• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE VIAGEM FILOSOFIA/ PARFOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE VIAGEM FILOSOFIA/ PARFOR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM FILOSOFIA/ PARFOR

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016 ESTUDANTE: Liliane Frantz

Nos dias 2 e 3 de abril de 2016, nós, alunos da turma de Filosofia/Parfor fizemos uma viagem de estudos para a cidade de Bento Golçalves - RS.

Bento Gonçalves é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Ao longo de sua história, já foi conhecido como Cruzinha e Colônia Dona Isabel. A cidade foi erguida onde antigamente era um distrito da cidade de Montenegro.

A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do seu povo. A garra do seu trabalho desenvolveu a indústria e ao mesmo tempo a preservação da cultura de sua origem criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho. Situada no

(2)

alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul.

Bento Gonçalves, que possui o título de 'Capital Brasileira da Uva e do Vinho', é pioneira no Brasil no desenvolvimento do Enoturismo (Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves – CIC /2013). A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional de vinhos.

Vista do Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915. À esquerda o atual Palácio Municipal - Acervo: Museu do Imigrante

Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do município de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.

(3)

Certamente foi uma excelente oportunidade de conhecer e conviver neste meio durante estes dois dias. Em termos históricos, existe uma riqueza imensa a qual tivemos a oportunidade de apreciar.

Foto tirada em visita à Casa da Erva Mate em 03/04/2016 - arquivo próprio.

(4)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016 ESTUDANTE: Júlio Ricardo Hoerlle

A viagem contribui para refletir aspectos relacionados à paisagem da serra gaúcha, e a visibilidade de elementos da cultura europeia na presença da imigração italiana, com destaque no cultivo da uva.

(5)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: Vale Dos Vinhedos, RS

DATA: 2 e 3 de abril de 2016

ESTUDANTE: BETÂNIA FRANCO RODRIGUES

A viagem realizada entre nos dias 2 e 3 de abril/2016 às cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi e ao Vale dos Vinhedos foi uma experiência que proporcionou a integração e harmonização entre o grupo de alunos e professores do curso de Filosofia/Parfor em 2016.

Tive a oportunidade de verificar o quão importante é compartilhar os conhecimentos, trocar e fazer amigos neste ambiente, comprovando que a vida universitária é uma grande aventura em busca de crescimento.

Na oportunidade conhecer estas cidades que guardam a história tão bela dos povos formadores da sociedade gaúcha e degustar o que de melhor existe em culinária, turismo histórico e qualidade de vida foi uma oportunidade única que nos foi possibilitada pelo curso.

Lembrando que a organização do evento se fez de maneira exemplar quanto à receptividade aos participantes pela agência responsável que nos encaminhou primorosamente aos pontos turísticos, selecionou hospedagem que satisfez as expectativas de todos, além de nos proporcionar alimentação típica com excelência. Foi possível ainda estreitar os vínculos de amizade e companheirismo entre o grupo.

(6)

Afinal todas as expectativas foram alcançadas, visto que está saída era aguardada por todos, colegas e professores que viveram momentos de alegria regada por momentos de descontração, comidas e bebidas, música e conversas filosóficas. Ressalto ainda que esta experiência me foi grata pela possibilidade de conhecer um novo município dentro do estado do Rio Grande do Sul.

Cabe ainda acrescentar algumas imagens dos momentos vividos (arquivo pessoal).

(7)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016 ESTUDANTE: Jorcenita Alves

A viagem proporcionou um maior conhecimento da riqueza cultural, expressa no trabalho, na religiosidade, na gastronomia, na arquitetura e até no dialeto “talian” dos descendentes de imigrantes que chegaram à serra gaúcha no final do século XIX. A experiência da viagem, proporcionou, também, a celebração da cultura através de degustações de comidas e bebidas, elementos indispensáveis para sobrevivência da espécie humana. Na vida profissional, poder observar uma cultura diferente, é sempre enriquecedor, pois cada vez mais permite com que possamos ultrapassar as pedras do preconceito, da indiferença, da visão etnocêntrica para uma visão mais alargada, que acolhe, que enriquece, que enobrece, e que por tudo isso, contribui para sermos melhores professores e seres humanos. Só compreendemos o presente, se pudermos olhar para o passado e a viagem foi um olhar para o passado, pelo caminho das pedras.

