica de átona. • Identificar a classe das palavras: determinante artigo, nome (próprio e comum), adjetivo, verbo, pronome pessoal e interjeição.

• Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.

• Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número.

• Conhecer a forma do infinitivo dos verbos. • Conhecer as estruturas de coordenação copulativa e disjuntiva.

• Usar de modo intencional e com adequação conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste de maior frequência, em textos

narrativos e de opinião.

• Depreender o significado de palavras a partir da sua ocorrência nas diferentes áreas disciplinares curriculares.

• Associar significados conotativos a palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.

• Desenvolver o conhecimento lexical, passivo e ativo.

• Mobilizar adequadamente as regras de

ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita

(diacríticos, incluindo os acentos; sinais gráficos e sinais de pontuação).

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(13)

reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 3º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F) Criativo (A, C, D, J) ORALIDAD E

O aluno deve ficar capaz de: Compreensão:

Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.

Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta. Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas. Expressão:

Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.

Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia;

Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.

Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.

Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir

Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação 20%

(14)

eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o

pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor. • Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Autorregulação Grelhas de observação direta

PORTUGUÊS 3º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Questionador (A, F, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) L E IT UR

A O aluno deve ficar capaz de:

Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas).

Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação, finalidade).

Ler textos com entoação e ritmo adequados. Realizar leitura silenciosa e autónoma.

Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto. Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.

Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

Valores: • Responsabilidade e integridade: Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados

(15)

20%

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir

eticamente, consciente da obrigação de

responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o

pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor • Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta

(16)

PORTUGUÊS 3º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) E S CR IT A

O aluno deve ficar capaz de:

Indicar as diferentes possibilidades de representar

graficamente os fonemas para as relações fonema–grafema e grafema–fonema mais frequentes.

Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão. Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).

Avaliar os próprios textos com consequente

aperfeiçoamento.

Escrever textos géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.

Exprimir opiniões e fundamentá-las.

Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações. • Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(17)

PORTUGUÊS 3º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos

de Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) E DU CA ÇÃ O L IT E RIA

O aluno deve ficar capaz de:

Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular. Ler integralmente narrativas, poemas e texto dramático, por iniciativa própria ou de outrem. Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do para texto e em textos visuais (ilustrações).

Compreender textos narrativos, poéticos e

dramáticos, escutados ou lidos.

Ler poemas em público, com segurança. Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.

Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.

Apresentar obras literárias em público, através da leitura de poemas e da representação de textos dramáticos.

Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(18)

PORTUGUÊS 3º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Questionador (A, F, G, I, J) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) GRAM ÁTICA

O aluno deve ficar capaz de:

Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.

Identificar a classe das palavras: determinante (possessivo e demonstrativo), quantificador numeral e advérbio.

Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo. Utilizar apropriadamente os tempos verbais para

exprimir anterioridade, posterioridade e

simultaneidade.

Manipular diferentes processos para expressar noções de grau numa frase, tendo em conta os seus valores.

Reconhecer a frase a partir dos seus grupos constituintes (grupo nominal e grupo verbal) e das funções sintáticas centrais (sujeito e predicado). Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.

Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos. Usar frases complexas para exprimir sequências ([tão] que, para que)

Depreender o significado de palavras a partir da sua análise e a partir das múltiplas relações que podem estabelecer entre si.

Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.

Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico.

Mobilizar adequadamente as regras de ortografia. Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(19)

reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 4º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F) Criativo (A, C, D, J) ORALIDAD E

O aluno deve ficar capaz de:

Compreensão:

•Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas. •Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.

Expressão:

•Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros.

•Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.

•Participar com empenho em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.

•Realizar exposições breves, a partir de planificação. •Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados.

•Assegurar contacto visual com a audiência (postura corporal, expressão facial, olhar).

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os

Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 30%

(20)

outros.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

PORTUGUÊS 4º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos

de Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Questionador (A, F, G, I, J) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) L E IT UR A E E S CR IT A

O aluno deve ficar capaz de:

Leitura:

• Ler textos com características narrativas e descritivas de maior complexidade, associados a finalidades várias e em suportes variados. Distinguir nos textos características do artigo de enciclopédia, da entrada de dicionário e do aviso (estruturação, finalidade). Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencie a compreensão do sentido dos textos. Realizar leitura silenciosa e autónoma.

• Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto. Explicitar ideias-chave do texto. Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto. Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

Escrita:

•Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representado por meio de discurso direto e de discurso indireto. Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados de modo individual e/ou em grupo. Usar frases complexas para exprimir sequências e relações de consequência e finalidade. Superar problemas associados ao processo de escrita por meio da revisão com vista ao aperfeiçoamento de texto. Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita). Escrever textos, organizados em

parágrafos, coesos, coerentes e adequados às

convenções de representação gráfica. Valores: • Responsabilidade e integridade: Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação 30% (15%+15%)

(21)

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser

interventivo, tomando a iniciativa e sendo

empreendedor. • Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

direta

PORTUGUÊS 4º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos

de Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Criativo (A, C, D, J) Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J) Comunicador (A, B, D, E, H) E DU CA ÇÃ O L IT E RIA

O aluno deve ficar capaz de:

• Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo. Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos. Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações). Compreender a organização interna e externa de textos poéticos, narrativos e dramáticos. Compreender recursos que enfatizam o sentido do texto (onomatopeias, trocadilhos, interjeições, comparações). Dramatizar textos e dizer em público, com expressividade e segurança, poemas memorizados. Participar, de forma responsável e cooperante, em representações de textos dramáticos literários. Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos. Desenvolver um projeto de leitura em que se integre compreensão da obra, questionamento e motivação de escrita do autor.

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de

(22)

Leitor (A, B, C, D, F, H, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) 20% Valores: • Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

• Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta

(23)

PORTUGUÊS 4º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Questionador (A, F, G, I, J) Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) GRAM ÁTICA

O aluno deve ficar capaz de:

•Identificar a classe das palavras: determinante (interrogativo), preposição, pronome (pessoal, nas suas formas tónica e átonas, possessivo e demonstrativo). Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito imperfeito do modo indicativo e no modo imperativo. Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos. Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número e grau. Aplicar formas átonas do pronome pessoal em frases afirmativas, em frases com negação e com advérbios préverbais. Recorrer, de modo intencional e adequado, a conectores diversificados, em textos orais e escritos. Aplicar processos de expansão e redução de frases. Inferir o significado de palavras desconhecidas a partir da análise da sua estrutura

interna (base, radical e afixos). Deduzir

significados conotativos a palavras e/ou

expressões que não correspondam ao sentido literal. Compreender regras de derivação das palavras e formas de organização do léxico (famílias de palavras). Reconhecer onomatopeias. Explicitar regras de ortografia.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 20%

(24)

em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

(25)

Desempenho muito bom relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho bom relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho suficiente relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Desempenho insuficiente relativamente aos conhecimentos, capacidades e atitudes previstos no domínio Valores 5 4 3 2

MATEMÁTICA 1º. ANO

Descritores do Perfil dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Criativo (A, C, D, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) M E ROS E OPE RA ÇÕE S

O aluno deve ficar capaz de:

• Ler e representar números no sistema de numeração decimal até 100 e identificar o valor posicional de um algarismo.

• Efetuar contagens progressivas e regressivas, com e sem recurso a materiais manipuláveis (incluindo contagens de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10), e registar as sequências numéricas obtidas, identificando e dando exemplos de números pares e ímpares.

• Reconhecer e memorizar factos básicos da adição e da subtração e calcular com os números inteiros não negativos recorrendo à representação horizontal do cálculo, em diferentes situações e usando diversas estratégias que mobilizem relações numéricas e propriedades das operações. • Reconhecer e utilizar diferentes representações para o mesmo número e relacioná-las.

• Comparar e ordenar números, e realizar estimativas plausíveis de quantidades e de somas e diferenças, com e sem recurso a material concreto.

• Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.

• Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.

• Exprimir, oralmente e por escrito, ideias

matemáticas, e explicar raciocínios,

procedimentos e conclusões.

• Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e

Testes escritos Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 40%

(26)

social.

• Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

• Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

(27)

MATEMÁTICA 1º ANO Descritores do Perfil

dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Criativo (A, C, D, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H) Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J) GE OMET RIA E M E DI DA

O aluno deve ficar capaz de:

• Identificar, interpretar e descrever relações

espaciais, situando-se no espaço em relação aos outros e aos objetos.

• Identificar e comparar sólidos geométricos, reconhecendo semelhanças e diferenças, e identificando polígonos (triângulos, quadrados, retângulos) e círculos nesses sólidos.

• Descrever figuras planas, identificando as suas propriedades, e representá-las a partir de atributos especificados.

• Compor e decompor figuras planas, a partir de figuras dadas, identificando atributos que se mantêm ou que se alteram nas figuras construídas. • Comparar e ordenar objetos de acordo com a grandeza comprimento e medi-los utilizando unidades de medida não convencionais.

• Reconhecer e relacionar entre si o valor das moedas e notas da Zona Euro, e usá-las em contextos diversos.

• Reconhecer e relacionar entre si, intervalos de tempo (dia, semana, mês e ano) e identificar a hora como unidade de medida de tempo.

• Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo a visualização e a medida em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.

• Exprimir, oralmente e por escrito, ideias

matemáticas, e explicar raciocínios,

procedimentos e conclusões.

• Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.

• Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

• Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade. Valores: • Responsabilidade e integridade: Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta 30%

(28)

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

MATEMÁTICA 1º ANO Descritores do Perfil

dos Alunos

Domínios Descritores de Desempenho Instrumentos de

Avaliação Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J) Criativo (A, C, D, J) Crítico/Analítico (A, B, C, D, G) Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I) Respeitador da diferença/ do outro ORGANIZAÇÃ O E T RA T AM E NTO DE DA DOS

O aluno deve ficar capaz de:

• Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando

diferentes representações e interpretar a

informação representada.

• Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados.

• Exprimir, oralmente e por escrito, raciocínios, procedimentos e resultados baseando-se nos dados recolhidos e tratados.

• Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.

• Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de

Testes escritos globais Testes escritos parciais Tarefas individuais/ equipa Participação oral/escrita Trabalhos elaborados/ apresentados

(29)

(A, B, E, F, H) Sistematizador/ organizador

(A, B, C, I, J) 30%

analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

• Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

Valores:

• Responsabilidade e integridade:

Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência:

Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à

superação; ser perseverante perante as

dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros. • Curiosidade, reflexão e inovação:

Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

• Cidadania e participação:

Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

• Liberdade:

Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum. Contributos dados para as atividades de articulação curricular Planos individuais de trabalho Autoavaliação Autorregulação Grelhas de observação direta

Referências

Documentos relacionados

O texto analisa a situação dos direitos humanos dos migrantes e das políticas migratórias dos Estados, desde a perspectiva da tutela jurídica internacional dos direitos humanos

Para efeito de avaliação do aluno serão considerados: -trabalhos escritos, individuais ou em grupos. -aulas práticas dadas -Seminários apresentados -Planos de ensino

Os processos úmidos do MCGA incluem a condensação de grande escala, a convecção profunda e a convecção rasa. Entre os processos mais importantes que afetam tanto a dinâmica quanto

a DAM resulta da oxidação natural de espécies minerais portadoras de enxofre (no estado reduzido) quando expostas à ação combinada da água e do oxigênio, na presença

O conteúdo programático é o da UFCD referida, constante do Catálogo Nacional de Qualificações, em

Este trabalho é composto por duas partes, a primeira parte está relacionada ao estudo teórico de triângulos, desde o seu uso na antiguidade até os dias de hoje, dessa

(II) Animais com Área de Vida Restrita ao Sítio de Fidelidade: Foram incluídos neste grupo os peixes-bois reintroduzidos que apresentaram uma restrita distribuição geográfica de

I) 05 Atividades individuais e/ou em grupo (sem encontros presenciais) propostas nas aulas síncronas, de acordo com dois critérios: participação e