• Nenhum resultado encontrado

EXIJA MAIS DOS AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXIJA MAIS DOS AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EXIJA MAIS

DOS AÇOS

DE ALTA

RESISTÊNCIA

AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA RUUKKI. A NOVA DEFINIÇÃO PARA PREMIUM.

REFERÊNCIAS RUUKKI OPTIM

®

AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA

(2)

AÇO DE ALTA RESISTÊNCIA OPTIM -

TODA A RESISTÊNCIA QUE VOCÊ PRECISA

O aço Optim® da Ruukki é a principal linha de

aços de alta e ultra-alta resistência. Não precisa acreditar no que dizemos – basta ver como empresas inovadoras estão transformando os excelentes recursos e conformabilidade do Optim em claras vantagens de produtos competitivos. Este folder apresenta alguns dos exemplos que não param de crescer. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: Por que não começar a economizar de 30 a 50% em peso ganhando, ao mesmo tempo, um excelente desempenho de produto, maior eficiência energética e várias vantagens de processo? O melhor de tudo é que isso é muito fácil.

(3)

O Ruukki Optim se resume em

resistência. Produtos mais resistentes

para empresas mais fortes.

Estruturas mais leves. Maior alcance de lança. Menor consumo de combustível e maior capacidade de carga. Economia com sustentabilidade.

Quais vantagens teriam o seu produto? Quanto mais exigente a aplicação e o design, maiores os benefícios apresentados pelo Optim. Veja as aplicações inovadoras – transporte público, guindastes móveis e guindastes carregadores, equipamentos para o manuseio de carga, equipamentos agrícolas, containers especiais, plataformas aéreas, equipamentos florestais, componentes de veículos, pontes e estruturas de sustentação – e, agora, adicione as suas próprias aplicações. Se você tem ideias, deixe o Optim torná-las ainda mais fortes. A nossa ampla seleção de produtos de aços de alta e ultra-alta resistência Optim inclui chapas e placas, assim como tubos e perfis com resistência de 500 a 1100 MPa.

Suas vantagens

A precisão comprovada das entregas lhe ajuda a planejar com bastante antecedência, para diminuir o tempo de chegada ao mercado

Expertise em metais e suporte técnico de desenvolvimento, proporcionando produtos e processos mais eficientes

Uma ampla variedade de espessuras disponíveis, para atender todas as suas necessidades de aços de alta resistência, incluindo os mais finos aços de ultra-alta resistência do mercado

A mais moderna qualidade e planicidade de superfície e precisão na espessura do aço

Boas propriedades de fadiga

Soldabilidade fácil com alta resistência

Fácil conformação, graças a uma variação mínima no limite elástico e excelentes propriedades de conformação a frio

(4)

Menor peso e maior alcance

G-VETEC CRANES / BRASIL

Antigamente acreditava-se que um guindaste eficiente tinha que ser pesado. A G-Vetec provou o oposto, após começar a utilizar os aços Optim 700 MC e Optim 900 QC fornecidos pela empresa PCP

Produtos Siderúrgicos, o parceiro certificado da Ruukki no Brasil.

Os aços de alta resistência permitem um guindaste mais leve, forte e eficiente, com melhor controle e maior alcance da lança. Os novos aços também oferecem ótimas propriedades de solda e corte. “Eu sinto segurança ao trabalhar com aços de alta resistência de primeira, que tornam o equipamento mais leve, resistente e com um alcance maior” afirma o diretor geral da G-Vetec, Hilário Pescador.

Guindastes sem compromisso

FASSI / ITÁLIA

Fassi é um dos maiores fabricantes de guindastes carregadores, com recursos inovadores, alto desempenho e qualidade, graças aos avançados materiais utilizados. A empresa criou um novo requisito de tenacidade que, em sua opinião, é necessário aos materiais utilizados em guindastes: o requisito de alta tenacidade e impacto transversal. O Optim 700 MC Plus da Ruukki foi quem melhor atendeu os requisitos, tornando-se o aço de escolha da Fassi.

