• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÁTICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

Atenção: Este é o modelo de plano de ensino para AARE na modalidade disciplina, que deverá ser enviado

pelo Docente à Coordenação do Curso de Matemática, para execução na Etapa 1 do calendário especial, até

23/07/2020 – Quinta - 18h. Para a elaboração do plano de ensino, consulte a Resolução 07/2020 do

CONGRAD e a Resolução 01/2020 do COLCOCMA.

Etapa 1: de 10/08 a 10/10/2020 ou 10/08 a 12/12/2020 (disciplinas 90h) Etapa 2: 22/10 a 19/12/2020

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Seminários de Matemática Elementar – PROINTER I UNIDADE OFERTANTE: FAMAT

CÓDIGO: FAMAT31104 PERÍODO:

Primeiro TURMA: M

NATUREZA DO COMPONENTE (assinale uma opção)

Obrigatória Optativa

CARGA HORÁRIA DA AARE

ATIVIDADE SÍNCRONAi ATIVIDADE ASSÍNCRONAii

TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICA PRÁTICA

0 72 0 36

PROFESSOR(A): Érika Maria Chioca Lopes ETAPA: 1 e 2

i. Atividades Síncronas: São as atividades desenvolvidas em momentos em que professores e alunos estão juntos num mesmo horário (fixo) e interagem ao vivo. Assemelham-se com aulas presenciais, usando ferramentas como web conferência e outras. O horário semanal do aluno (matrícula) é composto exclusivamente por atividades síncronas. De acordo com a resolução 1/2020 do COLCOCMA, para as disciplinas ofertadas remotamente, a carga horária síncrona é de no mínimo 25% e no máximo 75% da carga horária total da disciplina (VER ANEXO), exceto para disciplinas ofertadas por outras Unidades Acadêmicas.

ii. Atividades Assíncronas: São as atividades desenvolvidas utilizando materiais disponibilizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permitem, ao aluno, acesso no momento que desejar. Exemplo de materiais: vídeos, textos, podcasts.

OBS: A SOMA DAS CARGAS HORÁRIAS DAS ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS DEVE SER IGUAL A CARGA HORÁRIA TOTAL DA DISCIPLINA. OS CAMPOS TEÓRICA E PRÁTICA REFEREM-SE ÀS CARGAS HORÁRIAS TEÓRICA E/OU PRÁTICA DE CADA DISCIPLINA (VER FICHA DA DISCIPLINA).

2. EMENTA

 Discussões de diferentes métodos de organização e de estudo, refletindo criticamente sobre a adaptação à universidade, a motivação e o desempenho acadêmico no curso de graduação em Matemática.

 Reflexões acerca dos desafios do ensino da Matemática, através da realização de oficinas, aulas simuladas, desenvolvimento de projetos e utilização dos recursos da biblioteca e da informática sobre tópicos de interesse das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e II.

3. JUSTIFICATIVA

Ambientar o aluno no mundo da universidade e do ensino de Matemática, no que tange aos aspectos da transição do estudante para o Ensino Superior e da relação entre a Matemática e os processos de ensinoaprendizagem, bem como dos problemas enfrentados pelos profissionais da referida ciência e sua importância para a sociedade.

(2)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

4. OBJETIVOS

4.1.

Objetivo Geral:

Implementar métodos de estudo da Matemática na Universidade, através de diferentes estratégias de intervenção que visam contribuir com o aprendizado e a permanência do estudante no curso de graduação, iniciando a capacitação deste no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos (livros, artigos, documentários, softwares, entre outros).

4.2. Objetivos Específicos:

Visando a consecução dos objetivos do PROINTER, objetiva-se desenvolver reflexões críticas a respeito das interações entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem na escola atual; discutir e avaliar o papel do professor e do pesquisador na Sociedade Brasileira, considerando aspectos políticos, econômicos e sociais; estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

5. PROGRAMA

Os conteúdos explicitados a seguir referem-se essencialmente à forma com que as atividades serão desenvolvidas. Por ser esta uma disciplina associada ao PROINTER deseja-se que tais conteúdos sejam desenvolvidos através de ações integradas com a participação contínua dos alunos. Pretende-se promover a articulação teoria-prática na formação do estudante, articulando e aprofundando temáticas que consolidem os objetivos da formação de professor nas diversas áreas que compõem a estrutura curricular do Curso de Matemática, possibilitando que o estudante seja capaz de refazer o processo de pesquisa, discutindo essa específica metodologia de ensino-aprendizagem e seus resultados e consequências, tendo em vista ampliar a compreensão a respeito dos contextos educacionais e de seus condicionantes e dando elementos para que sejam desenvolvidos materiais e resultados com vistas a suas socializações junto ao SEILIC.

1. Introdução aos Estudos em Matemática na Universidade 1.1. A importância da Aula de Matemática.

1.2. Principais problemas do ensino de Matemática no Brasil. 1.3. Investigando erros em Matemática.

1.4. Desempenho acadêmico dos estudantes em Matemática. 1.5. O papel da educação na garantia dos Direitos Humanos.

1.6. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

2. Oficinas, aulas simuladas, desenvolvimento de projetos e utilização dos recursos da informática.

2.1. Conjuntos, conjuntos numéricos, relações e funções (Ementa de Fundamentos de Matemática Elementar I).

2.2. Lógica, trigonometria, números complexos e polinômios (Ementa de Fundamentos de Matemática Elementar II).

(3)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

6. METODOLOGIA

A disciplina de Seminários de Matemática Elementar está inserida em um projeto que está sendo desenvolvido por alguns professores da FAMAT, intitulado “NOVAS METODOLOGIAS PARA PERMANÊNCIA E APOIO AOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE MATEMÁTICA” do EDITAL PROGRAD 004/2019 – PROSSIGA. O objetivo principal desse projeto é desenvolver uma sistemática que possibilite o estudo continuado do estudante do 1º período do curso de Matemática, por meio de materiais didáticos digitais e de oficinas para discussão de temas matemáticos a partir de problemas. Dessa forma, além das aulas síncronas, a disciplina será complementada com atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes na plataforma Moodle e com a participação dos estudantes nas oficinas oferecidas pelo projeto.

Serão utilizados vários métodos nas aulas síncronas:

 realização de uma avaliação diagnóstica inicial, sendo os resultados discutidos com a turma;

 discussões em grupo com base na leitura de textos disponibilizados no Moodle;

 exposição de alguns assuntos por meio de compartilhamento de tela, com apresentação de slides previamente preparados, acesso a recursos audio-visuais como materiais de sites educacionais, vídeos relacionados ao conteúdo e construções dinâmicas do GeoGebra;

 realização em pequenos grupos de atividades/exercícios disponibilizados no Moodle e apresentação/discussão por meio de compartilhamento de tela dos alunos (possivelmente, será necessário tirar foto das resoluções para compartilhar com a turma, ou escrever com o mouse no One Note, disponível no Teams).

Para a parte assíncrona, os alunos deverão:

 realizar atividades preparadas no ambiente do Moodle;

 postar no Moodle resoluções de exercícios iniciados nas aulas síncronas (para isso, será necessário tirar fotos ou escanear as folhas com as resoluções e, em alguns casos, gravar um vídeo explicativo, pelo próprio celular);

 realizar um trabalho em grupo, chamado Projeto – Videoaula, de planejamento de uma unidade didática e gravação de uma videoaula, sobre tópicos de interesse das disciplinas de Fundamentos de Matemática Elementar I e II, identificados no diagnóstico inicial. Este projeto está dividido em etapas, detalhadas no item Avaliação;

 participar das oficinas oferecidas pelo projeto Prossiga.

Obs.: Quanto à assiduidade dos alunos, o controle será feito por meio de:

 listas de presença baixadas na plataforma utilizada, para as aulas síncronas;

 relatórios de registro das atividades realizadas pelo aluno no Moodle, para as atividades assíncronas, sendo: o 20 horas-aula para realização das atividades a serem postadas no Moodle;

o 10 horas-aula para preparação do Projeto – Videoaula;

 listas de presença nas oficinas do projeto Prossiga, baixadas na plataforma utilizada, para contar 6 horas-aula da carga horária assíncrona.

(4)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

1.1. Atividades Síncronas

(Detalhe a Metodologia a ser utilizada em cada encontro síncrono utilizando quantas linhas desejar).

Semana Atividade

(Nome ou Descrição)

Tipo

(Teórica ou Prática) Plataforma de TI

(1) Softwares(1)

(se couber)

1 Apresentação da disciplina, quiz.

Debate sobre o ensino de Matemática, por meio de apresentações em grupo. Prática Microsoft Teams ou Google Meet Moodle, Chrome. 2

Palestra – Estudar na universidade, discutir resultados da avaliação diagnóstica.

Debate/discussão sobre conceitos e controvérsias – Frações, quiz.

Prática Microsoft Teams ou Google Meet Moodle, GeoGebra, Chrome.

3 Apoio a F1 – Conjuntos: enquete, resolução de exercícios em pequenos

grupos, apresentações dos exercícios pelos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, One Note (ou câmera ou scanner). 4 Apoio a F1 – Conjuntos: apresentações dos exercícios pelos grupos.

Apoio a F2 – Lógica: quiz, resolução de exercícios em pequenos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, One Note (ou câmera ou scanner). 5

Exposição sobre Plano de aula, Plano de ensino e Roteiro de Videoaula, apresentação do Projeto - Videoaula, definição dos grupos e temas. Apoio a F2 – Lógica: resolução de exercícios em pequenos grupos.

Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, One Note (ou câmera ou scanner).

6 Apoio a F2 – Trigonometria: discussão de conceitos usando o GeoGebra,

realização de atividades no GeoGebra. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, GeoGebra. 7 Apoio a F1 – Indução: resolução de exercícios pela professora, resolução de

exercícios em pequenos grupos, apresentações dos exercícios pelos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

One Note (ou câmera ou scanner).

8 Apoio a F1 – Indução: apresentações dos exercícios pelos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet One Note (ou câmera ou scanner).

9

Análise (em grupo) sobre falsas demonstrações matemáticas e apresentações dos grupos.

Debate/discussão sobre conceitos e controvérsias – Potências e raízes, quiz.

Prática Microsoft Teams ou Google Meet One Note (ou câmera ou scanner), Chrome. 10 Apoio a F1 – Relações: resolução de exercícios pela professora, resolução

de exercícios em pequenos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, GeoGebra. 11 Apoio a F1 – Relações: resolução de exercícios em pequenos grupos.

Orientação nos grupos para gravação da resolução de exercício. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, One Note (ou câmera ou scanner).

12 Apoio a F2 – Polinômios: resolução de exercícios em pequenos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, GeoGebra, One Note (ou câmera ou scanner).

(5)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

Semana Atividade

(Nome ou Descrição)

Tipo

(Teórica ou Prática) Plataforma de TI

(1) Softwares(1)

(se couber)

13 Apoio a F1 – Funções: discussão de conceitos usando o GeoGebra,

realização de atividades no GeoGebra. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, GeoGebra. 14 Apoio a F1 – Funções: resolução de exercícios, realização de atividades no

GeoGebra. Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Moodle, Chrome, GeoGebra, One Note (ou câmera ou scanner). 15

Apoio a F2 – Números Complexos: resolução de exercícios pela professora, resolução de exercícios em pequenos grupos.

Projeto – Videoaula: orientação nos grupos para gravação da videoaula.

Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, GeoGebra, One Note (ou câmera ou scanner).

16

Apoio a F1 – Equações e Inequações: resolução de exercícios, realização de atividades no GeoGebra.

Projeto – Videoaula: orientação nos grupos para gravação da videoaula.

Prática Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, GeoGebra, One Note (ou câmera ou scanner).

17 Apresentações dos alunos de Seminários de Prática Educativa Prática Microsoft Teams ou Google Meet Moodle, Chrome 18 Discussão sobre os vídeos do Projeto – Videoaula, postados pelos grupos. Prática Microsoft Teams ou Google Meet Moodle

(1) Centro de Tecnologia da Informação (CTI) ratifica que as Soluções Institucionais para Ferramentas de Colaboração e Cooperação são o Microsof Teams e o MConf RNP. (Ofício Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU).

1.2.

Atividades Assíncronas

(Preencha as colunas utilizando quantas linhas desejar) Semana Atividade (Nome ou Descrição) Tipo (Teórica ou Prática) Softwares(1) (se couber) Local e forma de disponibilização dos arquivos(1)

(moodle, teams, e-mail, etc)

1

Responder questionários.

Ler textos, assistir vídeo curto, elaborar texto individualmente e postar no Moodle.

Prática Moodle, Editor de Texto (Word ou similar). Moodle 2 Assistir vídeos e consultar sites indicados no Moodle.

Assistir videoaula sobre Frações. Prática Moodle. Moodle

3 Resolver exercícios, preparar apresentação do grupo e postar no

Moodle. Prática

Resolver exercícios no papel, apresentar pelo

One Note ou Power Point, postar no Moodle. Moodle 4 Resolver exercícios, participar do fórum de discussão. Prática Resolver exercícios no papel, participar de Moodle

(6)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

Semana Atividade (Nome ou Descrição) Tipo (Teórica ou Prática) Softwares(1) (se couber) Local e forma de disponibilização dos arquivos(1)

(moodle, teams, e-mail, etc)

Definir grupos e temas para o Projeto - Videoaula. fórum no Moodle. 5

Projeto – Videoaula: pesquisar (em cada grupo) videoaulas dentro do contexto do tema escolhido e postar duas no Moodle. Resolver exercícios, participar do fórum de discussão.

Prática

YouTube, sites da internet, Moodle. Resolver exercícios no papel, participar de fórum no Moodle.

Moodle 6 Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do

fórum de discussão. Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra,

participar de fórum no Moodle. Moodle 7 Resolver exercícios, preparar apresentação do grupo e postar no

Moodle. Prática

Resolver exercícios no papel, apresentar pelo

One Note ou Power Point, postar no Moodle. Moodle 8

Projeto – Videoaula: elaborar (em cada grupo) roteiro de videoaula e postar no Moodle.

Preparar apresentação do grupo e postar no Moodle.

Prática

Moodle, Editor de Texto (Word ou similar). Resolver exercícios no papel, apresentar pelo One Note ou Power Point, postar no Moodle.

Moodle

9

Resolver exercícios, preparar apresentação do grupo e postar no Moodle.

Assistir videoaula sobre Potências e Raízes.

Prática Resolver exercícios no papel, apresentar pelo

One Note ou Power Point, postar no Moodle. Moodle 10 Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do

fórum de discussão. Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra,

participar de fórum no Moodle. Moodle

11 Resolver exercícios, gravar a resolução de um exercício. Prática

Resolver exercícios, preparar resolução no Power Point, On Note ou numa folha, gravar a explicação do exercício com o software de sua preferência.

Moodle

12

Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do fórum de discussão.

Assistir os exercícios postados pelo grupo.

Prática Resolver exercícios no papel e no GeoGebra,

participar de fórum no Moodle. Moodle 13 Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do

fórum de discussão. Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra,

participar de fórum no Moodle. Moodle 14 Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do

fórum de discussão. Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra,

(7)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

Semana Atividade (Nome ou Descrição) Tipo (Teórica ou Prática) Softwares(1) (se couber) Local e forma de disponibilização dos arquivos(1)

(moodle, teams, e-mail, etc)

15

Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do fórum de discussão.

Projeto – Videoaula: gravar (em cada grupo) uma videoaula e postar no Moodle. Participar dos fóruns de discussão de cada grupo.

Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra, participar de fórum no Moodle.

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra, participar de fórum no Moodle.

Cada grupo pode gravar no software de sua preferência e depois postar no Moodle.

Moodle

16

Resolver exercícios e atividades no GeoGebra, participar do fórum de discussão.

Projeto – Videoaula: gravar (em cada grupo) uma videoaula e postar no Moodle. Participar dos fóruns de discussão de cada grupo.

Prática

Resolver exercícios no papel e no GeoGebra, participar de fórum no Moodle.

Cada grupo pode gravar no software de sua preferência e depois postar no Moodle.

Moodle

17

Projeto – Videoaula: gravar (em cada grupo) uma videoaula e postar no Moodle. Participar dos fóruns de discussão de cada grupo.

Prática Cada grupo pode gravar no software de sua

preferência e depois postar no Moodle. Moodle 18

Avaliar os vídeos do Projeto – Videoaula.

Autoavaliar-se em relação à produção da videoaula. Avaliar a disciplina.

Prática Moodle Moodle

(1) Centro de Tecnologia da Informação (CTI) ratifica que as Soluções Institucionais para Ferramentas de Colaboração e Cooperação são o Microsof Teams e o MConf RNP. (Ofício Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU).

7. AVALIAÇÃO

(data e horário serão definidos posteriormente)

Data Horário (HH:MM) Atividade

(Nome ou Descrição) Pontuação

Forma de envio (se couber) Plataforma de TI(1) Softwares(1) (se couber) Terças e quintas Horário das aulas síncronas

Atividades propostas nas aulas síncronas, de acordo com dois critérios: participação e desempenho.

20 pts Moodle (se necessário) Microsoft Teams ou Google Meet

Chrome, One Note, GeoGebra.

Semanalmente Até 23:59

Atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com dois critérios: pontualidade e desempenho.

20 pts

Resposta aos

questionários online. Postagem de arquivos

Moodle

Chrome, One Note, Power Point (ou similar), GeoGebra, qualquer

(8)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

Data Horário (HH:MM) Atividade

(Nome ou Descrição) Pontuação

Forma de envio (se couber) Plataforma de TI(1) Softwares(1) (se couber) pdf ou de vídeo no AVA.

software para gravação de vídeos (até mesmo o celular) Divulgadas no AVA (2 por mês) A combinar com a turma

Participação nas oficinas oferecidas pelo projeto

Prossiga 10 pts -- Microsoft Teams ou Google Meet Chrome, Moodle, GeoGebra. 1. 13/09 2. 04/10 3. 16/11 a 06/12 4. 08/12 e 10/12 1. Até 23:59 2. Até 23:59 3. Até 23:59 4. 09:50 – 11:30

Projeto – Videoaula: trabalho em grupos de 2 ou 3 alunos, dividido em etapas:

1. pesquisa de videoaulas prontas nos repositórios, dentro do tema do grupo; 2. elaboração de roteiro para videoaula do

grupo;

3. gravação de videoaula e disponibilização no AVA;

4. participação nas discussões e avaliações das videoaulas dos grupos.

50 pts: 1. 5 2. 10 3. 30 4. 5

Postagem de links para vídeos e arquivos pdf no AVA.

Resposta aos

questionários online. Participação nas aulas síncronas de avaliação das videoaulas dos grupos.

Microsoft Teams ou Google Meet;

Moodle.

One Note, Power Point (ou similar);

GeoGebra (ou qualquer outro software usado na gravação da videoaula); Qualquer software para gravação de vídeos (até mesmo o celular).

(1) Centro de Tecnologia da Informação (CTI) ratifica que as Soluções Institucionais para Ferramentas de Colaboração e Cooperação são o Microsof Teams e o MConf RNP. (Ofício Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU).

8. HORÁRIO DE ATENDIMENTO (descreva como será feito o atendimento aos discentes, para esclarecimentos de dúvidas)

Dúvidas poderão ser esclarecidas nas aulas síncronas, bem como via fórum de dúvidas (assíncrono) no Moodle. Além disso, atendimentos individuais (síncronos) aos discentes serão realizados via plataforma Microsoft Teams (chat ou videochamada) após as aulas, às terças e quintas, no horário de 11:30 às 12:00.

(9)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAÚJO, Lúcio Borges de. Fundamentos da matemática elementar 1. Uberlândia: CEaD, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25228/1/Fundamentos_matematica_elementar.pdf>. HEFEZ, Abramo. Indução matemática. Rio de Janeiro: OBMEP. Disponível em: < https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/7uly1ostl484c.pdf>.

OLER, Juliano Gonçalves. Matemática elementar. Uberlândia: CEaD, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25316/1/Matem%c3%a1tica%20Elementar.pdf>.

10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENEVIDES, Fabrício Siqueira. Função quadrática: definições, máximos e mínimos. Rio de Janeiro:

OBMEP. Disponível em: <

https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/83bz2u7aae0w8.pdf>.

BENEVIDES, Fabrício Siqueira. Radiano, círculo trigonométrico e congruência de arcos. Rio de Janeiro:

OBMEP, 2018. Disponível em: <

https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/82yd6x47n6kg0.pdf>.

BENEVIDES, Fabrício Siqueira. Introdução às inequações de primeiro grau. Rio de Janeiro: OBMEP, 2018.

Disponível em: <

https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/c7wg1717m4o48.pdf>.

BENEVIDES, Fabrício Siqueira. Forma algébrica dos números complexos. Rio de Janeiro: OBMEP, 2020.

Disponível em: <

https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/d9ery9g0h3yf.pdf>.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, 2015. FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké 3.1 (1995). Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/ 8646877/15035>. Acesso em: 8 mar. 2018.

HOLANDA, Francisco Bruno. O que é lógica matemática? Rio de Janeiro: OBMEP, 2019. Disponível em: < https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/1xoebyf256iv.pdf>.

HOLANDA, Francisco Bruno. Conjuntos – Noções básicas – Parte 1. Rio de Janeiro: OBMEP, 2019.

Disponível em: <

https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/89z3f7wfr1gkg.pdf>.

LORENZATO, S. Os" por quês" matemáticos dos alunos e as respostas dos professores. Pró-posições, v. 4, n. 1 (1993). Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/86443 83>. Acesso em: 8 mar. 2018.

NETO, Angelo Papa. Funções – Nocões básicas – Parte 1. Rio de Janeiro: OBMEP. Disponível em: < https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/da1wp3y2r604k.pdf>.

(10)

PLANO DE ENSINO PARA ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

NETO, Angelo Papa. Funções exponenciais e suas propriedades. Rio de Janeiro: OBMEP, 2018. Disponível em: <https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/ceru9g51ms088.pdf>.

NETO, Angelo Papa. Função logarítmica epropriedades – Parte 1. Rio de Janeiro: OBMEP, 2019. Disponível em: < https://cdnportaldaobmep.impa.br/portaldaobmep/uploads/material_teorico/wuivdvk7gm8ks.pdf>.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274>. Acesso em: 8 mar. 2018.

ROCHA, Iara Cristina Bazan da. Ensino de Matemática: formação para a exclusão ou para a cidadania? In: Educação Matemática em Revista. SBEM, n. 9, ano 8, 2001.

11. AVALIAÇÃO PARA OFERTA

Favorável à oferta Desfavorável à oferta

Homologado em reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Matemática realizada em ____/_____/2020.

Prof. Dr. Germano Abud de Rezende Coordenador do Curso de Graduação em Matemática

ANEXO: TABELA COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA E MÁXIMA PARA AS ATIVIDADES SÍNCRONAS

Carga total Conversão em horas-aulas Nro de semanas Carga semanal mínima Carga semanal máxima

60h 72h 9 semanas 2h (aulas). Total 18h. 6h (aulas). Total 54h. 75h 90h 9 semanas 3h (aulas). Total 27h. 7h (aulas). Total 63h. 90h 108h 18 semanas 2h (aulas). Total 36h. 4h (aulas). Total 72h.

Referências

Documentos relacionados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

2 | Português Precauções de Segurança 3 Notas 4 Características gerais 8 Alimentação Selecção da fonte Volume Atenuador Controlo de áudio Definição áudio

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Inclui as despesas com a compra de pequeno material de laboratório (produtos químicos, animais, etc.), de secretaria e equipamento diverso para apoio a atividades de I&amp;D,

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Durante o programa de estágio, os estudantes terão como atribuições básicas: coleta de informações e produção de matérias para veículos de comunicação interna (boletim