• Nenhum resultado encontrado

Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Manual BackOffice PRTR para os Operadores

SIRAPA – Dados PRTR

(2)

F

ICHA TÉCNICA

T

ÍTULO

M

ANUAL DE

B

ACK

O

FFICE

PRTR

PARA OS

O

PERADORES

SIRAPA

D

ADOS

PRTR

E

DIÇÃO

A

GÊNCIA

P

ORTUGUESA DO

A

MBIENTE

D

ATA DE EDIÇÃO

J

ANEIRO

2012

E

QUIPA DE

P

ROJETO

:

A

NA

F

ILIPA

D

UARTE

C

ÉLIA

M

ARIA

P

ERES

I

NÊS

B

RÁS

F

ILIPA

R

ODRIGUES

J

OÃO

V

EIGA

P

ATRÍCIA

V

ICENTE

(3)

Índice Geral

1. Introdução ... 4

2. Acesso... 4

3. Estados do Formulário PRTR e Fluxo de Informação ... 5

4. Esquema de Comunicação com o Operador ... 5

4.1 Gestão de Mensagens e Validação do Formulário ... 6

4.1.1 Devolução do Formulário pela Autoridade Competente ... 6

4.1.2 Gestão de Mensagens ... 7

4.1.3 Responder às Mensagens ... 8

4.1.4 Re-submissão do Formulário para a Autoridade Competente ... 9

4.1.5 Validação do Formulário pela Autoridade Competente ... 10

(4)

1.

I

NTRODUÇÃO

Este documento tem por objetivo apoiar os operadores PRTR no caso em que as Autoridades Competentes PRTR, no decorrer da sua análise do Formulário PRTR, efetuem a devolução do mesmo para esclarecimento de dúvidas e correção de dados.

2.

A

CESSO

O acesso ao sistema SIRAPA é efetuado através do seguinte link:

http://sirapa.apambiente.pt/SIRAPA_Ext_Org/Principal.aspx

.

através da identificação e senha pessoal do Responsável do Estabelecimento, fornecidas aquando da sua inscrição no SIRAPA.

Após aceder, deverá selecionar o separador “Formulários”  “Formulário Único”  “Lista de Formulários Únicos”, onde se encontram os Formulários PRTR para validação.

No caso de necessidade, a pesquisa poderá ser efetuada por ano.

Note que a recolha de dados através do Formulário PRTR encontra-se interligada com a informação existente no Inventário do estabelecimento, pelo que se relembra que o inventário pode ser consultado no separador “Inventário” do estabelecimento em causa. (O acesso aos estabelecimentos é efetuado através do separador “Estabelecimentos”).

(5)

3.

E

STADOS DO

F

ORMULÁRIO

PRTR

E

F

LUXO DE

I

NFORMAÇÃO

Os estados do Formulário PRTR representam a evolução do Formulário no decorrer no fluxo de informação, iniciando-se na fase de disponibilização para preenchimento pelos operadores e terminando na fase de aceitação, pelas Autoridades Competentes PRTR, da informação comunicada. O fluxo normal de informação define-se pela existência de comunicação de dados PRTR, através do preenchimento do Formulário PRTR, pelos operadores.

Fazem parte do fluxo normal os seguintes estados principais PRTR: Estados principais

Formulário na posse de:

Notas Operador Autoridade

Competente

Por Preencher X Operador ainda não iniciou o preenchimento do Formulário.

Em Preenchimento X Operador acedeu/iniciou o preenchimento do Formulário.

Submetido

X Operador submeteu o Formulário para validação pela Autoridade Competente. Em Análise APA/ Madeira

e

Em Análise CCDR/ARH

X

Autoridade Competente acedeu/ iniciou a validação do Formulário.

Devolvido APA/Madeira e

Devolvido CCDR/ARH X

Autoridade Competente encontrou erros/ necessidade de esclarecimento e devolveu o Formulário para correção e nova submissão pelo operador.

Corrigido X

Operador corrigiu/ clarificou as necessidades e re-submeteu o Formulário para validação pela Autoridade Competente.

Validado X X

Autoridade Competente aceita a informação do Formulário e finaliza o processo de validação.

4.

E

SQUEMA DE

C

OMUNICAÇÃO COM O

O

PERADOR

No cumprimento da premissa estipulada pelo artigo 6º do diploma PRTR, torna-se necessário garantir um mecanismo de comunicação entre as Autoridades Competentes e os operadores para a boa prossecução dos ciclos PRTR.

O esquema de comunicação obedece às seguintes regras básicas: Apenas a Autoridade Competente pode criar mensagens;

A Autoridade Competente pode criar o número de mensagens que considerar necessárias; O operador terá de responder a todas as mensagens enviadas pela Autoridade Competente de modo a poder submeter novamente o Formulário;

A Autoridade Competente analisará as respostas do operador e poderá através da ação “fechar a mensagem”, dar por concluída a respetiva mensagem no caso em que considere que a situação que a originou se encontra resolvida e corretamente corrigida.

(6)

4.1 Gestão de Mensagens e Validação do Formulário

4.1.1

Devolução do Formulário pela Autoridade Competente

O processo de validação da informação comunicada inicia-se com a entrada da Autoridade Competente no Formulário submetido pelo operador. Esta entrada provoca uma imediata evolução no estado do Formulário de “Submetido” para “Em Análise APA/Madeira” ou “Em análise CCDR/ARH” consoante a Autoridade Competente responsável pela análise do Formulário.

A validação do Formulário por parte da Autoridade Competente é efetuada através da validação de “Pergunta”/(ecrã) a “Pergunta”/(ecrã), sendo necessário validar todas as perguntas de todos os “Agrupamentos” do Formulário.

Em qualquer altura do processo de análise a Autoridade Competente pode criar uma mensagem para o operador. Esta funcionalidade tem o objetivo de permitir que as Autoridades Competentes sejam esclarecidas pelo operador relativamente às eventuais dúvidas que possam surgir aquando da análise do Formulário PRTR. Em muitas situações obrigará à correção dos dados do formulário PRTR por parte do operador.

A criação de mensagens é efetuada por “pergunta” e é possível de ser efetuada em todos as “perguntas” do Formulário.

Após a criação das mensagens, a Autoridade Competente devolve o Formulário ao operador para os respetivos esclarecimentos e/ou correções.

Nestes casos, o operador receberá um e-mail (para e-mail que se encontra associado ao Responsável pelo Estabelecimento no SIRAPA) com a indicação que o Formulário foi devolvido.

Com a devolução do Formulário ao operador, o estado do Formulário altera-se para “Devolvido APA/Madeira” ou “Devolvido CCDR/ARH” consoante a Autoridade Competente responsável pela análise do Formulário. Nesta altura o Formulário fica na posse do operador que terá acesso de visualização ao Formulário inteiro embora apenas possa editar/alterar as “perguntas” do Formulário que a Autoridade não tenha ainda validado.

(7)

4.1.2

Gestão de Mensagens

Quando o Formulário é devolvido o operador deve aceder ao SIRAPA e ao Formulário para efetuar os devidos esclarecimentos e/ou correções e submeter novamente o Formulário para a Autoridade Competente.

No icon das mensagens recebidas localizado na parte superior direita do ecrã, poderá visualizar o n.º de mensagens que foram enviadas pela Autoridade Competente, e poderá aceder às mesmas clicando no respetivo envelope.

O ecrã das mensagens é o seguinte.

Como indicado na figura acima, existem 3 filtros disponíveis:

Mensagens não lidas: Mensagens da Autoridade Competente que o operador ainda não assinalou com lidas.

Mensagens guardadas: Mensagens ainda não respondidas pelo operador.

Mensagens fechadas: Mensagens cuja resposta do operador foi aceite pela Autoridade Competente

Todas as mensagens criadas serão enviadas aquando da devolução do Formulário ao operador. Possibilidade de

“Marcar como Lida” a mensagem.

Filtros disponíveis

(8)

4.1.3

Responder às Mensagens

As mensagens fornecem indicações sobre o “Agrupamento” e “Pergunta” a que se referem.

As mensagens apenas serão consideradas “respondidas” na aplicação quando o operador as “marcar como lidas” e clicar no botão “responder” após introduzir os devidos esclarecimento ou justificações no respetivo campo. O operador não poderá iniciar novas mensagens, apenas responder a mensagens iniciadas pela Autoridade Competente.

No caso em que necessite de efetuar correções deverá “Voltar ao Formulário”, designadamente ao “Agrupamento/Pergunta” indicado na mensagem. A edição e alteração de dados no Formulário é efetuada de igual forma e com as mesmas funcionalidades que existiam quando o mesmo foi preenchido na fase anterior do reporte do dados PRTR.

Recorda-se que as funções de edição estarão apenas disponível paras as “perguntas” que não tenham ainda sido validadas pela Autoridade Competente. Para as “perguntas” já validadas apenas terá disponível o botão . Para a mesma mensagem poderá preencher vários campos de resposta.

Mensagem respondida Possibilidade de apagar a mensagem Botão para voltar ao Formulário e

(9)

4.1.4

Re-submissão do Formulário para a Autoridade Competente

Apenas quando todas as mensagens estiverem respondidas, poderá ser o Formulário novamente submetido à Autoridade Competente. Caso seja submetido faltando dar alguma resposta, surge no ecrã o seguinte aviso.

Para submeter novamente o Formulário deverá “Voltar ao Formulário” e clicar no botão disponível nas várias “perguntas” do Formulário.

O botão “Validar PRTR” permite verificar se o Formulário se encontra bem preenchido de acordo com critérios de verificação pré-definidos. Aparecerá um quadro com símbolos (significa que o Formulário se encontra bem preenchido) e (significa que o Formulário não se encontra bem preenchido).

Nos casos em que o Formulário não está bem preenchido é possível visualizar, através do botão , o local e qual o problema de modo a facilitar a sua correção.

(10)

Nesta altura o Formulário é novamente submetido à Autoridade Competente e o seu Estado é alterado para “Corrigido”.

4.1.5

Validação do Formulário pela Autoridade Competente

Se a Autoridade Competente não ficar esclarecida com alguma resposta do operador poderá criar novas mensagens e devolver novamente o Formulário ao operador.

Este fluxo poder-se-á repetir quantas vezes as necessárias para que a Autoridade Competente considere que todas as questões estão esclarecidas.

Quando todas as mensagens criadas se encontrarem fechadas, a Autoridade Competente pode proceder à validação do Formulário sendo o estado do mesmo alterado para “Validado”, finalizando-se nessa altura a análise do PRTR para o estabelecimento em questão.

A validação do Formulário pela Autoridade Competente, origina o envio de uma mensagem para o e-mail do responsável do estabelecimento no SIRAPA. No caso do estabelecimento ser reportado à Comissão Europeia por apresentar valores acima dos limiares europeus estipulados no Regulamento CE n.º 166/2006, de 18 de Janeiro, os mesmos serão identificados.

5.

I

MPRESSÃO

Apenas após a validação do Formulário pela Autoridade Competente será possível a impressão do mesmo, num formato simplificado (PDF). Esta funcionalidade é possível através do símbolo de impressora, apenas disponível quando o Formulário se encontra no estado “Validado”.

Referências

Documentos relacionados

• Possibilidade de utilização da faixa ferroviária existente no trecho entre Tamanduateí (São existente no trecho entre Tamanduateí (São Paulo), Paranapiacaba e Valongo

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Essas diferenças são confirmadas por todas as análises: diferente padrão de distribuição dos atropelamentos (Figura 9 a Figura 12); diferente padrão temporal de alguns

1.3.1 Definição: Frequentadores ou congregados são as pessoas que ainda não fazem parte do rol de membros da igreja, ainda não batizados ou recebidos pela assembleia da igreja.. a)

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Razdelna traka Uniflott Dihtung kit Knauf UW profil Vijak sa tiplom Knauf CW profil Samolepljiva PE dihtung traka na razmaku od 50 cm Knauf ploče Vijak TN Izolacioni sloj Uniflott