“Com as ótimas propriedades de impacto transversal, podemos ter certeza de que o guindaste terá um bom desempenho em todas as condições e temperaturas ao redor do mundo. Exigimos que o aço usado em guindastes tenha alta resistência, boa tenacidade, ótimas propriedades de soldagem e dobra, alta homogeneidade nas propriedades físicas, químicas e mecânicas e pouca variação na espessura.” Rossano Ceresoli, gestor de R&D da O.ME.FA. S.p.A., Grupo Fassi.

(5)

A Link-Belt, fundada em 1874, é uma empresa líder em guindastes telescópicos e com lança treliçada, que são guindastes mais fortes, duradouros e com maior alcance, cujo desempenho é tão bom quanto sua aparência. A Ruukki foi escolhida para fabricar as lanças de elevação da próxima geração de guindastes telescópicos da Link Belt. O aço Optim da Ruukki excede as especificações de resistência, processamento e durabilidade da Link-Belt, com sua excepcional qualidade de superfície que proporciona grandes economias em custos de preparação. Uma estrutura mais leve também significa frotas com melhor eficiência de combustível. O processamento

avançado do Optim permite um material mais fino e resistente, com menos defeitos, tolerâncias mais rigorosas e superfícies excepcionalmente lisas. “Ninguém na indústria se preocupa mais com a superfície do que nós, e as lanças de elevação de alto brilho da Link-Belt são a nossa marca registrada de qualidade,” afirma Dave Necessary, gestor de aquisição de materiais da Link-Belt.“Os aços da Ruukki nos ajudam a alcançar nossos objetivos Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e a produzir lanças de elevação com maior flexibilidade operacional.”

Lanças de elevação de alta resistência com acabamento de qualidade

(6)

BRONTO SKYLIFT CRANES / FINLÂNDIA

O maior elevador de 112 metros pesa mais de 77 toneladas, com seu chassi de 7 eixos. O peso de uma plataforma de elevação aérea põe em risco a durabilidade das estradas e o alcance da lança. A única solução é uma lança mais leve, feita de aço resistente. A Bronto Skylift usa os aços de alta resistência Optim 650 MC e Optim 900 QC da Ruukki para obter um peso total menor e um alcance das lanças maior. As altas cargas estáticas são minimizadas pelo design estrutural e o posicionamento correto das juntas, conjuntamente com técnicas corretas de soldagem.

As tolerâncias são bastante rigorosas, visto que as seções telescópicas se encontram dentro uma da outra.

“A Ruukki envolveu-se no desenvolvimento e tem fornecido aços cada vez mais fortes para nos possibilitar o alcance de mais de 100 m. O aço nas partes mais altas da lança telescópica tem apenas 3 mm de espessura, enquanto que nas seções telescópicas mais espessas, na parte inferior, a espessura é de 8 mm,” conta Marko Lepomäki, chefe de aquisições de subcontratadas da Bronto Skylift.

(7)

Mais leve, porém mais forte

LUNA ALG / BRASIL

Luna ALG é um dos principais fabricantes de guindastes, atendendo a todo o mercado latino americano e brasileiro com uma linha completa de guindastes. A empresa deseja leveza, resistência e capacidade de carga, assim como uma vida útil prolongada, requerendo um aço com um alto limite elástico.

A precisão dimensional do Optim MC é crucial para a rigorosa tolerância de montagem da Luna. Com um design avançado, ele permite o controle total da deflexão elástica da lança de elevação. O baixo conteúdo de liga do Optim 900 QC facilita a soldagem. Chapas mais finas requerem um menor número de consumíveis, e a alta consistência mecânica aumenta a capacidade de repetição dos processos de corte e dobra. A Luna oferece designs mais leves, resistentes e eficientes, assim como uma maior capacidade de carga, proporcionando menores gastos com combustível e manutenção de caminhões. Vale lembrar que a resistência e qualidade visual do Optim são únicas no mercado.

"A qualidade do produto é indiscutível. Utilizamos apenas aços com 700 a 900 MPa e os materiais da Ruukki representam 85% deste valor," diz Gilberto Dal Zotto, diretor geral da LUNA ALG no Brasil.

Alta resistência em condições

climáticas adversas

MPG MAKINA / TURQUIA

A MPG Makina fabrica maquinários agrícolas e guin-dastes desde 1994, tanto para o mercado doméstico quanto internacional.

Para conseguir entrar no mercado russo como um novo concorrente, a MPG exigiu os melhores materiais Para ter êxito no difícil clima russo, a MPG precisava de aços de alta resistência e com excelente resistência ao impacto, que também fossem adequados para as condições climáticas da Rússia, onde as temperaturas podem chegar a menos de -60°C A MPG procurou, assim, por um fornecedor de aços altamente duráveis e que tivesse bons serviços de logística.

A MPG escolheu o aço de alta resistência Optim 700 MC Plus da Ruukki, assim como o aço fácil de soldar Optim 700 QL para a fabricação de estruturas de sustentação, devido às suas ótimas propriedades mecânicas e de conformação a frio. A MPG tem condições de oferecer produtos mais leves e com melhor eficiência energética, adequados a altas cargas. A Ruukki foi o único fornecedor capaz de fornecer um aço com força de 700 MPa, com excelen-tes propriedades de conformação a frio, combinadas à alta resistência a impactos necessária para a aplicação. O Optim 700 QL possibilita produtos de alta resistência, ideais para elevadas capacidades de carga. A escolha do Optim 700 QL pela MPG para seus guindastes de alta tonelagem aumentou o desempe-nho, durabilidade e segurança de seus produtos. Hoje em dia, a Ruukki é o parceiro de confiança da MPG graças às suas entregas pontuais.

“A Ruukki é o único fornecedor capaz de nos oferecer soluções para o mercado russo” afirma Veysel Alver, gestor de R&D, MPG.

(8)

Transporte fácil de materiais soltos

KH-KIPPER / POLÔNIA

A KH-KIPPER produz uma grande variedade de caminhões basculantes feitos sob medida, reboques e semi-reboques de fabricação própria.

Uma caçamba basculante do tipo half pipe (formato de meio tubo) foi concebida para o transporte de cargas semi-líquidas e materiais soltos, tais como areia ou cascalho, e montada em um chassi Tatra-Phoenix de 4 eixos. O formato evita a retenção do material durante o descarregamento. O chão é feito de aço resistente ao desgaste Raex com espessura de 7 mm, com alta dureza e tenacidade. Os painéis laterais, com 5 mm de espessura, e os painéis traseiros, com 6 mm de espessura, são feitos de aço de alta resistência Optim, que oferece boas propriedades plásticas e maior capacidade de carga do veículo.

Sławomir Berniker, diretor técnico da KH-Kipper: “Os produtos da Ruukki atendem os mais altos requisitos de resistência e qualidade. Eles proporcionam aos engenheiros de projeto a liberdade de simplificar as estruturas. Eles também são um importante argumento de venda para nossos novos produtos. O centro de assistência da Ruukki nos fornece elementos prontos para instalação, assim como uma valiosa assistência técnica em processamento e soldagem.”

Garantia de transporte confiável

BODEX / POLÔNIA

A Bodex fabrica reboques avançados, que

atendem os mais exigentes requisitos dos clientes. A qualidade dos materiais é de fundamental importância.

Os componentes prontos para instalar e soldados a laser de seus semi-reboques do tipo half pipe (formato de meio tubo) são feitos do aço de alta resistência Optim 700 no caso dos painéis laterais, e do aço resistente ao desgaste Raex 450, no caso do piso. Os elementos são cortados no formato requerido e dobrados no centro de assistência siderúrgica em Oborniki, na Polônia.

As propriedades avançadas dos aços de alta resistência da Ruukki permitem designs inovadores e da mais alta qualidade das caçambas basculantes, com maior capacidade de carga e maior vida útil. As estruturas mais leves também resultam em um menor consumo de combustível. A Bodex iniciará a fabricação de uma nova versão, mais longa, do seu reboque do tipo half pipe (formato de meio tubo), utilizando componentes soldados a laser pré-efabricados pela Ruukki, feitos de aço Optim 650 MC e Raex 450.

