• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO CONCURSO NOVOS CRIADORES - 05

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO CONCURSO NOVOS CRIADORES - 05"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO CONCURSO NOVOS CRIADORES - 05

O concurso Novos Criadores – 05 é uma organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira com o apoio da Experimenta e a parceria da Associação de Jovens Ecos Urbanos, o Centro de Arte, o Centro Tecnológico do Calçado, o Centro de Formação Profissional da Industria do Calçado, a Viarco, a Fepsa, a Lion of Porches, a Academia de Música, o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, Numérica, Carlos Santos – Fotografia e Vídeo, Belinda Shoes, Cohibas, Mega FM, Opala Joalharia, Instituto Português da Juventude e terá como Alto-comissário o Estilista Miguel Vieira.

O concurso visa incentivar e promover valores em diferentes vertentes artísticas, muitas delas com ligações à diversificada actividade Industrial do Concelho.

As áreas a concurso são: Fotografia, Novas Aplicações ao Feltro, Design de Calçado, Vestuário, Desenho a Lápis, Música, Ourivesaria e Joalharia, Design e Multimédia e a vertente global – “Dos pés à cabeça”.

(2)

CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

1. Os concorrentes deverão apresentar trabalhos individuais, com a excepção prevista na categoria “Dos pés à cabeça”.

2. A inclusão no concurso está sujeita ao preenchimento de uma ficha de pré-inscrição obrigatória que deverá ser entregue no Gabinete de Atendimento da Câmara Municipal até às 16 horas do dia 31 de Maio de 2005, enviada pelo correio, exibindo selo com a data limite mencionada, para a seguinte morada: Câmara Municipal de S. João da Madeira, Av. da Liberdade, 3701-956 S. João da Madeira ou enviada para o endereço novoscriadores05@cm-sjm.pt.

3. As referidas fichas encontram-se disponíveis a partir do dia 1 de Janeiro de 2005 no Gabinete de Atendimento da Câmara ou no site da Câmara Municipal, www.cm-sjm.pt.

4. No acto de entrega dos trabalhos e da ficha de inscrição definitiva será apenso no projecto e nos respectivos documentos que complementam a proposta um código pessoal que as identificará.

5. O Prazo limite para a entrega dos projectos será o dia 30 de Junho de 2005, nos termos definidos no concurso.

6. Poderão participar todos os novos criadores de nacionalidade Portuguesa, sem limite etário, desde que não sejam profissionais há mais de dois anos.

7. É necessária a apresentação de um documento/declaração que comprove o número anterior.

8. Não serão admitidas propostas que tenham entrado em circuito comercial ou anteriormente participado em outros concursos.

9. A inscrição a apresentar é anónima e cada elemento apresentado (desenho técnico e ilustração, memória descritiva, protótipo, maqueta ou outros) não deverá conter nenhum elemento de identificação pessoal.

(3)

10. Os candidatos são responsáveis pela veracidade das informações constantes da ficha de inscrição e/ou outros documentos, podendo no caso de qualquer irregularidade, ser anulada a sua inscrição/participação no concurso.

11. Cada candidato apenas poderá apresentar uma proposta inédita e sem encargos, a cada categoria a concurso.

12. A organização será responsável pela produção, montagem e apresentação pública das obras seleccionadas, em condições a estabelecer durante a preparação da exposição, não sendo, porém, dispensada a presença do autor durante esse processo e sempre que a organização o solicitar.

13. A apresentação pública obedecerá a regras expressas em cada área do regulamento.

14. A organização não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio causado durante a guarda, transporte, montagem, apresentação pública ou desmontagem das obras originais.

15. A produção dos protótipos, nos casos aplicáveis, é da inteira responsabilidade dos participantes sendo que, no caso de não serem entregues, o Júri terá isso em consideração na avaliação dos trabalhos.

16. A participação no concurso implica a aceitação das suas condições gerais e regulamentos.

17. Os casos omissos serão resolvidos e decididos pela organização.

18. Após uma análise dos trabalhos a concurso, cada jurado irá atribuir às propostas a pontuação de 1 a 5.

19. Em caso de empate o vencedor resultará de uma votação simples entre as propostas mais votadas.

20. Das decisões do júri não há possibilidade de recurso;

21. O Júri reserva-se no direito de não atribuir qualquer dos prémios previstos, caso a qualidade das propostas apresentadas não o justifique.

22. Serão notificados, todos os concorrentes da decisão do júri e os resultados apresentados no site da Câmara Municipal.

(4)

23. Será feito um catálogo geral dos trabalhos e artistas, reservando-se a organização no direito de escolher apenas alguns dos projectos apresentados.

APRESENTAÇÃO/CARACTERÍSTICAS DOS PROJECTOS

1. Os concorrentes deverão entregar um dossier, com os seguintes elementos: - Ficha de inscrição definitiva devidamente preenchida, cópia do Bilhete de

Identidade e n.º de contribuinte, curriculum vitae do concorrente, num máximo de 500 caracteres, por ordem cronológica decrescente e que deverão ser enviados num envelope fechado, sem qualquer identificação pessoal, dentro do dossier do projecto.

- Documento de caracterização da proposta a destacar da ficha de inscrição definitiva.

- Invólucro endereçado e selado (conforme peso do projecto) para que a Câmara Municipal proceda à devolução dos projectos. Em contrapartida os trabalhos poderão ser levantados no prazo máximo de 60 dias após a realização da exposição.

2. Memória descritiva do projecto:

- Texto de descrição, apresentação e fundamentação da obra.

- Registo adequado à natureza da obra (no caso de vir em suporte digital deverá constar todas as aplicações, extensões, plug-ins ou outros elementos necessários para a sua visualização).

- Outros elementos necessários à compreensão da obra. 3. Material para catálogo:

- Deverá ser enviado num envelope anexo à proposta.

- Imagem da obra para catálogo em fotografia ou suporte digital. - Sinopse ou descrição da obra para catálogo.

(5)

- Os trabalhos entregues deverão estar prontos a expor.

- Quando embaladas as obras não poderão exceder as medidas 80cm x 100cm x 100cm. Para as obras bidimensionais admitem-se obras com o máximo de 180cm x 250cm.

- Nenhuma embalagem entregue poderá exceder o peso de 30Kg. As embalagens deverão ser reutilizáveis e sem qualquer identificação pessoal.

DIREITOS DE PROPRIEDADE

1. A participação no concurso implica a autorização para a divulgação dos trabalhos apresentados em quaisquer suportes ou veículos de promoção da iniciativa.

2. Os projectos premiados são propriedade da Câmara Municipal ou das respectivas entidades patrocinadoras de cada categoria a concurso. No entanto os autores mantêm a propriedade intelectual dos seus trabalhos, podendo reivindicar a sua autoria, para fins de divulgação do seu trabalho, mediante acordo prévio com a Câmara Municipal ou os respectivos patrocinadores de cada categoria a concurso.

3. Os restantes trabalhos apresentados a concurso são propriedade exclusiva dos seus autores.

CALENDÁRIO DO CONCURSO Abertura – 1 de Janeiro de 2005

Recepção da pré-inscrição – 31 de Maio de 2005 Recepção de candidaturas – 30 de Junho de 2005 Decisão do Júri/ Resultados – Julho de 2005

(6)

I – FOTOGRAFIA

1. As propostas a apresentar têm como tema a “Indústria Sanjoanense”. 2. São admitidas obras em todos os domínios da fotografia.

3. Não serão admitidas criações em programas de edição de imagem. 4. Os trabalhos deverão ser entregues em papel no formato 20x25.

5. Deverá ser entregue uma Memória descritiva em formato A4 (contextualizando o conceito seguido e o segmento-alvo seleccionado).

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante da Associação Ecos Urbanos c) Representante da C.M.

d) Representante do Carlos Santos e) Representante do Centro de Arte

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Enquadramento temático

b) Criatividade c) Imagem d) Técnica

f) Sintonia com o tema proposto

(7)

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros 2. Segundo Prémio – 500 euros 3. Terceiro Prémio – 250 euros

II – NOVAS APLICAÇÕES AO FELTRO

1. Serão admitidas obras em qualquer domínio do feltro. 2. Cada inscrição deverá conter, obrigatoriamente:

- Desenho técnico e ilustração em formato A4 (que permita a comparação entre a ideia inicial e o produto final).

- Memória descritiva em formato A4 (contextualizando o conceito seguido e o segmento-alvo seleccionado).

- Protótipo completo da peça. JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante do CFPIC c) Representante da FEPSA

d) Representante da Cortadoria Nacional do Pêlo e) Representante da Experimenta

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Pesquisa b) Criatividade c) Design d) Imagem e) Ideia f) Viabilidade produtiva

(8)

g) Aplicação do material PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros 2. Segundo Prémio – 500 euros 3. Terceiro Prémio – 250 euros

III – DESIGN DE CALÇADO

1. As propostas a apresentar deverão ser direccionadas à estação Outono/Inverno 2005/2006, dando-se preferência a modelos com incorporação de materiais de feltro.

2. Serão aceites propostas para as seguintes categorias: calçado feminino, calçado masculino e marroquinaria.

3. Cada inscrição deverá conter, obrigatoriamente:

- Desenho técnico e ilustração em formato A4 (que permita a comparação entre a ideia inicial e o produto final).

- Memória descritiva em formato A4 (contextualizando o conceito seguido e o segmento-alvo seleccionado).

- Protótipo completo da peça.

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante do CFPIC c) Representante da Cohibas d) Representante do CTC

(9)

e) Representante da Belinda

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Pesquisa b) Ideia c) Design d) Imagem e) Viabilidade produtiva f) Materiais PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros; 2. Segundo Prémio – 500 euros; 3. Terceiro Prémio – 250 euros;

IV – VESTUÁRIO

1. As propostas a apresentar deverão ser direccionadas à estação de Outono/Inverno 2005/2006, dando-se preferência a coordenados com incorporação de materiais de feltro.

2. Serão aceites propostas para as seguintes categorias: vestuário feminino, masculino.

3. Cada inscrição deverá conter, obrigatoriamente: - Painel de ambiente e paleta de cores

- Croqui técnico e ilustração de moda

- Memória descritiva que explicite o conceito - Coordenado final.

(10)

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante da Lion of Porches c) Representante do CITEX

d) Representante do CINDOR e) Representante do CFPIC

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Criatividade

b) Pesquisa

c) Execução do coordenado

d) Relação Projecto design/Projecto executado e) Imagem

f) Viabilidade produtiva g) Materiais

PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros e estágio na marca Lion of Porches 2. Segundo Prémio – 500 euros

3. Terceiro Prémio – 250 euros

V – DESENHO A LÁPIS

(11)

2. Os materiais para a elaboração dos desenhos serão fornecidos pela empresa Viarco após a pré-inscrição.

3. Os projectos apresentados não poderão exceder as dimensões de 30cm x 70cm.

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante da empresa Viarco c) Representante da C.M.

d) Representante do Centro de Arte e) Representante da Experimenta

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Enquadramento temático b) Pesquisa c) Ideia d) Design e) Imagem PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros; 2. Segundo Prémio – 500 euros; 3. Terceiro Prémio – 250 euros;

(12)

VI – MÚSICA

1. Serão admitidos todos os trabalhos originais de qualquer género musical. 2. Todos os projectos deverão ser entregues em CD, VHS ou DVD e deverão

incluir partitura do tema interpretado. A partitura deverá vir em folhas de papel A4 incluindo o nome do tema e a letra da música (caso se trate de um tema que não seja apenas instrumental).

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante da Academia de Música c) Representante da Banda de Música d) Representante da Tuna d´Os Voluntários e) Representante da Numérica

PRÉMIOS

4. Primeiro Prémio – 1 000 euros 5. Segundo Prémio – 500 euros 6. Terceiro Prémio – 250 euros

(13)

VII – OURIVESARIA E JOALHARIA

1. As propostas a apresentar são de tema e tendência livres, dando-se preferência a modelos com incorporação de materiais de feltro.

2. Cada inscrição deverá conter, obrigatoriamente:

- Desenho técnico e ilustração em formato A4 (que permita a comparação entre a ideia inicial e o produto final).

- Memória descritiva em formato A4 (contextualizando o conceito seguido e o segmento-alvo seleccionado).

- Protótipo completo da peça. JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante do CINDOR c) Representante Opala Joalharia d) Representante da FEPSA e) Representante do CFPIC.

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Enquadramento temático b) Pesquisa c) Ideia d) Design e) Imagem f) Viabilidade produtiva

(14)

PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 1 000 euros; 2. Segundo Prémio – 500 euros; 3. Terceiro Prémio – 250 euros;

VIII – DESIGN E MULTIMÉDIA

1. As propostas a apresentar terão como objectivo a criação da identidade gráfica do Concurso Novos Criadores 06. A proposta vencedora será utilizada na divulgação e promoção do Concurso em 2006.

2. Deverão ser apresentados os seguintes elementos: - Cartaz 50x70

- Muppi A3

- Outros meios de divulgação à escolha

- Ficheiros de animação digital para divulgação na Internet ou em CD.

JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante da empresa Viarco c) Representante da C.M.

d) Representante do Centro de Arte e) Representante da Fepsa

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Criatividade

(15)

c) Imagem e) Ideia PRÉMIOS

4. Primeiro Prémio – 1 000 euros; 5. Segundo Prémio – 500 euros; 6. Terceiro Prémio – 250 euros;

IX – DOS PÉS À CABEÇA

1. Esta categoria destina-se, preferencialmente, a equipas de Novos Criadores, constituídas por três elementos (um da área do calçado e marroquinaria, um da área do vestuário onde se incluem os chapéus e um da área da ourivesaria) que deverão concorrer em conjunto de modo a apresentar um coordenado completo nas três áreas acima designadas.

2. A formação das equipas será da total responsabilidade dos concorrentes; 3. Serão aceites propostas nas seguintes categorias: Feminino e Masculino;

4. No acto de inscrição, cada equipa deverá, obrigatoriamente, indicar um nome do colectivo;

5. Os projectos a submeter a concurso deverão ser apresentados em formato A4 e conter, obrigatoriamente:

- Painel de ambiente e paleta de cores; - Memória descritiva que explicite o conceito; - Amostras dos materiais a utilizar;

- Croqui técnico e ilustração de moda;

- Coordenado final nos tamanhos abaixo mencionados, conforme vertente masculina ou feminina:

(16)

- Masculino: Vestuário: 38 Calçado: 43/44

6. A candidatura a apresentar é anónima e cada elemento apresentado deverá ser identificado apenas e só com o nome do colectivo;

7. As propostas a apresentar deverão ser direccionadas à estação de Outono/Inverno 2005/2006, sob o tema: “As Tradições, a Indústria e a Cultura do concelho de S. João da Madeira” (ex. feltro, grafite, passamanarias, etc.); 8. Com o objectivo de realizar um desfile para apresentação dos projectos, as

equipas devem dar indicação do styling e da música que pretendem, bem como toda a acessorização do coordenado.

9. Cada inscrição deverá conter, obrigatoriamente:

- Desenho técnico e ilustração em formato A4 (que permita a comparação entre a ideia inicial e o produto final).

- Memória descritiva em formato A4 (contextualizando o conceito seguido e o segmento-alvo seleccionado).

- Protótipo completo da peça. JÚRI

1. O júri desta área será composto por: a) Vereador da C.M.

b) Representante do CITEX c) Representante do CINDOR

d) Representante da Lion of Porches e) Representante do CFPIC

2. O Júri analisará os trabalhos segundo os seguintes critérios: a) Criatividade

b) Actualidade do projecto c) Sintonia com o tema proposto d) Viabilidade produtiva

(17)

f) Execução do coordenado g) Viabilidade produtiva

PRÉMIOS

1. Primeiro Prémio – 3 000 euros; 2. Segundo Prémio – 1500 euros; 3. Terceiro Prémio – 750 euros;

Referências

Documentos relacionados

Cubra os pontilhados da letra A e, depois, copie-a nas linhas abaixo:.

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

Através dos resultados desta pesquisa, pode-se concluir que a maioria das pizzas congeladas semiprontas para consumo apresenta alto teor médio de sódio,

Curso de imersão em Ortodontia Lingual, ABOL - Associação Brasileira de Ortodontia Lingual Curso teórico-prático sobre Ortodontia Lingual - Sistema STB, Ormco, São Paulo. Curso

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de