• Nenhum resultado encontrado

TEMA: VERMINOSES HUMANAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEMA: VERMINOSES HUMANAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

COLEGIO ESTADUAL MARIO AUGUSTO TEIXIRA DE FREITAS

NOME: DEISIANE FELZEMBOURGH N°10

2° ANO TURMA: F VESPERTINO

(3)

INTRODUÇÃO

Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

A contaminação acontece através do contato, principalmente a ingestão, de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes e de sangue. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate das verminoses.

(4)

1. VERMINOSES HUMANAS

Ancilostomose ou amarelão

Conhecida como amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu, a Ancilostomose é uma infecção intestinal causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática, em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia (queda na quantidade de proteína sanguínea) e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro.

A transmissão acontece por meio de contato, geralmente pelos pés, com os ovos que estão nas fezes são depositados no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não são adequadamente tratados. No Brasil, predomina nas áreas rurais, estando muito associada a áreas sem saneamento e cujas populações têm como hábito andar descalças.

Ascaridíase

Causada por um helminto, habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.

Giardíase

É doença de distribuição mundial. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituições fechadas que atendam crianças pequenas, sendo o grupo mais acometido entre oito meses e 10 a 12 anos. A Giardia é reconhecida como um dos causadores “diarreia dos viajantes” em zonas endêmicas.

A infecção pode ser adquirida pela ingestão de água proveniente da rede pública, com falhas no sistema de tratamento, ou águas superficiais não tratadas ou insuficientemente ratadas (só por cloração). Também é descrita a transmissão envolvendo atividades sexuais, resultante do contato oro-anal.

(5)

Infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se através de diarreia, acompanhada de dor abdominal.

Oxiuríase

É infestação intestinal causada por helmintos. Tem como característica principal, coceira retal frequentemente noturna, o que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo. As escoriações provocadas pelo ato de coçar podem resultar em infecções secundárias no local, com congestão na região anal, ocasionando inflamação com pontos hemorrágicos, onde se encontram frequentemente fêmeas adultas e ovos.

A infecção acontece diretamente principalmente do ânus para a cavidade oral, através dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene. De forma indireta por meio de ovos presentes na poeira ou alimentos.

É uma das helmintíases mais frequentes na infância, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. É importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na família, o que tem repercussões no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que vivem no mesmo domicílio. Não provoca quadros graves nem óbitos, porém causa repercussões no estado de humor dos infectados pela irritabilidade ocasionada pelo prurido, levando a baixo rendimento, em escolares.

Teníase/cisticercose

A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos.

A teníase é uma parasitose intestinal que pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação. A infestação pode ser percebida pela eliminação espontânea nas fezes de proglotes do verme. Em alguns casos, podem causar retardo no

(6)

crescimento e no desenvolvimento das crianças, e baixa produtividade no adulto.

A teníase é adquirida através de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose.

Cisticercose

Ingestão de ovos da tênia solium. As larvas que nascem dos ovos podem migrar para várias partes do corpo, trazendo graves problemas para a saúde do hospedeiro, inclusive a morte.

Ascaridíase

Provocada pelo verme áscaris lumbricoides. Estes vermes ficam no intestino da pessoa doente, obtendo alimento no bolo alimentar. Pode, em grande quantidade, obstruir o intestino ou levar a pessoa a grave desnutrição. Esquistossomose

Doença popularmente conhecida como “barriga d’água” é causada pelo schistosoma mansoni. Pode provocar na pessoa doente cólica, dores de cabeça, emagrecimento, tonturas e diarreias.

Enterobiose ou oxiuríase

Causada pelo verme nematódeo Enterobius vermiculares. Pode causar, na pessoa infectada, prurido anal, diarreias, vômitos e náuseas.

Ancilostomíase

Também conhecido também como amarelão é causada pelo verme Ancylostoma duodenale, pode provocar lesões nas paredes dos intestinos, espoliação sanguínea e lesões nas paredes pulmonares e na pele.