(9)

GUERRA/BRASIL

Guerra, um dos principais fabricantes brasileiros de reboques basculantes de alta qualidade, escolheu os aços de alta resistência Optim 700 MC da Ruukki para as estruturas de seus chassis e reforço de reboques basculantes. O aço Raex 300 foi escolhido pela sua resistência a cargas abrasivas, sendo também utilizado para bitrens basculantes. A Ruukki é o único fornecedor de aços resistentes ao desgaste com espessura de 2 mm no Brasil, o que é um

motivo crucial para escolher a Ruukki. Os objetivos do design eram estruturas mais leves, qualidade superior e baixo consumo de combustível. “Pudemos reduzir o peso total dos nossos rebo-ques, mas a maior vantagem foi a de podermos transportar quatro por cento a mais de carga em cada viagem, afirmaGilmar Melere, gerente de pós vendas da Guerra.

(10)

Resistência e durabilidade

K.T.S PRODUCTION / LITUÂNIA

A K.T.S Production, uma subsidiária da empresa sueca K.T.S Maskiner, é um fabricante de máquinas florestais e agrícolas da Lituânia.

A empresa precisava de um fornecedor de confiança e de aços com boa relação custo-benefício, para cargas extremas de seus novos modelos de garra. O aço Optim 650 da Ruukki foi escolhido devido à sua extrema durabilidade comprovada e preços competitivos. Isso possibilitou a oferta das novas garras como peças separadas e criar valor agregado, através de reboques para madeira e suportes para guindaste de melhor qualidade. A K.T.S. recebeu apenas retornos positivos de seus clientes com relação aos seus produtos de alta resistência, que ajudam a evitar consertos caros.

O novo aço permitiu à empresa manter e expandir sua clientela, e continuar sendo um dos principais fornecedores em um mercado altamente

competitivo.

Extrema resistência para

o crescimento agrícola

SEMBRADORAS GIL / ESPANHA

Os equipamentos agrícolas cada vez maiores e mais eficientes, assim como tratores cada vez mais potentes e mais rápidos provocam maior tensão nos componentes estruturais. A Sembradoras Gil queria reduzir o peso estrutural das suas semeadeiras, sem abrir mão da resistência.

Os tubos Optim 500 MH da Ruukki são ideais para aplicações que exijam extrema resistência. O formato, a excelente resistência e soldabilidade dos tubos proporcionam estruturas de aço leves e duráveis para equipamentos agrícolas. Com o suporte do serviço de aplicação ao cliente da Ruukki, a Sembradoras Gil testou os tubos Optim 500 MH. Todos os testes de fábrica foram concluídos com sucesso e a produção teve início.

”A Ruukki ofereceu-nos a solução que estávamos procurando, na hora certa. Seu atendimento técnico ao cliente e flexibilidade viabilizou aquilo que ainda não tínhamos conseguido no mercado até agora". Jose Romero, gerente de compras.

(11)

As máquinas florestais devem ser leves o suficiente para se movimentar sobre terrenos macios, seja no Brasil ou na Sibéria. A nova estrutura da lança multiplicou a resistência à fadiga da lança da segadeira Ergo da Ponsse e aumentou sua vida útil. A potência da segadeira com relação ao peso permaneceu inalterada. Mesmo em temperaturas abaixo de -60°C, o aço Optim 700 MC Plus tem uma resistência ao impacto duas vezes maior que de outros aços semelhantes. Os perfis de viga são produzidos pela Ruukki,

ao passo que todas as etapas de usinagem e soldagem são feitas pela Ponsse, com precisão dimensional submilimétrica. Os soldadores da Ponsse enaltecem o Optim 700 MC Plus por sua excelente soldabilidade.

“Uma vez que não é necessário o pré-aquecimento no caso de soldas robustas, os processos de soldagem e produção são mais rápidos e econômicos” afirma o coordenador de soldagem Jarmo Kortelainen.

A lança mais durável do mundo

(12)

Os bondes da cidade de Helsinque devem ser capazes de lidar com um tráfego intenso, além de suportar as várias dificuldades causadas pelos extremos do clima da Finlândia e grandes variações de temperatura. O Optim 550 W foi escolhido como o material de alta resistência a intempéries, a ser usado na carroceria do novo modelo de bonde da empresa de transporte público da cidade de Helsinque, que é fabricado pela Transtech Oy.

Devido à exigência das estruturas dos bondes serem robustas, duráveis e seguras, elas são soldadas de acordo com os requisitos extremamente exigentes para veículos ferroviários (EN 15085). Utilizando estruturas de aço pintadas e resistentes a intem-péries, é possível aumentar a vida útil dos compo-nentes sujeitos a cargas, nas mais severas condições corrosivas. O aço resistente a intempéries reduz a necessidade de pintura de manutenção, aumen-tando a adesão da tinta e, consequentemente, baixando os custos de manutenção.

Novo modelo de bonde para condições climáticas exigentes

(13)

Ganchos para reboque mais leves,

construídos para os trabalhos mais

pesados

METAKA / FINLÂNDIA

A durabilidade estrutural dos reboques da Metaka ganhou o respeito de usuários exigentes. Os ganchos para reboques são feitos para suportar cargas dinâmicas altas e constantes, por longos períodos e em dispendiosos processos de produção.

A colaboração com a Ruukki resultou em um novo design de ganchos para reboque de trator, utilizando o tubo Optim 700 Plus MH. Os tubos fornecidos à Metaka pela Ruukki são componentes cortados a laser prontos para soldar.

A principal inovação foi substituir o material estrutural de baixa resistência pelos tubos de alta resistência Optim 700 Plus MH. O cliente conseguiu acelerar consideravelmente a produção de seus reboques. O peso do produto foi reduzido, o que significa uma vantagem importantíssima quando os reboques estão em constante uso.

“Os tubos feitos de aço de ultra-alta resistência da Ruukki fazem jus ao nome. O reforço do conjunto do gancho para reboque costumava ser demorado e caro. Agora, essa etapa inteira pode ser ignorada. Houve várias surpresas positivas durante o projeto, tais como boa soldabilidade e raios pequenos dos cantos do tubo”. Juhani Rekola, proprietário da T:mi Rekola

Tubos estruturais

Optim 700 Plus MH.

Utilizar os tubos estruturais Optim 700 Plus MH resulta em economia de custo e maior qualidade para os fabricantes de equipa-mentos de elevação e transporte.

Não há dúvidas de que os tubos estruturais Optim 700 Plus MH superam os requisitos padrão e as propriedades de outros aços similares existentes no mercado. A conformabilidade industrial do produto é excelente, com propriedades de soldagem melhoradas.

(14)

Maior capacidade de carga e

durabilidade estrutural

UNYLASER / BRASIL

A Unylaser é uma empresa especializada na

manufatura de aços de alta resistência, que oferece produtos e componentes metálicos para vários clientes diferentes.

Os caminhões madeireiros transportam cargas pesadas por grandes distâncias, com a carga fixada por suportes de madeira e apoiadas por cabos. Um único fueiro de aço convencional pesa cerca de 276 kg e possui tenacidade limitada, capacidade restrita de carga, alto peso e baixa vida útil, tanto do equipamento quanto do veículo.

A Unylaser desenvolveu um novo fueiro conhecido como Raptor 800, com o suporte técnico da PCP Produtos Siderúrgicos, o parceiro certificado da Ruukki no Brasil. Com o Optim 900 QC e o Optim 700 MC, o peso da estrutura do fueiro caiu para 123 kg – uma economia de peso de mais de 50% significa maior capacidade de carga e melhor durabilidade estrutural e segurança, além de menores custos de manutenção.

“Maior capacidade de carga, com produtos mais seguros que requerem um número bem menor de viagens. Utilizar o Raptor também significa menor consumo de combustível e menos emissões de CO2.” Leandro Pivatto, coordenador de engenharia da Unylaser.

Dispositivos mais leves e econômicos

POMOT / POLÔNIA

A POMOT fabrica equipamentos para o esvaziamento de fossas para a fertilização de campos, com capacidades de 2,5 a 30 mil litros. O desafio era reduzir o peso total aumentando, ao mesmo tempo, a solidez estrutural e otimizando os processos e custos. Os aços antigos possuíam grandes variações de espessura e de composição química, o que gerava dificuldades no processamento e na galvanização por imersão a quente.

O novo tanque é feito de chapas laminadas a quente Optim 700 MC de 3 mm de espessura, e sua estrutura de suporte é feita de tubos estruturais Optim 700 Plus MH, com uma espessura de parede de apenas 4 mm. Atualmente, o peso dos tanques foi reduzido em 40% a 50%, e o de suas estruturas de suporte em 30%. Uma redução de 30% a 40% significa capacidades de carga igualmente maiores. O processamento tornou-se fácil e a galvanização é de alta qualidade, graças aos conteúdos corretos de silicone e fósforo.

“Estamos muito satisfeitos com os componentes Ruukki pré-dobrados e cortados no comprimento exato, pois eles reduzem gastos com mão de obra e desperdício de chapas. As chapas com largura de 2,5 m são o dobro do tamanho antigo, o que reduz gastos com soldagem e mão de obra” explica Szymon Andrzejak, gerente do departamento de suprimento de materiais e estoques.

(15)

NASCE A

NOVA DEFINIÇÃO

DE PREMIUM.

O QUE ACONTECE QUANDO

VOCÊ COMEÇA A EXIGIR

MAIS DOS SEUS AÇOS

DE ALTA RESISTÊNCIA?

I DEMAND MORE FRO M M Y SPECIAL STEE LS. MELHOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EXCELÊNCIA COMPROVADA DOS PRODUTOS ANOS DE EXPERIÊNCIA COM MATERIAIS MELHOR SERVIÇO E EXPERTISE NAS APLICAÇÕES R uu kk i Media de la UE N AFT A R us ia C hi na Ind ia 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 EXCELENTE EFICIÊNCIA DO CO2 COMO BASE DE PRODUTOS COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Eficiência indexada do dióxido de carbono em alto forno Raex 400 Tube 6-7 a mais que o S355 Optim 700 MC Plus Alta resistência combinada com excepcional usinabilidade Dureza superior e qualidade uniforme em todos os lotes. TÉCNICA EXCLUSIVA DE TÊMPERA DIRETA PRESENÇA NO MERCADO E PARCERIAS EM 30 PAÍSES

5 mm › 2,5 mm

- 1.780 kg

- 4L / 100km

Economias durante

o tempo de vida útil = 60.000 €

EU EXIJO MAIS DO S M EU S A ÇOS DE ALTA RESIS TÊN CI A ENTREGAS MAIS RÁPIDAS E PRECISAS

(16)

Ruukki Metals Oy, Suolakivenkatu 1, FI-00810 Helsinki, Finland, +358 20 5911, www.ruukki.com

A Ruukki oferece aos seus clientes soluções em aço com eficiência energética para viver, trabalhar e se movimentar melhor. M FI. 0 05 BR /0 2. 20 14 /C OM

Referências

Documentos relacionados

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A partir da vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho, fica assegurado que todos os membros da Diretoria Executiva do Sindicato da Categoria

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Parágrafo único: Os candidatos poderão contar o tempo de atuação em função administrativa pedagógica na Universidade ou Fundação UNIPLAC, para fins de

A utilização dos dois métodos (regressão linear de dados agrupados e análise Probit) deveria ocorrer, dessa forma, de modo complementar, uma vez que se pode corroborar a

Artigo 13° – Os juízes oficiais de bem-estar animal da ABVAQ para julgamento das provas deverão estar credenciados por ela após seleção e avaliação, e ter com

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O balanço patrimonial mostra do lado esquerdo a estrutura de capital da empresa. Os $8.000 de investimentos operacionais líquidos são financiados por $3.000 de capital de terceiros