(8)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016

ESTUDANTE: Alzira Valdiva Borba dos Santos

Segundo, Rubens Alves, somos seres inacabados. Logo, a contribuição para me tornar um ser melhor na profissão da educação foi de muita valia. Desde a escolha do transporte aos profissionais que me atenderam, aprendi que foi tudo feito com objetividade. Aprendi muito sobre a história do local, que foi contada pelo guia no percurso, pois a mesma me esperava à concretização em cada ponto de estudo. O contato com os descendentes da historia local, me reforça que o trabalho e a humildade são aliados para o sucesso. A paisagem por mim vista, mais uma vez me ensina, que devo aprender com ela a harmônica beleza total sem esperar aplausos. Com cada um dos integrantes da viagem levo um grande aprendizado para a vida, o saber passado por cada um dos meus companheiro e colegas me faz um ser melhor. Aprendi que é com o espanto que nasce a filosofia, pois voltei com um compromisso de aprender mais sobre o humano, do porquê de suas ações e reações. O conhecimento é tudo, aprimorando ainda mais o meu saber!

(9)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO DE FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016

ESTUDANTE: Nára Josefina Macedo de Campos

A viagem de estudos foi importante porque assim pude conhecer novas culturas, a história da imigração italiana no Brasil, bem como na região serrana gaúcha, com evidência a cidade de Bento Gonçalves. Visto que neste município, fomos a diversos pontos turísticos e industriais. Dos locais visitados referência ao turismo com visitação ao Caminhos de Pedra, região dos vinhedos e a Vinícola Aurora como indústria e cooperativa com grande expansão nas últimas décadas.

Com esses conhecimentos adquiridos, procurarei ampliar os horizontes dos meus alunos, transmitido a eles, num primeiro momento, a história da imigração italiana na região visitada, destacando a importância destes povos para nosso estado. O principal motivo para minha empolgação em compartilhar a viagem deve-se ao fato de que em todos os locais visitados encontrei pessoas capacitadas para contarem desde a chegada dos primeiros habitantes a Bento Gonçalves em 24 de dezembro de 1875, suas conquistas, e seus empreendedorismos até os dias de hoje. E talvez desta forma conseguirei atraí-los, para quem sabe um futuro passeio, com a finalidade e o desejo que eles tenham a satisfação e o privilégio de conhecerem uma região cheia de belezas naturais e usufruir dos ensinamentos históricos desta promissora população italiana.

(10)

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL RELATÓRIO DE VIAGEM DE ESTUDOS

CURSO: FILOSOFIA/PARFOR/CAPES/UNISC LOCAL: SERRA GAÚCHA

DATA: 02 e 03 de abril de 2016

ESTUDANTE: Márcia Luciana Lemos

Durante a viagem de estudos tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco da história de nosso Estado, trocando ideias com colegas e professores. Dessa forma, temos a oportunidade de repassar a nossos alunos, com maior riqueza de detalhes, uma parte importante de nossa história. As visitas a campo são imensamente importantes para o aprendizado de um professor.

Referências

Documentos relacionados

O uso das tetraciclinas pode conduzir à presença de resíduos destes fármacos no leite, principalmente se não forem utilizados de acordo com as indicações, nem respeitado

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

3.6 Capital Segurado por Morte Acidental em Dobro Consiste no pagamento de um capital adicional relativo a morte acidental, limitado 100% (cem por cento) do valor estipulado para

Os itens que obtiveram a menor pontuação foi privacidade nas consultas, na dimensão Estrutura; Discussão sobre fluxograma, na dimensão Processo e; Reavaliação

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Relativamente ao espaço interior, este é constituído por diversas salas de aula, uma biblioteca/sala de informática, uma sala multiusos, um ginásio, um refeitório, uma

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários