• Nenhum resultado encontrado

NOVA MODELAGEM DO SIMULADOR DIDÁTICO DE POLARIZAÇÃO DE UM BJT NPN NA REGIÃO DE SATURAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVA MODELAGEM DO SIMULADOR DIDÁTICO DE POLARIZAÇÃO DE UM BJT NPN NA REGIÃO DE SATURAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOVA MODELAGEM DO SIMULADOR DIDÁTICO DE POLARIZAÇÃO DE

UM BJT NPN NA REGIÃO DE SATURAÇÃO

Carlos Renato Borges dos Santos

Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Departamento de Engenharia Elétrica Campus Formiga – MG carlos.renato@ifmg.edu.br

Resumo - O objetivo deste documento é apresentar uma nova versão de um software de polarização do BJT (bipolar junction transistor). Nessa nova versão há uma remodelagem matemática na região de saturação, levando-se em consideração a queda de tensão provocada pela corrente da base no resistor do emissor.

Palavras-Chave – BJT, Polarização, Simulador, Software, Transistor.

NEW MODELLING OF TEACHING OF

POLARIZATION SIMULATOR OF BJT-NPN

IN THE SATURATION REGION

Abstract - The aim of this paper is to present a new version of a software BJT (bipolar junction transistor) polarization. In this new version there is a mathematical remodeling in the saturation region, taking into account of the voltage drop caused by the base current at the emitter resistor.

1

Keywords – BJT, Polarization, Simulator, Software, Transistor.

NOMENCLATURA BJT Transistor de Junção Bipolar. VBE Tensão entre base e emissor do BJT. VCE Tensão entre coletor e emissor do BJT. VCB Tensão entre coletor e base do BJT.

I. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma versão melhorada do software desenvolvido que trata de um circuito com o transistor de junção bipolar NPN (BJT-NPN), cuja versão anterior pode ser vista em [1].

A ferramenta computacional é de simples manuseio e poderá ser facilmente utilizada por estudantes de Engenharia Elétrica e Eletrônica, principalmente ao nível de graduação, com o objetivo de compreender melhor o funcionamento do BJT – NPN. Existem, ainda, outras siglas para o BJT, que

podem ser: TBJ, TJB. Nesse artigo foi adotada a sigla BJT por ser a sigla do inglês: “Bipolar Junction Transistor”.

A interface do software facilita ao usuário visualizar os efeitos de cada parâmetro do circuito e permite, ainda, visualizar os efeitos da mudança desses parâmetros durante a simulação. Outra característica interessante é conhecer os valores de todas as tensões e de todas as correntes do circuito.

Além disso, o software mostra informações importantes sobre a região de polarização do transistor (ativa, corte e saturação) através de uma mensagem que aparece na tela. Como complemento, são mostradas, graficamente, as relações entre as tensões dos terminais do transistor (VBE, VCE e VCB), em conjunto com as informações entre o ganho (beta do transistor) e a relação entre as correntes de coletor e base; facilitando o estudo do transistor.

Para efeitos didáticos, este software pode simular um BJT em diversas configurações. Sua plataforma, extremamente simples e com o circuito montado, reduz o tempo necessário para o usuário preparar o circuito para simulação.

A melhoria nesta versão é, principalmente, na região de saturação, onde a versão anterior não abrangia a queda de tensão no resistor de emissor provocada pela corrente da base. Além disso, a nova versão pode inserir a tensão de saturação VCEsat, que pode ser de 0,0 a 0,2 V, segundo a

referência [2]. Outra melhoria é a inserção da tensão VEE no

resistor do emissor. Essas melhorias serão descritas a seguir. O simulador BJT-NPN, versão 5.0, é freeware, ou seja, gratuito, e está disponível para download na página

www.santoscrb.com.

II. MODELAGEM MATEMÁTICA

As equações que regem o Transistor de Junção Bipolar são:

1) Relação entre corrente de coletor e corrente de base,

mostrada em (1). Deve-se ressaltar que essa equação somente é válida apenas na região ativa ou na região de corte, não sendo, portanto, válida na região de saturação do BJT.

B C

I

I

=

b

×

(1) Onde: C

I

- Corrente do coletor.

b

- Ganho de corrente do transistor. B

(2)

2) Relação entre as correntes do transistor, mostrada em (2) C B E

I

I

I

=

+

(2) Onde: E

I

- Corrente do emissor.

3) Tensão entre base e emissor, mostrada em (3). Deve-se

ressaltar que essa expressão não é válida na região de corte do BJT.

V

V

BE

=

0

,

7

(3) Onde:

BE

V

- Tensão entre base e emissor do transistor.

A partir dessas equações e de um conhecimento em circuitos elétricos, pode-se encontrar as soluções dos circuitos mostrados a seguir.

B. Circuito na região ativa

Como objetivo deste trabalho, será mostrada a formulação mais abrangente, com equações mais completas do que as apresentadas em livros de eletrônica (que as simplificam, desconsiderando a corrente da base). O circuito básico com o BJT-NPN, o qual o simulador é capaz de simular pode ser visto na Figura 1.

Fig. 1. Circuito com transistor.

O circuito elétrico equivalente da Figura 1 pode ser visto na Figura 2.

Fig. 2. Modelagem do transistor como fonte corrente dependente.

As equações aplicadas que regem o circuito com o BJT da Figura 2 na região ativa são mostradas em (4) e em (5).

(

+

1

)

×

+

-=

b

E B BE BB B

R

R

V

V

I

(4) B C

I

I

=

b

×

(5) Onde: BB

V

- Fonte de tensão que incide em

R

B. B

R

- Resistor conectado entre a base do transistor e a fonte VBB.

E

R

- Resistor ligado ao emissor do transistor.

Estas equações são contempladas desde a primeira versão do software TBJ_NPN.

C. Circuito na região de saturação

O transistor estará na região ativa desde que a corrente do coletor não assuma um valor máximo, cuja fórmula é mostrada em (6), obtida de [2]. ( ) E C CE CC sat C

R

R

V

V

I

+

-=

(6)

Onde

V

CE pode variar de 0 a 0,2 V.

No entanto, esta equação não contempla a queda de tensão no resistor do emissor provocada pela corrente da base. Esta desconsideração é feita quando a corrente da base é desprezível em relação à corrente do coletor. Dessa forma, a equação (6) é utilizada quando a relação entre a corrente de coletor e a corrente de base do transistor é maior do que 50 [2], servindo para que se determine a corrente de saturação do coletor. Logo, calcula-se a corrente mínima da base para que o circuito entre em saturação, através de (7).

( sat) CSsat

b

B

I

I

min

=

(7)

Logo, quando a corrente da base é muito maior do que a corrente calculada por (7), invalida-se a equação (6). Para que se formule adequadamente o circuito na região de saturação, devem-se formular as equações do circuito da Figura 3.

Fig. 3. Circuito equivalente do BJT na região de saturação.

Dessa forma, as equações mais completas, que contemplam a corrente da base, a queda VCE, utilizadas na nova versão do BJT_NPN vistas em (8) e em (9).

(3)

( )

( )

( )

: B E C sat CC CE BE BB CC CE B C C E B E R Vx R Vy I Rx onde Vx V V Vy V V V V Rx R R R R R R + = = -= - + -= × + × + × (8)

Onde a corrente da base é dada por (9).

(min ) CC BE E C B sat B E V V R I I R R - - × = + (9)

Essas equações são mais completas do que as expressas em livros de eletrônica. Diante disso, vê-se as melhorias através da comparação entre as duas versões, que serão vistas adiante.

Outra melhoria é a possibilidade de considerar VCE diferente de zero, permitindo o cálculo da potência do BJT na saturação, uma vez que se VCE for igual a zero, a potência dissipada no BJT pela corrente de coletor é zero. Logo, ao se considerar a tensão de saturação de VCE diferente de zero, há a inclusão do cálculo da potência dissipada pela corrente de coletor.

III. MELHORIAS DA NOVA VERSÃO

A nova versão inclui ferramentas que facilitam ao usuário interagir e entender melhor o funcionamento do transistor.

Estão, entre as ferramentas:

1) o cálculo da potência dissipada nos resistores e no

transistor;

2) a configuração de VCE na saturação (0 a 0,2 V),

visualização opcional de tensões;

3) correntes do circuito e a visualização opcional das

correntes de saturação (valores das correntes de base e de coletor suficientes para que o transistor entre em saturação;

4) Tensão VEE que pode ser diferente de zero.

As janelas de configurações são mostradas a seguir.

Fig. 4. Janela de configuração de visualização de parâmetros.

A Figura 4 mostra as opções que podem aparecer seus valores na janela principal do programa.

Outras configurações mais avançadas para o estudo do transistor na região de saturação são mostradas na Figura 5, que pode definir o modelo de circuito na região de saturação. O modelo mostrado na Figura 5 é obtido de [2].

Fig. 5. Janela de configuração de modelagem da saturação do transistor.

Através das modificações apresentadas, a seguir são mostradas algumas simulações.

IV. SIMULAÇÕES

As simulações a seguir mostrarão as melhorias do novo BJT_NPN.

A. Saturação com IB desprezível

Serão comparadas as duas versões, mostrando que, quando a corrente da base é muito menor do que a corrente do coletor, onde (4), (5) e (6) podem ser utilizadas no circuito. Na Figura 6 e na Figura 7, abaixo, são mostradas simulações de um circuito saturado, onde a corrente de base é muito menor do que a do coletor.

A Figura 6 mostra uma janela da versão anterior (TBJ_NPN).

Fig. 6. Janela de simulação (Versão 4.0).

Na Figura 7 é mostrada a simulação do mesmo circuito, mas usando a nova versão.

(4)

Fig. 7. Janela de simulação da nova versão (5.0).

Nota-se que as diferenças são muito sutis, pois a queda de tensão provocada pela corrente da base é quase desprezível, já que seu valor é insignificante perante o da corrente do coletor.

B. Saturação com IB considerável

Neste caso, há um fato não contemplado na versão anterior e nas equações simplificadas que desconsideram a corrente da base. A Figura 8 mostra uma simulação da versão anterior, onde não contempla a queda de tensão provocada pela corrente da base no resistor do emissor.

Fig. 8. Janela de simulação (Versão 4.0).

Nota-se que, na versão anterior, a corrente do coletor, calculada por (6) (onde VCE = 0 ) está correta, pois ao usar a equação (6) tem-se a expressão (10):

( ) 112 01 6 C sat I mA k k -= = + (10)

Entretanto, ao se calcular os demais parâmetros da Figura 8, constata-se que a tensão VBE, que deveria ser de 0,7 V, encontra-se com mais de 3 V, o que contraria uma das equações fundamentais do transistor (3).

Já o mesmo circuito simulado na nova versão é mostrado na Figura 9.

Fig. 9. Janela de simulação da nova versão (5.0).

Há de se perceber que o novo simulador considera a queda de tensão provocada pela corrente da base que passa pelo resistor do emissor.

Na Figura 10 é mostrado o mesmo circuito, mas configurado para que a tensão VCE de saturação seja igual a 0,2V. Também são mostrados na Figura 10: o valor mínimo da corrente da base para que haja a saturação do transistor (IB min sat); o valor da corrente de saturação do coletor (IC sat) e as potências dos resistores e do transistor.

Fig. 10. Simulação do BJT em saturação.

A Figura 11 mostra a simulação do BJT em saturação, onde foi alterada a resistência de base para que a corrente da base seja insignificante (quando comparada à corrente do coletor), mas que seja acima da corrente mínima de saturação (IB min sat). O valor das tensões do coletor e do emissor são muito próximas à mostrada na Figura 9 (circuito da versão anterior). As equações (4) e (6) funcionam, pois a corrente da base é desprezível quando comparada à corrente do coletor.

(5)

Fig. 11. Simulação do BJT em saturação com corrente de base desprezível.

Ao comparar os resultados da Figura 8 com os da Figura 9, Figura 10 e Figura 11, têm-se pequenas diferenças vistas de acordo com as devidas considerações. Na Figura 8 não há a consideração da corrente da base. Na Figura 9 há a consideração da corrente da base, e a tensão VCE é considerada nula. Na Figura 10, considera-se a corrente da base e a queda de tensão VCE igual a 0,2V. Na Figura 11, há um acréscimo ínfimo da corrente da base (ficando, assim, com valores próximos ao da Figura 8) devido à alta resistência da base, e considerando-se VCE igual a 0 V.

V. CONCLUSÕES

O software de simulação computacional apresentado ajuda o estudante de eletrônica no estudo da polarização do transistor do tipo BJT-NPN.

Projetado para realizar análises de diversas configurações e para informar sobre a região de trabalho em que o transistor se encontra, o software BJT-NPN mostra, a todo instante, informações relevantes para o estudante.

Além disso, a simplicidade em configurar os parâmetros do circuito em qualquer momento da simulação ajuda o usuário a perceber os efeitos das variações de cada parâmetro em todo o circuito.

A melhoria apresentada na nova versão na região de saturação ajuda o leitor a entender ainda mais sobre o transistor e os seus circuitos equivalentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] C. R. B. Santos, “Simulador didático de polarização de

um transistor TBJ NPN em diversas configurações”,

Revista Eletrônica Total, vol. 140, p. 32-35, 2009. [2] Adel S. Sedra; Kenneth C. Smith, Microeletrônica, 5a

Ed., 2007 – São Paulo.

[3] Robert Boylestad e Louis Nashelsky, Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos, Editora Prentice-Hall,

Brasil.

[4] Kent Reisdorph, Aprenda Delphi em 21 Dias, Editora

Campus.

DADOS BIOGRÁFICOS

Carlos Renato Borges dos Santos, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal Minas Gerais – IFMG Campus Formiga, atuando principalmente nos seguintes temas: aterramento, materiais elétricos, eletrônica e microcontroladores.

Referências

Documentos relacionados

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré SF 02-16B 2004 LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Autor: Pedro Bandeira O SANDUÍCHE DA MARICOTA Autor: Avelino Guedes A ONÇA E O SACI Autora: Eva Furnari O BOLO DE NATAL Autora: Elza Fiúza ROSAURA DE BICICLETA Autora:

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

A Série MTM5000 oferece ao operador uma gama cada vez mais completa de opções de instalação, com múltiplas opções de cabeçote de expansão e controle, além das

Trata-se de um relato de pesquisa e experiência prática, de natureza descritiva, sobre a vivência em um projeto de extensão universitário multidisciplinar realizado na

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura