• Nenhum resultado encontrado

De acordo com o Dicionário Michaelis online ( portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desmatamento)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "De acordo com o Dicionário Michaelis online ( portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desmatamento)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIDADE: Vamos plantar uma árvore? / Brasil SITUAÇÃO DE USO

Discussão sobre o meio ambiente. MARCADORES

Meio ambiente; Gerações; Educação. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender textos escritos.

- Escrever textos descritivos e opinativos. - Produzir texto oral.

ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO

Observe a imagem, leia a definição e responda.

Você sabe o que é desmatamento?

De acordo com o Dicionário Michaelis online (http://michaelis.uol.com.br/moderno/ portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desmatamento)

desmatamento des.ma.ta.men.to

sm (desmatar+mento2) Ato ou efeito de desmatar; desflorestamento. Ou seja, o ato humano de destruir florestas, matar árvores.

a) O que você sabe a respeito disso em seu país? Há florestas sendo desmatadas na região em que mora hoje?

b) Você já plantou uma árvore? Participou de uma campanha de reflorestamento? Comente.

c) O que você pensa a respeito de quem derruba árvores? BLOCO DE ATIVIDADES

Atividade 1: Leia e responda. Plante sua árvore

(2)

Ações individuais e campanhas de plantio voluntário têm tornado as cidades mais verdes. Saiba como ajudar também

Plantar uma só árvore pode fazer alguma diferença para o planeta? Sim. Ainda que uma muda de árvore pareça pequena demais para isso, ela pode virar uma grande árvore e render frutos - tanto no sentido literal quanto em forma de benefícios para o meio ambiente. Tentando compensar o acelerado ritmo do desmatamento em todo o mundo, muita gente vem plantando mudas de árvores pelas cidades.

Juliana Gatti Pereira, de 28 anos, é uma dessas pessoas que, literalmente, espalham por aí seus ideais. Desde 2006, ela colhe sementes e frutos para cultivar mudas que são plantadas em parques e praças da capital paulista ou para presentear amigos. Todos os meses, ela também participa do movimento Pedal Verde, quando sai de bicicleta e planta árvores pela cidade. Somando todas as ações, Juliana já é responsável pelo surgimento de pelo menos cem novas árvores em sua cidade, como embaúbas e paineiras.

a) O texto afirma que plantar uma só árvore pode ajudar o planeta. Qual a justificativa para isso?

b) No texto temos as seguintes expressões “sentido literal” e “literalmente”. Você sabe dizer o qual o sentido expressado por elas?

c) Juliana Gatti pode ser considerada uma amante da natureza? Por quê?

Atividade 2: Descreva a figura. Complemente o texto com sua opinião sobre o fato de um idoso estar plantando uma árvore, enquanto diversos jovens o observam.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neira_Vilas_no_IES_M._G._Barros-6.jpg?uselang=pt-br Atividade 3: Complete o texto, por escrito.

(3)

EXTENSÃO DA UNIDADE

Toda cidade possui um setor responsável pelo Meio Ambiente. Investigue como está esse setor em sua cidade ou na cidade em que está morando agora. Procure saber sobre campanhas de reflorestamento, plantio de árvores, espécies nativas. Compartilhe com o professor e seus colegas em sala de aula ou divulgue o que descobriu em sua página virtual.

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

O desmatamento é um assunto de grande interesse mundial. Tendo boa parte da Floresta Amazônica em seu território, o Brasil está sempre no foco do mundo quando se trata de questões ambientais. Um relatório, sobre mudanças climáticas, divulgado recentemente, mostra, entretanto, que o país tem obtido sucesso na redução do desmatamento.

Leia a reportagem que segue e faça um resumo dela para publicar no jornal de sua comunidade, escola ou faculdade.

Brasil é exemplo de sucesso na redução do desmatamento, diz relatório

Alessandra Corrêa

De Nova York para a BBC Brasil

Um relatório divulgado nesta quinta-feira na reunião da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Bonn, na Alemanha, destaca o Brasil como o país que mais reduziu o desmatamento e as emissões de gases que causam aquecimento global.

O documento, produzido pela organização Union of Concerned Scientists (União de Cientistas Preocupados, em tradução livre), com sede nos Estados Unidos, explora como, na primeira década deste século, o Brasil conseguiu se distanciar da liderança mundial em desmatamento e do terceiro lugar em emissões de gases e se transformou em exemplo de sucesso. "As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e sua contribuição para retardar o aquecimento global não têm precedentes", diz o relatório, intitulado "Histórias de Sucesso no Âmbito do Desmatamento", que analisa a trajetória de 17 países em desenvolvimento com florestas tropicais."A velocidade da mudança em apenas uma década – na verdade, de 2004 a 2009 – é impressionante".

Queda

Os autores destacam a queda de 70% nas taxas de desmatamento no Brasil na comparação entre os dados de 2013 e a média entre 1996 e 2005 e observam que

(4)

aproximadamente 80% da floresta original ainda existe.

Ressaltam ainda que, a partir de meados dos anos 2000, as emissões resultantes de desmatamento no Brasil caíram em mais de dois terços, neutralizando aumentos em outros setores e resultando em uma tendência geral de queda.

