Pode ser alfanumérico e pode ser criado a partir de um relatório já existente, que servirá como modelo.

Download (0)

Full text

(1)

Como cadastrar relatórios?

Número do Artigo: 2936 | Classificação: Não classificado | Última Atualização: Thu, Feb 1, 2018 11:47 AM

Neste artigo, você aprenderá a cadastrar e alterar relatórios, acessando: > Menu: Arquivo /Cadastrar Relatórios.

Atenção

Para acessar a tela do cadastro de Relatórios, a tela de cadastro das Rotinas Especiais não pode estar aberta.

Guia Relatórios

Para todos os relatórios, registre os seguintes campos:

CAMPO CONTEÚDO

Código do Relatório Pode ser alfanumérico e pode ser criado a partir de um relatório já existente, que servirá como modelo.

Programa Programa da listagem existente.

Descrição O sistema sugere automaticamente o nome do programa emissor, todavia pode ser alterado.

Grupo do Relatório Deve-se definir pelo menos um grupo onde o mesmo constará. No momento da emissão do relatório, aparecerá no grupo selecionado.

Origem dos Dados

Identifica a tabela de dados que serão extraídas as informações. Exemplo: Impressão de:

- Dados cadastrais: opção Pessoas/Contratos.

- Valores da Ficha Financeira: opção Pessoas/Contratos/Folhas.

Exemplo:

Dependendo do programa escolhido, podem existir outras opções, conforme segue:

Consolidar Contratos Vinculados Dados Auxiliares

Unifica as informações do Contrato que possui Subcontratos

Busca informações das tabelas auxiliares, como: Familiares,

Pensionistas, Férias Cedidas e Histórico de Cheque.

Habilita as guias Seleção Auxiliar e Classificação Auxiliar.

(2)

Para os relatórios cadastrados com os programas padrão do sistema, somente será possível ajustar algumas configurações como Seleção, Classificação ou Opções de impressão. Logo não são habilitadas as guias Montador de Relatórios e Fórmulas de Cálculo.

Programas de montagem livre

Para os relatórios cadastrados com os programas de montagem livre, o usuário também terá a possibilidade de escolher as informações e layout do relatório. Segue a relação de montadores livres e suas principais funções:

PROGRAMA USO

RHPR1870 - Listador de Relatórios

Relação de funcionários com informações de cálculos e cadastro atualizado. Exemplos de uso: Relação de Empregados com Endereço, Relação de Empregados com Faltas no Mês.

RHPR1871 - Listador de Relatórios p/Período Individual/Coletivo RHPR1872 - Listador de Relatórios p/Período c/Seleção e Classificação

Ambos listam as valores de ficha financeira, separados por competência. A diferença é que o RHPR1872 possui seleção e classificação fixa na montagem. Exemplos de uso: Relação da quantidade de Horas Extras por período, Relação de Empregados com Valores de Comissão por período.

RHPR1878 - Listador de Documentos Individual/Coletivo RHPR1879 - Listador de Documentos c/Seleção e Classificação

São utilizados para montar documentos de texto.

O mais utilizado é o RHPR1878, pois possibilita escolher o funcionário ou, no momento da geração, fazer a seleção coletiva.

O RHPR1879 é utilizado quando o relatório será impresso para todos os funcionários definidos na seleção.

Exemplos de uso: Contrato de Experiência, Termo de Vale transporte, Termo de Compromisso.

RHPR1820 - Listador de Cheques Possibilita montar cheques de qualquer banco.

É preciso ter o modelo para medir as posições e quantidade por página.

RHPR1822 - Listador de DOCs Utilizado para impressão de DOCs bancários para formulários pré-impressos. É preciso ter o modelo para medir as posições e quantidade por página.

RHPR1876 - Listador de Etiquetas/Recibos Individual/Coletivo RHPR1877 - Listador de Etiquetas/Recibos c/Seleção e Classificação

Possibilitam montar qualquer tipo de etiqueta.

Como são utilizados em impressora laser ou jato de tinta, é importante ter o modelo da etiqueta com suas medidas, quantidade por coluna e páginas.

Exemplos de uso: Recibo de Vales, Identificação de Pessoas em Visitas/Cursos. RHPR1880 - Listador de Recibo de Pagamento Individual/Coletivo

RHPR1881 - Listador de Recibo de Pagamento c/Seleção e Classificação Possibilitam montar recibos de pagamento com os dados da ficha financeira do colaborador.

Guia Seleção

Através da guia Seleção é possível delimitar as informações que irão constar no relatório. Caso não haja nenhuma seleção, o sistema retornará com todas as informações. Exemplo:

(3)

A seleção é formada através da Expressão Condicional que tem os seguintes elementos:

CCCC - É o código do 1º elemento da comparação. Pode ser uma Variável ou um VDB (somente para os Relatórios que envolvem Folha). Somente as variáveis que podem ser utilizadas para seleção são aceitas.

Se for um VDB, deve ser prefixado pelas letras V, H, Q ou U, para informar ao sistema o que será comparado: Valor, Quantidade de Horas, Tarefas ou Unidades.

<> - É a expressão condicional que estabelece que tipo de comparação deve ser realizada entre o valor do 1º elemento, o código e o valor de 2º elemento - o argumento. Conforme as condições abaixo, a expressão será verdadeira se:

= o código for igual ao argumento > o código for maior que o argumento < o código for menor que o argumento >= o código for maior ou igual ao argumento <= o código for menor ou igual ao argumento <> o código for diferente do argumento

Argumento - É o 2º elemento da comparação e pode ser representado por um valor fixo ou por outro código de Variável ou VDB. Para estes, o código deve ser precedido do caractere (#). Para identificar as possíveis opções de argumento para uma determinada variável, clique no botão Argumento.

Exemplo Opções da comparação CSIT ao clicar no botão Argumento:

EE - É a conjunção que é utilizada quando a condição que se quer estabelecer não se completou na expressão anterior e se deseja acrescentar uma próxima expressão, que pode ser uma continuação da anterior ou uma condição alternativa.

As conjunções válidas são:

"E"

Determina que a próxima expressão é obrigatória e uma continuação/complementação da 1ª.

Ambas as condições devem ser verdadeiras

"Ou"

Determina que a próxima expressão é uma condição alternativa. Basta que uma das condições seja verdadeira.

Exemplo 1: Seleção para que sejam impressos contratos com situação igual a 1-Ativos ou 2- Afastados e que ambos tenham vínculo diferente de 07 - Diretores não optantes pelo FGTS: Nº CCCC <> Argumento EE 1 CSIT = 1 E 2 TVIN <> 07 OU 3 CSIT = 2 E 4 TVIN <> 07 Esta seleção pode ser simplificada obtendo o

mesmo resultado se utilizar a lógica que a

(4)

mesmo resultado se utilizar a lógica que a situação do contrato pode ser menor que 3 (1 ou 2):

1 CSIT < 3 E

2 TVIN <> 07 OU

Exemplo 2: Seleção para que sejam impressos contratos com situação igual a 1- Ativos com salário mensal maior que R$1.500,00 ou contratos com situação igual a 1- Ativos com Cargo de Código 1012 - Assistente

Administrativo, independente do valor do salário.

Nº CCCC <> Argumento EE

1 CSIT = 1 E

2 SMES > 1500,00 OU

3 CSIT = 1 E

4 CCAR = 1012

Exemplo 3: Seleção para que sejam impressos contratos com situação menor que 3 - Demitidos no Mês, com cargo igual ao informado na tela.

Nº CCCC <> Argumento EE

1 CSIT < 3 E

2 CCAR = #TEX1

Guia Classificação

Na guia Classificação é determinado como as informações serão ordenadas na emissão do relatório, em alguns casos, são definidas as “quebras”. A classificação é livre, logo, o sistema classifica, totaliza e separa as páginas dos relatórios conforme as regras estabelecidas:

CAMPO CONTEÚDO

Código

Somente Variáveis que aceitem classificação.

Devem ser relacionados em ordem decrescente de importância.

Ordem

Ascendente: do menor para o maior. Descendente: do maior para o menor.

Totaliza Sim ou Não para a impressão do total da variável do campo Código.

Nova Página Sim ou Não para iniciar em nova página. Exemplo:

Neste caso, o relatório será emitido em ordem ascendente por código do Estabelecimento, e os respectivos funcionários serão relacionados em ordem alfabética. Totalizando cada Estabelecimento, e iniciando em uma nova página.

Guia Opções

Os relatórios também podem ter Opções, que são perguntas que devem ser respondidas pelo usuário. Estas definem qual alternativa deve ser utilizada quando há mais de uma opção.

(5)

Guia Montador de Relatórios

Na guia Montador de Relatórios são definidas as informações que serão impressas, o layout do relatório e sua composição (Cabeçalho, Detalhe e Linhas de Totais). Exemplo:

É possível incluir e formatar os componentes do relatório utilizando a barra de ferramentas, como definição e tamanho de fonte, alinhamento, espaçamento, tamanho e layout de página.

Confira alguns ícones:

- Texto Livre: Disponibiliza uma nova guia para digitação e formatação do texto. Utilizado, principalmente, no montador de documentos RHPR1878 ou RHPR1879. - Variáveis: Permite inclusão de Variáveis, VDB, Variáveis Auxiliares, que são habilitados de acordo com a origem dos dados selecionados na tela inicial do cadastramento. - Relação de Componentes/Descrição das Variáveis Externas: Visualização da relação dos componentes e possibilidade de inclusão de descrições para variáveis externas. Explicado anteriormente no capítulo Utilizando Variáveis.

- Assistente para Montagem do Relatórios: Configuração dos dados para a montagem de um novo relatório ou a manutenção de um existente. Ao concluir, pode ser visualizada uma prévia da montagem do relatório.

(6)

As resultantes (ex: R001) devem ser inseridas nas linhas de Detalhe. Os totalizadores nas linhas dos Totais (ex: T001).

Guia Fórmulas de Cálculo

A fórmula é utilizada para buscar informações de cadastro e/ou da Ficha Financeira.

Caso no Assistente para Montagem do Relatório seja marcado o campo Totalizar, será inserido automaticamente na Fórmula de Cálculo. Exemplo:

(7)

Confira alguns exemplos de fórmulas de cálculo:

Listar a soma das horas e valores dos códigos de VDB: 025 - Hora Extra 50% e 026 - Hora Extra 100%. Nº CCCC <> Argumento EE MB NM RRRR = Expressão Aritmética 1 00 00 R001 = V025+V026 2 00 00 R002 = H025+H026 3 00 00 T001 = T001+R001 4 00 00 T002 = T002+R002

Retornar o valor do salário da admissão do contrato em uma resultante de cálculo.

Nº CCCC <> Argumento EE MB NM RRRR = Expressão Aritmética

1 00 00 MB = DTAD

2 MB 01 R001 = SMES

Listar um texto definido pelo usuário, conforme a situação do funcionário:

Nº CCCC <> Argumento EE MB NM RRRR = Expressão Aritmética 1 CSIT = 1 00 00 TX01 = Está trabalhando

2 CSIT = 2 00 00 TX01 = Está afastado

temporariamente

3 CSIT = 3 00 00 TX01 = Foi demitido neste mês

4 CSIT = 4 00 00 TX01 = Foi demitido em meses anteriores Retornar o valor do VDB 200, das folhas: 11- Mensal ou 41-Adiantamento Quinzenal dentro do mês Nº CCCC <> Argumento EE MB NM RRRR = Expressão Aritmética 1 00 01 MB = V200[11,41]

Se a Data do Término do Contrato de Experiência (DTTC) recair em qualquer dia dos meses subsequentes ao da emissão do relatório, calcular a data de 30 dias que antecedem a Data de Término do Contrato de Experiência.

Nº CCCC <> Argumento EE MB NM RRRR = Expressão Aritmética 1 DTTC > #DTBA(**/MM/AAAA) 00 00 R001 = DTTC-0,0030

Saiba mais em O que são Fórmulas de Cálculo?

Guia Observações

A guia Observações possibilita inserir um texto livre para explicar como gerar o relatório, incluir anotações ou informações de cada campo. Essa informação será exibida na emissão do relatório.

(8)

Guia Grupos

É possível criar diversos grupos de relatórios, de acordo com a necessidade da empresa ou do usuário, basta incluir um código e uma Descrição. Neste cadastro simples de Grupo, a relação de grupos aparecerá na guia Relatório para uso.

Se for marcada a opção Grupo Especial do Usuário, o sistema permitirá a associação do relatório em telas e menus específicos do sistema, na forma de um atalho. Saiba mais em: Grupo de Relatórios Especiais

Postado : Caroline Lorensi da Silva - Tue, Jul 11, 2017 3:07 PM. Este artigo foi visto 1093 vezes. Online URL: https://metapedia.metadados.com.br/article.php?id=2936

Figure

Updating...

References

Related subjects :