2. Doenças relacionadas com a falta de saneamento

São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento. Elas interferem na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento do país. A maioria dessas doenças é de fácil prevenção, mas causam muitas mortes, como o caso da diarreia entre crianças menores de 5

(7)

anos no Brasil. Os índices de mortalidade infantil também estão associados ao acesso a serviços de água, esgoto e destino adequado do lixo.

As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas também contribuem para o aparecimento de insetos e parasitas que podem transmitir doenças.

É importante lembrar que os custos com prevenção dessas doenças são menores do que os que se tem com a cura e a perda de vidas por causa delas. Também se poderiam otimizar os gastos públicos com saúde se o dinheiro investido em tratamento de doenças vinculadas à falta de saneamento pudesse ser direcionado para outras questões.

Conheça algumas das principais doenças relacionadas à falta de saneamento: amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, diarreia, desinterias, elefantíase, esquistossomose, febre amarela, febre paratifóide, febre tifoide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária, poliomielite, teníase e tricuríase.

Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso a água boa, tratamento correto do esgoto (seja ele doméstico, industrial, hospitalar ou de qualquer outro tipo), destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, instalações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária (que inclui hábitos de higiene), entre outras ações.

Saneamento básico evita problemas de verminoses

O saneamento básico é a medida de prevenção da quase totalidade das verminoses presentes no quadro patológico de nosso país.

Entre os vermes de corpo achatado (platelmintes), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doença endêmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada. Parasitando mais comumente o fígado e os órgãos abdominais do hospedeiro humano, o verme utiliza o sistema circulatório hemorroidário - que drena o reto do ser humano - e deposita seus ovos no final do sistema digestivo, ovos estes que são eliminados com as fezes.

(8)

Ao entrar em contato com a água, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracídeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estágio larvário, a cercária. Essa transformação ocorre no interior do hospedeiro intermediário, um caramujo planorbídeo do gênero Bionphalaria.

Essas larvas penetram na pele de uma pessoa que entre em contato com água contaminada pelas cercárias, causando um grande prurido (coceira). As lagoas infestadas são conhecidas como "lagoas de coceira".

A patologia é de difícil tratamento e pode levar à morte quando não severamente tratada.

O saneamento básico é talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doença, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminação dos vetores, os caramujos, também pode ser listada como meio de controle da endemia (doença que mantém o seu nível de incidência) no país.

A eliminação das larvas do verme, por meio de um programa de lançamento de larvicidas e de óleos que impedem a respiração delas nas águas infestadas, parece-nos mais nociva, pois agride de forma indiscriminada o ambiente. O biocontrole, por exemplo, a colocação de predadores da larva e do transmissor, também pode ser uma medida eficaz.

(9)

3. CONCLUSÃO

Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Devem-se tomar precauções ao pegar essa verminose, sem o tratamento o ser contaminado pode morrer. Com a falta do saneamento básico, muitos seres humanos são contaminados. Deve-se ter um tratamento em todos os lugares, para que as pessoas não tivessem esses tipos de verme, que são prejudiciais a saúde.

(10)

4. REFERÊNCIA

http://www.todabiologia.com/doencas/verminoses_humanas.htm http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34424-conheca-as-principais-verminoses-que-atingem-o-ser-humano http://educando.sanepar.com.br/ensino_medio/doen%C3%A7-relacionadas-com-falta-de-saneamento http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2765u17.jhtm

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

- os termos contratuais do ativo financeiro dão origem, em datas específicas, aos fluxos de caixa que são apenas pagamentos de principal e de juros sobre o valor principal em

O prazo de atribuição dos espaços comerciais é de 2 (dois) anos, contados a partir da data da assinatura do contrato de arrendamento, automaticamente renovável, por

Eles deverão ser repassados para a Instituição de Origem, gestora da proposta e esta deverá aplicá-lo na Instituição de Destino, como parte da execução da

Saldo da conta vinculada, individualizada em nome do trabalhador, referente ao período trabalhado na condição de não optante por período igual ou superior a um ano. CÓDIGO DE SAQUE