O relatório observa que, após atingir seu ponto alto entre 2004 e 2005, impulsionado pela expansão da produção de soja e carne, o desmatamento na Amazônia começou a cair, mesmo diante do aumento dos preços internacionais das commodities – prova de que "um setor agrícola forte e moderno pode crescer ao mesmo tempo que a paisagem se torna mais florestada".

Nem mesmo os resultados mais recentes, divulgados pelo governo brasileiro no ano passado, alteram a avaliação dos cientistas em relação ao desempenho do Brasil. Os dados mostraram aumento de 28% na taxa de desmatamento da Amazônia no período entre agosto de 2012 e julho de 2013 na comparação com o ano anterior. "Situação semelhante já ocorreu em 2008, quando a taxa de desmatamento aumentou por um ano e depois retomou sua trajetória de queda", disse à BBC Brasil o principal autor do estudo, Doug Boucher.

Boucher afirma que a mudança foi alta porque o desmatamento já havia sido reduzido para um nível muito baixo. "Mesmo com esse aumento, o valor de 2013 foi 9% inferior se comparado ao de 2011".

Ações

O sucesso do Brasil é creditado a uma série de ações que começaram a ser implementadas no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), como a criação de novas áreas protegidas na Amazônia, incluindo reservas indígenas e unidades de uso sustentável, e foram ampliadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.

O relatório destaca a importância das moratórias voluntárias adotadas pela indústria da soja, que a partir de 2006 se comprometeu a não comprar grãos produzidos em terras desmatadas da Amazônia, e pelo setor de carne bovina, que seguiu o exemplo de 2009 em diante.

Segundo o documento, também foi crucial a atuação do Ministério Público, com ações judiciais que reforçaram a aplicação das leis e a ajuda de sistemas avançados de mapeamento e monitoramento.

O texto observa que o estabelecimento de acordos com matadouros e exportadores, por exemplo, exigindo que conhecessem as fronteiras das fazendas de onde compram seus produtos, permitiu identificar produtores que desmatam e excluí-los da cadeia de suprimentos.

O documento ressalta ainda as iniciativas de Estados e municípios que promoveram mudanças para reduzir o desmatamento e pressionaram o governo federal por ações mais rígidas.

Outro destaque citado é o acordo de Redd+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) entre Brasil e Noruega, que prevê incentivos para países em desenvolvimento reduzirem emissões, por meio de financiamento de países ricos.

Países

O relatório dividiu os países analisados em três grupos: o primeiro, onde está o Brasil, é o dos que tiveram sucesso na implementação de programas para reduzir desmatamento e emissões ou para promover reflorestamento. Também integram

(5)

este grupo Índia, Quênia, Madagascar e Guiana.

Há ainda aqueles países em que os programas não tiveram o resultado esperado, mas mesmo assim foram benéficos. Entre eles estão México, Vietnã e Costa Rica. O terceiro grupo, formado por El Salvador e países da África Central, aborda casos em que o sucesso foi devido principalmente a mudanças socioeconômicas. "Na década de 90 do século 20, o desmatamento (global) consumiu 16 milhões de hectares por ano e foi responsável por cerca de 17% do total da poluição que causa o aquecimento global", diz o documento. "Atualmente, o cenário global parece consideravelmente mais favorável. O desmatamento diminuiu 19%, passando para 13 milhões de hectares por ano na primeira década do século 21, graças ao sucesso de variadíssimos esforços de proteção das florestas, que também estimularam as economias e meios de vida locais". No caso do Brasil, os pesquisadores admitem que há desafios para manter o sucesso alcançado até agora.

Além do aumento do desmatamento verificado em 2013 na comparação com o ano anterior, os cientistas citam emendas ao Código Florestal como motivo de preocupação sobre o futuro do sucesso do Brasil.

No entanto, afirmam que os resultados obtidos até agora já são motivo de "orgulho". "Não podemos ignorar o fato de que o sucesso do Brasil até agora tem sido muito grande", disse Boucher à BBC Brasil.

Segundo os autores do relatório, "a redução do desmatamento da Amazônia já trouxe uma grande contribuição no combate à mudança climática, mais do que qualquer outro país na Terra".

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Figura 17: a) imagem de satélite no canal infravermelho, b) Campo de pressão em superfície ao nível do mar (linhas pretas) e temperatura em 1000 hPa (colorido), c) altura

[r]

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro

É importante ressaltar que em relação ao atendimento educacional dos(as) estudantes com deficiência matriculados na Educação Infantil priorizou-se a contratação

Chama-se a atenção para o facto de se considerar que, ao abrigo da presente garantia, o produtor não apresentar defeitos no caso de ser necessário introduzir alterações para que

Os artigos 36 e 37 trazem a possibilidade de atendimento médico prestado à distância em situações de urgência ou emergência, que o médico não pode abandonar o

Quanto às variáveis relacionadas à satisfação nas duas últimas duas semanas, somente para dinheiro não houve diferença antes e depois da cirurgia, para as demais: