• Nenhum resultado encontrado

Condições Gerais de Uso e Permissões de Cópias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Condições Gerais de Uso e Permissões de Cópias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

- Ensino Sistêmico sobre a Vida Cristã -

Série:

Informações Gerais

sobre o Ensino Sistêmico

Sobre Vida Cristã

1ª Edição – Out/2013

Copyright do Autor – Ver Informações de Uso no Próprio Material

Condições

Gerais de Uso

e Permissões

de Cópias

(2)

Índice

Conteúdo

Índice ... 2 C1. Considerações Sobre Cópias e Distribuições dos Materiais do Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã ... 3

C2. Direito Autoral e “Copyright” dos Materiais ... 5 Bibliografia ... 6

(3)

3

C1. Considerações Sobre Cópias e Distribuições dos

Materiais do Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã

O Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã é um meio, uma ferramenta, através do qual se objetiva disponibilizar materiais de ensino sobre conceitos e práticas da vida cristã à todos que quiserem fazer uso deles para leitura, estudo e edificação pessoal. Estes materiais são disponibilizados para o compartilhamento com aqueles que têm sede e fome de conhecerem mais sobre o Deus Criador dos Céus e da Terra, o Pai Celestial, sobre a Bíblia Cristã, a Vida de Cristo e a Vida Cristã, ou mesmo aqueles que somente querem tomar conhecimento sobre estes aspectos.

De forma geral, quer sejam impressos ou digitais, os materiais, a não ser que haja uma orientação diferenciada em algum material específico, estão autorizados a serem copiados livremente para uso pessoal.

A disponibilização livre desses materiais é tão somente a adoção de uma prática similar do exemplo e da maneira como o Rei dos Reis, O Senhor dos Senhores, distribui da fonte da água da vida àqueles que têm sede por ela.

Apocalipse 21:5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e

verdadeiras.

6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

Se uma pessoa, para quem esses materiais foram benéficos, desejar compartilhá-los com outras pessoas, poderá fazê-lo, preferencialmente, indicando o “Site” da Internet sobre este Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã, onde eles podem ser obtidos livremente. (www.ensinovidacrista.org).

Entretanto, se uma pessoa quiser compartilhar algum desses materiais com alguém que tenha restrições ou dificuldades ao acesso direto do “Site” em referência, ela poderá compartilhar uma cópia diretamente à mesma, impressa ou digital, respeitando a reprodução completa do material, inclusive com as citações sobre os critérios de uso e de cópias.

Enfatizamos, porém, que os materiais não estão autorizados a serem copiados e distribuídos, sob nenhuma hipótese, quando houver qualquer ação comercial envolvida. Não estão autorizados a serem vendidos, dados em troca de ofertas de dinheiro, bens ou serviços, incluídos em “sites” com o objetivo de atrair público ao “site”, incluídos em “sites” para atrair “clicks” em “links” patrocinados e comerciais, e situações similares. Também não estão autorizados a serem incluídos em materiais de eventos ou cursos ou retiros com inscrições pagas ou para qualquer promoção pessoal de “preletores”, instrutores, instituições ou similares.

A permissão de uso livre dos materiais do Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã tem o objetivo de deixar os materiais amplamente disponíveis às pessoas em geral e que quiserem ter acesso a eles para suas leituras, estudos e proveito naquilo que lhes for benéfico, bem como para compartilhá-los, também livremente, àqueles que têm restrições ou dificuldades de acesso direto a eles.

(4)

Uma das intenções de Deus sempre foi a de que todas as pessoas pudessem ter livre acesso às verdades registradas na Bíblia cristã.

1Timóteo 2:3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno

conhecimento da verdade.

O intento de Deus é abordado mais detalhadamente nos estudos disponibilizados na sequência, entretanto, considerando que a Bíblia Cristã muitas vezes compara a palavra de Deus a alimentos tais como o pão, a água, o leite, o vinho, e outros, fica registrado, nestas anotações iniciais, o desejo de Deus de fazê-lo de forma acessível a todos e mediante a sua bondosa graça.

Se a salvação é oferecida por Deus pela graça, quanto mais Ele não oferecerá, também pela graça, as instruções para viver a vida para a qual Ele salva às pessoas que o recebem em seus corações?

Isaías 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e

sem preço, vinho e leite.

2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com

finos manjares.

3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias

prometidas a Davi.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Há pessoas que citam a frase: “se conselho fosse bom não se dava de graça”. Entretanto, Deus afirma algo bem diferente na Sua Palavra:

Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à

onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Na medida em que Deus permitir fornecer materiais para cooperar com a divulgação do Nome de Cristo, da Sua Palavra e sobre a Vida Cristã, é o nosso objetivo que isto sempre possa ser feito de forma que esteja livre para uso e edificação pessoal daqueles que o desejarem.

(5)

5

C2. Direito Autoral e “Copyright” dos Materiais

Como a base para a elaboração de escritos “sobre” a Bíblia Cristã é a própria Bíblia Cristã em si, torna-se mais complexo a utilização da expressão “direito autoral”, usada em português, para determinar a real autoria de um material. No caso de escritos sobre a Bíblia Cristã e Vida Cristã, estes são fruto de escritos agrupados por milhares de anos e de fatos vividos e registrados por milhares de testemunhas.

Hebreus 12:1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está

proposta,

2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca

da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

2Timóteo 2:2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.

Assim sendo, a expressão “copyright”, o direito sobre cópias, talvez seja mais adequada para o uso dos materiais apresentados neste Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã.

O conceito geralmente aplicado em nossos dias é que uma pessoa que escreve ou produz um material, detém, conforme a legislação de cada país, os direitos sobre a reprodução e distribuição deste material.

Visto que os materiais apresentados no conjunto do Ensino Sistêmico sobre Vida Cristã são fruto dos próprios registros históricos da Bíblia e de outra incontável quantidade de testemunhas que pregaram, escreveram, cantaram em versos, compartilharam em conversas, viveram e foram alvos de registros de suas biografias, elaboraram estudos, construíram dicionários, e que de muitas outras formas nos repassaram o que receberam, entendemos ser complexo reivindicar a “autoria” dos materiais correlatos a este Ensino Sistêmico. A “autoria” nesses materiais resume-se mais ao agrupamento e escrita na forma apresentada, sendo que talvez algumas expressões possam ser originais, mas com certeza a grande maioria são formas rearranjadas de expressar o que já estava registrado e propagado de alguma forma sobre a Terra nos seus séculos de existência.

Assim o que esperamos ser respeitado é o direito de uso e reprodução de cópia conforme acima exposto, mas os direitos autorais são de todos àqueles que cooperaram para que em nossa geração tivéssemos tão fartos materiais que contribuem de geração em geração para um crescente entendimento das palavras da Bíblia.

Quanto à Bíblia em si, reconhecemos mais uma vez o que milhões de pessoas já fizeram pelos séculos, que todo o direito autoral é pertencente eternamente a Deus, o Pai das Luzes, que pelo Seu Espírito Santo inspirou homens e mulheres a registrarem as palavras justas e verdadeiras que de Deus receberam para escrever.

(6)

Por fim, fica aqui expressa a gratidão a Deus por tudo o que já nos foi tornado disponível, bem como fica expressa aqui também a nossa firme esperança de que o próprio Deus irá recompensar a todos aqueles que tiveram a disposição de serem cooperadores do Senhor Eterno para registrarem tantas ricas preciosidades em tão diversas formas. Também, de forma especial, fica expressa aqui a gratidão a todos aqueles que o fizeram de maneira verbal e sem nunca terem sido citados nos registros históricos mais conhecidos entre a humanidade, quer seja por esquecimento dos historiadores ou por desconhecimento do mundo do quão importante eles foram através de suas vidas simples, mas recheadas de fé e temor ao único Eterno Deus.

Romanos 16:25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo

o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,

26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio

das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,

27 ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo,

pelos séculos dos séculos. Amém!

Bibliografia

Observação sobre Textos Bíblicos referenciados:

1) Os textos bíblicos sem indicação específica de referência foram extraídos da Bíblia RA, conforme indicada abaixo.

2) Os destaques nos textos bíblicos, como sublinhado, negrito, ou similares, foram acrescentados pelo autor deste estudo.

Referências

Documentos relacionados

atualidade. Entretanto, em virtude das dinâmicas espaciais ocorridas para atender a demanda de mercado, novos atores econômicos são introduzidos para viabilizar, ou ao menos

Concluindo, a tentativa – inacabada – perfeitamente heterodoxa do ponto de vista das tendências dominantes do marxismo de sua época, de suscitar, apoiando-se sobre o surrealismo,

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

dicionários e cópias reprográficas (à exceção das cópias de legislação), sendo proibido, ainda, o uso de livros destinados a preparação para concursos ou para exames

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

[r]